You are on page 1of 2

Curso: Tcnico/a Administrativo/a Tcnicas Documentais em Lngua Portuguesa

Tipologia: Aprendizagem Formadora: Carla Gonalves

A importncia da Comunicao Escrita


At meados do sculo XV a comunicao escrita, atravs de cartas, panfletos e livros, j era uma prtica social bem estabelecida de h, pelo menos, dois mil anos. o objectivo maior da comunicao escrita (a sua finalidade) dizer algo que se julga importante a um interlocutor (numa carta) ou a muitos (em panfletos e livros, entre outros) . As tecnologias que viabilizaram a comunicao escrita foram, originalmente, a prpria linguagem escrita (que uma tecnologia intangvel) e o papiro, o pergaminho, as tintas e os pincis (que eram tecnologias tangveis). Tudo era feito mo e nada era mecanizado ou automatizado. Por volta de 1450 Gutenberg inventou a prensa de tipos mveis. De repente, uma nova tecnologia (um novo meio) tornou possvel imprimir milhares de cpias idnticas de panfletos e livros. Antes do final do sculo XVI j havia, literalmente, milhes de livros impressos esparramados pelo mundo ocidental. Foi apenas uma mudana na tecnologia, nos meios - os fins continuaram os mesmos. Mas ela provocou uma revoluo. H consenso, hoje, de que o protestantismo, a cincia experimental e os estados, que hoje so parte essencial do cenrio em que vivemos, pelo menos no Ocidente, dificilmente teriam surgido e se desenvolvido to rapidamente sem o invento de Gutenberg. Isso mostra-nos que mudanas nos meios podem produzir grandes transformaes sociais, econmicas, polticas e, naturalmente, culturais. Houve mudana significativa nos fins e nos mtodos da educao em decorrncia dessa nova tecnologia. A partir do sculo XV, comeou a desgastar-se o ponto de vista de que o fim principal da educao escolar transmitir informaes, de um-para-um, ou de um-para-poucos, num contexto presencial. Com a inveno de Gutenberg tornou -se possvel transmitir informaes de um -para-milhares/milhes - e sem que o emissor e os receptores das informaes enviadas estivessem num mesmo local. Essa inveno tornou a educao a distncia vivel - da mesma forma que tornou a auto-aprendizagem, atravs de livros, acessvel a qualquer leitor (era preciso saber ler para se beneficiar da novidade!) . O que o livro fez no sculo XV e nos sculos seguintes, as novas tecnologias vo fazer em escala ainda muito maior nos dias de hoje. Com um componente adicional, que faltava ao livro: a comunicao interativa (quase) instantnea. A revoluo causada pelo livro nos

sculos XV e seguintes deu-se sem que houvesse, naquela poca, mecanismos eficientes para discusso entre os leitores, em grupo, dos materiais lidos. Hoje isso possvel, com e-mail e os grupos de discusso pela Internet. Nesta era do fax, do computador e da Internet so inmeros os processos das pessoas comunicarem -se de forma rpida e prtica, para qualquer parte do mundo. Mas a principal dificuldade enfrentada no est em como utilizar a tecnologia, uma vez que o domnio da informtica praticamente total, e sim em se fazer entender claramente tanto na linguagem falada como na escrita. Nilo s o veculo que usamos para comunicar que conta, mas tambm a forma, o contedo e a linguagem que so utilizadas. s vezes, conforme o veculo utilizado, o documento redigido e at as palavras e formas de tratamento usadas no so as mais indicadas para a situao. Seja um simples bilhete, um e-mail, ou um documento ofic ial, o facto que nem sempre a linguagem corresponde formalidade ou informalidade do assunto, ou a estrutura de texto escolhida a mais adequada. Tal como falar, escrever um recurso que precisa ser aprendido e ambos esto intimamente ligados, pois so actividades que trabalham com a palavra. O facto de algum saber ortografia, ou seja, saber escrever as palavras com pequeno nmero de erros, no significa que esteja pronto para escrever qualquer texto.

O TREINO ESSENCIAL PARA O BOM DESEMPENHO DA ESCRITA.

Todos os grandes escritores afirmam que a leitura a base da arte de escrever. Ler interpretar smbolos grficos de maneira a compreend-los; a leitura, constitui uma das cinco atividades fisiolgicas bsicas (pensar, falar, ouvir, escrever e ler). Essas atividades lingusticas esta o relacionadas entre si: o pensamento expresso pela fala, recebido pela audio, gravado pela escrita e interpretado pela leitura. Mas apesar desta relao, escrever e falar exigem tcnicas diferentes. Por mais perfeita que seja, a transcrio da fala para a escrita no consegue fazer com que esta atinja o colorido da fala.

Adaptado de http://w3.ualg.pt/~jmartins/tecnicascomunicacao/tecnicascomunicacao.pdf

You might also like