You are on page 1of 3

De olho no mercado: capital de giro e capital de terceiros (por Yuri Gonalves Campos)

Toda atividade precisa de um financiador para existir. Em algumas vezes podem ser vrios financiadores sejam eles os prprios donos ou terceiros. H quem conteste, mas tem coisa melhor do quer ganhar dinheiro usando dinheiro dos outros? Para qualquer empresa o financiamento mais cmodo ter crdito junto ao seu fornecedor. A empresa pega a mercadoria, mas no paga por ela (na hora, claro). Assim esse cliente oferecer e vender esse produto com intuito de pagar o seu fornecedor. Esse um negocio perfeito, se no fosse o crdito que o seu cliente espera receber por parte de sua empresa para comprar o produto. Em um instante voc pode passar de financiado para financiador. Isso nos lembra que temos que analisar muita coisa. Com isso surgem algumas questes essenciais que toda empresa deve fazer: Qual o prazo mdio que os fornecedores oferecem? Qual o prazo mdio das vendas? Qual o prazo mdio para o recebimento? Essas respostas so essenciais para saber como vai ficar seu fluxo de caixa. Se voc somar o prazo que a empresa demorar para vender esses produtos com os prazos do recebimentos e esses forem menores do que os dos recebimentos voc est com um sistema perfeito que por si s se sustenta. Mas caso os prazos de vendas e recebimentos sejam maiores que os prazos concedidos pelo fornecedor voc tem um problema para resolver, j que ter que pagar o fornecedor mesmo sem ter recebido o dinheiro dos produtos comprados. De onde tirar o dinheiro ento? Vamos analisar as situaes abaixo onde os nmeros se referem aos estgios e ordem de cada operao no tempo . 1 Prazo mdio oferecido pelo fornecedor (PF), 2 Prazo mdio para realizao das vendas (PV) e 3 Prazo mdio para recebimentos (PR). Lgico primeiro voc compra, depois voc tem que vender, receber e se a compra foi a prazo tem que pagar no meio desse processo.

Atravs dessa visualizao podemos perceber que na primeira situao ao somar o prazo de vendas e o prazo de recebimentos sobram ainda 15 dias para pagar o fornecedor. Isso significa que a operao est perfeita e esse dinheiro ficar disponvel no capital de giro da empresa. Que beleza a empresa conseguiu uma tima forma de ganhar dinheiro sem precisar investir seu capital prprio e ainda arrumou um jeito de ficar com o dinheiro por 15 dias em seu caixa sem pagar nada a mais por isso. J na segunda situao podemos perceber claramente que o prazo do fornecedor maior que o prazo de vendas e recebimentos. Isso significa que antes de receber o dinheiro das vendas a empresa ter que retirar dinheiro de seu caixa para pagar o fornecedor. Logicamente se no houver concesso de prazo a empresa ter que desembolsar o dinheiro vista. Nesses dois ltimos cenrios a empresa pode apresentar uma necessidade de caixa e a est o problema. Como suprir essa necessidade passa a ser a questo. Capital prprio uma das opes. O scio retira esse dinheiro do caixa da empresa. Caso a empresa no tenha esse dinheiro pode tambm ser feito um aporte de capital. Logicamente algumas coisas como o fluxo de caixa no decorrer do ms e a rentabilidade que o scio espera desse aporte entrar em discusso para saber o custo desse capital. Mas existe uma situao muito oposta que o de a empresa no ter essa disponibilidade ou simplesmente isso no ser vivel. Nesse caso a empresa provavelmente recorrer capital de terceiros de instituies financeiras. Atualmente principalmente os bancos de fomentos oferecem produtos interessantssimos para as empresas. Basta a empresa ficar atenta e procurar os recursos oferecidos com apoio do governo. O BNDES e os bancos regionais como Banco do Nordeste, BDMG, dentre outros so os primeiros lugares que devem ser visitados. Isso depende lgico de um planejamento. Hoje no mercado existem duas situaes que so elas: voc planeja e consegue um bom credito que vai precisar ou voc precisa emergencialmente e paga um preo caro por um credito no to bom assim (estou me referindo s condies e caractersticas do crdito). Essa uma deciso sua. Eu indico que voc planeje as aes da empresa dentro de

projees futuras com intuito de estar sempre um passo a frente. Por mais que voc no precise do capital hoje vale a pena estar aberto para novas oportunidades e precavido antes de mudanas negativas. A verdade que na atual realidade trabalhar com capital de terceiros necessrio ou no mnimo uma bela oportunidade. Isso vai depender claro de cada situao e cabe a voc fazer essa analise. Cabe a empresa e a aqueles que nela esto fazer o devido planejamento para melhor utilizao dos recursos disponveis.

You might also like