You are on page 1of 15

Cuidados na Compra de uma Prensa Excntrica com Acoplamento Freio Embreagem NERINO FERRARI FILHO

Engenheiro Industrial Modalidade Mecnica Engenheiro de Segurana do Trabalho Dir. de Eng. de Aplicaes Prensa Jundia S/A nerino@prensajundiai.com.br tel: 11 40398232 www.prensajundiai.com.br

! ! !

Voc comparador ou usurio, tem certeza que sabe das exigncias de segurana em uma prensa excntrica mecnica no momento da aquisio de um novo equipamento? Voc comprador ou usurio, conhece os riscos de comprar um equipamento que no atender as atuais exigncias legais de segurana do trabalho, que devem ser aplicadas em prensas excntricas? Voc comprador ou usurio, acredita que todos os fornecedores de prensas excntricas realmente esto seguindo as condies de fabricao e instalao de dispositivos de segurana, como mencionado nos diferentes textos da legislao atual?

Se voc no tem repostas firmes para estas questes, ou est em dvida, fique atento!!!! Voc pode estar sendo enganado.

VOC PODE ESTAR COMPRANDO GATO POR LEBRE

A partir de 18 de setembro de 2008 o texto da norma NBR 13930 foi alterado. Esta norma que na verso anterior tinha apenas uma folha impressa frente e verso, com a alterao de 18.08.2008 passou a ter 55 paginas de contedo tcnico que deve ser observado pelo fabricante ou fornecedor de prensas mecnicas.

Nossas Prensas atendem o PPRPS e a NBR 13930

Perguntas e respostas para facilitar o entendimento das atuais necessidades


1. Quais so as normas ou textos que regulamentam a construo e a instalao de dispositivos de segurana em prensas excntricas aqui no Brasil. R. Atualmente temos a NBR 13930, o texto da Nota Tcnica 16 de maro de 2005 e o texto da Conveno Coletiva de Melhoria das Condies de Trabalho em Prensas e Similares de agosto de 2008. 2. Cumprir a NBR 13930, o texto da conveno e da nota tcnica 16 o suficiente? R. Na verdade outras normas so mencionadas e devem ser observadas, tais como: EN 999 Posicionamento dos dispositivos de proteo eletro-sensitiveis, NBR 14152 Dispositivos de comando bimanuais, NBR 14009 Princpios para apreciao de riscos e vrias outras normas em vigncia. 3. O que Categoria 4 de risco? R. a classificao de risco definida para prensas e alguns similares na NBR 14009.

4. O que significa equipamentos ou componentes que atendam a categoria 4? R. Componentes como rels de segurana, vlvulas de segurana, fins de curso de segurana, cortina de luz etc., devem estar homologados e certificados como categoria 4 pelo fabricante de componentes.

CLASSIFICAO NAS CATEGORIAS DE RISCOS SEVERIDADE DOS FERIMENTOS S1 Leve (em geral inteiramente reversvel) S2 Grave (em geral irreversvel, incluindo morte) FREQUNCIA DE EXPOSIO AO RISCO F1 Exposio pouco freqente e/ou curta exposio F2 Exposio freqentes e contnuas ou longas duraes

POSSIBILIDADE DE EVITAR O RISCO P1 Possvel sob condies especiais P2 Pouco possvel

Medidas que superam as necessidades com referncia ao risco Categorias possveis, que exigem medidas adicionais Categoria preferencial, para a anlise em referncia

Categorias

B 1 2 3 4
START
S 1 S 2 F 1 F 2 P 1 P 2 P 1 P 2

5. A prensa tem que ser de categoria 4? R. O produto prensa no, mas componentes responsveis pela partida de movimento, parada de emergncia, controle de ciclo de movimento, monitoramento de frenagem etc. devem estar classificados e homologados como categoria 4. 6. Existe algum instituto ou rgo certificador que certifique componentes e/ou dispositivos em categoria 4 no Brasil? R. No. Os fornecedores de componentes ou dispositivos normalmente obtm as certificaes em instituies europias. 7. Para atender categoria 4 de risco, o que os componentes preciso ter ou atender? R. Redundncia ou duplicidade de canal, auto-teste e diversidade de componentes quando possvel. 8. Como saber se os componentes so homologados ou certificados como categoria 4? R. Alguns componentes possuem demarcaes em seu prprio corpo ou placa de identificao. 9. Como obter o certificado de categoria 4 do componente? R. O fornecedor normalmente fornece cpia da certificao emitida por instituto ou organizao competente, para o item especfico ou para a famlia daquele item. O fornecedor da prensa deve repassar ou usurio ou comprador da prensa as devidas certificaes. 10. Se o fabricante ou fornecedor da prensa apresentar as certificaes em categoria 4 dos componentes que foram utilizados, o suficiente para se garantir segurana na prensa? R. No. Como todo componente ou agregado que fizer parte de uma prensa, se no for adequadamente dimensionado ou instalado, a certificao no garantir segurana efetiva.

11. Quais so os pontos crticos ou relevantes no texto da NBR13930 de 08/09/2008?


R. So muitos pontos a serem considerados pelo fabricante na execuo de prensas mecnicas. Dentre os principais esto alguns relativo ao comando da prensa como: - Controle monitoramento de escorregamento de frenagem atravs dos sinais vindos pelos cames; - Controle monitoramento dinmico da vlvula de segurana pneumtica; - Monitoramento de quebra de eixo da caixa de cames; - Todas entradas e sadas responsveis pela partida, parada e seleo de movimentos conectadas em Categoria 4 de Risco; - Chave de Reset quando houver alarme de escorregamento; - Chave de reverso de movimento para uso em caso de remoo de pessoas presas

12. O que monitoramento de frenagem ou escorregamento de frenagem?


R. um controle que se deve ter para garantir que o freio esteja atuando dentro de limites considerados aceitveis. Se este controle identificar que houve excesso de movimento durante a frenagem alm do limite, dever haver um alarme sinalizando o problema e a prensa no dever funcionar enquanto o problema no for resolvido.

13. O que considerado como limite aceitvel no controle de escorregamento de frenagem?


R. A NBR13930 menciona que pode-se ter no mximo 15 graus de movimento do eixo, preferencialmente 10 graus, alm do PMS Ponto Morto Superior, como ponto de parada da prensa. Ou seja, alm da posio 0 ou 360, admiti-se que o eixo excntrico pare a no mximo 15 j no curso de descida.

Controle de frenagem 15

PMS PMI
0 PMS 180 PMI 0 PMS 180 PMI 0 PM S 180 PMI 0 PM S

PMS

PMI

14. O que acontece se a prensa estiver parando alm dos 15 do PMS? A prensa estar com defeito? R. As lonas do freio podero estar desgastadas. Deve-se proceder a manuteno do freio para retomar as condies seguras de funcionamento da prensa.

15. Por que importante monitorar o escorregamento de frenagem? R. Se forem adotados dispositivos de segurana, tais como: Cortinas de luz, bi-manual etc., estes dispositivos devero estar instalados em uma distncia segura da rea de risco, considerando o tempo de frenagem do conjunto freio/embreagem. Se o freio no estiver atuando adequadamente, o escorregamento ser maior que o esperado colocando em risco o operador da prensa se as distncias destes dispositivos no forem alteradas.

16. Como feito este controle na prensa?


R. Atravs de sinal eltrico vindo dos cames PMS e PMI da caixa de came, numa seqncia correta de sinais, com o percurso ou curva do came previamente ajustado e sem possibilidades de alterao pelo usurio ou operador.

17. Estes sinais eltricos de PMI e PMS podem se acoplados a qualquer tipo de controle? R. A norma NBR 13930 menciona que os equipamento devem ser categoria 4.

18. Existe algum rel especfico para o controle de escorregamento de frenagem em categoria 4?
R. At o momento no disponvel um rel categoria 4 para esta funo, exceto PLCs de segurana que incorporam esta funo em blocos de programao especficos.

19. possvel a adequao de sinais do PMI e PMS sem ter uma caixa de came?
R. praticamente impossvel se determinar e construir as curvas dos cames para atender as condies da norma NBR13930, sem a utilizao de uma caixa de came.

20. NBR 13930 5.4.2.4 Se os cames para acionamento do dispositivo de monitorao do escorregamento forem acionados por um eixo de cames que por sua vez for acionado indiretamente por algum acionamento mecnico como por exemplo, por uma corrente dupla entre o eixo dos cames e o excntrico (manivela) ou um card, ento o acionamento indireto dever ser monitorado de tal forma que, se ele falhar, uma ao de parada dever ser iniciada e dever ser impossvel novo acionamento da prensa at que a falha seja eliminada. Nota tcnica 16 11. Nas prensas hidrulicas, prensas mecnicas excntricas com freio/embreagem e respectivos equipamentos similares, no enclausurados, ou cujas ferramentas no sejam fechadas, o martelo dever ser monitorado por sinais eltricos produzidos por equipamento acoplado mecanicamente mquina, com controle de interrupo da transmisso, conforme o item 4.9 da NBR13930.4 O que significa isto?

R. A superviso deve ser feita por sensor que identifica sinal pulsante vinda do eixo da caixa do came. A interrupo deste sinal pulsante enquanto a vlvula de segurana estiver acionada, significa que houve interrupo entre o eixo da prensa e eixo de comando dos cames.

Sensor de quebra de eixo do conjunto dos cames

Chave fim de curso eletromecnico

Chave fim de curso eletromecnico

Sensor de quebra de eixo do conjunto dos cames

21. possvel instalar cortina de luz em qualquer prensa que tenha embreagem/freio pneumtico?
R. Se a prensa tiver velocidade de ciclo de operao superior a 60gpm praticamente impossvel, devido ao ngulo que o eixo ainda percorre aps a sinalizao de parada. Se no movimento de descida do martelo da prensa uma interrupo ocorrer na cortina de luz e a parada da prensa ocorrer depois do PMI, no h sentido em ter uma cortina de luz no sistema. No se ter o efeito de segurana desejado.

22. Qual a distncia correta entre a cortina e a rea de risco em uma prensa excntrica?
R. Existe a norma EN999 que especifica a distancia correta para a instalao de dispositivo de segurana ptico sensitivo. Nesta norma deve-se considerar o tempo de frenagem da prensa e a resoluo da cortina de luz que se est utilizando. Com os dados em mos possvel calcular a distncia adequada de instalao da cortina.

S= K.T + 8. (d-14)
K= Constante ref. veloc. aproximao 1.600mm/s se S >= 500mm ou 2000mm/s se S< 500mm T= Tempo total que a prensa leva para parar em s d= Resoluo da cortina 30 ou 14

23. O tempo de frenagem da prensa pode ser estimado ou calculado?


R. O tempo de frenagem deve ser medido em equipamento especfico para esta funo, com certificao de aferio. Normalmente este instrumento de medio j incorpora recursos que atravs de relatrio indica a posio adequada de instalao da cortina.

24. O tempo de frenagem de uma prensa pode se alterado, diminudo?


R. Os tempos de frenagem devem ser os menores possveis, possibilitando a instalao da cortina em uma posio de boa ergonomia. Entretanto existem limites difceis de superar, pois variveis como: temperatura, perda de carga, fluxo do ar comprimido, coeficiente de atrito, etc.. dificultam a condio de frenagem em tempos reduzidos.

PLC de Segurana

PLC de Segurana

Auto-check

Bi-manual
Sinal pulsante

Auto-check

Sinal pulsante

Bi-manual

Sinal pulsante

Painel de um concorrente chins PLC no de segurana

nico rele de segurana Ou bi-manual ou emergncia

You might also like