You are on page 1of 3

RIO GRANDE DO NORTE

DECRETO N 23.323, DE 27 DE MARO DE 2013

Institui o ano de 2013 como Ano Paulo Freire da Educao do Rio Grande do Norte e d outras providncias.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuies que lhe confere o art. 64, V, da Constituio Estadual, e com fundamento nos arts. 11 e 66, I, da Lei Complementar Estadual n. 163, de 5 de fevereiro de 1999,

D E C R E T A:

Art.1 Fica institudo o ano de 2013 como o Ano Paulo Freire da Educao do Rio Grande do Norte.

Art. 2 Para comemorar o Ano Paulo Freire da Educao do Rio Grande do Norte ser constituda uma Comisso Executiva com a finalidade de cumprir as seguintes metas:

I - desenvolver uma agenda para comemorar os 50 anos da experincia de Angicos, a ser coordenada pela Secretaria de Estado da Educao e da Cultura (SEEC), com o apoio do Ministrio da Educao (MEC) e em conjunto com os seguintes parceiros institucionais e sociais:

a) Prefeitura Municipal de Angicos RN;

b) Instituies Pblicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte, Paraba e Pernambuco;

c) Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (UNDIME);

d) Frum Potiguar de Educao de Jovens e Adultos (EJA);

e) Instituto Paulo Freire (IPF); e

f) entidades da sociedade civil da rea da educao;

II - elaborar o Plano Estadual de Educao de Jovens e Adultos, a ser realizado de forma democrtica e participativa, inclusive com professores e gestores de EJA de escolas estaduais, que deve dispor sobre os seguintes assuntos:

a) poltica de alfabetizao de jovens e adultos;

b) formao de professores; e

c) construo de uma nova proposta curricular para a EJA que integre educao, sade, trabalho, cultura, tecnologia, meio ambiente, direitos humanos e cidadania;

III - disseminar o ethos freireano por meio de prticas de formao, produo de livros e materiais didticos, estudos e pesquisas; e

IV - instituir premiaes para experincias exitosas de alfabetizao e de educao de jovens e adultos realizadas por professores e gestores de EJA de escolas pblicas norte-rio-grandenses, bem como para a criao de polticas pblicas pelas prefeituras municipais que visem universalizao da educao para este segmento social.

1 Os eventos a serem realizados devem destacar a memria e a experincia tanto dos alfabetizandos quanto dos coordenadores deste projeto desenvolvido pelo educador brasileiro Paulo Freire no Municpio de Angicos RN, durante o Governo de Aluzio Alves, pela SEEC em parceria com o Servio de Extenso Cultural da antiga Universidade do Recife PE.

2 A participao na comisso de que trata o caput deste artigo no ser remunerada, sendo considerada servio pblico relevante.

3 Ser facultativa a participao dos rgos e entidades que no integrem a estrutura organizacional da Administrao Direta ou Indireta do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte.

Art. 3 A SEEC fica autorizada a expedir normas regulamentares necessrias ao funcionamento e organizao da Comisso Executiva por intermdio de portaria.

Art. 4 As despesas relacionadas s atividades decorrentes da implementao deste Decreto correm por conta de dotaes consignadas SEEC na Lei Oramentria Anual (LOA).

Art. 5 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

Palcio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 27 de maro de 2013, 192 da Independncia e 125 da Repblica.

ROSALBA CIARLINI Betnia Leite Ramalho

You might also like