You are on page 1of 14

SEMINRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA

ALAN JONNY DANTAS ARAGO DARCYMIRES NASCIMENTO MARINALDO PATRICK MARLON CHAVES FERREIRA WALLACE LOPES

RUDOLF KARL BULTMANN

CACHOEIRA (BA) 2011

PATRICK MARLON CHAVES FERREIRA WALLACE LOPES

RUDOLF KARL BULTMANN

Trabalho apresentado na disciplina de Histria Eclesistica II. Professor Natan Fernandes Silva Seminrio Adventista Latino-Americano de Teologia.

CACHOEIRA (BA) 2011

SUMRIO

1 INTRODUO 2 FORMAO ACADMICA DE RUDOLF BULTMANN 3 INFLUNCIA ADQUIRIDA DE BULTMANN 4 INFLUNCIA TRANSFERIDA DE BULTMANN NA TEOLGIA 5 UM PONTO CRTICO 6 PRINCIPAIS OBRAS DE BULTMANN

4 5 6 11 13 14

1 INTRODUO

Um dos telogos mais influentes do sculo XX, Rudolf Bultmann (1884-1976) se destacou com seus escritos histricos e interpretativos sobre o Novo Testamento. A carreira acadmica de Rudolf Bultmann durou mais de seis dcadas. Ele foi o pioneiro tanto na crtica da forma como no programa da demitizao, que conhecida como a tentativa hermenutica de analisar o significado real da linguagem mitolgica usada na Bblia, em especial no Novo Testamento. Bultimann contribuiu com o debate na nova busca do Jesus histrico, entre muitas outras coisas, sua obra produziu uma gama de literatura, tanto contra como a favor de suas opinies. O presente trabalho tem como escopo analisar a vida, obra, influncia e bibliografia de Bultmann.

2 FORMAO ACADMICA DE RUDOLF BULTMANN

Telogo luterano germnico nascido em Wiefelstede, Oldenburg, na Alemanha, filho mais velho de um ministro da Igreja Luterana, nasceu num ambiente profundamente religioso e foi educado na escola primria em Rastede, para onde seu pai fora transferido. Freqentou o liceu em Oldenburg, onde se destacou nos estudos de religio, do grego e da histria da literatura alem. Ao concluir o liceu (1903), iniciou seus estudos teolgicos na Universidade de Tubingen e no ano seguinte passou para a Universidade de Berlim e dois anos depois seguiu para Marburg, onde se licenciou em teologia (1910) com a tese O Estilo da Pregao de Paulo e a Diatribe Cnico. Dois anos depois tornou-se livre docente com uma dissertao sobre a exegese de Teodoro de Mopsuestia. Iniciou sua carreira docente como professor especialista em o Novo Testamento (1916). Foi professor por trs dcadas de estudos do Novo Testamento na Universidade de Marburg e nessa cidade tomou contato com Martin Heidegger e a filosofia existencialista, que influenciou seu pensamento posterior. Morreu em Marburg, na Alemanha Ocidental, vtima de vrias doenas, entre as quais a cegueira. Seu primeiro livro foi Jesus (1926) e em uma monografia altamente controversa Das Evangelium des Johannes (1941) criticou o evangelho de Joo e esta se tornou sua mais famosa obra. Seu livro Histria da Tradio Sinptica ainda considerado como uma ferramenta altamente essencial para a pesquisa do gospel.1

BULTMANN, Rudolf. Crer e Compreender. Artigos Selecionados. Editor: Walter Altmann. Trad. Walter O. Schlupp e Walter Altmann. Editora Sinodal. So Leopoldo, RS. 1987. 253pp.

3 INFLUNCIA ADQUIRIDA DE BULTMANN

Bultmann absorveu vrias influncias em sua vida. Primeiro, ele vem da escola da pesquisa puramente histrica, isto , da escola da histria das religies. 2 Ele permanece dentro de uma corrente da escatologia consistente. Tem ambos os ps plantados na tradio histrico-crtica.3 Segundo, ele adota como pressuposio mental a filosofia predominante em sua poca na forma de existencialismo de M. Heidegger, seu colega na Universidade de Marburgo de 1923 a 1928. Seu intento era interpretar a mensagem do NT (querigma) dentro do pensamento do homem moderno. Procurava evitar que o homem moderno tome deciso existencial com base na linguagem mitolgica do NT. Isto significa, para Bultmann, interpretar o pensamento teolgico do Novo Testamento em sua conexo como o ato de viver, isto , como explicao da autocompreenso da f. Ele acreditava que possvel detectar com a pesquisa histrica que Jesus proclamou a mensagem escatolgica da irrupo do Reino de Deus com a certeza do fim iminente. Este mito apocalptico tem que ser demitizado, isto , decodificado e reinterpretado. Isto quer dizer, em termos existencialistas, gui-lo (o homem) em direo ao seu agora como a hora de deciso por Deus. Terceiro, ele procurou combinar a questo histrica com a teolgica. Ele no deseja separar a reconstruo da interpretao como Merk faz, ou separar o que queria dizer nos termos de K. Stendahl. Bultmann procurava evitar o erro de separar o ato de pensar do ato de viver e, portanto, a falta de reconhecimento do objetivo do pronunciamento teolgico. Este o ponto de partir do qual Bultmann parte de Wrede e so estes os objetivos de um sistema de pesquisa puramente histrica. A meta do segundo sistema de pesquisa to ampliada que pode encerrar a questo teolgica. J assinalamos anteriormente que a herana de Bultmann vem da escola de pesquisa que puramente histrica e que tem razes profundas na histria de religies.

HASEL, Gerhard. Teologia do Antigo e Novo Testamento. Trad. de Lus M. Sander. Edies Loyola. SP, 2008. 3 BULTMANN, Teologia do Novo Testamento, II, p. 250

Isto quer dizer, em primeiro lugar, que suas razes histricas esto firmemente plantadas nos mtodos de pesquisa hitrico-crtico. Sua segunda raiz histrica encontra-se em sua associao teologia dialtica nos anos 20, particularmente Karl Bath e F. Gogarten. Disto surgiu um catalisador poderoso para sua colocao da questo teolgica. Bultmann no estava satisfeito com a questo histrica, isto , o ato de pensar. Suas compreenses da Histria e da existncia humana levaram-no a incorporar a seu sistema o existencialismo heideggeriano.
4

Bultmann combina a reconstruo histrica com a interpretao existencialista. Ele afirma que a exegese de um texto bblico no possvel sem pressupostos que dirigem a compreenso. A pr-compreenso (Vorverstndnis) fundamentada na relao vital (Lebensverhltnis) do intrprete com a coisa da qual fala o texto. Para evitar o subjetivismo, preciso, no entanto que, a pr-compreenso se deixe aprofundar e enriquecer, at mesmo se modificar e se corrigir, por aquilo do qual fala o texto. Interrogando-se sobre a conceituao justa que definir o questionamento a partir do qual os textos da Escritura podero ser entendidos pelo homem de hoje, Bultmann pretende encontrar a resposta na analtica existencial de Heidegger. Os existenciais heideggerianos teriam um alcance universal e ofereceriam as estruturas e os conceitos mais apropriados para a compreenso da existncia humana revelada na mensagem do Novo Testamento. Para Bultmann a Teologia de cada poca precisa ser contextualizada, tentando compreender o Kerigma, ou seja, a mensagem revelada, bem como traduzi-la tornando-a bem atual. Bultmann observa a teologia como ultrapassada, precisando ser atualizada e reavaliar os conceitos em relao ao que ele considera mito: anjos, demnios, cu, inferno. Ele tenta demitizar todo conceito segundo ele, ultrapassado e inadequado para este tempo. Isso tornou se um obstculo at para a credibilidade da prpria mensagem revelada, colocando a mesma sob suspeita. Segundo Bultmann a teologia precisa se render histria, hermenutica e a filosofia, na tentativa de compreender questes obscuras da prpria teologia no que diz respeito ao que considera mito. Ele descobre tambm que na prpria histria existe um nmero insuficiente de verdades que sejam discutveis.

HASEL, Gerhard. Teologia do Antigo e Novo Testamento. Trad. de Lus M. Sander. Edies Loyola. SP, 2008.

Na aplicao dos trs princpios expostos vida de Jesus e ao Novo Testamento d trs resultados. Por exemplo: Do princpio da dificuldade de alcanar concluses seguras atravs da investigao histrica deriva que ns no podemos, por assim dizer, saber mais nada da vida e da personalidade de Jesus, seja por que as fontes crists no se interessam por isso, seja porque no existe outras fontes sobre Jesus. Porm essa situao, na concepo de Bultmann, no justifica o ceticismo, mesmo porque antes de mais nada o fato de duvidar que Jesus tenha verdadeiramente existido no tem nenhum fundamento e no merece nem mesmo ser refutado. indiscutvel que Jesus encontra-se na origem do movimento histrico de que a comunidade Palestina primitiva representa. 5 Bultmann tenta fazer com que compreendamos os fatos histricos sem dar relevncia extraordinrio, mas estudar a vida simplria da pessoa. No caso de Jesus, ele no abre mo de um conceito que no se deve desprezar em sua mensagem, pois a mesma nos revelar uma nova compreenso da nossa existncia. Para mim aqui h um ponto de contradio. Como algum pode estudar a vida de Jesus, por exemplo, e reduzi-lo simplesmente a um ser histrico sem considerar as suas obras, e dizer que a sua mensagem tem relevncia para a compreenso da nossa existncia? Mais uma vez Bultmann afirma que o sucesso do cristianismo se deve a nova compreenso da existncia humana pregada por Cristo. Tambm voltado para a hermenutica dos textos sagrados para se efetuem a sua correta compreenso. Em estreita conexo com o problema histrico encontra-se o problema hermenutico. Onde esse por sua vez revela melhor do que qualquer outro, os trs grandes momentos do desenvolvimento do pensamento teolgico de Bultmann. No primeiro, o da passagem da teologia liberal para a teologia dialtica, temos a elaborao de um novo mtodo exegtico, que o mtodo histricomorfolgico (Formgeschichte). No segundo, toda a passagem da teologia dialtica para a teologia existencialista, encontramos o reconheciment o de uma prcompreeno do texto por parte do exegeta. No terceiro, o da demitizao, temos uma nova e mais radical formulao das funes da hermenutica.

DEMITOLOGIZAO: Coletnea de ensaios. Rudolf Bultmann

O mtodo histrico-morfolgico conserva alguns elementos do mtodo histrico-crtico da teologia liberal, mas possui dois elementos novos, muito importantes: um diz respeito natureza do objeto, o outro do modo de abord-lo. No mtodo histrico-morfolgico, o objeto da investigao no mais o Cristo em si mesmo, mas o Cristo como parecia para a comunidade primitiva. Para o uso correto desse mtodo, Bultmann ressalta de um lado a importncia de fixar para cada elemento, o lugar de aparecimento e o ponto de insero na comunidade, o que era chamado de ser sitz im lebem, e por outro lado ressalta a importncia de enquadrar cada elemento no gnero literrio apropriado. Logo a exegese neotestamentria se assenhoreou do mtodo histrico-morfolgico, cujo uso fez com que realizasse notveis progressos. Mas muitos exegetas empregavam-no do mesmo modo como a escola liberal utilizara o mtodo crtico, com a presuno de obter resultados objetivos, ou seja, tradies e representaes naturalistas e atemporais de Cristo. Mas logo que se converteu filosofia existencialista de Heidegger, Bultmann apressou-se em protestar contra esse utilizao da exegese histrico-morfolgica e de qualquer exegese em geral. Ento ele proclamou que no possvel uma verdadeira compreenso do texto bblico, como do resto de qualquer texto, sem uma pr-compreeno existencial. Bultmann declara que na pr-compreeno existencial, no se pode considerar o texto como uma coleta de informaes, nem como uma descrio de algo qualquer. Bultmann diz que preciso interrogar o texto. Quem quer compreender deve Ter uma disposio de pesquisa, de quem interroga, de quem est pronto para ouvir. O telogo de Marburg chama esse conjunto de disposio de pr-compreeno, como j haviam feito os esticos e Clemente de Alexandria. Se os textos no so interrogados, permanecem mudos. A es sas disposies gerais exigidas para a compreenso de qualquer texto, Bultmann acrescenta no caso da Bblia tambm uma disposio especial, relacionada com a existncia de Deus. E afirma que a pr-compreeno deve Ter um carter existencial. Quando examinamos o pensamento de Bultmann sobre a histria e a hermenutica, j vimos que para ele o telogo no prescindir da filosofia. dificuldade de que nessa concepo a exegese, a histria e, conseqentemente, tambm a teologia podem cair sob o controle da filosofia, Bultmann que na realidade assim : mas preciso perguntar-se de eu modo deve ser entendido. Com efeito, ilusrio pretender que uma exegese possa ser independente das representaes mundanas. Todo

10

interprete consciente ou inconscientemente, depende das representaes que herdou de uma tradio; e toda tradio se subordina uma filosofia, qualquer que seja. Bultmann passa ento demonstrao de que hoje, a filosofia justa, aquela que assegura uma pr-compreeno apta a entender o fenmeno histrico do cristianismo e os textos bblicos, o existencialismo. Aqui, devemos ver bem claro que nunca haver uma filosofia justa no sentido de um sistema filosfico absolutamente perfeito, capaz de responder todas as questes e resolver todos os enigmas da existncia humana. A questo reside apenas em saber qual a filosofia que hoje oferece as perspectivas e os conceitos mais apropriados para a compreenso da existncia humana. Para compreender corretamente o pensamento de Bultmann, preciso notar que ele considera que a filosofia no est em condies de descobrir o pecado. Por isso afirma que a filosofia pode considerar como transponvel o abismo que separa vida inautntica da vida autentica. Segundo Bultmann, o existencialismo presta-se admiravelmente

interpretao da Escritura, no s por sua pr-compreeno da existncia humana em geral, mas tambm por sua concepo do homem em suas caractersticas especficas. Segundo o existencialismo, o homem distingue-se das outras criaturas porque, diversamente delas, no algo finito, verificvel, tangvel mas sim uma mina de possibilidades, as quais fazem de sua vida uma vida de decises. A existncia humana uma luta perene entre vida inautntica e vida autntica. A plenitude e a completeza da vida s podem ser alcanadas quando se aceita e vive para extrema possibilidade, a morte. Ora Bultmann, partindo desta concepo do homem, o Kerigma cristo plenamente inteligvel. O cristianismo fala de homem velho e de homem novo, de queda e redeno, de possibilidades e decises. Por esta razo, deve-se considerar o existencialismo a filosofia justa, que oferece as

representaes apropriadas para a interpretao da Bblia. H ainda uma ltima razo pela qual, Bultmann v no existencialismo um instrumento indispensvel para a teologia contempornea: s o existencialismo oferece categorias adequadas para operar a demitizao da mensagem crist que ele considera ser hoje a tarefa mxima da teologia. Por isso ele disse: Pretendo ater-me ao existencialismo at que algum me faa conhecer um mtodo exegtico melhor.

11

4 INFLUNCIA TRANSFERIDA DE BULTMANN NA TEOLGIA

Rudolf Bultmann hoje um referencial para dos telogos, filsofos e exegetas que falam de mito ou demitizao. No seu ensaio intitulado Jesus Cristo e Mitologia, Bultmann oferece uma grande anlise e crtica sobre demitizao. Dentro deste campo da demitizao, ou, como se chama um de seus livros, Demitologizao, o ponto de partida a distino entre a essncia e a estrutura das Escrituras Sagradas. Para Bultmann, a essncia permanece imutvel, enquanto que a forma estrutural da mensagem bblica pode variar de gerao para gerao. Para Bultmann, os crentes do primeiro sculo tinham uma mentalidade mtico-metafsica, fazendo com que todos os seus textos fossem, e tivessem, um fundo mtico e metafsico. Um exemplo disso, segundo Bultmann, seria a mentalizao metafsica que, quando exteriorizada, tem o nome de anjos quando se trata de um bom impulso, e demnio quando se trata de um impulso mal. O porqu de Bultmann procurar demitizar a mensagem crist no est em eliminar o texto, mas interpret-lo. Para Bultmann, impossvel e totalmente sem sentido a imagem mtica do mundo nos nossos dias, na realidade em que vivemos. Para ele o homem moderno no pode reconhecer como verdadeiro esta imagem mtica do mundo formulada no passado, sem quase nenhum pensamento cientfico. Na viso de Bultmann, todos os relatos sobre a plenitude dos tempos ser no momento em que o Filho do Homem vem ao mundo, a idia e as representaes da escatologia, da redeno. Para ele todas estas idias so ultrapassadas e superadas, no na sua essncia ms na sua estrutura. Segundo Bultmann, a demitizao iniciada j nas Epstolas Paulinas e pelo evangelista Joo. Para ele, enquanto a comunidade crist conservava a pregao mtica de Cristo, Paulo e, principalmente Joo, comeam segundo ele em boa hora a demitizao, demitizando assim o primeiro a virada do velho mundo para o novo mundo, e Joo todo o processo escatolgico. Enfim, toda a tentativa de Bultmann de demitizar a mensagem crist se deu na inteno de mostrar que a mensagem crist se deu na inteno de mostrar que a mensagem bblica est ligada a uma viso antiga e ultrapassada do mundo atual, fazendo-se assim necessrio a demitizao, para que na leitura especulativa racional do homem moderno e inteligente, toda a palavra da cruz no seja um

12

escndalo, mas somente o que ela . Contudo, toda a teologia de Bultmann de difcil aceitao, principalmente pelo contraste em que h entre o seu moderno pensamento racional e a mais pura caracterstica da f. Para Bultmann, a demitizao intencionada para manter pura a mensagem revelada e tambm o seu entendimento. Para ele, em alguns momentos, essa mensagem correu o risco de perder todo o seu sentido devido poluio ocasionada pela introduo de elementos estranhos que estavam trazendo, segundo ele, perigo eficcia da mensagem. Para ele, na briga entre a f e a razo, quem sai vencendo a razo. Concluindo, poderamos dizer que toda a demitizao bultmanniana est baseada na firme crena de que toda a historicidade, e que todo o sobrenatural faz parte da estrutura, da forma, e nunca da essncia da revelao; os cristos primitivos tinham em funo disso uma viso mtico e metafsica, que no deixa de ser cientfica filosfica natural de seu tempo, e que hoje, debaixo de toda uma viso racional, inteligente e capaz de demitizar, deve ser reinterpretar para a preservao da pura mensagem crist. 6

DEMITOLOGIZAO: Coletnea de ensaios. Rudolf Bultmann.

www.monergismo.com

13

5 UM PONTO CRTICO

A erudio de Bultmann tende a transformar o pensamento cristo em um mero comentrio a cosmoviso moderna. Toda a mensagem do Novo Testamento tem de ser repensada em categorias existenciais. E nisto o evangelho perde o seu valor e sua fora, e passa a ser mais uma boa filosofia de vida. Segundo Gilbert Durand, as idias de Bultmann so tpicas do crculo em que mergu lha todo pensamento que busca um sentido enquanto se satisfaz em dar voltas lineares, prisioneiro da temporalidade histrica; em que a tradio passada remete existncia presente e vice-versa, indefinidamente. O conceito do Deus, objetivo e pessoal apresentado na Bblia se rende ao pensamento moderno. Em Bultmann, Deus no mais se relaciona objetivamente com o homem, pois o conhecimento de Deus est perdido em meio aos mitos descritos no Novo Testamento. A diferenciao entre Historie e Geschichte, retira a ao de Deus na histria. Cristo o Senhor, diria Bultmann, mas no o Senhor de nossa histria e sim de uma histria existencial e subjetiva. Assim define George E. Ladd; a realidade histrica deve ser compreendida em termos de uma imutvel casualidade histrica. Se Deus compreendido como tendo a possibilidade de agir na histria, a ao deve estar sempre oculta nos eventos histricos, sendo evidentes apenas aos olhos da f. Embora a mensagem do cristianismo seja, sem dvida alguma, existencial e contempornea no sentido mais verdico, e exija a resposta subjetiva da f. A f que ele requer a f numa realidade objetiva. Quando o cristianismo privado de sua objetividade, cujo fundamento a interveno livre e sobrenatural de Deus na histria, essa religio se torna uma idia vaga, uma abstrao, um idealismo sem razes, e nunca ser o vibrante cristianismo bblico.
7

BULTMANN, Rudolf. Crer e Compreender. Artigos Selecionados. Editor: Walter Altmann. Trad. Walter O. Schlupp e Walter Altmann. Editora Sinodal. So Leopoldo, RS. 1987. 253pp.

14

6 PRINCIPAIS OBRAS DE BULTMANN

Jesus (1926) Novo Testamento e Mitologia (1941, ttulo original: Neues Testament und Mythologie. Das Problem der Entmythologisierung der neutestamentlichen Verkndigung) Teologia do Novo Testamento (194853, ttulo original: Theologie des Neuen Testaments) Religio sem Mito (1954, em parceria com Karl Jaspers, ttulo original: Die Frage der Entmythologisierung)

You might also like