You are on page 1of 2

Exerccios do Texto 1) O que era o mtico? D um exemplo: Baseava a lgica na ambivalncia. Ex.

: Uma pessoa doente era vista como castigada por Deus. 2) Que acontecimentos influenciaram o nascimento da filosofia? Surgimento e organizao da Polis (cidade- estado); revoluo provocada pelo surgimento da moeda (desenvolvimento da economia); surgimento da lei escrita (documentao histrica); Desmistificao do mundo atravs das viagens martimas. 3) Qual foi o primeiro filsofo pr- socrtico? Tales de Mileto. 4) Como se deu a passagem do pensamento mtico para o pensamento filosfico? No foi bruscamente, deu- se de forma progressiva, pois durante muito tempo os primeiros filsofos gregos compartilharam de diversas crenas mticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia. 5) Quem eram os pensadores pr- socrticos ? Eram filsofos quem mantiveram algumas caractersticas do pensamento mtico ao mesmo tempo em que desenvolviam o pensamento filosfico cientfico. Questionrio 1) Aponte as principais caractersticas do pensamento mtico: A lgica do mito repousa em ambivalncia; Crenas e lendas que, de modo simblico, fornecem explicaes para a realidade; Relatos maravilhosos (explicaes fantsticas narradas); Natureza e sociedade esto confundidas; Tradio dogmtica (relatos passados de geraes para geraes e ditos como verdades inquestionveis). 2) Contraste as caractersticas do pensamento mtico com as do pensamento filosfico cientfico: No pensamento mtico a lgica repousa em ambivalncia e no filosfico a lgica se rompe da ambivalncia; o pensamento mtico possui relatos maravilhosos, explicaes maravilhosas. E o filosfico as explicaes so baseadas na razo; no pensamento mtico os relatos so passados de geraes pra geraes e so ditos como verdades inquestionveis. No filosfico existem vrias explicaes possveis e todas podem ser questionadas. 3) O que levou ao rompimento do pensamento mtico do filosfico cientfico? A busca por explicaes menos misteriosas baseadas na razo. 4) Aponte na sociedade atual algum pensamento ou ideia que se aproxime do pensamento mtico: Racismo. uma ideia transmitida pelas geraes passadas como uma ideia inquestionvel que existem raas superiores e inferiores. A origem da Filosofia Historicamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filsofos pr-socrticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas atravs de um ou poucos princpios. Ao apresentarem explicaes fundamentadas em princpios para o comportamento da natureza, os pr-socrticos chegam ao que pode ser considerada uma importante diferena em relao ao pensamento mtico. Nas explicaes mticas, o explicador to desconhecido quanto coisa explicada. Por exemplo, se a causa de uma doena a ira divina, explicar a doena pela ira divina no nos ajuda muito a entender porque h doena. As explicaes por princpios definidos e observveis por todos os que tm razo (e no apenas por sacerdotes, como ocorre no pensamento mtico), tais

como as apresentadas pelos pr-socrticos, permitem que apresentemos explicadores que de fato aumentam a compreenso sobre aquilo que explicado. Talvez seja na diferena em relao ao pensamento mtico que vejamos como a filosofia de origem europeia, na sua meta de buscar explicadores menos misteriosos do que as coisas explicadas, tenha levado ao desenvolvimento da cincia contempornea. Desde o incio, isto , desde os pr-socrticos vemos a semente da meta cartesiana de controlar a natureza. Na histria do pensamento ocidental, a Filosofia nasce na Grcia por volta do sc. VI a.C. Por meio de um longo processo histrico, surge promovendo a passagem do saber mtico ao pensamento racional sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filsofos gregos (pr-socrticos) compartilharam de diversas crenas mticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia. Essa passagem do mito razo significa precisamente que j havia, de um lado, uma lgica do mito e que, de outro lado na realidade filosfica ainda est includo o poder mtico. Em outras palavras, a filosofia grega nasceu procurando desenvolver os Jogos (saber racional) em contraste com o mito (saber alegrico- pensamento sob forma figurada, metforas).

Principais diferenas entre mito e Filosofia: MITO A lgica do mito repousa em ambivalncia Crenas e lendas que, de modo simblico fornecem explicaes para a realidade

FILOSOFIA Ruptura com a lgica da ambivalncia Pensamento positivo que inclui o sobrenatural (no h inferncia de agentes divinos na explicao dos fenmenos) Relatos maravilhosos (explicaes Racionalidade (explicaes baseadas na fantsticas narradas) razo) Natureza e sociedade esto confundidas Os elementos da natureza esto separados da sociedade Tradio dogmtica (relatos passados de Pluralidade de explicaes possveis (admite geraes para geraes e ditos como vrias explicaes e todas podem ser verdades inquestionveis) questionadas)

O nascimento da Filosofia est vinculado principalmente (ao): Surgimento e organizao da Polis (Cidade-Estado) Revoluo provocada pelo surgimento da moeda (desenvolvimento da economia) Surgimento da lei escrita (documentao histrica) Desmistificao do mundo atravs das viagens martimas Um exemplo da transio do pensamento mtico para a filosofia cientifica foi na pergunta pioneira de Tales de Mileto, 'qual a origem suprema, a causa ltima, da origem dos fatos?'. A essa pergunta, ele respondeu de uma forma no muito inteligente, dizendo que os elementos primordiais das coisas so a gua, o ar, a terra e o fogo. Logo, ele via que o ar, a terra e o fogo vinham de um fator comum: a gua. Ento, a origem primeira do mundo e do universo seria a gua. Em sua resposta, podemos ver tambm a presena mitolgica. sabido que a mitologia antiga venerava a gua como origem das coisas. Tambm de Mileto, Aleximandro, que nasceu poucos anos depois de Tales, deu sua pergunta uma reposta mais convincente. Disse que tudo o que vemos e sentimos definido, e tudo o que definido tem outra origem, foi formado de outra cousa. Ou seja, o que determinado tambm tem causas anteriores. Logo, algo indeterminado (a que ele chamou de princpio) o que deu origem ao universo. Continuava ele com o seguinte princpio, de que esse indeterminado, devido ao seu eterno movimento, se divide em dois opostos, como, por exemplo, o seco e o mido. Os trs primeiros filsofos foram de Mileto, sendo eles Tales, Aleximandro e Alexmedes. Deles, poucas cousas temos em escrito, e suas obras j no mais existem.

You might also like