You are on page 1of 11

18/05/2012 - 10h33min - Atualizado em 18/05/2012 - 10h33min

Justia condena banco que obrigou cliente a ficar horas plantada na fila
A condenao foi a favor de Suzana Soares Silva , que ficou 1 hora e meia espera de atendimento numa fila do Bradesco.

Share on facebookShare on myspaceShare on googleShare on twitterShare on orkutShare on email


More Sharing ServicesCompartilhe |

Da reportagem do Tudorondonia Porto Velho, Rondnia - O Banco Bradesco foi condenado ao pagamento de indenizao a uma usuria por infrao Lei Municipal n. 1.350/99, art. 2, inc. I e II, alterada pela n. 1.631/05, que regula o tempo de espera em fila de banco no municpio de Porto Velho. A condenao foi a favor de Suzana Soares Silva , que ficou 1 hora e meia espera de atendimento. A Lei prev tempo de 20 minutos para atendimento em dias em que no h pagamento salarial de servidores pblicos. A denncia chegou a ser julgada improcedente em 1 grau e reformada pela 2 Cmara Cvel do Tribunal de Justia de Rondnia. Os bancos da capital vm sofrendo sucessivas condenaes por desrespeito Lei de permanncia na fila. Na contramo da Lei, bancos continuam sendo condenados, mas mas assim mesmo insistem em menosprezar o usurio. Ao arbitrar a indenizao, o desembargador Marcos Alaor Grangeia anaotou: A espera em fila pelo perodo acima descrito causadora de angstia e desgaste psicolgico, passvel de indenizao, porquanto indica desprezo ao consumidor e falta de coerncia em relao s normas consumeristas. O valor da indenizao ainda no foi divulgado.

Data de distribuio :27/12/2011 Data do julgamento : 09/05/2012 0015044-24.2010.8.22.0001 Apelao Origem: 00150442420108220001 Porto Velho/RO - Frum Cvel (8 Vara Cvel) Apelante: Suzana Soares Silva Advogado: Agnaldo Arajo Nepomuceno (OAB/RO 1605) Apelado: Banco Bradesco S.A. Advogados: Jos Edgard da Cunha Bueno Filho (OAB/RO 4570), Reynaldo Augusto Ribeiro Amaral (OAB/RO 4507), Pedro Pereira de Moraes Salles (OAB/SP 228166) e Regiane Cristina Marujo (OAB/SP 240977) Relator: Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia Revisor: Desembargador Alexandre Miguel Deciso :POR UNANIMIDADE, DAR PROVIMENTO AORECURSO NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.. Ementa : Lei municipal. Tempo de atendimento em banco.Constitucionalidade. Consumidor. Espera em fila. Dano moralindenizvel. Indenizao. Valor.Ao legislar sobre o tempo de atendimento ao pblico nasagncias bancrias estabelecidas em seu territrio, o municpioexerceu competncia a ele atribuda pelo artigo 30, I, daCB/88. Configura direito ao recebimento de indenizao por danosmorais ao consumidor que aguarda mais de uma hora na fila debanco para atendimento, ultrapassando o tempo estabelecidoem lei municipal, devendo ser fixada a indenizao em valorque atenda a um juzo de razoabilidade e proporcionalidadepara que atinja seus objetivos. (a) Bel Lorenza da Veiga Lima Darwich Passos Diretora do 2DEJUCIVEL

Tempo de espera em fila de banco e direito a indenizao Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/21692/tempo-de-espera-em-fila-de-banco-e-direito-aindenizacao#ixzz2Oa7WUqgG O artigo analisa o direito de indenizao em decorrncia do tempo de espera em filas de banco, ressaltando que o magistrado deve analisar se o tempo de espera ultrapassou os

limites do razovel, se no havia outros meios menos onerosos postos disposio do consumidor para concluir a transao, ou a ocorrncia de situaes excepcionais.

1 Introduo
O tempo e sua contagem sempre despertaram o interesse do ser humano. Sociedades muito antigas desenvolveram diversos tipos de calendrio e de instrumentos de marcao do tempo na tentativa de aferir, com preciso, essa grandeza. Por sua vez, segundo a chamada lei da oferta e da procura, regra bsica da economia, o valor ou preo de algo est relacionado de forma inversamente proporcional sua disponibilidade no mercado e diretamente sua demanda. No de hoje que o tempo, ou sua disponibilidade, se transformou em ativo escasso na vida de qualquer indivduo, motivo pelo qual nunca foi to atual a frase: tempo dinheiro. O Direito no ficou indiferente e inerte a tal situao, tanto que a razovel durao do processo foi expressamente positivada como garantia constitucional por meio da EC n. 45/2004[1] O valor econmico que se d ao tempo foi essencial para o investimento em tecnologias relacionadas telecomunicao e prtica de atos que no demandam o deslocamento do interessado. Ainda na seara jurdica, a presena fsica em vrios atos forenses foi relativizada pelo processo eletrnico[2] e pela teleconferncia[3]. Talvez, num futuro prximo, seja difcil explicar a um jovem aplicador do Direito sobre a antiga necessidade de comparecimento do advogado ao frum para protocolizar uma petio.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/21692/tempo-de-espera-em-fila-de-banco-e-direito-aindenizacao#ixzz2Oa84IHC4 O artigo analisa o direito de indenizao em decorrncia do tempo de espera em filas de banco, ressaltando que o magistrado deve analisar se o tempo de espera ultrapassou os limites do razovel, se no havia outros meios menos onerosos postos disposio do consumidor para concluir a transao, ou a ocorrncia de situaes excepcionais.

1 Introduo
O tempo e sua contagem sempre despertaram o interesse do ser humano. Sociedades muito antigas desenvolveram diversos tipos de calendrio e de instrumentos de marcao do tempo na tentativa de aferir, com preciso, essa grandeza.

Por sua vez, segundo a chamada lei da oferta e da procura, regra bsica da economia, o valor ou preo de algo est relacionado de forma inversamente proporcional sua disponibilidade no mercado e diretamente sua demanda. No de hoje que o tempo, ou sua disponibilidade, se transformou em ativo escasso na vida de qualquer indivduo, motivo pelo qual nunca foi to atual a frase: tempo dinheiro. O Direito no ficou indiferente e inerte a tal situao, tanto que a razovel durao do processo foi expressamente positivada como garantia constitucional por meio da EC n. 45/2004[1] O valor econmico que se d ao tempo foi essencial para o investimento em tecnologias relacionadas telecomunicao e prtica de atos que no demandam o deslocamento do interessado. Ainda na seara jurdica, a presena fsica em vrios atos forenses foi relativizada pelo processo eletrnico[2] e pela teleconferncia[3]. Talvez, num futuro prximo, seja difcil explicar a um jovem aplicador do Direito sobre a antiga necessidade de comparecimento do advogado ao frum para protocolizar uma petio. A tecnologia tambm modificou a forma de relacionamento das instituies financeiras com seus clientes. Ainda que a grande maioria das operaes bancrias possa ser realizada por telefone, internet ou terminais de autoatendimento, algumas demandam o comparecimento s agncias bancrias. Sendo outro postulado da Economia aquele segundo o qual as demandas so ilimitadas, mas so finitos os recursos aptos a supri-las, no raro que haja poucos empregados da instituio financeira disponveis para o atendimento de clientes no interior das agncias. Por consequncia, torna-se necessrio esperar o atendimento em fila. A situao do tempo de espera nessas filas, de to relevante, j ensejou atitudes do Poder Legislativo e multiplica os processos que chegam ao Judicirio. Visando abordar a questo sobre o prisma jurdico, o presente artigo analisar os principais aspectos acerca da possibilidade de responsabilizar civilmente as instituies bancrias em decorrncia do tempo de espera em filas.

2 Desenvolvimento 2.1 Responsabilidade civil extracontratual


Em sua obra, Teoria Geral do Dano[4], o civilista Slvio Neves Baptista define responsabilidade civil como a relao obrigacional decorrente do fato jurdico dano, na

qual o sujeito do direito ao ressarcimento o prejudicado e o sujeito do dever o agente causador ou o terceiro a quem a norma imputa a obrigao. A partir dessa definio, pode-se inferir que os pressupostos para a existncia do dever de indenizar so os seguintes[5]: a) um fato jurdico antecedente; b) dano, ou fato jurdico danoso; c) o nexo de causalidade entre o fato antecedente e o dano; d) a imputao da responsabilidade ao sujeito causador ou a terceiro. Sobre o fato jurdico antecedente, este pode ser um comportamento omissivo ou comissivo, lcito ou ilcito, desde que gere o evento danoso. Com efeito, ainda que a conduta praticada seja ilcita, no haver dever de indenizar se inexistir o dano. Ainda sobre esse pressuposto, relevante distinguir a responsabilidade civil subjetiva da objetiva. Tal diferenciao leva em conta a necessidade de se demonstrar a ocorrncia de culpa, ou seja, a transgresso a dever jurdico, no fato jurdico antecedente. Na responsabilidade subjetiva, diferentemente da objetiva, necessria a demonstrao de culpa. Quanto ao dano, conquanto no haja dever de indenizar sem a sua ocorrncia, h situaes em que, excepcionalmente, o fato, conquanto lesivo, no gera responsabilizao. Com efeito, a verificao de culpa exclusiva da vtima, legtima defesa, caso fortuito ou fora maior pode ter o condo de afastar a responsabilizao. Isso porque no haver responsabilidade civil se o prejuzo decorrer de fato que no pode ser atribudo como causa do dano, ou seja, se no houver nexo de causalidade entre o fato jurdico antecedente e o dano. Por fim, a imputabilidade a atribuio de poder ou dever a algum para responder por determinado fato jurdico[6]. Em geral, refere-se a quem deu causa ao dano, havendo, entretanto, casos em que a lei atribui terceira pessoa a responsabilidade pela indenizao, como se verifica nas hipteses previstas no art. 932 do Cdigo Civil[7].

2.2

Das espcies de dano

Conforme j explanado, o dano elemento central da responsabilidade civil. Sem a ocorrncia daquele, no h o que se indenizar, mesmo que se esteja diante de conduta ilcita. Quanto natureza do bem violado, o dano se classifica em patrimonial (quando afeta de forma negativa o conjunto de relaes jurdicas economicamente apreciveis de outro sujeito de direitos) ou extrapatrimonial (quando atinge bens da personalidade).

Os danos patrimoniais, tambm chamados materiais, possuem uma subclassificao de acordo com a sua extenso. No caso de no afetarem a atividade do ofendido ou a sua possibilidade de ganho, o dano classificado como emergente ou positivo. Por outro lado, se houver leso ao potencial de rendimento futuro, o dano ser cessante ou negativo. Os danos morais, todavia, se caracterizam pela ocorrncia de vexame ou constrangimento perante terceiros; de intenso abalo psicolgico capaz de causar aflies ou angstias extremas ao lesado. Em regra, para que seja deferido o direito indenizao pleiteada, o lesado tem que comprovar o prejuzo patrimonial ou extrapatrimonial sofrido. Ocorre que, em algumas situaes, no se faz necessrio se investigar a efetiva leso ao direito de personalidade, uma vez que esta resta clara pela simples apresentao do fato jurdico precedente. Nesses casos, o dano moral presumido (in re ipsa), no sendo, portanto, necessrio comprovar a existncia do dano. Nesse sentido, a jurisprudncia Superior Tribunal de Justia acerca da inscrio indevida em cadastro de inadimplentes: AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. INSCRIO DO NOME DO DEVEDOR EM RGO DE PROTEO AO CRDITO. REVISO. IMPOSSIBILIDADE.SMULA 7/STJ. QUANTUM INDENIZATRIO. TESE NO LEVANTADA NAS RAZES DO RECURSO ESPECIAL. INOVAO OBSTADA EM SEDE DE AGRAVO REGIMENTAL. PRECLUSO CONSUMATIVA. 1.- Esta Corte j firmou entendimento que nos casos de inscrio irregular em cadastros de inadimplentes, o dano moral se configura in re ipsa. () (AgRg no AREsp 112.213/SP, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 15/03/2012, DJe 03/04/2012)

2.3 Tempo de espera na fila e a ocorrncia de dano.


No pairam dvidas acerca da incidncia das normas de defesa do consumidor s relaes jurdicas formadas pelas instituies financeiras e seus clientes[8]. Assim, os bancos devem respeitar todos os direitos do consumidor, fornecendo produtos e servios de forma eficiente e segura. A eficincia na prestao dos servios, todavia, no envolve apenas o que fornecido, mas como se d esse fornecimento. Conforme exposto no tpico introdutrio, o tempo ativo escasso atualmente, sendo assim, num mercado de livre concorrncia, as empresas que fornecem o servio com maior comodidade aos usurios tendem a manter e aumentar sua clientela. Por consequncia, as instituies financeiras precisaram desconcentrar a prestao de seus servios, seja por meio de terminais de autoatendimento ou pela possibilidade de

utilizao da internet e de telefones para a realizao de transaes bancrias com maior agilidade e comodidade. Todavia, tais avanos no foram suficientes para suprimir a necessidade de comparecimento do consumidor agncia bancria para a realizao de algumas transaes. Ocorre que a crescente demanda de clientes normalmente no acompanhada de forma imediata pelo incremento da estrutura fsica e de pessoal para atend-la. Tal situao se mostrou to relevante que no foram poucos os Estados e Municpios que, fazendo uso da competncia legislativa prevista, respectivamente, no art. 24, VIII[9], e no art. 30, I, da Constituio Federal[10], passaram a normatizar o tempo mximo de espera em filas de instituies bancrias. Ressalte-se que o Colendo Supremo Tribunal Federal, em sede de repercusso geral, j reconheceu a competncia dos Municpios para a expedio de normas sobre essa matria. Veja-se: DEFINIO DO TEMPO MXIMO DE ESPERA DE CLIENTES EM FILAS DE INSTITUIES BANCRIAS. COMPETNCIA DO MUNICPIO PARA LEGISLAR. ASSUNTO DE INTERESSE LOCAL. RATIFICAO DA JURISPRUDNCIA FIRMADA POR ESTA SUPREMA CORTE. EXISTNCIA DE REPERCUSSO GERAL. (RE 610221 RG, Relator(a): Min. ELLEN GRACIE, julgado em 29/04/2010, DJe-154 DIVULG 19-082010 PUBLIC 20-08-2010 EMENT VOL-02411-05 PP-01137 ) A edio dessas normas, impondo aos bancos uma obrigao de fazer, consistente na prestao de servios de forma clere e adequada, fez com que alguns consumidores entendessem que o simples descumprimento do prazo legal ensejaria o direito a uma indenizao. No entanto, em tpicos anteriores, ressaltou-se que a ocorrncia de dano, seja ele patrimonial ou extrapatrimonial, imprescindvel para que haja o reconhecimento da responsabilidade civil e, por consequncia, do dever de indenizar. Dessa maneira, no a simples conduta ilcita do banco, de no respeitar o limite de tempo estabelecido para o atendimento, que importar o reconhecimento de sua responsabilidade civil para com o consumidor. Para tanto, dever, haver comprovao da ocorrncia de dano patrimonial ou extrapatrimonial suportado pelo indivduo que esperou na fila[11]. O ilcito poder importar a aplicao de penalidades administrativas, previstas nas leis que regulam o tempo mximo de espera na fila, mas apenas a ocorrncia do dano viabiliza o reconhecimento do direito do consumidor indenizao.

Assim, em caso de leso patrimonial, o banco poder ser condenado a ressarcir os danos emergentes ou os lucros cessantes do consumidor, caso presentes os demais pressupostos para caracterizar sua responsabilidade civil. Para tanto, o magistrado dever levar em considerao se o tempo de espera ultrapassou os limites do razovel, se no havia outros meios menos onerosos postos disposio do consumidor para concluir a transao, ou a ocorrncia de situaes excepcionais. Nesse ponto, relevante ressaltar que o tempo mximo de espera previsto em lei parmetro seguro para balizar o planejamento do consumidor e se este arcou com prejuzos decorrentes do tempo de espera na fila, tem direito indenizao. Para exemplificar, imagine-se o caso de consumidor que aproveita o horrio do almoo para efetuar transao bancria que s pode ser realizada no interior da agncia, como o saque de uma vultosa quantia em dinheiro, em local cuja lei municipal estabelece em trinta minutos o tempo mximo de espera por atendimento. Se o tempo de espera ultrapassa tal interstcio e, em razo disso, comprovadamente o consumidor deixa de concluir um negcio, pode o banco ser condenado a indeniz-lo pelas perdas sofridas. Em relao ao dano moral, o jurista Yussef Said Cahali[12] afirma que este decorre do sofrimento, da dor, das perturbaes emocionais e psquicas, do constrangimento, da angstia, do desconforto espiritual por bem ou servio defeituoso ou inadequado fornecido. sabido que os simples aborrecimentos, contrariedades e frustraes da vida cotidiana no ensejam o reconhecimento de dano moral. Ainda que aguardar atendimento em filas no seja situao agradvel, tal dissabor comum na vida em sociedade e no exclusividade do servio prestado pelos bancos, situao essa que deve ser ponderada antes de se concluir pela ocorrncia do dano extrapatrimonial. Sobre o assunto, j se posicionou o Colendo Superior Tribunal de Justia. Veja-se: AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO DE INDENIZAO. POUCO TEMPO DE ESPERA EM FILA DE BANCO. MERO DISSABOR. DANO MORAL. NO CARACTERIZADO. 1. O pouco tempo de espera em fila de banco no tem o condo de expor a pessoa a vexame ou constrangimento perante terceiros, no havendo que se falar em intenso abalo psicolgico capaz de causar aflies ou angstias extremas. 2. Situao de mero aborrecimento ou dissabor no suscetvel de indenizao por danos morais. 3. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no Ag 1422960/SC, Rel. Ministra MARIA ISABEL GALLOTTI, QUARTA TURMA, julgado em 27/03/2012, DJe 09/04/2012)

Entender que o fato de aguardar pelo atendimento em filas no seja uma excepcionalidade, entretanto, no importa afirmar ser improvvel o reconhecimento de dano moral. Isso, porque se o estabelecimento bancrio no proporciona condies adequadas de conforto para a espera, a exemplo de ventilao, limpeza, segurana, oferecimento de gua, existncia de cadeiras e sanitrios, no h dvidas de que a demora no atendimento pode ensejar a responsabilizao. Tambm aqui deve ser ponderado se o servio buscado no poderia ser obtido por meio de um meio mais acessvel ao consumidor, como o telefone, a internet ou os terminais de autoatendimento. Tal ressalva se d em respeito ao princpio da boa-f objetiva, que possui por consectrio o dever de mitigar as perdas (duty to mitigate the loss), segundo o qual o suposto lesado no pode agir de modo a criar ou incrementar para si situao de prejuzo. Desse modo, se, injustificadamente, o consumidor escolheu a forma mais onerosa para seu atendimento, no poder se beneficiar dessa escolha.

3 Concluso
Conquanto normalmente caracterize mero dissabor cotidiano esperar em filas pelo atendimento em instituies bancrias, no so poucos os Estados e Municpios que, em face do interesse local, editaram leis para coibir os excessos que prejudicavam os consumidores. Todavia, ainda que a violao dessas leis enseje a aplicao de sanes por parte do ente municipal, no acarreta de forma automtica o reconhecimento do dever de indenizar o consumidor. Tal ocorre porque a existncia do dano imprescindvel para o reconhecimento da responsabilidade civil extracontratual. Assim, apenas comprovado o dano patrimonial ou extrapatrimonial e os demais pressupostos (fato jurdico antecedente, nexo de causalidade e imputabilidade) acordo com as regras processuais aplicveis espcie, poder ser imposto o dever de indenizar instituio bancria.

Banco condenado a indenizar por longa espera em fila

17/dez/2012

Por unanimidade, a 2 Turma Julgadora Mista da comarca de Goinia seguiu o voto do relator, juiz Avenir Passo de Oliveira, e condenou o Banco Bradesco a pagar R$ 2 mil correntista Vilmnia Maria Santana de Souza a ttulo de danos morais por ter esperado mais de uma hora na fila pelos servios da instituio. Alm disso, o Bradesco ter que pagar tambm R$ 22,8 mil devido ao dano social, que ser destinado Associao de Combate ao Cncer em Gois Unidade Arajo Jorge (ACCG). Segundo entendimento da 2 Turma Julgadora, uma indenizao derivada do dano social no para uma pessoa especfica porque a vtima toda a sociedade e por isso o valor ser destinado ao hospital. Os integrantes da Turma basearam-se na Lei Municipal n 7.867/99, que tem como objetivo punir administrativamente as instituies que violem o limite temporal para atendimento dos usurios. Tambm integram a 2 Turma Julgadora Mista as juzas Sandra Regina Teixeira Campos e Mnica Czar Moreno Senhorelo. A ementa recebeu a seguinte redao: Recurso Cvel. Ao de indenizao por danos morais. Consumidor. Instituio bancria. Fila para atendimento. Demora excessiva. Dano moral configurado. Caracterizao de dano social. Critrio de fixao de indenizao. I. A espera prolongada em fila de estabelecimento bancrio, in casu, uma hora e quatorze minutos, configura dano moral. II. Havendo falha na prestao do servio bancrio, deve ela responder nos exatos termos do art. 14 do Cdigo de Defesa do Consumidor. III. O desgaste decorrente do tempo excessivo na fila da agncia bancria ultrapassou a linha do mero aborrecimento para residir no campo do dano moral, podendo alcanar tambm o dano material, desde que devidamente comprovado. IV. O objetivo da Lei Municipal n. 7.867/99 punir administrativamente as instituies que violem o limite temporal para atendimento dos consumidores. V. A indenizao por danos morais visa compensar a dor experimentada pelo ofendido, bem como desestimular a prtica do dano pelo agressor. VI. O valor indenizatrio deve ser fixado consoante o juzo de equidade, considerando-se a gravidade da conduta e a durao do dano, trazendo em si tambm um carter pedaggico. VII. Ademais, verifica-se tambm a ocorrncia de outro dano, embora a ttulo diverso e com outro destinatrio sem violao do princpio da congruncia, em face da locuo latina da mihi factum, dabo tibi jus , uma vez que a narrativa dos fatos, o pedido deduzido em juzo e a prova documental acostada, permitem o acolhimento da pretenso a ttulo de dano social. VIII O juiz est legitimado a estender o mbito da deciso mesma absent parties, ou precisamente erga omnes. No representa reformatio in pejus, porquanto trata-se de condenao ex officio, pelo rgo revisor. IX. garantido ao juiz a possibilidade de proferir deciso alheia ao pedido formulado, visando a assegurar o resultado equivalente ao do adimplemento, conforme o art. 84, do Cdigo de Defesa do Consumidor. X. A indenizao derivada do dano social no para uma pessoa especfica, porque vtima toda a sociedade, portanto, ser destinada ao ACCG Unidade Hospital Arajo Jorge. XI. Recurso conhecido e improvido, para manter a condenao em dano morais e reconhecer ex offcio a ocorrncia de dano social, condenando o recorrente ao pagamento de indenizao no valor de R$ 22.880,00 a ser atualizado monetariamente pelo INPC a partir da data desde acrdo, com juros de um por cento (1%) ao ms incidindo a partir do fato danoso e revertidos a ACCG Unidade Hospital do Cncer Arajo Jorge ACCG. (Texto: Arianne Lopes - Centro de Comunicao Social do TJGO)

STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp 1218497 MT 2010/0184336-9


Compartilhe Ao de Indenizao. Espera em Fila de Banco Por Mais de Uma Hora.tempo Superior ao Fixado Por Legislao Local. Insuficincia da Sinvocao Legislativa Aludida. Padecimento Moral, Contudo,expressamente Assinalado Pela Sentena...

Dados Gerais Processo: REsp 1218497 MT 2010/0184336-9 Relator(a): Ministro SIDNEI BENETI Julgamento: 11/09/2012 rgo Julgador: T3 - TERCEIRA TURMA Publicao: DJe 17/09/2012

Ementa
AO DE INDENIZAO. ESPERA EM FILA DE BANCO POR MAIS DE UMA HORA.TEMPO SUPERIOR AO FIXADO POR LEGISLAO LOCAL. INSUFICINCIA DA SINVOCAO LEGISLATIVA ALUDIDA. PADECIMENTO MORAL, CONTUDO,EXPRESSAMENTE ASSINALADO PELA SENTENA E PELO ACRDO, CONSTITUINDOFUNDAMENTO FTICO INALTERVEL POR ESTA CORTE (SMULA 7/STJ).INDENIZAO DE R$ 3.000,00, CORRIGIDA DESDE A DATA DO ATO DANOSO (SMULA 54/STJ). 1.- A espera por atendimento em fila de banco quando excessiva ouassociada a outros constrangimentos, e reconhecida faticamente comoprovocadora de sofrimento moral, enseja condenao por dano moral. 2.- A s invocao de legislao municipal ou estadual queestabelece tempo mximo de espera em fila de banco no suficientepara desejar o direito indenizao, pois dirige a sanesadministrativas, que podem ser provocadas pelo usurio. 3.- Reconhecidas, pela sentena e pelo Acrdo, as circunstnciasfticas do padecimento moral, prevalece o julgamento da origem (Smula 7/STJ). 4.- Mantm-se, por razovel, o valor de 3.000,00, para desestmulo conduta, corrigido monetariamente desde a data do evento danoso (Smula 54/STJ), ante as foras econmicas do banco responsvel e,inclusive, para desestmulo recorribilidade, de menor monta, antealudidas foras econmicas. 5.- Recurso Especial improvido.

A mesma para citao: AO DE INDENIZAO. ESPERA EM FILA DE BANCO POR MAIS DE UMA HORA.TEMPO SUPERIOR AO FIXADO POR LEGISLAO LOCAL. INSUFICINCIA DA SINVOCAO LEGISLATIVA ALUDIDA. PADECIMENTO MORAL, CONTUDO,EXPRESSAMENTE ASSINALADO PELA SENTENA E PELO ACRDO, CONSTITUINDOFUNDAMENTO FTICO INALTERVEL POR ESTA CORTE (SMULA 7/STJ).INDENIZAO DE R$ 3.000,00, CORRIGIDA DESDE A DATA DO ATO DANOSO (SMULA 54/STJ).7541.- A espera por atendimento em fila de banco quando excessiva ouassociada a outros constrangimentos, e reconhecida faticamente comoprovocadora de

sofrimento moral, enseja condenao por dano moral.2.- A s invocao de legislao municipal ou estadual queestabelece tempo mximo de espera em fila de banco no suficientepara desejar o direito indenizao, pois dirige a sanesadministrativas, que podem ser provocadas pelo usurio.3.- Reconhecidas, pela sentena e pelo Acrdo, as circunstnciasfticas do padecimento moral, prevalece o julgamento da origem (Smula 7/STJ).4.- Mantm-se, por razovel, o valor de 3.000,00, para desestmulo conduta, corrigido monetariamente desde a data do evento danoso (Smula 54/STJ), ante as foras econmicas do banco responsvel e,inclusive, para desestmulo recorribilidade, de menor monta, antealudidas foras econmicas.5.- Recurso Especial improvido.

(1218497 MT 2010/0184336-9, Relator: Ministro SIDNEI BENETI, Data de Julgamento: 11/09/2012, T3 - TERCEIRA TURMA, Data de Publicao: DJe 17/09/2012, undefined)

You might also like