You are on page 1of 16

Distribuies de Probabilidade

Distribuies usuais discretas

Distribuies usuais discretas


Bernoulli Binomial Poisson

Distribuio de Bernoulli
Sempre que uma experincia aleatria s tem dois resultados possveis pode ser descrita por uma varivel aleatria de Bernoulli. Por conveno utilizam-se os valores 0 e 1 (0 insucesso, 1 sucesso) e designa-se por p a probabilidade da varivel assumir o valor 1. X {0,1}, p [0,1], P(X=1)=f(1)=p P(X=0)=f(0)=1-p
3

Distribuio de Bernoulli
Exemplos:
O sexo de um indivduo; Pretende-se estudar a incidncia de uma certa doena numa certa populao. X pode indicar se a doena est presente (X=1) ou ausente (X=0) num indivduo da populao (seleccionado ao acaso). O factor Rh do sangue das pessoa (ou positivo ou negativo).

Distribuio Binomial, X ~ B(n,p)


X= nmero de sucessos em n experincias de Bernoulli (todas independentes), com n fixo partida e p a probabilidade de sucesso em cada experincia.
Exemplo: n = 6, x = 0 n = 6, x = 1 n = 6, x = 3

f(x)= P(X=x)= nCx px (1-p)n-x, x=0,1,2,,n.


5

Distribuio Binomial
Exemplos:
O n de pessoas com Rh positivo num conjunto de 10 indivduos. O n de gatas (fmeas) numa ninhada de 5 gatinhos. O n de alunos de Biologia (entre os que entraram este ano) que vo concluir o curso em 3 anos.

=E[X]=np

2 = np(1-p)

= np(1-p)
6

Grfico de f(x) para a distribuio Binomial

Distribuio Binomial no SPSS


No SPSS obtm-se os valores de f(x) no menu Transform / Compute --- f(x)= Pdf.Binom(x,n,p)
Inserir um nome de varivel (qualquer) na janela Target Variable Seleccionar PDF & Noncentral PDF na janela Function Group Seleccionar a expresso Pdf.Binom na lista de funes Preencher os campos da funo: Pdf.Binom(x,n,p) Carregar em OK Verificar se a varivel criada tem um nmero suficiente de casas decimais. Em caso negativo alterar na janela variable view.

Distribuio Binomial no SPSS


No SPSS obtm-se os valores de

F(x)=P(X x)=i x f(i)


no menu Transform / Compute: F(x)= Cdf.Binom(x,n,p)
Seleccionar CDF & Noncentral CDF na janela Function Group Seleccionar a expresso Cdf.Binom na lista de funes e preencher os campos da funo: Cdf.Binom(x,n,p)

Propriedades da distribuio Binomial


A soma de duas variveis Binomiais independentes e com o mesmo parmetro p, ainda uma varivel Binomial com parmetros n igual soma dos respectivos parmetros n1 e n2 e p. Exemplo: X representa o nmero de machos de uma ninhada de 6 ratos e Y o nmero de machos de uma ninhada de 5 ratos. Nas duas ninhadas o nmero de machos tem distribuio Binomial de parmetros n=11 e p=probabilidade de um rato recm-nascido ser macho.
10

Distribuio de Poisson, X ~ P()


A distribuio de Poisson utilizada para modelar contagens em intervalos de tempo ou regies do espao. X {0,1,2,} (pode ir at infinito); representa o valor mdio da contagem (>0). f(x)= P(X=x)= e- x / x! , x=0,1,2, =E[X]= 2 = =
11

Distribuio de Poisson, X ~ P()


Exemplos:
N de tigres existentes em determinada rea (da ndia), num dado momento. N de carros que vo abastecer o depsito numa bomba de gasolina, num dia. N de chamadas telefnicas efectuadas por um aluno, num dia.

12

Grfico de f(x) para a distribuio de Poisson

13

Distribuio de Poisson no SPSS


No SPSS obtm-se os valores de f(x) no menu Transform / Compute --- f(x)= Pdf.Poisson(x,)
Inserir um nome de varivel (qualquer) na janela Target Variable Seleccionar PDF & Noncentral PDF na janela Function Group Seleccionar a expresso Pdf.Poisson na lista de funes Preencher os campos da funo: Pdf.Poisson(x,) Carregar em OK Verificar se a varivel criada tem um nmero suficiente de casas decimais. Em caso negativo alterar na janela variable view.

14

Distribuio de Poisson no SPSS


No SPSS obtm-se os valores de

F(x)=P(X x)=i x f(i)


no menu Transform / Compute: F(x)= Cdf.Poisson(x,)
Seleccionar CDF & Noncentral CDF na janela Function Group Seleccionar a expresso Cdf.Poisson na lista de funes e preencher os campos da funo: Cdf.Poisson(x,)

15

Propriedades da distribuio de Poisson


A soma de duas variveis de Poisson independentes ainda uma varivel de Poisson com parmetro igual soma dos respectivos parmetros. Exemplo: X representa o nmero de viaturas que abastecem o depsito de combustvel numa estao de servio de uma pacata vila alentejana na manh de um certo dia (varivel de Poisson com mdia 5.1) e Y representa o nmero de nmero de viaturas que abastecem o depsito na mesma estao de servio durante a tarde do mesmo dia (varivel de Poisson com mdia 8.4). Ao todo, no dia inteiro, o nmero de viaturas que abastecem o depsito tem distribuio de Poisson com mdia 13.5.

16

You might also like