You are on page 1of 6

A) Surgido da aliana entre operrios e militares, possua clara orientao nacionalista, contrria ao capitalismo internacional.

B) Movimento que congregou todas as patentes do exrcito, foi a nica fora de oposio ao governo da Repblica Velha. C) Consistiu em movimento social com marcada participao das classes populares urbanas. D) Tinham por objetivo a derrubada do governo federal e o restabelecimento da moralidade poltico administrativa. E) Representou a unio do exrcito com as foras mdias urbanas, em oposio aos movimentos populares que se espalhavam pelo Rio de Janeiro. 76. Aps a morte de Lnin, em 1924, instalou-se na Rssia uma sria crise poltica para o movimento comunista internacional quanto s suas estratgias de expanso, polarizado entre as ideias de dois lderes do Partido Comunista, Trotsky e Stalin. As ideias de expanso de Stalin e seus partidrios saem vitoriosas. Sobre as idias de Stalin quanto a expanso comunista, podemos afirmar: A) Sob o lema da revoluo permanente, entendia que a revoluo deveria ser levada de imediato a todas as partes do globo. B) Defendia a tese do socialismo num s pas, acreditando que era preciso consolidar primeiro o socialismo na Rssia. C) Levou frente a bandeira de que a revoluo deveria logo ser expandida para a Europa industrializada. D) Passada aquela fase comunista, defendia que deveria criar-se logo um estado socialista, pondo fim ao Estado. E) Acreditava que era necessrio uma nova revoluo, atacando as naes europeias que ameaavam invadir a Rssia. 77. Podemos afirmar que a Guerra Fria teve como marco inicial a(o): A) Assinatura do Pacto de Varsvia, que tinha por objetivo criar a URSS. B) Criao da OTAN para interferir na Unio Sovitica. C) Anncio das metas de combate ao comunismo lanados pelo Presidente Truman. D) Diviso da Alemanha ao final da Segunda Guerra. E) Construo do Muro de Berlim.

78. Construda no governo de Juscelino Kubitschek, Braslia insere-se em uma estratgia geopoltica de governo que tinha como objetivo: A) Integrar territorialmente o pas com a ocupao de seu interior e isolar o centro de deciso poltica do pas. B) Propor, de forma prtica, novas reas de ocupao residencial no pas e explorar o Planalto Central. C) Criar uma nova forma de planejamento urbanstico que servisse de exemplo para outras cidades e integrar as cidades da regio. D) Criar uma cidade modelo, de gesto e de eficincia, e apresentar solues urbansticas para outras capitais do pas. E) Dinamizar as economias litorneas, retirando a capital do Rio de Janeiro, e industrializando o Planalto Central do Brasil. 79. A respeito da Guerra do Vietn, assinale a alternativa correta: A) Mesmo apoiando o governo nortevietnamita, os EUA preferiram retirar suas tropas da regio para no entrar em conflito com a URSS. Os vietnamitas que lutaram contra os EUA somente foram vitoriosos por seu maior nmero, considerando que no receberam apoio externo. Com a retirada das foras norteamericanas do Vietn, o pas foi dividido em dois, Vietn do Norte e Vietn do Sul. Apesar do apoio interno nos EUA, o governo norte-americano preferiu retirar suas tropas do Vietn por seu alto custo e por acreditar que no existia mais ameaas externa ao pas. O conflito foi motivado pelo desejo dos EUA de impedir a expanso do Comunismo no Sudeste asitico.

62&,('$'( 3,$8,(16( '( (16,12 683(5,25

Vestibular 01/2010

PROVA
32578*86 5('$d2 ,1*/6 *(2*5$),$ ( +,675,$
$3/,&$d2

B)

C)

Data: 07/11/2009 Horrio: 14 s 19 horas


$*8$5'( $8725,=$d2 3$5$ $%5,5 (67( &$'(512 '( 48(67(6

D)

E)

,1)250$d(6 ( ,16758d(6

80. Entre os anos de 1986 a 1990, o Brasil foi palco de um conjunto de experincias e planos econmicos que tinham como objetivo comum a(o): A) Controle da dvida externa e expanso do consumo. B) Modernizao do Estado e privatizao da economia. C) Estabilizao da economia e retomada do crescimento. D) Desregulamentao estatal da economia e reforma administrativa. E) Controle das contas pblicas e retrao de demanda.

- Para a realizao desta prova, voc est recebendo um &$572 3(5621$/,=$'2 3$5$ 0$5&$d2 '$6 5(63267$6 e este &$'(512 contendo 30 (trinta) questes de Portugus, 01 (uma) de Redao, 10 (dez) de Ingls, 20 (vinte) de Geografia e 20 (vinte) de Histria. - No ser permitida a sada da sala antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do incio da prova, ressalvados os casos de emergncia mdica. - proibido o uso de aparelhos de comunicao ou de registro de dados. - No ser permitida qualquer consulta ou comunicao, nem ser permitido emprstimo de material entre os candidatos. - Marque as respostas com &$1(7$ (6)(52*5),&$ (6&5,7$ *5266$ 7,17$ $=8/ ou 35(7$ - Marque apenas uma alternativa em cada questo.

Seleo, Tr einament o, Consult or ia e Ser vios

32578*86

/HLD R WH[WR H UHVSRQGD jV TXHVW}HV GH  D 

51 reas diversas. Algo que no far mal ao Brasil. Suprir a demanda por gente qualificada 53 imperativo numa economia que se pretende moderna e globalizada. Os nmeros do MEC 55 mostram que, para a maior parte do ensino superior brasileiro, falta ainda um longo cami57 nho at a excelncia acadmica. As faculdades-butique so bem-vindas.
Adaptado de Cntia Borsato e Renata Betti. 42, ed. 2135, 21 out.2009, p. 140-141. , n.
 

69. Do ponto de vista poltico, o Iluminismo, movimento intelectual do sculo XVIII, significou a(o): A) Decadncia do feudalismo. B) Expanso do pensamento ideolgico da aristocracia. C) Fortalecimento do pensamento Cristo Catlico. D) Afirmao dos ideais burgueses. E) Fortalecimento do Absolutismo. 70. Sobre o Piau nas lutas pela Independncia do Brasil, assinale a alternativa correta:

E) Marcada pela luta contra a misria e as injustias sociais, o movimento balaio encontrou nos ideais republicanos sua fundamentao ideolgica de luta. 72. Sobre as causa da Guerra do Paraguai, podemos afirmar: A) A disputa pelas minas de ouro existentes no territrio paraguaio. B) A poltica imperialista do Brasil sobre a regio dos Pampas. C) O interesse paraguaio pelas terras dos Pampas brasileiros. D) Os interesses comerciais e geopolticos ingleses pelos pases da Amrica do Sul. E) A resistncia paraguaia aos produtos da indstria brasileira. 73. Podemos afirmar que o sucesso da imigrao europeia para o Brasil na dcada de 1880, foi resultado da(o): A) Orientao do pas para a indstria, abrindo novas demandas por mo-de-obra. B) Criao de polticas de parceria, firmadas entre o Brasil e alguns pases europeus a partir de 1882. C) Financiamento pelo governo da entrada de grandes contingentes de imigrantes no pas. D) Crise econmica internacional, que estimulou a emigrao para o Brasil. E) Nova Lei de Terras, tornando a terra um bem acessvel aos estrangeiros pobres. 74. Nos primeiros anos da Repblica, o governo brasileiro, por meio do ministro da fazenda Rui Barbosa, estabeleceu uma poltica econmica com vistas a promover o crescimento industrial brasileiro por meio de uma maior emisso de papelmoeda e do aumento das tarifas alfandegrias. Essa poltica econmica ficou conhecida como: A) B) C) D) E) Poltica do Caf com Leite. Convnio de Taubat. Poltica dos Governadores. Lei Mau. Encilhamento.

BUTIQUES DE ENSINO
01 03 05 07 09 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 Est se consolidando no ensino superior brasileiro um gnero de instituio que j ganhou at apelido: a faculdade-butique. O termo talvez remeta ideia de mau ensino, mas no disso que se trata pelo contrrio. Assim como na hotelaria, que j adota essa terminologia h tempos, as faculdades-butique se ancoram na ideia da exclusividade: tm nmero reduzido de cursos, turmas pequenas, instalaes de primeira e mensalidades nas alturas. Um ranking recm-divulgado, com base em dados do Ministrio da Educao, mostra que, entre as 21 melhores instituies de ensino superior do pas as nicas com nota mxima no ranking oficial, de um total de 2000 -, dez se enquadram nessa categoria. Na aferio, que considera variveis tais como desempenho dos alunos, nvel dos professores e produo acadmica das instituies, as butiques chegam a superar boas universidades pblicas do pas. O vestibular dessas faculdades chega a ser to concorrido quanto o da USP ou da Unicamp. Pela peneira, s passam os bons alunos aqueles que teriam timas chances de ingressar numa universidade pblica. O que os faz, ento, optar por uma faculdade privada pela qual pagam at 2500 reais por ms? Parte da resposta est na ligao mais estreita que as instituies destacadas pelo MEC costumam ter com o mercado de trabalho. Numa faculdade como a Facamp, de Campinas, outra do ranking, 95% dos professores tm emprego nas reas em que lecionam (ao passo que em universidades pblicas o nmero gira em torno de 20%). Isso os torna aptos a trazer para classes uma viso bem prtica. Os alunos formados nas faculdades-butique so cobiados pelas grandes empresas onde levam, em geral, no mais que trs meses para arranjar emprego, enquanto a mdia para os recmformados de um ano, de acordo com a Companhia de Talentos, especializada em recrutamento. Nos Estados Unidos e em alguns pases da Europa, ncleos universitrios desse tipo prosperaram h mais de um sculo. Como no caso brasileiro, eles so uma minoria mas se encarregam bem da tarefa de formar um grupo de profissionais de alto padro em 01. Atente para as afirmaes em relao ao texto e, em seguida, marque a alternativa correta.

I - As faculdades-butique, instituies de natureza privada, constituem, atualmente, uma opo de ensino superior de qualidade para a maior parte dos jovens brasileiros. II - Em razo do padro de qualidade dos cursos oferecidos pelas faculdades-butique, os seus egressos esto encontrando boa receptividade no mercado de trabalho. III - As faculdades-butique, uma experincia que est se consolidando no Brasil, surgiram com o objetivo de suprir a altssima demanda brasileira por ensino superior. A) B) C) D) E) Somente I est correta. Somente II est correta. Somente III est correta. Somente I e II esto corretas. Somente II e III esto corretas.

A) As lutas pela Independncia no Piau tambm foram permeadas por disputas internas entre lderes do movimento, em que membros de famlias de elite disputavam posies de mando no interior da Provncia. B) As lutas pela Independncia no Piau foram muito sangrentas, encerradas com a vitria das foras separatistas na Batalha do Jenipapo. C) As tropas piauienses, apesar de seu pouco armamento e aps o trmino das lutas no Piau, foram fundamentais nas lutas pela Independncia no Maranho e no Cear. D) Aps o levante em favor da Independncia em Oeiras, o major Fidi marcha com suas tropas para Parnaba, acreditando que de l poderia resistir s tropas piauienses. E) A populao piauiense manteve-se alheia ao processo por considerar a Independncia uma luta que dizia respeito apenas s famlias de elite. 71. Durante o Imprio, a unidade territorial do Brasil foi ameaada por diversas revoltas polticas surgidas em algumas Provncias. No Piau, entre essas revoltas, destaca-se a Balaiada, movimento sobre o qual podemos afirmar: A) Movimento reivindicatrio aristocrtico, defendia uma maior autonomia para as provncias, mesmo sob o regime monrquico. B) Iniciado na vila de Manga do Igar, no Maranho, a Balaiada caracterizou-se por seu carter popular e seu forte contedo social, logo espalhando-se pelo Piau e Cear. C) Iniciado no Maranho, teve como seu maior lder popular o piauiense Simplcio Dias da Silva. D) Por seu carter de elite, logo ganhou o apoio das ricas famlias do Piau interessadas em uma maior participao poltica da administrao da Provncia.

02. Em EST SE CONSOLIDANDO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO UM GNERO DE INSTITUIO QUE J GANHOU AT APELIDO: A FACULDADE-BUTIQUE, linhas 01 a 03, pode-se perceber a presena de uma relao: A) B) C) D) E) Hiperblica Metonmica Antittica Pleonstica Metafrica

75. Na dcada de vinte, o tenentismo o centro mais importante de ataque ao predomnio da burguesia cafeeira, revelando traos especficos que no podem ser reduzidos simplesmente ao protesto das classes mdias. (FAUSTO, Bris.

historiografia e histria. So Paulo: Brasiliense,





03. A forma verbal ANCORAM, linha 08, est sendo empregada com o sentido de: A) B) C) D) E) Abrigar Estabelecer Estruturar Fundamentar Proteger

1981. p. 113).

A dcada de 1920 no Brasil foi palco de diversos acontecimentos que, grosso modo, so considerados sintomas da crise vivenciada pela Repblica Velha. Entre estes acontecimentos destaca-se R WHQHQWLVPR, movimento sobre o qual podemos afirmar:

B) Ao defender a igualdade de todos perante Deus, o cristianismo atraiu uma grande massa de pessoas pobres que, pautados na doutrina crist, passaram a se rebelar contra os ricos. C) Por no se opor aos Imperadores, a doutrina crist logo pode espalhar-se pelo Imprio, sendo muitas vezes financiadas pelos cofres pblicos, a exemplo do pagamento de salrios de alguns padres. D) O crescimento da doutrina crist no interior do Imprio romano representa fruto de deciso poltica, quando o Imprio passa a financiar a propagao da religio como forma de acalmar as revoltas que se tornaram constantes a partir do sculo I d.C. E) A grande adeso do cristianismo no interior do Imprio romano se fez em razo da proibio da participao das mulheres no culto, o que agradava sacerdotes e governantes interessados em manter sob domnio a mo-de-obra feminina, frente crise do escravismo. 64. Sobre o sistema produtivo da Europa medieval, podemos afirmar: A) A atividade comercial era secundria em relao produo artesanal e indstria senhorial. B) No existiu nenhum tipo de avano tecnolgico que pudesse aumentar a produo agrcola no perodo. C) Organizou-se com base no latifndio, na monocultura agro-exportadora e no trabalho compulsrio. D) Caracterizou-se pelo imobilismo social, pela agricultura de subsistncia e por fortes relaes mercantis. E) A servido era o tipo de relao social predominante e a economia tendia autosuficincia. 65. Por meio de seu livro O Prncipe, Nicolau Maquiavel aconselhava governantes do incio da Idade Moderna a conquistar e conservar o poder, governando com o auxlio das leis, mas fazendo uso da fora quando necessrio e como forma de manter o respeito de seus sditos. Podemos afirmar que sua obra insere-se em um momento histrico que favoreceu o surgimento A) B) C) D) E) do Despotismo Esclarecido. da Escolstica. dos Estados Nacionais. do Iluminismo. do Liberalismo.

66. poca das Grandes Navegaes, podemos apontar como causa do pioneirismo portugus a A) invaso da pennsula Ibrica pelos mulumanos e a conquista de Calicute. B) criao da Escola de Sagres e a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha. C) formao de um Estado liberal interessado na formao de novos mercados consumidores de seus produtos. D) existncia de uma monarquia centralizada e interessada no comrcio de especiarias. E) descentralizao do Estado portugus e a ampliao das guerras religiosas. 67. A distribuio de sesmarias constituiu-se como instrumento utilizado pela Coroa portuguesa para atrair pessoas e recursos para a colonizao de suas possesses na Amrica. Sobre o sistema de sesmarias, podemos afirmar: A) O sistema consistiu na doao de terras na Amrica portuguesa e o financiamento de sua explorao por parte da Coroa. B) O beneficiado com a sesmaria tinha a posse plena da terra e o dever de torn-la produtiva. C) O sesmeiro era apenas um administrador da terra, zelando-a at que a Coroa portuguesa conseguisse um comprador definitivo, o posseiro. D) Com a adoo de sesmarias, estabeleceu-se na Amrica portuguesa a colonizao organizada em pequenas propriedades agrcolas. E) O sistema de sesmarias veio substituir o fracassado sistema de capitanias hereditrias e de governos gerais. 68. Sobre o trabalho escravo no Brasil colonial, correto afirmar:

04. Em $2 3$662 48( EM UNIVERSIDADES PBLICAS O NMERO GIRA EM TORNO DE 20%, linhas 34 A 36, o elemento coesivo destacado introduz relao de: A) B) C) D) E) Oposio Tempo Condio Conformidade Consequncia

08. As palavras RECM-FORMADOS, linhas 41 e 42, e GLOBALIZADA, linha 54, so formadas, respectivamente, pelos processos de: A) Composio por aglutinao e composio por justaposio. B) Derivao prefixal e derivao sufixal. C) Composio por justaposio e derivao sufixal. D) Composio por justaposio e derivao parassinttica. E) Derivao prefixal e composio por justaposio. 09. PELA PENEIRA, S PASSAM 26 %216 $/8126 AQUELES QUE TERIAM TIMAS CHANCES DE INGRESSAR NUMA UNIVERSIDADE PBLICA, linhas 24 a 26. O termo destacado na frase exerce a mesma funo sinttica do termo destacado em: A) COMO NO CASO BRASILEIRO, ELES SO 80$ 0,125,$, linhas 47 e 48. B) ASSIM COMO NA HOTELARIA, QUE J ADOTA (66$ 7(50,12/2*,$ H TEMPOS, linhas 06 e 07. C) [...] AS FACULDADES-BUTIQUE SE ANCORAM 1$ ,'(,$ '$ (;&/86,9,'$'(, linhas 07 e 08. D) ALGO QUE NO FAR 0$/ AO BRAsil, linhas 51 e 52. E) OS NMEROS DO MEC MOSTRAM QUE, PARA A MAIOR PARTE DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, FALTA AINDA 80 /21*2 &$0,1+2 AT A EXCELNCIA ACADMICA, linhas 54 a 57. 10. Assinale a opo ,1&255(7$ com relao a aspectos morfossintticos do texto: A) A preposio PARA, linha 40, indica finalidade e pode ser substituda por D ILP GH. B) A forma verbal REMETA, linha 04, encontra-se no presente do subjuntivo. C) As palavras compostas FACULDADESBUTIQUE e BEM-VINDAS, linhas 57 e 58, obedecem a uma mesma norma de flexo. D) A substituio do verbo KDYHU por ID]HU em H TEMPOS, linha 07, no implica alterao na flexo verbal. E) A expresso PELAS GRANDES EMPRESAS linha 39, exerce, no texto, a funo sinttica de agente da passiva.

05. A substituio do elemento coesivo destacado em 0$6 SE ENCARREGAM BEM DA TAREFA DE FORMAR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DE ALTO PADRO EM REAS DIVERSAS, linhas 48 a 51, altera o sentido original em: A) B) C) D) E) Contudo No entanto Entretanto Portanto Todavia

06. Transpondo-se para a voz passiva analtica a orao DEZ SE ENQUADRAM NESSA CATEGORIA, linha 16, a forma verbal resultante ser: A) B) C) D) E) Foram enquadradas So enquadradas Eram enquadradas Sero enquadradas Seriam enquadradas

07. Assinale a alternativa em que o vocbulo 48( no pode ser classificado como pronome relativo: A) UM RANKING RECM-DIVULGADO, COM BASE EM DADOS DO MINISTRIO DA EDUCAO, MOSTRA 48(, ENTRE AS 21 MELHORES INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR DO PAS [...], linhas 11 a 14. B) EST SE CONSOLIDANDO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO UM GNERO DE INSTITUIO 48( J GANHOU AT APELIDO: A FACULDADE-BUTIQUE, linhas 01 A 03. C) PARTE DA RESPOSTA EST NA LIGAO MAIS ESTREITA 48( AS INSTITUIES DESTACADAS PELO MEC COSTUMAM TER COM O MERCADO DE TRABALHO, linhas 28 a 31. D) NUMA FACULDADE COMO A FACAMP, DE CAMPINAS, OUTRA DO RANKING, 95% DOS PROFESSORES TM EMPREGO NAS REAS EM 48( LECIONAM, linhas 31 A 34. E) ALGO 48( NO FAR MAL AO BRASIL, linhas 51 e 52.

A) Por ser a base econmica da Colnia, encontrava-se amplamente disseminado e aceito entre a populao livre. B) Vinculou-se exclusivamente ao sistema agrrio exportador, onde era mais rentvel. C) A escravido de indgenas e negros foi amplamente incentivada pela Coroa e pela Igreja na Colnia. D) Caracterizou-se pela diviso de trabalho em que os mais penosos ficaram a cargo dos negros e os mais suaves ao encargo indgena. E) Por seu pequeno custo e alta rentabilidade, impediu a entrada de trabalhadores livres na Colnia.

/HLD R WH[WR H UHVSRQGD jV TXHVW}HV GH  D 

11. O vocbulo que pode substituir com exatido o termo CASA DE ORATES (ttulo) :
DE COMO ITAGUA GANHOU UMA CASA DE ORATES

57. Marque a alternativa que indique uma das reas ocupada militarmente por Israel aps a Guerra dos seis dias. A) Cisjordnia B) Egito C) Iraque D) Ir E) Sria 58.So fatores que esto associados ao desmatamento da Amaznia brasileira, (;&(72: A) Instalao de projetos agropecurios. B) Implantao de projetos de minerao. C) Expanso dos garimpos. D) Tcnicas rudimentres de cultivo agrcola. E) Criao dos ncleos de povoamento. 59. Marque a alternativa que indica o nome do pas latino-americano marcado pela ocorrncia de conflitos internos, como guerras civis, golpes de Estado, que teve como consequncia a formao, em meados de 1960, de uma Frente Nacional para possibilitar a implantaao de um governo de coalizo. Por outro lado, a formao de organizaes guerrilheiras como o Exrcito de Libertao Nacional (ELN), deixa o pas em constante clima de guerra. A) Colmbia B) Venezuela C) Nicargua D) Equador E) Honduras 60. Regio econmica da Europa que se destaca pela implantao da indstria aeronutica, com destaque para a Airbus, 2 maior produtora de avies civis do mundo. O fragmento de texto refere-se a uma regio da(o):

+,675,$

01 03 05 07 09 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 53

A vereana de Itagua, entre outros pecados de que arguida pelos cronistas, tinha o de no fazer caso dos dementes. Assim que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na prpria casa, e, no curado, mas descurado, at que a morte o vinha defraudar do beneficio da vida; os mansos andavam soltos pela rua. Simo Bacamarte entendeu desde logo reformar to ruim costume; pediu licena Cmara para agasalhar e tratar no edifcio que ia construir todos os loucos de Itagua, e das demais vilas e cidades, mediante um estipndio, que a Cmara lhe daria quando a famlia do enfermo no pudesse fazer. A proposta excitou a curiosidade de toda a vila, e encontrou grande resistncia, to certo que dificilmente se desarraigam hbitos absurdos, ou ainda maus. A ideia de meter os loucos na mesma casa, vivendo em comum, pareceu em si mesma sintoma de demncia e no faltou quem o insinuasse prpria mulher do mdico. Olhe, D. Evarista - disse-lhe o Padre Lopes, vigrio do lugar. -Veja se o seu marido d um passeio ao Rio de Janeiro. Isso de estudar sempre,sempre, no bom, vira o juzo. D. Evarista ficou aterrada. Foi ter com o marido, disse-lhe que estava com desejos, um principalmente de ir ao Rio de Janeiro e comer tudo o que a ele lhe parecesse adequado a certo fim. Mas aquele grande homem, com a rara sagacidade que o distinguia, penetrou a inteno da esposa e redargiu-lhe que no tivesse medo. Dali foi Cmara, onde os vereadores debatiam a proposta, e defendeu-a com tanta eloquncia, que a maioria resolveu autoriz-lo ao que pedira, votando ao mesmo tempo um imposto destinado a subsidiar o tratamento, alojamento e mantimento dos doidos pobres. A matria do imposto no foi fcil ach-la; tudo estava tributado em Itagua. Depois de longos estudos, assentou-se em permitir o uso de dois penachos nos cavalos dos enterros. Quem quisesse emplumar os cavalos de um coche morturio pagaria dois tostes Cmara, repetindo-se tantas vezes esta quantia quantas fossem as horas decorridas entre a do falecimento e a da ltima bno na sepultura. O escrivo perdeu-se nos clculos aritmticos do rendimento possvel da nova taxa; e um dos vereadores, que no acreditava na empresa do mdico, pediu que se relevasse o escrivo de um trabalho intil.
(Machado de Assis.O Alienista.So Paulo:W.Buch,p.8-9)

A) B) C) D) E)

Mausolu Nosocmio Manicmio Sanatrio Asilo

61. Com o desenvolvimento das civilizaes mesopotmicas, intensificaram-se tambm as relaes de comrcio. O desenvolvimento comercial na Mesopotmia trouxe como uma de suas consequncias: A) Transformou a produo agrcola mesopotmica em uma produo templria, em razo da prxima relao dos comerciantes com os sacerdotes dos templos. B) A criao da Lei de Talio, que posteriormente fundamentou o Cdigo de Hamurbi, maior contribuio mesopotmica s civilizaes modernas. C) O surgimento do sistema numrico indoarbico, necessrio ao controle das trocas comercias. D) O desenvolvimento da escrita cuneiforme, necessria ao controle comercial na regio. E) O fortalecimento do grupo mercantil e a reduo da influncia dos templos e palcios sobre a produo mesopotmica. 62. Na Antiguidade, entre 334 e 323 a.C, Alexandre da Macednia criou o grande Imprio Helenstico que estendeu-se da Grcia at a ndia. Podemos afirmar que da expanso macednica resultou a(o) A) imposio de instituies polticas romanas sobre as reas conquistadas por Alexandre. B) apoio do exrcito macednio a revoltas de povos subjugados por outros imprios. C) restrio circulao de mercadorias entre regies distintas do Imprio. D) intercmbio entre culturas ocidentais e orientais. E) consolidao do Imprio grego, aliado de Alexandre. 63.To vagarosamente quanto a crise que o destrua, crescia no interior do Imprio uma nova religio de origem oriental: o cristianismo. (CAMPUS,
: ensino mdio. So Paulo: EsFlvio de. cala Educacional, 2005, p. 84).
"#  % " #& ! $ $ $ "

12. Dentre as caractersticas do estilo de Machado de Assis, aquela que se faz presente no texto : A) B) C) D) E) Pessimismo Ironia Ceticismo Digresso Dilogo com o leitor

13. Analise as assertivas em relao s ideias contidas no texto e, em seguida, assinale a alternativa correta. I - A vila de Itagua costumava manter seus doidos mansos e furiosos trancados em casa. II - Por causa de hbitos arraigados, os habitantes de Itagua no fizeram resistncia ideia de Simo Bacamarte. III - Criando um imposto sobre os funerais, a Cmara de Itagua passaria a subsidiar o tratamento dos dementes sem recursos. A) B) C) D) E) Somente I e II esto corretas. Somente I e III esto corretas. Somente II e III esto corretas. Somente II est correta. Somente III est correta.

14. Em NO CURADO, MAS '(6&85$'2, linhas 05 e 06, o sentido do vocbulo destacado : A) B) C) D) E) Doente Saudvel Desenganado Descuidado Incurvel

15. No perodo ISSO DE ESTUDAR SEMPRE, SEMPRE, NO BOM, linhas 25 e 26,o significado criado pela repetio do advrbio de: A) B) C) D) E) Intensidade Oposio Adio Causalidade Temporalidade

A) Alemanha B) Reino Unido C) Esccia D) Frana E) Itlia

No que se refere ao crescimento do cristianismo no interior do Imprio romano, podemos afirmar: A) Do Imprio romano por seu carter universal, ao ter incorporado elementos de diversas fontes filosficas e religiosas que j haviam se infiltrado no Imprio.

50. Marque a alternativa que aponta o nome de importante rio europeu que se destaca pela sua alta capacidade de navegabilidade e por ligar grandes regies industriais, sobretudo alems, ao porto de Roterd no Mar do Norte. A) B) C) D) E) Sena Rdano Danbio Reno Tamisa

C) Destaca-se como o melhor para indicar o desenvolvimento de um pas. D) Seu resultado distorcido, ocultando a m distribuio da renda. E) Permite conhecer a real situao econmica de um pas.

16. O vocbulo ESTIPNDIO, linhas 12 e 13, significa: A) B) C) D) E) Imposto Tributo Taxa Lucro Pagamento

22. Com relao ao segmento - OLHE, D. EVARISTA DISSE-LHE O PADRE LOPES, VIGRIO DO LUGAR, linhas 23 e 24, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I - Contm um verbo no modo imperativo II - H um vocativo e um aposto III - Existe uma orao sem sujeito A) B) C) D) E) Todas esto corretas. Somente I e II esto corretas. Somente I e III esto corretas. Somente I est correta. Somente II est correta.

55. Sobre o processo de urbanizao e a estruturao da rede urbana brasileira, correto afirmar: A) At a dcada de 1930 as migraes e o processo de urbanizao se organizavam predominantemente em escala nacional, com as metrpoles funcionando como plos de atividades primrias.

17. Na frase A VEREANA DE ITAGUA, ENTRE OUTROS PECADOS DE QUE $5*8,'$ PELOS CRONISTAS, TINHA O DE NO FAZER CASO DOS DEMENTES, linhas 01 a 03, o termo destacado d ideia de: A) B) C) D) E) Argumento Sabatina Acusao Questionamento Interrogao

51. A cidade de Campinas (SP) apresenta intenso crescimento industrial, destacando-se atravs da A) B) C) D) E) agroindstria de soja. fruticultura. criao de tecnopolos. industria de malhas e confeces. indstria tradicional de equipamentos.

23. Na frase VEJA 6( SEU MARIDO D UM PASSEIO AO RIO DE JANEIRO, linhas 24 e 25, o vocbulo destacado : A) B) C) D) E) Conjuno condicional Pronome pessoal oblquo Pronome apassivador Conjuno integrante ndice de indeterminao do sujeito

B) A partir de 1930, medida que a infraestrutura de transportes e telecomunicaes se expandiam no pas, a atrao populacional ultrapassou a escala regional.

18. O elemento coesivo 2, linha 02, substitui: A) B) C) D) E) Vereana Pecado Itagua Cronistas Dementes

52. Analise as conseqncias do xodo rural relacionadas que interferem na reduo dos ndices de natalidade e mortalidade por todo o mundo, e marque a alternativa correta. I Acesso a mtodos contraceptivos. II Trabalho feminino extradomiciliar. III Acesso a saneamento bsico. A) B) C) D) E) Somente I est correta. Somente II e III esto corretas. Somente III est correta. Somente I e II esto corretas. Todas esto corretas.

C) Entre as dcadas de 1940 e 1950 ocorreu intenso xodo rural e migrao interregional com forte aumento da populao metropolitana do Sudeste.

19. O referente que retomado pelo pronome LHE linha 13, : A) B) C) D) E) Simo Bacamarte Cmara Ruim costume Todos os loucos Vilas e cidades

24 Quantas oraes existem no perodo: O ESCRIVO PERDEU-SE NOS CLCULOS ARITMTICOS DO RENDIMENTO POSSVEL DA NOVA TAXA; E UM DOS VEREADORES, QUE NO ACREDITAVA NA EMPRESA DO MDICO, PEDIU QUE SE RELEVASSE O ESCRIVO DE UM TRABALHO INTIL, linhas 49 a 53? A) B) C) D) E) Duas Trs Quatro Cinco Seis

D) A partir da dcada de 1960 observa-se o maior crescimento das cidades mdias com predomnio da migrao ruralurbana.

53. Marque a alternativa que 12 apresenta formao vegetativa com ocorrncia predominante no Piau. A) B) C) D) E) Campos Cerrado Caatinga Floresta Mata dos Cocais

E) O incio do sculo XXI caracteriza-se por grande percentual de migrao urbanarural em decorrncia das reformas ocorridas no campo.

20. O verbo FAZER, linha 14, est no lugar do verbo: A) B) C) D) E) Cuidar Trancar Curar Pagar Confiar

25. Assinale a alternativa em que a funo da linguagem predominante seja a funo conativa: A) A PROPOSTA EXCITOU A CURIOSIDADE DE TODA A VILA, linhas 14 e 15. B) NO FALTOU QUEM O INSINUASSE PRPRIA MULHER DO MDICO, linhas 20 a 22. C) VEJA SE O SEU MARIDO D UM PASSEIO AO RIO DE JANEIRO, linhas 24 e 25. D) FOI TER COM O MARIDO, DISSE-LHE QUE ESTAVA COM DESEJOS, linhas 27 e 28. E) A MATRIA DO IMPOSTO NO FOI FCIL ACH-LA, linhas 40 e 41.

54. Acerca do uso da renda SHU FDSLWD como indicador de desenvolvimento de um pas, podemos afirmar: A) No abrangente pois deixa de indicar a qualidade do trabalho. B) Sua aplicao deve ser restrito a pases ricos.

56. nico minrio comercializvel de estanho, do qual o Brasil possui cerca de 70% das reservas mundiais. As maiores ocorrncias nacionais esto no Par, Amazonas, Gois e Minas Gerais. O fragmento de texto se refere a(ao): A) B) C) D) E) Bauxita Cassiterita Nquel Mangans Zinco

21. O elemento coesivo no segmento NO CURADO, 0$6 DESCURADO, linhas 05 e 06, introduz uma ideia de: A) B) C) D) E) Oposio Concluso Explicao Concesso Condio

26. Minha terra tem macieiras da Califrnia/Onde cantam gaturanos de Veneza. Esses versos, de autoria de Murilo Mendes, em relao ao poema &DQomR GR H[tOLR, de Gonalves Dias, constituem: A) B) C) D) E) Metfora Parfrase Comparao Pardia Plgio
48(672 '( 5('$d2

44. So tipos climticos que ocorrem no Estado do Piau. A) Equatorial mido e Litorneo mido. B) Tropical alternadamente mido/seco e Tropical tendendo a seco. C) Subtropical e Tropical tendendo a seco. D) Equatorial mido e Tropical alternadamente mido/seco. E) Subtropical e Litorneo mido. 45. Marque a alternativa que indique como se denomina a unidade de medida expressa em hectares, fixadas para cada municpio, considerando fatores como o tipo de explorao, a renda obtida com a explorao predominante e o conceito de propriedade familiar. A) B) C) D) E) Latifndio Minifndio Propriedade Agrcola Mdulo Agrrio Mdulo Fiscal A revista 9(-$, na sua edio n. 2078, de 17/09/2008, p.19-23, publicou entrevista com o americano Eric Hanushek, professor da Universidade Stanford e doutor em economia pelo Instituto de Massachusetts. Eis um trecho da entrevista:
6HXV WR HVWXGRV UHFHQWHV &RP R FRPSURYDP XPD IRUWH UHODomR HQWUH HGXFDomR H FUHVFLPHQ HFRQ{PLFR %UDVLO QDV ~OWLPDV FRORFDo}HV HP UDQNLQJV LQWHUQDFLRQDLV GH HQVLQR R TXH VH SRGH GL]HU VREUH D HFR QRPLD" &RP HVVH GHVHPSHQKR HP ULWPR DV FKDQFHV H VH GH R

48. Nas ltimas decadas tem ocorrido uma reorganizao da geografia industrial no mundo, particularmente nos pases de industrializao mais antiga. Procura-se agora a desconcentrao das indstrias. Esta desconcentrao est associada a(ao) A) concentrao dos mercados.

B) concentrao do capital e do trabalho nos pases perifricos.

27. O escritor brasileiro, criador dos personagens Riobaldo e Diadorim, : A) B) C) D) E) Guimares Rosa Machado de Assis Jos de Alencar Euclides da Cunha Graciliano Ramos

C) Encurtamento das distncias pela velocidade dos meios de transporte. D) diminuio dos fluxos de capitais entres os pases ricos.

28. O romance da literatura piauiense que trata da luta entre Igreja e Maonaria foi escrito por: A) B) C) D) E) Francisco Gil Castelo Branco Assis Brasil Fontes Ibiapina William Palha Dias Abdias Neves

E) desenvolvimento das atividades econmicas em pases da sia e frica a partir do sculo XX.

%UDVLO

FUHVFHU

FKLQrV

WRUQDU

PDLV FRPSHWLWLYR QR FHQiULR LQWHUQDFLRQDO VmR PtQLPDV 'LJR LVVR EDVHDGR QRV Q~PHURV

TXH UHXQL DR ORQJR GDV ~OWLPDV GpFDGDV (OHV PRVWUDP TXH DYDQoRV QD VDOD GH DXOD WrP

SHVR GHFLVLYR SDUD HYROXomR GRV LQGLFDGRUHV HFRQ{PLFRV GH XP SDtV 2OKH R FDVR EUDVLOHL UR 6H DV QRWDV GRV HVWXGDQWHV VXELVVHP

46. Marque a alternativa que aponte um aspecto que justifique a diversidade biolgica da Mata Atlntica. A) Ocorrncia em diferentes altitudes. B) Elevadas precipitaes. C) Distribuio em rea de equatorial e e subtropical. clima

29. O poeta piauiense Paulo Machado autor da obra: A) B) C) D) E) Os ltimos dias de Paupria T pronto, seu lobo? O tempo consequente Zodaco A harpa do caador

DSHQDV 

QDV DYDOLDo}HV R %UDVLO VRPDUL

D D FDGD DQR PHLR SRQWR SHUFHQWXDO jV VXDV WD[DV GH FUHVFLPHQWR ,VVR VLJQLILFDULD KRMH DYDQoDU HP XP ULWPR  PDLRU

30. O poeta piauiense que pertence chamada gerao Meridiano : A) B) C) D) E) Francisco Miguel de Moura Herculano Moraes Torquato Neto Elmar Carvalho H. Dobal

Voc concorda com a opinio do entrevistado quanto relao existente entre educao e crescimento econmico? E no caso brasileiro, voc acredita que as dificuldades econmicas esto relacionadas baixa qualidade da educao?
5HVSRQGD D HVVDV TXHVW}HV VRE IRUPD GH XPD GLVVHUWDomR HP SURVD QmR VH HVTXH FHQGR GH GDU XP WtWXOR D VHX WH[WR

D) Ocorrncia em plancies litorneas. E) Concentrao nas altas latitudes. 47. A Revoluo Informacional se caracteriza pela(o) A) retrao do capitalismo industrial. B) investimento em pesquisa desenvolvimento (P&D). C) reduo dos fluxos de capitais. e

49. A Comisso de Relaes Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira (22.10.2009) o protocolo de adeso do(a) ________________ao Mercosul. A deciso ocorre depois de meses de discusses entre parlamentares governistas e de oposio. A matria j passou pela Cmara. Aps aprovao na comisso, dever ser votada no plenrio do Senado. O protocolo de adeso do(a) ______________ ao Mercosul foi assinado em 2006 e deve ser aprovado por todos os integrantes para que o pas se torne um membro integral do bloco. (http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias). O pas a que se refere a notcia o(a): A) Paraguai B) Chile C) Venezuela D) Equador E) Bolvia

D) surgimento das indstrias movidas a energia solar. E) desenvolvimento de tecnologias voltadas para maior uso da mo-deobra.

You might also like