You are on page 1of 2

Jogo de bzios O jogo de bzios uma das artes divinatrias utilizado nas religies tradicionais afric anas e na religies

s da Dispora africana instaladas em muitos pases das Amricas. Existem muitos mtodos de jogo, o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 bzios sobre uma mesa previamente preparada, e na anlise da configurao que os bz ios adoptam ao cair sobre ela. O adivinho, antes reza e sada todos os Orixs e dura nte os arremessos, conversa com as divindades e faz-lhes perguntas. Considera-se que as divindades afetam o modo como os bzios se espalham pela mesa, dando assim as respostas s dvidas que lhes so colocadas. Bzios Bzio ou cowrie-vrias espcies Bzio concha de praia de vrios tamanhos, utilizada como objeto de adorno nas roupas dos Orixs onde so aplicados formando desenhos, em colares chamados de fio-de-cont as onde so colocados como fecho ou como Braj totalmente feito de bzios imitando as escamas de uma cobra, como objeto de comunicao com os Orixs nas consultas ao jogo d e bzios e Merindelogun. O bzio tem uma abertura natural e uma parte ovalada, a maioria dos adornos e jogo s de bzios so feitos com os bzios cortados, onde tirada a parte ovalada do mesmo. Existe muita discusso sobre qual seria o aberto e o fechado. A legenda das fotos estaria trocada, na viso das pessoas que consideram a parte quebrada como sendo o aberto. Outros consideram que a abertura natural do bzio seja o aberto e a outra que queb rada e ralada seja o fechado Alguns sacerdotes jogam com os bzios inteiros nesse caso o aberto a abertura natu ral do bzio.

Bzio fechado

Bzio aberto No Brasil os bzios (conchas pequenas de praia), (cawris na frica eram usados como dinheiro, foi moeda corrente) so usados pelos Babalorixs e Iyalorixs para comunicao c om os Orixs, nas consultas ao jogo de bzios ou Merindelogun. Usado para consultar o futuro, de acordo com a religio Batuque, Candombl, Omoloko, Tambor de Mina, Umbanda, Xamb, Xang do Nordeste ou como adorno em roupas dos Orixs e para confeco de alguns fio-de-contas. Tambm usado em outras religies afro-descendentes em vrios pases. Sua origem mdio-ori ntal, mais precisamente a regio da Turquia. Penetrou na frica junto com as invases daqueles povos aos africanos. Adotado pelas mulheres pelo fato de que o Opele-Ifa e Opon-Ifa (jogos divinatrios originalmente africano) destinado somente aos homens. Entrou na vida e na cultura Yoruba e enraizou-se to profundamente que hoje o Meri ndilogun (jogo de buzios) mais conhecido que o verdadeiro orculo dos Babalawos (o Opele-Ifa e Opon-Ifa)tambm o mais utilizado aqui no brasil. No entanto, segundo algumas correntes e crenas nem todas as pessoas podem ler buz ios. Esta prtica est destinada apenas a pessoas com uma forte espiritualidade. De forma geral esto pr destinadas s Mes, Pais, ou filhos de Santo aps a obrigao de sete a os com o recebimento dos direitos, autorizao e ensinamentos dado pela me ou pai de santo. [editar] Mtodos de Jogo Alm dos bzios pode-se utilizar outros objetos para consulta dos Orixs: Ob, Orob, Alob aa (cebola), atar (pimenta da costa), ossos, vceras, e outros. O jogo com quatro bzios, mais utilizado nos rituais para perguntas, normalmente a s cadas correspondem s cadas do jogo de Obi A quantidade de bzios pode vriar de acordo com a nao, o mais comum composto de 16 ou 17 bzios, mas o jogo com 21 bzios tambm muito comum.

Alguns mtodos, no se baseiam em cadas por Od como no Merindilogun, usam outras confi guraes e combinaes de bzios abertos e fechados dividindo-os em quatro grupos de quatr o bzios (que chamam de barraco) e analisam as quatro cadas e a disposio que elas se e ncontram, nesse tipo de Orculo no se fala em Od. Um outro mtodo de jogo feito com as vceras dos animais oferecidos aos Orixs, e um o utro jogo que utiliza ossos de animais unicamente ou em combinao com bzios, em ambo s casos tambm no so orientados por cadas de Od. Em alguns mtodos o olhador (adivinho) senta-se no cho e joga na prpria terra, sem t oalhas e enfeites como era feito no passado, um jogo mais simples e rstico. Podem ser jogados apenas em uma toalha branca numa mesa, ou num crculo formado po r fio-de-contas (colares) com vrios objetos representativos dos Orixs ou numa pene ira tambm com fio-de-contas e objetos. Existem mesas de jogo simples ou sofisticadas, dependendo das posses podem conte r at sinetas e objetos de ouro. diferente do (Opel-Ifa), (Opon-Ifa) e Merindilogun que so orientados por cadas de O d, antigamente mais utilizados pelos Babalawos sacerdotes de If, mas recentemente muitos Babalorixs e Iyalorixs j fazem uso desses orculos tambm. A considerao entre aberto e fechado do bzio tambm pode variar, a grande maioria dos Babalorixs utiliza a abertura natural do bzio como sendo o lado "aberto", mas vrias mulheres no culto do Candombl, principalmente na Nao de Keto, acostumaram a jogar como "aberto" o lado em que elas "abriam" o bzio, assim a fenda natural sendo o l ado "fechado", afirmando que o verdadeiro segredo em um bzio fica guardado em seu estado natural, este revelado apenas aps sua abertura cerimonial arrancando-se e sta parte at ento fechada, assim vrios Babalorixs e Iyalorixs que aprenderam por este mtodo fazem esta forma "invertida" de leitura, ao apresentado nas imagens. A gra nde verdade que ao sagrar um formato onde seja considerado aberto/fechado, este sacerdote no mais o inverte e passa aos seus filhos o conhecimento desta forma, a ssim sendo particular de cada casa o cenrio de leitura.

You might also like