You are on page 1of 16

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

LINGUA PORTUGUESA PROVA 1 BIMESTRE 9 ANO

2010

QUESTO 1 Texto I A moda e a publicidade Ana Snchez de la Nieta [...] Se antes os dolos da juventude eram os desportistas e os atores de cinema, agora so as modelos. [...]. Se, no passado, as mulheres queriam presidir Bancos, dirigir empresas ou pilotar avies, hoje muitas s sonham em desfilar pela passarela e ser capa da "Vogue". A vida de modelo apresenta-se para muitas adolescentes como o cmulo da felicidade: beleza, fama, xito e dinheiro. [...] [...] Os aspectos relacionados com o fsico so engrandecidos. Esta uma constante da chamada civilizao da imagem, imperante na atualidade.[...] O tipo de atrao que hoje impera o de uma magreza extrema. Esta a causa principal de uma enfermidade que ganha cada vez mais importncia na adolescncia: a anorexia, uma perturbao psquica que leva a uma distoro, a uma falsa percepo de si mesmo. Na maioria dos casos, esta enfermidade costuma comear com o desejo de emagrecer. Se algum se julga gordo sente-se rejeitado por esta razo. Pouco a pouco deixa de ingerir alimentos e perde peso. No entanto, a pessoa continua a considerar-se gorda, persiste a insegurana e comea a sentir-se incapaz de comer. Esta enfermidade leva a desequilbrios psquicos que podem acompanhar a pessoa para o resto da sua vida e em no raras ocasies provoca a morte.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo346.shtml

Texto II

In CEREJA, William Roberto. Portugus: linguagens, 9. Ano. So Paulo: Atual, 2006.

Comparando os dois textos, pode-se dizer que tratam do mesmo tema, porm (A) o texto 12 informa sobre o problema da anorexia e o 13, de forma humorstica, faz uma crtica magreza das modelos. (B) o texto 12 critica as modelos por seguirem a civilizao da imagem e o 13 defende a perspectiva da civilizao da imagem. (C) o texto 12 defende as modelos que sofrem de anorexia e o texto 13 indica os problemas mais comuns das modelos. (D) o texto 12 explica os problemas decorrentes da anorexia e o texto 13 elogia a magreza extrema das modelos.

QUESTO 2 Pandas ainda correm perigo na China Inverno agrava escassez de bambu provocada pelo terremoto de maio do ano passado O terremoto que matou 70 mil pessoas em maio do ano passado na provncia de Sichuan, no sudoeste da China, comoveu o mundo tambm por causa da situao dos pandas. Sichuan a regio onde vive a maior parte desses ursos, em reservas e centros de pesquisa. [...] Quase um ano depois, a escassez de bambu considerada a maior ameaa sobrevivncia dos pandas. No inverno, os pandas continuam a se alimentar dessa planta. "O impacto destrutivo do terremoto ser maior que o de 1983", disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Pesquisa e Conservao de Pandas Gigantes de Wolong. Zhang se refere a uma mortandade de 40% da populao de pandas, naquele ano, devido a uma praga que devastou as florestas de bambu.
ANDR FONTENELLE http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ - 14/01/2009

A mortandade de 40% da populao de pandas em 1983 ocorreu por causa (A) do terremoto na provncia de Sichuan, que matou 70 mil pessoas. (B) do grande impacto destrutivo do terremoto ocorrido naquela poca. (C) da praga que na poca devastou as florestas de bambu. (D) da alimentao dos pandas no inverno continuar a ser bambu.

QUESTO 3 Admirvel Chip Novo Pitty Pane no sistema algum me desconfigurou onde esto meus olhos de rob? Eu no sabia, eu no tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fludo em lugar de articulao At achava que aqui batia um corao Nada orgnico tudo programado E eu achando que tinha me libertado Mas l vm eles novamente, eu sei o que vo fazer: Reinstalar o sistema Pense, fale, compre, beba Leia,vote, no se esquea Use, seja, oua, diga Tenha, more, gaste, viva Pense, fale, compre, beba Leia,vote, no se esquea Use, seja, oua, diga No senhor, Sim senhor, No senhor, Sim senhor [...]
Fonte: http://letras.terra.com.br/pitty/

A forma como os verbos so utilizados nas segunda e terceira estrofes da letra da msica refora a ideia de (A) ordem, pois o eu da msica governado por um sistema. (B) alegria, pois o eu do texto concorda com o sistema. (C) desejo, pois o eu da msica era livre. (D) revolta, pois o eu do texto critica o sistema.

QUESTO 4 A cancula Artur Xexo A cena aconteceu num restaurante do Flamengo. Cinco pessoas mesa comentavam o calor que fazia l fora e algum comenta alguma outra coisa ultimamente na cidade?[...] Desde ento, no penso em outra coisa. Que fim levou o ventinho que fazia parte do vero carioca? Foi sugado pelo aquecimento global? Escapou pelo buraco da camada de oznio? Cad aqueles tempos em que, no auge do calor, a gente ia se refrescar beiramar? [...] Que fim levou o cine Metro-Copacabana? Mais precisamente, que fim levou o ar refrigerado com clima de montanha que tornava as matins de quintafeira, dia em que mudava o filme em cartaz, num osis contra a cancula?[...]

Considerando o tema do texto e a necessidade de um osis (3 pargrafo), pode-se entender que o significado do ttulo A cancula (A) O calor muito forte. (B) A brisa refrescante. (C) A matin de quinta-feira. (D) O aquecimento global

QUESTO 5 Texto I O ESPELHO Marcello Migliaccio Falar mal da TV virou moda. "in repudiar a baixaria, desancar o onipresente eletrodomstico. E, num pas em que os domiclios sem televiso so cada vez mais raros, o que no falta especialista no assunto. Se um dia fomos uma ptria de 100 milhes de tcnicos de futebol, hoje, mais do que nunca, temos um considervel rebanho de briosos crticos televisivos. [..] Mas, quando os "especialistas" criticam a TV, esto olhando para o prprio umbigo. Feita nossa imagem e semelhana, ela resultado do que somos enquanto rebanho globalizado. [...] Aqui e ali, alguns vo argumentar que cultivam pensamentos mais nobres e que no se sentem representados no vdeo. [...] Folha de S. Paulo, 19/10/2003. Texto II A influncia negativa da televiso para as crianas Jussara de Barros Bem diziam os Tits, grupo de rock nacional, quando cantavam que a televiso me deixou burro demais. A verdade que, ao p da letra dessa msica, a televiso coloca-nos dentro de jaulas, como animais. Assim, paralisa o desenvolvimento de pensamentos crticos e avaliativos que se desenvolvem em outras formas de diverso, alm de influenciar crianas e adolescentes com cenas de violncia, maldade, psicopatia e sexo explcito a todo o momento e sem qualquer responsabilidade.
Fonte: http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao

Vocabulrio in [ingls] na moda brioso orgulhoso, vaidoso onipresente que est presente em todos os lugares.

Os textos divergem sobre o mesmo tema: a influncia da televiso. A afirmao do texto 1 que contradiz o texto 2 (A) Falar mal da TV virou moda. "in repudiar a baixaria, desancar o onipresente eletrodomstico. (B) Feita nossa imagem e semelhana, ela [a TV] resultado do que somos[...]. (C) E, num pas em que os domiclios sem televiso so cada vez mais raros, o que no falta especialista no assunto. (D) Aqui e ali, alguns vo argumentar que cultivam pensamentos mais nobres[...]. QUESTO 6 Stress Ancestral Conhecido como um dos males do nosso tempo, o stress no exclusividade deste sculo nem do anterior. Muito antes da era do trnsito catico, e at mesmo da Revoluo Industrial, a civilizao inca, que viveu entre 550 e 1532, j sofria desse mal. A concluso de uma equipe de arquelogos da Universidade de Ontrio Ocidental, no Canad, que analisaram amostras de cabelo de restos mortais de dez indivduos, provenientes de cinco diferentes stios arqueolgicos no Peru. Os pesquisadores encontraram cortisol hormnio responsvel pelo stress em nveis superiores aos verificados em pessoas que passaram por estudos clnicos recentes. O cortisol estava mais alto naqueles que, depois de alcanar tais nveis, morreram. Esses indivduos podem ter desenvolvido uma doena que levou algum tempo para mat-los e essa talvez tenha sido a causa do stress, diz a arqueloga Emily Webb, que conduziu a pesquisa.
Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/35451_STRESS+ANCESTRAL?pathImagens=&path=&actualAre a=internalPage

A finalidade do texto (A) relatar as consequncias negativas do stress. (B) informar que o stress j existe h mais de 400 anos. (C) identificar a doena que causou o stress na civilizao Inca. (D) comparar o stress do homem moderno ao dos Incas.

QUESTO 7 A outra noite Rubem Braga Outro dia fui a So Paulo e resolvi voltar noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto l como aqui. Quando vinha para casa de txi, encontrei um amigo e o trouxe at Copacabana; e contei a ele que l em cima, alm das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colches de sonho, alvas. Uma paisagem irreal. Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim: O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar l em cima? Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaada e torpe havia uma outra pura, perfeita e linda. Mas, que coisa... Ele chegou a pr a cabea fora do carro para olhar o cu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. No sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa. Ora, sim senhor... E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um boa noite e um muito obrigado ao senhor to sinceros, to veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1960.

O fato que desencadeou a histria foi (A) a viagem a So Paulo. (B) o mau tempo em So Paulo. (C) o agradecimento do taxista. (D) a conversa ouvida pelo taxista.

QUESTO 8 Quintais Adriana Lisboa Na casa do meu av, havia quatro quintais. No principal, o porto se abria para a rua, e ali ficava a casa propriamente dita, e por cima do muro baixo a gente via as cabeas das pessoas que passavam pela rua, sempre to devagar. s vezes vinha dar na varanda o cheiro do rio, um cheiro de pano e de barro. Na garagem descoberta, sobre os cascalhos, dormia a Variant marrom do meu av. esquerda, separado por um muro com uma passagem, ficava o universo dos abacateiros e o quartinho que o meu av chamava de Petit Trianon. Ns apanhvamos abacates para fazer boizinhos com palitos de fsforo. O Petit Trianon eu no me lembro para que servia, ficava quase sempre fechado. Mas eu tinha pesadelos com ele. esquerda, separado por outro muro com outra passagem, ficava um universo hbrido em que cabiam orqudeas numa estufa, galinhas, goiabeiras [...] direita do quintal principal, ficava o ltimo, e quase proibido. Havia o muro, mas na passagem tinha um portozinho baixo de madeira, que s vezes a gente pulava por prazer. [...]
Fonte: http://www.releituras.com/adrilisboa_quintais.asp

No trecho do terceiro pargrafo Mas eu tinha pesadelos com ele., a palavra grifada se refere ao (A) muro com uma passagem. (B) av. (C) quartinho. (D) cheiro de chuva.

QUESTO 9 V peg- lo, Garfield!

http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

O trao de humor do texto pode ser identificado no fato de (A) o homem ver um rato roubando um biscoito. (B) o rato conseguir fugir do homem e do gato. (C) o gato pegar o biscoito e no o rato. (D) o gato correr atrs do rato. QUESTO 10 Entre ovelhas e esportes radicais Antonella Kann Pegue a hospitalidade canadense, a praticidade americana e a buclica paisagem britnica. Acrescente direitos humanos, qualidade de vida, liberdade de imprensa e pontualidade sua.E, para ficar melhor ainda, nesta receita no entra corrupo. Pronto: voc tem um blend para definir a Nova Zelndia, um pequeno pas-ilha no sudoeste do Oceano Pacfico, a 2000 km da Austrlia. A maioria dos 4 milhes de kiwis(como o povo local carinhosamente chamado), descendentes de europeus, vive num ambiente em que tudo funciona, da mquina administrativa infraestrutura turstica. E no quesito natureza, os cenrios tiram o flego. [...] Vocabulrio [...]voc tem um blend para definir a Nova Zelndia[...] = [...]voc tem uma mistura para definir a Nova Zelndia.
O Globo, 16/01/2010.

De acordo com o texto, caracterstica da Nova Zelndia (A) possuir a maioria dos habitantes descendentes de asiticos. (B) ter belssimas paisagens naturais. (C) situar-se a menos de mil quilmetros da Austrlia. (D) apresentar muitos problemas de infraestrutura turstica.

QUESTO 11 Fim do mundo Carlos Drummond de Andrade Aos sete anos de idade, imaginei que ia presenciar a morte do mundo, ou antes, que morreria com ele. Um cometa mal-humorado visitava o espao. Em certo dia de 1910, sua cauda tocaria a Terra; no haveria mais aulas de aritmtica, nem missa de domingo, nem obedincia aos mais velhos.[...] Havia ainda a angstia da morte, o tranco final, com a cidade inteira (e a cidade, para o menino, era o mundo) se despedaando mas isso, afinal, seria um espetculo. Prepareime para morrer, com terror e curiosidade.
Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/certaspalavras/?id=746167

O sentimento expresso no trecho no haveria mais aulas de aritmtica, nem missa de domingo, nem obedincia aos mais velhos era de (A) xtase porque tudo iria mudar muito no futuro. (B) curiosidade porque no se sabia claramente como seria o futuro. (C) surpresa com as vrias mudanas previstas para o futuro. (D) alvio porque alguns deveres no existiriam no futuro.

QUESTO 12

Revista o Globo, 10/01/2010

O formato dos parnteses, na primeira imagem, aps a pergunta, refora a ideia de que (A)a reeducao alimentar inclui muitos sacrifcios. (B) o uso do po anunciado contribui para o bom funcionamento do intestino. (C) o funcionamento do intestino regulariza a vida do indivduo. (D) a alimentao equilibrada fundamental para a sade.

QUESTO 13 H sada para os jovens O Brasil tem hoje um grande exrcito de jovens na faixa etria de 15 a 24 anos aguardando uma possibilidade de apresentar ao mercado de trabalho o seu potencial. O maior drama deste exrcito juvenil a ausncia de vagas oferecidas queles que procuram o seu primeiro emprego. [...] Alm disso, parte das vagas oferecidas aos jovens so ocupadas por adultos, j que o desemprego tambm afeta gravemente os chefes de famlia, que desesperados, aceitam qualquer coisa. [...] Apesar de tudo [...], h sadas para os jovens [...]. Por no haver alternativas individuais para todos, apenas para alguns, o pas precisa de um projeto nacional de desenvolvimento que viabilize o crescimento econmico em mais de 5,5% ao ano e por toda uma dcada.
Fonte: http://www.estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?cod=259

O trecho do texto que revela uma opinio (A) [...]o pas precisa de um projeto nacional de desenvolvimento[...] (B) [...]parte das vagas oferecidas aos jovens so ocupadas por adultos[...] (C) O Brasil tem hoje um grande exrcito de jovens[...] (D) [...]o desemprego tambm afeta gravemente os chefes de famlia [...]

QUESTO 14 Dois e Dois so Quatro Ferreira Gullar Como dois e dois so quatro Sei que a vida vale a pena Embora o po seja caro E a liberdade pequena Como teus olhos so claros E a tua pele, morena como azul o oceano E a lagoa, serena Como um tempo de alegria Por trs do terror me acena E a noite carrega o dia No seu colo de aucena - sei que dois e dois so quatro sei que a vida vale a pena mesmo que o po seja caro e a liberdade pequena.
Fonte: http://www.pensador.info/autor/Ferreira_Gullar/

A repetio da expresso como dois e dois so quatro no primeiro verso das estrofes 1 e 4 e no ttulo do poema refora a ideia de (A) certeza absoluta de que vale a pena viver. (B) esperana frente s dificuldades da vida. (C) facilidade para conseguir o po de cada dia. (D) certeza da necessidade de lutar pela liberdade

QUESTO 15 Fico Assim Sem Voc Claudinho e Buchecha Avio sem asa, fogueira sem brasa Sou eu assim sem voc [...] Amor sem beijinho Buchecha sem Claudinho Sou eu assim sem voc Circo sem palhao, Namoro sem abrao Sou eu assim sem voc T louco pra te ver chegar T louco pra te ter nas mos Deitar no teu abrao Retomar o pedao Que falta no meu corao
Fonte: http://letras.terra.com.br/claudinho-e-buchecha

Eu no existo longe de voc E a solido o meu pior castigo Eu conto as horas Pra poder te ver Mas o relgio t de mal comigo Por qu? Por qu? [...]

Os versos que indicam o uso da linguagem informal, caracterizando a proximidade entre os interlocutores, so (A) (...) Circo sem palhao, Namoro sem abrao (...) (B) (...) Sou eu assim sem voc T louco pra te ver chegar T louco pra te ter nas mos (C) (...) Retomar o pedao Que falta no meu corao (...) (D) (...) Eu no existo longe voc E a solido o meu pior castigo (...) Por qu? Por qu?

You might also like