You are on page 1of 3

Qumica : cidos, Bases & Sais

apid eview

Exatamente o que voc precisa saber!

A reao de um cido com uma base para produzir sal e gua chamada reao de neutralizao.

cidos
cidos tm sabor azedo. Se ons hidrnio so encontrados em uma soluo, a soluo cida em natureza. ons hidrnio (ou hidroxnio) so os nicos ons com carga positiva (ctions) formados quando um cido dissolvido em gua. Todas as propriedades de um cido se devem presena destes ons. A frmula qumica de um on hidrnio H3O1+. cidos so conhecidos como 'doadores de prtons'.

Exemplos de cidos
Aqua Regia contm cido Ntrico concentrado e cido Clordrico concentrado na razo 1:3. Aqua Regia significa 'gua Real' em Latim. Ela usada para dissolver metais nobres como ouro e platina. O leite contm cido ltico. cido ltico nomeado a partir da palavra em latim 'lac', que significa leite. O vinagre cido actico bem diludo. O vinagre utilizado para fins culinrios contm aproximadamente 4% de cido actico. A frmula qumica do cido actico CH3COOH. O cido sulfrico usado na manufatura de baterias de carro. Ele tambm conhecido como 'leo de Vitriol'. A frmula qumica do cido sulfrico H2SO4. O cido carbnico responsvel pelo gs nos refrigerantes. O cido carbnico se decompe em bolhas de dixido de carbono. A frmula qumica do cido carbnico H2CO3. cido Ascrbico o nome qumico da Vitamina C. Deficincia de Vitamina C no organismo pode causar uma doena chamada escorbuto. A frmula qumica do cido ascrbico C6H8O6.

Bases

Bases tm sabor amargo e so semelhantes ao sabo quando as tocamos. Se ons hidroxila so encontrados em uma soluo, a soluo bsica em natureza. ons hidroxila so os nicos ons com carga negativa (nions) formados quando uma base dissolvida em gua. Todas as propriedades de uma base se devem presena destes ons. A frmula qumica de um on hidroxila OH1-. Bases so conhecidas como 'aceitadoras de prtons'.

Exemplos de Bases
Anti-cidos ajudam a neutralizar a acidez (do cido clordrico) no estmago. Eles geralmente contm duas bases, chamadas hidrxido de magnsio e hidrxido de alumnio. A frmula qumica do hidrxido de magnsio e hidrxido de alumnio Mg(OH)2 e Al(OH)3 respectivamente. Hidrxido de Sdio tambm conhecido como 'Soda Custica'. Sua frmula qumica NaOH. Hidrxido de Potssio tambm conhecido como 'Potassa Custica'. usado na manufatura de baterias alcalinas. Sua frmula qumica KOH. Amnia um gs bsico o qual usado na manufatura de fertilizantes como a Uria, nitrato de amnio e sulfato de amnio. A amnia produzida para fins comerciais atravs do processo de Haber. Quando dissolvida em gua, a amnia forma uma base conhecida como hidrxido de amnio. A frmula qumica da Amnia NH3.

Sais
Um sal definido como um composto formado pela substituio completa ou incompleta do on hidrognio de um cido por um radical bsico. Um sal normal formado pela substituio completa do on hidrognio de um cido por um radical bsico enquanto um sal cido formado pela substituio incompleta do on hidrognio de um cido por um radical bsico.

Exemplos de Sais
Sulfato de Sdio um sal normal enquanto Bisulfato de Sdio um sal cido. Cloreto de Sdio solvel em gua enquanto o Carbonato de Cobre, Cloreto de Chumbo e Sulfato de Brio so insolveis em gua. Carbonato de Sdio usado na manufatura de detergentes e do vidro comum. Sulfeto de Zinco insolvel em gua enquanto Fosfato de Potssio, carbonato de

Amnio e Cloreto de Brio so solveis em gua. Nitrato de Amnio usado na fabricao de fertilizantes.

You might also like