You are on page 1of 11

Pg.

1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

INTEGRADO

OBSERVAO:
VERIFIQUE SE A FORMA COMPATVEL COM A OPO QUE CONSTA NO SEU CARTO DE INSCRIO.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.2 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO PR-REITORIA DE ENSINO COORDENADORIA DE ADMISSO DE ALUNOS - COAA

ORIENTAES IMPORTANTES
A estrutura desta Prova obedece s novas orientaes ortogrficas vigentes no pas. Verifique se este Caderno de Prova contm 40 questes, sendo 20 de Lngua Portuguesa e 20 de Matemtica, cada uma delas com 05 (cinco) alternativas. Se o mesmo estiver incompleto, solicite ao fiscal de sala para substitu-lo. O caderno de prova poder ser levado pelo candidato aps 02 horas do incio da prova, ou seja, 15h e 30min. A durao da prova de 04 horas, includo o tempo de preenchimento do Carto Resposta. O Carto Resposta ser entregue 01 hora aps o incio da prova (14h30). O Caderno de Provas poder ser levado aps 02 horas de prova. A COAA no se responsabiliza pela entrega posterior trmino da prova. Marque no Carto-Resposta a opo que voc considera correta com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, ponta grossa. No Carto-Resposta, ser anulada a questo cuja resposta apresentar emenda, rasura, ou ainda, mais de uma opo marcada ou sem marcao.

CARTO RESPOSTA
Leia toda a questo e assinale, no Caderno de Provas, a alternativa que julgar correta antes de transpor a opo escolhida para o Carto-Resposta. Ao receber o Carto-Resposta, confira todos os dados constantes no cabealho, certificando-se de que, realmente, correspondem aos seus. Caso exista alguma falha, comunique ao fiscal de sala. Assine o Carto-Resposta no verso. Prencha o Carto-Resposta conforme modelo abaixo.

UTILIZE CANETA ESFEROGRFICA DE TINTA AZUL OU PRETA, PONTA GROSSA

EXEMPLO
INSTRUES PARA MARCAO

01 02 03 04

ATENO!!! NO MARCAR ASSIM X


MARCAR ASSIM

No ser permitido o uso de material estranho prova. Ser terminantemente proibida a permanncia na sala de prova de candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrnico, aparelho de surdez (permitido somente aos candidatos que solicitarem por requerimento, conforme subitem 5.15 do Edital N 38 de 26.09.2011), aparelho de telecomunicao ou mensagem, telefone celular, bips, relgio de clculo, calculadora e aparelho de telemensagem. Se este for o seu caso, coloque-os abaixo da sua carteira. Voc s poder deixar sobre a carteira: lpis, caneta, borracha, carto de inscrio e seu documento de identificao. Os demais objetos como: compasso, rgua, bombons, balas, bons etc. devero ser colocados abaixo da carteira ou no cho. Caso voc tenha cabelos longos, prenda-os, deixando as orelhas descobertas. O IFMA divulgar o resultado at o dia 05/04/2012(quinta-feira), no site www.ifma.edu.br, na portaria dos Campi e demais instituies listadas no subitem 5.1.1 do Edital N 38 de 09/2011.

Data da Prova

Horrio
13h30 s 17h30

11/03/2012

Nome do candidato:____________________________________ Local de Prova:_________________________________________ Sala: ______

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.3 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA As questes de 01 a 04 referem-se ao texto I. TEXTO I O que rola numa feira de quadrinhos? De tudo at quadrinhos! Esse tipo de evento se tornou uma Meca para vrias vertentes da cultura pop. o caso da San Diego Comic-Con, a maior do mundo, que neste ano acontece entre 21 e 24 deste ms. A primeira edio rolou em 1970, no salo de um hotel da cidade, no sul da Califrnia, reunindo 300 colecionadores dispostos a trocar exemplares antigos. Um dos poucos famosos era o roteirista Jack Kirby, que criou boa parte dos heris da Marvel. Em 1979, a feira passou para um centro de convenes. Nos anos 90, estdios de cinema e TV descobriram o potencial marqueteiro do evento e, a partir da, a coisa explodiu. Neste ano, a expectativa de 130 mil visitantes entre eles, celebridades que estaro l para divulgar novas sries e filmes.
(Revista Mundo Estranho, julho de 2011, n113, p.34)

e, a partir da, a coisa explodiu., a palavra coisa refere-se:


a) ao evento que a feira de quadrinhos; b) ao potencial marqueteiro das feiras de quadrinhos; c) aos estdios de cinema e TV; d) s feiras de quadrinhos; e) criao de sries e filmes baseados nos quadrinhos da Marvel.

03. correto afirmar que o texto apresenta uma linguagem: a) com traos da oralidade, desde o ttulo, como forma de aproximao com o leitor; b) predominantemente literria; c) sem marcas de conotao; d) rebuscada, cientfico; e) incompatvel com o objetivo central do texto. por se tratar de um texto

01. O potencial marqueteiro das feiras pode ser confirmado pelo fato de que: 04. A a) na dcada de da 70, feira poucos e, famosos ano, participavam esse

acentuao

grfica

parte

de

sistemas

lingusticos especficos, ou seja, no existe da mesma forma em todas as lnguas. Tanto que o nome do estado americano Califrnia, em portugus, acentuado, mas no o em ingls. A mesma norma que, para ns, justifica a acentuao dessa palavra, rege, tambm, a acentuao de: a) potncia, srie, histria, estdio, eficcia, ilusrio; b) estdio, clebre, potncia, dcada, cmera, mquina; c) srie, cmico, eficcia, histria, heri, ntimo; d) cmico, clebre, heri, dcada, cmera, fbrica; e) ilusrio, ntimo, mquina, fbrica, espcie,

celebridades so aguardadas; b) este ano, a expectativa de que a San Diego Comic-Con seja visitada por 130 mil pessoas; c) os estdios de cinema descobriram, tardiamente, as feiras de quadrinhos, na dcada de 90; d) a feira ocupa, hoje, um centro de convenes, e no mais o salo de um hotel; e) a feira de quadrinhos se tornou uma meca para vrias vertentes da cultura pop.

02. No trecho: Nos anos 90, estdios de cinema e TV

descobriram o potencial marqueteiro do evento

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO As questes 05 e 06 referem-se ao texto II. TEXTO II

05. Observe a charge de Laerte e marque a opo incorreta. a) Todo ser humano curioso e malicioso por natureza, fato que fica claro no primeiro e no segundo quadrinho; b) A curiosidade infantil no se contenta com um no apropriado; c) O fato do inferno ser desconhecido o que causa curiosidade nos anjinhos; d) A contra-argumentao do anjinho aposto que voc tambm nunca viu acaba fazendo com que Gabriel descreva o inferno; e) Gabriel comea a responder contra-argumentao do anjinho na tentativa de continuar sua leitura. 06. No terceiro quadrinho da tira, h trs oraes subordinadas reduzidas. Faa uma anlise e marque a alternativa que obedece norma culta, respectivamente: a) oraes subordinadas reduzidas de particpio, gerndio e gerndio; b) oraes subordinadas reduzidas de particpio, infinitivo e particpio; c) oraes subordinadas reduzidas de gerndio, infinitivo e particpio; d) oraes subordinadas reduzidas de particpio, particpio e infinitivo; e) oraes subordinadas reduzidas de infinitivo, gerndio e particpio.

As questes de 07 a 09 referem-se ao texto III. TEXTO III Anedota blgara Era uma vez um czar naturalista que caava homens. Quando disseram que tambm se caavam borboletas e andorinhas, ficou muito espantado e achou uma barbaridade.
(Carlos Drummond de Andrade, in: Obras completas. Rio de Janeiro: Aguillar, 1967, p. 71)

07. A personagem do texto acima apresentada como um czar. Surpreendidos pelo fato de ele caar homens e pela sua surpresa ao saber que se caam, tambm, borboletas e andorinhas, entendemos que: a) trata-se, sobretudo, de um estrangeiro; b) trata-se, sobretudo, de um homem assustado; c) trata-se, sobretudo, de um caador; d) trata-se, sobretudo, de um naturalista; e) trata-se, sobretudo, de um nobre.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.5 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO 08. Nas duas vezes em que aparece no texto, o verbo caar tem como sujeito, respectivamente: a) que / borboletas e andorinhas; b) czar / homens (oculto); c) homens / homens (oculto); d) homens / borboletas e andorinhas; e) homens (oculto) / borboletas e andorinhas. 11. Analise as afirmativas abaixo e responda questo que segue. texto, I. O texto IV recorre metalinguagem para falar do gnero poema. II. H no texto IV predomnio da denotao, com uso de metfora, comparao e personificao. III. As palavras ls, fechas e tuas se referem a um possvel dilogo entre os poemas e os pssaros. IV. H uma metfora no primeiro verso. 10. Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que h na frase abaixo: romntico ouvir Roberto Carlos. a) Esto destruindo o verde de nosso pas; b) Voc faltou com a verdade; c) A vida como um jogo, s vezes se ganha s vezes se perde; d) Que careta mais bonita!; e) Chorei um rio de lgrimas por meu amor. a) a construo de sentido dos poemas dada a partir do contato dos mesmos com os leitores; b) a construo potica desnecessria, pois os poemas no tm pouso nem porto; c) o eu lrico elege o trabalho do poeta como o mais importante para a construo de sentido dos poemas; d) os poemas ganham sentido somente nas mos dos poetas; e) o poeta se espanta ao contemplar o voo dos pssaros. 12. possvel inferirmos do texto que: a) b) c) d) e) Esto incorretas: II e III; Todas as alternativas; I, II e III; III e IV; II e IV. E partem. E olhas, ento, essas tuas mos vazias, No maravilhoso espanto de saberes Que o alimento deles j estava em ti...
(QUINTANA, Mrio. Esconderijo do tempo. So Paulo: Globo, 2005. p. 27. In. COSTA, Cibele Lopreste; LOUSADA, Eliane Gouva; PRADO, Manuela; [et al]. Para viver juntos: portugus. So Paulo: Edies SM, 2009. p. 194.)

09. A

palavra

quando,

presente

no

estabelece entre as oraes do perodo uma relao de: a) tempo; b) consequncia; c) finalidade; d) proporo; e) condio.

As questes de 11 a 13 referem-se ao texto IV. TEXTO IV Os poemas Os poemas so pssaros que chegam No se sabe de onde e pousam No livro que ls. Quando fechas o livro, eles alam voo Como de um alapo. Eles no tm pouso Nem porto Alimentam-se um instante em cada par de mos

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.6 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO 13. Na frase: Os poemas so pssaros que chegam... , a palavra em negrito se classifica como: a) um pronome relativo que introduz uma orao subordinada; b) uma conjuno que introduz uma orao subordinada; c) um pronome relativo que introduz uma orao coordenada; d) uma palavra que retoma pssaros para introduzir uma orao coordenada sindtica aditiva; e) uma palavra que funciona como objeto direto da orao principal do perodo. e) a locuo verbal moda est subentendida no perodo. 15. Os pais costumam comentar que os filhos adolescentes parecem movidos a internet. Qual alternativa faz anlise correta de alguns termos da orao? a) Em parecem movidos constitui o predicado da segunda orao, formado pelo verbo de ligao mais predicativo; b) um perodo composto formado por uma orao principal, uma subordinada e uma coordenada explicativa; c) A expresso costumam comentar so dois verbos intransitivos; d) Neste perodo, a internet funciona como adjunto adnominal. e) Os pais e os filhos formam o sujeito composto desse perodo simples.

As questes de 14 a 16 referem-se ao texto V. TEXTO V Os pais costumam comentar que seus filhos adolescentes parecem movidos a internet. So horas e horas dedicadas aos programas de mensagens, s redes sociais, aos games e a tudo o mais que passa pela rede e desperta o interesse da garotada. No ambiente domstico, a rede mundial parece territrio dos jovens. A novidade que essa impresso falsa. Estatsticas indicam que o perfil demogrfico da internet se modificou. Os adultos, inclusive aqueles com idade prxima aposentadoria, j rivalizam com os jovens na quantidade de horas passadas na internet (...).
(Revista Veja, abril de 2011, n2218, p.113)

16. Sobre a flexo dos verbos no trecho Estatsticas indicam que o perfil demogrfico da internet se modificou, correto afirmar que: a) na primeira orao, o verbo concorda com o sujeito estatsticas e na segunda, o verbo concorda com o ncleo do sujeito perfil; b) na primeira orao, o verbo concorda com o sujeito estatsticas e na segunda, o verbo concorda com o ncleo do sujeito demogrfico;

14. A regncia do termo s redes sociais, segundo a norma culta da Lngua Portuguesa, justificada porque: a) s redes sociais um termo regido pela palavra dedicadas, que exige preposio; b) s redes sociais uma locuo adverbial formada por palavras no feminino; c) s redes sociais um termo regido pela expresso programas de mensagens; d) s redes sociais o objeto indireto do perodo;

c) na primeira orao, o verbo concorda com o sujeito posposto ao verbo estatsticas e na segunda, o verbo concorda com o ncleo do sujeito da internet; d) o verbo da segunda orao deveria estar no plural por apresentar sujeito composto; e) na primeira orao, o verbo concorda com o sujeito oculto pais e adolescentes e na segunda, o verbo concorda com o ncleo do sujeito perfil.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.7 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO 17. Em Os adultos, inclusive aqueles com idade prxima aposentadoria, j rivalizam com os jovens na quantidade de horas passadas na internet (...), considerando o termo em negrito, qual das frases abaixo a palavra em destaque no est com o mesmo sentido? a) Os grandes empresrios rivalizam seus lucros em cofres suspeitos. b) Os inmeros candidatos ao cargo de escriturrio rivalizam com o tmido rapaz; c) O invejoso rivaliza os competentes por estes serem bem sucedidos d) Os vinhos nacionais no rivalizam com os portugueses em qualidade e preferncia; e) Naquela mulher a brutalidade rivaliza seu amor de me para com os filhos.

As questes 18 e 19 referem-se ao texto VI. TEXTO VI

18. Na tira acima h uma orao empregada no sentido conotativo. Identifique nas alternativas a orao que est empregada com o mesmo sentido. a) Durante muitos anos a rede Globo mantm milhares de espectadores presos em suas casas; b) As grandes cidades tm graves problemas de circulao de veculos; c) A atividade fsica, alm de trazer outros benefcios para o corpo, melhora a circulao sangunea; d) O motoqueiro sofreu um acidente, mas no se machucou tanto porque o capacete ficou preso na cabea; e) Os alunos da USP foram presos por desobedeceram s normas acadmicas. 19. As palavras so uma das muitas formas de comunicao que ns utilizamos para representar o mundo que nos cerca. Entretanto, elas s funcionam porque quando as usamos, associamos-lhes um sentido construdo em uma situao histrica e culturalmente definida. Por isso, os sentidos que associamos a elas esto sempre mudando. Quando uma dada composio de palavras utilizada adquire um sentido coeso e diverso daquele costumeiramente atribudo s mesmas, surge ento uma expresso idiomtica. Sobre o texto VI, Pagando o Pato, pode-se inferir que: a) A composio de palavras um belo galo na cabea uma expresso idiomtica que foi utilizada no segundo quadrinho e foi entendida com um sentido diferente no terceiro quadrinho.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.8 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO b) As expresses idiomticas so sempre criadas pela comunidade de falantes mais velhos, como fica claro quando a me responde a pergunta do filho no segundo quadrinho. c) Toda e qualquer expresso idiomtica sempre seguida ou por uma exclamao ou por uma interrogao como fica claro no segundo e no terceiro quadrinho. d) A composio de palavras um belo galo na cabea uma expresso idiomtica que foi utilizada literalmente no segundo quadrinho e foi entendida metaforicamente no terceiro quadrinho. e) Expresses idiomticas so construes utilizadas exclusivamente em textos humorsticos.

A questo 20 refere-se ao texto VII. TEXTO VII PRECISO APRENDER A SER S Ah! Se eu te pudesse fazer entender Sem teu amor, eu no posso viver Que sem ns dois, o que resta sou eu Eu assim to s E eu preciso aprender a ser s Poder dormir sem sentir teu calor E ver que foi s um sonho e passou.
(Marcos Valle & Paulo Srgio Valle. In NICOLA, Jos de. Lngua Literatura e Interao. So Paulo: Scipione, 1998. )

20. Considerando a palavra s no texto VII, indique a opo em que as trs ocorrncias da palavra estejam corretas quanto concordncia nominal, respectivamente: a) adjetivo, adjetivo, advrbio; b) adjetivo, advrbio, adjetivo; c) advrbio, advrbio, adjetivo; d) adjetivo, adjetivo, adjetivo; e) advrbio, advrbio, advrbio.

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.9 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO QUESTES DE MATEMTICA 21. Carlos, Andr e Cristvo se juntaram para jogar na Mega Sena para concorrerem a um prmio de R$ 9.000.000,00. Fizeram um jogo no valor de R$ 24,00, onde Carlos contribuiu com R$ 8,00, Andr com R$ 4,00 e Cristvo com a quantia de R$12,00. Felizmente, um de seus bilhetes foi o nico sorteado e tiveram que dividir todo o prmio em quantidades diretamente proporcionais s quantias investidas por cada um dos amigos. Quanto recebeu Andr, em reais? a) R$ 1.500.000,00 b) R$ 2.250.000,00 c) R$ 1.125.000,00 d) R$ 750.000,00 e) R$ 3.000.000,00 22. Adriana e Karine adoram cinema. Elas marcaram de assistir uma estreia na sexta-feira. Ao irem comprar os ingressos, tiveram uma decepo, pois o preo tinha subido, passando de R$ 12,00 para R$ 15,00, mas compraram os ingressos e diminuram a pipoca. Qual o aumento percentual no valor do ingresso? a) 25% b) 20% c) 30% d) 10% e) 15% 23. Marque a alternativa que representa a rea da figura hachurada (pintada).
8 cm

a) 20 cm b) 15 cm c) 10 cm d) 5 cm e) 40 cm 24. A Jaqueline, no ms de novembro, gastou metade do seu salrio com alimentao, do salrio com prestaes, do salrio com transportes e ainda restou R$ 140,00, que ela gastou com vesturios. O salrio de Jaqueline no ms de novembro foi, em reais: a) R$ 800,00 b) R$ 950,00 c) R$ 1.000,00 d) R$ 900,00 e) R$ 850,00

25. Um avicultor comprou 5.300 pintos nascidos h um dia para povoar um avirio. Ao chegar granja, percebeu que morreram 106 pintinhos. A taxa de mortalidade foi de: a) 2% b) 1,5% c) 3% d) 3,5% e) 2,5%

26. Uma pessoa caminha em volta de uma praa de forma circular com raio equivalente a 20m. Aps determinado tempo, essa pessoa constatou que tinha dado 20 voltas ao redor da praa. Essa pessoa caminhou: (considere 3,14 )
5 cm

a) 2.512 m b) 2.199 m c) 1.256 m d) 3.199 m e) 4.000 m

6 cm

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.10 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO 27. O valor do ngulo x no tringulo ABC abaixo : b) 13 cm c) 16 cm d) 18 cm e) 22 cm 31. Dois polgonos so semelhantes, sendo que os lados do polgono maior medem o dobro dos lados do polgono menor. Nesse caso, os ngulos internos do polgono maior: a) So congruentes aos ngulos do polgono menor. b) Medem a metade dos ngulos do polgono menor. c) Medem o dobro dos ngulos do polgono menor. d) Medem o qudruplo dos ngulos do polgono menor. e) Medem o triplo dos ngulos do polgono menor. 32. O correio de todo pas realiza durante o perodo natalino o projeto ADOTE UMA CARTA, para realizar o sonho de crianas carentes. Sabe-se que at o dia 01/12/11 o correio j recebeu 22.340 cartas e que um quarto destas est no Maranho e um quinto das que esto neste estado j foram adotadas. Quantas cartas ainda faltam para serem adotadas no Maranho? a) 4468 b) 1117 c) 5585 d) 21223 e) 17872 33. Considere as seguintes afirmaes: I. Na reta real, a distncia entre os nmeros

B x A
a) 105 b) 120 c) 90 d) 110 e) 80 28. Uma livraria d desconto de 20%, sobre o preo de tabela, em todos os livros que vende. Ao adquirir um livro cujo preo de tabela 90 reais, quanto uma pessoa ir pagar com esse desconto? a) 72 reais b) 52 reais c) 68 reais d) 78 reais e) 46 reais

30o

45

29. Em um escritrio de advocacia, trabalham apenas dois advogados e uma secretria. Como Dr. Pedro e o Dr. Carlos sempre advogam em causas diferentes, a secretria Juliana coloca 01 grampo em cada processo do Dr. Pedro e 02 grampos em cada processo do Dr. Carlos, para diferenci-los facilmente no arquivo. Sabendo-se que ao todo so 78 processos nos quais foram usados 110 grampos. Podemos concluir que o nmero de processos do Dr. Carlos : a) 32 b) 46 c) 40 d) 64 e) 28 30. O permetro de uma praa na forma de um tringulo 60 cm. As medidas dos lados so diretamente proporcionais aos nmeros 3,4 e 5. Ento o menor lado da praa mede: a) 15 cm

107 e

105 maior que a distncia entre 107 e 108 .


II. ( 1 ) 2 9 .

3 III. 0,000421 4,21.10

IV.

52 25

So corretas as afirmaes: a) Somente II b) Somente I,II e IV c) Somente I e II d) Somente I e) Todas esto corretas

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

Pg.11 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO 34. O preo do quilo de feijo era R$ 1,00 em janeiro de 2000 e comeou a triplicar a cada 6 meses. O valor do quilo de feijo valer R$ 81,00 em: a) 2 anos b) 1 ano c) 2 1 37. A Prefeitura de Anajuri adquiriu uma rea retangular de 2 hectares para ser dividida em lotes retangulares de 5 metros de largura por 8 metros de comprimento, onde sero construdas casas populares. Para que seja feito o loteamento, 15% da rea sero destinados construo de ruas e de uma praa. Como em cada lote ser construda uma casa, o nmero de casas construdas na rea restante : (Considere: 1 hectare = 10.000 m). a) 425 b) 212 35. Os alunos Tadeu e Pedro observavam a uma distncia de 15m e sob um ngulo de 45 com a horizontal a rvore de natal que foi colocada no ptio do IFMA. Ento Pedro desafiou Tadeu a descobrir a altura somente da rvore. Considerando que sua ponteira (estrela) mede 100 cm. Tadeu acertou e deu como resposta: c) 850 d) 487 e) 500 38. A professora de matemtica do IFMA afirmou que as notas de Fulano, Sicrano e Beltrano so nmeros pares consecutivos e que o quadrado da ltima igual ao produto das duas primeiras acrescido de 40. A maior nota : a) 8 b) c) d) e) 10 6 4 2

anos

d) 13 anos e) 3 anos

100 cm

45o 1,62 m 15 m
a) b) c) d) e) 15,62m 16m 16,62m 15m 14,62m

39. A soma das razes da equao a) 1 b) c) 2 d) e) 4

5 x 1 x 1 :

36. Ana caminha todas as manhs na praa que possui a forma retangular ABCD de 140 metros de permetro e 1200 m2 de rea. Quantos metros Ana caminhou, se deu 2 voltas completas na regio triangular BCD. a) 240 metros b) c) d) e) 140 metros 120 metros 280 metros 200 metros

40. O valor da expresso a) 10-5 b) 10-10 c) 1/10

d)

e) 105

Processo Seletivo aos cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio / 2012

FORMA INTEGRADA

You might also like