You are on page 1of 7

Adorao e tica

por Loureno Stelio Rega

H confus confus es a respeito da adora adora o o e culto hoje


uma das principais atividades do cristianismo

A adorao rejeitada por Deus


10 Ouvi a palavra do SENHOR, vs, prncipes de Sodoma; prestai ouvidos lei do nosso Deus, vs, povo de Gomorra. 11 De que me serve a mim a multido de vossos sacrifcios? diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e no me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o s pisardes os meus trios?
Isaias 1.10-18

O domingo tem sido considerado o seu dia maior A sacralizao do templo e plpito A sacramentalizao do culto Tem fortes traos no conceito Antigo Testamento sobre adorao e habitao do sagrado Pode estar ligado aos conceitos catlicos da missa Tem influencia no secularismo tecnicista e artstico aplicado msica no religiosa A expresso vou igreja

Isaias 1.10-18
13 No continueis a trazer ofertas vs; o incenso para mim abominao, e tambm as Festas da Lua Nova, os sbados, e a convocao das congregaes; no posso suportar iniqidade associada ao ajuntamento solene. 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; j me so pesadas; estou cansado de as sofrer. 15 Pelo que, quando estendeis as mos, escondo de vs os olhos; sim, quando multiplicais as vossas oraes, no as ouo, porque as vossas mos esto cheias de sangue.

Isaias 1.10-18
16 LavaiLavai - vos, purificaipurificai -vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. 17 Aprendei a fazer o bem; atendei justi justi a, repreendei ao opressor; defendei o direito do rf rf o, pleiteai a causa das vi vas. 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornar tornaro brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornar tornaro como a l l .

O sistema sacrificial e cltico de Israel fora estabelecido muito tempo antes do tempo do profeta Isaas. Desde o den: a morte de um animal; Patriarcas; Moiss e os Levitas, etc.

No plano redentivo de Deus o culto veterotestamentrio prefigurava o culto real e total (ou integral) aps a morte e ressurreio de Jesus.

O cordeiro morto deu lugar ao Cordeiro de


Deus que tira o pecado do mundo;

A esperana em algum que viria completar


o que faltava deu lugar esperana concreta em algum que j veio e completou a sua obra.

A rotina
Com o passar do tempo o culto virou rotina e come ou a haver conflito entre o sistema sacrificial dos sacerdotes (que dirigiam o culto em Israel) e os ensino dos profetas; Por causa disto os lderes dos povos foram chamados de governadores de Sodoma e o povo de povo de Gomorra. (v. 10) Isso era uma forte acusao e ofensa conta o povo de Israel; Sabemos bem quem eram os habitantes de Sodoma e Gomorra. s lembrar da histria de L e Abrao.

A rotina
O retrato do culto da poca de Isaas pode ser visto em 29.13: se aproxima com lbios e boca: indica ao exteriorizada; seu corao est longe de mim: indica o interior (o corao e todos os interesses da vida); mandamentos que aprendeu mecanicamente: indica observao mecnica (ritual, rotineira, feita sem pensar, automtica) das formas e cerimnias da religio.A comunho com Deus pessoal, interna e n o fruto de atos mecnicos.

Os objetivos deste tipo de culto


Os sacerdotes haviam abusado do sistema de sacrifcios at o ponto de levar o povo a pensar que at pessoas injustas e pecaminosas poderiam COMPRAR OS FAVORES DIVINOS mediante as ofertas de animais e das reunies solenes (culto daquela poca).

Os objetivos deste tipo de culto

O culto ritual e formal pode ser agradvel ao ouvido ou vista, mas abominvel ao Senhor quando oferecido como substituto da vida de retido e justia e da obedincia moral.

Os objetivos deste tipo de culto

Eis aqui o ponto de tens o que sempre existe entre a religio meramente formal e a comunho ntima e pessoal com Deus.

A rea rea o o de Deus ao culto formal (v. 11) De que me serve a mim a multido de vossos sacrifcios? diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e no me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
A multido (grande quantidade) de sacrifcios n o serve para nada . Indica que no importante a quantidade.

A reao de Deus ao culto formal (v. 11) De que me serve a mim a multido de vossos sacrifcios? diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e n o me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.

E o culto cristo como deve ser?


O CULTO DEVE SER CONSIDERADO COMO UM
PRESENTE

O culto cristo no deve ser como uma missa sacramental. Em vez de receber, devemos vir ao momento de culto dar
nossa adorao a Deus.

Estou farto ... expresso idiomtica para estar cheio, isso me perturba, estou at aqui ... Deus no se sentia como cultuado e adorado. Era como se dssemos a algum um presente que ele no queria (No me agrado), como uma criana que no dia de seu aniversrio recebe uma roupa.

Ento, o fato de dizermos se o culto foi bom ou n o,


abenoado ou n o, tem a ver com a nossa disposi o e objetivos na adorao. A verdade parece ser que o centro de ateno somos ns mesmos , quando vimos ao culto para buscar uma graa ou bno. Neste caso a adorao no a Deus mas nossa pessoa aos nossos interesses.

quem vos pediu para pisardes ...(v. 12)

No importa o lugar. No o local que vai mudar a qualidade do culto ou da adora o. Infelizmente temos sacralizado o local em vez do corao.

No continueis a trazer ofertas vs; o incenso para mim abominao, e tambm as Festas da Lua Nova, os sbados, e a convocao das congregaes (v. 13) abominao - o inverso da adorao.

No posso suportar a iniq iniqidade e o ajuntamento solene (culto) (v. 13)

as festas j j me s so pesadas; estou cansado de as sofrer (v. 14) A formalidade e a perda do sentido do culto fez com que ele fosse rejeitado, em vez de aceito. Uma atitude que fora feita para um fim (agradar a Deus), perdeu totalmente o seu objetivo (era pesado e causador de sofrimento). Enfim, era um culto hip hipcrita.

Atingiram ao ponto da intoler intoler ncia divina O culto de nada valia Culto como express expresso da religi religio pessoal

A solu soluo o de Deus (v. 1515-18). Veja o mesmo princ princpio em Tiago 1.191.19-27.
Pelo que, quando estendeis as mos, escondo de vs os olhos; sim, quando multiplicais as vossas oraes, no as ouo, porque as vossas mos esto cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei justia, repreendei ao opressor; defendei o direito do rfo, pleiteai a causa das vivas. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornaro brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornaro como a l.

A solu soluo o de Deus (v. 1515-18). Veja o mesmo princ princpio em Tiago 1.191.19-27.
Sabeis estas coisas, meus amados irmos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem no produz a justia de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acmulo de maldade, acolhei, com mansido, a palavra em vs implantada, a qual poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e no somente ouvintes, enganando-vos a vs mesmos.

A solu soluo o de Deus (v. 1515-18). Veja o mesmo princ princpio em Tiago 1.191.19-27.
Porque, se algum ouvinte da palavra e no praticante, assemelha -se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparncia. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, no sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse ser bem-aventurado no que realizar. Se algum supe ser religioso, deixando de refrear a lngua, antes, enganando o prprio corao, a sua religio v. A religio pura e sem mcula, para com o nosso Deus e Pai, esta: visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes e a si mesmo guardar-s e incontaminado do mundo.

Jesus e a mulher samaritana (Joo 4)


A pergunta da mulher: Onde o lugar da verdadeira adora adorao? o? A resposta de Jesus: n no onde, mas quem o verdadeiro adorador. H uma mudan mudana radical de foco No Antigo Testamento havia a concep concepo o de que o sagrado era o local e que Deus habitava apenas l l.

No seria o culto contempor contempor neo tamb m uma c tamb c pia do culto da poca do profeta Isa Isaas???

O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lbios me honra, mas o seu corao est longe de mim, e o seu temor para comigo consiste s em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu.
Isaas 29.13

Qual a causa dessa individualiza individualiza o o do culto e mudan mudan a do foco para a pessoa, em vez de um culto orientado para Deus ???

O homem contemporneo aprendeu a buscar seus prprios impulsos e paixes.

O culto cristo, ento passou a ser uma busca por sensaes para a pessoa. Deixou de ser um presente para Deus. Quantas vezes o culto tem sido apenas ativador de nossas emo emoes? es? O culto tem de ser feito para pessoa se sentir bem. Mas a teremos culto, um momento artstico ou apenas distrao, entretenimento????

No interessa mais ler ou buscar na Bblia os princpios sobre o culto. O que vale e o que conta o que a pessoa est sentindo, o seu bem estar.

As entregas de Deus
Romanos 1.19ss

At At que ponto nosso culto o resultado de nossa vida particular de obedi obedi ncia e adora adora o o a Deus?
A adora adorao o resultado e n o produtora de vida. A adora adorao o e o nosso relacionamento com Deus. A vis viso salvacionista antropoc antropoc ntrica. e nossa escatologia

Entregas
desejos dos coraes (vs 24) paixes infames
(vs 26)

rea da vida A o o correspondente


VONTADE IMPULSOS adorao criao e no ao Criador desvios sexuais (homossexualidade) coisas inconvenientes, iniqidade, violncia, prostituio, malcia, avareza, maldade, inveja, homicdio, contenda, engano, malignidade, etc.

sentimentos pervertidos ou perversos (vs 28)

AFEIO

Mas ser ser que nascemos para isso apenas? A adora adorao o e o culto, portanto, est esto relacionados com nosso prop propsito de vida. A adora adorao o sem vida como um show, um entretenimento.

Para que fomos criados?


B C D = dizemos que o TODO do Evangelho A Z = na verdade, este o TODO B C D = apenas parte
Z Vivermos para a glria de Deus Is 43.7

1 Co 10.31 D A Deus nos criou para ... (Z) Gn 1,2 B Gn 3 2 Co 5.15 C Rm 3.23

O culto p p blico dominical deve ser express expresso de nossa vida dedicada a Deus durante a semana.

Quais s s o os nossos objetivos em cultuar a Deus?


Obter favores? Ganhar alguma gra graa? Um sacramento, ent ent o? Perdoar nossas culpas, como uma esp espcie de pagamento de penit penitncia, missa? Cabe aqui o conceito de culto massante massante, , onde ospais saem atr atr s dos filhos para os trazerem marra para a igreja (a igreja somos n ns).

E a nossa adorao e culto s depende de estarmos no local certo (um templo)? Temos aprendido a adorar a Deus mesmo na dor e na desgraa?

Est correta a igreja que Est quer ter um culto para atrair pessoas e at at mesmo para concorrer com outras igrejas. Teologia do Mercado oferta de servi os conforme o gosto do fregu fregu s?

Vamos lembrar que adora adora o o mais Deus e menos eu


Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional.
Romanos 12.1

Vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim ...


Glatas 2.20

Veja tambm Lucas 9.23; 2 Corntios 5.15

Muito Obrigado !

Loureno Stelio Rega

Adorao e tica
por Loureno Stelio Rega Autorizada a exposio pblica apenas no formato completo desta reflexo citando-se a fonte. Favor no reproduzir ou copiar sem autorizao expressa do autor.

You might also like