You are on page 1of 17

Os Aforismos da Yoga de Patanjali

Por S. Vivekananda em L.Yutang Sabedoria de ndia e China (1957) Pongetti: Rio de Janeiro ______________________________________________________ _____________ Captulo 1 Concentrao: suas qualidades essenciais

Objetivo da concentrao 1. Agora, ser explicada a concentrao. 2. Yoga impedir que a substncia mental (Chitta) tome formas variadas (Vrittis) . 3. Nesse tempo, (o tempo da concentrao) o vidente (Purusha) repousa no seu prprio (no-modificado) estado.

Formas da substncia mental 4. Durante outros tempos (que no sejam o da concentrao) o vidente est identificado com as modificaes. 5. H cinco classes de modificaes, (algumas) dolorosas e (outras) no dolorosas. 6. (So): conhecimento direto, indiscriminao, iluso verbal, sono e memria. 7. A percepo direta, a inferncia e a evidncia competente, so provas. 8. A indiscriminao conhecimento falso, no estabelecido na natureza real. 9. A iluso verbal decorre das palavras que no tm uma realidade (correspondente).

10. O Sono uma Vritti (forma) que abrange o sentimento de vazio. 11. A memria quando as (Vrittis) dos Sujeitos percebidos no escapam (e voltam ao consciente atravs das impresses).

Mtodos de contrle 12. Controlam-se pela prtica e pelo desprendimento. 13. O esfro contnuo para manter as formas (Vritis) perfeitamente subjugadas constitui a prtica. 14. Essa luta firmemente fundada em longos e constantes esforos feitos com grande amor (pelo fim a ser atingido). 15. O efeito conquistado pelos que renunciaram sua sde por objetos vistos ou ouvidos, e que tende a controlar os objetos o desprendimento. 16. o extremo desprendimento que renuncia at mesmo s qualidades e que decorre do conhecimento da (natureza real) de purusha.*

*[Nota por Vivekananda. Antes de mais nada devemos compreender o que Purusha, o ser, e quais as suas qualidades. De acrdo com a filosofIa yoga roda a natureza constituda por trs qualidades ou fras; chamam-se Tamas, Rajas e Sattya. Manifestam-se no mundo fsico como a escurido ou inatividade; atrao ou repulso; ou como o equilbrio de ambos. Tudo o que h na natureza, tdas; coisas manifestadas so o resultado da combinao e da recombinao dessas trs foras. Os Sankhyas dividiram a natureza em diversas categorias; o ser do domem est acima de rodas elas. refulgente, puro e perfeito. Tudo o que, na natureza, visto como "inteligente", nada mais seno reflexo dsse Ser sbre a natureza.]

Formas de concentrao 17. A concentrao denominada conhecimento direto a que seguida pelo raciocnio, pela discriminao, pela bem-aventurana e pelo egosmo inqualificado. 18. Existe ainda outro Samadhi* que atingido pela prtica da suspenso de qualquer atividade intelectual e no qual a Chitta apenas retm impresses nomanifestadas.

*[Samadhi: Estado superconsciente, transe.]

Os diversos processos para atingir o Samadhi 19. O Samadhi (quando no seguido por um extremo desprendimento) torna-se a causa da re-manifestao dos deuses e daqueles que mergulharam na natureza. 20. Para outros, (o Samadhi) atingido atravs da f, da energia, da memria, da concentrao e da discriminao da realidade. 21. Para os que so extremamente enrgicos, a vitria rpida. 22. Para os Yoguis esta vitria varia e depende dos meios empregados, segundo sejam brandos, mdios ou extremos. 23. Tambm a devoo a Isvara pode ser uma causa.

O Om 24. Isvara (o Guia Supremo) um Purusha especial, intocado pela misria, pelas aes, bem como por seus resultados e desejos. 25. A oniscincia que nos demais apenas um grmen, nle torna-se infinita. 26. o Mestre dos mais antigos mestres e no limitado pelo tempo.

27. Om a palavra com que se manifesta. 28. A repetio dessa palavra (Om) e meditao sbre o seu significado constituem o caminho. 29. So o meio para a conquista do conhecimento da introspeco e para a destruio dos obstculos.

Formas de Meditao e de Samadhi 30. A enfermidade, a preguia mental, a dvida, a falta de entusiasmo, a letargia, a tendncia para os prazeres dos sentidos, a falsa percepo, a impossibilidade de atingir um perfeito estado de concentrao e a facilidade de perd-lo, uma vez atingido, so as distraes que obstruem. 31. O sofrimento, a angstia mental, o tremor do corpo, a respirao irregular, acompanham a no-reteno de um perfeito estado de concentrao. 32. Para corrigir ste estado ( preciso) que o sujeito se exercite. 33. Na amizade, na piedade, no contentamento e na indiferena os quais, sendo concebidos com relao a sujeitos felizes e infelizes, bons e maus, respectivamente, pacificam a Chitta. 34. Em soltar e reter a respirao. 35. Nessas formas de concentrao que provocam extraordinrias percepes nos sentidos e que so a causa de perseverana da mente. 36. Tambm na meditao da Luz Refulgente, que est acima de tda tristeza. 37. Tambm na meditao sbre o corao que renunciou a todo apgo aos objetos dos sentidos. 38. Tambm na meditao sbre o conhecimento que vem a ns no sono. 39. Tambm na meditao sbre qualquer coisa que nos parea boa.

40. A mente do Yogui que assim meditar passa, sem impedimento, do atmico para o infinito. 41. O Yogui que, dessa maneira, tiver tornado impotentes os Vrittis, que os tiver (controlado), alcana, tanto no receptculo, instrumento, no receber, como no recebido (o Ser, a mente, os objetos externos), completa concentro e igualdade, como o cristal (diante de objetos de diferentes cres). 42. O som, o sentido e o conhecimento resultantes, unidos, constituem o chamado Samadhi cominterrogao". 43. O Samadhi denominado sem-interrogao" vem quando a memria purificada ou esvaziada de qualidades e exprime apenas o sentido do objeto meditado. 44. Por sse processo tambm se explicam (as concentraes) com discriminao e sem discriminao, cujos objetos so, mais sutis. 45. Os objetos mais sutis tm um trmo com Pradhana. 46. Essas concentraes tm semente. 47. Uma vez purificada a concentrao sem discriminao, a Chitta est firmemente fixada. 48. O conhecimento disto chama-se cheio de verdade". 49. O conhecimento ganho atravs do testemunho e da inferncia refere-se a objetos comuns. O que decorre do Samadhi e que acabamos de mencionar, de qualidade muito mais alta e pode penetrar onde o testemunho e a inferncia no podem. 50. A impresso que resulta do Samadhi obstrui tdas as demais impresses. 51. O Samadhi sem-semente" se obtm restringindo at mesmo (essa impresso que obstrui tdas as demais impresses).

2o Captulo

Concentrao: maneira de pratic-la

Obstruo causada pela aceitao da dor 1. A mortificao, o estudo e o ato de oferecer os frutos do trabalho a Deus so chamados Kriya-yoga. 2. o que ajuda a praticar o Samadhi e a diminuir as obstrues causadas pela aceitao da dor. 3. As obstrues causadas pela aceitao da dor so ignorncia, egosmo, apgo, averso e adeso vida. 4. A ignorncia o campo produtivo de tudo o que se segue, quer seja adormecido, atenuado, demasiado poderoso ou expandido. 5. A ignorncia abrange o no-eterno, o impuro, o sofredor, o no-Ser e ao mesmo tempo abrange o puro, o bem-aventurado e o Atman ou Ser (respectivamente). 6. Egosmo a identificao do evidente com o instrumento de viso. 7. Apgo o que reside no prazer. 8. Averso o que reside na dor. 9. A adeso vida brota da sua prpria natureza e mora at mesmo nos que estudaram. 10. Os sutis Samskaras (1) so conquistados quando resolvidos no seu estado causal. 11. Suas grandes modificaes so rejeitadas pela meditao. 12. O "receptculo dos trabalhos" (2) tem suas razes nas obstrues causadas pela aceitao da dor; sua experincia est nesta vida visvel ou na vida invisvel. 13. Ali estando a raiz, a frutificao se opera na forma de espcies, de vida, bem como na experincia desprazeres e sofrimentos. 14. Os frutos nascem do prazer ou da dor; so causados pela virtude ou pelo vcio.

15. Para os que discriminam, tudo e era doloroso em virtude .das causas que provocam a dor, quer como conseqncia, quer como antecipao da perda da felicidade; quer ainda como um anelo fresco oriundo das impresses de felicidade, quer como uma contra-ao de qualidades. 16. A misria ainda no chegada ser evitada.

1 - Samskaras so impresses sutis que se manifestam depois, em formas empricas - nota original. 2 - Por "receptculo dos trabalhos" se entende a soma total das Samskaras - nota original.

A independncia da Alma como Vidente 17. A causa do que deve ser evitado est na juno do vidente e do visto. 18. O experimentado composto de elementos e rgos, tem a natureza da iluminao, da ao e da inrcia; existe, portanto, para a experincia e libertao d'aquele que experimenta. 19. Os estados das qualidades so o indefinido, o definido, o apenas indicado e o sem-sinais. 20. O vidente apenas inteligente e, apesar de puro, v atravs dos matizes do intelecto. 21. A natureza do experimentado para le. 22. Ainda que destruda por aqule que atinge o objetivo, ainda assim no destruda, porque comum aos demais. 23. A juno a causa da realizao da natureza de ambos os poderes, o experimentado e o seu Senhor. 24. A ignorncia a sua causa. 25. Havendo ausncia de ignorncia h ausncia de juno, coisa que deve ser evitada, essa a independncia do vidente.

26. Os meios de destruio da ignorncia so constitudos pela prtica continuada da discriminao. 27. Seu conhecimento do stuplo e altssimo plano.

Os Oito Graus 28. Pela prtica das diferentes partes da Yoga as impurezas so destrudas, o conhecimento torna-se radioso e tende discriminao. 29. Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Pratyhara, Dharana, Dhyana e Samadhi so os oito membros da Yoga. I. Cinco votos (Yama) 30. No matar, ser sincero, no roubar, continncia e no receber, so denominados Yama. 31. Inalterados pelo tempo, espao, propsito e regras de casta, so stes os grandes votos (universais). II. Cinco observncias (Niyama) 32. Purificao interna e externa, satisfao, mortificao, es- tudo e adorao de Deus, so os Niyatnas. 33. H que trazer mente pensamentos contrrios aos que so avssos Yoga, a fim de obstruir stes ltimos. 34. As obstrues Yoga so: matar, falsidade, etc...quer cometidas, causadas ou aprovadas; tambm o so a avareza, a ira e .a Ignorncia, quer sejam pequenas, mdias ou grandes; e terminam em infinita ignorncia e infinita misria. sse (o mtodo) dos pensamentos contrrios. 35. Uma vez estabelecido que no se deve matar, tdas as inimizades (nos demais) cessam diante dessa resoluo. 36. Pelo estabelecimento da sinceridade o Yogui atinge, para si e para os demais, os frutos dos trabalhos, sem os trabalhos. 37. Pelo estabelecimento da honestidade, tda a riqueza vem ao Yogui.

38. Pelo estabelecimento da continncia a energia conquistada. 39. Quando se fixa em no-receber, adquire a memria da Vida passada. 40. Uma vez, estabelecida a limpeza externa e interna, nasce o menosprezo pelo prprio corpo e a falta de contacto com os demais corpos. 41. Tambm nasce a purificao da Sattwa (1) a alegria de esprito, a concentrao, a conquista dos rgos e a aptido para a realizao do Ser. 42. A suprema felicidade vem do contentamento. 43. O resultado da mortificao trazer poder aos rgos e ao corpo, pela destruio da impureza. 44. Pela repetio da Mantra,(2) conquista-se Samadhi. 45. Tudo sacrificando a Iswara (3) conquista-se Samadhi.

1 - O bom elemento; ver a nota ao aforismo I, 16. 2 - Frmula de orao. 3 - O Senhor (tambm denominado Isvara).

III. Atitude: (Asana) 46. Atitude o que firme e agradvel. 47. Pela diminuio da tendncia natural para (a inquietao) e pela meditao do ilimitado a (atitude torna-se firme e agradvel). 48. Uma vez conquistada a estabilidade, as dualidades j; no obstruem. IV. Respirao (Pranayama) 49. Depois disto vem o contrle da inalao e da exalao. 50. Suas modificaes so externas, internas ou sem movimento e se regulam pelo espao, pelo tempo e pelo nmero, quer sejam longas ou curtas.

51. O quarto grau restringir a Prana, refletindo sbre objetos internos ou externos. 52. Com isso, atenua-se a diminuio da luz da Chitta. 53. A mente fica pronta para Dharana. V. Exerccio dos rgos (Pratyahara) 54. O exercitar os rgos consiste em faz-lo renunciar aos; seus prprios objetivos e a tomarem a forma da mente como . 55. Ento nasce o contrle supremo dos rgos.

3o Captulo Poderes Chegamos agora ao captulo no qual so descritos os poderes da Yoga. VI. Concentrao num s objeto (Dharana) 1. Dharana conservar a mente atenta a algum objeto particular. VII. Meditao (Dhyana) 2. Dhyana uma fonte continuada de sabedoria sbre sse objeto. VIII. Superconscincia (Samadhi) 3. Quando ste processo faz desaparecer tdas as formas e reflete somente o sentido, Samadhi conquistado. Descrio dos Trs ltimos Graus 4. Esses trs, quando praticados com relao a um objeto, constituem Samayama. 5. Essa conquista traz a luz do conhecimento. 6. O qual deve ser empregado em graus. 7. Esses trs so mais internos do que os que os precedem.

8. Mas at mesmo les so externos para o estado "semsemente" (Samadhi). 9. Pela supresso das impresses perturbadas da mente e pelo aumento das impresses de contrle, a mente, que persiste no momento do contrle, a que atinge as modificaes controladoras. 10. Seu fluir torna-se estvel, por hbito. 11. Absorvendo tda classe de objetos e concentrando-se apenas sbre um objeto, destruindo e manifestando, respectivamente, sses dois poderes, a Chitta adquire a modificao denominada Samadhi. 12. A unidade de objetivo da Chitta revela-se quando a impresso passada e a impresso presente so semelhantes. 13. Explica-se, assim, a trplice transformao da forma do tempo e do estado, tanto na matria sutil como na concreta e tambm nos rgos. 14. O qualificado tudo aquilo que atingido por transformaes quer passadas, quer presentes, quer ainda a manifestar-se. 15. A sucesso de mudanas a causa da mltipla evoluo. A Transformao dos Poderes Mentais 16. Praticando Samyama nas trs qualidades de mudanas, conquista-se o conhecimento do passado e do futuro. 17. Praticando Samyama na palavra, no sentido e no conhecimento, os quais ordinariamente se confundem, conquista-se o conhecimento de todos os sons dos animais. 18. Pela percepo das impresses, (vem a ns) o conhecimento da vida passada. 19. Executando Samyama nos sinais do corpo de outrem, vem a ns o conhecimento da sua mente. 20. Mas no do seu contedo, porque no sse o objeto de Samyama.

21. Executando Samyama na forma do corpo, uma vez obstruindo a forma do corpo e separado o poder de manifestao na vista, o corpo do Yogui torna-se invisvel. 22. Assim se explica o desaparecimento ou encobrimento das palavras pronunciadas e tambm outras coisas. 23. Karma apresenta duas qualidades, a que logo frutifica e a que frutifica demoradamente. Praticando Samyama nessas duas qualidades ou utilizando os sinais chamados Arishta, portentos, os Yoguis esto aptos a conhecer o momento exato em que se foram de seus corpos. 24. Praticando Samyama na amizade, na piedade, etc. (I : 33) o Yogui excede nas qualidades respectivas. 25. Praticando Samyama na fra do elefante e outros animais, suas respectivas foras vm para o Yogui. 26. Praticando Samyama na luz refulgente (I :36), adquire-se o conhecimento do sutil, do obstrudo, do remoto. 27. Praticando Samyama no sol., adquire-se o conhecimento do mundo. 28. Praticando-o na lua, adquire-se o conhecimento do enxame de estrlas. 29. Praticando-o na estrla polar, adquire-se o conhecimento do movimento das estrelas. 30. Praticando-o no umbigo, adquire-se o conhecimento da constituio do corpo. 31. Praticando-o na cavidade da garganta, conquista-se a cessao da fome. 32. No nervo chamado Kurma, traz a fixao do corpo. 33. Na luz que emana do alto da cabea, proporciona a viso dos Siddhas.(1) 34. Pelo poder de Pratibha,(2) traz todo o conhecimento. 35. Traz, no corao o conhecimento das mentes. 36. O prazer decorre da no-discriminao da Alma e de Sattava, que so totalmente diferentes. Esta ltima, cujas aes so para outrem, est separada da primeira, que

est centralizada no ser. Samayama. quando praticada na "centralizada no ser", traz o conhecimento de Purusha. 37. Disso decorre o conhecimento que pertence a Pratibha e a faculdade de ouvir, tocar, ver, provar e cheirar de um modo sobrenatural. 38. Esses so obstculos para Samadhis, mas so poderes no estado universal.

1 - Os Siddhas so sres um pouco acima dos espritos. Quando o Yogui concentra o seu pensamento no alto da sua cabea, conquIsta viso dos Siddhas - nota original. 2 - Iluminao espontnea que decorre da pureza.

Poderes Sobrenaturais 39. Quando a causa da escravido da Chitta desaparece, o Yogui, atravs do conhecimento dos seus canais de atividade (os nervos), entra noutro corpo. 40. Pela conquista da corrente denominada Udana (1), o Yogui no afunda na gua ou nos pntanos, pode caminhar sbre pregos, etc...e pode morrer vontade. 41. Pela conquista da corrente Samana, cercado por uma aurola de luz. 42. Praticando Samyama na relao entre o ouvido e Akasa,(2) adquire-se a audio divina. 43. Praticando Samyama na relao entre Akasa e o corpo e tornam-se leve como o algodo, etc atravs da meditao sbre substncias leves, o Yogui sobe pelo firmamento. 44. Praticando Samyama nas "modificaes reais", da mente, fora do corpo, denominadas grandes desencarnaes, adquire-se o desaparecimento da espessura para a luz. 45. Praticando Samyama nas formas sutis e concretas dos elementos, nos seus traos essenciais, na inerncia dos nas (3) nestes traos e na sua contribuio experincia da alma, adquire-se o domnio dos elementos.

46. Da decorrem a minuciosidade, o resto dos poderes, "a glorificao do corpo" e a indestrutibilidade das qualidades corporais. 47. A "glorificao do corpo" beleza, fra, temperamento e dureza adamantina. 48. Praticando Samyama na objetividade e no poder de iluminao dos rgos, no egosmo, na inerncia dos Gunas nles e na sua contribuio experincia da alma, obtm-se a conquista dos rgos. 49. Da o corpo adquire o poder de mover-se to rapidamente quanto a mente, admite o poder dos rgos independerem do corpo e conquista a natureza. 50. Praticando Samyama na discriminao existente entre Sattva e Purusha adquire-se a adquire-se a onipotncia e a oniscincia.

1 - Nome do nervo que governa os pulmes e todas as partes superiores o corpo. 2 - O ter. 3 - Os trs elementos.

Isolamento ou Liberdade Completa 51. Pela renncia a sses poderes tambm se adquire a destruio da semente do mal e essa destruio leva ao estado de Kaivalya.(1) 52. O Yogui no se deve sentir amimado ou lisonjeado por proposta de sres celestiais, temendo a volta do mal. 53. Praticando Samyama numa partcula de tempo, na sua precedncia e na sua sucesso conquista-se a discriminao. 54. As coisas que no podem ser diferenciadas por sinais, espcies e lugares, at mesmo essas coisas podero ser discriminadas praticando o Samyama precedente.

55. O conhecimento salvador o conhecimento da discriminao que cobre simultaneamente todos os objetos, em tdas as suas variaes. 56. Atravs da semelhana entre Sattarva e Purusha, vem Kaivalya.

1 Completo isolamento ou independncia

4o Captulo Independncia

Desejos e Objetos da Mente 1. Os Siddhis (poderes) so atingidos pelo nascimento, por meios qumicos, pelo poder das palavras, por mortificao ou concentrao. 2. A mudana noutra espcie vem da integrao natureza. 3. As aes boas ou ms no so causas diretas na transformao da natureza, mas atuam como ruptura aos obstculos que impedem a evoluo da natureza: atuam como o fazendeiro que remove os obstculos do curso da gua, que ento corre para baixo segundo a sua prpria natureza. 4. As mentes criadas procedem exclusivamente do egosmo. 5. Embora as atividades das mentes criadas sejam vrias, a mente original que as controla tdas. 6. Entre as vrias Chittas, "sem-desejos" a que se obtm atravs de Samadhi. 7. Os trabalhos no so pretos nem brancos para o Yogui; para os demais so trplices - prtos, brancos e mistos. 8. Dsses trplices trabalhos, apenas se manifestam para cada estado os desejos que (so) convenientes quele determinado estado. (Os demais so contidos em reserva no momento).

9. H seqncia nos desejos, ainda que separados em suas espcies, no tempo e no espao, e h tambm identificao de memria e de impresses. 10. A sde de felicidade sendo eterna, os desejos no tm comeo. 11. Como so mantidos unidos pela causa, pelo efeito, pela continuidade e pelos objetos, se stes no existirem, os desejos estaro ausentes. 12. J que as qualidades tm vrios caminhos (modos), o passado e o futuro existem por sua prpria natureza. 13. So manifestados ou sutis, porque so da mesma natureza dos Gunas. (1) 14. A unidade nas coisas decorre da unidade nas mudanas. 15. Desde que a percepo e o desejo variem com relao ao mesmo objeto, a mente e o objeto so de natureza diferente. 16. As coisas so conhecidas ou desconhecidas para a mente; dependem do colorido que do mente. 17. Esses estados da mente so sempre conhecidos, porque o senhor da mente, Purusha, imutvel. 18. A mente no "luminosa em si", porque um objeto. 19. No pode conhecer-se e conhecer ao mesmo tempo. 20. Se adotar outra mente conhecedora no haver fim para tal apropriao e o resultado ser a confuso da memria. 21. A essncia do conhecimento (Purusha) imutvel e quando a mente toma a sua forma torna-se consciente. 22. Colorida pelo vidente e pelo visto, a mente capaz de compreender tudo. 23. A mente, ainda que multiplicada por inmeros desejos, atua para outro (Purusha), porque atua em combinao.

1 - Os Gunas so as trs substncias, Sattva, Hajas e Tamas, cujo estado emprico o universo sensvel. O passado e o futuro nascem dos versos modos de manifestao dstes Gunas - nota original.

Isolamento Completo 24. Para discriminar a percepo da mente, quando cessa Atman. 25 A mente, aplicada em discriminar, atinge o estado prvio de Kaivalya (isolamento). 26. Os pensamentos que surgem como obstrues decorrem das impresses. 27. Sua destruio operada do mesmo modo que a da ignorncia, do egosmo, etc , como foi dito antes (II:10). 28. At mesmo atingindo a reta. discriminao do conhecimento das essncias, aqule que renuncia aos frutos recebe como resultado a perfeita discriminao, Samadhi, denominada a nuvem da virtude. 29. Disso decorre o fim dos trabalhos e do sofrimento. 30. O conhecimento ento, despojado de vus e de impurezas, torna-se infinito e o conhecvel torna-se pequeno. 31. Cessam, ento, as sucessivas transformaes das qualidades, pois elas atingiram o fim. 32. As mudanas que existem em relao a momentos e que so percebidas no outro fim (o fim de uma srie), so sucesso. 33. A resoluo da ordem inversa das qualidades, despojada de qualquer motivo de ao para Purusha, Kaivalya, ou o estabelecimento do poder do conhecimento na sua prpria natureza.

You might also like