You are on page 1of 29

Livro: Psicodiagnstico V Texto: Passos do Processo Psicodiagnstico

Autor: Jurema A. Cunha

pginas: 105 138

Passos do Processo Psicodiagnstico Operacionalizao do trabalho do psiclogo

Formulao de perguntas bsicas ou hipteses do Psicodiagnstico tradicional (contato inicial)


Tem incio desde o encaminhamento com base na hiptese diagnstica do outro profissional ou da queixa Esclarecimento de questes iniciais Definio das hipteses e dos objetivos do processo

Formulao de perguntas bsicas ou hipteses (contato inicial)


Entrevista inicial com o paciente\responsvel, para conhec-lo e extrair informaes visando formular hipteses para planejar a bateria de testes a aplicar. Tais hipteses seriam traduzidas em forma de perguntas norteadoras do processo. Ex: Ser que os sintomas do paciente servem para que no saia da condio de dependente de uma mulher? (relacionado a T. de Personalidade Dependente)

CONTRATO DE TRABALHO
Esclarecidas as questes iniciais e definidas as hipteses e os objetivos do processo, o psiclogo tem condies de saber qual o tipo de exame que adequado para chegar a concluses e assim pode prever o tempo necessrio para realiz-lo.

CONTRATO DE TRABALHO
No momento em que possvel ter uma previso, deve-se formalizar com o paciente ou responsvel os termos em que o processo psicodiagnstico vai se desenvolver, definindo papis, obrigaes, direitos e responsabilidades mltiplas.

CONTRATO DE TRABALHO
O contrato de trabalho s deve ser revisto se previamente o psiclogo aventar esta possibilidade. Neste caso, ao paciente deve ser explicado a necessidade de submet-lo a mais um teste, mas sem qualquer nus para ele.

PLANO DE AVALIAO H casos em que o plano de avaliao estabelecido previamente quando h dados que permitam formul-lo (repertrio comportamentais, exames mdicos, relatrios, pronturios, processos). S estabelecido aps a entrevista com o sujeito\responsvel.

PLANO DE AVALIAO
A escolha do instrumento de medida (testes, escalas, inventrios) determinada pelo objetivo do exame e deve levar em conta:

caractersticas demogrficas do indivduo (idade, sexo, nvel sociocultural) condies especficas (compromentimentos sensoriais, motores, cognitivos. fatores situacionais (hospitalizao, uso de medicao que compromete resultados) idioma ptrio, dominncia (destro ou sinistro), uso de aparelhos (culos, auditivos), daltonismo

PLANO DE AVALIAO

s vezes, so previstos instrumentos alternativos para testar a mesma hiptese para: intervalidao dos resultados (comparar resultados de tcnicas semelhantes com forma de aplicao diferente por ex.) para complementao de dados

PLANO DE AVALIAO bateria de testes


Bateria de testes a expresso utilizada para designar um conjunto de testes ou de tcnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos, que so includos no

processo psicodiagnstico para fornecer subsdios que permitam confirmar ou infirmar as hipteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliao.

PLANO DE AVALIAO bateria de testes


A bateria de testes deve ser aplicada em uma sequncia especfica, considerando o aspecto avaliado por cada um, seu nvel de estruturao e carter ansiognico.
Outro aspecto importante a escolha de testes:

- validados (com estudos de correlao com bons ndices, ver Correlao de Pearson no material de Psicometria) e;
- com bons ndices de preciso (consistncia interna, que variam de acordo com o mtodo de clculo, ver prximo slide).

Coeficientes de Fidedignidade/Preciso/Consistncia interna


Mtodos Teste-Reteste Parmetro Ideal Spearman-Brown >= 0,50 Guttman >=0,50

Formas Paralelas

alpha de Cronbach >= 0,70 Alfa de Cronbach acetveis: entre 0,70 a 0,79 recomendados: entre 0,80 a 0,90
Spearman-Brown >= 0,50 Guttman >=0,50

Coefic. Alpha de Cronbach

Mtodo das duas metades

Kuder-Richardson
Fidedignidade do Avaliador

entre 0,70 e 0,90 Cohen Kappa (2 avaliadores) aceitvel: >= 0,70

PLANO DE AVALIAO bateria de testes


H dois tipos principais de baterias de testes: baterias padronizadas para avaliaes especficas, muitas vezes de avaliao neuropsicolgica, comum avaliar sempre no indvduo o funcionamento da memria, ateno, rac. Numrico, etc. Ex: screening para dificuldades de aprendizagem, com 1 teste de memria, 1 ditado, 1 de escrita, 1 de praxia, 1 de ateno); baterias no-padronizadas, que so organizadas a partir de um plano de avaliao, comum na prtica clnica, avalia no indivduo o que a queixa e outros dados auxiliaram a formular a HD. Ex.: avaliar memria e ateno apenas para subsidiar diagnstico do quadro de depresso.

PLANO DE AVALIAO bateria de testes


Frequentemente a bateria inclui testes psicomtricos e tcnicas projetivas que devem ser organizados para aplicao

levando em conta: o tempo necessrio de aplicao de cada um; o grau de dificuldade; Qualidade ansiognica; Caractersticas de cada paciente.

PLANO DE AVALIAO bateria de testes


Sobre a qualidade ansiognica:

Alguns autores indicam primeiramente tcnicas projetivas, de preferncia grficas como HTP; Cunha no indica este procedimento porque estas tcnicas so mais familiares do paciente e podem ser utilizadas como alternativa em casos de fatigabilidade. Alm de implicar em condicionamento indesejvel em crianas e menor credibilidade no processo em adultos (podem achar que no tem carter cientfico).

PLANO DE AVALIAO bateria de testes

Sobre a qualidade ansiognica: Cunha sugere intercalar tcnicas projetivas (menos estruturadas, diminui a conscincia de certo-errado) com testes psicomtricos (como os de inteligncia, eventual sensao de fracasso), pois uma tcnica pode amenizar estados ansiognicos provocados pela outra.

PLANO DE AVALIAO bateria de testes


Sobre a qualidade ansiognica:

Alguns autores indicam primeiramente tcnicas projetivas, de preferncia grficas como HTP; Cunha no indica este procedimento porque estas tcnicas so mais familiares do paciente e podem ser utilizadas como alternativa em casos de fatigabilidade. Alm de implicar em condicionamento indesejvel em crianas e menor credibilidade no processo em adultos (podem achar que no tem carter cientfico).

ADMINISTRAO DE TESTES E TCNICAS (PARTICULARIDADES)


Familiaridade do profissional com os testes (adequao, instrues, aplicao, inqurito, normas de correo e interpretao), noqual cada ponto deve ser seguido cuidadosamente como descrito no manual tcnico; Organizao prvia do material p\ facilitao do manejo; Estabelecer bom rapport (clima descontrado de confiana e entendimento) para obter cooperao, diminuir ansiedade; Esclarecimento de dvidas ao paciente durante todo o processo. Postura do aplicador (evitar incentivos quando no recomendado, administrar contratransferncia, utilizar estmulos neutros); Anotar respostas (verbais ou no) na ntegra;

LEVANTAMENTO, ANLISE, INTERPRETAO E INTEGRAO DOS DADOS


Reviso de observaes feitas (do comportamento, por ex.); Exame da histria clnica; Recapitular hipteses para anlise e seleo de dados teis (dados devem responder perguntas da hiptese) Rever os objetivos do exame para nortear a organizao dos dados (indcios de indivduo com traos obcessivos no so importantes em uma classificao simples); Transformar escores brutos em percentis, quartis, escore T ou outros, de acordo com normas de interpretao;
Dependendo dos objetivos e das HD, a essa altura, algumas respostas podem ter sido encontradas.

LEVANTAMENTO, ANLISE, INTERPRETAO E INTEGRAO DOS DADOS


Cunha d nfase aos dados quantitativos (provenientes de testes psicomtricos ou projetivos com propriedades psicomtricas conhecidas), porque h mais pesquisas a respeito e oferecendo uma base probabilstica maior de acerto do diagnstico que se baseia neles, do que as informaes oriundas de uma anlise qualitativa.
Dados qualitativos so muito importantes na compreenso dinmica porque so capazes de descrever particularidades e a singularidade de cada caso, facilitando orientaes e projeto teraputico.

LEVANTAMENTO, ANLISE, INTERPRETAO E INTEGRAO DOS DADOS


Organizar os dados oriundos de diferentes fontes (entrevista\
testes) buscando: coincidncias e discordncias; hierarquizar indcios; identificar dados mais significativos; Para contratar (comparar) com dados do paciente (histria de vida, condio pr-morbida, sintomas, condutas) de forma a confirmar ou no as hipteses iniciais.

DIAGNSTICO E PROGNSTICO
Para chegar inferncia clnica, chamada de diagnstico, o
psiclogo deve examinar os dados de que dispe em funo de determinados critrios (critrios diagnsticos). Se critrios para um transtorno descrito em classificaes oficiais como CID 10 (OMS, 1993); ou DSM-IV (APA, 1995) so atendidos

(existem) pode-se classificar o caso numa categoria nosolgica. Com base nesta classificao e dados da histria clnica (histria da patologia) pode-se prever o curso provvel do transtorno
(prognstico) e planejar a interveno teraputica (ex. a seguir).

DIAGNSTICO E PROGNSTICO

Exemplo: Se indivduo responde as Escalas Beck (depresso, ansiedade,

desesperana e ideao suicda) e tem mais pontos na ltima o prognstico para o caso de no contar com acompanhamento psiquitrico psicolgico (interveno) pode ser tentar o suicdio.

DIAGNSTICO E PROGNSTICO
A abordagem multiaxial do DSM-IV inclui diversas reas, dimenses, mais adequadamente denominadas eixos, nos quais cada paciente pode ser avaliado. Eixo 1 Transtornos clnicos (quadro mental principal que o levou ao atendimento psiquiatras, psiclogos) Eixo 2 Transts. de personalidade e retardamento mental (psiclogos e psiquiatras) Eixo 3 Condies mdicas gerais (pediatras, geriatras, geneticisitas, neurologistas) Eixo 4 Probls. Psicossociais e ambientais (psis, assist. sociais...) Eixo 5 Avaliao global de funcionamento (T O)

DIAGNSTICO E PROGNSTICO
Exemplo do captulo: Eixo 1 297.70. Transt. Esquizoafetivo. Tipo depressivo. Em remisso. Eixo 2 301.22. Transts. de personalidade esquizotpica, com traos de Trasnt. de Person. Borderline (301.83) e Dependente (301.6) Eixo 3 Nenhum Eixo 4 Probl. Ocupacional (demisso), administrativo (processo) e financeiro (eventos estressores atuais?) Eixo 5 40

COMUNICAO DO RESULTADOS
Em entrevista devolutiva, cujo objetivo comunicar ao paciente (pais\responsveis) o que se passa com ele e orient-lo com relao condita a ser seguida. Considerar de acordo com receptor: forma; uso de terminologias; Linguagem (mais coloquial); nvel sciocultural e intelectual; condies emocionais

COMUNICAO DO RESULTADOS
A comunicao pode ser de forma sistemtica (entrevistas de devoluo e laudos) ou assistemtica (devolues informais).
Na comunicao Sistemtica por meio de laudos: iniciar com dados de identificao; poca de realizao do exame; Registro dos motivos da consulta; registro de observaes sobre o paciente; Relato da histria clnica; Resultados da testagem; Entendimento dinmico ou classificao nosolgico de acordo com objetivo Prognstico com encaminhamentos\orientaes.

Prxima aula:
Leitura Obrigatria (LO): ALMEIDA, L. S.; PRIMI, R., Consideraes em torno da medida da inteligncia, em: PASQUALI, L. e cols., Instrumentao Psicolgica: fundamentos e prticas. Artmed. 2010. p.386-410. Leitura Complementar(LC): PASQUALI, L., Inteligncia: Um conceito equvoco. em PRIMI, R. (org) Temas em Avaliao Psicolgica. Campinas. Ibap. 2002. Cap.7.

You might also like