You are on page 1of 58

Resumo Prova Global de Cincias Naturais 2 Ciclo

por

Joana Lino 6B

Resumo para a Prova Global de Cincia da Natureza


Matria do 5 ano

A vida no planeta Terra


1. Seres vivos e seres no vivos

Seres vivos so seres que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.

Exemplos: animais, plantas.

Seres no vivos so seres inanimados que no realizam as funes vitais tais como a nutrio, a reproduo e relao.

Exemplos: rochas, gua.

2. O estudo dos seres vivos



Biologia: cincia que estuda os seres vivos. Zoologia: ramo da Biologia que estuda os animais. Botnica: ramo da Biologia que estuda as plantas. Ecologia: ramo da Biologia que estuda os seres vivos e a sua relao com o meio ambiente.

3. Biosfera
Os seres vivos podem realizar as suas funes vitais em trs ambientes:

Na atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra; Na litosfera: superfcie terrestre formada por rochas e solo; Na hidrosfera: gua que existe na Terra (oceanos, mares, rios, lagos e guas subterrneas).

A Biosfera o conjunto dos seres vivos e do ambiente em que habitam. O habitat de um ser vivo o espao que esse ser vivo ocupa e encontra as condies necessrias sua sobrevivncia.

4. Proteo da Natureza
O Homem tem retirado da Natureza tantas coisas para seu consumo que tem provocado uma destruio de habitats naturais, colocando assim vrias espcies em perigo. Sendo assim, houve necessidade de criar em todo o mundo reas protegidas (parques nacionais, parques e reservas naturais) onde os seres vivos e os seus habitats se encontram protegidos. Exemplos: em Portugal existe o Parque Nacional da Peneda-Gers, o Parque Natural da Serra da Estrela e a Reserva Natural do esturio do Tejo.

Forma dos animais


1. Forma do corpo
A forma dos corpos dos seres vivos est relacionada com o ambiente onde vivem:

fusiforme (hidrodinmica): facilita a deslocao em ambientes aquticos; alongada (aerodinmica): facilita o voo s aves; achatada: permite um maior contacto com o meio e facilita a procura de alimentos. cilndrica; esfrica; entre outras.

Existem ainda animais como a esponja que no tm forma definida.

2. Segmentao do corpo

Corpo segmentado: corpo dividido em anis ou segmentos que podem ser iguais, como na minhoca, ou diferentes, como na abelha. Corpo no segmentado ou indiviso: corpo que no apresenta qualquer diviso.

3. Esqueleto
Existem animais que tm esqueleto, que pode servir de proteo, de suporte ou para dar forma ao corpo, e pode ser:

interno: como no caso das cobras; externo: como no caso do caracol.

4. Simetria do corpo
Os animais podem apresentar simetria de dois tipos:

bilateral: se o corpo pode ser dividido em duas partes idnticas; radiada: se o corpo pode ser dividido em vrias partes idnticas.

Quando um animal no apresenta qualquer tipo de simetria diz-se assimtrico.

Revestimento dos animais


1. Revestimento do corpo dos animais
O revestimento do corpo dos animais varia com as espcies e tem como principais funes:

Proteger o animal contra os agentes do ambiente; Regular a temperatura do corpo; Facilitar a defesa do animal.

2. Revestimento do corpo dos animais vertebrados


Os animais vertebrados esto cobertos pela pele que formada por duas camadas:

Epiderme: camada exterior da pele; Derme: camada interior da pele onde se encontram os vasos sanguneos, glndulas produtoras do suor, etc.

A pele pode apresentar-se:



Nua: nos anfbios, coberta apenas por muco, importante para a respirao; Com pelos: nos mamferos, com origem na epiderme mantm a temperatura do corpo; Com escamas: nos rpteis tm origem na epiderme e nos peixes tm origem na derme; Com penas: nas aves, tm origem na epiderme, mantm a temperatura e so impermeveis.

3. Revestimento do corpo dos animais invertebrados


Os animais invertebrados podem ser revestidos por:

Cutcula: camada impermevel que protege o corpo mole dos animais; Esqueleto externo ou exosqueleto: proteo externa que d rigidez ao corpo constituda por quitina (substncia rgida que impede a perda excessiva de gua nos insetos) ou por substncias calcrias (crusta, conchas, placas e espinhos calcrios).

Alimentao dos animais


1. Regimes alimentares
Ao conjunto dos alimentos que um animal consome chama-se regime alimentar:

Herbvoros: comem vegetais. Se comem principalmente gros ou sementes chamam-se granvoros, se preferem frutos so frugvoros; Carnvoros: comem outros animais. Se comem insetos so insectvoros, se comem peixes so piscvoros; Omnvoros: comem vegetais e animais.

2. Dentio dos mamferos


Os mamferos podem apresentar trs tipos de dentes: incisivos (para rasgar os alimentos), caninos (para rasgar os alimentos) e molares (para moer e triturar os alimentos). Quando apresentam os trs tipos diz-se que tm a dentio completa.

Herbvoros: tm dentio incompleta, com incisivos longos para cortar as plantas, molares para moer e triturar bem os vegetais e sem dentes caninos tendo por isso um espao vazio chamado barra ou diastema.

Carnvoros: tm incisivos pequenos, caninos muito desenvolvidos, compridos e aguados para rasgar a carne e molares pontiagudos para triturar a carne das presas. Omnvoros: tm incisivos cortantes, caninos fortes e pontiagudos e molares com cristas arredondadas para moer os alimentos.

3. A forma dos bicos e das patas das aves


As aves no tm dentes mas sim um bico que pode ser:

Forte e curvo: em forma de gancho para despedaar a presa, como na guia e no falco; Curto, forte e cnico: para apanhar e quebrar sementes, como no pombo e no pardal; Reto e forte: para apanhar insetos e por vezes sementes e frutos, como no pica-pau; Largo e comprido: para filtrar a gua, como no pato e no ganso; Curto e fino: para apanhar insetos em voo, como na andorinha e no pisco.

As patas das aves tambm apresentam diversas formas:



Ave granvora: tem as patas adaptadas marcha para poder procurar as sementes no solo; Ave nadadora-filtradora: as patas possuem uma membrana digital que permite a busca de alimentos na gua. Ave carnvora: tem patas fortes e com garras para ajudar a agarrar e rasgar a presa; Ave trepadora: tem patas com dois dedos virados para a frente e outros dois virados para trs para se fixarem nos troncos enquanto se alimentam.

10

4. Comportamento alimentar dos animais


Etapas do comportamento alimentar:

Carnvoros: ateno, descoberta, aproximao, captura, morte e consumo; Herbvoros: deslocao, escolha, colheita e consumo.

11

Reproduo dos animais


1. Como se reproduzem os animais
A reproduo a funo dos seres vivos que lhes permite dar origem a outros seres semelhantes e pode ser:

Sexuada: quando ocorre entre um animal do sexo masculino e outro do sexo feminino; Assexuada: quando ocorre sem a interveno de animais de sexo diferente.

Existem animais que conseguimos distinguir facilmente se do sexo masculino ou do feminino pelo seu aspeto exterior. So os animais que apresentam dimorfismo sexual.

2. Como se comportam os animais na poca da reproduo


Ao conjunto dos comportamentos que os animais manifestam durante a poca de reproduo chamamos parada nupcial e inclui:

Manifestaes visuais, sonoras e odorferas para se comunicarem; Lutas, delimitao de territrios e bailados; Acasalamento.

3. Animais vivparos o ovparos


Depois do acasalamento d-se a fecundao, da qual resulta a formao de um ou mais ovos. Dentro dos ovos desenvolve-se o embrio at ser um novo animal. O desenvolvimento dos animais pode acontecer no interior do corpo materno ou no seu exterior:

Animais vivparos: animais que se desenvolvem no interior do corpo materno e que se alimentam custa de substncias nutritivas que a me lhes fornece atravs do sangue. Este perodo de desenvolvimento chama-se gestao e quando o animal j cresceu o suficiente para viver fora do organismo da me d-se o parto, ou seja, o novo ser expulso para o exterior.

Animais ovparos: animais que se desenvolvem no interior de um ovo fora do corpo materno e que se alimentam custa das substncias nutritivas de reserva que existem no interior do ovo. D-se o nome de postura quando a fmea pe o ovo no exterior e ecloso quando o animal sai do ovo.

4. Metamorfoses
Alguns animais ovparos sofrem transformaes desde que o ovo eclode at fase adulta que se chamam metamorfoses. Estes animais tm um desenvolvimento indireto. As metamorfoses dos insetos apresentam as seguintes fases:

Larva; Ninfa; Inseto adulto.

Se um inseto no passar por estas trs fases diz-se que tem metamorfoses incompletas.

12

As plantas com flor


1. Tipos de plantas
Quanto sua dureza e resistncia as plantas podem ser:

herbceas: se partem facilmente com as mos. como o malmequer. lenhosas: se so mais resistentes e que no se conseguem partir com as mos, como o pinheiro.

2. Constituio da planta com flor:



raiz; caule; folhas; flores; frutos.

3. A raiz
A raiz tem como funes:

absorver a gua com os sais minerais dissolvidos; fixar a planta; acumular substncias de reserva (s algumas razes).

13

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser:



subterrneas: quando esto enterradas no solo; aquticas: se esto dentro de gua; areas: quando se encontram no ar.

Constituio da raiz:

coifa: facilita a penetrao da raiz no solo; zona de crescimento: onde ocorre o crescimento da planta; zona pilosa: onde a raiz absorve a gua com os sais dissolvidos atravs dos pelos absorventes; zona de ramificao: zona onde se encontram as razes secundrias; colo: zona que separa a raiz do caule.

14

Formas da raiz:

raiz aprumada: tem uma raiz principal de onde saem as secundrias;

raiz fasciculada: tem as razes com tamanho semelhante;

15

raiz aprumada tuberculosa: tem uma raiz principal com substncias de reserva;

raiz fasciculada tuberculosa: tem um feixe de razes com substncias de reserva.

16

4. O caule
O caule tem como funes:

suportar os ramos, as folhas, as flores e os frutos; transportar a gua com os sais minerais dissolvidos (seiva bruta) e as substncias fabricadas pela planta (seiva elaborada); armazenar substncias de reserva (s alguns caules).

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser:



subterrneos: quando esto enterrados no solo; aquticos: se esto dentro de gua; areos: quando se encontram no ar.

Os caules subterrneos podem ser de trs tipos:

rizoma: caule alongado que cresce na horizontal, coberto de escamas acastanhadas e com razes laterais;

17

tubrculo: caule arredondado e sem escamas;

Batatas

bolbo: caule curto de forma mais ou menos arredondada e com escamas carnudas.

Cebolas

Os caules areos podem ser tambm de trs tipos:

tronco: mais grosso na base do que em cima e com ramos a partir de uma certa altura;

18

espique: caule cilndrico e sem ramificaes, apenas com um conjunto de folhas a partir de uma certa altura;

Palmeiras

colmo, oco ou com medula e com ns salientes.

Cana

Constituio do caule areo:



n: salincias de onde saem os ramos ou folhas; entren: espao entre dois ns; gemas ou gomos: espcie de boto onde vai nascer um novo ramo, folha ou planta; boto terminal: extremidade do caule e que permite o crescimento da planta em altura.

19

5. As folhas
As folhas tm como funo:

fabricar os alimentos; transpirao; reserva de substncias e proteo (s algumas folhas).

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser:



subterrneas: quando esto enterradas no solo; aquticas: se esto dentro de gua; areas: quando se encontram no ar.

Quanto ao tempo que duram podem ser:



de folha caduca: s caem quando chega o Outono; de folha persistente: duram todo o ano, nunca caem.

20

Constituio das plantas:



bainha; pecolo; limbo: formado por duas pginas (superior e inferior) e onde se encontram as nervuras por onde circula a seiva, e a margem que o limite do limbo.

As folhas podem ainda ser agrupadas de acordo com a diviso, recorte, nervao ou com a forma do limbo:

folha simples: quando o limbo no est dividido; folha composta: quando o limbo est dividido em vrias partes chamadas fololos. folha inteira: margem sem recortes; folha recortada: margem com recortes superficiais ou profundos;

21

uninrvea: uma nervura; paralelinrvea: nervuras paralelas; peninrvea: uma nervura principal de onde saem nervuras secundrias; palminrvea: vrias nervuras principais.

forma lanceolada; forma cordiforme; forma linear; forma sagitada; forma elptica:

22

6. As flores
As flores tm uma funo reprodutora. Constituio da flor:

rgos de suporte: pednculo e recetculo; rgos de proteo: spalas e ptalas; rgos reprodutores: estames formados pela antera e filete e carpelos formados pelo estigma, estilete e ovrio.

23

Conceitos importantes:

clice: conjunto das spalas; corola: conjunto das ptalas; gineceu: conjunto dos carpelos; androceu: conjunto dos estames; estame: rgo masculino da flor; carpelo: rgo feminino da planta.

Tipos de flor:

nua: se no tem rgos reprodutores; unissexual feminina: se no tem estames; unissexual masculina: se no tem carpelos.

As plantas sem flor


1. Fetos
Os fetos so constitudos por:

raiz; caule; folhas.

Estas plantas reproduzem-se por esporos que se formam nos soros, ou esporngios, situados na pgina inferior das folhas.

2. Musgos
Os musgos so constitudos por:

rizoides; cauloides; filoides.

Estas plantas reproduzem-se por esporos que se formam na cpsula.

3. Algas
As algas tm o corpo reproduzido a um talo. Estas plantas reproduzem-se tambm atravs de esporos ou por fragmentao.

24

A clula

1. Constituio do microscpio tico


Parte mecnica:

tubo tico: suporta a lente ocular; revlver: suporta as lentes objetivas e permite que elas rodem; platina: onde se coloca a preparao; pinas: fixam a preparao; brao: onde se pega o microscpio; parafuso macromtrico: movimenta a platina com grandes deslocamentos; parafuso micromtrico: movimenta a platina com maior preciso; base: apoio do microscpio.

Parte tica:

ocular: lente onde se coloca o olho e que amplia a imagem; objetiva: lente que fica perto do objeto a ampliar; espelho: tem duas faces, uma para a luz natural e outra para a luz artificial; diafragma: regula a entrada da luz.

2. Utilizao do microscpio tico


Para uma boa utilizao do microscpio tico devemos: 1 Iluminar o microscpio; 2 Colocar a preparao na platina e prend-la com as pinas; 3 Colocar a objetiva de menor poder de ampliao; 4 Subir a platina utilizando o parafuso macromtrico; 5 Rodar o parafuso micromtrico at obter uma imagem ntida. A ampliao total de uma imagem igual ao produto do poder de ampliao da ocular pelo poder de ampliao da objetiva.

3. A clula
Constituio da clula:

membrana celular: rodeia toda a clula e permite as trocas com o meio; citoplasma: liquido espesso que preenche o interior da clula; ncleo: controla as atividades da clula.

25

Existem 2 tipos de clulas:



clula animal constituda pela membrana celular, citoplasma, ncleo e outras estruturas; clula vegetal constituda pela membrana celular, citoplasma, ncleo, parede celular (d mais resistncia clula) e outras estruturas.

As clulas tm formas e dimenses muito variadas.

4. A clula e a organizao dos seres vivos


As clulas so a unidade fundamental dos seres vivos que podem ser:

unicelulares: formados por uma nica clula; pluricelulares: formados por vrias clulas.

Nos seres pluricelulares as clulas agrupam-se em tecidos, os tecidos em rgos, os rgos em sistemas e o conjunto dos sistemas de um ser vivo constitui o organismo.

26

Classificao dos seres vivos


1. Sistemas de classificao de seres vivos
Aristteles: dividiu os seres vivos em dois reinos - reino dos animais e reino das plantas. Lineu: introduziu as categorias de classificao: reino, filo, classe, ordem, famlia, gnero, espcie. Whittaker: acrescentou os reinos monera, protista e o dos fungos. Sendo assim, atualmente temos em considerao cinco reinos na classificao dos seres vivos:

reino animal: vertebrados e invertebrados, pluricelulares com tecidos organizados, geralmente com locomoo e que se alimentam de outros seres vivos ou detritos; reino das plantas: seres pluricelulares com clorofila e que produzem o seu prprio alimento; reino dos fungos: seres sem clorofila, com parede celular, que vivem sobre matria orgnica ou parasitando outros seres vivos; reino protista: seres unicelulares e pluricelulares com ncleo distinto, ma sem formao de verdadeiros tecidos; reino monera: seres unicelulares sem ncleo distinto.

2. Chaves dicotmicas
Para localizar um ser vivo nos grupos taxonmicos e classific-lo utilizam-se as chaves dicotmicas que so conjuntos de pares de caractersticas descritas e ordenadas que por comparao com as caractersticas do ser vivo permitem chegar ao grupo a que este pertence.

27

Matria do 6 ano
OS ALIMENTOS COMO VECULO DE NUTRIENTES
Importncia dos alimentos
Todos os animais, incluindo o homem, precisam de se alimentar para sobreviver. Porque so to importantes os alimentos?
Os alimentos so uma mistura de substncias com o nome de nutrientes. Os nutrientes existentes nos alimentos so fundamentais para a nossa existncia porque: - fornecem energia ao organismo - fornecem substncias para o crescimento, manuteno e reposio dos materiais do nosso corpo - fornecem substncias que regulam e protegem o organismo

Nutrientes e as suas funes Protenas ou Prtidos


- tm funo plstica, ou construtora. So importantes para o crescimento e para o desenvolvimento intelectual. - predominam na carne, peixe, ovos e leite, ou seja, alimentos de origem animal

Glcidos ou Hidratos de Carbono


- tm funo energtica mecnica. Do-nos energia para as atividades do dia-a-dia e para as funes vitais do organismo. - predominam nos cereais, massas, arroz, po

Lpidos ou Gorduras
- tm funo energtica calorfica. Permitem manter a temperatura corporal. - predominam no azeite, leos, manteiga, banha, toucinho

gua
- tem funo plstica e reguladora. o nosso principal constituinte e fundamental para transportar materiais, eliminar substncias txicas e para regular a temperatura corporal. - existe em todos os alimentos, essencialmente na fruta e nos vegetais

Minerais
- tm funo plstica e reguladora. Uns so constituintes dos ossos, dentes e sangue e outros so protetores dos dentes e do sistema nervoso. - existem em praticamente todos os alimentos, essencialmente na fruta e vegetais

28

Vitaminas
- tm funo reguladora/protetora. So geralmente identificadas pelas letras do alfabeto e cada uma tm uma funo especfica no organismo. - encontram-se principalmente na fruta, nos vegetais e no leite

Fibras
- tm funo reguladora. So importantes para o bom funcionamento do intestino grosso. - encontram-se nos alimentos de origem vegetal

Doenas provocadas pelo excesso ou carncia de nutrientes Carncia de protenas:



atrasos de crescimento dificuldades de aprendizagem pouca resistncia s doenas

Carncia de glcidos:

perda de fora e energia emagrecimento

Excesso de glcidos e lpidos



obesidade doenas cardiovasculares diabetes (aucar no sangue)

Carncia de vitaminas (avitaminoses)



xeroftalmia (afeta a viso) falta de vitamina A beribri (afeta msculos e sistema nervoso) falta de vitamina B escorbuto (afeta as gengivas e os dentes) falta de vitamina C raquitismo (afeta os ossos) falta de vitamina D

Carncia de minerais
desequilbrios no organismo

29

Roda dos alimentos


Para evitar doenas provocadas pela carncia ou excesso de nutrientes devemos ter em conta a Roda dos Alimentos. Permite-nos fazer uma alimentao completa, equilibrada e variada. Conselhos:

escolher pelo menos um alimento de cada setor variar os alimentos de cada setor comer em maior quantidade os alimentos dos setores de maior rea

Hbitos alimentares corretos



tomar pequeno-almoo completo no ficar mais de 3 horas sem comer fazer 4 a 6 refeies por dia aumentar o consumo de leite, peixe, fruta e legumes reduzir o consumo de gorduras, aucar e sal fazer uma alimentao variada no comer em excesso

30

Conservao dos alimentos


Os alimentos podem ser prejudiciais sade se estiverem sujeitos ao contato com ar, luz, gua ou temperaturas altas, pois so condies favorveis ao aparecimento de microrganismos. Para evitar que os alimentos se estraguem existem vrios processos de conservao:

congelao pasteurizao salga fumagem adio de conservantes

Sistema digestivo dos humanos


Constituio do sistema digestivo humano Tubo digestivo:

boca faringe esfago estmago intestino delgado intestino grosso nus

rgos anexos:

glndulas salivares fgado pncreas

31

Digesto
Digesto - conjunto de transformaes que os alimentos sofrem ao longo do tubo digestivo at ficarem em partculas muito pequenas. Sucos digestivos -sucos que decompem os alimentos e facilitam a digesto:

saliva produzida pelas glndulas salivares suco gstrico produzido pelas glndulas gstricas no estmago blis produzida no fgado e armazenada na vescula biliar suco pancretico produzido no pncreas suco intestinal produzido pelas glndulas intestinais no intestino delgado

RGO

ENTRA

AO MECNICA Dentes lngua e

AO QUMICA

FORMASE Bolo alimentar

Boca

Alimentos

Saliva

Estmago

Bolo alimentar

Movimentos peristlticos

Suco gstrico Blis, suco pancretico e suco intestinal

Quimo

Intestino delgado

Quimo

Movimentos peristlticos

Quilo

32

Absoro digestiva e assimilao


Absoro digestiva passagem dos nutrientes para o sangue e para a linfa atravs das vilosidades intestinais existentes nas paredes do intestino delgado. Assimilao quando as clulas transformam os nutrientes na sua prpria matria. A parte do quilo que no absorvida vai para o intestino grosso onde se formam as fezes que depois so expulsas pelo nus.

Descrio do trajeto dos alimentos ao longo do tubo digestivo


1. 2. 3. 4. 5. 6. Ingesto dos alimentos Mastigao e insalivao Formao do BOLO ALIMENTAR Deglutio, ou seja, passagem do bolo alimentar pela faringe at ao esfago. A epiglote evita que o bolo alimentar v para as vias respiratrias. Os movimentos peristlticos do esfago empurram o bolo alimentar at ao estmago. O bolo alimentar permanece no estmago cerca de 3 horas e sofre a ao do suco gstrico e que com a ajuda dos movimentos peristlticos vai-se formar o QUIMO. O quimo passa pelo duodeno, que o incio do intestino delgado, onde recebe a blis e o suco pancretico. Permanece no intestino delgado de 4 a 6 horas e com a ao da blis, do suco pancretico, suco intestinal e dos movimentos peristlticos forma-se o QUILO. 7. Absoro, ou seja, os nutrientes passam para o sangue e para a linfa atravs das vilosidades intestinais.

8. O que no absorvido pelo organismo vai para o intestino grosso onde se vo formar as fezes que
depois vo ser expulsas pelo nus.

Cuidados a ter com o sistema digestivo



Conservar os dentes em bom estado Comer devagar e mastigar bem os alimentos No comer exageradamente para no dilatar o estmago e provocar uma indigesto Comer alimentos ricos em fibras e beber gua para prevenir a priso de ventre No ficar mais de 3 horas sem comer No tomar banho nem exerccio fsico depois das refeies

Tipos de dentio

dentio de leite- 20 dentes

8 incisivos 4 caninos 8 molares 8 incisivos 4 caninos 8 pr-molares + 12 molares

dentio definitiva- 32 dentes

33

Sistema digestivo de outros animais


Diferena entre herbvoros e carnvoros
Os herbvoros tm um estmago mais volumoso e mais comprido do que os carnvoros porque comem alimentos de origem vegetal que necessitam de uma digesto mais demorada.

Sistema digestivo dos ruminantes


O animais ruminantes tm um estmago composto, dividido em 4 compartimentos:

pana ou bandulho barrete folhoso coalheira

Trajeto dos alimentos no estmago dos animais ruminantes:


1. 2. 3. 4. Os alimentos so engolidos sem serem mastigados e vo para a pana. Os lquidos vo diretamente para o folhoso. (Boca Esfago Pana) J em descanso, os alimentos vo para o barrete e voltam para a boca para serem mastigados. (Pana Barrete Esfago Boca) Quando voltam para o estmago os alimentos vo para o folhoso e depois para a coalheira onde sofrem a ao do suco gstrico. (Boca Folhoso Coalheira) Finalmente os alimentos saem do estmago para o intestino para completar a digesto e para os nutrientes serem absorvidos. (Coalheira Intestino)

34

Sistema digestivo das aves granvoras


As aves granvoras alimentam-se de gros. Para amolecer os gros estas aves possuem uma dilatao no esfago chamada papo. As aves granvoras possuem tambm um estmago composto, divido em 2 compartimentos:

proventrculo com paredes finas. moela com paredes grossas e musculosas onde os alimentos so triturados com a ajuda de gros de areia que as aves engolem.

As aves carnvoras possuem uma moela com paredes mais finas e algumas tm um estmago apenas com um compartimento porque ingerem alimentos de digesto mais fcil.

35

CIRCULAO DO AR
Sistema respiratrio humano
Constituio do sistema respiratrio humano
O sistema respiratrio humano constitudo pelas vias respiratrias e pelos pulmes. Vias respiratrias: fossas nasais faringe laringe traqueia brnquios Pulmes: bronquolos alvolos pulmonares

Vias respiratrias
por onde passa o ar at chegar aos pulmes

Pulmes
rgos esponjosos e elsticos, de cor rosada so revestidos por uma membrana chamada pleura o pulmo esquerdo menor para dar espao ao corao. Est dividido em 2 lobos enquanto que o pulmo direito est dividido em 3 situam-se no trax, ou cavidade torcica, e esto protegidos pela caixa torcica, constituda pelo esterno e pelas costelas

36

Ventilao pulmonar Movimentos respiratrios


A ventilao pulmonar ocorre em duas fases: inspirao e expirao. Msculos Intercostais Volume dos pulmes

Diafragma

Ar

Inspirao

Contraem e as costelas sobem Relaxam e as costelas descem

Contrai desce

Aumenta

Entra

Expirao

Relaxa sobe

Diminui

Sai

Diferenas entre o ar inspirado e o ar expirado


Existem diferenas na composio do ar inspirado e do ar expirado: O ar inspirado mais rico em oxignio; - O ar expirado mais rico em dixido de carbono e vapor de gua e geralmente mais quente. Estas diferenas devem-se s trocas gasosas que ocorrem nos alvolos pulmonares hematose pulmonar em que o sangue recebe oxignio e liberta dixido de carbono e vapor de gua.

37

Cuidados a ter com o sistema respiratrio Doenas relacionadas com o sistema respiratrio
- Constipaes e gripes - Infees respiratrias agudas: laringite, faringite, bronquite - Pneumonia - Enfisema pulmonar - Cancro do pulmo

Boas prticas para a sade do sistema respiratrio


- Inspirar pelo nariz, para o ar ser aquecido, humedecido e filtrado - Arejar as habitaes, para renovar o ar - No fumar, pois o tabaco possui substncias txicas como a nicotina - Praticar exerccio fsico, para reforar os msculos que envolvem o movimento respiratrio - Evitar mudanas bruscas de temperatura, para evitar doenas como constipaes e gripes

Sistema respiratrio dos peixes


Constituio do sistema respiratrio dos peixes
O sistema respiratrio dos peixes constitudo pela boca e pela brnquias ou guelras.

Brnquias
- so um conjunto de lamelas fixas a um arco sseo - situam-se nas cmaras branquiais, em cada um dos lados da cabea - tm cor avermelhada, devido presena de vrios vasos sanguneos para facilitar as trocas gasosas hematose branquial em que o sangue recebe o oxignio da gua e liberta dixido de carbono

Oprculos
- so tampas sseas que cobrem e protegem as brnquias

38

Trajeto da gua
A gua entra pela boca, passa pela faringe, banha as brnquias e sai pela fenda opercular. A gua que entra mais rica em oxignio e a que sai mais rica em dixido de carbono, devido trocas gasosas que acontecem nas brnquias, em que o sangue recebe oxignio e liberta dixido de carbono.

Para a gua entrar pela boca:


- a boca abre e fecham os oprculos

Para a gua sair:


- a boca fecha e os oprculos abrem

39

SISTEMA CIRCULATRIO
Constituio do sistema circulatrio
O sistema circulatrio constitudo por: sangue corao vasos sanguneos

Sangue Constituio do sangue


plasma hemcias ou glbulos vermelhos leuccitos ou glbulos brancos plaquetas sanguneas

Cor do sangue
a cor vermelha do sangue deve-se a uma substncia existente nas hemcias chamada hemoglobina

Funes do sangue
transporte defesa regulao O plasma transporta os nutrientes at s clulas e destas recebe produtos da respirao celular. As hemcias transportam o oxignio at s clulas e destas recebem parte do dixido de carbono. Os leuccitos defendem o organismo de microrganismos invasores. As plaquetas sanguneas intervm na coagulao do sangue.

Tipos de sangue
sangue arterial: rico em oxignio, vermelho vivo sangue venoso: rico em dixido de carbono, vermelho escuro

40

Corao
O corao um rgo com quatro cavidades: aurculas esquerda e direita ventrculos esquerdo e direito

No lado esquerdo do corao circula sangue arterial e no lado direito sangue venoso. O corao encontra-se revestido pelo pericrdio e o msculo responsvel pelo seu funcionamento chama-se miocrdio. O ciclo cardaco apresenta 3 fases: distole (relaxamento geral): as aurculas dilatam e o sangue entra para o corao. sstole auricular (contrao das aurculas): as aurculas contraem e o sangue passa para os ventrculos. sstole ventricular (contrao dos ventrculos): os ventrculos dilatam e o sangue sai do corao.

41

Vasos sanguneos
O sangue sai do corao atravs das artrias, os capilares fazem a ligao entre as artrias e as veias e estas levam o sangue de volta para o corao.

Circulao do sangue
Pequena circulao:
1. O sangue venoso sai do ventrculo direito pela artria pulmonar. 2. Passa pelos pulmes onde liberta o dixido de carbono e recebe oxignio. 3. O sangue, agora arterial, regressa ao corao pelas veias pulmonares, para a aurcula esquerda.

Grande circulao
1. O sangue arterial sai do ventrculo esquerdo pela artria aorta. 2. Fornece oxignio a todas as clulas do corpo e recebe destas dixido de carbono. 3. O sangue, agora venoso, regressa ao corao pelas veias cava, para a aurcula direita.

42

Sade do sistema circulatrio


Doenas relacionadas com o sistema circulatrio:
Enfarte do miocrdio Anemia Leucemia AVC Varizes Aterosclerose Hipercolesterolomia

Preveno:
No fumar e evitar bebidas alcolicas Praticar exerccio fsico moderado Ter uma alimentao equilibrada e reduzir o consumo de sal Evitar estar muitas horas sentado ou parado em p

43

A CLULA E A ENERGIA
Atividades celulares
As clulas so a unidade fundamental do nosso organismo e em conjunto permitem as seguintes atividades: fabrico de materiais de construo, necessrios para o crescimento e regenerao da matria do nosso corpo; trabalho mecnico, que permite movimentarmo-nos; produo de calor, mantm a temperatura do nosso corpo constante. Para estas atividades as clulas precisam de energia.

Respirao celular
As clulas extraem a energia dos nutrientes energticos, como os glcidos e lpidos, atravs de um processo chamado respirao celular. Neste processo, o sangue fornece os nutrientes e oxignio clula e esta produz energia e liberta dixido de carbono, vapor de gua e outros resduos.

Relao entre a atividade diria e o gasto energtico


Quanto maior for a atividade fsica maior o consumo de energia, por isso maior deve ser o consumo de nutrientes energticos. Alm da atividade fsica, as necessidades energticas dirias de cada pessoa dependem tambm: da idade; do sexo; do estado de sade.

44

SISTEMA EXCRETOR
Excreo
As clulas produzem substncias que podem ser prejudiciais ao organismo, por isso tm que ser eliminadas. O sistema excretor tem essa funo.

rgos excretores:
Pulmes e vias respiratrias: expulsam dixido de carbono e vapor de gua; Sistema urinrio: produz e expulsa a urina que contm substncias como ureia e cido rico; Pele: produz e expulsa o suor, que tem uma composio semelhante urina.

Sistema urinrio
O sistema urinrio constitudo pelos rins, pelos ureteres, pela bexiga e pela uretra.

Formao da urina
1. O sangue entra nos rins atravs das artrias renais. 2. Os rins filtram o sangue retirando dele substncias nocivas ao organismo e alguma gua, formando assim a urina.

Expulso da urina
1. O sangue, j sem as substncias txicas, sai pelas veias renais. Por sua vez a urina desce pelos ureteres at bexiga. 2. A urina fica armazenada na bexiga at ser expulsa pela uretra.

45

A pele
A pele formada por duas camadas: epiderme: camada fina e superficial; derme: camada espessa e profunda da pele, rica em vasos sanguneos e glndulas sudorparas.

Formao e expulso do suor


As glndulas sudorparas, na derme, retiram do sangue substncias txicas e gua formando assim o suor. O suor depois expulso pelos poros. A pele, alm da funo excretora, serve para regular a temperatura do corpo.

46

ALIMENTAO DAS PLANTAS


Como se alimentam as plantas?
As plantas produzem os seus prprios nutrientes que necessitam para as suas funes vitais:

Absoro
Na raz, os pelos absorventes retiram gua com sais minerais dissolvidos, formando a seiva bruta.

Transporte
A seiva bruta sobe pelo caule da planta at s folhas.

Transformao
A clorofila capta a energia do sol que permite a transformao da seiva bruta em seiva elaborada Fotossntese.

Distribuio
A seiva elaborada distribuda por toda a planta.

Como que as plantas produzem matria orgnica?


Fotossntese
Transformao de matria mineral (seiva bruta) em matria elaborada (seiva elaborada), com a ajuda da energia solar.

47

Dixido de Carbono + gua Glcidos + Oxignio

Clorofila
A clorofila um pigmento que d a cor verde planta e tem como funo captar a energia solar para a realizao do processo de fotossntese.

Onde que as plantas armazenam substncias de reserva?


Quando a matria orgnica produzida em quantidades superiores s necessidades da planta, parte armazenada em diversos rgos: razes, caules, folhas, frutos e sementes. As substncias de reserva so utilizadas em caso de necessidade, por exemplo: Quando as condies do meio so desfavorveis, as plantas podem no conseguir realizar o processo de fotossntese e recorrem s substncias de reserva para sobreviver; Para a reproduo, pois as sementes permitem o desenvolvimento das plantas at serem capazes de produzir os seus prprios nutrientes.

Trocas gasosas
Alm das trocas gasosas que acontecem durante a fotossntese, a planta realiza outras trocas gasosas com o meio: respirao e transpirao. Enquanto que a fotossntese ocorre apenas durante a exposio solar, a respirao e a transpirao ocorre durante todo o dia.

Na Fotossntese (durante a exposio solar):


A planta recebe: dixido de carbono A planta liberta: oxignio

Na respirao (ao longo de todo o dia):


A planta recebe: oxignio A planta liberta: dixido de carbono

48

Na transpirao (ao longo de todo o dia):


A planta liberta: vapor de gua

So os estomas que permitem as trocas gasosas. Os estomas formam um orficio que abre e fecha o ostolo controlando assim as trocas realizadas entre a planta e o meio.

49

IMPORTNCIA DAS PLANTAS PARA O MUNDO VIVO


Porque so importantes as plantas para o ser humano?
Renovao do ar:
atravs do consumo de dixido de carbono e da produo de oxignio;

Alimentao:
legumes, frutos, sementes, etc

Matria-prima para a indstria:


madeira, cortia do sobreiro, resina do pinheiro-bravo, etc

50

A REPRODUO HUMANA
Reproduo sexuada e dimorfismo sexual
A reproduo uma funo dos seres vivos que permite dar origem a outros seres da mesma espcie.

Reproduo sexuada
Na espcie humana a reproduo sexuada, ou seja, nela intervm indivduos de sexo diferente.

Dimorfismo sexual
A espcie humana apresenta dimorfismo sexual, ou seja, possvel distinguir indivduos de sexo diferente pelo seu aspeto exterior.

Caracteres sexuais
Os caracteres sexuais so as caractersticas fsicas que permitem distinguir indivduos de sexo diferente. Existem dois tipos de caracteres sexuais: primrios: nascena; secundrios: a partir da puberdade (quando o sistema reprodutor comea a funcionar).

Carateres primrios masculinos e femininos:


rgos sexuais

Caracteres sexuais secundrios masculinos:


aparecimento de pelos, sobretudo nas axilas, regio pbica e rosto (barba); alargamento dos ombros; aumento da musculatura; voz mais grave; crescimento do pnis e dos testculos; aparecimento da ejaculao.

Caracteres sexuais secundrios femininos:


aparecimento de pelos nas axilas e na regio pbica; alargamento das ancas aumento da gordura corporal; desenvolvimento dos seios; aparecimento da menstruao.

51

Sistema Reprodutor
Sistema reprodutor masculino
Constituio do sistema reprodutor masculino: testculos: produzem a clula sexual masculina o espermatozoide; canais deferentes: fazem a ligao dos testculos uretra; uretra: canal comum aos sistemas urinrio e reprodutor que expulsa o esperma para o exterior; prstata: produz um liquido pertencente ao esperma; vesculas seminais: produzem um lquido viscoso indispensvel vida dos espermatozoides; pnis: rgo externo.

52

Clula sexual masculina: espermatozoide

Sistema reprodutor feminino


Constituio do sistema reprodutor feminino: ovrios: produzem a clula sexual feminina o vulo; trompas de Falpio: fazem a ligao dos ovrios ao tero; tero: onde se desenvolve o novo ser; vagina: onde so depositados os espermatozoides.

Clula sexual feminina: vulo

53

Primeira clula da vida


A primeira clula da vida formada pela unio das clulas sexuais masculina e feminina. Para a sua formao decorrem as seguintes etapas: Ovulao: Um vulo libertado por um dos ovrios para as trompas de Falpio de 28 em 28 dias. Fecundao: Quando o espermatozoide se une ao vulo d origem ao ovo ou zigoto. Este processo ocorre nas trompas de Falpio.

54

Desenvolvimento do novo ser


Perodo embrionrio- primeiras 8 semanas de gravidez
O ovo vai se dividindo em vrias clulas at se fixar na parede do tero, onde o novo ser se vai desenvolver. A este acontecimento d-se o nome de nidao.

Aps a nidao forma-se o embrio e com ele o saco amnitico, a placenta e o cordo umbilical. A placenta funciona como um filtro: permite a passagem dos nutrientes e do oxignio para o embrio e impede a passagem de algumas substncias nocivas. O cordo umbilical faz a ligao entre o novo ser e a placenta. O saco amnitico est cheio de um liquido -o liquido amnitico que serve para proteger o novo ser de choques, da desidratao e de mudanas de temperatura.

55

Perodo fetal- a partir do final das oito semanas


A partir do incio do 3 ms o embrio comea a apresentar forma humana e passa a chamar-se feto. Aps nove meses de gravidez o novo ser est pronto para nascer. Cuidados a ter durante a gravidez Ir a consultas mdicas e realizar ecografias Fazer uma alimentao equilibrada Evitar o tabaco e bebidas alcolicas Praticar exerccio fsico moderado

Parto
O parto o conjunto de fenmenos que tm como finalidade expulsar o feto para o exterior e decorre em trs fases: Dilatao: o tero comea a contrair regularmente, ocorre a dilatao do colo do tero e a rutura do saco amnitico; Nascimento do beb: as contraes tornam-se mais fortes e mais frequentes e empurram o beb para o exterior; Expulso da placenta: aps quinze minutos do nascimento o tero volta a contrair para expulsar a placenta, finalizando assim o parto.

Primeiros anos de vida


Cuidados a ter durante os primeiros anos de vida
A higiene do beb indispensvel para o seu bem-estar e sade; Brincar com o beb ajuda-o a descobrir o que o rodeia; As horas de repouso tambm so indispensveis para o desenvolvimento saudvel do beb; O carinho e amor dados aos bebs so importantes para um desenvolvimento harmonioso. A alimentao nos primeiros meses de vida deve ser feita atravs do leite materno pois possuem anticorpos que protegem os bebs de doenas e bastante nutritivo; A alimentao a partir do quinto ou sexto ms passa a ganhar novos hbitos, sendo que o leite vai sendo substitudo progressivamente por sopas de legumes, cereais e sumos de fruta.

Contraceo
Mtodos contracetivos
possvel evitar a gravidez com o uso de mtodos contracetivos tais como: preservativo masculino; preservativo feminino; plula; dispositivo intrauterino.

Menstruao
Uma vez por ms um vulo libertado por um dos ovrios. Nesse perodo o tero vai-se preparando para a gravidez e fica revestido por uma mucosa fofa. No entanto, se no houver fecundao o vulo acaba por morrer e a mucosa fofa vai-se desprendendo do tero o que provoca algum sangramento, a que se chama menstruao.

56

REPRODUO NAS PLANTAS


Como se reproduzem as plantas com flor?
As plantas com flor reproduzem-se por sementes, que resultam da reproduo sexuada que ocorre quando as clulas sexuais masculina e feminina se encontram, ou seja, quando o gro de poln, que contm a clula sexual masculina, entra em contacto com o vulo, que contm a clula sexual feminina, dando-se assim a fecundao.

rgos reprodutores das plantas com flores


Os rgos reprodutores masculinos das plantas com flores so os estames, compostos pela antera e pelo filete. na antera que os gros de poln so formados. Ao conjunto de estames de uma flor chama-se androceu. Os rgos reprodutores femininos das plantas com flores so os carpelos, formados pelo estigma, pelo estilete e pelo ovrio. no ovrio que os vulos so formados. Ao conjunto de carpelos de uma flor chama-se gineceu.

Classificao das flores consoante os rgos reprodutores


flor masculina se possui apenas rgos reprodutores masculinos flor feminina se possui apenas rgos reprodutores femininos flor hermafrodita se possui rgos reprodutores masculinos e femininos

Como se formam as sementes?


Para as sementes se formarem existe uma srie de processos que tm de ocorrer: 1. Polinizao 2. Germinao do gro de plen 3. Fecundao 4. Frutificao

Polinizao
Chama-se polinizao ao transporte do gro de plen desde a antera at ao estigma de uma flor. Pode ser: direta se os gros de plen de uma flor caem sobre o estigma da mesma flor ou da mesma planta; cruzada se os gros de plen de uma flor caem sobre o estigma de uma flor de outra planta. Na polinizao cruzada existe um agente de polinizao que o responsvel pelo transporte do gro de plen, tal como o vento, a gua, os insetos, as aves ou o prprio ser humano (polinizao artificial).

Germinao do gro de plen


O estigma possui uma substncia pegajosa que aprisiona o gro de plen que a germina formando um tubo polnico que se desenvolve e desce at ao ovrio, fazendo assim chegar a clula sexual masculina at clula sexual feminina.

57

Fecundao
unio das clulas sexuais masculina e feminina d-se o nome de fecundao, que ocorre no ovrio.

Frutificao
Aps a fecundao a flor sofre vrias transformaes e d origem ao fruto. O fruto constitudo pelo pericarpo e por uma ou vrias sementes. O pericarpo protege as sementes e geralmente constitudo pelo epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Os frutos podem ser carnudos ou secos, conforme se o pericarpo tem ou no substncias de reserva e gua.

Disseminao
As plantas precisam de espao para se desenvolverem, por isso, as sementes no podem ser depositadas no mesmo local. As diferentes espcies recorrem a diferentes estratgias para espalhar as sementes, com a ajuda do vento, da gua ou dos animais. Ao transporte das sementes at ao local onde vo germinar chama-se disseminao.

Como que uma semente origina uma nova planta? Constituio das sementes
tegumento pelcula exterior amndoa parte interna o cotildones contm substncias nutritivas que permitiro nova planta se desenvolver at comear a fazer o processo de fotossntese o embrio ao germinar dar origem nova planta radcula dar origem raz da nova planta caulculo dar origem ao caule da nova planta gmulas daro origem s folhas da nova planta

Condies necessrias germinao da planta


A germinao o processo pelo qual se forma uma nova planta a partir de uma semente. No entanto, para que a semente germine, so necessrias as seguintes condies: o embrio tem que estar completo os cotildones tm que estar em bom estado as condies do meio (ar, humidade e temperatura) tm de ser adequadas

Como se reproduzem as plantas sem flor?


As plantas sem flor, como os musgos e os fetos, reproduzem-se por esporos. Os esporos formam-se nos esporngios e ao germinarem do origem a uma nova planta. Ao conjunto de esporngios d-se o nome de soro

58

You might also like