You are on page 1of 17

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147.

ISSN: 1517-2120

Judeus na Antiguidade Tardia: a construo da alteridade sob Agostinho*1


SERGIO ALBERTO FELDMAN Universidade Federal do Esprito Santo
Resumo: O conceito Antiguidade Tardia gerou uma longa polmica que persiste at nossos dias. As permanncias e continuidades do mundo antigo, na transio para o Medievo so os eixos do debate. A Histria judaica est inserida na Histria e sofre influncias do meio circundante. Haveria uma Antiguidade Tardia quando se fala da Histria judaica? Pode-se acoplar este conceito s tenses entre a Cristandade e a minoria judaica? O personagem central desta discusso Agostinho de Hipona. O bispo norte africano delineia a separao entre a condio jurdica de religio licita comum no Imprio Romano e a tolerncia de uma minoria justificada atravs de uma teologia, que entende os judeus no contexto de uma teleologia e uma escatologia. Aqui se configura a Antiguidade Tardia na Histria judaica. Palavras-chave: Agostinho de Hipona; Antiguidade Tardia; Judeus. Abstract: The concept of Late Antiquity has generated a long controversy that persists to this day. The permanence and continuity of the ancient world, the transition to the Middle Ages are the focal points of debate. . The Jewish history is embedded in history and is influenced from the surrounding environment. There would be a Late Antiquity when speaking of Jewish history? You can attach this concept to the tensions between Christianity and the Jewish minority? The central character of this discussion is Augustine of Hippo. The north African bishop delineates the separation between the legal status of "religio licita" common in the Roman Empire and tolerance of a minority justified through a theology that believes Jews in the context of teleology and eschatology. Here is configured the Late Antiquity on Jewish history. Keywords: Augustine of Hippo; Late Antiquity; Jews.

Antiguidade Tardia um conceito ainda polmico entre os historiadores, mas razoavelmente bem-aceito por uma parcela de pesquisadores do perodo. H os que negam essa periodizao e conceituao, insistindo na instaurao de um novo perodo, que denominam Primeira Idade Mdia.

132

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Qual seria o sentido dessa discusso no que tange histria dos judeus ou histria judaica? Caberia essa classificao ou seria algo relativo a assim denominada Histria Geral, que no se imbrica de maneira plena com o recorte especfico da histria dos judeus ou judaica? Existira a Antiguidade Tardia na histria judaica? O enfoque que sugerimos seria a alterao da condio social dos judeus no final do Mundo Antigo como ponto de mudana. O nosso objetivo conceituar e inserir a temtica judaica nos parmetros da concepo historiogrfica da Antiguidade Tardia. Usaremos trechos de artigos anteriores que publicamos que servem para modular nossa percepo. O momento da reviravolta da condio judaica pode ser equacionado de diversas maneiras. A crise da destruio do segundo Templo no ano 70 d. E. C. (depois da Era comum) um marco aceito por alguns historiadores. Os tradicionalistas apontam a derrota dos judeus na revolta contra Roma, liderada por Bar Kochva (132-135), como o momento de criao da Dispora. Esta ltima tese fartamente criticada e refutada por no expressar a realidade da Disperso judaica no sculo I a. E.C. que j espelhava uma difusa imigrao dos judeus no Mediterrneo oriental e na Mesopotmia e planalto do Ir. Os diversos conflitos contra Roma no alteraram a condio judaica de religio licita ou religio legal e tolerada, que era implcita e bastante clara no Direito romano at o sculo IV. Os povos conquistados pela ento Repblica romana e pelo Imprio que a sucede foram assimilados politicamente sem a imposio das crenas e da religiosidade romanas. As religies preexistentes, e em especial, as tradicionais eram respeitadas e autorizadas. Sua longevidade, ou seja, sua mdia ou longa permanncia era o motivo de sua legitimidade. O Judasmo foi privilegiado por Roma com o status de legalidade e obteve direitos especiais que outras religies no tiveram. Os judeus poderiam manter seu templo em funcionamento, no agregar elementos simblicos do Imprio, como esttua da deusa Roma e do Imperador, e bastava que fizessem sacrifcios ao seu Deus, em prol deles e da salus pblica do Imprio. Ainda assim, os judeus se revoltaram em pelo menos trs grandes ocasies, mesmo no computando pequenas revoltas. Uma revolta no sculo I e duas no sculo II d. E.C., a saber, em 66-70, em 112-115 e em 132-135. A condio judaica foi alterada apenas em momentos de crise e por um breve perodo aps essas revoltas, e os judeus foram beneficiados pelo Edito de Caracala e receberam a cidadania romana dentro do limes.

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

133

Roma no alterou a condio de religio licita dos judeus, de maneira efetiva, at a aproximao do Imprio com a liderana da nascente Igreja sob Constantino e que culminou efetivamente numa aliana e numa legitimao bilateral entre Estado e Igreja. Entre Constantino e Teodsio, a condio judaica se altera e ocorre uma poltica de segregao e excluso parcial da sociedade. Isso est refletido na legislao romana que foi ordenada e compilada na coletnea denominada Codex Theodosianus ou Cdigo Teodosiano, que antecede e serve de ponto de partida para as coletneas organizadas por Justianiano, que so a base do Direito romano. A condio judaica na sociedade baixo imperial revista e remodelada sob a inspirao do pensamento clerical do perodo, criado e modelado pelos assim denominados Padres da Igreja, que eram os lderes e pensadores clericais do final do Mundo Antigo e da Antiguidade Tardia. Em nossa compreenso, esse o marco separador entre dois perodos, e essa transio se delineia no sculo IV: a mudana de status do judeu se consolida e essa nova condio demarca dois perodos diferentes: a Antiguidade e o Medievo. Uma clara condio de excluso dos judeus se manifesta: no podem mais ser considerados como cidados plenos do Imprio, e restries comeam a ser impostas pela legislao. O Imprio passa a violar o antigo princpio de igualdade de direitos que, mesmo no sendo escrito, era consuetudinrio. Os judeus perdem seus direitos ou os tm cerceados, a partir de Constantino. Para analisar como isso se sucedeu optamos por enfocar de maneira separada dois elementos que convergem e definem essa nova condio: o Imprio e a Igreja. Para recortar nossa anlise e aloc-la no espao de um artigo, abordaremos as aes imperiais sob o foco do jurdico e, em complemento e contraponto, a Igreja sob a ao de Agostinho de Hipona, que consolida uma posio construda em alguns sculos de conflito com os judeus e sintetiza as doutrinas da Igreja somadas legalidade imperial explicitada na legislao que protegia os judeus como uma religio legtima. A legitimidade ser alterada e se tornar uma condio jurdica de inferioridade, que servir para construir a definio da identidade crist. O judeu passa a ser o Outro e assim serve para aclarar o que ser cristo e o que no ser cristo.

134

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Os judeus no Baixo Imprio: de legalidade condio de inferioridade Na primeira etapa de nossa reflexo, escolhemos prosseguir analisando a legislao imperial sob trs aspectos: as converses de judeus ao Cristianismo, os casamentos endogmicos e a manuteno de escravos cristos pelos judeus. A razo dessa escolha motivada pelo fato de que nesse momento se delineia a excluso dos judeus e sua recluso lenta e gradual a espaos separados e a relaes sociais restritas. O nosso recorte temtico parte do princpio de que a inteno da lei inspirada pela Igreja impedir que o grupo excludo aumente e ao mesmo tempo tenta pressionar os judeus converso e aceitao da verdade crist. Os trs aspectos escolhidos so: a) os lderes da comunidade no podem interferir nas converses de judeus ao Cristianismo, pelo uso do poder ptrio, ou do direito de deserdar e inabilitar os apstatas herana familiar e, tambm, a legislao faz pouco caso do direito de autonomia, at ento outorgado mesma comunidade que poderia coagir seus correligionrios e mant-los sob sua disciplina; b) aos judeus fica vedado se casar com mulheres crists fazendo assim proselitismo e agregando mais pessoas a seu grupo religioso; c) e, finalmente, o foco mais polmico, que foi a posse e converso de escravos pelos judeus, que seria uma brecha no cerco aos judeus e no proselitismo de no judeus f mosaica. Os judeus comeam a ser isolados e contidos na sociedade crist: so o alvo de uma poltica imperial inspirada no pensamento clerical de que os judeus devem ser isolados e no ter insero social, e especialmente religiosa, que gere apostasia de fiis cristos. Voltemos nosso olhar para alguns exemplos que ilustram os trs focos. Numa lei datada de 18 de outubro de 315, Constantino determina que se impea e se punam os judeus, sua liderana, etnarcas e patriarcas (maiouribus eorum et patriarchis) se, depois de a lei ser promulgada ousarem apedrejar ou empregar qualquer forma de loucura (saxis aut aulio furoris genere) contra qualquer pessoa que escape de sua seita e se dirija a servir a Deus (qui eorum feralem fugerit sectam et ad dei cultum respexerit). Quem o fizer ser queimado junto com seus ajudantes (mox flammis dedendus est et cum omnibus suis participibus concremandus). E acrescenta que, se alguma pessoa do povo se converter a essa seita corrompida (nefariam sectam), sofrer junto com eles as penas correspondentes. A inteno da lei facilitar que judeus se convertam ao Cristianismo e impedir a ao de lderes religiosos comunitrios e patriarcas da famlia. Vrias outras leis nesse estilo so editadas nesse perodo e de

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

135

maneira semelhante, mantidas ou renovadas parcialmente nos reinos brbaros com a clara inteno de impedir que os judeus controlem e impeam a converso de seus fiis (CODEX THEODOSIANUS, 1954, XVI, 8, 1; FELDMAN, 2001). O foco seguinte so os casamentos de judeus com mulheres crists. A separao dos judeus e das mulheres no judias, forando a endogamia, impedindo os casamentos mistos e a provvel converso de mulheres no judias ao Judasmo, foi decretada por Constncio, filho de Constantino, em lei de 13 de agosto de 339. O texto fala das mulheres que trabalham nas tecelagens/fbricas imperiais (in gynaeceo nostro ante versatas) e manda os judeus as restiturem s fbricas (restitui gynaeceo), caso, em sua loucura (in turpitudinis suae), as tenham desposado/tomado (duxere consortium). O desrespeito pela ordem imperial (si hoc fecerint) seria punido com a pena capital (capitali periculo subiugentur) (CODEX THEODOSIANUS, 1954, XVI, 8, 6; FELDMAN, 2001). Esse tipo de lei aparece de maneira variada tanto sob a gide do Imprio, quanto dos reinos brbaros que o sucedem no Ocidente. A inteno impedir que haja converses das esposas. Um dos exemplos sob os reinos brbaros o cnone dez do terceiro Conclio de Toledo (589), pelo qual, entre vrias decises, se define que os filhos resultantes de casamentos mistos (exogmicos) seriam batizados. Seus pais judeus s poderiam ret-los se, e apenas se, eles prprios se convertessem ao Cristianismo. Esse tpico analisado como uma evidncia de que as converses por decreto no reino hispano visigtico de Toledo ocorreram um quarto de sculo antes de Sisebuto decretar as converses foradas em meados da segunda dcada do sculo stimo (GONZALEZ SALINERO, 1998). O terceiro foco j foi analisado por ns, em artigo h uma dcada, no mbito do reino visigtico (FELDMAN, 2002). Na data da fonte anterior (339), o mesmo Constncio aborda um dos temas mais sensveis das relaes entre judeus e cristos, na Antigidade Tardia e durante toda a Idade Mdia: a posse de escravos. Se os judeus possussem escravos, poderiam influencilos e convert-los ao seu credo. O eixo central dessa lei de 13 de agosto de 339 e de muitas outras similares seria impedir o proselitismo judaico, por todas as maneiras e vias. Havia uma lei no Pentateuco pela qual um judeu no podia manter outro judeu na escravido por mais de seis anos, no denominado ano sabtico. Portanto, ser escravo de um judeu e se converter crena do amo era bastante atraente. Tratava-se, portanto, de um perigo para a expanso do Cristianismo.

136

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

Constncio legisla que, se algum entre os judeus adquirir um escravo de outra seita ou nao (mancipium sectae alterius seu nationis crediderit conparandum), dever ser confiscado pelo tesouro imperial/fisco (mancipium fisco protinus vindicetur). E a lei prossegue dizendo que, se, alm de adquirir o escravo, o judeu ousou circuncid-lo (si vero emptum circumciderit), no seria apenas punido com multa (non solum mancipium damno multetur), mas tambm receberia a pena capital (verum etiam capitali sententia puniatur). A rigidez demonstra claramente a inteno do legislador de impedir a circunciso e o proselitismo. O termo damno reflete que o escravo, geralmente reificado, estava sendo prejudicado, e a lei do Estado punia com severidade o grave crime de converter um escravo, sem direitos, seita proscrita. Adiante, a mesma lei de Constncio aborda o caso de judeus adquirirem escravos da venerada f, digna de respeito (Quod se venerandae fidei conscia mancipia Iudaeusmercari non dubitet): estes devero ser retirados dos judeus, sem maiores sanes e penas. Essa continuao da lei demonstra que a preocupao se concentra muito mais nas converses que causaria a pena de morte do que na posse provisria de escravos que gera apenas a pena de confisco (CODEX THEODOSIANUS, 1954, XVI, 9,2; FELDMAN, 2001). A maneira como essas leis persistem aps a queda do Imprio no Ocidente demonstra a persistncia da aliana Imprio-Igreja e a sua repetio, quando da aproximao da Igreja com os reinos brbaros mostra a continuidade ao nvel de mdia durao. A Igreja marca a sua presena nas relaes com os monarcas germnicos e estimula que eles discriminem e mantenham os judeus em seu reino sob controle, para evitar a influncia deles sob os fiis cristos e mesmo sob pagos de diversas origens e etnias. A concepo de Antiguidade Tardia inserida na histria judaica se revela, portanto, correta, na medida em que, no sculo IV, se inicia um processo de segregao e excluso social dos judeus sob o Imprio, que eram cidados desde o dito de Caracala. O Judasmo era considerado uma religio tolerada e permitida desde o primeiro Triunvirato, sob Pompeu e sob Jlio Csar. A mudana radical e se consolida em algumas dcadas do sculo IV. A necessidade de controle e a clareza da ameaa que os Pais ou Padres da Igreja vislumbravam na presena judaica so transformadas de teologia em concepo jurdica. Uma transio do Mundo Antigo essencialmente tolerante e que via de maneira alternada o Judasmo, ora com respeito e atrao e ora com desdm, para o mundo medieval que via nos judeus e no Judasmo um problema de sade pblica e que exigia controles e regras para

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

137

mant-los no espao dos reinos e dos domnios dos senhores. A mudana aguda e se revelar duradoura. Agostinho de Hipona: a definio da condio judaica sob a Cristandade Essa realidade em construo no sculo IV s fica devidamente modelada e completa com o bispo Agostinho de Hipona (354-430) e transformada em postura oficial da Igreja sob Gregrio, o Magno (590-604). O primeiro o arquiteto de uma concepo teolgica e teleolgica, que o segundo transforma em doutrina e prtica que persistem por cerca de meio milnio. S foi alterada a partir do final do sculo XII e incio do sculo XIII, sob Inocncio III. Uma longa durao no sentido histrico. A doutrina agostiniana relativa aos judeus concebida num momento em que o hiponense estava mais preocupado com as heresias que grassavam no norte da frica do que com a assim denominada questo judaica. Agostinho teve contatos com judeus e polemizou com eles por meio de uma pregao que, devidamente redigida, chegou a ns. No se trata de um tema central no edifcio agostiniano. A preocupao central da obra agostiniana foi a consolidao de uma doutrina crist e o enfrentamento de pagos e hereges. Essa obra se insere na temtica crist denominada Adversus Judaeos que tem, entre seus antecessores, personalidades marcantes tais como Joo Crisstomo, Hilrio de Poitiers, Eusbio de Cesareia e o norte africano Tertuliano. Todos direcionaram crticas e tentativas de converso aos judeus, seja por meio de obras especficas, seja por sermes ou trechos de suas obras. Uma preocupao intensa perpassa a Patrstica Grega ou Latina no que tange aos judeus e ao Judasmo. O interesse supera a fora efetiva e numrica dos judeus na sociedade baixo-imperial e tardo-antiga: havia excesso de zelo e um dimensionamento exagerado do perigo judaico, quando se trata de conter ou converter os judeus. O nosso olhar se depara com uma verdadeira paranoia antijudaica na Patrstica grega ou latina: os judeus eram demonizados e transformados em prias e bodes expiatrios de uma sociedade na qual representavam apenas uma minoria sem expresso numrica e sem poder poltico ou econmico notvel. O efeito, em mdio e em longo prazo, no mnimo passvel de reflexo: os judeus foram demonizados e perseguidos em determinados perodos e esse fenmeno de

138

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

longa durao sobreviver atravs dos sculos e ter influncia, mesmo que matizada, no antissemitismo dos sculos XIX e XX e no Holocausto. A motivao dessa atitude que percebemos seria a construo da identidade crist e a negao da alteridade judaica ou, de forma semelhante, a alteridade hertica ou pag. Negar o outro para construir o Eu (FELDMAN, 2004). Quem o principal criador dessa alteridade? O nosso olhar se volta para um dos mais moderados articuladores desse edifcio antijudaico que a Cristandade erigiu. A escolha de Agostinho neste caso leva-nos na direo de um dos Padres da Igreja, cuja obra teve maior alcance e projeo no tempo e no espao: tem influncia notvel, inclusive sobre os pensamentos de muitos tericos da Reforma Protestante no sculo XVI. Assim, a longa durao do preconceito antijudaico adere e se imbrica permanncia duradoura das idias agostinianas (FELDMAN, 2004). A partir de Agostinho consolida-se uma doutrina crist que aloca um papel ao judeu na Histria e consolida com essa funo escatolgica no passado e no futuro, um status social de tolerncia que permite aos judeus sobreviver nos domnios da Cristandade. Esse o marco separador do mundo antigo e do medievo. Assim, no que tange presena judaica, a Antiguidade Tardia seria o marco separador do modelo romano de religio licita e do modelo medieval de tolerncia inspirado na doutrina agostiniana. Para podermos entender o olhar agostiniano sobre essa temtica judaica, vamos retroceder ao contexto de sua poca. Como j frisamos, a Igreja deixou a sua condio de perseguida e foi acolhida pelo Imprio como uma religio, inicialmente tolerada e na sequncia, sob a consistente forma de uma religio de Estado. Isso se deu sob a gide da famlia de Constantino e se consolidou sob Teodsio. As divergncias teolgicas no seio da Cristandade reprimidas e atenuadas pelas perseguies imperiais, em especial no sculo III, tornaramse evidentes: as mltiplas heresias se configuraram como um complexo problema que exigir a definio dos dogmas e dos conceitos teolgicos centrais. A Igreja teve que aclarar e definir seus conceitos e cerrar fileiras sob uma hierarquia consolidada e dogmas claramente definidos. Os conclios ecumnicos se sucederam: Niceia e Constantinopla no sculo IV; feso e Calcednia no sculo V. A Igreja esclarece e conceitua seus dogmas, contesta as divergncias e, ainda que de maneira relativa, consolida certa hierarquia na sequncia da aproximao com o Imprio (ZERNER, 2006, p. 503 et seqs.).

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

139

A partir desse momento, definiram-se alguns dos principais objetivos da Igreja para se expandir que, a nosso ver seriam: a) promover a unidade e a universalidade da Ecclesia que seria o eixo fundamental dessa ordenao; b) definir, por efeito e por continuao do item anterior, os dogmas e crenas e agir no sentido de extirpar as oposies internas; c) iniciar, tambm por efeito da primeira, a evangelizao dos brbaros que invadiram o Imprio e dos que se encontravam do outro lado do limes imperial no intuito da expanso e da universalizao; d) evitar, no processo de aproximao com o poder temporal, seja o imperial, seja os reinos brbaros que o sucedem no Ocidente, a insero dos interesses seculares nos assuntos e negcios eclesisticos, tentando-se impedir o cesaropapismo, mesmo que ele tenha sido imposto muitas vezes; e) tentar manter, apesar da realidade que no propicia a execuo, o alto nvel de seus quadros e, por consequncia, a clareza doutrinria por meio da educao dos padres, monges e leigos; f) estimular a difcil tarefa de evangelizar e converter os judeus renitentes que se recusavam a aceitar Cristo e seus apstolos; g) direcionar e preparar, de maneira ideal, as condies da segunda vinda de Cristo. Agostinho um dos eixos desse amplo projeto. Viveu nesse momento de consolidao da Igreja como dominante e associada ao poder imperial. Viveu na interseco entre a consolidao da Igreja e a crise do Imprio do Ocidente que se desarticularia na sua poca e cairia na sequncia dos fatos, nas dcadas posteriores morte de Agostinho. Produz uma larga e profunda obra teolgica, seja doutrinria, seja apologtica, seja polmica. Combate os hereges atuando como telogo e como bispo de Hipona. Sua obra demarca uma nova teologia crist. No analisaremos essa imensa massa de pensamentos e reflexes, apenas direcionaremos nosso olhar para sua viso dos judeus e do Judasmo e, a partir desse tema, refletiremos sobre os itens correlatos que nos oferecem a contextualizao da problemtica analisada. Em que lugar os judeus entrariam na obra e na exegese agostiniana? Agostinho apresenta certa ambivalncia quando trata dos judeus e do Judasmo. De um lado, no entende como eles rejeitam Cristo, mas, fiel tradio paulina, espelha certa afeio por eles, mesmo sendo severo e crtico. Por outro lado, em alguns aspectos se assemelha aos demais telogos da Igreja tardo antiga. O Judasmo perverso e corrupto; a sua compreenso das Escrituras distorcida e carnal. Considera os descendentes de Judas responsveis pela morte de Jesus e por tal atitude so malditos e devero ser escravos. At os judeus, que se converteram ao Cristianismo e que tenham

140

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

recebido [...] o esprito de graa e misericrdia, se arrependero de terem insultado Cristo na sua Paixo, quando o virem vir na sua majestade [...] (AGOSTINHO, 1995, p. 2117). Isso significa que a culpa e o remorso seguiro estigmatizando os conversos e seus descendentes at o Juzo Final. O destino judaico to agudamente trgico que mesmo o judeu que se voltar a Cristo e tambm seus descendentes tero o complexo de culpa em sua memria at o Juzo Final. Pensamento paradoxal e de uma clara ambiguidade. Como entender essa postura aparentemente contraditria? Tentaremos articular trs enfoques, para compreend-la. O primeiro fundamentado no contexto poltico-teolgico de sua poca, com o qual iniciamos o artigo, descrevendo-o; o segundo, no mbito do combate s heresias; e o terceiro, imbricado na teleologia agostiniana. Analisaremos esses trs enfoques. O primeiro se insere na realidade poltico-religiosa e jurdica do Baixo Imprio e j foi analisado no trecho inicial deste artigo. O Cristianismo era a religio dominante e imbricada nos meandros do poder. Havia deslocado o paganismo da condio de religio oficial e obteve um status privilegiado no sculo IV. O Cristianismo geralmente no se opunha Lex romana e quase sempre respeitava a legalidade imperial, salvo em situaes extremas e casuais. Esse respeito legalidade deveria ser mantido para seguir usufruindo das condies especiais que a Igreja obteve. Nas relaes com os judeus, dever-se-ia atuar de maneira juridicamente correta. Os judeus so a um s tempo isolados e protegidos pela lei. No podem ser coagidos converso, nem sofrer violncias pessoais e contra seu patrimnio. Adquirem o status de cidados de segunda classe. Trata-se de uma parte do acordo Igreja-Imprio: isolar e impedir os judeus de se expandir, mas no retirar seus direitos bsicos. Agostinho tem a conscincia de que isso deve ser respeitado. A sua definio do judeu na histria sagrada e no processo amplo da teleologia crist demarcada por este contexto poltico e jurdico romano: no se massacra e nem se converte fora os judeus, sob nenhuma hiptese. Os judeus tm uma funo na teleologia agostiniana: foram os receptores da Lei e os transmissores desta Cristandade. No futuro cumpririam sua funo, quando uma parte desgarrada de Israel se reuniria ao Verus Israel, ou seja, Igreja, no Juzo Final. Essa problemtica ser analisada no terceiro enfoque. O segundo enfoque tambm contextual e se insere na disputa entre Agostinho e as heresias: tanto contra os maniquestas ou maniqueus, quanto contra o pelagianismo. Para refletir sobre esse enfoque, temos de retroceder

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

141

no tempo e divagar um pouco sobre as influncias que incidiram sobre a exegese agostiniana. Nos sculos IV e V, ainda se debatia sobre as possveis formas de leitura do texto sagrado. Duas grandes escolas crists existiam desde o sculo II, uma em Antioquia e outra em Alexandria. As duas vertentes principais seriam: a interpretao ou exegese literal do texto sagrado e a sua leitura alegrica. Em Orgenes e outros exegetas tenta-se juntar e ampliar essa aparente contradio: unir o corpo e a alma das Escrituras. Em outras palavras: a Escritura poderia ser entendida segundo a carne, quer dizer, compreendendo somente seu corpo, o que nos d o sentido literal; em outro nvel ocorria a Lectio Divina ou Ensinamento de Deus, j que as Escrituras configuram a Revelao Divina, podendo ser entendidas tambm de acordo com a sua alma, o que nos d o sentido moral ou psquico; e, num terceiro nvel, superior aos anteriores, podem ser entendidas de acordo com seu esprito, com o que chegamos a seu sentido espiritual ou mstico (ARTOLA & CARO, 1990). A palavra divina infinitamente fecunda, e o ser humano nunca conseguir esgotar os seus mltiplos significados. A leitura ou interpretao judaica dos textos era considerada pelos Padres da Igreja, como Orgenes, e a posteriori o prprio Agostinho, como carnal, ou seja, literal e histrica, sem inserir nela o simbolismo que a tornava atemporal e universal: as Palavras de Deus seriam um cdigo para decifrar o Mundo e o sentido da existncia humana e da Histria. Interpretar as palavras de Deus era compreender sua obra e o enigma do Homem e do Mundo. Os judeus eram carnais no sentido literal e tambm no sentido simblico: viviam na materialidade sendo carnais tanto no gozo dos prazeres que a Igreja intitulava como vitium, os vcios (ou adiante conhecidos como pecados capitais), quanto na leitura e interpretao dos textos sagrados. Sua cegueira era causada pela interpretao errnea das Escrituras. Imersos na Lei de Moiss, sem perceber que esta previa a encarnao do Cristo e a ascenso da Igreja. Ainda assim todos os Padres da Igreja no invalidavam a Revelao contida no, assim denominado, Antigo Testamento (AT). Esse era o anncio da Revelao superior e transcendental contida no Novo Testamento (NT). Uma espcie de primeiro andar de um prdio: o segundo no existia sem o primeiro. Agostinho, no contato com o bispo Ambrsio de Milo, incorporara a concepo neoplatnica crist e a leitura alegrica ou secundum spiritum, do texto sagrado, de acordo com a escola alexandrina. Faz uso dessa leitura para

142

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

combater a seita ou religio maniquesta, dentro da qual militara, em 393, ao voltar frica do Norte. Estes no aceitavam as concepes e a exegese crist tradicional: negavam a validade do assim denominado AT por consider-lo carnal e concebiam que o Deus que aparece criando o Mundo no Livro do Gnesis seria o Demiurgo, ou o Criador da Matria maligna. Assim, o Mundo concebido por Jav, ou seja, o Deus que criou o mundo material, seria o terreno da priso das almas e do Inferno. Agostinho, convencido da verdade crist, prope-se a contestar a heresia maniquesta. Na construo da sua concepo, fundamenta-se em Paulo (Romanos) e utiliza-se da leitura alegrica para combater os dualistas. Nesse contexto faz uso da obra e das tcnicas de exegese de Orgenes, j citado, e at de um hertico donatista denominado Tyconius (Ticnio). Uma das crticas agostinianas aos maniqueus baseada no fato de o Apstolo Paulo nunca ter negado a ntima conexo e a continuidade entre os dois Testamentos. Invalidar ou mesmo considerar o AT como associado a uma segunda entidade, ou Deus do Mal, negar tanto o Judasmo quanto as doutrinas crists. Agostinho rompe com o dualismo e converge para a unidade das Escrituras, nesse ponto de sua reflexo e construo de sua concepo de mundo. O judeu passa a ser percebido e definido como um elemento fundamental na construo de suas doutrinas. Ainda que cegos e obstinados em no reconhecer o Cristo, os judeus se inserem no processo da salvao e tm um papel fundamental. O bispo de Hipona concebe dois nveis de salvao: um individual e interno de cada fiel e outro coletivo e histrico. Ambos s podem ser feitos a partir da Igreja e dos sacramentos. Em especial, so indispensveis o Batismo e a Eucaristia. Paulo se inspira na concepo da salvao atravs da F e no das obras, mesmo que esta seja a demonstrao efetiva de que a Graa Divina tenha sido direcionada ao fiel. Ao combater os maniqueus e fazer uso do Apstolo Paulo associado a elementos da exegese de Tyconius, Agostinho consolida sua viso da Histria da Salvao no mbito coletivo e histrico. Essa doutrina se divide em quatro estgios: [...] antes da Lei, sob a Lei, sob a Graa e na Paz (FREDRIKSEN, 2001, p. 121-122). Antes da Lei se refere ao perodo anterior a Moiss; sob a Lei, ao perodo posterior a Revelao do Sinai e que antecede a Encarnao; sob a Graa, ao perodo que se inicia com a Encarnao e se consolida com a Igreja no auge. A Paz seria a consequncia da segunda vinda de Jesus e do Juzo Final que se aproximava. Esses estgios podem ser vistos em dois ngulos ou nveis: a) sob o ngulo objetivo, coletivo e histrico; b) sob o ngulo subjetivo, individual e

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

143

trans-histrico. Cada indivduo um microcosmo e, para ser salvo, deve necessariamente passar por esses estgios. A doutrina agostiniana espelha a sua vida pessoal, sua experincia mstica e suas dvidas permeiam seu pensamento, em particular, a Revelao divina que ele descreve nas Confisses e a sua viso csmica da Histria. Nessa concepo da Histria da Salvao, os judeus configuram um elemento fundamental: foram os receptores da Revelao e os detentores da Lei no segundo estgio. Tendo Paulo de Tarso como referncia, o hiponense argumenta e define os judeus como elementos primordiais no processo da Salvao. O terceiro enfoque surge aqui, est fortemente imbricado nos dois anteriores e complementa-se nessa relao. O terceiro enfoque configura-se com o conceito agostiniano de Histria. bastante complexo, mas tentaremos simplific-lo para perceber a presena judaica na sua Filosofia da Histria. O mundo visto como o espao da transio entre a Criao e a Redeno. A Histria tem uma finalidade e uma direo final. Isso j ocorre no Judasmo e h algumas concepes que derivam ora dos quatro imprios de Daniel, ora dos seis dias da Criao. Tendo comeo e fim, a Histria deixa a estreiteza do mito do eterno retorno ou do crculo que se repete e adquire uma nova consistncia e uma raison dtre: nada casual e tudo tem um sentido que transcende ao mundo natural, Res pblica, ao Estado e vida terrena. O problema judaico no uma questo de direitos humanos, social ou poltica: uma questo transcendente e fundamental na denominada finalidade da Histria. Os judeus foram agraciados com a Revelao e com a Encarnao do Filho em seu meio. Isso impede Agostinho de descart-los de sua concepo de Redeno. A funo judaica na Histria no se esgota mesmo com sua substituio pelo Verus Israel, ou verdadeiro Israel, que a Igreja e o Cristianismo. Agostinho aceita a tolerncia imperial aos judeus por ser uma religio licita, mas concebe uma funo para eles na sua teleologia: constri o conceito de povo testemunha, uma reflexo teolgica pela qual tenta resolver o enigma da sobrevivncia judaica e, ao mesmo tempo, sua situao degradante que se manter atravs do Medievo (KRIEGEL, 2006, p. 40-41). O hiponese no prope a destruio dos judeus, tampouco a sua converso fora. Desenvolve o conceito segundo o qual os judeus devem ser dispersos, submetidos e inferiorizados. Utiliza novamente um trecho de um Salmo para justificar sua posio: No os mates, para que no se

144

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

esqueam nem um dia de tua Lei; dispersa-os com o teu poder. (AGOSTINHO, 1995, p. 1832; KRIEGEL, 2006, p. 40-41). 2 No mesmo trecho, conceitua que se trata de vontade divina: Mostrou Deus assim sua Igreja a Graa de sua misericrdia para com seus inimigos judeus (AGOSTINHO, 1995, p. 1832). So degradados, inferiorizados e dispersos por todo o mundo: Por isso no os matou, isto , no lhes tirou o que tinham de judeus, apesar de vencidos e oprimidos pelos romanos (AGOSTINHO, 1995, p. 1832-1833). E qual a razo de Deus de mant-los assim? Para que, dispersos, possam fornecer o testemunho das Escrituras e de Cristo: Dispersa-os porque, se eles, com este testemunho das Escrituras, estivessem apenas na sua terra, e no estivessem em toda a parte, no poderia a Igreja, que em toda a parte est, t-los como testemunhas, entre todos os povos, das profecias que se anunciaram acerca de Cristo (AGOSTINHO, 1995, p. 1833). So ao mesmo tempo testemunhas da malignidade, leia-se: judaica, e da verdade crist. Nas palavras de Agostinho, testes iniquitatis et veritates nostrae. Em sua viso, subsistem para a salvao da nao, mas no para a sua prpria (AGOSTINHO, 1865, col. 705). 3 So uma espcie de testemunha das Escrituras, e Agostinho os considera como se fossem um bibliotecrio-escravo (AGOSTINHO, 1865, col. 666). 4 A sua desgraa, a sua disperso parte do testemunho. Assim, Agostinho consolida o status jurdico do judeu: acata a lei romana de tolerncia a uma religio licita e a insere numa dimenso mais ampla. O papel dos judeus num passado distante e glorioso, no perodo denominado sub lege outorgou-lhes certa aura e certa proteo espiritual que lhes permitem seguir vivendo no seio da Cristandade. Sua funo no presente mais complexa: serve de comprovao para a vitria e para a verdade crist: humilhados, segregados e oprimidos, tornam-se bibliotecrios escravos. Dessa forma os judeus so vtimas do fato de terem sido eleitos, mas, ao mesmo tempo, de sua teimosia em no aceitar a Encarnao do Filho e a verdadeira f: a crist. So cegos, carnais e sem discernimento. E qual seria o destino judaico no Juzo Final? Agostinho no preciso, mas direciona alguns elementos que nos levam reflexo. Sua permanncia na etapa sub lege, e sua no insero na etapa sub gratia, ou seja, sua no aceitao de Cristo est diretamente de acordo com a Vontade Divina, ou seja, dependendo da Graa de Deus. No uma culpa absoluta dos judeus, mas sim uma cegueira causada por castigo divino. Por qu? As razes divinas so ocultas. Pode-se ler, nas entrelinhas, que a cegueira reflete a sua culpa e seu pecado na incapacidade de reconhecer o Filho Redentor e a

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

145

responsabilidade no seu martrio. Por isso no se define sua Redeno como grupo e sua salvao como Israel. O Israel carnal sobrevive at o final dos tempos e no se salvar. Alguns elementos componentes do coletivo podem ser abenoados com a Graa divina e se converter e salvar. Essa relativa tolerncia de Agostinho no se mantm to matizada e atenuada em outros pensadores da Igreja. A converso dos judeus passa a ser uma condio sine qua non para a segunda vinda de Cristo. Antes dele, e mais ainda depois dele, certa paranoia antijudaica tende a considerar a converso dos judeus como fundamental para a Redeno e o Juzo Final, mesmo que parte dos judeus no o faa, e sejam condenados ao fogo eterno do Inferno. O destino judaico tende a ser delimitado, a partir do sculo IV, a uma excluso social e discriminao e no futuro escatolgico que se avizinha entre a converso ou o fogo do Milnio. A era dos extermnios e das converses foradas ter seu auge a partir do ano Mil, quando a doutrina agostiniana no suficiente para atenuar as tenses. O mundo antigo estava acabando e um novo status judaico se define e configura uma era de tolerncia relativa com a exceo do reino visigtico de Toledo. Em nossa percepo, Agostinho o marco divisrio entre duas eras em diversos nveis, especificamente na relao Igreja e Imprio ou reinos com os judeus. Consolida uma concepo do judeu que acomoda a tolerncia com discriminao e demarca a passagem do mundo antigo para o mundo medieval. Referncias Documentao primria impressa AURELIUS AUGUSTINUS. Opera omnia. In: Patrologia Latina. Paris: J. P. Migne, 1865. [especificamente os Comentrios aos Salmos] AGOSTINHO. A cidade de Deus. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1995. ______ A cidade de Deus. 2. ed., So Paulo; Petrpolis: Vozes, 1990. AGUSTIN. Tratado contra los judios. Traduo de Teodoro C. Madrid. Madrid: BAC, 1990. CODEX THEODOSIANUS, ed. MOMMSEN, Th. e MEYER, P. M. Berlim: 1954. (C. Th.) SANCTI AURELII AUGUSTIN. De civitati Dei. In: Corpus christianorum: Series Latina, XLVIII, Turnholt: Brepol, 1955.

146

UFES Programa de Ps-Graduao em Histria

CETEDOC LIBRARY OF CHRISTIAN LATIN TEXTS - CLCLT-2 (CD Rom com textos diversos da Patrstica incluindo Agostinho e Gregrio Magno) Obras de apoio ARTOLA, A. M.; CARO, J. M. S. Bblia y palabra de Dios. Estella (Espanha): Verbo Divino, 1990. BARON, S.W. Historia social y religiosa de pueblo judo. Buenos Aires: Paids, 1968. Catholic Encyclopedia on Line. Disponvel em: www.newadvent.org/cathen/ Acesso em mar 2008 FELDMAN, S. A. De civis romanii a nefariam sectam: a posio jurdica da minoria judaica no Codex Theodosianus (sc. IV e V). In: Revista da SBPH, Curitiba; SBPH, n. 21, p. 7-16, 2001. _______. A Igreja e a "questo judaica": de Eusbio de Cesaria a Gregrio Magno. Boletim do CPA, Campinas: Unicamp, v. 17, p. 131-154, 2004. FREDRIKSEN, P. Augustine and Israel: interpretatio ad litteram, Jews, and Judaism in Augustines Theology of History. Studia patrstica. Louvain (Belgica): Peeters, 2001. KRIEGEL, Maurice. Judeus. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean Claude. Dicionrio temtico do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2006. p. 37-53. GONZALEZ-SALINEIRO, R. Catholic antijudaism in visigothic Spain. In: FERREIRO, A. (Ed.). The visigoths: studies in culture and society. Koln: Brill, 1998. ZERNER, Monique. Heresia. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean Claude. Dicionrio temtico do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2006. p. 503-521. Notas
* Artigo submetido avaliao em 02 de setembro de 2010 e aprovado para publicao em 29 de setembro de 2010. 1 Pesquisa realizada sob o patrocnio do CNPQ Bolsa Universal 2008. 2 Trata-se do Salmo 59, v. 11 que afirma: Ne occideris eos, ne quando obliviscantur legem tuam; disperge eos in virtute tua. 3 Na sua obra Comentrios aos Salmos, encontrada na Patrologia Latina. V. Agostinho, Enarratio, Psalmi 58:1, 22 IN: PL, t. 36: col. 705.

Dimenses, vol. 25, 2010, p. 131-147. ISSN: 1517-2120

147

4 Agostinho, Enarratio, Psalmi 56:9 IN: PL, t. 36: col. 666. O conceito de bibliotecrioescravo de acordo a Flannery, existia na sociedade romana. Era um funcionrio (escravo) instrudo e que se sobrepunha aos outros escravos. Assemelha-se ao ponto de vista de Paulo sobre a Lei, como o pedagogo em Cristo (Glatas c. 3, v. 24). Aps a vinda do Cristo, a f supera a Lei e iguala os fiis, sendo estes os herdeiros de Abrao.

You might also like