You are on page 1of 7

2 Fase de Direito Civil

Professor Fabio Alves


fabio@ferreiraecamposadv.com

POSSE

TEORIA OBJETIVA Art. 1196

CLASSIFICAO POSSE JUSTA E INJUSTA BOA-F E M-F DIRETA E INDIRETA NOVA E VELHA COMPOSSE

FORMAS DE TRADIO Art. 1204

EFEITOS DA POSSE INTERDITO POSSESSRIO FRUTOS RESPONSABILIDADE CIVIL BENFEITORIAS

DIREITOS REAIS Art. 1225 PROPRIEDADE Art. 1228 FORMA DE AQUISIO

CONDOMNIO DIREITO DE VIZINHANA

DIREITOS REAIS SOBRE COISA ALHEIA


Da Superfcie Art. 1.369. O proprietrio pode conceder a outrem o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado, mediante escritura pblica devidamente registrada no Cartrio de Registro de Imveis.

SERVIDO
Art. 1.378. A servido proporciona utilidade para o prdio dominante, e grava o prdio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declarao expressa dos proprietrios, ou por testamento, e subseqente registro no Cartrio de Registro de Imveis. Art. 1.379. O exerccio incontestado e contnuo de uma servido aparente, por dez anos, nos termos do art. 1.242, autoriza o interessado a registr-la em seu nome no Registro de Imveis, valendo-lhe como ttulo a sentena que julgar consumado a usucapio. Pargrafo nico. Se o possuidor no tiver ttulo, o prazo da usucapio ser de vinte anos.

USUFRUTO USO E HABITAO

Art. 1.390. O usufruto pode recair em um ou mais bens, mveis ou imveis, em um patrimnio inteiro, ou parte deste, abrangendo-lhe, no todo ou em parte, os frutos e utilidades.

PENHOR HIPOTECA ANTICRESE


Art. 1.428. nula a clusula que autoriza o credor pignoratcio, anticrtico ou hipotecrio a ficar com o objeto da garantia, se a dvida no for paga no vencimento. Pargrafo nico. Aps o vencimento, poder o devedor dar a coisa em pagamento da dvida.

1) Tcio tomou posse sem justo ttulo de imvel de propriedade de Caio, sem utilizar de violncia, clandestinidade, nem de precariedade. Diga, justificando, se a posse de Tcio justa, ou injusta, e de boa-f ou de m-f? R: A posse justa pois foi adquirida sem vcios, e de boa-f, porque o mesmo ignora a existncia de vcios, tudo na forma dos artigos 1.200 e 1.201 do CCB.

2) Pode o possuidor direito usucapir um imvel aps 15 anos de posse mansa e pacfica e sem oposies?

R: No uma vez que no se trata de coisa abandonada, pois o mesmo s tem posse direta. Exemplo o locatrio que tem a posse direta, e deste modo no pode usucapir.

3) Esa e Jac, dois irmos, so condminos num imvel, embora Jac viva sozinho nele h mais de duas dcadas. Esa, a rigor, nem sequer voltou ao imvel depois que se desentendeu violentamente com seu irmo, h muitos anos. Esa vende sua parte do bem para terceiro, sem nada avisar ao irmo. Este terceiro, por sua vez, alegando ser co-proprietrio, tenta invadir o imvel. Jac procura seus servios de advogado. O que voc recomenda que ele faa? Responda fundamentadamente.

R: Segundo o art. 504, caso algum dos condminos queira alienar sua cota parte do condomnio, ter que oferec-la primeiramente aos demais condminos. Assim, o irmo que no foi informado da venda pode exercer a preferncia. De outro lado, o ordenamento jurdico protege essa posse, mansa, pacfica, pblica e continuada. O possuidor, pode garantir a sua situao, impedindo que terceiro invada ou ameace a sua posse. A proteo do possuidor se d at mesmo contra o proprietrio do imvel, consoante a regra clara do art. 1.210 do Cdigo Civil, aplicandose essa regra mesmo entre condminos. Se Jac tentar invadir a casa, o possuidor poder valer-se de um interdito, para proteger a sua posse. Assim, o melhor caminho ser que Jac exera a preferncia e promova uma ao reivindicatria.

4) Laura e Rafael dissolveram a sociedade empresarial da qual eram os nicos scios, constando do acordo de diviso dos bens que o imvel pertencente extinta pessoa jurdica seria partilhado na proporo de 60% e 40%, respectivamente, em razo de os bens restantes terem sido atribudos exclusivamente a Rafael. Entretanto, desde a homologao do acordo, o imvel, sem qualquer alterao, est na posse de Rafael, que tem se demonstrado irredutvel quanto possibilidade de vender sua parte do bem ou viabilizar qualquer outra forma de garantir a Laura o direito que lhe cabe. Assevere-se, ainda, que o imvel no comporta diviso cmoda, no possui benfeitorias, e que Laura tambm tem o interesse de adquirir o bem para si. Diante dessa situao hipottica, apresente a soluo processual possvel para o problema de Laura, inclusive, quanto ao seu intento de adquirir a parte de Rafael e ter a integralidade do bem.

R.: Neste caso como h condomnio de coisa indivisvel, na forma dos artigos 1113 e 1117 ambos do CPC e 1322 do CCB, possvel Laura requerer a alienao judicial exercendo direito de preferncia por ter quinho maior ao de Rafael.

5) Trs amigos, Fredson, Ricardo e Alberto adquiriram juntos uma chcara em conhecido balnerio e nela construram uma casa com trs sutes para usufrurem momentos de lazer. Construram, tambm, uma piscina, uma churrasqueira e uma quadra de tnis. Acertaram, ento, que o local serviria para diverso durante os finais de semana, feriados e frias e que cada um arcaria com um tero dos custos de manuteno do imvel, o que tem sido devidamente cumprido. Ricardo e Alberto, por motivos profissionais, precisaram passar quinze meses em outro pas, parando de utilizar o bem, e, ao retornarem, descobriram que Fredson estava alugando o imvel, tendo imitido na posse o locatrio no momento da celebrao do negcio jurdico, um ms aps Ricardo e Alberto se ausentarem. Ao procurarem Fredson para obter explicaes, este narrou que tem alugado o imvel com o objetivo de obter dinheiro para pagar a sua parte na manuteno do bem, uma vez que tem passado por dificuldades financeiras.

Considerando a situao hipottica apresentada, identifique a natureza da relao mantida entre Fredson, Ricardo e Alberto, explique se a atitude de Fredson encontra amparo nas disposies do Cdigo Civil e indique a providncia que Ricardo e Alberto podem adotar para a defesa de seus direitos. R.: Trata-se de condomnio voluntrio na forma do artigo 1.314 do CCB, em que poder Ricardo e Alberto requererem a reintegrao de posse na forma do artigo 1.210 do CCB, j que no autorizaram a locao. (artigos 1.314 e 1.210 ambos do CCB).

You might also like