You are on page 1of 11

Universidade de So Paulo Escola de Comunicaes e Artes Departamento de Relaes Pblicas, Turismo e Propaganda

O CONSUMO CONTEMPORNEO, AS NOVAS MDIAS E A COMUNICAO

Julia Isabel Miranda Travaglini Trabalho de Teoria e Tcnica da Publicidade REFLECON Prof. Dr. Eneus Trindade

So Paulo, 2011

JULIA ISABEL MIRANDA TRAVAGLINI

O CONSUMO CONTEMPORNEO, AS NOVAS MDIAS E A COMUNICAO

Trabalho apresentado disciplina de Teoria e Tcnica da Publicidade, ministrada pelo Professor Doutor Eneus Trindade Barreto Filho, como parte do requisito para composio da nota final referente ao segundo semestre do ano de 2011.

So Paulo, 2011

Sumrio Introduo Consumo contemporneo As novas mdias As redes sociais A relao entre as redes sociais, as novas mdias e a publicidade Concluso Referncias bibliogrficas

Introduo

Do jornal para o rdio, do rdio para a televiso, da televiso para a internet e a internet em todos os lugares. Analisando a evoluo das mdias publicitrias, possvel perceber que a mobilidade no recente. O jornal impresso, por exemplo, pode ser levado pelo leitor. O rdio pilha, pode acompanhar o ouvinte. Porm, o celular agregou o jornal, o rdio, a televiso e a internet. Alm de oferecer mobilidade, traz facilidade. O celular, acompanhando a internet, apresentou sociedade a era da informao. Porm no s o celular promove acessibilidade e mobilidade. Smartphones, notebooks, netbooks e tablets entram para a lista dos aparelhos que contribuem para a revoluo da informao sem distncias. Dentro desses aparelhos encontram-se as novas mdias. Esse segmento de mdia traz consigo a conexo, que altera a estrutura da sociedade contempornea. Segundo Lemos (2007, p.32), essa conexo modifica prticas sociais e comunicacionais (princpio de reconfigurao). A publicidade, como propagadora de informao, aliada novidade. A publicidade incentiva e sustenta a novidade, a base para a movimentao do mercado, para o lanamento de ideias e para a criao de espao para circulao de informaes, como as novas mdias, ou seja, celulares, tablets e smartphones. Esse trabalho discutir a relao entre a publicidade, as novas mdias e a internet como principal componente dessas.

O Consumo Contemporneo

O consumo por muito tempo se determinou no ciclo de compra, ou seja, na relao entre empresa, consumidor e produto. A empresa produzia o produto e o consumidor comprava-o. A propaganda poderia ajudar na venda, destacando caractersticas do produto que fossem atraentes ao consumidor. Essas caractersticas poderiam ser, por exemplo, a facilidade de uso, a qualidade ou o preo, ou seja, aspectos intangveis de fcil identificao e determinao. Na contemporaneidade, porm, a relao de consumo na sociedade est diferente. A empresa, atravs de seu produto, no oferece apenas aspectos visveis ou facilmente perceptveis. O produto leva ao consumidor mais que a alta qualidade aliada ao baixo preo. preciso entender o que atrai o consumidor. De acordo com Kotler (2010, p. 4), os consumidores (...) tm opo em meio a uma gama de caractersticas funcionais e alternativas. Os profissionais de marketing de hoje tentam chegar ao consumidor e mente do consumidor. O ato de compra tambm mudou. O consumidor est informado sobre o produto e a capacidade de escolha aumentou. Antes era necessrio que o consumidor fosse at o produto para adquiri-lo, hoje o comprador no precisa se mover para isso, portanto a comunicao para lev-lo ao ato de compra tambm mudou. Alm disso, a era da informao possibilitou a interatividade. O consumidor capaz de interagir com a empresa, demonstrar sua opinio e delimitar diante da sociedade o que lhe agrada e o que no o satisfaz. Portanto o consumo hoje no se pauta apenas sobre a venda. Os benefcios que atraem o consumidor so outros, este consumidor tem acesso informao e o produto precisa estar a sua disposio. Todos esses aspectos influenciam diretamente a comunicao que envolve o consumo. O comprador busca mais que o simples consumo de um produto, ele quer experincias, sensaes e sentimentos. A partir da no quer simplesmente uma recomendao, quer pontos-de-vista prprios. Mais do que um produto ou um servio, o consumidor busca hoje significados.

Envolvendo todos esses aspectos do consumo contemporneo est a conexo. A conectividade entre as pessoas, formando comunidades, transforma a sociedade e a comunicao.

As novas mdias

As novas mdias so meios de comunicao assim nomeadas para se diferenciarem das mdias tradicionais televiso, rdio e mdia impressa. Para Gosciola (2008, p. 7), o termo novas mdias se define como o vasto campo delimitado pelas tecnologias digitais, ou seja, as novas mdias caminham ao lado da tecnologia. Porm as novas mdias vo alm da tecnologia ou do que digital. Um anncio em um banheiro, em uma caixa de pizza, no piso de uma loja, so exemplos de novas mdias que no envolvem tecnologia nem digitalizao. fato que, na maioria das vezes, quando algum autor ou estudioso do assunto diz novas mdias, ele est se referindo internet ou ao celular. Mas no se pode generalizar. A publicidade caminha pelas novas mdias da mais variadas formas. Isso esperado j que intrnseca a essas mdias est inovao. A empresa que deseja ter seu anncio veiculado nas novas mdias est interessada em inovao. Agrega-se empresa o valor de atual, moderna, e at revolucionria. Em se tratando de mdias mveis, como a internet e o celular, as empresas precisam ser cautelosas e entender como chamar ateno do consumidor de modo correto. Tanto na internet quanto no celular, o consumidor de depara com multifuncionalidades, atingido por milhares de informaes e tem multitarefas a realizar. Assim, a comunicao publicitria, para se destacar entre tanta informao precisa atuar de forma diferenciada. Unindo internet, celular e publicidade em um mesmo assunto, pensa-se logo em redes sociais. As redes sociais esto hospedadas na internet, mas ganham destaque no celular. Aplicativos no aparelho agregam facilidade de acesso aos sites que ficam disfarados por seus menus personalizados no dispositivo mvel. As redes sociais como mdia so conhecidas como mdias sociais, nas quais comunicao de todos para todos.

As Redes Sociais

O homem por si um ser social por isso necessita sempre do contato com outros homens e para isso precisa se comunicar. Assim, sempre existiram redes sociais que ligavam indivduos com caractersticas em comum, por exemplo, religio, hbitos culturais, lngua, posies polticas, que contam essencialmente com a comunicao para se manter. Com o avano tecnolgico, as relaes sociais e as formas comunicacionais existentes na sociedade se alteram, porm as redes sociais permanecem, apesar de reconfiguradas. As redes sociais hoje esto refletidas na internet. Pessoas se conectam atravs dessa ferramenta, interagindo entre si, interagindo com desconhecidos, com empresas e se mais do que nunca divulgando sua prpria vida na rede online. Portanto, a partir daqui, esse trabalho reconhecer como redes sociais sites e organizaes virtuais das quais pessoas conectadas fazem parte. Uma rede social uma estrutura social composta por pessoas ou organizaes, conectadas por um ou vrios tipos de relaes, que partilham valores e objetivos comuns. No Brasil, so famosos o Orkut, o Facebook e o Twitter. Mais de 190 milhes de brasileiros esto presentes nas redes sociais, dentre esses usurios, 72% esto no Orkut. Isso significa que a sociedade est conectada. No Facebook, a maior rede social do mundo, esto aproximadamente 800 milhes de pessoas. Dentre esses usurios, 100 milhes acessam o site atravs de seus celulares ativamente, ou seja, acessam o Facebook duas vezes mais que em seus desktops. Nessas redes sociais, os usurios tm uma pgina de perfil, com informaes e interesses. Eles podem procurar conhecidos que tambm estejam presentes no site, podem enviar mensagens, compartilhar links para outros sites da internet, conversar entre usurios, divulgar fotos, vdeos, textos. Enfim, so infinitas as funes oferecidas por esses produtos. Uma reflexo se encaixa aqui: porque o brasileiro atrado pelas redes sociais? Sabe-se que o Facebook alcanou 1 milho de usurios brasileiros em apensa um ano, mas por qu? Muitas explicaes so possveis. Uma delas o desejo do brasileiro de autoafirmao. Em pesquisa do Ibope, descobriu-se

que 76% dos usurios esto interessados em atualizar o prprio perfil, ou seja, cria-se a necessidade de mostrar aos outros usurios quem voc . Isso carrega um significado muito grande de que os usurios brasileiros do grande importncia para o que pensam dele. Outra possvel explicao o desejo de estar por dentro do que acontece em seu crculo social. Os indivduos cada vez mais se isolam uns dos outros, e acabam interagindo atravs da internet. Por isso necessitam estar nas redes sociais para se salvarem do isolamento. Com tantos usurios, conclui-se que as redes sociais so altamente influenciveis na sociedade. E a publicidade se aproveita desse fato para agir junto aos consumidores.
Liberdade de comunicao interativa, possibilidade de inovao nas campanhas, combinada facilidade de uso das ferramentas para faz-lo e arquitetura participativa em redes forma a base da receita para que as plataformas de mdias sociais possam ser classificadas como uma das mais influentes formas de mdia at hoje criada. (Tunes, Silva, Del Rey e Antonieto, 2010)

A relao entre as redes sociais, as novas mdias e a publicidade

As redes sociais, dentro das novas mdias tm ntima relao com a publicidade. O Facebook, por exemplo, est repleto de anncios publicitrios. O logout do Orkut um dos espaos publicitrios online de mais retorno de investimento. O Twitter, por sua vez, est cheios de promoes que geram circulao de informao sem investimento. Ou seja, novas mdias somadas a redes sociais certeza de vantagem publicitria, porm, preciso entender do assunto. Nesse trabalho Facebook, YouTube e Twitter sero usados de base para anlise da publicidade dentro das redes sociais. No Facebook, empresas criam banners, pginas e aplicativos que chamem ateno do consumidor e o faam interagir atravs do site. Um exemplo de campanha bem sucedida no Facebook foi o case elaborado pela agncia BorghiErh/Lowe para a marca Bic. O aplicativo "Cad minha BIC?" se tratava de um jogo online, ou Social Game, ou ainda Advergame, no qual os usurios do Facebook teriam que encontrar canetas Bic em um escritrio virtual para subir de cargo. Como o jogo

foi bem elaborado os usurios se entretiveram com o social game e a marca aumentou seu share of mind. No youtube existe uma rea dedicada publicidade. Empresas em contato com o site veiculam campanhas e anncios que encontram em seu ambiente milhares de consumidores. A vantagem do YouTube, alm do compartilhamento do anncio entre os prprios usurios, o tempo de durao do vdeo. Na televiso, o anncio leva no mximo sessenta segundos. No YouTube, o vdeo publicitrio pode demorar at cinco minutos. Outra vantagem o acompanhamento das visualizaes dos vdeos pelos consumidores. A mensurao da quantidade de pessoas que estiveram em contato com o anncio feita com muito mais facilidade. No YouTube, um case de sucesso, foi o elaborado pela agncia frica para a empresa Vivo, pela comemorao do dia dos namorados. A agncia produziu um clipe para a msica Eduardo e Mnica, da banda Legio Urbana. O vdeo teve milhes de views, milhes de compartilhamentos dentro do Facebook, e milhes de postagens no Twitter. O investimento teve retorno visto que a circulao e veiculao da campanha foi atravs de mdia espontnea. O Twitter muitas vezes serve como um email rpido entre empresa e consumidor. Atravs do site muito mais fcil ouvir o consumidor. A expresso que ganhou a internet vou xingar muito no Twitter (que surgiu em um vdeo do YouTube) reflete a relao do consumidor com o site. Porm, o contrrio tambm acontece. Os consumidores expressam o quanto esto satisfeitos com os servios oferecidos pelas empresas. Quanto veiculao de informao publicitria, o Twitter base para inmeras promoes do tipo retweet a frase e concorra a um prmio. Esse tipo de promoo faz muitos usurios terem contato com a marca, produto ou empresa sem grandes investimentos.

Concluso

Hoje a sociedade est inserida na era da informao, a qual se baseia na internet. Os dispositivos mveis dotados de conexo contribuem para uma reconfigurao das relaes sociais e comunicacionais. A publicidade alimenta e alimentada pela inovao. As novas mdias, portanto, so aliadas da publicidade e dependem dessa para existirem. Assim, a publicidade explora esse novo segmento de mdia e tambm contribui para a reconfigurao das relaes comunicacionais. A publicidade se adapta aos consumidores, s mdias, s novas relaes sociais e comunicacionais e move o mercado e a sociedade atravs da inovao. Assim, conclui-se que a publicidade alimenta e alimentada pela inovao.

Referncias Bibliogrficas

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro Para as Novas Mdias: Do Cinema s Mdias Interativas. So Paulo: Ed. Senac. 2008.

KOTLER, P. Administrao em Marketing. So Paulo: Ed. Atlas. (ltima edio).

LEMOS, Andr.

Comunicao e prticas sociais no espao urbano: as

caractersticas dos Dispositivos Hbridos Mveis de Conexo Multirredes (DHMCM). Revista Comunicao, Mdia e Consumo, nmero 10, ESPM, So Paulo, 2007.

TUNES, Gabriel Alves at al. Evoluo da Publicidade na internet: Mdias Sociais. So Paulo. 2010.

YANAZE, M. Gesto de Comunicao em Marketing. So Paulo: Saraiva. 2007.

You might also like