You are on page 1of 2

Aulas prticas Ensinos Fundamental e Mdio Citologia Mitose

MITOSE EM CLULAS DE ALLIUM CEPA


Objetivos: Observar a diviso celular utilizando como modelo biolgico a raiz de cebola, Allium cepa. Durao: Aproximadamente 25 min. Local: Laboratrio adequado. Material: Razes de cebola (Allium cepa), lmina de barbear, vidro de relgio, pina, orcena actica, lminas histolgicas, microscpio de luz e bico de bunsen. Nmero de participantes: No mximo 30. Procedimentos: Cortar uma amostra pequena da raiz de cebola utilizando para o corte a lmina de barbear. Desprezar a coifa da raiz da cebola e depositar a amostra no vidro de relgio contendo a orcena actica. Aquecer o vidro de relgio contendo a amostra levando-o ao fogo da chama do bico de bunsen de trs a quatro vezes, tomando o devido cuidado para no queimar a amostra. Realizar este procedimento at notar um inchao da amostra. A amostra dever ser recolhida com o auxlio de uma pina e deposit-la sobre uma lmina e observ-la ao microscpio de luz. Acrescentar mais uma gota de orcena actica sobre a amostra, sobrepor outra lmina sobre a primeira. Aps isso, envolver ambas em papel toalha e esmagar a amostra entre as duas lminas.

Resultados esperados: A amostra observada ao microscpio de luz revelar tpicas clulas do tecido meristemtico, ou seja, estaro unidas, no apresentando rea vacuolar aparente e tero grande ncleo. Essas clulas estaro coradas de vermelho e tero ncleos globosos e pretos. Quando em diviso, os ncleos desaparecero e os cromossomos podero ser visualizados. Podero ser observadas clulas em interfase, prfase, metfase e telfase. Discusses esperadas: Por fazerem parte de um tecido de crescimento, o meristema, as clulas na raiz de Allium cepa se encontram em constante diviso celular. A colorao da amostra se deve afinidade com o corante. As clulas tero uma colorao avermelhada, pois a orcena tem cor vermelha escura. Poder no ser encontrada clula em diviso na primeira lmina mostrando que o processo de diviso celular contnuo e ocorre em certa simultaneidade. Contudo, a observao da segunda lmina poder evidenciar clulas em diferentes fases de diviso celular. Isto mostra que elas podem iniciar a diviso com certos intervalos de tempo ligeiramente diferentes. Convm ressaltar que a diviso celular um processo contnuo, que foi dividido em fases para permitir seu estudo. Basicamente o ciclo celular est dividido em: interfase, prfase, metfase, anfase e telfase. A interfase corresponde ao perodo do ciclo celular em que a clula aumenta o seu volume e duplica os seus cromossomos. Divide-se em trs fases: G1 (produo de RNA mensageiro), S (duplicao do DNA) e G2 (sntese protica). Nesse perodo de interfase todas as outras atividades celulares esto ocorrendo. Nas clulas adultas, diferenciadas e com menor capacidade de diviso a interfase mais longa. A prfase corresponde ao condensamento dos cromossomos, tornando-os curtos e grossos graas cariocinese. Instituto Aprenda.bio

Aulas prticas Ensinos Fundamental e Mdio Citologia Mitose A metfase caracteriza-se pela mxima condensao dos cromossomos, assim como sua disposio no plano equatorial da clula. Na anfase cada cromossomo divide-se pelo centrmero ficando os dois cromatdeos separados e constituindo dois cromossomos independentes. Estes iro a cada um dos plos da clula ao longo das fibras do fuso. Na telfase a membrana nuclear reorganiza-se e os nuclolos reaparecem. Ao final dessa fase, a cariocinese, inicia-se a citocinese (diviso do citoplasma), que originar duas clulas com idntica composio genticas, perfeitamente individualizadas, formando as clulas filhas.

Instituto Aprenda.bio

You might also like