You are on page 1of 8

ESCOLA DE EDUCAO BSICA FRANCISCO MAZZOLA

AQUECEDOR SOLAR

NOVA TRENTO 2012 AQUECEDOR SOLAR

O aquecimento solar o uso de energia solar para o aquecimento de gua para banho, Piscina e processos industriais, interessante ser uma fonte energtica abundante e gratuita. O aquecimento de gua pela utilizao de coletores solares tem representado,

assim como as clulas fotovoltaicas, uma das aplicaes de maior viabilidade de uso, residencial ou industrialmente. Estes sistemas com coletores, entretanto, so ainda relativamente caros e por isto inacessvel maior parte da populao. Por exemplo, para uma residncia com quatro pessoas o custo fica em torno de R$ 3.000,00. Os aquecedores solares domsticos, largamente empregados na atualidade para produo de energia trmica solar a baixas temperaturas, tm sido objeto de vrias pesquisas e estudos desde a dcada de 1950. A energia solar e o aquecimento solar de gua

Energia solar: fonte de energia limpa e renovvel que no polui, no destri e nunca se esgota. Aquecimento solar de gua: aproveitamento da energia solar para aquecer a gua.

FUNCIONAMENTO BSICO * A caixa de gua fria abastece o boiler * O boiler abastece as placas com a gua fria * As placas absorvem o calor do sol e aquecem a gua * A gua aquecida retorna ao boiler e armazenada * O boiler trmico e conserva sua temperatura * A gua sai quente do boiler para o consumo * Voc tempera a gua quente misturando com gua fria * E aproveita todo seu conforto e economia

INSTALAO DE AQUECEDORES SOLARES 1 Placas solares 2 Boiler 3 Caixa gua fria 4 Apoio eltrico 5 Suspiro 6 Abastecimento das placas 7 Retorno das placas 8 gua para consumo 9 Abastecimento gua fria

Principais elementos de um aquecedor solar 1 PLACAS SOLARES Normalmente instaladas nos telhados das casas, as placas solares devem ser posicionadas bem orientadas para o sol, evitando-se reas de sombreamento. Cada placa solar absorve a energia do sol e aquece a gua que circula em seu interior. 2 BOILER Na maioria das instalaes solares o boiler ou armazenador trmico instalado dentro dos telhados, entre a caixa de gua fria e o topo das placas dos coletores solares. Sua principal funo a de armazenar a gua aquecida pelas placas conservando-a quente at o momento do consumo. 3 CAIXA DGUA Caixa de gua fria Normalmente, a mesma caixa de gua abastece os pontos de consumo de gua fria da residncia e o prprio boiler. Geralmente, uma caixa de gua fria comum encontrada em qualquer residncia. 4 APOIO ELTRICO sistema composto por um sensor, termostato ou controlador de temperatura e resistncia eltrica. Entra em ao, automaticamente, para aquecer a gua usando a energia eltrica em perodos prolongados de mau tempo. 5 ABASTECIMENTO GUA FRIA Tubulao que liga a caixa de gua fria ao boiler, abastecendo-o de gua fria. 6 ABASTECIMENTO DAS PLACAS Tubulao que liga o boiler s placas, abastecendo-as de gua fria. 7 RETORNO DAS PLACAS Tubulao que leva a gua aquecida nas placas para o boiler. 8 GUA PARA CONSUMO A gua quente armazenada no boiler sai por aqui para os pontos de consumo. 9 SUSPIRO Funciona como suspiro e alivia a presso do boiler no caso de superaquecimento. 10 O SOL Energia solar, natural e limpa que oferece conforto, economia e preserva outros recursos naturais.

Descrio Como Funciona um Aquecedor Solar ? O aquecedor solar composto por coletores solares e Boiler.

Os Coletores solares tambm chamados popularmente de (placas solares) so responsvel pela captao do calor solar. Esse calor transferido para gua que circula na parte interna da tubulao. O boiler tambm chamado de reservatrio trmico possui o formato cilindros. Geralmente construdo em ao inox ou polipropileno isolados termicamente com poliuretano. Assim a gua conservada e aquecida para consumo. A caixa de gua fria alimenta o reservatrio trmico do aquecedor solar afim de mantlo sempre cheio. A circulao da gua poder ser feita por circulao natural que a mais aconselhada por no ter a necessidade de utilizar a eletricidade ou na impossibilidade de utilizar este formato de circulao, utiliza-se a bomba eltrica para forar a circulao da gua.

Como funciona Os componentes principais do sistema de aquecimento solar so: coletor solar de alto desempenho e reservatrio trmico. No primeiro ocorre a transmisso do calor por meio de trs processos: conduo, conveco e radiao. A energia solar que incide por radiao absorvida pelas placas coletoras. Estas transmitem essa energia para a gua que circula no interior de suas tubulaes de cobre. Uma pequena parte da energia refletida para o ar que envolve a chapa. A eficincia do coletor dada pela proporo dessas trs parcelas de energia (absorvida, transmitida e refletida) em relao quantidade total de energia incidente. O segundo dispositivo o que armazena e mantm a gua quente por longos perodos. O reservatrio termicamente isolado, abastecido por uma caixa de gua fria e deve ser mantido sempre cheio. Pode ser equipado com apoio eltrico que garante gua quente em perodos chuvosos. Nos sistemas convencionais, a gua circula entre os coletores e o reservatrio trmico por meio de um sistema chamado termossifo ou circulao natural. Nesse sistema, a circulao faz-se por conveco natural, em que o fluido trmico aquece tornando-se menos denso, e sobe do coletor para o depsito, esfria, e desce novamente para o coletor. O processo contnuo desde que haja radiao solar disponvel e a temperatura no coletor seja superior do acumulador. A circulao da gua tambm pode ser feita por meio de motobombas em um processo chamado de circulao forada ou bombeado, normalmente instalados em piscinas e

sistemas de grandes volumes. A bomba fora o transporte do fluido trmico entre os coletores e o acumulador. Esta bomba comandada por uma unidade de controle, que em sistemas simples, reage diferena de temperatura entre o fluido trmico sada dos coletores e a temperatura da gua na parte mais baixa do depsito. O acumulador geralmente colocado no interior do edifcio e a bomba consome em mdia 9 kWh por ms.

Quais as vantagens do aquecedor solar Economia: - Gera a energia necessria para o aquecimento da gua em pelo menos 75% dos dias do ano (Regio Sul). - O Sistema de apoio (eltrico ou gs) ira apenas complementar o aquecimento em dias nublados e/ou chuvosos. - A implantao do sistema o nico investimento significativo.

Retorno do investimento: - O aquecimento solar um excelente investimento e a nica tecnologia que se paga no decorrer do tempo com as economias que proporciona, evitando-se gastos excessivos com energia eltrica ou gs. O retorno garantido.

Quais as vantagens do aquecedor solar Economia: - Gera a energia necessria para o aquecimento da gua em pelo menos 75% dos dias do ano (Regio Sul). - O Sistema de apoio (eltrico ou gs) ira apenas complementar o aquecimento em dias nublados e/ou chuvosos.

- A implantao do sistema o nico investimento significativo.

Retorno do investimento: - O aquecimento solar um excelente investimento e a nica tecnologia que se paga no decorrer do tempo com as economias que proporciona, evitando-se gastos excessivos com energia eltrica ou gs. O retorno

garantido.

Valorizao do imvel: - Ao adquirir um sistema de aquecimento solar voc estar valorizando seu imvel, instalando uma pequena usina capaz de produzir energia trmica atravs de uma fonte limpa, gratuita e inesgotvel.

Conforto: - Por ser um aquecedor central, independente de ser um dia frio ou no, a vazo de sada de gua no chuveiro maior que um aquecedor de passagem, chuveiro eltrico ou similares. Voc decide a temperatura do seu banho.

Manuteno: - o equipamento de mais baixa manuteno, sendo somente necessrio a lavagem externas dos vidros 2 vezes por ano e a drenagem do sistema 1 vez por ano, se necessrio.

Durabilidade: - A vida til de um aquecedor solar ultrapassa 20 anos e a maioria dos aquecedores instalados no Brasil h mais de 30 anos ainda funcionam.

Preservao: - O uso da energia solar ecologicamente correto, no polui, no causa danos a natureza e inesgotvel. a nica tecnologia que agrega economia, conforto e respeito ao meio ambiente. 95% dos seus componentes ao final de sua vida til, podem ser reciclados. Equilbrio Energtico: - Um sistema de aquecimento solar o nico que devolve toda a energia que foi utilizada para sua fabricao em apenas 3 anos de funcionamento. Nenhum sistema de aquecimento de gua faz isto.

Onde pode ser utilizado um aquecedor solar?

Em

qualquer

lugar

onde

houver

necessidade

de

gua

quente.

Exemplos: residncias, hotis, motis, clubes, hospitais, industrias, academias, piscinas, cozinhas industriais, clnicas. Em dias chuvosos ou nublados, como feito o aquecimento?

O aquecedor solar dotado de um aquecimento auxiliar eltrico - ou conjugado com um aquecedor a gs de passagem ou acumulao - para complementar o aquecimento nos dias em que a insolao no for suficiente. A instruo manter o sistema auxiliar ligado quando houver consumo alm do dimensionado (ou em dias chuvosos), desligando-o aps o ltimo consumo (no interessante manter aquecido o sistema j que no dia seguinte poder haver sol).

Foto 1

Foto 2

Foto 3

You might also like