You are on page 1of 5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N.

04026/03 Objeto: Gesto de pessoal - Recurso de Reviso rgo/Entidade: Prefeitura de Caldas Brando Responsveis: Saulo Rolim Rodrigues. Joo Batista Dias Relator: Auditor Oscar Mamede Santiago Melo EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO DIRETA ATOS DE GESTO DE PESSOAL CONTRATOS POR EXECEPCIONAL INTERESSE PBLICO RECURSO DE REVISO ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 31 e 35, INCISO I a III, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 18/93 No Conhecimento do Recurso. ACRDO APL TC 00136/13 Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 04026/03, que trata, nesta oportunidade, do Recurso de Reviso interposto pelo Sr. Rogrio Firmino Bernardo, ento Presidente do Instituto de Previdncia Social Municipal de Caldas Brando/PB, contra deciso consubstanciada no Acrdo AC2-TC-729/2005, com o intuito desta Corte de Contas se pronunciar a despeito da concesso de penso do ex-servidor falecido, Sr. Celso Gonalves Diniz, motorista, que deixou esposa e dois filhos menor de idade, acordam os Conselheiros integrantes do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, com declarao de impedimento do Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes, em sesso plenria realizada nesta data, na conformidade da proposta de deciso do relator, em NO CONHECER o Recurso de Reviso, tendo em vista que o recorrente no era o Gestor Responsvel para interpor tal recurso, conforme previsto no art. 35 da Lei Orgnica deste Tribunal de Contas. Presente ao julgamento o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Plenrio Ministro Joo Agripino Joo Pessoa, 20 de maro de 2013

Cons. Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Presidente

Auditor Oscar Mamede Santiago Melo Relator

Isabella Barbosa Marinho Falco Procuradora Geral

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N. 04026/03 RELATRIO AUDITOR OSCAR MAMEDE SANTIAGO MELO (Relator): O Processo TC n 04026/03 decorrente da extrao de documentos do Processo TC n 02964/02, referente Prestao de Contas da Prefeitura de Caldas Brando, exerccio de 2001, no qual foi determinado o desentranhamento dos autos da matria relativa gesto de pessoal para ser apurada e decidida em autos apartados das contas. A Auditoria, ao analisar dos documentos relacionados com a gesto de pessoal, apontou o surgimento das seguintes irregularidades: 1) admisso de servidores sem concurso pblico e sem habilitao em detrimento a candidatos aprovados no certame espera de nomeao; 2) no cumprimento do regulamento/edital do concurso pblico que estabelecia a localidade para qual servidor nomeado seria designado; 3) malversao das verbas do FUNDEF e no aplicao do percentual descrito em Lei; 4) no pagamento do salrio mnimo. O Sr. Saulo Rolim Soares, ento Prefeito de Caldas Brando foi notificado, porm, deixou escoar o prazo sem qualquer manifestao e/ou esclarecimento. O Processo foi encaminhado ao Ministrio Pblico que, atravs de sua representante, pugnou pela assinao de prazo autoridade competente para que procedesse regularizao das falhas apontadas, como medida a estabelecer a legalidade nos atos de gesto de pessoal, sob pena de responsabilidade. Na sesso do dia 15 de junho de 2004, a 2 Cmara Deliberativa resolveu baixar a Resoluo RC2-TC 1084/04, assinando prazo de 60 dias ao Prefeito de Caldas Brando para que procedesse regularizao das falhas apontadas, como medida a estabelecer a legalidade nos atos de gesto de pessoal, sob pena de responsabilidade, enviando ao Tribunal de Contas prova cabal da adoo das medidas administrativas retromencionadas, at trinta dias aps sua efetivao, sob pena das culminaes legais aplicveis espcie, inclusive multa prevista na Lei Orgnica deste Tribunal. Notificado da deciso, o Sr. Joo Batista Dias, ento Prefeito de Caldas Brando, no apresentou quaisquer esclarecimentos sobre os fatos apontados pela Auditoria. O Processo retornou ao Ministrio Pblico que opinou pela assinao de novo prazo para adoo de medidas necessrias ao restabelecimento da legalidade e aplicao de multa, com fulcro no disposto no art. 56, VIII da LC n 18/93.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N. 04026/03 Na sesso do dia 27 de junho de 2005, a 2 Cmara Deliberativa decidiu assinar novo prazo dias ao Prefeito de Caldas Brando para que procedesse a regularizao da falhas apontadas, como medida a estabelecer a legalidade nos atos de gesto pessoal, sob pena de responsabilidade, enviando ao Tribunal de Contas prova cabal da adoo de medidas administrativas retromencionadas, at trinta dias aps sua efetivao; aplicar multa ao ento gestor, Sr. Joo Batista Dias no valor de R$ 2.534,15, pelo no cumprimento da Resoluo RC2-TC 1084/04, nos termos do que dispe o art. 56, VIII da LC n 18/93, e determinar, desde j, que uma vez no cumprida a Resoluo ora baixada, as despesas irregulares com a remunerao dos servidores relacionados s fls. 410/412, passem responsabilidade do Sr. Joo Batista Dias, a partir do trmino do prazo acima estabelecido. Novamente notificado, Sr. Joo Batista Dias, j qualificado nos autos, interps recurso de reconsiderao, contra a deciso consubstanciada no Acrdo AC2-TC n 00729/05 com o intuito de afastar as falhas apontadas e reformular a deciso ora guerreada. A Auditoria analisou a pea recursal e concluiu pelo conhecimento do recurso e pelo no provimento, devendo-se dar continuidade deciso consubstanciada no Acrdo AC2-TC 00729/05. O Processo foi encaminhado ao Ministrio Pblico que atravs da sua representante pugnou pelo conhecimento do recurso, posto que tempestivo e, no mrito, pelo seu no provimento, mantendo-se intacta a deciso consubstanciada no Acrdo AC2-TC 00729/05. Na sesso do dia 22 de novembro de 2005, a 2 Cmara Deliberativa conheceu o recurso de reconsiderao interposto e, no mrito, negou provimento, mantendo-se, portanto, a deciso consubstanciada no Acrdo AC2-TC 00729/05. A Auditoria, com o fito de verificar o cumprimento do citado Acrdo, emitiu relatrio constatando que as irregularidades, anteriormente apontadas, no haviam sido sanadas e tambm no houve recolhimento da multa aplicada a sua pessoa. Destacou tambm que os servidores Antnio de Lisboa Queiroz, Luza Alves Barbosa e Manoel Antnio Barbosa de Oliveira anexaram documentos, objetivando a retirada de seus nomes da listagem da irregularidade referente aos candidatos aprovados sem concurso pblico e sem habilitao. Analisando caso a caso, a Auditoria verificou a seguinte situao: Sr. Antnio de Lisboa Queiroz no foi apresentado o ato de nomeao; Sr Luza Alves Barbosa admitida para o cargo de auxiliar administrativo, consta no SAGRES exercendo o cargo de auxiliar de servios gerais, caracterizando, possvel desvio de funo; Sr. Manoel Antnio Barbosa de Oliveira exercia o cargo de auxiliar de servio, professor e telefonista e, atualmente, auxiliar administrativo, sendo necessria apresentao de Lei que transformou o cargo de telefonista, ltimo cargo exercido, em auxiliar administrativo, a fim de restabelecer a legalidade.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N. 04026/03 Em seguida, o ex-gestor anexou aos autos documentos com as justificativas acerca da situao dos servidores municipais. Antes do pronunciamento da Auditoria, veio aos autos interpor Recurso de Reviso o ento Presidente do Instituto de Previdncia Social Municipal de Caldas Brando, Sr. Rogrio Firmino Bernardo, com o intuito dessa Corte de Contas se pronunciar a despeito da concesso de Penso do ex-servidor falecido Sr. Celso Gonalves Diniz, motorista, que deixou esposa e dois filhos menor de idade. A Auditoria analisou os documentos e concluiu que o recurso apresentado pela sua escassez de argumentos no tem o condo de alterar os termos do Acrdo AC2-TC 00729/05, salve em relao aos servidores Maria Jos da Silva e Severina Josefa de Atade Alves, que provaram seus ingressos no servio pblico municipal em perodo anterior vigncia da Constituio de 05.10.1988; J em relao aos servidores Luza Alves Barbosa e Manoel Antnio Barbosa de Oliveira, embora tenha provado sua admisso antes da vigncia da Constituio Federal, restou sem explicao porque mudaram de cargo sem que tivessem passado pelo crivo do concurso pblico; Por ltimo ressaltou que o Instituto Previdencirio no pode conceder penso aos dependentes de um prestador de servios, devendo o Instituto devolver aos interessados as contribuies recolhidas. O Processo foi encaminhado ao Ministrio Pblico que emitiu Parecer de n 851/2006, pugnando pela procedncia parcial do recurso, devendo ser executado o Acrdo AC2-TC 00729/05, em relao aos servidores Maria Jos da Silva e Severina Josefa de Atade Alves, por terem provado o direito garantia excepcional; repasse das contribuies recolhidas pelo Instituto de Previdncia Social Municipal de Caldas Brando ao INSS, onde os dependentes do ex-servidor Celso Gonalves Diniz devero requerer os benefcios cabveis; assinao de prazo ao Prefeito de Caldas Brando, a fim de que tome as providncias pertinentes com vistas ao restabelecimento da legalidade no tocante s situaes descritas no relatrio inicial da Auditoria e aplicao de multa pelo no cumprimento da deciso consubstanciada no Acrdo AC2-TC 00729/05, com fulcro no art. 56, VIII, da LC n 18/93. o relatrio. PROPOSTA DE DECISO AUDITOR OSCAR MAMEDE SANTIAGO MELO (Relator): O Recurso de Reviso um instrumento processual previsto no art. 31, inciso IV, da LOTCE/PB. Para a sua admissibilidade necessrio a verificao dos pressupostos previstos no caput do art. 35 e seus incisos, conforme descrito a seguir: Art. 35. De deciso definitiva caber recurso de

reviso ao Plenrio, sem efeito suspensivo, interposto por escrito, uma s vez, pelo responsvel, seus sucessores ou pelo Ministrio Pblico junto ao Tribunal, dentro do prazo de cinco anos, contados na forma prevista no inciso II do art. 30 desta Lei, e fundar-se-: I em erro de clculo nas contas; II em falsidade ou insuficincia de documentos em que se tenha fundamentado a deciso recorrida; III na supervenincia de documentos novos com eficcia sobre a prova produzida.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N. 04026/03 De acordo com os autos, o Recurso de Reviso no pode ser admitido, pois, foi interposto pelo ento Presidente do Instituto Previdencirio Social Municipal de Caldas Brando, Sr. Rogrio Firmino Bernardo, que no era parte legtima para apresentar tal recurso. Ante o exposto, proponho que o Tribunal de Contas do Estado da Paraba NO CONHEA o Recurso de Reviso, tendo em vista que o recorrente no era o Gestor Responsvel para interpor tal recurso, conforme previsto no art. 35 da Lei Orgnica deste Tribunal de Contas. a proposta. Joo Pessoa, 20 de maro de 2013

Auditor Oscar Mamede Santiago Melo RELATOR

You might also like