You are on page 1of 7

AVISO PGJ N.

640/2006, de 05/12/2006 13 CONCURSO DE CREDENCIAMENTO DE ESTAGIRIOS DO MINISTRIO PBLICO O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIA, no uso de suas atribuies legais, a pedido Presidente da Comisso do 13 Concurso de Credenciamento de Estagirios Ministrio Pblico, FAZ PUBLICAR A TODOS OS INTERESSADOS, os cadernos perguntas e os respectivos gabaritos, da prova realizada no dia 3 de dezembro 2006. PROVA A 1) O credenciamento dos estagirios incumbe: a) Procuradoria-Geral de Justia. b) ao Colgio de Procuradores de Justia. c) ao Conselho Superior do Ministrio Pblico. d) Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. 2) Assinale a alternativa correta em relao ao Ministrio Pblico: a) O perodo de estgio no poder ser superior a trs anos. b) O estgio confere vnculo empregatcio com o Estado. c) O estagirio somente poder ser descredenciado a pedido. d) A jornada de trabalho de estagirio de 25 horas semanais. 3) So deveres/atribuies do estagirio do Ministrio Pblico: a) Substituir, na ausncia, o Promotor de Justia, praticando os atos processuais ou extraprocessuais cabveis, observando, sempre, as formalidades legais no desempenho de suas funes. b) Comparecer diariamente Promotoria de Justia e nela permanecer durante o perodo de expediente forense, e participar das audincias e demais atos judiciais, quando obrigatria sua presena. c) Apresentar, mensalmente, Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico, relatrios de suas atividades e o atestado de sua freqncia, subscrito pelo Secretrio Executivo da Promotoria de Justia a que estiver vinculado. d) Acompanhar as diligncias de investigao de que for incumbido, exceto as de polcia judiciria e para a apurao de infraes penais. 4) Qual o nmero mximo de estagirios de uma Promotoria de Justia composta por cinco membros? a) 10. b) 05. c) 15. d) 20. 5) A quem compete determinar o local onde o estagirio exercer as suas funes? a) Ao Promotor de Justia. b) Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico. c) Ao Procurador-Geral de Justia. d) Ao Estagirio do Ministrio Pblico. 6) O estagirio do Ministrio Pblico tem direito a: a) registro na Carteira Profissional (CTPS). da do de de

b) c) d)

frias anuais de 30 dias. fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS). aviso prvio.

7) Em caso do estagirio ter comportamento incompatvel com a natureza da atividade funcional ele poder ser suspenso por ato do: a) Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. b) Conselho Superior do Ministrio Pblico. c) Secretrio Executivo da Promotoria de Justia a que estiver vinculado. d) Colgio de Procuradores de Justia. 8) A avaliao do desempenho do estagirio do Ministrio Pblico compete: a) Procuradoria-Geral de Justia. b) ao Conselho Superior do Ministrio Pblico. c) Promotoria de Justia que estiver administrativamente vinculado. d) Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. 9) A ocorrncia do arrependimento posterior previsto no art. 16 do Cdigo Penal: a) reduz a pena a ser aplicada ao agente de um a dois teros. b) isenta o ru de pena. c) suspende o processo pelo prazo de 2 anos. d) exclui a atipicidade. 10) a) b) c) d) O conatus (crime tentado) de acordo com o Cdigo Penal: no se aplica s infraes penais de menor potencial ofensivo. sempre punido. no se aplica aos crimes materiais. no punido quando ocorrer hiptese de crime impossvel.

11) So medidas de segurana previstas no Cdigo Penal: a) Internao em colnia agrcola ou em instituto de trabalho e exlio local. b) Sujeio a tratamento ambulatorial e exlio local. c) Internao em hospital de custdia e tratamento psiquitrico e internao em colnia agrcola ou em instituto de trabalho. d) Internao em hospital de custdia e tratamento psiquitrico e sujeio a tratamento ambulatorial. 12) Em relao ao tempo do crime e ao lugar do crime, o Cdigo Penal adotou, respectivamente: a) a teoria da atividade e a teoria do resultado. b) a teoria do resultado e a teoria da ubiqidade. c) a teoria da atividade e a teoria da ubiqidade. d) a teoria do resultado e a teoria da atividade. 13) Quanto imputabilidade penal, correto afirmar que: a) a paixo pode excluir a imputabilidade penal. b) a emoo, a paixo e a embriaguez incompleta proveniente de caso fortuito ou fora maior no excluem a imputabilidade penal. c) a emoo pode excluir a imputabilidade penal. d) a embriaguez incompleta, proveniente de caso fortuito, pode excluir a imputabilidade penal.

14) O juiz, ao condenar o ru, desejando aplicar causa de aumento, dever seguir o sistema: a) trifsico e fazer incidir o aumento na terceira fase da aplicao da pena. b) trifsico e fazer incidir o aumento na segunda fase da aplicao da pena. c) bifsico e fazer incidir o aumento na segunda fase da aplicao da pena. d) bifsico e fazer incidir o aumento na primeira fase da aplicao da pena. 15) a) b) c) d) O erro de proibio exclui a: exigibilidade de conduta diversa. antijuridicidade. tipicidade. potencial conscincia da ilicitude.

16) Quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, aplicam-se cumulativamente as penas de recluso e de deteno em que haja incorrido. A hiptese caracteriza: a) concurso formal imperfeito. b) concurso formal. c) crime continuado. d) concurso material. 17) Antonio pai de Berenice que casada com Carlos. Antonio, inconformado com o relacionamento da filha, interpe ao de separao judicial para dissolver o vnculo matrimonial de Berenice. O juiz decreta a carncia da ao baseado na: a) ausncia de nomeao autoria. b) ausncia de legitimidade processual. c) falta de capacidade para estar em juzo. d) impossibilidade jurdica do pedido. 18) A relao processual caracterizada por uma estrutura trplice-triangular que formada por: a) partes, pedido e causa de pedir. b) autor, juiz, representando o Estado, e ru. c) legitimidade da parte, interesse de agir e possibilidade jurdica do pedido. d) autor, advogado e ru. 19) a) b) c) d) 20) a) b) c) d) 21) a) b) c) d) So elementos da ao, cuja ausncia acarreta a inpcia da inicial: legitimidade, interesse processual e possibilidade jurdica do pedido. partes, pedido e causa de pedir. partes, interesse processual e possibilidade jurdica do pedido. pedido, causa de pedir e legitimidade. Um juiz ou promotor, que seja irmo do autor da ao, no pode atuar por: imoralidade. suspeio. impedimento. incompetncia. A funo jurisdicional do Estado : exclusiva e permanente. substitutiva e permanente. exclusiva e eventual. substitutiva e eventual.

22) O termo circunstanciado pressupe: a) infrao de menor potencial ofensivo, bem como conhecimento da autoria, materialidade e circunstncias do fato. b) crime, cuja pena mxima seja igual ou inferior a dois anos. c) infrao penal, cuja pena mxima seja igual ou inferior a um ano. d) crime ou contraveno em que a pena mnima seja igual ou superior a um ano. 23) a) b) c) d) 24) a) b) c) d) 25) a) b) c) d) 26) a) b) c) d) 27) a) b) c) d) 28) a) b) c) d) A confisso ficta compatvel com o princpio da: verdade real. verdade sabida. verdade formal. verdade real e sabida. A ao penal, invocando a tutela jurisdicional, promovida: contra o ru e em relao ao Estado. contra o Estado e em relao ao ru. contra o ru. contra o Estado. So princpios institucionais do Ministrio Pblico: unidade, indivisibilidade e independncia funcional. indivisibilidade, unidade e praticar atos prprios de gesto. unidade, praticar atos prprios de gesto e adquirir bens e servios. indivisibilidade, independncia funcional e praticar atos prprios de gesto. assegurado constitucionalmente ao Ministrio Pblico: exercer a advocacia e magistrio. exercer a advocacia. propor a ao penal subsidiria. autonomia funcional e administrativa. A caracterstica primordial do Ministrio Pblico : a unidade. a divisibilidade. a exclusividade na propositura da ao penal. a fungibilidade. A destituio do Procurador Geral de Justia incumbe: ao Presidente do Tribunal de Justia. ao Governador do Estado. Assemblia Legislativa. ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia.

29) Quanto ao exerccio do controle externo da atividade policial, no compete ao Ministrio Pblico a: a) preservao da indisponibilidade da persecuo penal. b) fiscalizao das atividades afetas Polcia Judiciria. c) fiscalizao financeira e oramentria dos diversos rgos policiais. d) apurao de fato ilcito ocorrido no exerccio da atividade policial. 30) Em caso de vacncia do cargo de chefe do Ministrio Pblico, assume a funo em carter provisrio o: a) Corregedor-Geral do Ministrio Pblico.

b) c) d) 31) a) b) c) d)

membro mais antigo do Conselho Superior do Ministrio Publico. Chefe de Gabinete em exerccio. membro mais antigo do Colgio de Procuradores. funo atpica exercida pelo Ministrio Pblico a: substituio processual das vtimas de crime nas aes ex delicto. defesa de interesses indisponveis. defesa do interesse pblico. defesa de interesses difusos ou coletivos.

32) No tocante promoo da ao civil pblica, a iniciativa do Ministrio Pblico : a) privativa. b) concorrente. c) exclusiva. d) supletiva. 33) a) b) c) d) 34) a) b) c) d) 35) a) b) c) d) 36) a) b) c) d) 37) a) b) c) d) 38) a) b) c) d) A personalidade civil da pessoa comea: do registro civil. do nascimento, mesmo que natimorto. da concepo. do nascimento com vida. So absolutamente incapazes para os atos da vida civil: os menores de 14 anos. os menores entre 16 e 18 anos. os menores de 16 anos. os menores entre 12 e 14 anos. A lei civil garante direitos: a partir do terceiro ms de gestao. a partir do nascimento. a partir do nascimento com vida. a partir da concepo. So considerados inalienveis os bens pblicos de uso comum do povo. qualquer bem pblico. os bens dominicais. os bens das autarquias. Nas declaraes de vontade a interpretao se faz com predominncia: da interpretao literal da linguagem. da inteno das partes, da boa-f e dos usos e costumes. dos usos e costumes do lugar de sua celebrao da vontade de terceiro. Os negcios jurdicos benficos e a renncia so interpretados: de forma estrita. de forma ampla. pelo emprego da analogia. pelos usos e costumes.

39) Considerando o Direito Civil, escolha a afirmao correta: a) A prescrio admite renncia depois de consumado o prazo e desde que no haja prejuzo para terceiro. b) A prescrio admite renncia, mesmo quando prejudicar terceiros. c) A prescrio admite renncia mesmo antes de consumada. d) A prescrio no admite renncia. 40) a) b) c) d) Se no previsto prazo menor, a prescrio civil ocorre: em dois anos. em cinco anos. em vinte anos. em dez anos.

GABARITO PROVA A 1 2 3 4 5 6 7 8 C A D A C B C B 9A 10 D 11 D 12 C 13 B 14 A 15 D 16 D 17 18 19 20 21 22 23 24 B B B C D A C B 25 26 27 28 29 30 31 32 A D A C C B A B 33 34 35 36 37 38 39 40 D C D A B A A D

GABARITO PROVA B 1 2 3 4 5 6 7 8 B B B C D A C B 9C 10 A 11 D 12 A 13 C 14 B 15 C 16 B 17 18 19 20 21 22 23 24 D C D A B A A D 25 26 27 28 29 30 31 32 A D A C C B A B 33 34 35 36 37 38 39 40 A D D C B A D D

GABARITO PROVA C 1 2 3 4 5 6 7 8 A D D C B A D D 9A 10 D 11 A 12 C 13 C 14 B 15 A 16 B 17 18 19 20 21 22 23 24 C A D A C B C B 25 26 27 28 29 30 31 32 D C D A B A A D 33 34 35 36 37 38 39 40 B B B C D A C B

GABARITO PROVA D 1D 9B 17 A 25 A 33 C

2 3 4 5 6 7 8

C D A B A A D

10 11 12 13 14 15 16

B B C D A C B

18 19 20 21 22 23 24

D D C B A D D

26 27 28 29 30 31 32

D A C C B A B

34 35 36 37 38 39 40

A D A C B C B

You might also like