You are on page 1of 2

Etimologia

A palavra mquina deriva do latim machina,[1] que por sua vez, vem do grego drico makhana e jnico mekhane,[2], uma derivao de mekhos que significa "meio, expediente, remdio"[3].

Histria
A ideia de uma mquina simples foi criada pelo filsofo grego Arquimedes, no sculo III a.C., que estudou as mquinas "Arquimedianas": alavanca, polia, e parafuso.[4] [5] Arquimedes tambm descobriu o princpio da alavancagem.[6] Mais tarde outros filsofos gregos definiram as cinco mquinas clssicas (excluindo o plano inclinado) e foram capazes de calcular sua alavancagem.[7] Heron de Alexandria (ca. 1075 AD), em seu trabalho Mecnica lista estes cinco mecanismos que podem colocar uma carga em movimento: alavanca, molinete, polia, cunha e parafuso,[5] e descreve sua fabricao e usos.[8] Porm o conhecimento grego se limitava a mquinas simples, que operavam atravs do balano de foras, sem incluir a dinmica, comparaes entre fora e distncia, ou o conceito de trabalho.

Caractersticas
A diferena preliminar entre ferramentas simples e mecanismos ou mquinas simples uma fonte de energia e uma operao um tanto independente. O termo mquina aplicase geralmente a um conjunto de peas que operam juntas para executar o trabalho. Geralmente estes dispositivos diminuem a intensidade de uma fora aplicada, alterando o sentido da fora ou transformando um tipo de movimento ou de energia em outro. A ineficincia de uma mquina o grau ou a porcentagem a que uma mquina no realiza o trabalho que poderia fazer sem as limitaes da frico (atrito).

Classificao
As mquinas podem ser divididas em automticas e no-automticas (ou manuais):

Mquinas no automticas
Estas mquinas tambm so chamadas de manuais. So todas as mquinas que precisam da energia permanente do operador para executar o trabalho. Um bom exemplo disso uma furadeira manual, em que o operador tem que girar continuamente uma manivela para que ela execute o trabalho.

Mquinas automticas
So aquelas onde a energia provm de uma fonte externa, como energia eltrica, trmica, entre outras. Uma furadeira eltrica em que o operador tem que somente apertar um boto para que a mesma execute o trabalho uma mquina automtica. Com isso, pode-se dizer tambm que as mquinas automticas no precisam da energia permanente do operador, mas podem precisar do controle permanente do operador, que

no caso da furadeira apertar um boto. As mquinas automticas podem ainda ser dividas entre mquinas automticas programveis e mquinas automticas no programveis: A mquina automtica no programvel executa sempre o mesmo trabalho ao receber energia. A mquina automtica programvel tem como caracterstica o fato de que o seu trabalho depende de instrues dadas pelo operador. Pode-se citar como exemplo de mquina automtica programvel uma mquina que realiza seu trabalho conforme a posio de chaves. Pode-se ainda introduzir instrues em uma mquina automtica programvel por meio de um computador ou outro tipo de processador eletrnico, como um microcontrolador ligado a um teclado matricial. Uma mquina automtica com um controle de tempo por meio de um temporizador no pode ser considerada uma mquina automtica programvel, pois ela no muda seu trabalho conforme o ajuste do temporizador, muda apenas o perodo em que executa o trabalho. Tambm no pode ser considerada uma mquina automtica programvel uma mquina automtica que possua um controle de intensidade que o usurio pode ajustar, pois assim ela tambm continua executando o mesmo trabalho apenas com uma intensidade diferente e seu trabalho no depende de programa algum.
A idia inicial de mquina objeto que aps iniciao faz um ou mais processo automtico ou semi-automtico. Equipamentos no necessariamente precisam ser automatizados e/ou necessita de energia para funcionar, tornando a maior parte de sua utilizao manual. Darei um exemplo de uma metalrgica: Existe o Torno industrial, no qual voc regula todos os processos de produo de determinada pea desejada, o liga e ele faz exatamente o que voc quer, ou seja, voc particicipa de forma passiva na industrializao. E existe a guilhotina manual industrial no qual voc precisa empregar a fora manual, seja ela hidraulica ou no, o fato de voc participar ativamente do processo de industrializao, faz com que aquele bem, seja considerado um equipamento. Isso mero explicativo pois os dois bens compem uma s conta. Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre

You might also like