You are on page 1of 24

MiniMini -Curso de Microcontroladores PIC -- Eletrnica Bsica --

Eletrnica Bsica
ALTERNADA X CONTNUA Tenso alternada: aquela cujo mdulo varia continuamente e cuja polaridade invertida periodicamente. Corrente alternada: aquela cujo sentido varia no tempo .

Eletrnica Bsica
Valores Caractersticos de Tenso e Corrente CA
Valor de pico: o valor mximo, aplicado tanto ao pico negativo quanto ao pico positivo. Valor mdio: o cociente entre a rea e o tempo, sendo considerada a rea contida entre a forma de onda correspondente e o eixo do tempo, num intervalo de tempo igual a um perodo. Valor eficaz: corresponde mesma quantidade de corrente ou tenso contnua capaz de produzir a mesma potncia de aquecimento. A tenso de alimentao de 220 V quer dizer que nossa tenso de alimentao tem um valor eficaz de 220 V.

Eletrnica Bsica

Eletrnica Bsica
-Diodo Diodo Semicondutor um componente eletrnico composto de cristal semicondutor de silcio ou germnio, que permite corrente eltrica apenas em um sentido (Dispositivo Ideal). Quando polarizado diretamente, o diodo atua semelhante a uma chave fechada. J quando polarizado reversamente, o diodo comporta-se como um circuito aberto.

Eletrnica Bsica

Eletrnica Bsica
Silcio versus Germnio
O silcio pode ser usado para aplicaes em que a temperatura chega a aumentar em torno de 200 C, enquanto que o germnio apresenta um valor nominal muito menor (100 C). A desvantagem do silcio comparado com o germnio a maior tenso de polarizao direta exigida para alcanar a regio de conduo. Este valor da ordem de 0,7 V para diodos de silcio disponveis comercialmente, e de 0,3 V para diodos de germnio, quando arredondando os valores. Disponvel comercialmente temos mais componentes de silcio

Eletrnica Bsica
Aplicaes de Diodos
RETIFICAO DE MEIA-ONDA;

RETIFICAO DE ONDA COMPLETA EM PONTE;

RETIFICAO DE ONDA COMPLETA COM TRANSFORMADOR COM DERIVAO CENTRAL;

Eletrnica Bsica
-- Retificao de Meia-onda --

Eletrnica Bsica
--Retificao de Onda Completa Em Ponte --

Eletrnica Bsica
-- Ret. de Onda Completa c/ Derivao Central --

Eletrnica Bsica
-- LED (Light Emitting Diode) - O LED um diodo semicondutor que quando energizado emite luz visvel. Em qualquer juno P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, prximo juno, ocorrem recombinaes de lacunas e

eltrons. Essa recombinao exige que a energia possuda por esse eltron, que at ento era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou ftons de luz .

Eletrnica Bsica
TRANSISTOR
O transistor foi o principal componente eletrnico
responsvel pela revoluo da eletrnica na dcada de 1960. So utilizados principalmente como

amplificadores e interruptores de sinais eltricos. O termo vem de transfer resistor (resistor de

transferncia), pois dependendo da polaridade no componente, existiro diferentes valores de impedncia. Os terminais do transistor so trs: Coletor, Base e Emissor. Veremos a seguir as caractersticas dos transistores NPN e PNP.

Eletrnica Bsica
ALGUNS DADOS: Microprocessador do PLAY 3:Existem 234 milhes de transistores neste microprocessador. Processador Intel Core I5: Existem 774 milhes de transistores neste processador.

Eletrnica Bsica
-- Caractersticas - Existem dois tipos bsicos de transistores: o NPN e o PNP. Neste tpico os transistores tm suas aplicaes apenas como chaves. -- Tipo NPN: quando a base polarizada positivamente, a conduo de corrente eltrica plena. -- Tipo PNP: quando a base polarizada negativamente, a conduo de corrente eltrica plena.

Eletrnica Bsica

Eletrnica Bsica
-- Pull-up e Pull-down-Resistores pull-up e pull-down so resistores usados no projeto de circuitos eletrnicos para garantir que entradas para sistemas lgicos se ajustem em nveis lgicos esperados se dispositivos externos so

conectados. O pull-up puxa para nvel lgico alto, j o pull-down para nvel lgico baixo.

Eletrnica Bsica

Pull-up em botes

Eletrnica Bsica
-- Pull-up e Pull-down-Resistores pull-up puxa a tenso do condutor que ele est conectado para 5V(ou qualquer tenso que represente nvel lgico alto). Porm o resistor intencionalmente fraco(possui uma alta resistncia) o suficiente para que se qualquer outra coisa que puxe a tenso para 0V , far com que a tenso v para 0V. O resistor de pull-down tem funcionamento semelhante porm puxa o sinal para baixo.

Eletrnica Bsica
-- LCD(Display de Cristal Lquido)-O LCD, display de cristal lquido, um dos perifricos mais utilizados como dispositivo de sada em sistemas eletrnicos. Ele contm um microprocessador de controle, uma RAM interna que mantm plotados no display os dados enviados pelo microcontrolador e uma RAM de construo de caracteres especiais.Os LCDs so encontrados nas

configuraes previstas na tabela do prximo slide.

Eletrnica Bsica

Eletrnica Bsica

Eletrnica Bsica
Sensores
Um sensor um dispositivo que responde a um estmulo fsico de maneira especfica e mensurvel. Os sensores que so de interesse no uso de microcontroladores so aqueles que respondem com sinal eltrico a um estmulo, geralmente uma diferena de tenso. Nesse caso, esses sensores podem ser chamados de transdutores. O transdutor converte um tipo de energia em outro. geralmente composto por um elemento sensor e uma parte que converte a energia proveniente dele em sinal eltrico.

Eletrnica Bsica
Sensores

You might also like