You are on page 1of 3

Noes de arquivologia Teorias e princpios Legislao Brasileira Lei n 8159 de 8 de janeiro de 1991 e o decreto n 4073 de 3 de janeiro de 2002 so legislaes

s bsicas Falar de arquivos o mesmo que se referir a gesto documental, sendo dever do poder pblico. Arquivos = conjuntos de documentos produzidos e recebidos, qualquer que seja o suporte da informao ou natureza dos documentos. Gesto de documentos = produo, tramitao, uso, avaliao e arquivamento em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente. Produo uso destinao. Arquivo conjunto de documentos produzidos ou recebidos em qualquer suporte (instrumento onde a informao est registrada) ou natureza de documentos nos rgos pblicos, privados ou pertencentes a pessoas fsicas. Arquivo pblico documentos produzidos e recebidos no exerccio de suas atividades por rgos pblicos. Documentos correntes mesmo sem movimentao so consultados com frequncia; Documentos Pblicos Correntes uso frequente CNH, por exemplo. Intermedirio uso relativo ttulo de eleitor aguardam sua eliminao ou recolhimento; Permanente pouco uso certificado de concluso do ensino mdio sero conservados para sempre possuem valor histrico, probatrio ou informativo. Arquivos privados Conjunto de documentos produzidos ou recebidos por pessoa fsica ou jurdica, podendo ser identificada pelo poder pblico como de interesse pblico e social. Eles, quando identificados como de interesse pblico e social no podem mais sofrerem alienao. Da organizao e administrao das instituies arquivsticas pblicas A administrao de documentao pblica compete as instituies pblicas, sendo que o arquivo nacional deve recolher os documentos produzidos e recebidos pelo governo federal (executivo). Estes documentos so permanentes. Do acesso e do sigilo dos documentos Garantido o direito de acesso aos documentos pblicos, com exceo aos classificados, na forma da lei, como sigilosos. O acesso a documentos sigilosos que envolvam a segurana nacional (sociedade e Estado) limitado a um prazo de 30 anos, podendo haver prorrogao uma vez por igual perodo e os referentes a honra e imagem das pessoas por um prazo mximo de 100 anos.

Disposies finais Quem danificar documentos pode ser responsabilizado penal, civil e administrativamente. o CNA (conselho nacional de arquivos) define a poltica nacional de arquivo, sendo ele rgo do Sistema Nacional de Arquivos (SNA).

Decreto n 4073 CONARQ normatiza e suas funes so a de definir a politica e orientar os demais rgos. SINAR executa e implementa a poltica nacional sobre arquivos pblicos privados. Organizaes sociais tem seus arquivos definidos como pblico por fora da lei: ANAC; ONGs; Petrobrs... Em cada rgo e entidade da administrao pblica federal ser constituda comisso permanente de avaliao e seleo da documentao produzida no seu mbito de atuao. Os documentos para o arquivo nacional devero estar limpos e organizados, isso feito por quem os envia. O presidente da repblica pode transformar um documento privado em pblico. O chefe da casa civil designa membros ao CONARQ.

Conceitos fundamentais Informao pode ser definida como ideia ou conhecimento; Suporte meio no qual a informao registrada; Documento qualquer informao registrada em suporte. Informao + suporte (meio CD; pen drive; papel ...) = documento. Arquivo acumulao ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criadas por uma instituio ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecuo de seus objetivos, visando a utilidade que podero oferecer no futuro. Documento de arquivo desempenham funo recebidos ou enviados / qualquer suporte / vrios tipos / organizados. Finalidade guarda/preservao/atender as consultas e desarquivamentos. Tipos de documento Quanto ao gnero (quanto a forma que a informao foi registrada) Documentos textuais informaes em forma escrita; Documentos iconogrficos informao em forma de imagem esttica. Exemplo: fotografia; Documentos audiovisuais vdeo, gravaes de udio... Documento de informtica ou digitais precisam de uma mquina para visualizao; Documentos cartogrficos mapas e plantas; Documentos microgrficos microfilmes, microfichas ...

You might also like