You are on page 1of 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM SERVIO SOCIAL ANA PATRCIA FERNANDES OLIVEIRA

PARALELO ENTRE ASSISTNCIA SOCIAL E O CAPITALISMO:


Qual a influncia no surgimento do Servio Social?

Sobral/CE 2013 1

ANA PATRCIA FERNANDES OLIVEIRA

PARALELO ENTRE ASSISTNCIA SOCIAL E O CAPITALISMO:


Qual a influncia no surgimento do Servio Social?

Trabalho de individual do Curso de Bacharelado em Servio Social apresentado Universidade Norte do Paran UNOPAR. Orientador: Prof. Santiago

Sobral/CE 2013 2

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................................................5 2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................6 3 CONCLUSO.............................................................................................................9 REFERNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUO O surgimento do Servio Social no mundo at sua

consolidao como instituio e profisso perpassa por um longo caminho na histria do homem. Em seus primrdios, remonta sentido filantrpico sendo fundido com a caridade (amor ao prximo e a Deus), ajuda (individual e espordica) e solidariedade (por grupos). A Igreja em expanso desde o Imprio Romano interpe-se neste perodo, adotando prticas que visavam desarticulao dos movimentos de revolta e rebelio dos trabalhadores assalariados explorados no novo sistema que vigorava: o capitalista industrial monopolista. No contexto sociopoltico, uma nova estrutura sociopoltica surge em meio a rebelies e golpes polticos no Antigo Regime, a burguesia. Igreja e burguesia unem-se para consolidar foras e poder. Aprofunda-se a diviso das relaes sociais em cotas ou classes mortificando uma grande massa que se formava e provinha da agricultura e pequeno artesanato basicamente. Amontoavam-se nas cidades um contingente de trabalhadores em busca de meios de sobrevivncia. Estes construam suas moradias nas proximidades insalubres das fbricas intensificando problemas de infraestrutura dos centros urbanos e sade. Gera-se a questo social e nesse ponto que evolui a partir do esforo de filsofos e pensadores, o Servio Social, que outrora era exercido como prtica. neste panorama que desenvolver-se- o paralelismo entre capitalismo e a assistncia social e o servio social no seu surgimento.

2 DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento do capitalismo na Baixa Idade Mdia (incio depois do ano 1.000) refora a criao da fora de trabalho assalariada, que no detinha meios de produo formados por camponeses, pequenos produtores e artesos. Esse proletariado submetia-se aos monoplios e oligarquias burguesas para suprir a subsistncia da famlia. A "desigualdade" socioeconmica da poca foi marcada pela diviso da sociedade em classes e por poucas alternativas oferecidas aos trabalhadores gerando antagonismos e revoltas. Neste contexto, ocorreram a Revoluo inglesa (sculo XVII 1640 a 1688/89), Revoluo Francesa (sculo XVII 1789 a 1799) e Revoluo Industrial (1780, expandindo-se mundialmente no sculo XIX), ou seja, fruto das insatisfaes para equilibrar o poder econmico sociopoltico entre as classes sociais. Na Europa, a burguesia, a igreja e o estado se uniram materializando impedir as manifestaes da classe dos trabalhadores, pois as reivindicaes causavam constantes prejuzos aos industriais. At ento podemos visualizar o servio social com caractersticas de amadorismo, ou seja, sem sistematizao e bases cientificas. Nasce em Londres, 1869, a Sociedade de Organizao da Caridade, que direcionou a assistncia para o ajustamento no carter do individuo revoltoso. O operrio era acompanhado atravs de visita domiciliar para mostrar vantagens em no reivindicar, pois a visita era para socializar o modo capitalista de pensar. Nesse ponto o Servio Social ganha caractersticas de sistematizao da prtica social. O fortalecimento do capitalismo monopolista nesse momento teve forte influncia no surgimento do servio social, pois gerou um abismo entre as classes, a formao de uma grande massa de pessoas exploradas, empobrecimento do proletariado. Com a expanso do mesmo, a desvalorizao do ser humano instaurou-se e a generalizao da misria 6

propagou-se na classe trabalhadora, nisso as revoltas constituram-se em uma forma de reivindicao. Os operrios opunham-se contra a submisso da vida humana e a humilhao rotineira a qual lhes eram impostas, mostrando-se contrrios a prtica comum de serem introduzidos nas fbricas crianas, jovens e mulheres. Neste turbilho social, a igreja catlica influenciou o surgimento dos primeiros agentes sociais, pois a burguesia financiava o assistencialismo exercido pela igreja e assim, inibiam as investidas da classe trabalhadora, desestabilizando e desmobilizando as reivindicaes coletivas. O servio social estava inicialmente vinculado assistncia aos pobres como forma de manter as massas na submisso ao poderio da poca. Segundo Malvezzi:
(...) as origens do Servio Social esto vinculadas na assistncia prestada aos pobres, mas a partir do surgimento da sociedade capitalista, tornou-se necessrio defesa dos interesses da burguesia, recentemente chegada ao poder.

A contribuio que o capitalismo proporcionou para o surgimento do Servio Social est atrelada emergncia da questo social com seus problemas polticos, sociais e econmicos reclamados pela classe operria no curso do desenvolvimento do capitalismo; portanto a questo social est vinculada aos conflitos da relao capital/trabalho. Sem uma compreenso histrico-social, sobre a origem do Servio Social, enquanto profisso pode-se falsamente identificar como resultado das condutas filantrpicas e assistencialistas que convencionalmente se consideram a sua base. Na tentativa de manter o poder e o controle das massas, a burguesia procura reestruturar a assistncia em fundamentos cientficos aportando os primeiros assistentes sociais atuantes da prtica da assistncia. Nesse perodo no h consolidao do Servio Social como profisso. Ressalta-se que a gnese do Servio Social no se esgota apenas com a questo social, mas ao momento histrico do capitalismo: a idade do monoplio, os fazeres do Servio Social no se findam com a questo 7

social, mas com as peculiaridades da sociedade burguesa fundada no monoplio. A partir dos estudos de Mary Richmond, em 1897, surgiu a necessidade de se criar uma escola profissional de Servio Social. Ela acreditava que a assistncia no deveria ser praticada no modelo da caridade, surgindo a partir de 1920, nos Estados Unidos, a Associao Nacional de Trabalhadores Sociais. Nesta fase, d-se incio a institucionalizao do Servio Social.

3 CONCLUSO Compreende-se que a questo social foi o fator crucial para o surgimento do Servio Social no incio da Idade Moderna. Surge quando a classe trabalhadora organiza-se e passa a atuar de forma a minimizar as desigualdades sociais. Na tentativa a sufocar os conflitos, burguesia e igreja recorrem implementao de polticas sociais. Inicialmente na forma de prticas sociais pelos leigos da igreja evoluindo para os assistentes sociais na forma de trabalho social. Com o desenvolvimento do pensamento de trabalhadores sociais, como Mary Richmond, a cientificao foi transformando o trabalho em profisso, institucionalizando a atuao social moldando no que temos hoje, o Servio Social.

REFERNCIAS BOGADO, Francielle Toscan; CASTELO BRANCO, Patrcia Martins. Fundamentos histricos, tericos e metodolgicos do servio social I: curso de graduao em Servio Social - bacharelado 1. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. IAMAMOTO, Marilda Villela. O Servio Social na Contemporaneidade: trabalho e formao profissional. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1999. IAMAMOTO, Marilda Villela e CARVALHO, Raul de. Relaes Sociais e Servio Social no Brasil. So Paulo: Celats/Cortez, 1998. JUNIOR, Raimundo Borges da Mota. Uma Breve Histria do Servio Social. Feira de Santana, Bahia: Blog Servio Social e Teologia em Foco, 2011. Disponvel em: <http://servicosocialeteologiaemfoco.blogspot.com.br/>. Acesso em: 14 mar. 2013. MARTINELLI, Maria Lcia. Servio Social: identidade e alienao. 11 ed. So Paulo: Cortez, 2007. MALVEZZI, Rosane AP. Belieiro. Fundamentos Histricos, Tericos e Metodolgicos do Servio Social I: surgimento das prticas sociais na Europa e Estados Unidos. Aula 3. Slides de aula. 15 mar 2013. Universidade Norte do Paran UNOPAR Polo Sobral. SANTOS, Aline Cristina L. dos; PEREIRA, Marianne Lima; GALDINO, Shellen Batista. Servio Social e o Capitalismo dos Monoplios . 2010. 200f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Servio Social) Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraba. Joo Pessoa/PB, 2010. SANTOS, Patricia. O Servio Social na Sociedade Capitalista. Salvador, Bahia: Site ebah, 2010. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAoUwAG/servico-social-na-sociedadecapitalista>. Acesso em: 16/03/2013.

10

You might also like