You are on page 1of 35

MINISTRIO DA SADE COMIT GESTOR PARA IMPLANTAO DO DECRETO 7508/11

IMPLANTAO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SADE

Decreto 7.508/11
Regulamenta a Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organizao do Sistema nico de Sade SUS o planejamento da sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa e d outras providncias.

Decreto 7.508/11
Captulo I das disposies preliminares - ( Art. 1e Art. 2) Captulo II da Organizao do SUS - ( Art. 3 ao Art. 14 ) Seo I das Regies de Sade Seo II da hierarquizao Captulo III - do Planejamento da Sade - ( Art. 15 ao Art. 19) Captulo IV da Assistncia Sade - ( Art. 20 a Art. 29 ) Seo I da RENASES Seo II da RENAME Captulo V da Articulao Interfederativa - ( Art. 30 ao Art. 41) Seo I das Comisses Intergestores Seo II do Contrato Organizativo da Ao Pblica da Sade Captulo VI das disposies finais - (Art. 42 ao Art. 45)

O Decreto 7.508/11 preenche uma lacuna no arcabouo jurdico do SUS, ao regulamentar a Lei 8.080, dispondo sobre a organizao do SUS, o planejamento da sade, a assistncia sade e a articulao interfederativa, possibilitando o aprimoramento do Pacto pela Sade e contribuindo na garantia do direito sade a todos os cidados brasileiros

Operacionalizao do Decreto 7.508/2011 Diretrizes para a organizao das regies de sade; Normas e fluxos do COAP; Diretrizes para a elaborao da RENASES; Diretrizes para a elaborao da RENAME; Diretrizes para o planejamento do SUS.

Regies de Sade:
Integram os componentes estratgicos de governana: a CIT no mbito nacional, a CIB, no mbito estadual, e as CIR, no mbito das Regies de Sade. As CIRs substituiro os atuais Colegiados de Gesto Regional (CGR). Para implantao das Regies de Sade, as Secretarias Estaduais e os COSEMS conformaro as suas regies de sade com base no disposto nos art. 4 6 do Decreto 7508/2011 e resoluo tripartite.

PACTO PELA SADE E O DECRETO 7508/2011


2006 - 2011 Aprimoramento dos instrumentos

> 2012

TCG
PRIORIDADES, OBJETIVOS, METAS E INDICADORES

COAP
PARTE I Das responsabilidades organizativas RENASES PARTE II Das responsabilidades executivas Das responsabilidades oramentrio-financeiras Do monitoramento/avaliao Indicador de Desempenho RENAME

PCEP

DCU TLFG

PARTE III

PARTE IV

Situao Atual: A Portaria 399/2006 define que O PACTO PELA SADE ser anualmente revisado, com base nos princpios constitucionais do SUS, com nfase nas necessidades de sade da populao e que implicar o exerccio simultneo de definio de prioridades articuladas e integradas nos trs componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto.

Situao atual - pactuao de prioridades, objetivos, metas e indicadores do pacto pela sade:
PRIORIDADES DO PACTO PELA VIDA / 2010-2011 I - Ateno Sade do Idoso II - Controle do Cncer de Colo de tero e de Mama III - Reduo da Mortalidade Infantil e Materna IV- Fortalecimento da Capacidade de Respostas s Doenas Emergentes e Endemias, com nfase na Dengue, Hansenase, Tuberculose, Malria, Influenza, Hepatite e AIDS V - Promoo da Sade VI - Fortalecimento da Ateno Bsica VII - Sade do Trabalhador VIII - Sade Mental IX - Fortalecimento da Capacidade de Resposta do Sistema de Sade s Pessoas com Deficincia X - Ateno Integral s Pessoas em Situao ou Risco de Violncia XI - Sade do Homem

11 prioridades 28 metas

27 objetivos, 31 indicadores.

11 indicadores vinculados ao processo de monitoramento dos seis eixos do Pacto de Gesto, com 11 objetivos e 11 metas.

METAS E INDICADORES DO PACTO DE GESTO

Aprimoramento:
O Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gesto sero incorporados prioritariamente nas partes I e II do contrato. O Pacto pela Vida As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2012 sero incorporadas no contrato a partir das diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Sade As diretrizes nacionais do Plano Nacional de Sade 20122015 sero base para a definio das prioridades previstas na parte II do COAP.

Pacto pela Vida e de Gesto


PRIORIDADES DO PACTO PELA VIDA / 2010-2011 I - Ateno Sade do Idoso II - Controle do Cncer de Colo de tero e de Mama III - Reduo da Mortalidade Infantil e Materna IV- Fortalecimento da Capacidade de Respostas s Doenas Emergentes e Endemias, com nfase na Dengue, Hansenase, Tuberculose, Malria, Influenza, Hepatite e AIDS V - Promoo da Sade VI - Fortalecimento da Ateno Bsica VII - Sade do Trabalhador VIII - Sade Mental IX - Fortalecimento da Capacidade de Resposta do Sistema de Sade s Pessoas com Deficincia X - Ateno Integral s Pessoas em Situao ou Risco de Violncia XI - Sade do Homem

Diretrizes Nacionais aprovadas pelo CNS

INDICADORES DO PACTO FEDERATIVO

IDSUS

Termo de Limite Financeiro Global - TLFG Definio atual: O TLFG refere-se aos recursos federais de custeio, da unidade federada, explicitando o valor correspondente a cada bloco de financiamento relacionando com a Portaria GM 204/07. Aprimoramento : As responsabilidades financeiras de cada ente federado sero objeto do COAP na sua Parte III, onde estaro explicitados os recursos de custeio e investimentos, ficando extinto o TLFG.

Qualificao do Planejamento e da Programao:


Definio atual: A PPI definida e quantificada, com o planejamento, as aes de sade para a populao residente em cada territrio e efetuados os pactos para garantia de acesso da populao aos servios de sade, organizando os fluxos de referenciamento. Aprimoramento: Inicialmente, a PPI e as programaes atuais (ateno bsica e vigilncia em sade) sero utilizadas, em carter transitrio, como referncia para a Programao Geral de Aes e Servios de Sade PGASS que consta no anexo II, parte II do COAP.

Qualificao do Planejamento e da Programao:


Aprimoramento: A PGASS contemplar, em segundo momento, a totalidade das aes de assistncia sade (da ateno bsica e especializada), de promoo, de vigilncia (sanitria, epidemiolgica e ambiental), de assistncia farmacutica, constantes da RENASES e RENAME a serem realizadas na regio a partir das prioridades definidas no planejamento regional integrado.

Qualificao do Planejamento e da Programao


Definio atual O PDR expressa o planejamento regional da sade. Contm o desenho final do processo de identificao e reconhecimento das regies de sade e os desenhos das redes regionalizadas de ateno sade. Aprimoramento O planejamento da sade em mbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, de modo que o Plano Estadual expressar o desenho das regies e das redes de ateno sade, organizadas no territrio das regies e entre estas. O produto do planejamento regional integrar o Plano Estadual de Sade e o Contrato Organizativo de Ao Pblica.

Declarao de Comando nico - DCU


Definio Atual: A DCU dispe sobre a gesto de prestadores cujas informaes sobre gesto dos recursos integram os quadros da PPI (Prt GM/MS n1097/2007). Na assinatura do COAP, as informaes sobre a gesto dos prestadores estaro nas Responsabilidades Executivas do COAP (Parte II, Anexo III). Aprimoramento: De acordo com a resoluo de Normas e Fluxos do COAP o Anexo III trata da Relao dos servios de sade em cada esfera de governo e as respectivas responsabilidades pelo referenciamento do usurio, respeitada a direo nica em cada esfera de governo, de acordo com o disposto na Lei 8.080/90.

Protocolo de Cooperao entre Entes Pblicos - PCEP Definio Atual: Formaliza a relao entre gestores nas situaes em que as unidades pblicas de sade, hospitalares e ambulatoriais especializadas, situadas no Municpio, esto sob gerncia de determinada unidade federativa e gesto de outra. Aprimoramento: Mantido o PCEP que far parte do Anexo III da parte II do COAP, sem a formalizao de seu extrato.

RENAME
Aprimoramento de acordo com resoluo CIT pactuada em 29/09/2011 1. Definio das Relaes conforme aprovado na diretriz:
I - Relao Nacional de Medicamentos do Componente Bsico; II - Relao Nacional de Medicamentos do Componente Estratgico; III - Relao Nacional de Medicamentos do Componente Especializado IV - Relao Nacional de Insumos Farmacuticos; e V - Relao Nacional de Medicamentos de Uso Hospitalar.

Prazos: a) Envio de minuta das Relaes ao GT de C&T da CIT dia 16/11 b) Pactuao na CIT de dezembro/2012

Relao Nacional das Aes e Servios de Sade - RENASES


Situao atual: Indefinies e conflitos quanto ao padro de integralidade do SUS => judicializao Instrumento de informao (Tabela Unificada) representando a listagem de aes garantidas pelo SUS - relao de procedimentos construdos com base na lgica de remunerao de servios por procedimentos Aprimoramento: Etapa I Primeira verso da RENASES apresentada na CIT Dezembro aes ao tempo do Decreto 7508; Etapa II Utilizao da RENASES como orientadora para o processo de planejamento e da Programao Geral das Aes e Servios de Sade.

Estrutura Formal do COAP


Objetivos e metas regionais, indicadores, avaliao e prazos de execuo Anexo I Caracterizao dos ente signatrio e da Regio de Sade Anexo II Programao Geral das Aes e Servios de sade na Regio de Sade Anexo III Planilha dos servios de sade em cada esfera e de responsabilidades pelo referenciamento

PARTE I Responsabilidades Organizativas

PARTE II Responsabilidades Executivas PARTE IV Responsabilidades pelo monitoramento, avaliao de desempenho e auditoria

PARTE III Responsabilidades OramentrioFinanceiras e formas de incentivo

Parte I Das Responsabilidades Organizativas

Padro nacional contendo os fundamentos organizativos que se traduzem como a unicidade conceitual do SUS e compromissos interfederativos.

PARTE I: DAS RESPONSABILIDADES ORGANIZATIVAS


COAP
Objeto Disposies gerais Princpios e diretrizes do SUS Sanes administrativas Publicidade

REFERNCIAS
Decreto 7508/2011 Resoluo CIT Normas e Fluxos do Contrato Lei 8080 A definir entre os entes signatrios Decreto 7508/2011, Resoluo CIT Normas e Fluxos do Contrato

PARTE I: DAS RESPONSABILIDADES ORGANIZATIVAS


COAP
Gesto centrada no cidado Aes e servios de sade na regio Articulao federativa Acesso ordenado e a regulao Rede de ateno sade

REFERNCIAS
Pacto de Gesto/TCG Diretrizes para construo RENASES e RENAME Decreto 7508 /11 Portaria 1559/08 , Decreto 7508, /11; TCG Portaria 4279/10

Planejamento integrado e a Decreto 7508 /11 e resoluo sobre programao geral das aes e servios planejamento Gesto do trabalho e educao Financiamento Monitoramento, avaliao de desempenho e auditoria Medidas de aperfeioamento do SUS Pacto de Gesto/TCG, Protocolos da Mesa de negociao Portaria GM 399 e Portaria 204/07 Pacto de Gesto/TCG Decreto 7508/11

Parte II Das Responsabilidades Executivas


Objetivos plurianuais e metas regionais anuais indicadores e forma de avaliao Prazo de execuo

PARTE II RESPONSABILIDADES EXECUTIVAS E ANEXOS


COAP
Objetivos regionais plurianuais

REFERNCIA
Diretrizes do Plano Nacional de Sade, pacto pela sade e diretrizes para implantao do decreto 7508/2011 Diretrizes estadual e municipal Planejamento Regional Integrado Diretrizes do Plano Nacional de Sade, pacto pela sade, polticas prioritrias e indicador de desempenho do SUS Planejamento Regional Integrado Metas que visam o fortalecimento das regies de sade, o planejamento, a construo das bases do financiamento, a programao geral de aes e servios de sade, a regulao, etc
26

Metas e Indicadores

PARTE II RESPONSABILIDADES EXECUTIVAS E ANEXOS


COAP
Anexo I Mapa da Sade

REFERNCIAS
CNES, Regies de Sade, Decreto 7508/11, Indicadores (IDSUS) e outros PPI e programaes atuais Mapa de metas (investimentos j previstos na regio) Programao geral de aes e servios de sade de acordo com as prioridades do Planejamento Regional Integrado e a RENASES e a RENAME Mapa de metas (novos investimentos)
27

Anexo II Programao Geral de Aes e Servios de Sade

PARTE II RESPONSABILIDADES EXECUTIVAS E ANEXOS


COAP
Anexo III - Relao dos servios de sade em cada esfera de governo e as respectivas responsabilidades pelo referenciamento do usurio, respeita a direo nica em cada esfera de governo, nos termos da Lei 8080/90. PCEP

REFERNCIAS
Referncias pactuadas

28

Parte III Das Responsabilidades Oramentrias e Financeiras

PARTE III RESPONSABILIDADES ORAMENTRIAS E FINANCEIRAS


COAP As responsabilidades dos entes pelo financiamento da regio REFERNCIA Explicitao das regras de financiamento pelos trs entes, com recursos dos trs entes organizados em blocos de financiamento, Prt 399/2006 Recurso Federal Prt 204/2007: reviso dos blocos de financiamento. PPI, PDR, Planilha financeira que trata aplicao de cada ente De acordo com a RENASES e RENAME e Programao Geral de Aes e Servios de Sade Incentivos das polticas nacionais e estaduais Criao de incentivo de desempenho do COAP no bloco de gesto (recursos da unificao dos incentivos existentes + recursos novos) Cronogramas estabelecidos em Portaria Ministerial e pactuados na CIT e CIB
30

Os planos de custeio e o de investimentos globais (definio de valores dos recursos a serem aplicados pelos entes) As formas de incentivos

O cronograma anual de desembolso. (previso de transferncias de recursos entre entes federados)

Parte IV Do Monitoramento e Avaliao de Desempenho e Auditoria

Parte IV - Do Monitoramento e Avaliao de Desempenho e Auditoria


COAP
Monitoramento Auditoria Avaliao de Desempenho

REFERNCIA
Relatrio de Gesto Anual, SARGSUS Desenvolvimento da gesto do contrato entre as trs esferas de governo Aprimoramento dos sistemas de informao como meta na parte II do COAP Mapa da Sade Definio do papel do SNA e suas competncias de controle interno Reviso do Decreto 1651/95 Metas e indicadores da Parte II do COAP: Indicador Desempenho do SUS IDSUS Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade da Ateno Bsica PMAQ ndice de desempenho do COAP

32

Pacto pela Sade

Diretrizes Nacionais do Plano Nacional de Sade

Polticas de Sade prioritrias aprovadas em 2011

Dispositivos do Decreto 7508

METAS

Regies, mapa, planejamento, RENAME, RENASES, regulao As bases para o novo Financiamento

Indicador de Desempenho do SUS

COAP

Aprimoramento 2011/2012 Revogar


NOB 96 NOAS 2001/02 Portaria 699/06 que regulamenta o Pacto pela Vida e de Gesto ao formalizar o processo de Adeso ao Pacto pela Sade, por meio do TCG e seus Anexos

D E C R E T O 7 5 0 8

REVISAR a Prt 399, de acordo


com a realidade atual, ou seja, as diretrizes nacionais estabelecidas pelo CNS e os demais processos dispostos no Decreto 7.508: Diretrizes para a organizao das regies de sade Diretrizes para o planejamento Diretrizes para a elaborao da RENASES Diretrizes para a elaborao da RENAME Normas e fluxos do COAP

MINISTRIO DA SADE COMIT GESTOR PARA IMPLANTAO DO DECRETO 7508/11

PORTARIA N 2.432, DE 19 DE OUTUBRO DE 2011 Institui, no mbito do Ministrio da Sade, Comit Gestor para implementao dos dispositivos do Decreto n 7.508, de 28 de junho de 2011.

You might also like