You are on page 1of 23

Geologia Estrutural

TIPOS DE FOLIAO
Professores:
Celso Dal R Carneiro DGAE/IG/UNICAMP Carlos Roberto de Souza Filho DGRN/IG/UNICAMP Mrio Neto Cavalcanti de Arajo DGRN/IG/UNICAMP Ticiano Jos Saraiva dos Santos DGRN/IG/UNICAMP Wanilson Luiz Silva DGRN/IG/UNICAMP
Outubro de 2003

Foliaes

FOLIAES
1. Introduo
Grande parte das estruturas em rochas definida pela orientao preferencial de minerais ou elementos da trama. Esta ultima inclui o arranjo espacial e geomtrico de todos os constituintes da rocha, congregando feies texturais, estruturais e orientaes cristalogrficas preferenciais. Os elementos da trama so aquelas feies que se repetem sistematicamente na rocha. Uma falha isolada cortando um nvel composicionalmente diferente da rocha no considerada um elemento da trama, enquanto que planos de foliao paralelos regularmente distribudos so. A palavra foliao pode ser usada como um termo genrico para descrever feies planares que se reproduzem de forma penetrativa no meio rochoso. Nesse sentido podemos ento classificar como foliao um acamamento rtmico de uma rocha metamrfica, o bandamento composicional de rochas gneas, ou outras estruturas planares de rochas metamrficas. Juntas so normalmente excludas dessa classificao por no serem suficientemente penetrativas.

Foliaes podem ser definidas por variao espacial na granulometria dos minerais constituintes da rocha, pela orientao preferencial de minerais alongados, placosos ou agregados minerais, por descontinuidades planares como microfraturas, ou ainda pela combinao desses elementos (Fig.1).
Fig.1 Representao dos vrios elementos da trama que definem uma foliao. a. bandamento composicional, b. orientao preferencial de minerais placosos (e.g. micas), c. orientao preferencial de limites de gros deformados (e.g. quartzo e carbonato. d. variao no tamanhos dos gros. e. orientao preferencial de minerais placosos imersos em uma matriz isenta de orientao preferencial. f. orientao preferencial de agregados minerais lenticulares. g. orientao preferencial de fraturas e microfalhas (e.g. quartzitos de baixo grau). h. combinao dos elementos das figuras a,b e c. Figura extrada de Passchier & Trouw (1996).

Foliaes

2. CLASSIFICAO MORFOLGICA DE FOLIAES


Ao observar uma foliao em uma rocha existem algumas perguntas que devem ser feitas: Ser uma estrutura pr-deformacional? (e.g. acamamento ou plano de fissilidade) a nica foliao da rocha? (e.g. no existem foliaes prvias?) uma estrutura mais nova? (e.g. existem foliaes anteriores?)

Fig.2 - Dois tipos de foliao secundria. (A-B) mostram clivagens de crenulao S2 afetando uma foliao mais antiga S1. (C) Relao entre uma foliao interna (S1), presente no interior de porfiroblastos, e uma mais jovem S2.

Como distinguir uma foliao primria de uma tectnica? Foliaes primrias so estruturas relacionadas aos processos formadores da rocha, o acamamento primrio em uma rocha sedimentar e o magmtico numa gnea so bons exemplos. Uma outra foliao primria a diagentica, formada por compactao. Foliaes secundarias se formam posteriormente a gnese da rocha, depois da litificao das rochas sedimentares ou da solidificao de uma rocha gnea, ou por segregao metamrfica. Estas resultam da deformao e metamorfismo, sendo as mais comuns a clivagem, xistosidade, bandamento diferenciado, foliao miltica, etc. Embora foliaes tambm possam se desenvolver em algumas zonas cataclticas, o desenvolvimento de uma foliao secundria usualmente interpretado como sendo o produto da deformao dctil. Foliaes secundrias que se desenvolvem de modo heterogneo so difceis de distinguir das primrias. O reconhecimento de uma foliao primria importante, pois elas ajudam na investigao a evoluo estrutural (S0, S1, S2,

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

S3, Sn...) e reconstituio de estruturas regionais (e.g. padres de redobramento) de faixas orognicas.
CRITRIOS DE DISTINO ENTRE FOLIAES PRIMRIAS E SECUNDRIAS

Foliaes primrias

Foliaes secundrias

Estruturas sedimentares podem est Estruturas sedimentares so ausentes. presentes (e.g. gradao granulomtrica reconhecida em escala meso ou microscpica, Fig.3a-b) Pequena variao de espessura ao longo da Irregular em espessura e arranjo das bandas direo da camada. (Fig.4a) Alinhamento de gros ou agregados As camadas mostram composio bimodal minerais sem que haja estiramento/recristalizao (Fig.4b) Foliao normalmente (sub)paralela ao plano axial de dobras marcadas em uma Composio e tamanho dos gros pode foliao mais antiga. variar em cada camada ou no interior de uma mesma camada. Foliaes primrias nunca ocupam o plano axial de dobras.

2.1 Foliaes/estruturas primrias


Em rochas de baixo grau metamrfico pouco deformadas, o reconhecimento do acamamento uma tarefa relativamente fcil, uma vez que as caractersticas principais de uma seqncia sedimentar, incluindo estruturas primrias, podem estar bem preservadas. No caso de rochas mais intensamente deformadas e metamorfisadas, usualmente mais difcil a distino entre um bandamento primrio e outro secundrio. Em muitas rochas metamrficas, como gnaisses, por exemplo, um bandamento composicional pode ter sua origem ligada a processos sedimentares, gneos ou metamrficos; ou ainda pode ter uma origem complexa.
Fig.3 (a) Acamamento S0 definido pela alternncia de nveis peliticos (leitos argilosos em marrom claro) e nveis psamticos em metasedimentos do domnio Estncia (Faixa Sergipana, NE do Brasil). No interior de cada um dos nveis pelticos a cor marrom torna-se progressivamente mais intensa para a direita. Isso indica granodecrescncia para a direita, ou seja, topo estratigrfico na mesma direo. Afloramento de metapelitos do domnio Estncia, Faixa Sergipana (NE do Brasil). (b) feio semelhante a observada em (a). Nveis pelticos de colorao cinza azulada. Notar a gradao inversa definida pelo escurecimento dos tons de cinza para baixo. Afloramento de muscovita biotita xistos da regio de Carrancas (Minas Gerais).

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

3.a

3.b

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

4.a

4.b

Fig.4 (a) Fotomicrografia mostrando o acamamento S0 dobrado (foliao primrio subhorizontal) de um filito, cortado por uma clivagem de dissoluo por presso S1 subvertical marcada por finos filmes de material insolvel (linhas escuras subverticais). Uma foliao mais antiga S1 subparalela ao acamamento tambm presente na foto. Sudoeste de Queensland (Austrlia). (b) Foliao primria (magmtica) definida pelo alinhamento de enclaves mficos em leucogranito rseo da Faixa Sergipana.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

2.2 Foliaes secundrias Comeamos esse item mostrando uma classificao morfolgica das foliaes secundrias e discutindo os principais processos envolvidos nas suas respectivas formaes. Foliaes secundrias podem mostrar uma grande variedade de feies morfolgicas (Fig.5). Com base nas suas caractersticas, um nmero significativo de terminologias descritivas tem sido usado como, por exemplo: clivagem ardosiana, xistosidade, bandamento diferenciado, clivagem de fratura e clivagem de crenulao. Infelizmente, o uso desses termos no uniforme e alguns deles tm sido usados com implicaes genticas. Por exemplo, o nome clivagem de fratura tem sido usado para fazer referncia a uma foliao descontnua com um bandamento composicional fino e espaado, possivelmente originado por dissoluo preferencial ao longo de fraturas no mais visveis em escala microscpica. Outras interpretaes genticas dessas estruturas que no envolvem a presena de fraturas so possveis de modo que o uso de termo s clivagem de fratura deve ser evitado. Assim a utilizao de terminologias genticas nesse captulo ser evitada. Aqui nos restringiremos utilizao de termos descritivos. Clivagem e xistosidade O termo clivagem alusivo as foliaes secundrias presentes em rochas finas, nas quais a observao a olho nu dos gros minerais (principalmente micas) e impossibilitada.

Existem dois tipos principais de clivagens. Aquelas que se repetem sistematicamente desde a escala de afloramento at a de lmina delgada, e as mais discretas, muitas vezes identificadas apenas ao microscpio. As clivagens mais penetrativas ou contnuas so as Ardosianas. Elas so tipicamente associadas a rochas pelticas finas (<0.5mm), metamorfisadas em baixo grau. Onde podemos encontrar clivagens Ardosianas? A clivagem ardosiana no uma foliao restrita as Ardsias. Embora o nome seja bem sugestivo, toda e qualquer rocha de baixo grau metamrfico que tenha tendncia a desenvolver planos de fissilidade pode desenvolver clivagem Ardosiana (Fig.6a-f). Fissilidade - Facilidade de quebrar segundo planos subparalelos bem definidos (e.g. margas, metacarbonatos, metarenitos finos e claro as ardsias).

Ilustrao esquemtica clivagem ardosiana.

de

uma

Foliaes

Fig.5 Classificao morfolgica de foliaes com uso do microscpio ptico. Extrado de Passchier & Trouw (1996). Fonte original: Powell (1979) e Borradaile et al. (1982).
Fig.6 (A) Clivagem Ardosiana em mecarbonato impuro da Faixa Sergipana. Mina de Calcrio da Votorantin em Simo Dias (SE). As placas de carbonato cadas no solo so nada mais nada menos que planos de foliao soltos da sua posio original pelas detonaes dirias. (B) Clivagem ardosiana em metaturbiditos Cambro-Ordovicianos da Nova Esccia.

Foliaes

6a

6b

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

6c

6d

continuao Fig.6 (c) Clivagem ardosiana desenvolvida segundo o plano axial de dobras abertas dos metatubirditos mostrados na Fig.6b. (d) Aspecto geral da clivagem ardosiana da Fig.6b. Notar a penetratividade da foliao, a qual pode ser classificada como uma clivagem contnua, com alguma contribuio de dissoluo por presso marcada pelos leitos escuros subhorizontais.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

6e

6f

Continuao.

Fig.6 (e-f) Clivagem ardosiana em metapelitos da Faixa Sergipana.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

Clivagem disjuntiva Existem dois tipos principais de clivagem disjuntiva: clivagem de crenulao e a clivagem espaada. Clivagem de crenulao Normalmente corta uma clivagem continua pr-existente, preservada no interior de microlintons. mais notvel quando afeta uma xistosidade ou uma estrutura filtosa (foliao de filitos. Itermediria entre a clivagem ardosiana e a xistosidade). Em rochas que contm clivagens de crenulao a foliao prexistente normalmente afetada por microdobras. So reconhecidos dois tipos de clivagem de crenulao. A clivagem de crenulao discreta que se desenvolve segundo domnios de clivagem estreitos trucando fortemente a foliao prvia dos microlintons, similarmente ao que acontece com microfalhas (Fig.7).

Fig.7 Clivagem de crenulao discreta afetando o acamamento S0 e uma foliao subparalela S1 de metapelitos da Faixa Sergipana. Note que o nvel psamtico no centro da foto trucado e levemente deslocado pela clivagem de crenulao dando o aspecto de uma microfalha.

Clivagem de crenulao zonal possui domnios de clivagem largos que coincidem com o flanco de microdobras apertadas afetando a foliao pr-existente (Fig.8 a-b).

Foliaes

8a

8b

Fig.8 (a) Aspecto microscpico de clivagem de crenulao zonal em metapelitos da Faixa Sergipana. (b) foto de afloramento mostrando clivagem de crenulao zonal em quartzitos da Faixa Serid, Rio Grande do Norte.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

Clivagem espaada Normalmente arranjada segundo um sistema anastomosado, estiloltico a suave, freqentemente ocupado por material carbonceo ou argiloso. A clivagem espaada tipicamente encontrada em rochas sedimentares dobradas isentas de metamorfismo. Especialmente calcreos e alguns arenitos impuros. O espaamento entre os domnios de clivagem normalmente varia de 1 a 10cm, de forma que os microlitons so relativamente largos quando comparados com outros tipos de clivagem.
Fig.9 Clivagem espaada produzida por impacto meterico. Cratera Ries Alemanha.

Fig.9

Xistosidade Foliao secundria normalmente definida por lamelas de mica de granulometria grossa (1-10mm) em associao com quartzo e outros minerais. A granulometria maior que a das ardsias resultante da alta recristralizao mineral, tpica dos graus metamrficos mais elevados nos quais a xistosidade caracterstica. O aspecto mesoscpico caracterstico da xistosidade a definio de planos de foliao pelo alinhamento de micas como muscovita, biotita, clorita e sericita. Xistos raramente se partem segundo planos perfeitos como as ardsias. Muito pelo contrrio, eles quebram formando discos e soltam muita mica, que normalmente fica grudada na pele dos gelogos.

Fig.10 Xistosidade subvertical bem desenvolvida em micaxistos da Faixa Sergipana. Notar a preservao de uma foliao pr-existente no interior de pods de baixo strain (centro da foto).

Foliaes

Ao microscpico a xistosidade mostra aspectos morfolgicos semelhantes aos da clivagem ardosiana. Os domnios de clivagem em rochas xistosas so normalmente definidos por micas subparalelas, que eventualmente definem lentes ou formas discides com quartzo e/ou feldspato no interior (Fig.11). Estes podem mostrar bordas de clorita.

Fig.11 Xistosidade definida pelo alinhamento de muscovita. Notar a presena de quartzo e feldspato na forma de lentes ou sigmides, ligeiramente assimtricos. Quartzitos feldspticos da Faixa Sergipana

Fig.12 xistosidade em muscovita xistos do Novo Mxico.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

3. ALGUNS TERMOS GENTICOS

Esta seo lista algumas terminologias genticas usadas para descrever foliao. Ressaltasse que todas as foliaes secundrias se desenvolvem em resposta a processos deformacionais, de forma que os termos usados no item anterior podem tambm ser classificados de forma gentica. Como a relao entre os processos morfolgicos e genticos usualmente complexa, decidimos por separar as duas classificaes em itens diferentes. Contudo enfatizamos que embora as pesquisas tenham conseguido considervel xito com o passar dos anos, o conhecimento atual sobre os processos de gnese de foliaes ainda incompleto. Aqui nos restringimos a listar os principais tipos genticos de foliaes. 3.1 CLIVAGEM DE DISSOLUO Foliao normalmente marcada pelo truncamento de limbos de microdobras, veios (Fig.13-15) ou por um bandamento diferenciado que alterna faixas escuras ricas em minerais insolveis (micas e opacos) com faixas ricas em quartzo e outros minerais constituintes da rocha.
Fig.13 - Aspecto mesoscpico de uma clivagem de dissoluo subvertical em metasiltitos. Note que os veios subhorizontais em branco so truncados pelos planos de clivagem ressaltando o processo de dissoluo por presso envolvido na formao da clivagem. Localizao do afloramento desconhecida.

Fig.14 Clivagem de dissoluo marcada pelo rompimento do flanco de minidobra apertada afetando veio de quartzo que corta uma clivagem contnua de micaxistos da Faixa Serid (Rio Grande do Norte). Notar a concentrao de opacos no rompimento do flanco da dobra.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

Fig.15 Clivagem de dissoluo em metamargas. Notar as frentes de dissoluo demarcadas pela concentrao de minerais insolveis (planos subverticais). Dissoluo realada pelo trucamento de veios oblquos a clivagem contnua precoce (planos subhorizontais dobrados). Localizao desconhecida.

3.1 FOLIAO MILONTICA As rochas milonticas formam uma famlia de rochas fortemente foliadas e deformadas, constituindo o que se conhece como srie milontica. Essas rochas so um tipo de rocha de falha no qual a granulometria do protlito dramaticamente reduzida em resposta s altas magnitudes de deformao atingidas no interior de zonas de cisalhamento. A reduo granulomtrica caracterstica dos milonitos o resultado da deformao dctil ou de uma mistura com mecanismos de deformao dctil-frgeis. Os principais mecanismos responsveis pela gerao das foliaes milonticas so os de plasticidade cristalina, recristalizao dinmica e fraturamento de gros mais competentes. A deformao que gera as rochas milonticas denominada milonitizao. A foliao milontica gerada por mecanismos de plasticidade cristalina evolui por meio da ativao de deslocamentos no interior do retculo dos minerais, gerando gros alongados segundo uma determinada orientao preferencial. Em casos extremos, tem-se a formao de ribbons (fitas) de quartzo monocristalino alongados segundo a trama milontica. A evidncia da deformao intracristalina definida principalmente pela forte extino ondulante dos gros minerais (Fig.16).
Fig.16 (a) Gros detrticos de quartzo em quartzito milonitizado do oeste da Austrlia. Notar a extensiva participao de mecanismos de plasticidade cristalina denotada pela forte extino ondulante. Notar tambm que outros mecanismo como a rotao de subgro atuou na formao da foliao milontica. (b) Ribbons monocristalinos de quartzo definindo a foliao milontica de xistos da Faixa Sergipana (NE do Brasil). Notar a forte extino ondulante.

Foliaes

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

A recristalizao dinmica produto de uma tendncia dos corpos rochosos a diminuir a sua energia livre, por meio da reduo granulomtrica para que ela que mais se ajuste as condies da deformao (presso dirigida, temperatura, presena de fluidos, composio da rocha,etc). A formao de kinks ou microdobras em micas, por exemplo, acumula energia suficiente no interior do gro deformado para que este ative mecanismos de recristalizao por migrao de borda de gro para dissipala atravs da rocha. Em gros de feldspato e quartzo, mecanismos de recuperao podem atuar gerando subgos alinhados segundo a foliao milontica que, em muitos casos, envolvem gros reliquiares no que se conhece como estrutura manto e ncleo.

Fig.17 foliao milontica definida pela forte recristalizao de quartzo em feldspato de granitos deformados da Faixa Sergipana (a) e do oeste Australiano (b). Notar a forte cominuio granulomtrica de porfiroclastos de feldspato, inclusive com o desenvolvimento de estruturas do tipo manto-ncleo (a). (b) forte recristalizao por mecanismos de migrao de borda de gro, forando o desenvolvimento de ribbons de feldspato formados pela coalescncia dos gros.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

De um modo geral, a maioria das rochas milonticas possui uma aparncia placosa devido a forte foliao impressa (Fig.18). A foliao que normalmente associada ao forte achatamento no interior das zonas de cisalhamento definida pela disposio subparalela de gros, pequenas juntas e algumas superfcies de cisalhamento. Em rochas monominerlicas a foliao tem um aspecto planar bem desenvolvido, enquanto que em rochas poliminerlicas comum o desenvolvimento de uma foliao milontica de aspecto anastomosado.

Fig.18 contato ultramilonito (poro superior)- milonito em granitos deformados do oeste da Austrlia.

Fig. 19 Foliao milontica contnua em ultramilonitos de granitos do oeste australiano. No centro tm-se feldspatos reliquiares rotacionados mostrando uma movimentao dextral.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

3.2 Foliao gnissica


Caraterizada pelo alinhamento de minerais de granulometria grossa, dispostos segundo leitos composicionalmente diferentes ou alongados segundo uma determinada direo preferencial. Os tipos mais comuns de foliao gnissica so os brandamentos gnissicos ou as foliaes de augen gnaisses. Esta ultima tambm pode ser formada pela milonitizao, por isso ao identificar uma foliao em um augen gnaisse veja se ele tem texturas milonticas. Rochas que portam uma foliao gnissica so produzidas pela exposio a altas presses e temperaturas, atingidas mediante condies de alto grau metamrfico.

18a

18b

Fig.18 Exemplos de foliao gnissica. (a) bandamento gnissico. (b) foliao gnissica em augen gnaisse. Localizao desconhecida.

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

3.3 Bandamento migmattico


Trama planar de geometria complexa, muitas vezes sem nenhuma orientao definida, associada fuso parcial da rocha (anatexia) em resposta a condies de alto grau metamrfico. Existem muitos tipos de migmatitos: migmatitos venulados contendo uma grande quantidade de segregaes quartzo feldspticas, produzidas em situ ou injetadas ao longo de fraturas ou zonas de cisalhamento. Agmatitos que lembram brechas, com fragmentos angulosos de gnaisses escuros ou anfibolitos envoltos por material grantico. E os Migmatitos nebulticos que so consideravelmente mais homogneos que as outras variedades de migmatitos. O bandamento migmattico nessas rochas representado por um bandamento diferenciado definido pela alternncia de nveis mficos e flsicos (Fig.19a-b), produzidos por processos de segregao metamrfica, possivelmente associados a poca de fuso do protlito. A sua diferena de uma foliao contnua ou de uma foliao primria que o bandamento migmattico normalmente descontnuo e irregular.

Fig.18 Exemplos de bandamento gnissico. (A) migmatito bandado. Nova York. Notar a alternncia de bandas mficas e flsicas definindo o bandamento migmattico da rocha. (B) Migmattico nebultico. Bandamento migmattico definido por nveis felsicos. Notar que este afetado por dobras abertas de charneira espessada. Faixa Sergipana (Provncia Borborema).

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

Foliaes

18a

18b

GEOLOGIA ESTRUTURAL/UNICAMP

You might also like