You are on page 1of 2

Histria 7 Ano As Primeiras sociedades produtoras

O Neoltico:
O Neoltico, tambm chamado de perodo da pedra polida, a poca que decorre desde o homem comear a produzir os seus prprios alimentos at a inveno da escrita.

A passagem do Paleoltico para o Neoltico:


O homem do paleoltico vivia essencialmente da caa e da pesca mas com o passar do tempo foi-se apercebendo que se lana-se sementes para a terra que estas germinavam e conseguiam assim maior nmero de alimentos, surgiu assim a agricultura. Comearam tambm a domesticar animais atraindo-os para zonas de pastagens e construindo cercas surgindo assim a pastorcia. Atravs da pastorcia o homem obtinha carne, leite, peles, l e ajuda nos trabalhos de campo. A esta fase de transio chamou-se a revoluo neoltica.

A vida no Neoltico:
As sociedades do neoltico tinham uma economia de produo, atravs da agricultura e da pastorcia passaram a produzir os seus prprios alimentos, o que levou a sedentarizao, ou seja, passaram a fixar-se numa determinada zona.

Novos Processos Tcnicos:


Devido a nova forma de vida do neoltico surgiu a necessidade de novos utenslios e de novas tcnicas, foram elas: - Novos utenslios: Machados, foicinhas, enxadas, enxs e martelos. -Novas tcnicas: - Transportes tiveram um desenvolvimento com a inveno da roda. - Cermica fabrico de vasos para guardar alimentos ou outros produtos. - Cestaria fabrico de cestos para transportar alimentos ou outros produtos. - Tecelagem atravs de teares manuais aprenderam a fabricar o seu prprio vesturio. - Aprenderam a fazer po, vinho e azeite.

Formao de aldeamentos
Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Histria 7 Ano As Primeiras sociedades produtoras

A sedentarizao levou formao de aldeias o que introduziu a noo de territrio, de propriedade privada do solo e de solidariedade entre vizinhos. Com estas novas noes surgiu tambm uma classe de proprietrios e a diferenciao entre ricos e pobres.

Diferenciaes sociais:
Houve uma diferenciao profissional, ou seja, cada pessoa tinha a sua prpria funo (caadores, sacerdotes, artesos) e como algumas profisses eram mais prestigiantes que outras, criou-se uma diferenciao social.

Os cultos agrrios no Neoltico:


O homem desta poca praticava o culto das foras da natureza e personificava essas foras em imagens criando as primeiras divindades. A Deusa Me foi uma das principais divindades do Neoltico, que simbolizavam o milagre que se repetia todos os anos quando os cereais eram semeados e davam alimentos para todos. Tambm se praticava o culto dos astros (sol e Lua) e de alguns acidentes geogrficos (montanhas, rios, bosques) que se julgavam animados de vida.

Novas formas artsticas:


Com a sedentarizao surgiram os monumentos megalticos que podiam ter diversos fins: - Antas ou Dlmen: Vrias pedras erguidas na vertical coberta por outra, serviam de sepultura, muitas vezes colectiva com o morto e os seus objectos pessoais no centro da cmara.

Menires enormes blocos de pedra que podiam ir at 20 m, enterrados verticalmente no solo e estavam relacionados com o culto da Natureza e dos astros. Podiam agrupar-se de 2 formas: - Alinhamento em linha recta. - Cromeleques em crculo.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

You might also like