You are on page 1of 155

Sistema informtico

Estrutura e funcionamento de um sistema informtico

Todos os dispositivos fsicos que constituem um

Os sistemas informticos so constitudos por

sistema informtico.

Programas conjunto de instrues que gerem e controlam o hardware, de uma forma organizada, para que o computador possa funcionar convenientemente.

Hardware

Entrada de dados (Input) Recepo dos dados a serem processados

Processamento Manipulao dos dados por forma a obter Informao Armazenamento Armazenamento de informao para posterior reutilizao e transporte Sada de dados (Output) Visualizao e obteno da informao produzida

Hardware
(Esquema de Van Neumann)

Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de sada (output) Memrias primrias

Dispositivos de entrada (input)

Memrias secundrias Dispositivos de entrada e sada


Principais componentes de um SI: CPU, memrias e dispositivos E/S

Exemplo de Hardware
Unidade Central de Processamento Dispositivos de Input (Esquema de Van Neumann) Dispositivos de output

Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de sada (output) Memrias primrias

Dispositivos de entrada (input)

Dispositivos de armazenamento/ memrias secundrias

Memrias secundrias Dispositivos de entrada e sada

Dispositivos de Input/Output

Principais componentes de um SI: CPU, memrias e dispositivos E/S

Software
Software de Sistema composto essencialmente pelo sistema operativo, ou seja, consiste num conjunto de instrues que transformam o hardware num sistema funcional.

Software de Aplicao
- composto pelos programas de computador com os quais o utilizador vai desempenhar determinadas operaes.

Adobe Photoshop zo

WINDOWS XP

Componentes de um computador

Caixas

Caixa
A caixa um dos elementos que determina o aspecto exterior do computador.

O seu tamanho no tem nada a ver com as capacidades e performances do computador e na grande maioria dos casos, o seu espao interior encontra-se vazio.

S nos computadores portteis que o espao todo aproveitado, para facilitar o seu transporte.

Caixa
A diferena entre elas est no espao que contm para colocar discos, leitores de cassetes, CD-ROM e entre outro hardware.

A escolha do tamanho da caixa deve ter em considerao a quantidade de hardware com que se pretende equipar o computador.

Em relao ao tamanho das caixas, estas podem ser essencialmente de 6 tipos de caixa:

Tipo de Caixa
SUPER TOWER MIDI TOWER MICRO ATX TOWER - SERVER

MIDI TOWER ATX

MIDI ITX

BAREBONE

Exerccio
Tipo de caixa Mini tower

Fotografia:

- Caixa Minitower - Cor : Preto / Prateado - Motherboards suportadas : Micro ATX, Extende ATX - 2 x 5.25" Baas Externas

Caractersticas: - 1 x 3.5" Baas Externas


- 6 x 3.5" Baas Internas - 2 x USB (Frontal) - 2 x udio (In/Out ; frontal) - Fonte de alimentao : 500W

Componentes de um computador

Fontes de Alimentao

Fontes

A fonte de alimentao o dispositivo responsvel por fornecer energia elctrica aos componentes de um computador.

Fontes
Fontes AT (Utilizadas para Motherboards mais antigas) Liga/Desliga atravs de um boto ON/OFF directamente ligado fonte de alimentao. As duas fichas encaixam num conector de 12 pinos, existente na motherboard, que alimentam a 12 V e 5 V.

Fontes
Fontes ATX / ITX Liga/Desliga atravs de um boto ON/OFF directamente ligado Motherboard. A Motherboard controla o funcionamento da fonte. O Computador pode ser desligado pelo S.O. Para desligar atravs do boto ON/OFF necessrio premir mais de 4 segundos. A ficha nica desta fonte possui 20 ou 24 pinos e alimenta a motherboard em 12 V, 5 V e 3,3 V.

Fontes
Fontes ATX / ITX
As fontes de alimentao ATX fornecem tenses diferentes de 12 Volts, 5 V e 3,3 V. Os 300 W anunciados dizem respeito potncia total, ou seja, potncia mxima que a fonte possibilita quando todas as sadas estiverem em carga. Normalmente, a potncia consumida apenas de 160 W, aproximadamente.

Na prtica, em geral, numa fonte de 300 W, 50 % a 55% correspondem a sadas de 12 V e o restante corresponde s sadas de 5 V e 3,3 V.

As sadas de 12 V permitem alimentar as drives de disquetes, disco rgido, ventoinha e leitor de cd-rom ou dvd. Os 5 V e 3,3 V so usados pela Motherboard para alimentar todos os componentes a ela ligados, como o processador e memrias.

Fontes
Conectores das fontes de alimentao Os principais conectores existentes numa fonte ATX, comeando pelo conector que ligado motherboard.

Um conector de placa-me com 24 pinos, sendo que uma parte, com 4 pinos, separada. Isso existe para garantir compatibilidade com placas-me que utilizam conectores de 20 pinos

Fontes
Conectores das fontes de alimentao

Um conector utilizado em dispositivos como HDs e unidades de CD/DVD que utilizam a inferface PATA , tambm conhecida como IDE. Esse padro est caindo em desuso, pois foi substitudo pelas especificaes SATA

Fontes
Conectores das fontes de alimentao conector de energia do actual padro SATA: o encaixe SATA na parte traseira de um disco rgido

Fontes
Conectores das fontes de alimentao Um conector utilizado em unidades de disquetes.

Fontes
Conectores das fontes de alimentao Chamado de ATX12V, o conector visto abaixo conta com 4 pinos, deve ser encaixado na placa-me e geralmente tem a funo de fornecer alimentao eltrica para o processador.

Fontes
Conectores das fontes de alimentao Algumas fontes de alimentao, possui uma ventoinha, isto , um "ventilador" que tem a funo de retirar o ar quente proveniente do calor que gerado dentro do computador.

Modelos mais sofisticados tambm contam com um sensor de temperatura que capaz de acelerar a rotao das ventoinhas em caso de aumento de calor.

Fontes
Eficincia das fontes de alimentao outro aspecto de extrema importncia na hora de escolher uma fonte. Exemplo: Temos um computador que exige 300 W, mas a fonte est extraindo 400 W.

A eficincia aqui ento de 75%. Os 100 W a mais que no so utilizados so eliminados em forma de calor.

Fontes
Potncia das fontes de alimentao Se colocar no PC uma fonte com potncia mais baixa do que a computador necessita, vrios problemas podem acontecer, como desligamento repentino da mquina ou o PC reinicia constantes. O ideal optar por uma fonte que oferea uma certa "folga" neste aspecto.

A tabela fornece uma estimativa do quanto os principais componentes de um computador podem consumir

Exerccio
Fonte de Alimentao FPSP4A420F120 - FTE ALIMENTACAO 420W LKW 12CM RETAIL SILVER

Motherboard

Placa principal, placa me ou motherboard


A motherboard, tambm designada por placa-me ou placa principal, considerada o elemento mais importante de um computador, pois tem como funo permitir que o processador comunique com todos os perifricos instalados.

A placa-me realiza a interconexo das peas componentes do microcomputador. Assim, processador, memria, placa de vdeo, HD, teclado, mouse, etc. esto ligados directamente placa-me. Ela possui diversos componentes electrnicos (circuitos integrados) e entradas especiais (slots) para que seja possvel conectar os vrios dispositivos.

Placa principal, placa me ou motherboard


Apesar de a constituio de uma placa-me poder variar conforme o modelo e o fabricante, h componentes que se mantm, nomeadamente: slots para o encaixe das placas de vdeo, som, modems e outros perifricos; conectores para o encaixe de mdulos de memria e tambm do processador; portas srie, paralelo, USB e outras; conectores para o teclado e a fonte de alimentao; BIOS (Basic Input/Output System) ou "sistema bsico de entrada e sada" pequeno chip responsvel pelo reconhecimento dos componentes de hardware instalados e pelo fornecimento de informaes bsicas para o funcionamento do computador; CHIPSET - componente que comanda todo o fluxo de dados entre o processador, as memrias e os demais componentes.

Processador
O processador fica encaixado no soquete devendo observar que uma placame no aceita qualquer tipo de processador, pois desenvolvida para soquetes especficos.

Cada tipo de processador tem caractersticas que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo.

Assim sendo, a placa-me deve ser desenvolvida para aceitar

determinados processadores.

Memria RAM
As placas-me mais antigas trabalhavam com tecnologia conhecida com SDRAM e a DDR, actualmente o padro mais usado o DDR2 e DDR3.

BIOS
BIOS (Basic Input Output System) um tipo de chip (Flash-ROM) que contm um pequeno software responsvel por controlar o uso dos dispositivos e mantm informaes de data e hora

Bateria
A bateria interna do tipo Ltio(bateria de ltio) CR2032 tem a funo de manter as informaes da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador est desligado (somente em placas-me antigas, nas actuais sua principal funo manter o relgio interno funcionando).

A bateria de ltio dotada de trs volts de potncia para que mantenha em funcionamento sem atrasar o relgio e outros componentes como as informaes gravadas na BIOS.

Northbridge
Faz a comunicao do processador com as memrias, atravs do barramento de comunicao externa do processador, e com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express.

Como ele faz o trabalho mais pesado, geralmente requer um dissipador de calor devido ao seu aquecimento elevado.

Southbridge
O southbridge geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada ou sada (I/O) como as interfaces IDE que ligam os HDs, os drives de CD-ROM, drives de DVD-ROM ao processador.

Controlam tambm as interfaces Serial ATA. Geralmente cuidam tambm do controle de dispositivos on-board como o som.

PCI
O barramento PCI ou (Peripheral Component Interconnect) uma tecnologia para conectar diferentes perifricos na Placa-me

AGP
O barramento AGP ou (Accelerated Graphics Port) uma tecnologia de barramento usada principalmente por placas de vdeo. As placas AGP excedem um pouco em tamanho as placas PCI. A tecnologia AGP j est sendo substituda pelo barramento PCI Express.

IDE/ATA
O termo Integrated Drive Electronics (IDE) refere-se no somente definio do conector e interface, mas tambm ao facto do controlador estar integrado na drive, no estando separado na/ou ligado placa-me

Conector
O conector de energia ligado placa-me. Ao contrrio do padro AT, no possvel encaixar o plug de forma invertida. Cada orifcio do conector possui um formato, que dificulta o encaixe errado.

Tipos de motherboard
AT (Advanced Tecnology)-(350 mm 305 mm)

Trata-se de um tipo de placa-me j antiga.

Seu uso foi constante de 1983 at 1996.

Um dos fatores que contriburam para que o padro AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), o espao interno reduzido, que com a instalao dos vrios cabos do computador (flat cable, alimentao), dificultavam a circulao de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes mquina devido ao super aquecimento

Tipos de motherboard
AT (Advanced Tecnology)-(350 mm 305 mm)

Tipos de motherboard
ATX (Advanced Tecnology Excedente) - (305 mm 244 mm)

Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padro AT.

Entre as principais caractersticas do ATX, esto: o maior espao interno, proporcionando uma ventilao adequada, conectores de teclado e mouse no formato mini-DIN PS/2. conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-me, melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impea a instalao de placas de expanso por falta de espao.

Tipos de motherboard
ATX (Advanced Tecnology Excedente)

Tipos de motherboard
ITX (170 mm 170 mm)

um padro de placa-me criado em 2001 pela VIA Technologies ( uma empresa taiwanesa desenvolvedora de circuitos integrados, principalmente chipsets de placas-me e placas de vdeo)

Destinada a computadores altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer no o computador mais rpido do mercado, mas sim o mais barato, j que na maioria das vezes as pessoas usam um computador para poder navegar na Internet e editar textos.

Tipos de motherboard
ITX (170 mm 170 mm)

A inteno da placa-me ITX ter tudo on-board, ou seja, vdeo, udio, modem e rede integrados na placa-me.

Outra diferena dessa placa-me est em sua fonte de alimentao. Como possui menos perifricos, reduzindo assim o consumo de energia, sua fonte de alimentao pode ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.

Tipos de motherboard
ITX (Advanced Tecnology)

Exerccio
Motherboard ATX MB586P41TD3P - MB GIGABYTE P41T-D3P G41 S775 DDRIII GBLAN ST PCIE

Barramento

Barramento (bus)
Uma das caractersticas mais importantes de um computador a arquitectura de barramento (bus), pois ela que determina a forma como esto interligados todos os componentes e perifricos desse computador e a velocidade com que a informao transmitida.

O barramento permite a circulao dos dados entre os diversos componentes de um sistema informtico.

Existem trs funes distintas nos barramentos:

Comunicao de Dados

funo de transporte dos dados.

Tipo bidireccional

Comunicao de Endereos Comunicao de Controlo

funo de indicar endereo de memria dos dados que o processador deve retirar ou enviar funo que controla as aces dos barramentos anteriores. Controla solicitaes e confirmaes. Tipo bidireccional Tipo unidireccional

Tipos de Barramento (bus)


Barramento do processador utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes do sistema computacional.

Barramento de Cache o barramento dedicado para acesso memria cache do computador a memria esttica de alto desempenho localizada prximo ao processador

Barramento de Memria o barramento responsvel pela conexo da memria principal ao processador. um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e actualmente gira em torno de 133 MHz a 2000 MHz, como nas memrias do tipo DDR3.

Tipos de Barramento (bus)

Barramento de Entrada e Sada o barramento I/O ou E/S, responsvel pela comunicao as diversas interfaces e perifricos ligados placa-me, possibilitando a instalao de novas placas, os mais conhecidos so: PCI, AGP e USB.

Barramento de Dados o barramento Data Bus, responsvel por transportar informao da instruo (atravs do cdigo de operao), varivel do processamento (clculo intermedirio de uma frmula por exemplo) ou informao de um perifrico de E/S (dado digitado em um teclado). O tamanho da via de dados determina respectivamente o mximo nmero de instrues.

Busde

Memrias Cache
Cache Utilizada para o armazenamento dos dados mais requisitados pelo processador, evitando, assim, ler ou escrever directamente na memria RAM.

A cache interna uma memria de acesso bastante rpido, que se coloca entre a memria principal (RAM) e o processador. Contudo, a sua capacidade de armazenamento , normalmente, reduzida.

Discos

Discos Histria dos Discos Tipos de Discos Componentes e funcionamento dos HDs Tipos de ligao nos Discos Tamanhos dos Discos Capacidades de Armazenamento Cuidados a ter com disco

Histria do Disco
O primeiro disco rgido foi construdo pela IBM em 1956, e foi lanado em 16 de Setembro de 1957. Era formado por 50 discos

magnticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanumricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes.

Tipos de Discos

Disco Rgido

Disco SSD

Discos Rgido
Os discos rgidos so os dispositivos mais utilizados para a leitura e escrita de informao. Devido sua estrutura rgida e fixa, permitem ler e armazenar mais informao (na ordem dos vrios gigabytes) a velocidades mais elevadas do que qualquer outro dispositivo de armazenamento.

comum encontrar disco rgido com: 5.400, 7.200, 10.000 RPM (Rotao Por Minuto).

Rotao do Discos Rgido


A velocidade de rotao indica quantas rotaes por minuto (RPM) um disco rgido capaz de fazer.

Quanto maior o nmero de rotaes feitas, maior ser a velocidade de leitura dos dados armazenados do disco rgido.

Componentes e funcionamento dos HDs


Os discos ficam guardados dentro de uma espcie de "caixa de metal.

Essas caixas so seladas para evitar a entrada de material externo, pois at uma partcula de poeira pode danificar os discos, j que estes so bastante sensveis. Isso significa que se abrir um HD em um ambiente despreparado e sem o uso dos equipamentos e das tcnicas apropriadas, existe grande possibilidade de perder os dados.

Componentes e funcionamento dos HDs


A placa lgica contm chips responsveis por diversas tarefas. O mais comum conhecido como controlador, pois gere uma srie de itens do HD, como a movimentao dos discos e das cabeas de leitura/gravao, o envio e recebimento de dados entre os discos e o computador, e at rotinas de segurana.

Outro dispositivo comum placa lgica um pequeno chip de memria conhecido como cache. Cabe a ele a tarefa de armazenar pequenas quantidades de dados durante a comunicao com o computador. Como este chip consegue lidar com os dados de maneira mais rpida que os discos rgidos, ele agiliza o processo de transferncia de informaes. No mercado, atualmente, mais comum encontrar discos rgidos que possuem cache com capacidade entre 2 MB e 32 MB.

Cache de disco
Com os avanos tecnolgicos, vrios tipos de cache foram desenvolvidos. Actualmente h cache em processadores, discos rgidos, sistemas, servidores, nas placas-me etc.

Em primeiro lugar temos uma pequena quantidade de cache instalada no prprio HD. Este cache pode ser de 2 MB, 16 MB, ou at mais, dependendo do modelo.

Cache de disco
A funo deste primeiro cache basicamente a seguinte: Geralmente ao ler um arquivo, sero lidos vrios setores sequenciais. A forma mais rpida de fazer isso naturalmente fazer com que a cabea de leitura leia de uma vez todos os setores da trilha, passe para a prxima trilha seguinte, leia todos os seus setores, passe para a prxima e assim por diante. Isso permite obter o melhor desempenho possvel. O problema que na prtica no assim que funciona. O sistema pede o primeiro setor do arquivo e s solicita o prximo depois de receb-lo e certificar-se de que no existem erros.

Cache de disco
Os dados lidos pelas cabeas de leitura, originalmente so gravados no cache, e a partir dele, transmitidos atravs da interface IDE ou SCSI. Caso a interface esteja momentaneamente congestionada, os dados so

acumulados no cache e, em seguida transmitidos de uma vez quando a interface fica livre, evitando qualquer perda de tempo durante a leitura dos dados. Apesar do seu tamanho reduzido, o cache consegue acelerar bastante as operaes de leitura de dados. Claro que quanto maior e mais rpido for o cache, maior ser o ganho de performance.

Componentes e funcionamento dos HDs


cabea de eitura e gravao

Discos
Funcionamento de um disco? 1 O Brao de Leitura movimentado cada vez que necessrio ler ou escrever algum dado. 2 A Cabea de Leitura a grande responsvel por ler e escrever os dados. Ela funciona atravs de eletromagnetismo e grava os dados manipulando as molculas da superfcie do disco.

3 Os discos actuais possuem vrios pratos, cada prato tem uma cabea de leitura prpria e todos se movimentam Simultaneamente, Eles so feitos, geralmente, de alumnio (ou de um tipo de cristal) recoberto por um material magntico e por uma camada de material protector

Discos
Funcionamento de um disco? 4 O eixo dos pratos controlado pelo motor do disco, o qual gira com uma incrvel velocidade de 7.200RPM (em alguns HDs essa velocidade pode ser maior ou menor). 5 Os pontos em laranja significam os dados que a cabea de leitura ler. Note que o Brao de Leitura deve ser movimentado com muita frequncia para poder conseguir ler e escrever todos os dados solicitados. 6 - Atuador: o responsvel por mover o brao acima da superfcie dos pratos e assim permitir que as cabeas faam o seu trabalho. Para que a movimentao ocorra, o atuador contm em seu interior uma bobina que "induzida" por ims. VIDEO 2

Gravao e leitura de dados


A superfcie de gravao dos pratos composta de materiais sensveis ao magnetismo (geralmente, xido de ferro).

O cabeote de leitura e gravao manipula as molculas desse material por meio de seus polos. Para isso, a polaridade das cabeas muda em uma frequncia muito alta: quando est positiva, atrai o polo negativo das molculas e vice-versa.

De acordo com esta polaridade que so gravados os bits (0 e 1). No processo de leitura de dados, o cabeote simplesmente "l" o campo magntico gerado pelas molculas e gera uma corrente eltrica correspondente, cuja variao analisada pelo controlador do HD para determinar os bits.

Gravao e leitura de dados


As trilhas so crculos que comeam no centro do disco e vo at a sua borda. Estas trilhas so numeradas da borda para o centro, isto , a trilha que fica mais prxima da extremidade do disco denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida chamada trilha 1 e assim por diante, at chegar trilha mais prxima do centro. Cada trilha dividida em setor. Cada setor possui uma determinada capacidade de armazenamento (geralmente, 512 bytes).

Gravao e leitura de dados


necessrio preparar os discos para receber dados. Isso feito por meio de um processo conhecido como formatao. H dois tipos de formatao: formatao fsica e formatao lgica. A formatao fsica justamente a "diviso" dos discos em trilhas e setores. Este procedimento feito na fbrica. A formatao lgica, por sua vez, consiste na aplicao de um sistema de arquivos apropriado a cada sistema operacional. Por exemplo, o Windows capaz de trabalhar com sistemas de arquivos FAT e NTFS

Gravao e leitura de dados


FAT 32

a evoluo natural do sistema FAT 16. A sua implementao surgiu com a segunda edio do Windows 95. Actualmente suportada nos sistemas operativos Windows 9x, 2000 , xp, vista e agora tambm no Windows 7 e Linux.

Foi desenvolvido tendo em conta o aumento da capacidade dos discos rgidos actuais, suportando discos at 2 terabytes.

Vantagem reside no facto de desperdiar menos espao til nos discos.

FAT 32 criar cpias de segurana do boot sector [sector de arranque] permite uma eficaz recuperao em caso de falha.

Gravao e leitura de dados


NTFS - NT File System

um sistema de ficheiros, que mais fivel, ou seja, que menos provvel haver problemas em ficheiros (o que que acontece se houver uma quebra de energia a meio da escrita de um ficheiro? O ficheiro ser recuperado, na sua verso anterior).

Nas parties com formatao NTFS, menos provvel que ficheiros fiquem corrompidos e tambm menos provvel que algum tenha acesso a ficheiros a que no deveria ter acesso.

Tipos de Discos ( Disco SSD)


SSD (sigla do ingls solid-state drive) ou unidade de estado slido um novo tipo de discos para armazenamento so bem compactos, ultra finos e leves. Um disco do tipo SSD super simples e no tem partes electrnicas visveis. O cabo dos SSD exactamente o mesmo utilizado em HDs SATA, visto que ele tem o mesmo padro de transferncia.

Tipos de Discos ( Disco SSD)


1 A Placa de Circuito Impresso a responsvel por conectar todos os chips de memria e os demais sectores do disco. 2 - Este um chip de memria com uma capacidade igual aos outros que esto

presentes na imagem. O SSD trabalha de maneira muito semelhante aos pendrives, tanto que utilizam uma memria quase

idntica. Os chips de memria possuem clulas que podem ser escritas e lidas. O processo de leitura e escrita comandado por outros sectores do disco.

Tipos de ligao nos Discos

HD IDE ou PATA

HD SATA

Tipos de ligao nos Discos


HD IDE ou PATA Estes so os discos mais antigos e utilizam um cabo maior para a transmisso de dados cabos com 40 ou 80 vias Os discos IDE utilizam cabos de energia de quatro pinos, presentes na maioria das fontes padro.

Os HDs do tipo PATA so grandes e pesados, confira na imagem abaixo como identific-los.

Tipos de ligao nos Discos


HD SATA

O novo padro de HD o SATA e reconhec-lo bem simples, porque ele utiliza um cabo de oito vias bem fino. Relembra-se ainda que apesar de j existir os discos SATA 2 (a segunda verso desses HDs), fisicamente no h diferenas

Tipos de ligao nos Discos


HD SATA

Tamanhos dos Discos


discos rgidos 2,5 discos rgidos 1,8 discos rgidos 3.5

IDE

IDE

SATA

SATA

Disco Rgido 1.8


Os discos rgidos 1.8 tm vantagens e desvantagens. Dentro das vantagens est o seu peso, sendo inferior aos de 2.5, o que ajuda muito nos mini-portteis.

Outra das vantagens o seu menor consumo de energia.

As desvantagens, talvez a mais marcante , segundo conhecimento meu, no existirem discos rgidos 1.8 a rodar a mais de 4200RPM, o que faz com que os acessos fiquem mais lentos e por sua vez deixe a mquina mais lenta

I IIII I I IIDIIII llliiiiiiiiiiiRIII "!l._':'.! :800M.J 10fi'3flll3c, r4 ='J . !ti\ ,f:lf (1_ /.ATAj
l.U.J i lM ..... 11U Ge ...

Disco Rgido 3.5

Informado na Compra 1 20Gb 200Gb 250Gb 500Gb 1 Tb 1,5 Tb 3 Tb

Considerado pelo Sistema 111,7 Gb 186,26 Gb 232,83 Gb 465,66 Gb 931,32 Gb 1 .396,98 Gb 2.793,96 Gb

Cuidados a ter com o disco


Cuidado ao manusear Nunca pegue num HD ou SSD sem antes ter descarregado a energia electrosttica. Tome cuidado ao encaixar o disco na gaveta pois qualquer batida pode gerar algum problema no disco

No balance muito Os notebooks ainda no abandonaram os maravilhosos HDs, pelo menos a maioria ainda utiliza o disco rgido. Portanto, a dica perfeita para usurios que utilizam um notebook, pois ao fazer movimentos muito bruscos, enquanto o HD est funcionando, muitos problemas podem ocorrer, sendo que o principal e mais crtico a perda total do disco.

Cuidados a ter com o disco


No deixe seu disco prximo de manes os HDs IDE e SATA utilizam eletromagnetismo para funcionar, portanto, nem pense em deixar ims muito perto do HD, porque isso ir prejudicar o funcionamento e provavelmente ir apagar todos os dados do disco em pouco tempo. Desfragmente! A desfragmentao aumenta a performance geral do sistema, pois o disco no demora tanto para acender aos dados solicitados

Cuidados a ter com o disco


Formatao completa Ao instalar algum sistema operacional, sempre opte pela formatao completa, pois a formatao rpida no apaga todos os dados e prejudica o desempenho geral do disco.

HDs externos
O HD externo til para quando se tem grandes quantidades de dados para

transportar ou para fazer backup (cpia de segurana de seus arquivos).

Exerccio
Disco 3.5 HI35S500WD7232B - HDD 3.5P WD CAVIAR BLUE 500GB 7200RPM 16MB SATA2

Chipset

chipset
Um chipset (conjunto de circuitos integrados) um grupo de circuitos integrados ou chips, que so projetados para trabalhar em conjunto.

Northbridge
Faz a comunicao do processador com as memrias, atravs do barramento de comunicao externa do processador, e com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express.

Como ele faz o trabalho mais pesado, geralmente requer um dissipador de calor devido ao seu aquecimento elevado.

Southbridge
O southbridge geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada ou sada (I/O) como as interfaces IDE que ligam os HDs, os drives de CD-ROM, drives de DVD-ROM ao processador.

Controlam tambm as interfaces Serial ATA. Geralmente cuidam tambm do

controle de dispositivos on-board como o som.

Caractersticas de chipset
O chipset um dos principais componentes lgicos de uma placa-me, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memria, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de perifricos, baixa velocidade).

A ponte norte faz a comunicao do processador com as memrias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express.

J a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que j no usado mais em placas-me modernas.

Caractersticas de chipset
O chipset quem define, entre outras coisas, a quantidade mxima de memria RAM que uma placa-me pode ter, o tipo de memria que pode ser usada (SDRAM, DDR-SDRAM, Rambus, etc.), a freqncia mxima das memrias e do processador e o padro de discos rgidos

Caractersticas de chipset
Todas as placas-me tm marca. As marcas de placas-me mais conhecidas so Asus, ASRock, Abit, Soyo, Epox, Zida/Tomato, Pcchips, QDI, ECS, FIC, Tyan, Biostar, Soltek, Phitronics, Gigabyte Technology, Intel, foxconn, entre outras. muito comum confundir a marca da placa-me com a marca do chipset. Por exemplo, pelo fato de uma placa-me usar chipset SiS, isto no significa que a placa foi produzida por essa empresa, pois a SiS fabrica apenas os circuitos usados por motherboards, mas no fabrica placas

Memria RAM

Memria RAM
A memria RAM (Random Access Memory) uma memria de acesso aleatrio, um tipo de memria que permite a leitura e a escrita, utilizada como memria primria em sistemas electrnicos digitais.

Memria de acesso aleatrio (RAM) uma forma de armazenamento de dados de computador. Hoje, ela toma a forma de circuitos integrados que permitem que os dados armazenados sejam acedidos em qualquer ordem.

Termo acesso aleatrio identifica a capacidade de acesso a qualquer posio em qualquer momento.

A RAM perde toda a informao quando o computador desligado

Memria RAM
Diferentes tipos de RAM: DIP, SIPP, SIMM 30 pin, SIMM 72 pin, DIMM (168-pin), DDR DIMM (184-pin)

Tipo de MEMRIA RAM


Existem basicamente dois tipos de memria em uso: SDR (Single Data Rate) controlador de memria realiza apenas uma leitura por ciclo.

DDR (Double Data Rate) so mais rpidas, pois fazem duas leituras por ciclo

Memria SDR SDRAM


Single Data Rate Sincronous Dynamic Random Access Memory ou SDR SDRAM um equipamento ou hardware de computador destinado a funcionar como memria voltil do sistema.

Existem 3 tipos de SDR SDRAM PC66: Trabalha na frequncia de 66MHz; PC100: Trabalha na frequncia de 100MHz; PC133: Trabalha na frequncia de 133MHz

Memria DDR SDRAM


DDR SDRAM ou double-data-rate synchronous dynamic random access memory (memria de acesso aleatrio dinmica sncrona de dupla taxa de transferncia ).

um tipo de circuito integrado de memria utilizado em computadores, derivada das muito conhecidas SDRAM e combinada com a tcnica DDR, que consiste em transferir dois dados por pulso de clock, obtendo assim, teoricamente, o dobro de desempenho em relao a tcnica tradicional de transferncia de dados quando operando sob a mesma frequncia de clock.

Memria DDR SDRAM


Modelos das Memria DDR

Nome padro

Clock de memria

Tempo de ciclo

Velocidade de clock

Taxa de dados

Nome do mdulo

Taxa de transferncia

DDR-200

100 MHz

10 ns

100 MHz

200 Milhes/s

PC-1600

1600 MB/s

DDR-266

133 MHz

7.5 ns

133 MHz

266 Milhes/s

PC-2100

2100 MB/s

DDR-300

150 MHz

6.67 ns

150 MHz

300 Milhes/s

PC-2400

2400 MB/s

DDR-333

166 MHz

6 ns

166 MHz

333 Milhes/s

PC-2700

2700 MB/s

DDR-400

200 MHz

5 ns

200 MHz

400 Milhes/s

PC-3200

3200 MB/s

Memria DDR SDRAM


Modelos das Memria DDR2

Nome padro

Clock dos chips

Ciclo de tempo

Clock real

Dados por segundos 400 Milhes 533 Milhes

Nome do mdulo PC2-3200 PC2-4200 PC2-4300 PC2-5300 PC2-5400 PC2-6400 PC2-8500 PC2-8600 PC2-10400

Taxa de transferncia 3200 MB/s 4266 MB/s

DDR2-400 DDR2-533

100 MHz 133 MHz

10 ns 7.5 ns

200 MHz 266 MHz

DDR2-667 DDR2-800 DDR2-1066 DDR2-1300

166 MHz 200 MHz 266 MHz 325 MHz

6 ns 5 ns 3.75 ns 3.1 ns

333 MHz 400 MHz 533 MHz 650 MHz

667 Milhes 800 Milhes 1066 Milhes 1300 Milhes

5333 MB/s 6400 MB/s 8533 MB/s 10400 MB/

Memria DDR SDRAM


Modelos das Memria DDR3

Nome padro

Clock de memria 100 MHz 133 MHz

Tempo de ciclo

Velocidade de clock 400 MHz 533 MHz

Taxa de dados

Nome do mdulo PC3-6400 PC3-8500

Pico de taxa de transferncia 6400 MB/s 8533 MB/s

DDR3-800 DDR3-1066

10 ns 7.5 ns

800 MT/s 1066 MT/s

DDR3-1333

166 MHz

6 ns

667 MHz

1333 MT/s

PC3-10600

10667 MB/s

DDR3-1600

200 MHz

5 ns

800 MHz

1600 MT/s

PC3-12800

12800 MB/s

DOR

DOR 2

("'
a

I I l
4

I i
Q

UI

I I I
LL

L2

Ll

11

Capacidade
A capacidade de uma memria medida em Bytes: kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes) megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes).

Velocidade
A velocidade de funcionamento de uma memria medida em Hz ou MHz.

Este valor est relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo.

Existem no entanto algumas memrias RAM que podem efetuar duas transferncias de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferncia de informao para a mesma frequncia de trabalho.

Alm disso, a colocao das memrias em paralelo (propriedade da arquitectura de certos sistemas) permite multiplicar a velocidade aparente da memria

Cache
Utilizada para o armazenamento dos dados mais requisitados pelo processador, evitando, assim, ler ou escrever directamente na memria RAM.

A cache interna uma memria de acesso bastante rpido, que se coloca entre a memria principal (RAM) e o processador. Contudo, a sua capacidade de armazenamento , normalmente, reduzida.

Existe ainda a cache secundria cache nvel 2 tipicamente externa, com maior capacidade de armazenamento do que a cache interna e tambm com tempos de acesso superiores.

Exerccio
Memorias DDR 400 1D2048S333STECC - 2048MB DDR1 333 1X184 QUIMONDA ECC SUPER TALENT SERVER MEM

Processadores

Processador
O microprocessador, popularmente chamado de processador, um circuito integrado que realiza as funes de clculo e tomada de deciso de um computador.

Todos os computadores e equipamentos eletrnicos baseiam-se nele para executar suas funes, podemos dizer que o processador o crebro do computador por realizar todas estas funes tornar o computador inteligente.

Processador
Um microprocessador incorpora as funes de uma unidade central de computador (CPU) em um nico circuito integrado.

um dispositivo multifuncional programvel que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instrues armazenadas em sua memria, e fornece resultados como sada.

Processador
O processador fica encaixado na soquete devendo observar que uma placame no aceita qualquer tipo de processador, pois desenvolvida para soquetes especficos.

Cada tipo de processador tem caractersticas que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos.

Assim sendo, a placa-me deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores.

Unidade Central de Processamento (CPU)


O CPU um circuito integrado constitudo por milhares componentes electrnicos elementares.

Considerada a componente mais complexa de todo o tema, tambm a fundamental, determinando o funcionamento e o desempenho do computador.

Unidade Central de Processamento (CPU)


A estrutura de um CPU, para alm de complexa, pode variar sistema para sistema. Contudo, independentemente do sistema podemos referir como principais os seguintes componentes:

Unidade de Controlo (UC) - determina e controla as operaes a efectuar. Unidade Aritmtica e Lgica (ALU) - a responsvel pela execuo de todas as operaes aritticas (adio, subtraco, multiplicao, etc.) e lgicas. Registos - componentes que, temporariamente, armazenam dados com que a ALU efectua as operaes. Unidade de Comunicao Interna - nesta unidade que so recebidos os dados provenientes de componentes externos (memrias ou dispositivos de entrada) para, em seguida, serem processados.

Unidade Central de Processamento (CPU)


microprocessadores
Processador INTEL Celeron E3400 2.6GHz 775 FSB800 BOX Marca: Intel Referncia: E3400 - Velocidade do processador : 2.60 GHz - FSB : 800 MHz - Cache L2 : 1 MB - Socket : LGA775

O hertz (smbolo Hz) a unidade de frequncia derivada do SI (Sistema Internacional de Unidades)para frequncia, a qual expressa em termos de ciclos por segundo a frequncia de um evento peridico. O FSB (front-side bus) a interface de comunicao entre o processador e a memria. Quanto mais rpido ele for, mais dados podem movimentar.

Cache
Com toda a evoluo a memria RAM continua sendo muito mais lenta que o processador Para atenuar a diferena, so usados dois nveis de cache, includos no prprio processador: o cache L1 e o cache L2

O cache L1 extremamente rpido, trabalhando prximo frequncia do processador. Mas so necessrios alguns ciclos de clock para que a informao armazenada no L1 chegue at as unidades de processamento.

o cache L2 mais lento tanto em termos de tempo de acesso (o tempo necessrio para iniciar a transferncia) quanto em largura de banda, mas bem mais econmico em termos de transstores, permitindo que seja usado em maior quantidade.

Unidade Central de Processamento (CPU)


microprocessadores da Intel Pentium
Core i9 Core i7 Core i5 Core i3 Centrino Xeon Core Duo Pentium Dual-Core Pentium D Pentium M Pentium 4 Pentium III Pentium II Pentium Extreme Edition

Celeron
Celeron Celeron D Celeron M

Core 2
Core 2 Extreme (quad core) Core 2 Extreme (duo core) Core 2 Quad Core 2 Duo

Unidade Central de Processamento (CPU)


microprocessadores da AMD Arquitetura desenvolvida pela AMD
Srie Am2900 (1975) 29000 (29K) (198795)

Processadores com arquitetura x86

2nd source (197991) Srie Amx86 (199195) Srie K5 (1995) Srie K6 (19972001) Srie K7 (19992005) Srie K8 (2003) Srie K9 Srie K10

Socket am3

Socket am2+ - am2

Socket fm1

Socket lga1366

Socketlga1156

Socketlga1155

Socket lga2011

Socket lgans

Exerccio
Processadores

A775E8400C2D30 - E8400 775 3.0G 6M 2C2T 1333MHZ

Placa de vdeo

Placas de vdeo
As placas de vdeo so componentes de hardware responsveis pela gerao das imagens que so exibidas no ecr do computador.

Placas de vdeo
Placa de vdeo, tambm chamada de adaptador de vdeo ou placa grfica, um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memria prpria

Nos computadores de baixo custo, as placas de vdeo esto incorporadas na placa-me, no possuem memria dedicada, e por isso utilizam a memria do sistema,

Placas de vdeo
J em computadores bons e mais sofisticados, o adaptador de vdeo pode ter um processador prprio, ou GPU ou acelerador grfico. Trata-se de um Unidade de Processamento Grfico ou processador capaz de gerar imagens e efeitos visuais tridimensionais, e acelerar os bidimensionais, aliviando o trabalho do processador principal e gerando um resultado final melhor e mais rpido.

Placas de vdeo
O que GPU?

A GPU (Graphics Processing Unit - Unidade de Processamento Grfico), tambm chamada de chip grfico, o componente mais importante de uma placa de vdeo.

Trata-se, de um tipo de processador responsvel pela execuo de clculos e rotinas que resultam nas imagens exibidas no monitor de vdeo do computador.

Placas de vdeo
O que GPU?

Tal como acontece com as CPUs, h uma grande variedade de GPUs disponvel no mercado, algumas mais potentes, desenvolvidas especialmente para processamento de complexos grficos 3D (para execuo de jogos ou produo de filmes, por exemplo), at as mais simples, fabricadas no mercado de computadores de baixo custo. H vrios fabricantes de GPU no mercado, mas as empresas do ramo mais conhecidas so NVIDIA, AMD (antiga ATI) e Intel, sendo que as duas primeiras so as mais populares no que se refere a chips grficos mais sofisticados.

Placas de vdeo
Barramentos

Para fazer com que a placa de vdeo se comunique com o computador, necessrio utilizar uma tecnologia padronizada de comunicao ou, mais precisamente, barramentos. Existem vrias tecnologias para isso, sendo algumas exclusivas para placas de vdeos.

No momento de escolher uma placa de vdeo, importante verificar se o barramento utilizado pelo dispositivo existe na placa-me do seu computador, uma vez que para cada tecnologia existe um slot, isto , um conector diferente.

Placas de vdeo
Accelerated Graphics Port Placa AGP Slot AGP 3.0

Placas de vdeo
Peripheral Component Interconnect Placa PCI Slot PCI Express

Placas de vdeo
Conectores de vdeo

Existem dois padres utilizados para isso: conectores VGA (Video Graphics Array) DVI (Digital Video Interface). VGA composto por um conjunto de at 15 pinos. Trata-se de um padro bastante conhecido, mas que est cada vez mais em desuso. Isso porque conectores VGA foram padro em monitores do tipo CRT (Cathode Ray Tube), que perderam espao para monitores LCD (Liquid Crystal Display).

Placas de vdeo
Monitores CRT precisam trabalhar com converso de sinal digital/analgico enquanto que monitores LCD trabalham apenas com sinais digitais. Por conta disso, conectores VGA, que foram desenvolvidos com foco em monitores CRT, acabam causando perda de qualidade de imagem quando utilizados em monitores LCD. A soluo foi a criao de um padro totalmente digital, o DVI

Placas de vdeo
Resoluo e cores

Numa placa de vdeo, uma caracterstica importante que geralmente descrita nas especificaes do dispositivo a sua resoluo mxima, referindo o conjunto de pixels que formam linhas horizontais e verticais na tela.

Exemplo uma resoluo de 1600x900. Esse valor indica que h 1600 pixels na horizontal e 900 pixels na vertical, como exemplifica a seguinte imagem:

Placas de vdeo
Resoluo e cores

Placas de vdeo
Resoluo e cores

claro que, quando maior a resoluo suportada, maior a quantidade de informaes que podem ser exibidas na tela, desde que o monitor de vdeo seja capaz de lidar com os valores suportados pela placa de vdeo. Dentro do limite mximo, a resoluo pode ser alterada pelo usurio por meio de recursos especficos do sistema operacional, onde tambm pode-se mudar a quantidade de cores com a qual a placa de vdeo trabalha.

Placas de vdeo
GDDR - memria de vdeo

Outro item de extrema importncia em uma placa de vdeo a memria. A velocidade e quantidade desta pode influenciar significantemente no

desempenho do dispositivo.

Esse tipo de componente no difere muito das memrias RAM que so tipicamente utilizadas em PCs, sendo inclusive relativamente comum encontrar placas que utilizam chips de memria de tecnologias DDR, DDR2 e DDR3. No entanto, placas mais avanadas e atuais contam com um tipo de memria especfica para aplicaes grficas: memrias GDDR (Graphics Double Data Rate).

Exerccio
Placas de vdeo PGV560TITW2M5 - PGV MSI NVIDIA GTX560 TI TWINFROZR II/OC 2GB DDR5 PCIE2

O RAMDAC o componente da placa de vdeo que faz a ponte entre os dois mundos, convertendo os dados digitais da memria de vdeo nos dados analgicos entendidos pelo monitor.

Placa de Som

Placas de vdeo
Placa de som um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de converso com um mnimo de qualidade e tambm para gravao e edio.

Placa de TV

Placas de TV
Uma Placa sintonizadora de TV um componente de computador que permite que sinais de televiso e vdeo composto sejam recebidos por um computador. A maioria das placas sintonizadoras tambm funcionam como placas de captura de vdeo, permitindo-as gravar programas de TV no disco rgido.

Placas de TV
Sintonizadoras de TV esto disponveis em diferentes interfaces: como placa de expanso de barramento PCI, barramento PCI Express (PCIe) , PCMCIA, Mini PCI Express, PCMCIA Express ou dispositivos USB.

Placas de TV
Existem atualmente quatro tipos de placas sintonizadoras no mercado: Sintonizadores de TV Analgica Sintonizadores de TV Digital Sintonizadores Hbridos

Placas de televiso analgica resultam em uma baixa qualidade de vdeo TV Digital transmitido como sinal digital, ento no necessrio nenhum codificador.

Um sintonizador hbrido tem um sintonizador que pode ser configurado para atuar como um sintonizador digital ou analgico Este muito semelhante ao sintonizador hbrido, excepto por ter dois sintonizadores separados na placa. Um pode assistir TV analgica enquanto o outro grava a digital, ou vice-versa

Sinton izadores "Comb o

Perifricos

Perifricos
Perifricos so aparelhos ou placas que enviam ou recebem informaes do computador.

Na informtica, o termo "perifrico" aplica-se a qualquer equipamento acessrio que seja ligado CPU (unidade central de processamento)

Perifricos
Dispositivos de entrada e sada de dados
Um dispositivo de entrada um sistema que permite introduzir dados do exterior num sistema informtico. Um dispositivo de sada um sistema que permite ao computador disponibilizar informao para o exterior, para que a possamos utilizar.

Dispositivos de:

Entrada Sada Entrada e sada

Perifricos
Dispositivos de entrada

Perifricos
Dispositivos de sada

Perifricos
Dispositivos de entrada e sada

You might also like