You are on page 1of 26

CRIAO E EVANGELHO

VM: Assim como, em Ado, todos morrem, assim tambm todos sero vivificados em Cristo (1Co 15:22). Leituras da semana: Gn 3:21; Sl 104:29, 30; Jo 1:4; Rm 5:6-11; Gl 3:13; Mt 27:46 No relato bblico, Ado e Eva foram criados imagem de Deus, sem nenhum defeito moral. Mas eles tinham o livre-arbtrio, um pr-requisito para que eles pudessem amar. Quando Ado e Eva se rebelaram contra Deus, caram sob o poder de Satans (Hb 2:14). Esse fato colocou tambm o mundo inteiro sob o poder do inimigo. Jesus, porm, veio ao mundo para destruir as obras do diabo (1Jo 3:8) e nos libertar de seu poder. Ele fez isso ao morrer em nosso lugar e nos oferecer vida. Na cruz, Jesus Se fez pecado por ns (2Co 5:21) e, por isso, experimentou a separao de Seu Pai. Por Sua morte, Jesus restaurou o relacionamento entre Deus e a humanidade que havia sido quebrado pelo pecado de Ado e Eva. Todos esses pontos esto logicamente ligados histria da criao. A criao entra em cena novamente medida que o poder do Deus criador exercido para criar um corao novo em Seus filhos (2Co 5:17), renovando a imagem de Deus em ns e restaurando nosso relacionamento com Ele.

DOMINGO: Graa no Jardim Os primeiros seres humanos, seres perfeitos criados imagem de Deus, caram no pecado, o que trouxe a morte. s vezes ns, a exemplo de Eva, somos levados ao pecado pelo engano, mas, em outros momentos, como Ado, pecamos intencionalmente. De toda maneira, somos pecadores, culpados de transgredir a lei de Deus. 1. Leia Gnesis 3:9-15. Qual foi a resposta de Deus ao pecado de Ado e Eva? Deus realizou um julgamento, na verdade um juzo investigativo. O objetivo do juzo no era que Deus conhecesse os fatos. Ele j os conhecia. Na verdade, o objetivo era dar ao casal a oportunidade de aceitar a responsabilidade por suas aes, o primeiro passo para o arrependimento e restaurao. A primeira promessa evanglica foi feita a eles no den. 2. Leia Gnesis 3:21. Que outro ato de graa foi revelado? A morte veio da maneira mais inesperada. Em vez da morte imediata de Ado e Eva, um ou mais animais morreram. Imagine os sentimentos de Ado. O mais importante era um lembrete da graa de Deus.

SEGUNDA: Pecado e morte Em Gnesis 3:19, Ado foi informado de que, ao morrer, voltaria ao p do qual havia sido feito. Do p e ao p. Ciclo da gua. Macacos. A vida um fenmeno maravilhoso. Estamos familiarizados com a vida, mas ainda h algo misterioso a respeito dela. Por outro lado, sabemos muito sobre como produzir a morte. Planejamos muitas maneiras de matar os seres vivos. Algumas maneiras de tirar a vida revelam, em detalhes impressionantes, a violncia e crueldade do nosso corao pecaminoso. Unicamente Deus tem a capacidade de criar organismos vivos. Os cientistas tm tentado criar vida, pensando que, se pudessem fazer isso, teriam uma desculpa para no acreditar em Deus. At agora, todos esses esforos fracassaram. Leia Isaas 59:2. Como o pecado afeta nosso relacionamento com o Doador da vida? Se a vida s vem de Deus, ento a separao de Deus nos isola da fonte da vida. O resultado inevitvel a morte. Mesmo que se viva 969 anos, como Matusalm, a histria ainda termina com as palavras e morreu. O pecado, por sua prpria natureza, provoca a separao da vida, e o resultado a morte.

TERA: Quando ramos pecadores A resposta de Deus pecaminosidade humana redentora por natureza e motivada pelo amor verdadeiro e altrusta. Ele teria sido plenamente justificado se tivesse entregado Ado e Eva ao poder destrutivo de Satans. Afinal, eles tinham feito sua escolha. Mas Deus sabia que Ado e Eva no compreendiam o pleno significado do que tinham feito e decidiu dar a eles uma oportunidade de ter mais informaes e ser capazes de escolher novamente. O que voc faz quando ofende ou ofendido? Quando somos injustiados, gostamos de ter um pedido de desculpas. A cura completa de um relacionamento prejudicado inclui uma expresso de tristeza e aceitao da responsabilidade pelo erro. Mas Deus no esperou que pedssemos perdo. Ele tomou a iniciativa. Quando ainda ramos pecadores, Ele Se entregou para morrer em nosso favor. Essa a maravilhosa demonstrao do amor divino. Como nosso comportamento se compara com o comportamento de Deus? Quantas vezes ficamos ofendidos, com raiva, e buscamos vingana em vez de restaurao? Devemos ser eternamente gratos porque Deus no nos trata dessa maneira. O amor no um mero sentimento, mas um comportamento com base em princpios, no qual todo o esforo feito para reconciliar o ofensor com o ofendido e restaurar o relacionamento. O tratamento que Deus ofereceu a Ado e Eva uma ilustrao de como Ele se relaciona com nosso pecado. Que Cristo, to excelente, to inocente, devesse sofrer to dolorosa morte, suportando o peso dos pecados do mundo jamais nossos pensamentos e imaginao podero compreender plenamente. O comprimento, a largura, a altura e a profundidade de to assombroso amor, no podemos sondar. (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 2, p. 213). Talvez no possamos sondar esse amor, mas, por que to importante tentar?

QUARTA: Portador de pecados Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendo-se Ele prprio maldio em nosso lugar (porque est escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro) (Gl 3:13). At onde estava Deus disposto a ir pelos pecadores? Em Cristo, a Divindade Se humilhou e aceitou a maldio do pecado para nos salvar. Seria muito triste no aceitar a salvao conquistada a um preo to grande. (Hb 2:14; Ap 20:14). Na cruz, Cristo aceitou a maldio do pecado em nosso favor. Isso foi uma mudana em Sua posio com o Pai. Por nossa causa um dia a divindade foi separada. Por mais difcil que seja compreender plenamente o que estava acontecendo, podemos saber o suficiente para perceber que um preo assombroso foi pago para nos redimir.

QUINTA: Nova criao A grande notcia do evangelho est centralizada na morte de Jesus como nosso Substituto. A ideia de Cristo como nosso Substituto, morrendo pelos pecados do mundo, est inseparavelmente ligada histria da criao. Cristo veio para destruir a morte, que uma intrusa na criao de Deus. Qual o papel da morte na teoria da evoluo? No de admirar, ento, que os cristos devem rejeitar a evoluo testa como uma forma vivel de compreender a histria da criao. LER: O relato da criao em Gnesis, embora fundamental para nos ajudar a entender a morte de Cristo em nosso favor, tambm nos ajuda a compreender outro aspecto do plano da salvao: a obra da criao divina em ns, enquanto participamos de Sua santidade. 8. Leia o Salmo 51:10; Ezequiel 36:26, 27; Colossenses 3:10; 2 Corntios 5:17. Que promessas bblicas esto ligadas ao conceito de Deus como Criador? Um novo corao uma criao que s Deus pode fazer. Um novo corao uma nova vida, um novo carter, uma nova lngua, uma nova esperana. Davi reconheceu sua necessidade e pediu a Deus que resolvesse o problema por um ato de criao. Na verdade, a pessoa que est em Cristo uma nova criao. Nossa mente renovada criada para as boas obras, de acordo com a vontade de Deus. Esse tipo de criao um processo sobrenatural, realizado pelo poder do Esprito Santo. O poder criador de Deus, demonstrado na criao original, nos d confiana de que o Senhor capaz de mudar nossa vida e nos trazer de volta ao relacionamento com Ele. O que isso significa, na prtica, um novo nascimento? O que muda na vida de algum que tem essa experincia?

SEXTA: Estudo adicional A cincia humana no pode pesquisar os segredos do Altssimo. Seu poder criador to incompreensvel como Sua existncia (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 113). MT 27: 45 Naquela densa treva ocultava-Se a presena de Deus. Ele fez da treva Seu pavilho, e escondeu Sua glria dos olhos humanos. Deus e Seus santos anjos estavam ao p da cruz. O Pai estava com o Filho. Sua presena, no entanto, no foi revelada. Houvesse Sua glria irrompido da nuvem, e todo espectador humano teria sido morto. E naquela tremenda hora, Cristo no devia ser confortado com a presena do Pai. Pisou sozinho o lagar, e dos povos nenhum havia com Ele (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, p. 753, 754). Perguntas para reflexo 1. Como a histria de Jesus seria contada se no houvesse Ado e Eva? 2. Por que um erro esperar que a cincia seja capaz de explicar todas as obras da criao divina? Como o limitado pode explicar o ilimitado. 3. Que ligaes existem entre o evangelho, a criao e o juzo, conforme indicado em Apocalipse 14:6, 7? Temei a Deus, .... 4. Os crticos do cristianismo frequentemente argumentam que Jesus sabia de antemo que, embora devesse morrer, seria ressuscitado. Assim, perguntam eles, qual foi a importncia da Sua morte, visto que Ele sabia que seria apenas temporria? Como Mateus 27:4, complementado pela citao de O Desejado de Todas as Naes, acima, ajudam a responder a essa objeo?

Resumo da Lio 12 - Criao e evangelho Textos-chaves: Gnesis 3:7-21 O aluno dever... Conhecer: O plano da salvao, descrito em Gnesis, e perceber como a evoluo enfraquece esse plano. Sentir: Gratido a Deus por nos oferecer uma maneira de perdoar os outros sem subverter a justia. Fazer: Procurar praticar o equilbrio divino entre graa e responsabilidade ao nos relacionarmos com os que nos ofendem. Esboo I. CONHECER: A CRIAO E O PLANO DA SALVAO A. Sua crena a respeito da criao ou evoluo afeta a doutrina da salvao? B. A evoluo afeta a nossa necessidade de salvao? C. Com base em Sua maneira de lidar com o pecado de Ado e Eva, como o carter de Deus? D. Por que Deus estabeleceu um sacrifcio de sangue pelo pecado? Deus sanguinrio? Por qu? II. SENTIR: GRATIDO PELO DOM DA GRAA A. O que a relao entre justia e perdo significa para ns, em vista do nosso chamado para perdoar aqueles que nos ferem ou ofendem? B. O conhecimento do que Deus tem feito para nos salvar aprofunda o nosso sentimento de gratido a Ele pelo dom da salvao. C. De que forma voc pode expressar sua gratido a Deus por Sua graa salvadora? III. FAZER: PRATICANDO UMA ABORDAGEM EQUILIBRADA A. A exemplo do que Deus faz, como voc pode equilibrar a responsabilidade com a graa ao lidar com os que pecam contra voc? Resumo: Por meio da expiao com sangue, Deus voluntariamente absorve o custo da justia para o pecador, a fim de que o pecador renuncie rebeldia. Alm disso, o poder da expiao transforma o pecador em um fiel cidado do Cu.

Ciclo do aprendizado Motivao Conceito-chave para o crescimento espiritual: A criao muito importante para o plano da salvao. A evoluo mina os fundamentos do plano da salvao de vrias maneiras. S para o professor: A criao est intimamente ligada ao restante da teologia bblica. Ajude a classe a manter essa conexo em mente. LER: Deus nos criou com desgnios e propsitos, h ideais que podem ser violados. Seres morais livres podem decidir rejeitar os ideais de Deus e se revoltar contra a Sua vontade soberana. Por isso, existe um conceito bsico de pecado incorporado ordem criada. O pecado tem a ver com a escolha rebelde de rejeitar os desgnios de Deus. Por outro lado, se Deus "criou" o mundo por meio dos processos evolutivos, destitudos de direo e propsito, no haveriam ideais objetivos que o exerccio do livrearbtrio pudessem violar. E se no houvessem ideais divinos que pudessem ser violados, como poderia haver qualquer conceito de pecado? O bem e o mal poderia ser concebidos apenas em termos relativos para o indivduo. O bem e o mal teriam que ser determinados principalmente pelo interesse prprio percebido. Sendo assim, em um cenrio evolutivo, no pode haver verdadeiro senso do pecado. Se no podemos ter um conceito significativo do pecado, no temos necessidade de um Salvador. No haveria necessidade de um Deus abnegado e que Se esvazia, pois no teria havido desvio de ideais que exigissem uma restaurao salvadora. A criao, portanto, de vital importncia para a nossa compreenso da salvao. Comente: Pea aos alunos que compartilham, em suas prprias palavras, por que a compreenso da criao to essencial para a doutrina da salvao.

Compreenso S para o professor: A histria do juzo em Gnesis 3 revela tanto um Deus que responsabiliza a humanidade quanto um Deus que deseja salvar compassivamente. Comentrio Bblico Nosso compassivo Redentor (Recapitule com a classe Gn 3:721.) Em Gnesis 3, encontramos a queda da humanidade e a primeira promessa do evangelho. A abordagem ruidosa de Deus, porm, indica que Deus estava Se aproximando com objetivos maiores do que prestao de contas e punio. Se todo o interesse divino fosse a punio, tudo o que Ele tinha que fazer era aparecer de repente diante do casal e eles teriam cado e morrido de terror. Mas Deus estava realizando um juzo a fim de ajudar a humanidade a ver a sua necessidade de um Salvador. Deus prefere transformar os pecadores em vez de simplesmente mat-los. Por isso, Deus Se aproximou suavemente, fazendo perguntas, recapitulando as provas de que Ele no havia mentido para Ado e Eva. Ele fez isso antes de aplicar a condenao, na tentativa de reacender a confiana deles em Si mesmo e em Sua Palavra. E funcionou! Alm disso, Deus fez tnicas de peles para substituir suas vestes de folhas de figueira. Mas como Deus obteve as peles de animais? Peles de animais procederam de animais mortos. Por que, ento, de repente temos animais mortos na histria? A histria parece implicar que os primeiros sacrifcios pelo pecado foram oferecidos ali. O fato de que Abel sabia oferecer sacrifcios pode reforar essa concluso. Assim, naquele mesmo dia um substituto morreu, pagando a penalidade de Ado e Eva, para que eles recuperassem a comunho ntima com Deus e tivessem uma nova vida de obedincia. Isso significa que Deus sanguinrio, exigindo rituais cruis, a fim de aplacar sua ira? A abordagem suave e compassiva de Deus refuta tal pensamento.

Alm disso, a promessa de Gnesis 3:15 diz que Deus derrotaria o enganador e redimiria a humanidade. Assim, o sacrifcio aponta para uma verdade maior. O perdo no alcanado com prejuzo da justia. Ao contrrio, o perdo se torna possvel porque Deus escolheu absorver o custo da justia em Si mesmo. O JUIZ DECIDIU CUMPRIR A PENA DO RU. A punio deve ser paga, ou a lei de Deus se tornaria sem sentido. As peles apontam no para um Deus sedento de sangue, mas para um Deus misericordioso que, voluntariamente, escolhe absorver o custo da justia a fim de tornar possvel que renunciemos rebelio e voltemos harmonia com Sua soberana vontade, sem ter que ser executados. Em resumo, a abordagem suave de Deus, Sua promessa de esmagar a cabea da serpente e Sua proviso de um sacrifcio, tudo aponta para Seu desejo de nos colocar novamente em um relacionamento correto com Ele. O propsito do juzo em Gnesis 3 foi redentor, abrindo o corao de Ado e Eva para o plano da salvao. LER: Pense nisto: O perdo envolve uma vtima disposta a absorver o custo da justia, a fim de oferecer ao culpado um meio de entrar em um relacionamento novo e saudvel. O que significa para voc perdoar algum que o ofendeu? Aplicao S para o professor: Na criao e na queda, Deus revelado como misericordioso, desejando o bem de Suas criaturas. Sendo feitos imagem de Deus, cada um de ns chamado a refletir o Seu carter aos outros. Perguntas de reflexo: 1. Como a abordagem divina em Gnesis 3:7-15 nos ensina sobre a maneira pela qual devemos abordar os pecadores, ao praticar as orientaes de Mateus 18:15-20?

2. Compare e contraste os propsitos de Deus ao confrontar Ado e Eva com o propsito do procedimento indicado em Mateus 18:15-20? 3. Quando voc precisa confrontar algum sobre um problema, como as suas atitudes e abordagem podem exemplificar melhor o carter de Deus, descrito em Gnesis 3:8-15? 4. O que teria acontecido com a divina habilidade de governar se o Senhor tivesse simplesmente retirado as acusaes, em vez de ter realmente realizado um juzo? Qual diferena entre anistia e perdo? (Dica: tem a ver com a satisfao ou no da justia.) Criatividade S para o professor: O evangelho de Gnesis mostra um maravilhoso equilbrio entre o Deus justo, que responsabilizou a humanidade pelo pecado, e misericordioso, que pagou a penalidade pela transgresso de Ado e Eva contra Ele. Perguntas de aplicao: 1. Seguindo o exemplo de Deus, como voc pode equilibrar a justia e a graa, em seu relacionamento com os outros? 2. Como voc pode evitar criar uma aura de graa barata, que deixa o pecador pensando que ele pode pecar impunemente? 3. Como voc pode evitar ser to estritamente justo que parea destitudo de graa? Prvia da semana: Por meio da expiao com sangue, Deus voluntariamente absorve o custo da justia para o pecador, a fim de que o pecador renuncie rebeldia. Alm disso, o poder da expiao transforma o pecador em um fiel cidado do Cu. Leitura adicional: 1 captulo 52 Domingo, 17 de maro Corntios 1:4-9; Atos dos Apstolos,

Perguntas e respostas Certa tarde, durante uma reunio campal estudantil, envolvemos nosso lder de debate numa srie de perguntas sobre a criao, Cristo e o evangelho. Foi assim: Pergunta: O que teria acontecido se Deus jamais tivesse criado os seres humanos? Resposta: No haveria pecado. Pergunta: O que teria acontecido se no tivesse existido o pecado? Resposta: Jesus no teria vindo Terra para morrer por humanos pecadores. Pergunta: Mas Deus criou os seres humanos. Eles pecaram. Ento Jesus veio nos salvar. Mas e se Jesus no tivesse vindo nos salvar? Resposta: Os seres humanos pecadores no poderiam ser salvos. Eles morreriam sem esperana de algo melhor. E o amor de Deus por ns seria incompleto. Essas perguntas e suas respostas continuam a ressoar em minha mente. Tome a criao, por exemplo. Deus fez um brilhante trabalho por seis dias. A variedade de tudo o que Ele criou incrvel. Contudo, Ele sabia que o que Ele tinha criado seria incompleto sem os seres humanos. Ento, Ele os criou Sua imagem e os instruiu a cuidar de tudo o que Ele tinha criado. Deus amou a raa humana desde o primeiro dia da existncia dela. Como obra de Suas mos, Ele colocou Seus filhos em Seu estimado Jardim do den, onde Ele os proveu com tudo de que precisavam e pudessem desejar. Ainda mais importante: Deus deu aos seres humanos liberdade de escolha. Sem ela, eles no poderiam verdadeiramente am-Lo. No sabemos quanto tempo Ado e Eva desfrutaram a vida perfeita no Jardim do den. Mas sabemos que, quando ambos

caram na mentira de Satans, a vida perfeita teve um fim repentino e o pecado se tornou uma realidade cruel. Felizmente, tambm sabemos que, por causa do Seu amor, Deus no abandonou os dois. Apesar do fato de que eles tiveram que deixar seu lar, do seu jardim perfeito, o Criador lhes deu uma segunda possesso na vida, por meio da promessa de um Salvador, Seu prprio Filho. Cristo viria para restaurar o relacionamento entre Deus e os seres humanos. Mos Bblia 1. Leia Gnesis 3:9-15. Qual foi a resposta de Deus ao pecado de Ado e Eva? Deus realizou um julgamento, na verdade um juzo investigativo, para dar ao casal a oportunidade de aceitar a responsabilidade por suas aes: o primeiro passo para o arrependimento e a restaurao. Deus lhes perguntou o que havia acontecido e eles confessaram, embora com relutncia. Ainda que fossem culpados e seu pecado trouxesse consequncias imediatas, a primeira promessa evanglica foi feita a eles no den. 2. Leia Gnesis 3:21. Que outro ato de graa foi revelado?

Jane A. Felix | Homa Bay, Qunia Segunda, 18 de maro Relacionamento restaurado O pecado causou uma separao enorme entre a raa humana e Deus. Aps Deus ter removido Ado e Eva do Jardim, no sobrou muito para eles apreciarem. A transgresso deles os levaria morte e causaria grandes mudanas na natureza.

Geraes futuras conheceriam grande aflio e tristeza. A humanidade foi pendurada precariamente beira da extino. No entanto, Deus demonstrou Seu amor de uma forma que ningum mais jamais poderia fazer. Ele permitiu que Seu nico Filho viesse Terra onde morreria como sacrifcio pelo pecado e por todos os pecados da humanidade! A morte de Cristo traz justificao. Quando aceitamos Sua morte em nosso favor, permanecemos no favor divino e nos regozijamos na esperana da glria de Deus.

A justificao um resultado da graa de Deus. Algumas pessoas podem argumentar que Deus poderia ter abandonado Sua criao to logo as coisas ficassem amargas. Contudo, por causa do amor pelo que e por quem Ele tinha criado, Ele escolheu nos oferecer Seu prprio sacrifcio expiatrio por nossos pecados. Assim, a fora, o poder e a beleza dos quais a raa humana abriu mo poderiam ser conquistados outra vez. Um telogo observa: Talvez precisemos de uma variedade de pontos de vista da obra de Cristo. Uma grandeza natural maravilhosa como o Grand Canyon ou o Himalaia nos convida a olhar para isso de muitos pontos vantajosos. Nunca deixa de nos impressionar e

nenhuma perspectiva capaz de capturar tamanha grandeza. O feito de Cristo desafia nossa capacidade de descrio. Quanto mais refletimos sobre o significado da cruz, mais maravilhosa ela se torna. A condescendncia de Deus em assumir a humanidade e Seu desejo misterioso de sofrer nossos pecados vo agitar nossas emoes para sempre. A eternidade no ter tempo suficiente para sondar as profundezas do amor revelado no Calvrio.*
Pelo fato de Deus ter nos reconciliado consigo por meio de Cristo, somos salvos da ira de Deus contra o pecado. Nosso futuro est seguro enquanto aceitarmos a Cristo e permitirmos que Ele viva em nosso corao. * Richard Rice, The Reign of God (Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 1997), p. 198. Mos Bblia 3. Leia Gnesis 2:7; Salmo 104:29, 30; Joo 1:4; Atos 17:24, 25. Qual o significado fundamental desses textos para ns? Como essa verdade deve influenciar nossa maneira de viver? Podemos produzir morte, mas a criao da vida est alm da nossa compreenso. Unicamente Deus tem a capacidade de criar organismos vivos. Os cientistas tm tentado criar vida, pensando que, se puderem fazer isso, tero uma desculpa para no acreditar

em Deus. At agora, todos os seus esforos fracassaram. 4. Leia Isaas 59:2. Como o pecado afeta nosso relacionamento com o Doador da vida?

Beatrice Akinyi Odhiambo | Nairobi, Qunia Tera, 19 de maro Os trs lados da moeda A origem do problema (Gn 3:9-15, 21). O livro de Gnesis expressa o principal foco da Bblia: a queda da humanidade e sua redeno. Gnesis 3:9-15 oferece um relato claro da primeira reao de Deus com o pecado de Ado e Eva. Ao perguntar a Ado onde ele estava (v. 9), Deus esperava lev-lo confisso.1 A preocupao de Deus de que os humanos confessem seus pecados to forte hoje quanto naquela poca. Quando nos pergunta onde estamos, Ele deseja que tambm confessemos nossos pecados a Ele. A resposta de Ado para Deus foi fraca e desapontadora: Fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi (v. 10). Quando Ado e Eva desobedeceram a Deus, imediatamente se envergonharam de seus corpos e quiseram se esconder. Desde ento, os seres humanos tm se escondido uns dos outros e de Deus. Contudo, embora Ado e Eva tivessem se desviado do caminho em que Deus os havia colocado, Ele no os abandonou. Ele fez roupas de pele e com elas vestiu Ado e sua mulher (v. 21). Essas roupas eram uma constante lembrana de sua inocncia perdida, da morte como salrio do pecado e do prometido Cordeiro de Deus que, por Sua prpria morte vicria tiraria os pecados do mundo.2

O pecado e seus resultados (Gn 3:19; Rm 5:12-14; 6:23; 1Co 15:21, 22, 26). Deus pronunciou uma maldio sobre a serpente, a terra e sobre Ado e Eva. A partir dali, eles e seus descendentes precisariam trabalhar pela comida e vestimenta, at o dia em que morressem. Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim tambm a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram (Rm 5:12). Contudo, Deus em Seu amor nos d outra chance para viver eternamente. Ele nos oferece Seu Filho. Voc e eu merecemos a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6:23). Visto que a morte veio por meio de um s homem, tambm a ressurreio dos mortos veio por meio de um s homem. Pois da mesma forma como em Ado todos morrem, em Cristo todos sero vivificados (1Co 15:21, 22). Cristo surgiu vitorioso no Calvrio. Quando O aceitamos como nosso Salvador, somos feitos vivos nEle. Nossa vida passada de pecado (Rm 5:6-11). Enquanto ainda ramos pecadores, Cristo morreu por ns. O pecado nos enfraquece e rouba nossa fora espiritual. Ento nos tornamos mpios. Quando isso ocorre, passamos a ter medo de Deus e nos afastamos de Sua presena. Porque essa distncia aumenta sem interveno, Cristo veio Terra como um de ns. Quo maravilhoso pensar que o Filho de Deus deixou o Cu para que, pelo Seu sangue, pudssemos ser reconciliados com o Pai! O substituto que carregou nossos pecados (Mt 27:46-50). A morte de Cristo na cruz nos ajuda a refletir na magnitude dos nossos pecados. A morte dEle ocorreu para que pudssemos ganhar novamente a vida eterna. Quando aceitamos a morte de Jesus como nossa, somos reunidos a Deus e o mistrio do pecado compensado pelo mistrio da graa. No fim, a histria de como Deus derrotou o inimigo certamente o paradoxo mais

esplndido que voc jamais encontrar. Pois Ele no chicoteou ningum, no Se tornou um guerrilheiro nem proferiu ameaas intimidadoras. Em lugar disso, Ele derrotou o inimigo por um ato de fraqueza, ao morrer na cruz. O testemunho dos primeiros cristos que Jesus, Filho de Deus, libertou-nos dos nossos pecados por Seu sangue.3 Nossas perspectivas como novas criaturas (Sl 51:10; 2Co 5:17; Cl 3:5-10). Por ter Cristo morrido, podemos ter um corao puro e um esprito estvel. Um corao puro nos ajudar a ser receptivos Palavra de Deus e um esprito estvel nos direcionar nos estatutos de Deus. 1. The SDA Bible Commentary, v. 1, 1 ed., p. 231. 2. Ibidem, p. 235. 3. Charles Scriven, The Demons Have Had It (Nashville, TN: Southern Publishing Assoc., 1976), p. 62. Mos Bblia 5. Leia Romanos 5:6-11. Como esses versos nos ajudam a entender o significado da graa de Deus? A cura completa de um relacionamento prejudicado inclui uma expresso de tristeza e aceitao da responsabilidade pelo erro. Mas Deus no esperou que pedssemos perdo. Ele tomou a iniciativa. Quando ainda ramos pecadores, Ele Se entregou para morrer em nosso favor. O tratamento que Deus oferece aos pecadores mostra o verdadeiro significado do amor que vai alm dos sentimentos: um princpio.

Tony Philip Oreso | Nairobi, Qunia

Siga a Lio dos Jovens no Twitter

Quarta, 20 de maro Est consumado Para os anjos e os mundos no cados, o brado: Est consumado teve profunda significao. Foi em seu benefcio, bem como em nosso, que se operou a grande obra da redeno. Juntamente conosco, eles compartilham os frutos da vitria de Cristo. At morte de Jesus, o carter de Satans ainda no tinha sido claramente revelado aos anjos e mundos no cados. O arquiapstata se revestira por tal forma de engano que mesmo os santos seres no lhe compreenderam os princpios. No viram claramente a natureza de sua rebelio. Era um ser admirvel de poder e glria o que se pusera em oposio a Deus. [...]. Deus poderia haver destrudo Satans e seus adeptos to facilmente, como se pode atirar um seixo terra. Mas Ele no fez isso. A rebelio no seria vencida pela fora. Poder compulsor s se encontra sob o governo de Satans. Os princpios do Senhor no so dessa ordem. Sua autoridade se fundamenta na bondade, na misericrdia e no amor. E a apresentao desses princpios o meio a ser empregado. O governo de Deus moral, e verdade e amor devem ser o poder predominante. Era desgnio divino colocar as coisas numa base de segurana eterna, sendo decidido nos conselhos celestiais que se concedesse tempo a Satans para que ele desenvolver seus princpios, o fundamento de seu sistema de governo. [...] Satans induziu o homem ao pecado, e o plano de redeno

entrou em vigor. Por quatro mil anos, Cristo esteve trabalhando pelo reerguimento do homem, e Satans por sua runa e degradao. E o Universo celestial contemplava tudo. Ao vir Jesus ao mundo, o poder de Satans se voltou contra Ele. Desde quando Ele aqui apareceu, como a Criancinha de Belm, o usurpador procurou promover Sua destruio. [...] Foi derrotado, porm. Ele no pde levar Jesus a pecar. No O conseguiu desanimar, nem desvi-Lo da obra para cuja realizao viera ao mundo. Do deserto ao Calvrio, Ele foi aoitado pela tempestade da ira de Satans, mas quanto mais impiedosa era ela, tanto mais firmemente o Filho de Deus Se apegava mo de Seu Pai, avanando na ensanguentada vereda. Todos os esforos de Satans para oprimi-Lo e vencLo, s faziam ressaltar, mais nitidamente, a pureza de Seu carter (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, p. 758, 759). Mos Bblia 6. Tendo em mente a divindade de Cristo, pense nas implicaes desse texto. O que Deus estava disposto a fazer para nos salvar? Qual o resultado da rejeio do sacrifcio de Cristo em nosso favor? Gl 3:13 7. Tendo em mente Glatas 3:13, leia Mateus 27:46. O que as palavras de Jesus revelam sobre o que Ele sofreu na cruz? Na cruz, Cristo aceitou a maldio do pecado em nosso favor. Isso foi uma mudana em Sua posio para com o Pai. Quando era levado ao altar, o cordeiro sacrifical se tornava um substituto do pecador que merecia a morte. Da mesma forma, quando Cristo foi cruz, Sua condio diante do Pai mudou. Excludo da presena do Pai, Ele sentiu a maldio que nosso pecado tinha causado. Que preo assombroso foi pago para nos redimir!

Hellen Orwa | Nandi Hills, Qunia Quinta, 21 de maro Tornando-se nova criatura Em Colossenses 3:5-10, lemos as instrues de Paulo sobre tornar-se nova criatura em Cristo. As palavras dele no so menos importantes hoje, pois todos possumos caractersticas pertencentes nossa natureza terrestre e que necessitamos faz-las morrer (v. 5). Talvez estejamos envolvidos em imoralidade sexual, fofoca, raiva, drogas ou colando nas tarefas escolares. A lista infinita. No que voc est envolvido e precisa parar? No deseja voc ser nova criatura em Cristo? Voc pode ser, desde que siga o conselho de Paulo aos colossenses: Agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignao, maldade, maledicncia e linguagem indecente no falar. No mintam uns aos outros, visto que vocs j se despiram do velho homem com suas prticas e se revestiram do novo, o qual est sendo renovado em conhecimento, imagem do seu Criador (Cl 3:8-10). Nosso novo eu ser caracterizado pelos seguintes traos (Cl 3:12-14): Compaixo. Pense em quo compassivo Cristo era, como Ele ajudava o enfermo e o necessitado. Por uma semana, mostre todos os dias compaixo por algum fazendo algo que satisfaa a necessidade que a pessoa tem. Tomara que isso se torne um hbito seu! Humildade. No pense que voc melhor que os outros. Somos todos pecadores em necessidade de um Salvador. Quando aceitamos Cristo como esse Salvador, nos tornamos irmos e irms de outros que O aceitaram. Somos uma famlia, independentemente da parte do mundo em que tenhamos vindo.

Bondade e delicadeza. Alm da humildade, essas duas caractersticas nos ajudam a conviver pacificamente com todos os tipos de pessoas. Sejamos amveis e gentis em nosso trato com todos, com os animais e o meio ambiente que Deus criou para que dele desfrutssemos. Perseverana. Com tentaes por toda a volta, ore diariamente pedindo fora para perseverar at que Cristo volte. Amor. Acima de tudo, porm, revistam-se do amor, que o elo perfeito (Cl 3:14). Mos Bblia Cristo veio para destruir a morte, que uma intrusa na criao de Deus. Se a teoria da evoluo fosse o caminho escolhido por Deus para criar os seres humanos, isso significaria que a morte, longe de ser uma aberrao e um inimigo, em vez disso seria parte do plano original de Deus para a humanidade. No de admirar, ento, que os cristos devem rejeitar a evoluo testa como uma forma vivel de compreender a histria da criao. 8. Leia o Salmo 51:10; Ezequiel 36:26, 27; Colossenses 3:10; 2 Corntios 5:17. Que promessas bblicas esto ligadas ao conceito de Deus como Criador, conforme revelado em Gnesis 1 e 2? Um novo corao uma criao que s Deus pode fazer. Ns no podemos fazer isso, mas devemos depender do mesmo Criador que formou o mundo e criou nossos primeiros pais. Na verdade, a pessoa que est em Cristo uma nova criao. O poder criador de Deus, demonstrado na criao original, nos d confiana de que o Senhor capaz de mudar nossa vida e nos trazer de volta ao relacionamento com Ele.

Samson Orwa | Nandi Hills, Qunia Sexta, 22 de maro O casamento de Cristo Deus jamais desejou que morrssemos. Contudo, quando Ado e Eva pecaram, Sua ordem perfeita foi destruda. A partir daquele momento, os seres humanos passaram a temer que a morte pudesse atacar a qualquer momento. Mesmo quando a vida est indo bem para algum, a morte frequentemente est rondando para estragar essa alegria. Porm, a morte pode tambm ser vista de uma perspectiva espiritual. As pessoas que desdenham a sabedoria bblica so consideradas mortas, mesmo que possam viver por um longo perodo. Por outro lado, as pessoas que discernem o que Cristo realizou por elas na cruz tm paz e esperana, mesmo que possam estar enfrentando uma morte prematura. por isso que a morte de Cristo tem mais sentido para mim do que qualquer outra coisa na vida. Sem o Calvrio, estou destinado a morrer tanto fsica quanto espiritualmente e entrar no esquecimento. Mas, com Cristo, tenho esperana. Fui redimido pelo Seu sangue derramado na cruz e sou transformado Sua imagem pelo poder do Seu Santo Esprito vivendo em mim. Sei que existe uma coroa esperando por mim depois de eu combater o bom combate da f. A ideia de que Cristo morreria era inconcebvel para Seus seguidores mais prximos. Sendo o Criador de todas as coisas, o Filho de Deus poderia sucumbir morte? No entanto, foram cumpridas as profecias do Antigo Testamento que apontavam para a cruz. Como resultado, sou redimido do pecado e sua morte. Tenho esperana de que, no dia do juzo, o sangue de Cristo me cobrir e no serei considerado culpado. No me

entristeo como as pessoas que no tm esperana (1Ts 4:13), porque o Cristo que foi ressuscitado da morte era a mesma pessoa que poucos dias antes morrera na cruz. Ele ressurgiu com um corpo glorificado o qual no mais era sujeito s leis da natureza da maneira que nosso atual corpo mortal , mas que, no entanto, continuou possuindo a forma humana que tinha antes da Sua morte e ressurreio. Ele era a mesma pessoa, foi reconhecido por Sua aparncia exterior, Sua voz e Seus gestos. Isso nos d boas razes para concluir que, em nosso novo corpo glorioso, seremos reconhecidos por aqueles que conhecamos nesta vida e desfrutaro a vida futura conosco.* * Reinder Bruinsma, Faith Step by Step (England: Stanborough Press, 2006), p. 83. Pense nisto - Como a vitria de Cristo sobre a morte torna possvel sua vitria sobre a morte?

Mos obra - Liste quantas razes voc puder para o porqu de Deus no ter destrudo Satans e seus anjos logo aps eles terem se rebelado. - Reflita na bondade, misericrdia e amor de Deus em nos poupar quando pecamos. Registre esses pensamentos em seu dirio. - Entreviste um amigo ou uma pessoa para a qual voc considera ter sido um conselheiro quando ele/ela enfrentou uma batalha espiritual. Que lies essa pessoa aprendeu sobre aproximar-se de Deus e sobre Seu poder para salvar?

Dan Odhiambo | Nairobi, Qunia

You might also like