You are on page 1of 31

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARAJ - UEMA Campus Universitrio da Ilha de Maraj Curso de Medicina

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO DE MEDICINA

Giovanni Salera Jnior Email: salerajunior@yahoo.com.br

Ilha de Maraj - PA Julho de 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARAJ - UEMA Campus Universitrio da Ilha de Maraj Curso de Medicina

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO DE MEDICINA

Relatrio de Estagio Supervisionado apresentado como requisito parcial para concluso do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maraj (UEMA). Acadmico: Giovanni Salera Jnior

Ilha de Maraj - PA Julho de 2011

minha amada esposa, por todo amor e companheirismo

AGRADECIMENTOS

A minha Professora-orientadora, pelo tempo que trabalhamos juntos e pela amizade que se formou durante as longas e importantes horas de trabalho; Ao professor de Estgio, pela confiana, amizade e por todo conhecimento compartilhado; Ao professor da disciplina de Metodologia Cientifica, pelas importantes sugestes e dicas durante a redao desse trabalho; Aos professores do curso de Medicina, pelo apoio, incentivo e pela ajuda indispensvel que dedicaram a minha formao acadmica; A toda equipe de profissionais da rea tcnica e administrativa da Universidade Estadual do Maraj (UEMA), em especial coordenao do curso de Medicina; Aos amigos e amigas do curso de Medicina, pela amizade e companheirismo; Aos profissionais da Secretaria Estadual de Sade e do Hospital Geral do Maraj (HGM), por todos os ensinamentos e vivncias que tivemos ao longo desse trabalho; Aos diversos parceiros do Programa Sade da Famlia (PSF), pelas riqussimas experincias que partilhamos; minha amada esposa, pela ajuda, pacincia, dedicao e amor constantes; Aos meus familiares, que durante esses anos me apoiaram em todos os momentos; Agradeo, ainda, a todas as demais pessoas que sempre estiveram presentes, ajudando-me a vencer essa trajetria; A Deus, pela concluso dessa significativa etapa em minha vida.

SUMRIO

1 2 3 4 5 6 7

Introduo Diagnstico da Unidade Hospitalar Estgio Supervisionado de Medicina Consideraes Finais Bibliografia Fontes de Consulta na Internet Agradecimentos

Pg. 06 07 10 17 18 30 31

1. INTRODUO

O presente Relatrio de Estgio Supervisionado de Medicina descreve as caractersticas e prticas observadas, conforme exigncia legal do colegiado do curso de Medicinam por meio da Instruo Normativa n. 144, de 02 de setembro de 2002, da Universidade Estadual do Maraj (UEMA). O Estgio Supervisionado do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maraj (UEMA) deve ser desenvolvido para oportunizar mais um espao de aproximao e integrao do aluno de Medicina com a realidade dos profissionais de sade, que no caso especfico ocorreu no Hospital Geral do Maraj (HGM), Ilha de Maraj, Estado do Par. Nessa Unidade de Sade, o mdico-residente cumpriu suas atividades, sempre acompanhado pela superviso do Professor-Orientador. Esse Estgio Supervisionado de Medicina foi cumprido levando-se em conta a durao de 1 (um) ano, correspondendo ao calendrio letivo do ano de 2010, indo do incio das aulas, em janeiro, at o trmino das mesmas, em dezembro. A carga horria desse Estgio Supervisionado de Medicina correspondente ao total de 540 (quinhentas e quarenta) horas. O presente Estgio Supervisionado de Medicina possibilitou a vivncia da realidade hospitalar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: passagem de planto; cumprimento de escalas; a realizao tutelada de consultas abertas; atendimento direto aos pacientes nas Enfermarias; avaliao dos documentos anexos ao pronturio dos pacientes; aprendizagem de procedimentos nas salas de Enfermagem; realizao de visitas domiciliares em companhia dos Agentes Comunitrios de Sade; acompanhamento de atividades de formao permanente; desenvolvimento de aes de preveno e controle de infeco hospitalar e doenas transmissveis; participao em eventos e projetos de educao em sade; e planejamento e avaliao dos servios executados. Os objetivos propostos foram atingidos tendo em vista que todas as condies foram disponibilizadas e todas as atividades propostas foram satisfatoriamente desenvolvidas. Alguns problemas levantando durante a realizao das atividades foram observados e foram sanados a partir de uma interveno direta do mdico-residente por meio da proposio de metodologias diferencias no cumprimento das atividades e tarefas. Destaco que esse Estgio foi muito enriquecedor, possibilitando-me a aquisio de riqussimos conhecimentos mdicos e habilidades fundamentais minha futura atuao clnica, o que contribuiu no s para o meu aperfeioamento profissional, mas tambm para meu crescimento pessoal. Enfatizamos o total apoio da Direo Geral e da Coordenao de Medicina do Hospital Geral do Maraj (HGM), que ofereceram primorosa ateno e oportunizaram todas as condies para a realizao das atividades propostas.

2. DIAGNSTICO DA UNIDADE HOSPITALAR

Este tpico apresenta com detalhes a caracterizao da Unidade Hospitalar alvo do Estgio Supervisionado de Medicina.

2.1 IDENTIFICAO O Hospital Geral do Maraj (HGM) localiza-se Avenida Joo Lisboa da Cruz, n. 112, Centro, CEP 68.111-000, Ilha de Maraj, Estado do Par. O Hospital Geral do Maraj (HGM) mantido pelo governo estadual do Par e administrado pela Secretaria Estadual de Sade, nos termos da Legislao em vigor.

2.2 CARACTERSTICAS DO HOSPITAL GERAL DO MARAJ - HGM Esse tpico apresenta as dimenses fsica, de recursos humanos e financeira do Hospital Geral do Maraj (HGM). 2.2.1 DIMENSO FSICA O Espao Fsico do Hospital Geral do Maraj (HGM) amplo e divide-se em: (1) rea Administrativa; e (2) rea Clnica, conforme detalhes abaixo. A REA ADMINISTRATIVA: - 01 Recepo; - 01 Sala da Direo Geral; - 01 Sala de administrao; - 01 Sala para coordenao; - 01 Sala para chefia mdica; - 01 Sala para chefia de enfermagem; - 01 Auditrio; - 01 Copa e cozinha; - 01 Refeitrio; - 01 Almoxarifado; - 01 Sala de expurgo; - 01 Sala de desinfeco de material; - 01 Depsito de material de limpeza; - 02 Dormitrios; - 01 Sala de regulao; - 01 Sala de transporte social; - 01 Farmcia; - 01 Sala de desestress; - 01 rea para higienizao das ambulncias; - 01 Estacionamento com 75 vagas.

B REA CLNICA - 03 Enfermarias; - 02 Salas de Tratamento; - 01 Centro Cirrgico; - 01 Unidade de Terapia Intensiva (UTI); - 01 Centro de Tratamento de Queimados; - 01 Centro de Tratamento Oncolgico; - 01 Sala de Servios de Ao Social; - 01 Sala de Servio de Atendimento Mvel Urgente (SAMU); - 01 Sala de Espera; - 12 Consultrios Mdicos; - 09 Gabinetes de Enfermagem; - 01 Brinquedoteca; - 01 Classe Hospitalar; - 01 Capela.

2.2.2 RECURSOS HUMANOS O Hospital Geral do Maraj (HGM) possui o seguinte quadro de profissionais: - 01 Diretor Geral; - 03 Coordenadores; - 25 Mdicos; - 45 Enfermeiros; - 05 Fisioterapeutas; - 04 Psiclogas; - 04 Fonoaudilogos; - 03 Pedagogas; - 03 Assistentes Sociais; - 02 Nutricionistas; - 02 Biomdicos; - 15 Tcnicos de Enfermagem; - 10 Auxiliares de Enfermagem; - 07 Tcnicos de Laboratrio; - 02 Administradores; - 01 Contador; - 01 Cientista da Computao; - 01 Jornalista; - 01 Bibliotecria; - 25 Assistentes Administrativos; - 12 Servios Gerais; - 06 Motoristas; - 04 Porteiros; - 01 Jardineiro; - 08 Guardas. Vale destacar que aqui no esto especificados os colaboradores e os profissionais diversos que atuam como parceiros nas diversas aes e projetos realizados ao longo do ano. Nesse tpico no esto includos tambm os profissionais da Secretaria

Estadual de Sade que eventualmente realizam atividades de capacitao e acompanhamento das aes desenvolvidas em mbito da Unidade Hospitalar.

2.2.3 DIMENSO FINANCEIRA Os recursos financeiros do Hospital Geral do Maraj (HGM) so geridos por 02 (duas) fontes: a) A FUNDAO MARAJ SOLIDRIO (FMS) do Hospital Geral do Maraj - HGM uma entidade filantrpica que gere recursos previstos em seu estatuto e que visa arrecadar recursos atravs de Contribuio dos Associados; Convnios; Subvenes; Doaes; Promoes diversas; entre outras fontes. b) Entidade Mantenedora O Governo do Estado do Par, atravs da Secretaria Estadual de Sade, atende as necessidades financeiras conforme regulamentao legal. Estes recursos chegam ao Hospital Geral do Maraj (HGM) por meio de requisies de materiais de expediente e ou reparos, bem como obras solicitadas pela equipe gestora.

2.2.4 PROJETOS E AES ESPECIAIS O Hospital Geral do Maraj (HGM) possui uma rica programao de aes e projetos que seguem o proposto pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Assim, so comemoradas datas especiais, que incluem: datas comemorativas e feriados, como por exemplo: Dia do Mdico, Dia das Mes, Dia das Crianas, Dia do Enfermeiro, Dia Mundial Sem Tabaco, Dia Mundial de Combate s DST/ AIDS, Semana de Preveno ao Cncer de Mama, Semana da Criana e Natal. H, ainda, diversos Projetos e Programas em andamento no Hospital Geral do Maraj (HGM), e outros que so realizados em mbito municipal e regional e contam com a parceria dos profissionais do HGM, a saber: - Projeto Pedagogia Hospitalar; - Projeto Doutores da Alegria; - Programa de Sade da Famlia; - Programa Municipal de Educao Ambiental e Sanitria; - Programa Municipal de Controle de Endemias e Zoonoses; - Programa Municipal de Vigilncia Ambiental; - Programa Municipal de Preveno ao Escalpelamento.

3. ESTGIO SUPERVISIONADO DE MEDICINA

O presente Estgio Supervisionado de Medicina foi realizado durante o perodo de janeiro a dezembro de 2010, no Hospital Geral do Maraj (HGM), Ilha de Maraj Estado do Par. As atividades desse Estgio Supervisionado de Medicina foram planejadas previamente, nos semestres anteriores, como parte das Disciplinas Estgio Supervisionado I e II, seguindo o roteiro geral do Projeto de Estgio do Curso de Medicina, que se encontra referenciado ao final desse documento. Todas as etapas foram desenvolvidas com acompanhamento do Professor-Orientador do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maraj (UEMA), que o profissional responsvel pelo Estgio Supervisionado. Tudo o que foi realizado durante o perodo do Estgio Supervisionado de Medicina encontra-se descrito adiante. Assim, essa parte que contm as aes e trabalhos diretamente relacionados ao Estagio est dividida em: (1) Observao e Anlise; (2) Atendimento em Medicina; (3) Participao em Programas; e (4) Discusso das Atividades Desenvolvidas.

3.1 OBSERVAO E ANLISE Assim, de acordo com o Projeto de Estgio do Curso de Medicina, inicialmente foram realizadas vrias observaes no estabelecimento de sade a fim de obter a maior quantidade de informaes relevantes ao Estgio, por meio da anlise de diversos documentos. Com essas observaes foi possvel conhecer melhor o histrico e a realidade de funcionamento dessa instituio. Nessa primeira fase, houve a investigao de toda a estrutura organizacional e administrativa do Hospital Geral do Maraj (HGM), averiguando as condies de trabalho, tais como: disponibilidade de recursos fsicos, materiais, financeiros e humanos. Tambm foi observada a integrao da Unidade de Sade com a comunidade. Nas primeiras semanas, verifiquei as instalaes prediais da Unidade Hospitalar, tais como: sala de direo, sala dos Enfermeiros, sala de coordenao, secretaria, dormitrios, farmcia, depsitos, auditrio, cozinha, refeitrio etc. Em consulta ao Departamento de Recursos Humanos da Unidade Hospitalar obtive o nmero de servidores administrativos e de apoio que atuam na instituio. E, tambm, coletei dados dos recursos materiais disponveis (computadores, macas, leitos, ambulncias, aparelhos de raio-x, ultra-som, etc.). Vale destacar que essa etapa de Observao e Anlise no se restringiu s aos primeiros dias de Estgio, pois ela se prolongou durante todas as demais etapas, permitindo que a obteno de informaes diversas, tais como: (1) Caractersticas dos clientes/pacientes; (2) Recursos materiais mais utilizados no atendimento Mdico; (3)

10

Indicaes bibliogrficas; (4) Procedimentos e tcnicas mais utilizadas pelos Enfermeiros e Tcnicos em Enfermagem; (5) Tcnicas de Avaliao dos resultados e tratamentos disponibilizados clientela atendida pela Unidade Hospitalar; (6) Mtodos de controle de infeco hospitalar; (7) Procedimentos de destinao do lixo hospitalar; e (8) Principais dificuldades enfrentadas por profissionais de sade. Alm disso, tive a oportunidade de registrar as seguintes informaes: (1) Filosofia e Misso da Unidade Hospitalar; (2) Calendrio de Atendimento; (3) Fluxogramas existentes; (4) Funcionamento dos diversos rgos e setores do Hospital; e (5) Integrao do Hospital com outras instituies pblicas e privadas. Ressalta-se que todos esses momentos foram muito importantes e contriburam com a formao e ampliao dos saberes. No poderia deixar de mencionar que nessa primeira fase contei com acompanhamento do Professor-Orientador da UEMA que colaborou com os seguintes trabalhos: (1) orientao para o preenchimento dos formulrios comprobatrios do Estgio; (2) orientao no levantamento de bibliografia; (3) orientao na coleta de dados durante a Observao e Anlise da Unidade Hospitalar; e (4) preparao da apresentao em PowerPoint do Seminrio que dever reunir os dados coletados e uma obrigao a ser cumprida como parte das Disciplinas de Estgio Supervisionado I e II. Considero importante destacar que semanalmente dediquei um tempo para fazer reflexes sobre o andamento do trabalho, verificando se os objetivos propostos para aquele perodo foram atingidos, como foi o desempenho geral, se as atividades foram adequadas etc. Assim, de maneira contnua pude verificar o relacionamento da teoria e prtica. Aps essa primeira etapa, foram iniciadas as atividades de atendimento em Medicina, quando foi possvel o desenvolvimento de inmeros trabalhos e procedimentos, sempre contando com apoio da equipe de profissionais do Hospital Geral do Maraj (HGM).

3.2 ATENDIMENTO EM MEDICINA Esse tpico traz com detalhes a descrio das inmeras atividades e aes de promoo de sade, preveno e de cuidados curativos prestados ao longo do Estgio Supervisionado de Medicina. Nesse perodo, tive oportunidade exercer atividades de atendimento em Medicina em muitos departamentos do Hospital Geral do Maraj (HGM), como: Enfermarias, Ambulatrios, Centro de Tratamento Oncolgico, Centro de Tratamento de Queimados, Servio de Atendimento Mvel Urgente (SAMU), Unidade de Terapia Intensiva etc. Alm disso, participei de inmeras atividades externas, em Programas e Eventos especficos. Nas Enfermarias participei de atividades de ateno primria, secundria e terciria, atuando na assistncia de Medicina s crianas e adolescentes, s mulheres, aos adultos e aos idosos. As atividades desenvolvidas foram as seguintes: (1) passagem de planto; (2) realizao de escala no perodo de descanso e lanche dos funcionrios do Hospital; (3) realizao de escala completa de trabalho nos turnos diurno e noturno; (4) prescrio de assistncia de Medicina em consultas tuteladas; (5) encaminhamento de

11

paciente a exames conforme rotina da instituio; (6) atendimento de Medicina na Urgncia e Emergncia; (7) atuao em atividades de Medicina na Unidade de Terapia Intensiva Mvel (UTI Mvel); (8) acompanhamento de atividades de educao continuada oferecida aos profissionais locais; (9) realizao de cuidados diretos de Medicina para atendimento de pessoas vtimas de queimaduras graves; (10) participao na preveno e controle de forma sistemtica a infeco hospitalar e de doenas transmissveis; e (11) acompanhamento do planejamento de previso de recursos materiais e humanos na nos departamentos da rea administrativa. Ao longo desse tempo, tive a oportunidade de acompanhar consultas mdicas em diferentes reas (pediatria, ginecologia, obstetrcia, oncologia, dermatologia, cirurgia geral etc.), permitindo-me assim colocar em prtica os meus conhecimentos e habilidades. Pude aplicar com bastante intensidade o aprendizado de procedimentos de atendimento bsico, tais como a administrao de vacinas e frmacos, a pesquisa de glicemia capilar e a avaliao da presso arterial. Nesse trabalho, pude perceber os inmeros problemas nos quais o clnico se depara no seu dia a dia. Em todos os acompanhamentos aos mdicos especialistas, sempre relatei com bastante cuidado na minha agenda pessoal as histrias clnicas e os registros dos dados colhidos no sistema informtico do SIASUS. Em acompanhamento s atividades do Programa de Sade da Famlia (PSF), participei no assessoramento de consultas realizadas por mdicos em comunidades rurais, bem como colaborei com vrios Agentes Comunitrios de Sade (ACS) nos procedimentos de Medicina ao domiclio. No acompanhamento das inmeras equipes multiprofissional do PSF, ampliei muito meus conhecimentos e aprimorei minhas habilidades de relacionamento interpessoal, atuando em muitas atividades diferentes: (1) visitas domiciliares; (2) Oficinas educativas para casais abordando planejamento familiar; (3) atividades de acompanhamento de gestantes para falar dos exames do perodo PrNatal; (4) acompanhamento das mulheres purperas para falar de aleitamento e vacinao infantil; (5) palestras nas escolas e Igrejas com os adolescentes e jovens para falar de sexualidade e DST/ AIDS; (6) palestras em centros comunitrios para falar de alcoolismo, tabagismo e outras dependncias qumicas; (7) atividades com idosos etc. Nesse trabalho pude constatar a distncia a que muitos marajoaras esto dos servios de sade das cidades e a dificuldade de acessibilidade que tm, principalmente por falta de meio de transporte. Participei, ainda, em servios de Medicina no trabalho do Servio de Atendimento Mvel Urgente (SAMU) e nas Unidades de Tratamento Intensivo Mveis (UTI Mveis). Participei de atos complexos como pequenas e mdias cirurgias (suturas, cesariana, drenagem de trax, etc.), assim como no suporte avanado de vida (reanimao crdiorespiratria, anestesia, etc.), e na transferncia de pacientes graves entre os hospitais. Pude ver na prtica que o trabalho do SAMU, assim como ocorre nas UTI Mveis, apresenta uma gama enorme de riscos aos trabalhadores (Mdicos, Enfermeiros e Motoristas) que no podem ser ignorados e que precisam ser controlados para o bem estar de todos os integrantes dessas equipes.

12

3.3 PARTICIPAO EM PROGRAMAS Durante o perodo do Estgio Supervisionado de Medicina pude acompanhar as atividades de 02 (dois) Programas, a saber: (1) Programa de Sade da Famlia, e (5) Programa Municipal de Preveno ao Escalpelamento. Logo a seguir, eu apresento algumas informaes sobre cada um desses Programas que so desenvolvidos diretamente ou com colaborao de profissionais do Hospital Geral do Maraj (HGM).

A PROGRAMA SUDE DA FAMLIA (PSF) O Programa Sade da Famlia (PSF) o eixo central das polticas pblicas de sade no Brasil, pois rene um conjunto de aes extremamente relevantes para garantir esse direito constitucional de todo brasileiro. Esse Programa constitui um dos pilares do Sistema Nacional de Sade (SNS) assim como do desenvolvimento social e econmico da comunidade. Esse trabalho realizado por uma numerosa equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Sade, e conta com atuao de muitos parceiros locais, tais como: Universidade Estadual do Maraj (UEMA), Instituto Tcnico Federal do Par (IFPA), ONG Crianas da Amaznia, Associao de Moradores da Reserva Extrativista (AMOREX), Pastoral da Criana e Igrejas Evanglicas. B PROGRAMA MUNICIPAL DE PREVENO AO ESCALPELAMENTO O Programa Municipal de Preveno ao Escalpelamento realizado pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Assistncia Social (SMAS), em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher e Capitania dos Portos do Maraj. Na Amaznia, o transporte fluvial faz com que muitas mulheres percam seus cabelos em acidentes. As pssimas condies de segurana nas embarcaes levam anualmente inmeras crianas e jovens a passarem por essa dor drstica de ver seu rosto desfigurado, o que atinge muito mais do que a sua beleza fsica, pois afeta profundamente sua auto-estima e qualidade de vida. Para conscientizar a populao da Amaznia sobre a preveno ao escalpelamento so realizadas aes focadas em atividades de campo por meio da fiscalizao das embarcaes e, tambm, na mobilizao social e tentativa de participao de todos os segmentos da sociedade por meio de campanhas educativas.

3.4 DISCUSSO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O Hospital Geral do Maraj (HGM) um hospital referncia e conta com uma das melhores estruturas fsicas e de recursos humanos da Amaznia brasileira. A variedade e qualidade dos servios de sade so realmente significativos, especialmente nessa regio to carente de nossa nao. Assim, ao longo de todo Estgio pude fazer a relao teoria prtica de forma satisfatria, pois foi possvel realizar com xito todas as atividades propostas inicialmente pelo Projeto de Estgio Supervisionado, o que me permitiu assimilao de inmeros conhecimentos e habilidades.

13

Vi na prtica como as Unidades de Sade (Hospitais, ambulatrios e ambulncias, entre outras), so vistos pela sociedade em geral apenas como instituies prestadoras de servios de sade a pacientes e seus familiares. Por causa dessa misso to relevante h a necessidade de funcionamento ininterrupto e, tristemente, vemos que por muitas questes esses estabelecimentos no oferecem condies satisfatrias de trabalho. Por meio de um intenso processo de questionamentos e reflexes pude entender que o profissional de sade em geral tem de conhecer o seu potencial de modificar comportamentos pessoais e coletivos no que se refere sade. Percebi que grande parte das doenas observadas no atendimento direto aos enfermos nas Unidades de Sade no podem ser compreendidas totalmente a no ser que sejam vistas no seu contexto pessoal, familiar e social. Por meio da participao nos dois Programas descobri um mundo extremamente rico e amplo para explorar o crescimento pessoal e profissional no atendimento em Medicina. Em cada um deles tive um aprendizado extraordinrio, o que aguou meu interesse pelo aprofundamento na pesquisa cientfica e na integrao dos saberes prprias das reas de Medicina com outras reas do conhecimento humano, em especial a Psicologia e Assistncia Social. Esses Programas foram: (1) Programa Sade da Famlia, e (2) Programa Municipal de Preveno ao Escalpelamento. No Programa de Sade da Famlia (PSF) tive um aprendizado rico e diversificado. Ao dedicar vrios dias em acompanhamento aos Agentes Comunitrios do PSF em visitas aos domiclios da zona rural vivi muitas experincias marcantes, que com certeza irei lembrar por toda minha vida. Tive inmeras oportunidades de fazer consultas nos domiclios de comunidades ribeirinhas, que confesso geraram experincias extremamente prazerosas, pois alm do componente prtica e profissional desta, tambm tive o crescimento em termos pessoais, uma vez que tive o privilgio de levar os cuidados de sade o mais prximo possvel de onde pessoas vivem e trabalham. Em cada visita pude ver o quo valoroso o primeiro contato com os doentes, especialmente quando isso permite enxergar o contexto familiar e social. Notei tambm a relevncia do trabalho em equipe e das habilidades de relacionamento interpessoal para um bom desempenho clnico. Nesse trabalho junto ao PSF, pude acompanhar um trabalho de parto, dando apoio a uma parteira tradicional. Quero destacar que o acompanhamento de um nascimento de uma belssima criana, no apoio a essa parteira tradicional, foi realmente a mais emocionante experincia que tive ao longo de meu Estgio Supervisionado de Medicina. Tive tambm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da Pastoral da Criana, to significativo para muitas comunidades ribeirinhas do interior da Ilha de Maraj. Alm disso, pude colaborar com os trabalhos sociais desenvolvidos pelos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), que periodicamente desenvolvem aes de apoio s famlias carentes, distribuindo bens (alimentos, calados, roupas, remdios etc.) e na realizao de palestras sobre comportamento e sexualidade, que incluem temas como planejamento familiar, aborto, DST/AIDS. No Programa Municipal de Combate ao Escalpelamento pude ver como um problema to triste afeta a vida de centenas de famlias em nossa regio. Nos poucos dias que participei pude aprender o valor de um trabalho assim. Posso dizer que essa estratgia

14

um modelo a ser levado para outras regies da Amaznia. Mas, tambm entendo que no nada fcil solucionar um problema dessa natureza sem envolvimento de todos os seguimentos sociais, especialmente dos governantes, pois um programa que exige gastos e no gera muitos votos. Mas, preciso que todos apiem esse trabalho, pois precisamos garantir que nossas mulheres marajoaras mantenham-se sempre belas, ostentado aquilo que tanto orgulha a alma feminina, uma belo conjunto de madeixas negras e sedosas !!! Em tudo isso, pude entender profundamente como o Mdico deve conhecer a fisiopatologia das doenas, percebendo claramente os sinais e sintomas e fatores socioeconmicos e polticos envolvidos no processo sade-doena.

Como fechamento de todas as reflexes do aprendizado desse riqussimo perodo de Estgio Supervisionado de Medicina no Hospital Geral do Maraj (HGM) registrei os problemas mais comuns nessa Unidade de Sade, especificamente, e em nosso municpio, de modo geral, que precisavam ser sanados. Assim, em ordem prioritria, elencamos todos logo abaixo: - Falta de compromisso poltico. O Hospital Geral do Maraj (HGM) tem recebido apoio menor do que merecido pela Secretaria Estadual de Sade; - Falta de articuladores e coordenadores na rea de Comunicao e Marketing. Apesar do volume de trabalho desenvolvido e grande nmero de resultados, ainda no h nenhum trabalho forte na divulgao das aes do Hospital, o que inviabiliza a ampliao de parcerias e compromete o envolvimento da comunidade no processo de construo das polticas pblicas de sade; - A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e as Enfermarias esto recorrentemente lotadas, o que inviabilizam o trabalho mdico. Esse um problema generalizado que precisa ser sanado brevemente para se pensar em melhorar os servios de sade; - Alto ndice de insatisfao por parte dos profissionais de Enfermagem e Medicina, que apresentam como maiores queixas a sobrecarga de trabalho, o stress constante e a desmotivao com os salrios; - Profissionais desatualizados. Infelizmente essa uma triste realidade que pode ser percebida facilmente no trabalho de observao do dia a dia da Unidade Hospitalar; - Trabalho individualizado e isolado entre os diferentes departamentos e profissionais. No existem muitas iniciativas no intuito de melhorar as relaes interpessoais, especialmente entre diferentes categorias profissionais (Mdicos, Enfermeiros e Servidores Administrativos); - Nmero reduzido de mdicos especialistas e outros profissionais (assistente social, psiclogo, fisioterapeuta, tcnicos em radiologia etc.). Esse um problema que afeta a maioria das Unidades Hospitalares e leva sobrecarga para o sistema de sade; - Falta de unio da prtica mdica com a pesquisa experimental. A maioria dos profissionais no incorpora a pesquisa cientifica como algo relevante ao seu dia a dia de

15

trabalho, o que mostra claramente a necessidade de uma nova orientao da educao mdica; - Deficincia na rea administrativa no que diz respeito ao Sistema de Documentao Hospitalar. Para uma boa prestao de cuidados de sade fundamental a existncia de bons registros clnicos; - Falta atuao da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) para propor medidas de controle dos riscos no trabalho das Unidades de Tratamento Intensivo Mveis (UTI Mveis); - Problemas na avaliao das aes e resultados. Avaliar sempre difcil, mas preciso repensar o modo como isso tem sido feito.

certo que o Hospital Geral do Maraj (HGM) est tomando algumas medidas para sanar esses e outros problemas, o que de certo modo traz certa esperana, mas preciso que haja mais investimentos para a melhoria da sade local. Nisso, vale destacar o papel da Direo que est atuante no sentido de sensibilizar a Secretaria Estadual de Sade para conseguir mais melhorias na infra-estrutura e na capacitao de seus profissionais, entre outras questes relevantes. Um aspecto bastante positivo que foi observado se refere ao nmero de parcerias que o Hospital Geral do Maraj (HGM) possui com rgos pblicos e empresas privadas, como por exemplo: Capitania dos Portos, Universidades, Secretarias Municipais de Sade, Igrejas, ONGs etc. Assim, essas instituies so chamadas sempre para atenderem programaes especificas e contribuem com conhecimentos e atividades de qualidade o que enriquece as atividades rotineiras da Unidade Hospitalar. Essa valorizao das parcerias e o fortalecimento da filantropia como instrumento para o desenvolvimento e apoio aos trabalhos das instituies mdicas so fatores realmente bons, pois criam uma nova mentalidade de compromisso da sociedade com as questes de sade. Essa viso neoliberal de gesto em sade tem o aspecto positivo de possibilitar o funcionamento dos atendimentos sem a necessidade de ampliao dos recursos governamentais.

16

4. CONSIDERAES FINAIS

Este Relatrio de Estgio Supervisionado de Medicina apresenta uma sntese das atividades desenvolvidas que foram extremamente importantes para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante minha graduao na Universidade Estadual do Maraj (UEMA). Durante toda a residncia mdica tive um convvio extremamente enriquecedor, quando pude aplicar intensamente todo contedo curricular que vi no decorrer de vrios anos de estudo. Entendo que tive o privilgio de receber uma excelente formao tanto em termos tericos como por meio da execuo prtica de diversas atividades em inmeras especialidades mdicas. Pude contar com a tutela de profissionais extremamente qualificados e empenhados na transmisso dos conhecimentos e na orientao da prtica de atendimento em Medicina. Assim, desenvolvi todo aprendizado de forma rdua, porm com extrema gratificao. Ao longo de dezenas de plantes nos ltimos meses pude ampliar minhas aptides e habilidades, especialmente nas reas de pediatria, da sade da mulher, da obstetrcia, da sade mental e dos cuidados aos idosos. Alm disso, fortaleci enormemente meus conhecimentos nos trabalhos de preveno em sade, no diagnstico precoce de inmeras doenas e na necessidade de abrir o dilogo com o paciente e demais profissionais da Unidade Hospitalar. Posso dizer com orgulho que todos os objetivos foram satisfatoriamente cumpridos desde a aprendizagem das aptides clnicas, passando pelo atendimento na sade primria, de emergncia e urgncia, como no desenvolvimento da comunicao interpessoal, e at mesmo no fortalecimento da minha auto-estima no que diz respeito ao grau de independncia e responsabilidade no contato com os pacientes. Eu sinto-me grato pela boa educao mdica que recebi, pois sei que uma formao slida determina a qualidade da prtica mdica, o que me faz concluir que estou plenamente apto e capaz para assumir a responsabilidade de ocupar a posio de Mdico.

17

5. BIBLIOGRAFIA

ABEn/ RJ - Associao Brasileira de Enfermagem Seo Estado do Rio de Janeiro. 2006. Cartilha do trabalhador de Enfermagem: Sade, segurana e boas condies de trabalho. Rio de Janeiro, 44p. AEFML - Associao de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa. 2010. Regulamento Interno do Ncleo Autnomo da AEFML. Comisso Organizadora do Projeto Noite da Medicina. Lisboa, 5p. AGUIAR, B.G.C. (Coord.) et al. 2005. Guia de orientaes para o enfermeiro residente: Curso de Ps-Graduao (Especializao), sob a Forma de Treinamento em Servio (Residncia) para Enfermeiros (Residncia em Enfermagem). Braslia: Ministrio da Sade. 60p. ALMEIDA, Ins Gomes Martins. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Porto. 66p. ALVES, Cludia Fernanda Tolentino. 2007. Correlao entre dados perceptivo-auditivos e qualidade de vida em voz de idosas. Monografia (Graduao) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Curso de Fonoaudiologia. Belo Horizonte, 40f. ANDRADE, I.B.; LIMA, M.C.M. 2005. Manual para elaborao e apresentao de trabalhos cientficos: relatrio tcnico-cientfico. Faculdade de Medicina de Campos. Campos dos Goytacazes, 25f. Disponvel em: http://www.fmc.br ANDRADE, I.B.; LIMA, M.C.M. 2006. Manual para elaborao e apresentao de trabalhos cientficos: pster. Faculdade de Medicina de Campos. Campos dos Goytacazes, 20f. Disponvel em: http://www.fmc.br AQUILA, Paulo Henrique. 2005. Utilizao de Agentes Inteligentes no Diagnstico de Enfermagem. Curso de Cincia da Computao. Faculdade de Jaguarina - FAJ (Monografia). Jaguarina. 67p. ARANHA & SILVA, A.L.; FONSECA, R.M.G.S. 2005. Processo de trabalho em sade mental e o campo psicossocial. Revista Latino-americana de Enfermagem; 13 (3): 441449. Disponvel em: www.eerp.usp.br/rlae ARANTES, Carina Conceio Ferreira. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Porto. 67p. ARAJO, A.K. 2003. Avaliao dos Riscos Ambientais da Diviso de Produtos do Laboratrio Central de Sade Pblica do Cear LACEN/CE. Monografia (Curso de Especializao em Alimentos e Sade Pblica - Faculdade de Farmcia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Cear). Fortaleza (CE). 74p.

18

ARAJO, J.P. 2008. Dados Psicossociais no trabalho dos tcnicos de enfermagem de um Hospital-escola: o olhar da psicodinmica do trabalho. Monografia de ps-graduao em Administrao (PPGA). Universidade de Braslia UnB. Braslia. 64p. ARNONI, M.E.B. 2003. O estgio supervisionado na vida profissional dos professores de Cincias e de Biologia: um repensar da formao do educador. In: V Simpsio em Filosofia e Cincia - Trabalho e Conhecimento: desafios e responsabilidades da Cincia, 2003, Marlia (SP). Disponvel em: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/docentes/arnoni/Artigos_Congressos/3_es tagiosupervisionado_2003_marilia.pdf BENTO, Magda Liliana Fonseca. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Porto. 77p. BEZERRA, D.B. 2007. Satisfao dos usurios atendidos no domiclio pelo servio de atendimento mvel de urgncia em Teresina, Piau. Monografia (Faculdade Integral e Diferencial FACID). Curso de Enfermagem. Teresina. 59p. Disponvel em: http://saude.teresina.pi.gov.br/samu.asp BITTENCOURT A.R., et al. 2009. A Temtica da Imagem Corporal na Produo Cientfica Nacional da Enfermagem: um Destaque para os Pacientes com Cncer. Revista Brasileira de Cancerologia, 55 (3): 271-278. Disponvel em: www.inca.gov.br/rbc/n_55/v03/pdf/75_revisao_literatura2.pdf BOARETO, P.P. 2011. A incluso da equipe de sade bucal na estratgia sade da famlia (ESF). Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Especializao em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Andra Clemente Palmier. Campos Gerais, 33p. BOCCATTO, Marlene. 2007. A importncia da biotica. Gentica na Escola. 02 (02): 1114. Disponvel em: www.sbg.org.br BORGES, Manuel Tiago Magalhes 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Porto. 78p. BORTOLINI, J.E. 2003. Relatrio de Estgio. Joinville (SC). 23p. Disponvel em: http://www.lccmmm.hpg.com.br/orient/julio/01relatorio.pdf BOSCHILIA, L.F. 2008. Relatrio de estgio supervisionado nas reas: clnica mdica e diagnstico por imagem em pequenos animais. Universidade Federal do Paran. Departamento de Medicina Veterinria. Curitiba (PA). 42p. BOUSSO, R.S. et al. 2000. Estgio curricular em enfermagem: transio de identidades. Rev.Esc. Enf.; USP, 34 (2): 218-25. Disponvel em: www.scielo.br/pdf/reeusp/v34n2/v34n2a13.pdf BRASIL. 1990. Lei Ordinria n. 8.080, art. 2, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgnica da Sade. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da

19

sade. Dirio Oficial da Unio. Braslia (DF), 20 set. 1990, p. 18.055. Disponvel em: http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080_190990.htm BRASIL. 2005. Resoluo CFN n 380/2005. Dispe sobre a definio das reas de atuao do nutricionista e suas atribuies, estabelece parmetros numricos de referncia, por rea de atuao, e d outras providncias. Braslia. Disponvel em: www.asbran.org.br/sitenovo/arquivos/resolucao380.pdf BUENO, R.R.L.; PIERUCCINI, M.C. 2004. Abertura de escolas de Medicina no Brasil Relatrio de um cenrio sombrio. Associao Mdica Brasileira/ Conselho Federal de Medicina (AMB/ CFM). 40p. CANDELORO, J.M.; SILVA, R.R. Proposta de protocolo hidroteraputico para fraturas de fmur na terceira idade. Monografia (Ps Graduao Latu Sensu em Hidroterapia). Universidade Bandeirante de So Paulo. Disponvel em: www.poolterapia.com.br CARBONI, R.M.; NOGUEIRA, V.O. 2004. Facilidades e dificuldades na elaborao de trabalhos de concluso de curso. ConScientiae Sade, 3, 65-72. So Paulo: UNINOVE. CAROLO, R.M.R. 2005. Psiquiatria e Psicologia Forense: suas implicaes na lei. O Portal dos Psiclogos. 17p. Disponvel em: www.psicologia.com.pt CARVALHO, C.C.; MACHADO, E.R.S.; CARVALHO, K.P.; SOARES, V.C. 2009. O uso de bebidas alcolicas pelos adolescentes: fatores predisponentes e conseqncias. Monografia (Curso de Enfermagem - Universidade Vale do Rio Doce). Governador Valadares. 49p. Disponvel em: www.pergamum.univale.br/ CASTRO, K.S.; SOUZA, P.A. 2001. Relatrio das atividades do estgio supervisionado em odontologia no municpio de Prados. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Departamento de Odontologia Social e Preventiva. Prados (MG). 16p. Disponvel em: www.docs-finder.com/relatorio-de-estagio-supervisionado-de-enfermagem-doc.html CAVALCANTE, M.I. 2009. Relatrio do Estgio Supervisionado nas Sries Finais do Ensino Fundamental. Relatrio apresentado Faculdade de Tecnologia e Cincias FTC/EaD. Posto da Mata. Disponvel em: http://www.webartigos.com/articles/18887/1/Modelo-de-Relatorio-de-EstagioSupervisionado/pagina1.html CEULM Centro Universitrio Luterano de Manaus. 2010. Manual para elaborao do relatrio de estgio curricular I. Conselho do Curso de Enfermagem CONSENF. Manaus (AM). 12p. Disponvel em: www.ulbra.br/manaus/ COELHO NETO, R.L. 2008. Medicina Tradicional Chinesa: Passado e Futuro. Monografia de Concluso do Curso Centro de Estudos de Acupuntura (CESAC). Curso de Especializao em Acupuntura Mdica. Curitiba, 151p. COREN-PR - Conselho Regional de Enfermagem do Paran. 2003. Deciso CorenDIR 019/2003. Normatiza a criao de Comisso de tica de Enfermagem. Disponvel em: http://www.corenpr.org.br/legislacao/decisoes/decisao019-2003.htm

20

COREN-SP - Conselho Regional de Enfermagem de So Paulo. 2002. Sistematizao da Assistncia de Enfermagem (SAE). So Paulo. Disponvel em: http://www.corensp.org.br/programas/sae_texto.html CORREA, S.R. 2002. O papel humanizante da enfermagem na unidade de psiquiatria para tratamento de farmacodependncia em um hospital geral. Monografia. (Curso de Especializao no PROAD UNIFESP/EPM). So Paulo. 40p. Disponvel em: www.proad.unifesp.br/pdf/monografias/monografia_sandra.pdf CORREIA, Cristina Alexandra Pires. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Porto. 96p. COSME, Julio Cesar Meirelles. O atual ensino da tica para os profissionais de sade e seus reflexos no cotidiano do povo brasileiro. Disponvel em: www.portalmedico.org.br COSTA, A.M.S. 2011. A capacitao do agente comunitrio de sade: uma busca na literatura. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Especializao em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Dra. Maria Rizoneide Negreiros de Arajo. Co-orientadora: Fernanda Magalhes Duarte. Governador Valadares, 32p. COSTA, F.B. 2011. Higiene das mos e na alimentao infantil: a atuao do enfermeiro na ateno bsica. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Especializao em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Dra. Maria Jos Moraes Antunes. Governador Valadares, 20p. COSTA, M.A.O. 2011. A superviso do trabalho do enfermeiro no trabalho do agente comunitrio de sade: uma reviso bibliogrfica. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Dra. Maria Rizoneide Negreiros de Arajo. Belo Horizonte, 34p. COSTA, L.M.; GERMANO, R.M. 2007. Estgio curricular supervisionado na Graduao em Enfermagem: revisitando a histria. Revista Brasileira de Enfermagem, Braslia, 60 (6). Disponvel em: http://www.scielo.br COSTA, M.S. SOUSA, T.O. 2002. Adeso ao pr-natal: a reproduo de um conceito. Monografia (Curso de Enfermagem - Universidade Catlica de Gois). Goinia (GO). 40p. Disponvel em: www.ucg.br/ucg/institutos/nepss/monografia/monografia_07.pdf COSTENARO, A.C.; STECCA, J.P. 2004. Motivao profissional: um indicador de qualidade de vida. Revista Eletrnica de Contabilidade da UFSM, 1 (1): 226-249. Disponvel em: w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIn01/a13vIn01.pdf CRM/DF - Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. 2006. Pronturio mdico do paciente: guia para uso prtico. Regional de Medicina do Distrito Federal. Braslia: Conselho Regional de Medicina, 94P. Disponvel em: www.crmdf.org.br

21

CUNHA, A.C.; VALENTE, G.S.C. 2009. Desvelando o conhecimento dos trabalhadores de enfermagem acerca dos riscos biolgicos na emergncia. Revista Eletrnica do Mestrado Profissional em Ensino de Cincias da Sade e do Ambiente. Ensino, Sade e Ambiente, 2 (2): 69-83. DAMASCENO, L.A. 2009. O papel do enfermeiro na preveno da obesidade infantil: uma reviso bibliogrfica. Monografia (Curso de Enfermagem - Faculdade Pitgoras). Linhares. 23p. Disponvel em: www.portaldoenfermeiro.com.br/ Declarao Universal Sobre Biotica e Direitos Humanos. 2005. Disponvel em: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0008/8685.pdf DUTRA, G.O.; VILA, L.C.; SOUZA, B.M.; GABRIEL, G.L.L. 2010. Caracterizao e formas de enfrentamento do estresse no profissional de enfermagem em atendimento pr-hospitalar. Monografia (Curso de Enfermagem). Centro Universitrio de Barra Mansa, Barra Mansa (RJ). 76p. VORA, Y.D.M. 2004. As possibilidades de uso da internet na pesquisa em enfermagem. Revista Eletrnica de Enfermagem, 6 (3). Disponvel em: www.fen.ufg.br FACERES Faculdade CERES. 2011. Manual de Estgio Supervisionado de Enfermagem. So Jos do Rio Preto. 10p. Disponvel em: www.faceres.com.br/ARQUIVOS/manual_estagio_enf.pdf FERREIRA, M.O.A.; SOUZA, R.C.; PIRES, S.S.S.; DIAS, W.M.P. 2010. A poltica nacional de humanizao para o Sistema nico de Sade e carta dos direitos do usurio. Projeto de interveno realizado no HRTM (Curso de Enfermagem). Universidade Potiguar - UNP, Campus de Mossor (RN). 21p. FLVIO, Maria Helena Guembarski. 2008. Proposta de Implantao do Comit de tica em Enfermagem no Hospital Zona Sul de Londrina. Monografia (Curso de Especializao em Formulao e Gesto de Polticas Pblicas Universidade Estadual de Londrina), Londrina. 98 fls. Disponvel em: www.repositorio.seap.pr.gov.br FLORIZANO, A.A.T.; FRAGA, O.S. 2007. Desafios da Enfermagem Frente aos Avanos da Hemoterapia. Revista Meio Ambiente Sade; 2 (1): 282-295. Disponvel em: www.faculdadedofuturo.edu.br/ FONTENELE, M.F.S. et al. A biblioterapia no tratamento do cncer infantil. 24p. Disponvel em: www.oncopediatria.org.br/ FREITAS, T.C.S. 2008. O Perfil do Visitador no Programa Primeira Infncia Melhor (PIM). Monografia (Curso de Especializao de Enfermagem em Sade Pblica Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Porto Alegre. 66p. Disponvel em: www.rededepesquisaaps.org.br/ GALDEANO, L.E.; ROSSI, L.A.; ZAGO, M.M.F. 2003. Roteiro instrucional para a elaborao de um estudo de caso clnico. Revista Latino-americana de Enfermagem, 11(3): 371-375. Disponvel em: www.eerp.usp.br/rlaenf

22

GONALVES, E.S.B.; BIAVA, L.C. 2007. Manual para elaborao do relatrio de estgio curricular. 6 edio Atualizada. Florianpolis: CEFET/SC. 53p. GOMES, Jlio Cesar Meirelles. O atual ensino da tica para os profissionais de sade e seus reflexos no cotidiano do povo brasileiro. Disponvel em: http://www.portalmedico.org.br/revista/biolv4/atualens.html GOMES, A.M.A.; MOURA, E.R.F.; AMORIM, R.F. O lugar da tica e biotica nos currculos de formao mdica. Rev. bras. educ. med., v. 30, n. 2, p. 56-65. Disponvel em: http://www.scielo.br LAGE, Paula Souza. 2011. Hepatites Virais: um importante problema de sade publica. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Daisy Maria Xavier de Abreu. Governador Valadares, 27p. LIMA, F.R.C. 2009. O absentesmo no poder judicirio cearense: o caso do tribunal de justia do estado do Cear. Monografia (Curso de Especializao em Administrao Judiciria - Universidade Estadual Vale do Acara). Fortaleza (CE). 34p. LIMA, M.S.D.S.M. 2009. Acidente vascular cerebral: conhecimento dos alunos do 3 ano do curso de licenciatura em enfermagem da Universidade Fernando Pessoa. Projecto de Graduao (Curso de Enfermagem Universidade Fernando Pessoa. Escola Superior de Sade). Porto. 71p. Disponvel em: https://bdigital.ufp.pt/ LIMA, Ana Paula da Costa. 2011. A estratgia de sade da famlia e gravidez na adolescncia. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Tais Lacerda e Silva. Belo Horizonte, 18p. LITWINSKI, G.I.S. 2011. O acolhimento como uma ferramenta para melhoria da qualidade do atendimento nas unidades bsicas de sade. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Tais Lacerda e Silva. Belo Horizonte, 26p. MELLO, D.; ANDRADE, R. 2006. Actuao do enfermeiro junto populao maternoinfantil em uma unidade de sade de famlia. Disponvel em: http://www.portalbvsenf.eerp.usp.br/ MELO, M.I.S. 2002. Diagnsticos de enfermagem e propostas de intervenes em recm-nascidos pr-termo (Idade gestacional menor que 37 semanas) em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Monografia (Curso de Residncia em Enfermagem Maternoinfantil do Hospital Regional da Asa Sul SES/DF). Braslia (DF). 33p. Disponvel em: www.paulomargotto.com.br/ MINISTRIO DA SADE. 2001. Conselho Nacional de Educao/ Cmara de Educao Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao em Farmcia e Odontologia. Parecer CNE/CES n 1300/ 2001, aprovado em 06/11/2001. Disponvel em: www.mec.org.br

23

Ministrio da Sade. 2006. Anamnese Resumo de Atendimento Ambulatorial da Sade, Secretaria de Ateno Estratgicas. Braslia: Editora do http://www.saude.gov.br/editora

ocupacional : manual de preenchimento da Ficha em Sade do Trabalhador (FIRAAST). Ministrio Sade, Departamento de Aes Programticas Ministrio da Sade, 52p. Disponvel em:

MIRANDA, K.C.L. BARROSO, M.G.T. 2004. A contribuio de Paulo Freire prtica e educao crtica em enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeiro Preto, 12 (4). Disponvel em: http://www.scielo.br MENDES, M.H. ; FREITAS, V.A.; GOMES, E.T. 2009. Consulta de enfermagem: uma prtica necessria aos indivduos com transtornos mentais. Revista Enfermagem Integrada Ipatinga: Unileste (MG). 2 (1): 225-237. Disponvel em: www.unilestemg.br/ MOREIRA, Miguel ngelo Ferraz. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Porto. 48p. MOSSATE, A.R.; COSTENARO, R.G.S. 2001. O cuidado de enfermagem integrando a qualidade de vida das crianas internadas em unidade de terapia intensiva peditrica. Disciplinarum Scientia. Srie: Cin. Biol. e da Sade, Santa Maria. 2 (1): 87-99. MOURA, J.K.S. 2010. Biossegurana no ambiente hospitalar: percepo de enfermeiros. Monografia (Curso De Graduao Em Enfermagem - Universidade Federal Do Vale Do So Francisco). Petrolina (PE). 19p. NASCIMENTO, M.O.; FERNANDES, S.F. 2002. Cuidar do doente de AIDS: perspectivas e reaes do acadmico de Enfermagem. Monografia (Curso de Enfermagem Universidade Catlica de Gois). Goinia (GO). 31p. NITSCHKE, C.A.S.; LOPES, N.G.; BUENO, R.M.L. 2000. Riscos laborais em unidade de tratamento intensivo mvel - UTI Mvel. Monografia (Especializao) - Universidade Federal de Santa Catarina - Curso de Especializao em Medicina do Trabalho. Florianpolis, 81p. OGUISSO, T. 2005. Trajetria histrica e legal da enfermagem. So Paulo: Manole. OGUISSO, T.; SCHMIDT, M.J. 1999. O exerccio da enfermagem: uma abordagem tico-legal. So Paulo: LTr. OLIVEIRA, M.M. 2004. As Origens da Educao no Brasil: Da hegemonia catlica s primeiras tentativas de organizao do ensino. Ensaio: Avaliao de Polticas Pblicas de Educao. Rio de Janeiro, 12 (45): 945-958. OLIVEIRA, Slvia Jesus Sousa. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Trabalho sob a Orientao da Dra. Maria da Graa Vasques Amorim da Costa Veiga. Porto. 75p.

24

OLIVEIRA, M.J.V.; PERSINOTTO, M.O.A. 2001. Reviso de literatura em enfermagem sobre hipertenso arterial na gravidez. Rev Esc Enferm, USP; 35 (3): 214-22. OLIVEIRA, M.L et al. 2007. Evoluo histrica da assistncia de enfermagem. ConScientiae Sade, 6 (1): 127-136. So Paulo: UNINOVE. OLIVEIRA, L.J.V.; CASARIL, S. 2008. Humanizao: comunicao entre enfermeiros e familiares de pacientes internados na UTI. Monografia (Curso de Enfermagem) Faculdade Assis Gurgacz FAG. 23p. OLIVEIRA, G.S. et al. 2010. Estgio supervisionado em Odontologia da UNIMONTES: levantamento dos procedimentos clnicos e coletivos realizados e influncia na formao profissional. Anais do IV Frum de Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). 3p. OLIVEIRA, Sara Aparecida. 2011. Aleitamento materno e sua importncia na preveno e promoo em sade bucal. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Bruno Leonardo de Castro Sena. Uberaba, 33p. PAGLIOSA, F.L.; DA ROS, M.A. 2008. O Relatrio Flexner: para o Bem e para o Mal. Revista Brasileira de Educao Mdica, 32 (4): 492499. PAULINELLI, Bruna Rabelo. 2007. Estudo da atenuao interaural da via ssea em pacientes com perda auditiva neurossensorial unilateral. Trabalho de concluso de curso (Graduao) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Curso de Fonoaudiologia. Belo Horizonte, 42f. PATINE, F.S.; BARBOZA, D.B.; PINTO, M.H. 2004. Ensino do exame fsico em uma escola de enfermagem. Arq Cinc Sade, 11 (2): 1-8. PEREIRA, A.L.F. 2003. As tendncias pedaggicas e a prtica educativa nas cincias da sade. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 19 (5). Disponvel em: http://www.scielo.br/ PEREIRA, Sara Marques China. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Trabalho sob a Orientao do Prof. Doutor Alberto Pinto Hespanhol. Porto. 67p. PEREIRA S.V.M., et al. 2008. Avaliao da Hansenase: relato de experincia de acadmicos de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Braslia; 61(esp): 774-80. PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. 2004. Estgio de docncia. So Paulo: Cortez. PINTO, Susana. 2009. Relatrio do estgio de opo competncias dos pais para promover o desenvolvimento infantil aos 3 e 5 anos. Escola Superior de Enfermagem So Jos de Cluny. Curso de Ps-Licenciatura de Sade Infantil e Pediatria. Funchal. 29p.

25

PIRIZ, M.A.; MESQUITA, M.K.; SANTOS, C.V.; HECK, R.M.; COELHO, F.S.; JARDIM, V.M.R. 2009. Integrao da faculdade de enfermagem e obstetrcia da UFPEL com uma empresa do Sul do Brasil atravs da extenso universitria. Pelotas (RS). 9p. PUC/GO - Pontifcia Universidade Catlica de Gois. 2001. Estgio Supervisionado em Unidades de Alimentao e Nutrio I - Roteiro de Atividades. Curso de Nutrio. Goinia (GO). 30p. RIBEIRO, I.J.L. 2005. Princpios holsticos aplicados sade: uma experincia pedaggica no Curso de bacharelado em Enfermagem. Monografia (Curso de Enfermagem - Fundao de Ensino Superior de Olinda FUNESO, Campus Universitrio Jardim Fragoso). Olinda (PE). 9p. ROCHA, M.J.R.; ROCHA, M.S. 2008. A humanizao de Enfermagem no cuidado hospitalar: um olhar sobre o centro cirrgico. Monografia (Curso de Enfermagem Faculdade de Cincias da Sade de Campos Gerais). Campos Gerais. 52f. RODRIGUES, K.R.B. 2006. A atuao do Psiclogo hospitalar na unidade de terapia intensiva. Relatrio de estgio supervisionado em Psicologia da Sade e Hospitalar, realizado na UTI do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon (Hospital Evanglico) de Rio Verde GO. 16p. RODRIGUES, V.A.; PERROCA, M.G.; JERIC, M.C. 2004. Glosas hospitalares: importncia das anotaes de enfermagem. Arq Cinc Sade; 11 (4): 210-214. S, Ana Cristina de. 2009. Reflexo sobre o cuidar em Enfermagem: uma viso do ponto de vista da espiritualidade humana e da atitude crstica. O Mundo da Sade So Paulo: 33 (2): 205-217. SALERA JNIOR, G. 2008. Projeto de Estgio do Curso de Pedagogia. Gurupi (TO). Disponvel em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1306272 SALERA JNIOR, G. 2010. Projeto de Estgio do Curso de Biologia. Ilha de Maraj (PA). 13p. Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2170084 SALERA JNIOR, G. 2010. Relatrio de Estgio Supervisionado de Biologia. UEMA: Ilha de Maraj (PA). 32p. Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/elivros/2262527 SALERA JNIOR, G. 2011. Projeto de Estgio do Curso de Enfermagem. Ilha de Maraj (PA). 13p. SALERA JNIOR, G. 2011. Projeto Pedagogia Hospitalar. Ilha do Maraj (PA). 24p. Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2847849 SALERA JNIOR, G. 2011. Projeto Sade na Escola. Ilha do Maraj (PA). 24p. Disponvel em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2926341

26

SALERA JNIOR, G. 2011. Relatrio de Estgio Supervisionado de Enfermagem. UEMA: Ilha de Maraj (PA). 32p. SAMPAIO, Joana Filipa Ribeiro. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Trabalho sob a Orientao da Dra. Maria da Graa Veiga. Porto. 63p. SANTANA, A.L.A. 2003. Programa Sade da Famlia na regio Norte Fluminense: uma anlise a partir dos resultados do Monitoramento realizado pelo Ministrio da Sade. Monografia (Especializao na rea de Concentrao Enfermagem em Sade Pblica) Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade do Rio de Janeiro. 118p. SANTANNA, A.L.G.G.; GIARETTA, V.M.A.; POSSO, M.B.S. 2010. Proposta de avaliao pelos alunos dos estgios curriculares supervisionados do curso de Enfermagem da UNIVAP. VIII Encontro Latino Americano de Ps-Graduao Universidade do Vale do Paraba. 4p. SANTA-ROSA, T.T.A.; VARGAS, A.M.D.; FERREIRA, E.F. 2007. O Internato Rural e a Formao de Estudantes do Curso de Odontologia da UFMG. Interface- Comunic., 11 (23): 451-466. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v11n23/a05v1123.pdf SANTOS, Agostinho. 2003. Tanatologia Forense. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto, 49p. SANTOS, V. 2005. Projetos de pesquisa em educao: um olhar sobre a formao do professor de Biologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 1. Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES, 3., 2005, Rio de Janeiro. Disponvel em: http://www.valdeci.bio.br/um_olhar_sobre_a_formacao_do_professor_de_biologia.php SANTOS, J.M. 2008. A (in) visibilidade do traumatismo crnio-enceflico no municpio de Jequi-BA. Monografia (Curso de Enfermagem - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Jequi (BA). 13p. SANTOS, J.C.A.; PIAGGI, L.F.D. 2010. Percepo do enfermeiro sobre o atendimento ao paciente com suspeita de infarto agudo do miocrdio. Revista Mineira de Cincias da Sade. Patos de Minas: UNIPAM, (2): 43-51. SEGANTIN, B.G.O.; MAIA, E.M.F.L. 2007. Estresse vivenciado pelos profissionais que trabalham na sade. Monografia (Concluso de Curso de Especializao em Sade da Famlia). Instituto de Ensino Superior de Londrina INESUL. Londrina. 49p. SILVA, I.O. 1998. Aspectos Fundamentais de Segurana Mdico-Hospitalar. Disponvel em: http://www.engenhariaclinica.com.br/seghosp.html SILVA, L.M.P. 2002. Violncia domstica contra a criana e o adolescente. Recife: EDUPE. 240p.

27

SILVA, M.S.F. 2010. Relatrio de Estgio Profissionalizante em Medicina Comunitria. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Curso de Mestrado Integrado em Medicina. Porto. 51p. SILVA, A.L.; CAMILLO, S.O. 2007. A educao em enfermagem luz do paradigma da complexidade. Rev. esc. enferm. USP, So Paulo, 41 (3). Disponvel em: http://www.scielo.br/ SILVA, G.F.; CHRIZOSTIMO, M.M.; ROSAS, M.T.F. 2010. O significado da formao profissional para o graduando de enfermagem da UFF frente ao seu futuro profissional. Revista Enfermeria Global, 1 (18): 1-12. Disponvel em: www.um.es/eglobal/ SILVA, M.F.; CONCEIO, F.A.; LEITE, M.M.J. 2008. Educao continuada: um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem. O Mundo da Sade. So Paulo, 32 (1): 47-55. SILVA JNIOR, A.P.; LEMES, M.M.D.D.; ARANTES, R.C.A. Assistncia de enfermagem ao paciente submetido transplante cardaco: reviso de literatura. Monografia (Curso de Enfermagem - Universidade Catlica de Gois). 26p. SIMES, R.C.M. 2010. Regulamento de Estgio Supervisionado. Universidade de Rio Verde FESURV. Faculdade de Enfermagem. Rio Verde (GO). 10p. SOARES, Glucia Regina. 2007. Correlao entre dados acsticos e perceptivoauditivos da nfase na locuo telejornalstica e na leitura - Um estudo de caso. Monografia (Graduao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Fonoaudiologia. Belo Horizonte, 33f. SOARES, I.M.G. 2011. Proposta de interveno: grupo para gestantes, nutrizes e crianas at cinco anos, de famlias beneficiadas pelo Programa Bolsa-Famlia. Trabalho de concluso de curso (Especializao) Universidade Federal de Minas Gerais. Curso em Ateno Bsica em Sade da Famlia. Orientadora: Edison Jos Corra. Belo Horizonte, 43p. SOUZA, M.C.O.L. 2006. Resgatando a tica do servio de enfermagem: questes do acolhimento aos usurios em unidades de sade da mata norte de Pernambuco. Monografia (Curso de Especializao em Gesto e Poltica de Recursos Humanos para o SUS). Fundao Oswaldo Cruz FIOCRUZ. Recife. 14p. TAKADA, A.C.S. 2003. O plano de gerenciamento de resduos de servios de sade e o direito do trabalhador. Monografia do Curso de Especializao em Direito Sanitrio para Profissionais de Sade. Escola Nacional de Sade Pblica Srgio Arouca. Braslia (DF). 35p. TAVARES, C.P. 2007. Diagnstico organizacional da empresa hospital e maternidade Santa Catarina. Relatrio de Estgio (Curso de Administrao). Faculdade UNIRG. Gurupi. 25p.

28

UFP - Universidade Fernando Pessoa. 2008. Guia Orientador de Ensino Clnico Mdico-Cirrgica II (Estgio de Enfermagem Cirrgica 2008/2009). Faculdade de Cincias de Sade - Curso de Licenciatura em Enfermagem. 23p. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2004. Relatrio sobre Estgio na UFRN. Comisso formada pela Portaria/ UFRN, de 05 de novembro de 2003. 45p. VIEIRA, C.S. 2007. Experincias de famlias no seguimento de crianas pr-termo e de baixo peso ao nascer no municpio de Cascavel PR. Tese de Doutorado em Enfermagem em Sade Pblica. Universidade de So Paulo de Ribeiro Preto. 230p. WIKIPDIA A Enciclopdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Etica Livre. 2011. tica. Disponvel em:

WIKIPDIA A Enciclopdia Livre. 2011. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ldb WIKIPDIA A Enciclopdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina Livre. 2011. Medicina. Disponvel em:

29

6. FONTES DE CONSULTA NA INTERNET


Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) - www.anvisa.gov.br Associao Brasileira de Enfermagem - www.abennacional.org.br Associao Brasileira de Ergonomia - www.abergo.org.br Associao Mdica Brasileira www.amb.org.br Associao Nacional de Enfermagem do Trabalho - www.anent.org.br Associao Nacional de Medicina do Trabalho - www.anamt.org.br Associao Brasileira de Higienistas Ocupacionais - www.abho.com.br Biotica - www.bioetica.org.br Comisso Nacional de Energia Nuclear - www.cnen.gov.br Conselho Nacional de Sade www.cns.gov.br Conselho Federal de Enfermagem - www.portalcofen.com.br Conselho Federal de Medicina www.portalcfm.com.br Fundao de Amparo a Pesquisa de So Paulo - www.agencia.fapesp.br Fundao Fiocruz www.fiocruz.com.br Fundao Getlio Vargas www.fgv.com.br Fundao Nacional de Sade - www.funasa.gov.br Fundacentro - www.fundacentro.gov.br Hospital Srio Libans www.siriolibanes.com.br Infeco Hospitalar - www.ccih.med.br Instituto de Radioproteo e Dosimetria (IRD) - www.ird.gov.br Ministrio da Previdncia Social - www.previdenciasocial.gov.br Ministrio da Sade - http://portal.saude.gov.br Ministrio do Trabalho e Emprego - www.mte.gov.br Organizao Internacional do Trabalho (OIT / Brasil) - www.oitbrasil.org.br Organizao Mundial de Sade (OMS) - www.oms.org Preveno de Acidentes com Material Biolgico em Hospitais - http://repat.eerp.usp.br Revista Cincia Hoje - www.cienciahoje.uol.com.br/view Risco Biolgico - www.riscobiologico.org/ Segurana e Trabalho online - www.segurancaetrabalho.com.br/ Sociedade Brasileira de Biotica - www.sbbioetica.org.br Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC) - www.sbpcnet.org.br

30

7. AGRADECIMENTOS

A realizao deste trabalho s foi possvel com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato. Aproveito esse momento para dedicar a alguns profissionais que inspiraram a realizao de mais esse trabalho, especialmente: (1) Dr. Edivaldo Cunha da Silva; (2) Dr. Raimundo Quaresma Leo; e (3) Dr. Paulo Mandelstam Fernandez, da Ilha de Maraj (PA).

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Ilha de Maraj - PA, Julho de 2011. Giovanni Salera Jnior E-mail: salerajunior@yahoo.com.br Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187 Maiores informaes em: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/salerajunior

31

You might also like