You are on page 1of 21

ESTUDO SOCIOLGICO SOBRE AS ARTES MARCIAIS E DESPORTOS DE COMBATE EM PORTUGAL

Vtor Alberto Valadas Rosa1

Resumo O presente estudo pretende traar o perfil dos praticantes de artes marciais e desportos de combate a nvel nacional relativamente aos seus comportamentos, as suas motivaes e as suas crenas para com estas prticas. Para isso, baseamo-nos nos resultados de um inqurito por inqurito (exploratrio) realizado no mbito de um projecto de investigao de doutoramento em Sociologia, a decorrer no Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Palavras-chave: Artes Marciais, Desportos de Combate, Artes Orientais

INTRODUO

Em Portugal, apenas dois trabalhos exploratrios abordam a temtica das motivaes2 dos praticantes de karat. O primeiro encontra-se referido no livro A FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto: Estudos sobre Motivao, 2001; o segundo, foi por ns realizado em 2006, tendo sido apresentado nas VIII Jornadas de Sociologia, na Universidade de vora, nos dias 28 e 29 de Abril de 2006, e no colquio sobre Percursos de Investigao em Sociologia, em 10 e 11 de Maio de 2006, no Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa (ISCTE). As reflexes expostas nestes dois estudos podem ser resumidas a duas ideias principais: a primeira a de que apesar da aparente dissemelhana existente entre o karat e uma qualquer modalidade desportiva (como a natao, o voleibol, o futebol, ou a ginstica), os motivos que levam as pessoas a orientar-se para a sua prtica no so to diferentes como poderia ser de esperar. A segunda a de que os praticantes de karat privilegiam o prazer elicitado pela prtica e o bem-estar fsico e/ou psicolgico, dando menos importncia defesa pessoal e competio.

1 2

Doutorando em Sociologia, ISCTE. O termo motivao denota os factores e processos que levam as pessoas a uma aco ou inrcia em diversas situaes. De um modo mais restrito, o estudo dos motivos implica o exame das razes pelas quais se escolhe fazer algo ou executar algumas tarefas com maior empenho do que outras, ou ainda persistir numa actividade por longo perodo de tempo.

Alm do karat, existem outras modalidades de combate dual3 que so praticadas a nvel nacional (judo, aikido, taekwondo, etc.). E a questo que se coloca a de saber qual ser a realidade noutras modalidades semelhantes. Infelizmente, o estudo das artes marciais no tem merecido uma ateno adequada por parte dos investigadores portugueses4. Vive-se numa certa anemia crtica. Ora, influenciados pelos estudos realizados, e procurando obter mais informaes sobre estas modalidades para um trabalho de longa durao (tese de doutoramento), decidimos alargar o universo do primeiro questionrio que realizmos entre 3 de Novembro de 2005 e 31 de Maro de 2006, aplicando-o a outras artes marciais ou desportos de combate. Os objectivos especficos deste estudo exploratrio so claros:

i) Conhecer de forma sociolgica o perfil dos praticantes de artes marciais em Portugal; ii) Conhecer as motivaes para praticar artes marciais.

A constituio da amostra foi de 165 entrevistas por questionrio a indivduos de ambos os sexos, entre os 7 e os 74 anos, residentes em territrio nacional. Confrontados com o problema de no conhecermos as caractersticas da populao-alvo, a seleco da amostra foi feita com base em mtodos de amostragem no probabilstica (no aleatria), ou seja, no se conhece a probabilidade de um elemento da populao ser escolhido para participar da amostra5. Esta tcnica de amostragem revelou-se necessria atendendo a imperativos temporais, administrativos e econmicos que estavam subjacentes concretizao da sondagem. Porm, estamos conscientes de que no possvel extrapolar as concluses obtidas. O questionrio inclui, essencialmente, perguntas fechadas. De uma forma geral, o conjunto de perguntas destina-se caracterizao dos inquiridos segundo o sexo, a idade, a residncia, as habilitaes literrias, o estado civil, a situao perante a actividade econmica, a prtica de artes marciais, os motivos para a prtica destas modalidades, a relao com a prtica, os hbitos de leitura de revistas e livros, etc.

Esta expresso sociologicamente neutra, segundo os investigadores que promoveram e participaram no colquio Les pratiques de combat duel face au modle sportif aux XIXe et XXe sicles, Universidade de Versailles, Saint-Quentin-en-Yvelines, dias 26 e 27 de Junho de 2006. Em Portugal, a tese de doutoramento de Abel Figueiredo (2006), tornou-se num dos primeiros estudos substanciais sobre as artes marciais, nomeadamente o karat. Explicaes sobre mtodos de amostragem podem ser encontradas em Vicente, Reis e Ferro (1997) ou Reis, Melo, Andrade e Calopez (1999).

O questionrio foi realizado atravs de entrevistas pessoais e directas e foi enviado de diferentes formas (correio postal, correio electrnico), provocando um efeito do tipo "bola-deneve" (snowball), tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 7 de Abril de 2006 e 31 de Julho de 2006. O tratamento da informao foi feito com base no programa estatstico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), verses 13.0 e 14.0 for Windows. Para alm das distribuies frequenciais, foram realizados testes paramtricos (teste t de student para igualdade de duas mdias) e no-paramtricos (qui-quadrado). Recorde-se aqui, brevemente, que os testes paramtricos pressupem que se conhecem certas caractersticas da populao de onde a amostra foi retirada. Os testes no-paramtricos ou de distribuio livre no dependem de qualquer caracterstica da forma precisa da distribuio da populao de onde saiu a amostra estudada. A maioria das questes foi ventilada pelas variveis sexo, idade, estado civil e zona de residncia, j que em termos de objectivos definidos pelo estudo, se apresentam como as variveis centrais e/ou controlo. O presente relatrio pretende, assim, divulgar os resultados mais significativos obtidos atravs da sondagem realizada, dando lugar s subjectividades, avaliaes e representaes de que os praticantes de artes marciais so portadores. Esperamos que as concluses apresentadas promovam o reconhecimento do valor dos praticantes, bem como possam contribuir para a caracterizao de cenrios, diagnosticar problemas e vislumbrar linhas e agentes de mudana atravs da perspectiva pessoal dos praticantes.

CARACTERIZAO DA AMOSTRA RECOLHIDA

Idade dos inquiridos A anlise da distribuio por idades permite constatar, a partir dos dados do quadro seguinte, que se trata de um conjunto de pessoas jovens.

Quadro 1 Distribuio dos inquiridos, por escales etrios


Escales etrios 15 anos 16 20 anos 21 25 anos 26 30 anos 31 35 anos 36 40 anos 41 45 anos 46 50 anos 51 55 anos 56 60 anos 61 65 anos Mais de 66 anos Total N 22 20 27 28 22 8 13 12 4 4 1 4 165 % 13,3 12,1 16,4 17,0 13,3 4,8 7,9 7,3 2,4 2,4 0,6 2,4 100,0

Com efeito, 24,8% dos inquiridos tm idades compreendidas entre os 7 e os 20 anos (n= 42); 71,5% entre os 21 e os 60 anos (n=118) e 3,0% tm 61 e mais anos (n= 5). Pela leitura do histograma com curva normal, podemos constatar que dos 165 inquiridos no se encontram indivduos com menos de 7 anos nem com mais de 74 anos, ou seja, existe uma diferena de 67 anos entre o valor mais baixo e o valor mais alto deste grupo.
Grfico 1 Histograma com curva normal
25

20

15

Frequency
10 5

Mean =30.39 Std. Dev. =13.849 N =165 0 5 10 15 20 25 30 35 40 Idade 45 50 55 60 65 70 75

Em relao mdia de idades, ela situa-se nos 30 anos, sendo a idade mais frequente (moda) a de 23 anos. O valor que acumula at si 50% das observaes (mediana) diz-nos que nesta distribuio metade dos inquiridos tm no mximo 28 anos.

Atravs da aplicao do teste paramtrico t-student para duas mdias, verifica-se que a mdia de idades dos homens situa-se nos 32,3 anos e nas mulheres situa-se nos 23,2 anos. Com base nos resultados do output (t = 4,46; d.f. = 79,36; p< 0,001) rejeita-se a hiptese nula, H0, ou seja, a igualdade de varincias, e conclumos que no nvel de significncia de 5% as varincias so estatisticamente diferentes, isto , os homens so mais velhos do que as mulheres. Para um nvel de confiana de 95%, a idade mdia situa-se no intervalo compreendido entre os 5 e os 13 anos.

Repartio por sexos No que respeita sua repartio por sexos, verifica-se que os homens so mais numerosos (78,8%, n= 130) do que as mulheres (21,2%, n= 35). Sendo uma das preocupaes centrais do trabalho encontrar uma relao (ou ausncia dela) entre a opinio dos praticantes sobre diversos aspectos da sua prtica, afigurou-se-nos importante garantir o controlo de outras variveis que pudessem estar correlacionadas com o sexo. Para isso, precisamos conhecer a probabilidade de existir uma relao entre as duas variveis na populao de onde saiu a amostra. Para estabelecer essa probabilidade, o teste do qui-quadrado de Karl Pearson, simbolizado por 2, muito utilizado em conjunto com as tabelas de contingncia. Trata-se de um teste de significncia estatstica, o que significa que um teste que permite ao investigador determinar a probabilidade de que a associao observada entre duas variveis tenha ocorrido por acaso. O ponto de partida para a utilizao de um teste de qui-quadrado, tal como para qualquer teste de significncia estatstica, uma hiptese nula que supe que no existe relao entre as duas variveis em anlise. Desta forma, para se poder afirmar que existe uma relao entre as duas variveis na populao de onde foi retirada a amostra, preciso rejeitar a hiptese nula6. Se se confirmar a hiptese nula, ento tem de se rejeitar a afirmao da existncia de uma associao. O output resultante diz-nos que o 2 igual a 14,183; d.f.= 2; p< 0,001. Poderamos, assim, concluir que o escalo etrio e sexo esto relacionados entre si. No entanto, a associao fraca (Cramers V = 0,293).

O valor mnimo que se costuma utilizar para rejeitar a hiptese nula 0,05 ou de 0,01, ou seja, 5% ou 1%, respectivamente.

Grfico 2 Distribuio dos inquiridos, por sexo e escalo etrio


100

Grupo etario Dos 0 aos 19 anos Dos 20 aos 59 anos 60 e + anos

80

60

100

40

20
24 17 6 18

0 Masculino Feminino

Sexo

Distribuio dos inquiridos, por habilitaes literrias

Pela anlise de frequncias relativas s habilitaes literrias, constata-se elevados capitais escolares por parte dos inquiridos. Verifica-se que 55,1% frequentam ou completaram uma formao de nvel mdio (bacharelato) ou superior (licenciatura, mestrado ou doutoramento), 24,2% o ensino secundrio ou profissional e 20,6% o ensino de 1., 2. e 3. ciclos. O nvel de ensino modal, que frequentaram ou concluram, a licenciatura. Contudo, e uma vez mais, no sabemos at que ponto se tem aqui um efeito de enviesamento de amostra, uma vez que esta se constituiu a partir da resposta voluntria, logo muito dependente da motivao dos inquiridos por responder.
Quadro 2 Distribuio dos inquiridos, por nvel de ensino que frequentaram ou concluram
Nvel de ensino Doutoramento Mestrado Licenciatura Bacharelato Secundrio (10., 11. e 12. anos) 3. Ciclo (7., 8. e 9. anos) 2. Ciclo (5. e 6. anos) 1. Ciclo (escola primria) Total N 4 9 71 7 40 25 4 5 165 % 2,4 5,5 43,0 4,2 24,2 15,2 2,4 3,0 100,0

Analisando a distribuio dos escales etrios e sexos, por nvel de ensino, verifica-se que entre os mais escolarizados encontram-se os praticantes do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos de idade.
Grfico 3 Distribuio dos inquiridos, por nvel de ensino que frequentaram ou concluram e por sexo
Habilitaes Literrias 60 1. Ciclo (escola primria) 2. Ciclo (5. e 6. anos) 3. Ciclo (7., 8. e 9. anos) 50 Secundrio (10., 11. e 12. anos) Bacharelato Licenciatura Mestrado 40 Doutoramento

N
30

58

20
31

10
15 7 4 8 2 0 10 9 1 2 13

0 Masculino

Feminino

Grfico 4 Distribuio dos inquiridos, por nvel de ensino que frequentaram ou concluram e por grupos etrios
Habilitaes Literrias 20 1. Ciclo (escola primria) 2. Ciclo (5. e 6. anos) 3. Ciclo (7., 8. e 9. anos) Secundrio (10., 11. e 12. anos) 15 Bacharelato Licenciatura Mestrado Doutoramento
N

10

0
Menos Dos 16 Dos 21 Dos 26 Dos 31 Dos 36 Dos 41 Dos 46 Dos 51 Dos 56 Dos 61 Mais do que aos 20 aos 25 aos 30 aos 35 aos 40 aos 45 aos 50 aos 55 aos 60 aos 65 do que 15 anos anos anos anos anos anos anos anos anos anos anos 66 anos

Distribuio dos inquiridos, por situao conjugal

Sobre a situao conjugal dos inquiridos, foram encontradas 98 pessoas solteiras (59,4%), 56 vivem segundo o sacramento do matrimnio ou em regime de unio de facto (33,9%), 9 esto separadas ou divorciadas (5,5%) e 2 so vivos (1,2%).
Quadro 3 Distribuio dos inquiridos, por situao conjugal
Estado civil Solteiro(a) Sexo Masculino Feminino Total 66 32 98 Cas.(a)/Unio facto 53 3 56 Vivo(a) 2 0 2 Separ.(a)/Div.(a) 9 0 9 130 35 165 Total

O cruzamento das variveis sexo e estado civil diz-nos que elas esto associadas (2 = 19,060; d.f.= 3; p<0,001). O padro da distribuio do estado civil dos homens diferente do padro da distribuio do estado civil das mulheres. Neste estudo, so os homens que tm maior tendncia para serem solteiros. A leitura do valor de V de Cramer (0,340) permite-nos dizer que uma associao fraca.

O teste t-student para duas mdias (idade * estado civil: solteiros e casados) diz-nos que t= -11,796; d.f.= 79,65; p< 0,001. Neste sentido, rejeito a hiptese nula de igualdade de mdias. Dito de outro modo: para um intervalo de confiana de 95%, a diferena de idades dos solteiros e dos casados situa-se no intervalo compreendido entre os 16,8 e os 23,6 anos.

Distribuio dos inquiridos, pela nacionalidade

A distribuio dos inquiridos pela nacionalidade diz-nos que 157 inquiridos tm nacionalidade portuguesa (127 homens e 30 mulheres), 2 (mulheres) tm mais do que uma nacionalidade e 6 so estrangeiros (3 homens e 3 mulheres).

Distribuio dos inquiridos, por zona de residncia

No que respeita zona geogrfica dos entrevistados, cerca de 50% (n= 80) reside em Lisboa e Vale do Tejo. Se agregarmos as regies Norte e Centro e as regies Alentejo e Algarve, consegue-se a seguinte distribuio percentual: 29,7%, Norte+Centro; 48,5%, Lisboa e Vale do Tejo; 15,8%, Alentejo+Algarve; 3,6% Madeira; 2,4% Aores.
Quadro 4 Distribuio dos inquiridos, por zona geogrfica de residncia
Zona geogrfica de residncia Continente Norte Centro Lisboa e Vale do Tejo Alentejo Algarve Soma Ilhas Adjacentes Aores Madeira Soma Total N 31 19 80 12 13 155 4 6 10 165 % 18,8 11,5 48,5 7,3 7,9 94,0 2,4 3,6 6,0 100,0

Esta distribuio (por zona de residncia) no se afasta muito das observadas para homens e mulheres, j que 65,7% das inquiridas residem em Lisboa e Vale do Tejo. Na realidade, estas duas variveis esto correlacionadas, pois 2 = 15,791; d.f.= 6; p= 0,015. Quanto ao cruzamento das variveis grupo etrio e zona de residncia, este mostra-nos que no existe relao estatstica significativa entre estas duas variveis (2 = 13,982; d.f.= 2;

p= 0,30186). Os praticantes mais novos (dos 7 aos 19 anos) e os mais velhos (com 60 e mais anos) residem em Lisboa e Vale do Tejo.

Distribuio dos inquiridos, por actividade econmica

Quanto actividade econmica, a distribuio de frequncias revela que 43% dos inquiridos trabalha por conta de outrem, 6,7% trabalha por conta prpria, 4,8% empresrio, 39,4% dos inquiridos estudante, 3% so reformados, 1,2% acumula o trabalho por conta de outrem e por conta prpria e 1% empresrio e trabalhador por conta de outrem.
Quadro 5 Distribuio dos inquiridos, perante a actividade econmica
Actividade econmica Empresrio/patro Trabalhador por conta de outrem Trabalhador por conta prpria Trabalhador familiar no remunerado Procura de 1. emprego Procura de novo emprego Estudante Reformado Empresrio + trabalhador por conta de outrem Trabalhador por conta de outrem + trabalhador por conta prpria Total N 8 43 11 0 1 1 65 5 1 2 165 % 4,8 43,0 6,7 0,0 0,6 0,6 39,4 3,0 0,6 1,2 100,0

OS ARTISTAS MARCIAIS

Distribuio dos inquiridos, por modalidades

Quando questionados sobre quantas modalidades praticam, verifica-se que a maioria dos inquiridos (81,8%; n= 135) pratica apenas uma s arte marcial ou desporto de combate; 10,3% (n= 17) pratica duas artes de combate; 6,1% (n= 10) pratica trs artes de combate; 0,6% (n= 1) pratica 4; 0,6% (n= 1) pratica 6 e 0,6% (n= 1) pratica 7 artes marciais. A distribuio dos inquiridos pelos diversos desportos de combate a seguinte:

10

Quadro 6 Distribuio dos inquiridos, pelas diversas modalidades (mais do que uma possibilidade de resposta)
Modalidades Judo Karat Jiu-Jitsu Aikido Taekwondo Kobudo Kendo Iaido Tai Chi Chuan Jogo do Pau Kung-Fu Lutas amadoras Capoeira Pencak Silat Kenjutsu Krav Maga Shorinji Kenpo Taido Viet-Vo-Dao Total Sexo Masculino 68 39 15 11 10 5 4 5 5 5 3 3 3 3 2 1 0 1 1 184 Feminino 12 16 1 4 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 38 Total 80 55 16 15 10 7 6 5 5 5 3 3 3 3 2 1 1 1 1 222 % 36,0 24,8 7,2 6,8 4,5 3,2 2,7 2,3 2,3 2,3 1,4 1,4 1,4 1,4 0,9 0,5 0,5 0,5 0,5 100,0

Nos crculos das artes marciais com frequncia escutamos discursos relativos presumvel superioridade de um sistema, estilo, mtodo ou arte de combate relativamente a outros. Com o tempo, tem-se demonstrado e confirmado a superficialidade dessas questes, visto que o indivduo que ganha ou perde, nunca o seu estilo. Entretanto, para alm dessas estreis anlises, o que com o tempo se demonstra ou no que o vencedor e que a maioria dos praticantes frequentemente assimila, so principalmente as metodologias de treino e os exerccios como ferramentas que se mostram mais eficazes.

Distribuio dos inquiridos, por qualificaes

Quer o praticante queira quer no, a recompensa, na generalidade das prticas de combate dual, a atribuio de graduaes. Quanto mais avanadas so as graduaes, mais difceis so de atingir. preciso ter perseverana, esprito conciliador, pacincia e comprometimento a longo prazo. Neste estudo exploratrio, 53,8% dos inquiridos tm graduao superior (a partir de cinto negro, designados por dan) e 46,2% tm graduao inferior (classificados por kyu).

11

Quadro 7 Distribuio dos inquiridos, por graduao na modalidade (mais do que uma possibilidade de resposta)
Graduao 7. dan (cinto negro) 6. dan (cinto negro) 5. dan (cinto negro) 4. dan (cinto negro) 3. dan (cinto negro) 2. dan (cinto negro) 1. dan (cinto negro) 1. kyu (cinto castanho) 2. kyu (cinto castanho) 3. kyu (cinto azul) 4. kyu (cinto laranja/verde) 5. kyu (cinto amarelo) 6. kyu (cinto branco) Total N 1 1 9 5 16 26 47 26 7 17 23 8 9 195 % 0,5 0,5 4,6 2,6 8,2 13,3 24,1 13,3 3,6 8,7 11,8 4,1 4,6 100,0

Distribuio dos inquiridos, por tipo de relao com a prtica Qual a relao dos inquiridos com estas prticas? Pois bem: 12,7% (= 21) so treinadores, 29,1% (= 48) so instrutores e praticantes, 55,8% (= 92) so somente praticantes e 2,4% (= 4) so treinadores e praticantes. Distribuio dos inquiridos, por tempo de prtica

Relativamente questo sobre o tempo de prtica, encontramos praticantes com uma experincia muito curta na modalidade (menos de seis meses) e outros com grande longevidade, ultrapassando os quarenta anos. Isso atesta que uma modalidade para a vida, isto , at que a sade o permita, e que uma modalidade que aproxima praticantes mais velhos e praticantes mais jovens, numa perspectiva de contrato inter-geracional de vivncias e de transmisso de conhecimentos.

12

Quadro 8 Distribuio dos inquiridos, por tempo de prtica


Tempo de prtica Menos de 6 meses Entre 1 e 5 anos Entre 5 e 10 anos Entre 10 e 15 anos Entre 15 e 20 anos Entre 20 e 25 anos Entre 25 e 30 anos Entre 30 e 35 anos Entre 35 e 40 anos Mais de 40 anos Total N 3 35 23 30 27 17 0 8 7 15 165 % 1,8 21,2 13,9 18,2 16,4 10,3 0,0 4,3 4,2 9,1 100,0

Cruzando os dados entre a permanncia na modalidade e o sexo, constata-se que so os homens que permanecem mais tempo. As mulheres, por razes sobejamente conhecidas, tm tempos de permanncia nos desportos de combate bastante mais curtos do que os homens. Das 35 mulheres inquiridas, apenas uma mantm a sua prtica h mais de 40 anos.

Distribuio dos inquiridos, por desistncia da prtica

Na aplicao deste inqurito por questionrio, verifica-se que a grande maioria dos inquiridos no desiste da prtica das artes marciais (125, 75,8%). Se o faz (40 inquiridos, 24,2%), so os motivos profissionais, as questes de sade e os estudos as principais causas do afastamento relativamente experincia.
Quadro 9 Razes para a desistncia da modalidade (mais do que uma possibilidade de resposta)
Desistncia da modalidade Motivos profissionais Questes de sade Estudos (escola) Motivos familiares Cumprimento do servio militar obrigatrio Desinteresse pela actividade fsica Desentendimento com o instrutor No gostou do estilo da arte No conseguia evoluir na modalidade Falta de instalaes adequadas Questes financeiras Horrios incompatveis Experimentao da modalidade Guerras internas do dojo ou do clube Vertente comercial da prtica Emigrao Total N 16 11 6 4 4 4 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 56 % 28,6 19,6 10,7 7,1 7,1 7,1 3,6 1,8 1,8 1,8 1,8 1,8 1,8 1,8 1,8 1,8 100,0

13

Distribuio dos inquiridos, por motivos de prtica

A hierarquizao dos motivos em funo dos seus valores percentuais revelou que os considerados pela generalidade dos inquiridos como muito importantes para a prtica de artes marciais foram os relacionados com o bem-estar fsico e/ou psicolgico, o prazer elicitado pela prtica e a disciplina/concentrao. Ao invs, os considerados como nada importantes foram os relacionados com a competio, a afiliao (v.g.: convvio, manuteno ou aquisio de amizades) e a defesa pessoal.
Quadro 10 Distribuio das respostas dadas pelos inquiridos, segundo as motivaes para a prtica
Razes para a prtica Bem Estar-Fsico e/ou Psicolgico Defesa Pessoal Auto-Controlo Afiliao Competio Disciplina/Concentrao Prazer Elicitado pela Prtica Muito importan -te 118 37 80 38 19 84 93 % 71,5 22,4 48,5 23,0 11,5 50,9 56,4 Importante 39 74 65 92 42 58 54 % 23,6 44,8 39,4 55,8 25,5 35,2 32,7 Pouco importante 5 40 14 16 62 20 15 % 3,0 24,2 8,5 9,7 37,6 12,1 9,1 Nada importante 3 14 6 19 42 3 3 % 1,8 8,5 3,6 11,5 25,5 1,8 1,8

Quadro 11 Distribuio das dimenses motivacionais (hierarquizadas), segundo os valores mdios


Motivos para a prtica Bem Estar-Fsico e/ou Psicolgico Prazer Elicitado pela Prtica Disciplina/Concentrao Auto-Controlo Afiliao Defesa Pessoal Competio Hierarquia 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Mdia 3,65 3,44 3,35 3,33 2,90 2,81 2,23 Desvio Padro 0,633 0,735 0,764 0,782 0,885 0,881 0,960

Existe diferenciao de opinio entre homens e mulheres relativamente aos motivos escolhidos para a prtica das artes marciais e aos graus de intensidade aos itens propostos? Com base no teste-t para duas mdias, e que diz que a hiptese nula, H0: a varincia das mdias igual, contra a hiptese alternativa, H1: a varincia das mdias no igual, verificase que no h diferenas de opinio entre os homens e as mulheres para quase todos os motivos escolhidos para a prtica das artes marciais. Ou seja, com excepo do motivo

14

prazer elicitado pela prtica, existe uma proximidade de posio dos dois grupos, pois todos os valores p assumiram valores superiores a 5%.
Quadro 12 Distribuio das dimenses motivacionais (hierarquizadas), segundo os valores mdios
Motivos para a prtica Bem Estar-Fsico e/ou Psicolgico Prazer Elicitado pela Prtica Disciplina/Concentrao Auto-Controlo Afiliao Defesa Pessoal Competio Mdia Homens 3,64 3,37 3,33 3,32 2,89 2,80 2,19 Mdia Mulheres 3,69 3,69 3,43 3,34 3,09 2,89 2,37 Sig. P= 0,696 P= 0,023 P= 0,503 P= 0,895 P= 0,170 P= 0,579 P= 0,329

Distribuio dos inquiridos, segundo a imagem que tm sobre as artes marciais

A maioria dos inquiridos considera que a imagem que a opinio pblica tem sobre as artes marciais positiva (67,9%), 20,6% considera que negativa e 11,5% no sabe ou no responde. O que que contribui para o descrdito dos desportos de combate? Dos 40 inquiridos que responderam que a imagem negativa, 70% dos inquiridos diz que so os filmes, pois no mundo do cinema h muitas artimanhas, ngulos de cmara, truques de montagem e muito mais para que as coreografias saiam perfeitas, e o desconhecimento das artes marciais e das suas regras; 7,5% aponta o dedo falta de tica por parte de alguns praticantes, s lutas de rua, ao estigma da violncia (definida como a ameaa de fora fsica, ou o seu uso, contra o prprio indivduo, ou outros, em que esto envolvidos danos fsicos ou a prpria morte) e ao aparecimento de novas modalidades violentas, contribuindo para essa imagem menos boa que as pessoas tm sobre as artes marciais em Portugal. Recorde-se aqui que Paul Lazarsfeld e Robert Merton, investigadores norteamericanos da sociologia da comunicao, afirmam nos seus trabalhos que o poder dos meios de comunicao social preocupante para a sociedade, pois pode ser utilizado para o bem ou para o mal, e que, na ausncia de fiscalizao adequada, a ltima possibilidade apresenta-se como a mais provvel. Os mass media7 criam imagens de pessoas, produtos e culturas, que podem tanto valorizar quanto denegrir, exaltar ou depreciar, criando impresses positivas ou negativas. Considerando que grande parcela das informaes absorvidas pela populao so
7

Incluem uma ampla variedade de formas, como a televiso, os jornais, os filmes, as revistas, a rdio, a publicidade, os jogos de vdeo e os CDs. Chamam-se mass media porque abrangem um grande nmero de pessoas.

15

captadas por intermdio dos meios de comunicao social e que as mensagens emitidas por eles carregam uma razovel bagagem de ideologias e crenas, constata-se que a sociedade pensa e age sob a influncia dos media8. Assim, a abordagem equivocada e pejorativa das artes marciais nos meios de comunicao social dificulta a aceitao das mesmas. O desconhecimento profundo da doutrina, a constante relao entre desportos de combate e brutalidade, alm do desinteresse pelo assunto, so alguns dos factores que contribuem para que os media vendam uma imagem negativa das artes marciais. Entretanto, a questo sine qua non para que tal desporto seja denegrido pelos media a confiana que os receptores depositam nos emissores. Acredita-se em tudo o que mostrado na televiso, tocado nas emissoras de rdio e publicado em jornais e revistas. A manipulao das informaes feita de maneira to astuta que passa despercebida, encoberta pela credibilidade dos meios de comunicao. Ficam claras, portanto, as dificuldades encontradas pelos profissionais das artes marciais ao tentarem valorizar o seu trabalho.

Distribuio dos inquiridos, segundo os hbitos de leitura de revistas

Uma outra pergunta impe-se: os artistas marciais so assduos leitores de revistas dedicadas a estes assuntos, e que se encontram venda numa vulgar papelaria/tabacaria? As respostas apuradas so as seguintes: 64,8% diz que sim, 35,2% diz que no. Este ltimo valor, apesar de bastante inferior, no deixa de ser surpreendente. So os homens, dos 26 aos 30 anos, licenciados e residentes em Lisboa e Vale do Tejo, que preferem este tipo de literatura.

Cf. Anthony Giddens, Sociologia, 4. ed., Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2004, p. 456. Dois dos primeiros e influentes tericos da comunicao social foram os autores canadianos Harold Innis e Marshall McLuhan. Segundo Giddens (2004: 466), o autor francs ps-modernista Jean Baudrillard, cujo trabalho foi fortemente influenciado pelas ideias de Innis e McLuhan, um dos mais influentes tericos actuais dos meios de comunicao social.

16

Grfico 5 Hbitos de leitura de revistas sobre artes marciais, segundo o sexo dos inquiridos
Hbitos de Leitura 100 Sim No

80

60

91

40

20

39

16

19

0 Masculino Feminino

Grfico 6 Hbitos de leitura de revistas sobre artes marciais, segundo o grupo etrio
Hbitos de Leitura 25 Sim No

20

15 N 10 5 0
Menos Dos 16 Dos 21 Dos 26 Dos 31 Dos 36 Dos 41 Dos 46 Dos 51 Dos 56 Dos 61 Mais do que aos 20 aos 25 aos 30 aos 35 aos 40 aos 45 aos 50 aos 55 aos 60 aos 65 do que 15 anos anos anos anos anos anos anos anos anos anos anos 66 anos

17

Grfico 7 Hbitos de leitura de revistas sobre artes marciais, segundo as habilitaes escolares
Hbitos de Leitura 60 Sim No

50

40

N
30 20 10 0
1. Ciclo (escola primria) 2. Ciclo (5. 3. Ciclo (7. Secundrio Bacharelato Licenciatura e 6. anos) , 8. e 9. (10., 11. e anos) 12. anos) Mestrado Doutorame nto

Grfico 8 Hbitos de leitura de revistas sobre artes marciais, segundo a zona geogrfica de residncia
Hbitos de Leitura 60 Sim No

50

40

N 30 20 10 0 Regio Norte Regio Centro Regio de Regio do Regio do Lisboa e Alentejo Algarve Vale do Tejo Aores Madeira

18

Para alm de revistas alusivas s artes marciais, perguntmos aos inquiridos se lem outro tipo de literatura nacional e estrangeira. Desta feita, as preferncias recaem nas revistas tcnico/cientficas (o facto da maioria dos inquiridos ser licenciada ou estar a frequentar um estabelecimento de ensino superior pode explicar este facto) e as relacionadas com o desporto.
Quadro 13 Gnero de revistas (mais do que uma possibilidade de resposta)
Gnero de revistas Tcnico/Cientfica Desporto Informao geral Arte, msica, literatura, cultura, cinema Viagens Televiso Sociedade Informtica Sade/Famlia Feminina Economia Passatempos Decorao Mergulho Masculina Automveis Banda desenhada Infantis/Juvenis Gastronomia Total N 37 37 35 24 19 16 13 10 10 8 8 8 4 1 1 1 1 1 1 235 % 15,7 15,7 14,9 10,1 8,1 6,8 5,5 4,3 4,3 3,4 3,4 3,4 1,7 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 100,0

Distribuio dos inquiridos, segundo os hbitos de leitura de livros No quisemos ficar s pelas revistas. Perguntmos tambm se tinham lido algum livro nos ltimos trs meses. 87,3% dos inquiridos respondeu que sim, enquanto 12,7% diz que no. Quais so ento as suas preferncias? Nos trs primeiros lugares surgem os livros tcnicos, a aventura e/ou policial e o romance. Os livros sobre religio e banda desenhada quedam-se por um residual 1%.

19

Quadro 14 Gnero de livros (mais do que uma possibilidade de resposta)


Gnero de livros Livros Tcnicos Aventura e/ou Policial Romance Fico Cientfica Livro Histrico/Poltico Sade, Crianas, Famlia Biografia Poesia Arte, Msica, Cinema, Fotografia Desporto Fantasia Infantis/Juvenis Banda Desenhada Religio Total N 54 41 28 27 15 12 8 8 7 5 3 2 1 1 212 % 25,5 19,3 13,2 12,7 7,1 5,7 3,8 3,8 3,3 2,4 1,4 0,9 0,5 0,5 100,0

CONCLUSO Salvaguardadas, naturalmente, as condicionantes respeitantes inferncia estatstica que delimitam as possibilidades de generalizao, poder-se- dizer que os resultados deste estudo parecem convergir com os de outros anteriormente realizados. De forma mais especfica, salienta-se o seguinte:

Forte predominncia do sexo masculino (78,8%). Os escales etrios mais representativos em ambos os sexos so entre os 21 e os 25 anos e os 26 e os 30 anos (23,8%).

Elevados nveis de qualificaes escolares. A maioria dos praticantes de artes marciais inquiridos exerce a sua actividade econmica por conta de outrem (43%) e so estudantes (39,4%).

A maioria dos praticantes que respondeu ao inqurito reside nas Regies de Lisboa e Vale do Tejo (48,5%).

A maioria dos praticantes no desiste da prtica da sua modalidade. Se o faz, nalgum momento da sua vida, devido, essencialmente, a questes profissionais, de sade ou escolares.

Os motivos indicados como sendo os mais importantes so o bem-estar fsico e psicolgico e o prazer elicitado pela prtica. A defesa pessoal e a competio so os motivos que menos interessam aos praticantes.

20

Os tempos de permanncia dos homens nas artes marciais so superiores aos das mulheres.

Vrios inquiridos acumulam a prtica de vrias artes marciais. 67,9% dos inquiridos considera que as artes marciais tm uma imagem positiva no mbito da opinio pblica e publicada. Os que acreditam que a imagem negativa, referem que so os filmes e o desconhecimento das regras as principais causas da viso equivocada e deturpada dos valores das artes marciais.

So, essencialmente, os jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e os 35 anos, urbanos, com capital escolar elevado, os grandes consumidores de revistas sobre a temtica das artes marciais. No entanto, os seus interesses estendem-se por outras revistas nacionais e estrangeiras, nomeadamente revistas de carcter tcnico e ligadas ao desporto.

87,3% dos inquiridos no dispensa a leitura de livros. O livro tcnico ocupa o primeiro lugar; a aventura e/ou policial a segunda posio e o romance surge em terceiro lugar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CARVALHO, A. Melo de (1985), Violncia no Desporto, Lisboa, Livros Horizonte. FIGUEIREDO, Abel (2006), A Institucionalizao do Karat: Os Modelos Organizacionais do Karat em Portugal, UTL/FMH (tese de doutoramento policopiada). FONSECA, Manuel Antnio (2001), Estudo exploratrio acerca dos motivos para a prtica do karat, in A FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto: Estudos sobre Motivao, FCDEF-UP, pp. 25-27. GHIOGLIONE, Rodolphe e MATALON, Benjamin (1993), O Inqurito: Teoria e Prtica, Oeiras, Celta Editora. GIDDENS, Anthony (2004), 4. ed., Sociologia, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian. GILL, D. L.; GROSS, J. e HUDDLESTON, S. (1983), Participation Motivation in Youth Sport, in International Journal of Sport Psychology, 44, pp. 1-14. McLUHAN, Marshall (1964), Understanding Media, London, Routledge and Kegan Paul. REIS, E.; MELO, P.; ANDRADE, R. e CALOPEZ, T. (1999), Estatstica Aplicada, 3. ed., Lisboa, Edies Slabo. ROSA, Vtor (2006a), Estudo Sociolgico sobre o Karat em Portugal, Comunicao apresentada nas VIII Jornadas do Departamento de Sociologia, subordinada s Questes Sociais Contemporneas, 28 e 29 de Abril de 2006, Universidade de vora, pp. 1-16. ROSA, Vtor (2006b), Razes para a prtica do karat em Portugal: sntese de um inqurito, Comunicao apresentada no Colquio Percursos de Investigao em Sociologia, 3. ano do programa de doutoramento em Sociologia, 10 e 11 de Maio, ISCTE, pp. 1-9. SERPA, S. e FRIAS, J. (1990), Estudo da relao professor/aluno em ginstica de representao e manuteno, UTL/FMH, (no publicado). VICENTE, P.; REIS, E. e FERRO, F. (1997), Sondagens, Lisboa, Edies Slabo.

21

You might also like