You are on page 1of 5

DICAS DE SEGURANA Alimentao Dicas de Alimentao para caminhadas - Sopas e alimentos desidratados - Po de forma integral (de preferncia no fatiado)-

Queijo em barra ou fatiado (consistncia dura) - Mate ou bebidas isotnicas - Passas ou frutas secas - Frutas de consistncia dura (laranja, maa. goiaba dura) - Chocolates, castanhas, amendoim - Biscoitos empacotados - Carne seca ou salame (carnvoros) Mel em bisnaga/acar - Leite em p do tipo instantneo Obs.: Evite levar enlatados, bebidas alcolicas, leite em caixa, ovos ou perecveis.

Caminhada Tipos de caminhadas em trilha Caminhar um ato natural que todo ser humano saudvel tem capacidade de fazer. o simples ato de se descolar sem a ajuda de instrumentos ou aparelhos. No entanto, quando se fala de caminhadas em trilhas importante verificar vrios aspectos que vo desde o grau de dificuldade do trajeto, o preparo fsico do caminhante, o peso a ser carregado, a durao do percurso, at o equipamento necessrio para garantir o conforto da atividade.

No existe uma classificao universal sobre os tipos de caminhada em trilha. Cada regio/pas pode adotar uma diferente. Nos Estados Unidos, por exemplo, a classificao mais reconhecida entre os montanhistas feita por classes, da seguinte forma: Classe 1 caminhada curta em terreno plano, simples deslocamento; Classe 2 trilha fcil, quase sem inclinao (hiking); Classe 3 terreno acidentado, no exige material tcnico, mas envolve aclives e declives; Classe 4 caminhada com trecho de dificuldade tcnica, onde eventualmente necessrio o uso de equipamento de segurana; classe 5 escalada tcnica, com uso obrigatrio do equipamento de segurana. Eles chamam de trekking as caminhadas que tem durao de mais de um dia, exigindo pernoite e, conseqentemente, uso de mochilas maiores. No entanto, seu grau de dificuldade pode ser variado.

Aqui no Brasil no h uma padronizao. Uma busca pelo assunto vai nos levar a classificaes feitas por estudiosos do tema, por agncias de ecoturismo ou para uma orientao baseada na experincia e vivncia de grupos excursionistas nacionais.

Pedro da Cunha Menezes, eu seu livro Novas Trilhas do Rio, classifica as trilhas segundo o grau de orientao (fcil; mdio; difcil; muito difcil), segundo o preparo fsico (fcil; exige preparo fsico; cansativa; extenuante) e segundo o nvel de dificuldade tcnica (simples; com subidas e descidas; necessrio uso de mos em trechos perigosos ou expostos altura; trechos muitos expostos, perigosos, bastante tcnicos, onde indispensvel o uso de cordas). Esta conjugao de fatores vai exigir da pessoa menor ou maior experincia, e a necessidade ou no de um guia.

J o especialista Waldir Joel, classifica as trilhas de uma forma mais acadmica, levando em considerao a funo (educativa, recreativa de curta ou longa distncia, de interpretao), a forma (circular, oito, linear, atalho) e o grau de dificuldade. Ele alerta que esse tipo de classificao bastante subjetivo, pois o grau de dificuldade varia de pessoa para pessoa, dependendo basicamente do condicionamento fsico e peso da eventual bagagem (mochila) carregada. Para facilitar a compreenso, vale a pena dar uma olhada nas categorias de caminhadas em trilha mais utilizadas pelos clubes excursionistas, que fazem um misto entre distncia do percurso, caractersticas do relevo, necessidade ou no de acampar, sinalizao, alm do tempo de durao. Para cada tipo de trilha existem equipamentos adequados, com a funo de tornar a atividade mais confortvel e segura. Vale lembrar, ainda, que apesar de serem muito utilizadas, estas categorias de caminhadas so bastante subjetivas e podem variar at mesmo entre os clubes. So elas: Leve Qualquer pessoa saudvel pode fazer, mesmo sem preparo fsico especfico. So caminhadas

simples, com durao de poucas horas (uma manh, por exemplo). No requer nenhuma experincia anterior. Como este tipo de caminhada no exige a necessidade de se carregar muita coisa, uma mochila de hidratao, como a Hidrat 7, ou uma mochila pequena de uso dirio, como a Anaton 21, podem ser suficientes para o passeio. Um estojo de cintura grande (pochete) com local para colocar garrafa de gua (Estojo Acqua, por exemplo) e um corta-vento de pequeno volume, como o Minuano, tambm so recomendveis em passeios de curta durao. Mdia Exige alguma prtica e preparo fsico, pois a atividade ter algumas horas de durao (entre 5 e 8 horas, aproximadamente), em terreno que deve ter alguma inclinao. Envolve, em geral, subidas e descidas, onde, por vezes, necessrio usar as mos. No recomendvel para pessoas sedentrias. Se for necessrio pernoitar na trilha, recomendado (mas no exigido) experincia de camping. Em geral no ser necessrio carregar muito peso, mas importante ter uma mochila de tamanho mdio que caiba, pelo menos, lanche, anorak, lanterna, estojo de primeiros socorros e cantil. Um bom exemplo a mochila Trekking, de 35 litros, da Trilhas & Rumos. Para proteo contra chuva e vento em caminhadas deste tipo, o Abrigo Anorak Storm uma boa alternativa. Semi-pesada Deve levar pelo menos um dia inteiro de durao, em terreno acidentado e ngreme (subidas e descidas ngremes). Nesta atividade geralmente h trechos onde necessrio usar as mos. No recomendvel aos mais inexperientes. Requer condicionamento fsico, pois as trilhas so longas, acidentadas e cansativas. Pode envolver, tambm, pernoite em trilha. Requer experincia bsica em montanhismo: camping, caminhadas em climas adversos e manuseio de alguns equipamentos. Para caminhadas como esta importante levar um bom abrigo de chuva, como o Abrigo Parkha. Alm disso, recomendvel uma mochila mais tcnica, como a Crampon Tech 48, que oferea espao e seja confortvel para agentar uma caminhada de longa durao. Pesada Deve ter um dia ou mais de durao, em terreno bastante ngreme. Exige experincia em montanhismo, para ser uma atividade agradvel e no se tornar um sofrimento. Aqui se incluem atividades com uma ou mais pernoites, onde a pessoa deve ser capaz de desenvolver intensa atividade fsica durante muitos dias, em lugares de difcil acesso, e estar preparada para executar tarefas como cozinhar, montar barracas, etc. O uso de uma boa mochila cargueira pode oferecer ao caminhante dias mais agradveis, sem dores na coluna, pois em geral se carrega muito peso. Caso seja necessrio pernoitar, uma barraca leve como a Bivak Alumnio, um saco de dormir confortvel e leve (Micro Pluma, por exemplo), alm de um bom isolante trmico, como o Matratze, sero importantes.

fundamental, alm disso, levar em considerao outros aspectos que vo definir a graduao da atividade, como o desnvel a ser percorrido, se ida e volta acontecem em um nico dia (se haver pernoite ou no), se h acompanhamento de um guia, se h dificuldade em orientao na trilha, se h carregadores, entre vrios outros fatores. Por exemplo, uma caminhada pode ser pesada mesmo sendo feita em apenas um dia, bem como pode ser leve, sendo feita em vrios dias de curta durao e em terrenos planos. E vice-versa. Tudo muito varivel. Outras dicas so importantes na realizao de uma trilha. Mantenha um ritmo adequado, nem rpido, nem muito devagar, e ainda assim saiba variar este ritmo ao longo do percurso, levando em conta as inclinaes a serem ultrapassadas. Faa paradas de descanso, que podem ser mais curtas no incio, e um pouco maiores no final do dia, quando o cansao j est chegando. recomendvel, entretanto, no deixar a musculatura esfriar completamente por causa de paradas muito longas. Acima de tudo, se informe bem antes de entrar numa trilha para saber se voc est adequadamente preparado para ela. Por Mrcia Soares Referncias: Texto Manejo de trilhas, de Waldir Joel de Andrade. Livro Novas Trilhas do Rio, de Pedro da Cunha Menezes. Editora Sextante, 1998. Livro Montaismo. La libertad de las cimas, de Don Graydon e Kurt Hanson. Ediciones Desnvel (Madrid), 1998.

Mochila Como escolher uma mochila? As mochilas evoluram tanto nos ltimos anos e existem tantos modelos nossa disposio, que compilamos estas Dicas de Uso para facilitar o seu trabalho, na hora de escolher a que melhor lhe servir. Mochilas de Uso Dirio Procure por mochilas que vo de 10, 15 a 35, 40 litros. Procure uma com vrios bolsos. uma forma de guardar culos escuros, cameras e mapas longe da comida e da gua. As melhores mochilas so aquelas que possuem um painel nas costas, para proteger suas costas e deixar algum espao livre para a ventilao. Mochilas de hidratao (veja Hidrat, ref. ) so uma alternativa cada vez mais popular para um dia de caminhada ou pedalada. Alas acolchoadas no so muito comuns mas bastante teis se a mochila estiver com o peso um pouco acima do indicado. Capa de chuva embutida sempre uma tima opo! claro que h a opo de cor, formato etc. Mas isso com voc... Mochilas de Uso Misto Procure por mochilas entre 40 e 60 litros. Se voc for fazer caminhadas mais longas, procure as maiores. Para caminhadas curtas, as menores j serviro. Mas lembre-se que, se ela estiver pesada demais, sua capacidade de distribuio do peso deve ser compatvel, ou seja, no adianta querer colocar uma mochila sem barrigueira cheia de todo o material de camping necessrio para uma noite ao ar livre. Quem vai sofrer voc! Procure mochilas que se ajustem ao seu corpo. Isto quer dizer barrigueiras que fechem na sua cintura e tenham fita suficiente para apertar ainda mais (sem ficar largo! Afinal, a que voc carregar boa parte do peso). E alas que sejam ajustveis ou, ento, acompanhem a sua distncia entre o ombro e o meio dos quadris, onde dever estar sua barrigueira. Mochilas com armaes internas so mais confortveis do que as suas irms com armaes externas. Alas e barrigueira acolchoadas j comeam a ser quase fundamentais... Bolsinhos, capa de chuva embutida e fitas para voc comprimir e guardar material sempre til. Muitas oferecem sada para mangueira de hidratao e local especial para o cantil flexvel. So cada vez mais usados e sempre muito eficientes, j que voc no precisa parar de se exercitar para se hidratar. Mochilas Cargueiras Algo entre 60 e 90 litros o que voc encontrar com este nome. Mais do que a quantidade de equipamento que voc pretende carregar, voc precisa saber o que agenta carregar! Lembre-se que uma pessoa acostumada a trilhas e que esteja bem preparada fisicamente dever carregar, no mximo, 1/3 de seu peso. Pouco preparo? Diminua para . Sem preparo ou nenhuma experincia? 1/5 e no se fala mais nisso! Mesmo assim, algumas coisas precisam entrar na mochila, se voc pretende passar uma noite ao ar livre, ou vrias. Barraca, saco de dormir, roupas, comida, fogareiro, panelas etc. Procure mochilas que sejam do seu tamanho ou que tenham regulagens nas costas, para adequar a distncia entre os ombros e os quadris. Alas, barrigueira e costas acolchoadas so fundamentais. Voc carregar muito peso por longas horas e precisa usar algo confortvel... Bolsinhos, capa de chuva embutida e fitas para voc comprimir e guardar material do lado de fora muito importante. Aqui tambm muitas oferecem sada para mangueira de hidratao e local especial para o cantil flexvel. So cada vez mais usados e sempre muito eficientes, j que voc no precisa parar de se exercitar para se hidratar. Mochilas de Hidratao Vai pedalar? Nem pense duas vezes! Esta a mochila ideal para um dia em cima da bike. Elas sempre possuem espao para algumas coisas fundamentais, como lanterna, anorak, documentos, celular, um lanche etc. Estas mochilas tambm funcionam muito bem para dias curtos nas montanhas. So leves e funcionais, mas no deixe de levar os itens citados acima!

Mais dicas: Normalmente, o tecido usado para fazer as mochilas nilon ou lona de nilon. Costumam ser tratados para repelir a gua, mas no so impermeabilizados. Cuide-se durante chuvas, pois elas podem encharcar o seu equipamento. Procure SEMPRE uma mochila do seu tamanho, que sirva para voc ou que tenha ajustes para faz-la servir. Preste ateno nas fitas situadas na parte de cima das alas. Estas fitas so feitas para aproximar a parte superior da mochila ao seu corpo, para melhorar o equilbrio. Estas fitas e a barrigueira so fundamentais para o seu conforto. Enchimento das alas, costas e barrigueira feitos com espumas firmes, densas, apoiam melhores. Espumas de densidades mais suaves acabam sendo mais macias mas, tambm, podem ser menos confortveis depois de longas horas. A maioria das mochilas cargueiras possui abertura por cima e pela frente, na parte de baixo, facilitando o acesso aos equipamentos situados no fundo da mochila. Compartimentos que separam o fundo do resto podem at ser funcionais, mas no so fundamentais dependendo da sua forma de usar uma cargueira, tambm podem complicar bastante a sua vida, na hora de mont-la. Quando for guardar alguma coisa nas laterais das mochilas ou mesmo na parte da frente, como bastes de caminhada, as varetas da barraca, o isolante trmico ou mesmo o sobreteto da barraca, tenha certeza de que a fita est bem firme e que voc no corre o risco de perder o equipamento, preso a algum galho de rvore ou simplesmente cair pelo caminho. Armaes internas so feitas para transferirem o peso da carga. Normalmente, elas so compostas de duas varetas de alumnio e uma placa semi rgida de plstico. Caminhada Dicas para Caminhar com Crianas Quem pensa que os pequeninos no podem se divertir com a gente, est muito enganado... Crianas em trilhas e ao ar livre podem nos proporcionar momentos absolutamente inesquecveis, quando bem planejado e preparado. Por outro lado, pode ser uma terrvel experincia, se voc deixar tudo para ltima hora ou criar expectativas em cima de algo que no poder concretizar. Assim, decidimos compilar algumas dicas e sugestes para que a sua experincia seja realmente inesquecvel e, principalmente, faa com que elas queiram muito mais! 1. Divirta-se! procure tornar tudo divertido, independente do resultado. Um cume no o objetivo aqui mas, sim, mostrar s crianas o quo divertido pode ser a vida ao ar livre. Se voc quer fazer com que suas crianas gostem de caminhar, deixe-os querendo mais. No os force a fazer tudo apenas porque estava nos seus planos. A partir do momento que as crianas aprendem a amar este estilo de vida, eles rapidamente procuraro mais desafios em seus passeios. 2. Esteja preparado estar corretamente preparado a chave para um dia perfeito com as crianas, ao ar livre. Lembre-se que no apenas questo de ter o equipamento e as informaes corretas, mas de atitude e pensamentos certos. Crianas no tm a mesma fora e resistncia dos adultos. Elas ficam com frio mais rapidamente, so mais ativas, ficam cansadas ou aborrecidas com mais facilidade e freqentemente atropelam as regras de segurana, durante seu entusiasmo. 3. Sugestes de preparao mental: Faa um plano realista. No coloque peso em excesso em suas mochilas, no superestime as habilidades deles, escolha trilhas adequadas e com metas fceis de alcanar, leve um mapa ou guia para ir mostrando o progresso e o que esperar. * Caminhe em passos lentos. Deixe tempo suficiente para descansos freqentes, incentive-os com palavras motivadas, parabenize-os pelos ganhos, d lanches durante o caminho, incentive-os a parar e explorar o local toda vez que algo interessar a eles. * Seja paciente. No se preocupe em sair dos planos de horrios e distncias. Esteja realmente preparado para mudar seus planos! Escute o que as crianas esto dizendo e mantenha, sempre, a mente aberta. * Encoraje-os a seguirem regras rgidas de segurana, responsabilidade e impacto ambiental. Sempre que possvel, explique, ao invs de dar ordens (a menos que a segurana delas e do meio ambiente esteja correndo riscos). Aproveite esta oportunidade para ensin-las sobre o meio ambiente. * Prepare alguns jogos ou atividades para serem feitas durante o passeio. Caso tenha um pernoite, leve livros de histrias infantis para o acampamento. Livros de natureza tambm so uma boa pedida e podem ser lidos/estudados durante o caminho. S no esquea de procurar um livro adequado ao ecossistema que se est visitando. 4. Sugestes de equipamentos: * Calados Para caminhadas de mais de um dia, com mochilas pesadas, procure botas especiais e

amacie-as antes. Elas devem ser confortveis, leves e flexveis, com um solado bom e aderente e, de preferncia, com cano alto ou meio cano, que protege o tornozelo de tores. Para caminhadas de um dia, com mochilas leves, um bom tnis pode servir. Mas procure aqueles com meio cano, que daro uma proteo maior ao tornozelo. * Meias d uma ateno especial a elas e use sempre duas, uma fina e outra mais grossa por baixo. Cada estao pede um tipo de meia mas nunca use uma 100% algodo, pois elas empapam e podem causar terrveis bolhas. Existem materiais sintticos que deixam o p sempre seco e funcionam muito bem, tanto em lugares midos, secos, frios e/ou quentes. * Mochilas escolha-as cuidadosamente e que seja apropriada ao tamanho, peso e fora da criana + o tamanho e a dificuldade da caminhada. Para crianas maiores em caminhadas com pernoite, escolha uma mochila feita especialmente para elas ou, ento, que se ajuste perfeitamente ao corpo delas. Lembre-se que crianas no devem carregar mais do que 20% de seu prprio peso! * Saco de Dormir para ter certeza que seu filho ter uma agradvel noite ao ar livre, escolha um saco de dormir que seja apropriado ao seu tamanho e esteja de acordo com o frio que vocs iro enfrentar. Caso voc acampe freqentemente com eles, a sugesto comprar um saco de dormir para temperaturas mais baixas mas que venha com um zper. Abrindo-o, voc ter o material perfeito para dias mais quentes. Nunca demais lembrar que crianas sentem mais frio que adultos. * Roupas o princpio da cebola funciona muito bem tambm com crianas, ou seja, vista-as em vrias camadas, colocando uma camada de algum material sinttico junto ao corpo, camadas intermedirias de roupas de fleece (fibra polar) e camadas externas de casaco e cala corta-vento (anorak). Claro que tudo isto s necessrio em locais mais frios, mas t-los mo na mochila para qualquer eventualidade, nunca demais (embale-os sempre em sacos plsticos, para que se mantenham secos mesmo durante um temporal). Um chapu, para dias mais quentes, e um gorro, para dias ou horas mais frias, j que perdemos at 25% do nosso calor pela cabea. Roupas coloridas so sempre uma tima idia, pois nos ajudam a encontr-los durante a atividade. 5. Sugestes de coisas que no deviam faltar na mochila! * Protetor solar. * Repelente. * culos escuros (com proteo UV). * Apito, para chamar realmente a ateno durante uma emergncia as crianas podem us-lo pendurado no pescoo e, desta forma, podero acion-lo a qualquer momento. * Lanterna (uma para cada integrante do grupo). * Primeiros socorros. * Relgio, mas use-o! Defina horrios rgidos para a volta e cumpra-os. * Mapa ou guia e bssola estude-os e saia de casa sabendo utiliz-los corretamente. * Papel Higinico e saco de lixo ensine os pequenos a trazer de volta tudo o que levou. * gua e lanches procure ensin-los a no comer tudo, deixando um pouco para emergncias (ou levando um pouco a mais para o mesmo fim). * Mquina fotogrfica este deve ser um item barato e poder ser um importante aliado na tarefa de faz-los aproveitar e gostar da vida ao ar livre. Alm de ser uma forma de registrar o passeio, tambm os estimulam a vivenciar uma das frases mais importantes dos amantes da natureza: tire apenas fotografias e deixe apenas pegadas.

ELABORADO POR: RAIMUNDO SANTOS LDER MASTER AVANADO

You might also like