You are on page 1of 27

Conceitos Bsicos de Automao Para uma furao manual o operador usava os olhos, o tato e a contrao de seus braos para

avaliar a evoluo do furo na madeira, decidindo a velocidade da broca e verificando a profundidade do furo. O conhecimento e a experincia do operador permitiam que ele calculasse a velocidade e a fora que seus braos e mos deveriam aplicar na furadeira para obter o furo desejado. Voc deve estar se perguntando o que isso tem a ver com os conceitos de sensor, atuador e controle, que so fundamentais automao? Bem, podemos dizer que o operador de alguma forma "sabia" ou "sentia" o processo, seus sentidos funcionavam como sensores e o crebro processava as informaes recebidas pelos sentidos orientando o controle da fora e velocidade que deveria ser aplicada pela ao dos braos e mos. Assim, os sensores correspondem aos rgos dos sentidos, os atuadores aos braos e o controlador ao crebro do operador. Agora vamos analisar o processo automatizado em que uma nica mquina capaz de realizar sozinha os furos na pea. E neste caso, onde esto os sensores, o controle e os atuadores? Os sensores e o controlador nem sempre so visveis e podem estar dentro da estrutura da mquina. Mas, o importante saber que a mquina possui um atuador (responsvel pelo avano da broca); um ou mais de um sensor (responsvel (eis) em verificar se a broca fez ou no o furo) e um controlador (responsvel pelo avano e recuo da furao). Ao compararmos o desempenho do operador com componentes de uma mquina fizemos uso de uma analogia buscando apenas referncias comuns entre eles. Naturalmente, por mais fantstica que seja uma mquina e o que ela capaz de realizar no ser superior a capacidade e complexidade de variveis que possuem os seres humanos. Concluso Os conjuntos de operaes das mquinas so realizados atravs de trs grandes grupos de elementos: sensores, atuadores e controladores. Para o funcionamento adequado das mquinas e plantas preciso dominar o funcionamento destes elementos. Como a mquina adquire condies para saber se uma pea chegou ou no para ser furada, por exemplo? A informao "a pea chegou" conseguida pela introduo de um elemento na mquina, o sensor que "sente" a presena da pea. Para a mquina furar a pea necessrios um atuador, e o controle de quando, onde e como furar feito por um controlador. O controlador pode ser, por exemplo, um CLP, um computador, um CI ou um circuito lgico eltrico ou pneumtico. O sensor, o atuador e o controlador podem estar numa mesma mquina ou podem estar fisicamente separados. O mais importante a integrao entre eles, o trabalho que realizam em conjunto para que tudo funcione bem.

A automao de processos industriais pode ser feita na forma de: Sistemas em Malha Aberta Sistemas em Malha Fechada Sistemas em Malha Aberta Uma mquina de secar roupas um sistema de comando ou um sistema em malha aberta. A mquina de secar possui um ciclo de operao. Ela para de trabalhar depois de completar um ciclo de operao sem verificar se a roupa est realmente seca. Os Sistemas em Malha Aberta so aqueles em que as grandezas de sada no so comparadas com as grandezas de entrada. A velocidade de acionamento de um cilindro hidrulico um outro exemplo de sistema de malha aberta. A velocidade no medida nem realimentada para que seja controlada em torno de um valor de referncia. Segundo a norma DIN 19226, um sistema de comando "consiste num conjunto de elementos interligados em malha aberta, ou seja, uma ou mais grandezas de entrada influenciam uma ou mais grandezas de sada, de acordo com as caractersticas prprias deste sistema". O fluxo dessas grandezas ou da informao que elas representam se d num nico sentido: da entrada para a sada. Observe na figura a seguir:

Observe que o nmero de entradas (m) e de sadas (n) bem como as grandezas no precisam ser os mesmos. O que faz o sistema de comando funcionar so as variveis de entrada e a dinmica do sistema, ou seja, sua "caracterstica de comportamento". O controle pode ser feito por um CLP, mas existem inmeras maneiras de implementar esta estratgia de controle, desde as mais simples at sofisticadas implementaes de redes neurais ou controladores inteligentes e adaptativos.

Sistemas em Malha Fechada No Sistema em Malha Fechada, h um fluxo de informao no sentido direto, da entrada para a sada, e outro fluxo de informaes que compara a sada com um valor de referncia. A comparao feita atravs da realimentao da sada. Observe os fluxos na figura a seguir.

O objetivo dos sistemas de controle em Malha Fechada fazer com que o valor da sada seja o mais idntico possvel ao valor de referncia. O valor de referncia da sada passa a ser uma entrada que comparada com o valor medido pelo sensor atravs da malha de realimentao. A diferena entre os sinais de referncia e o valor de entrada gera um "sinal de erro", que deve ser corrigido pelo controle, que aciona os atuadores para que seja feita a correo. Os sistemas de malha fechada so controlados atravs de circuitos lgicos eletrnicos tornando-se mais rpidos, compactos e capazes de receber mais informaes de entrada e atuando sobre um maior nmero de dispositivos de sada. Para este controle podem ser usados os microcontroladores.

Vamos analisar no processo automtico de furao uma cadeia de comando. Da entrada at sada do sistema h um fluxo de informao. A informao consiste em sinais de entrada que assumem diferentes caractersticas dentro do prprio sistema. Observe o diagrama que ilustra este fluxo, a seguir.

Nem sempre percebemos as separaes ou transformaes das entradas de informaes at a sua sada num determinado sistema.Vamos acompanhar as etapas da transformao no processo e os elementos responsveis por elas:

Entrada de sinais: a entrada de uma informao ou sinal no sistema feita atravs de: o interruptores de fim de curso; o emissores/receptores de sinais sem contato (por exemplo, infravermelho); o barreiras fotoeltricas; o botes e pedais manuais; o um programa de computador (que fornece os valores de referncia, por exemplo). Processamento de sinais: as informaes da entrada so processadas pelos seguintes elementos: o vlvulas pneumticas; o mdulos eletrnicos; o microprocessadores; o CLPs. Converso de sinais: a converso de sinais feita pelos seguintes elementos: o amplificadores; o placas AD/DA (analgico-digital/digital-analgico); o vlvulas pneumticas, hidrulicas e eletromagnticas. Sada: a sada das informaes feita pelos atuadores ou elementos de trabalho: o vlvulas e cilindros hidrulicos e pneumticos; o contadores de potncia; o transistores de potncia.

Caractersticas e tipos de sinais "Sinais" so informaes e ainda no foram caracterizados. Um sinal uma informao na forma de um valor (ou de uma curva de valores) de uma grandeza fsica [DIN 19226]. H diferentes representaes para os diversos tipos de sinais da mesma maneira que h diversas representaes para uma grandeza fsica. Vamos ver, a seguir alguns tipos de sinais.

Sinal analgico. A velocidade de deslocamento de um automvel transmitida por um sinal contnuo, analgico e pode ser medida por um velocmetro, um instrumento de medio do sinal contnuo, analgico. O sinal analgico um sinal contnuo, que representa a evoluo de uma grandeza, de uma varivel. Um sinal analgico apresenta infinitos valores mesmo que seja numa faixa determinada. Vamos imaginar que vamos medir a presso em uma cmara e que ela varia de 0 a 10bar. H infinitos valores de presso nesta faixa e um sinal analgico, por ser contnuo pode representar todos estes valores.Um manmetro um instrumento que mede um sinal analgico.

Os sinais que no so analgicos, contnuos, so discretos, apresentam o comportamento de uma varivel por amostragem. H dois tipos de sinais discretos:

Sinal digital. O sinal digital captura em amostragens o comportamento de uma varivel. Assim, nem toda variao capturada por ele mas uma amostragem do seu valor ao longo do tempo. importante que as amostragens expressem bem as oscilaes relevantes da grandeza observada.

Observe na figura, a seguir como a variao da presso no bem capturada pela amostragem do sinal :

Sinal binrio. O sinal binrio ("bi"= dois), um caso particular do sinal digital, s pode assumir dois valores. Os dois valores ou estados indicam, por exemplo, se a presso est acima ou abaixo de uma referncia. Em geral os sinais binrios so representados pelos nmeros 0 (zero) e 1(um). Em geral o zero utilizado para indicar estados como "falso", "fechado", "desligado", "abaixo da referncia", enquanto que 1 indica "verdadeiro", "aberto", "ligado", "acima da referncia".

A presena ou falta de pea; boto acionado ou no-acionado so alguns dos exemplos de sinais binrios que vimos nas plantas da fbrica. Voc capaz de lembrar de mais algum sinal binrio? Assim h diversos tipos de sinais h os correspondentes comandos: analgico, digital e binrio.

Temos, ainda, outra diferenciao relacionada ao processamento dos sinais que corresponde forma de interligao, influncia e processamento entre os sinais e os comandos. A norma DIN 19237 subdivide o processamento de sinais em quatro grupos:

Comando sncrono: o processamento do sinal feito sincronamente em relao a um sinal do ciclo. Comando assncrono: comando que trabalha sem sinal de ciclo. Neste tipo de comando, as modificaes do sinal so produzidas apenas pelas alteraes dos sinais de entrada. Comando de interligaes: um comando realizado atravs da chamada lgebra de Boole por esquemas lgicos. A lgebra de Boole trabalha com combinaes de variveis binrias.

Comando seqencial: comandos passo-a-passo, ou seja, efetua-se a seqncia de um passo para o prximo passo do programa de acordo com condies de entrada e da prpria seqncia. Observe os exemplos nas figuras a seguir:

Introduo aos Sensores Nas plantas automatizadas os sensores so elementos muito importantes. Na nossa vida cotidiana, os sensores esto presentes em vrias situaes, ainda que muitas vezes no nos damos conta. Vamos analisar, por exemplo, o funcionamento de um termmetro. Ele indica a temperatura do nosso corpo atravs do mercrio, uma substncia que se expande com o aumento da temperatura. Ento, podemos dizer que o mercrio o sensor da temperatura do corpo. Quando subimos numa balana analgica e observamos nosso peso, por exemplo, estamos diante de um processo que faz uso de um sensor. A balana indica o nosso peso ou massa porque uma mola sofre uma deformao mecnica proporcional ao nosso peso. A informao da deformao transformada (mecanicamente) e faz girar o ponteiro da balana. H outros inmeros exemplos do uso de sensores como o velocmetro de um automvel que indica a velocidade de deslocamento porque existe um sensor que capaz de medir a velocidade das rodas. Ou ento, a porta de uma geladeira que ao ser aberta acende a luz, porque h um sensor que indica que ela foi aberta. Procure pensar em outros exemplos da nossa vida em que os sensores esto presentes. O sensor percebe (ou "sente") uma determinada grandeza fsica/qumica e a transmite para um indicador (termmetro, ponteiro do velocmetro, ponteiro da balana) - e em muitos casos tambm para um controlador. Na transmisso de uma grandeza fsica/qumica h uma transformao de sinal. A deformao da mola pelo peso transforma-se no acionamento do ponteiro da balana, por exemplo. Sensor, ento, um dispositivo capaz de monitorar a variao de uma grandeza fsica e transmitir esta informao a um sistema em que a indicao seja inteligvel para ns ou para o elemento de controle do sistema. No caso do automvel, por exemplo, o elemento que controla o sistema o motorista, no da geladeira uma ligao eltrica que determina se a lmpada deve ser acesa. Todos os elementos sensores so denominados transdutores. A maior parte dos sensores de transdutores eltricos, pois eles convertem a grandeza de entrada para uma grandeza eltrica, que pode ser processada por um circuito eltrico ou eletrnico.

Transdutor: todo dispositivo que recebe um sinal de entrada na forma de uma grandeza fsica, e fornece uma resposta na sada, da mesma espcie ou diferente, que reproduz certas caractersticas do sinal de entrada a partir de uma relao definida. H vrios tipos de sensores e num sistema ele pode ser colocado em pontos diferentes. Vamos imaginar a seguinte situao: Numa reunio de condomnio num prdio, os condminos, preocupados com as questes de segurana, decidiram adquirir um sistema de alarme que sinalizasse tentativas de violao de alguma entrada, forando portas ou janelas. O sndico apresentou, na reunio seguinte, o oramento de vrias empresas de segurana que a partir da solicitao fizeram o diagnstico da situao. Os diversos oramentos variavam bastante em termos de custos, e todas as propostas sugeriam a instalao de uma central de alarme, a diferena fundamental era quanto aos pontos de colocao dos sensores e aos seus modelos e tipos. Como pode ser observado em tal situao, seleciona-se cada sensor de acordo com sua possvel localizao e com o tipo de funo que ir realizar. Alm de analisar o valor das propostas, os condminos tiveram que estudar a adequao dos sensores propostos para evitar gastos desnecessrios com manuteno e trocas em funo de uma especificao inadequada. O mesmo acontece em uma planta industrial. Podemos afirmar que todos os sistemas que necessitam de algum tipo de controle ou superviso requerem sensores para fornecer informaes ao controle.

Detetor por Contato (microchave ou sensor de fim de curso) O tipo de sensor utilizado na porta da geladeira para acender e apagar a lmpada um detetor de contato. Os detetores por contato mais comuns atualmente so as microchaves. Observe o funcionamento deste tipo de sensor na figura a seguir:

As microchaves indicam somente dois estados (ligado ou desligado, aberto ou fechado, etc.). A microchave manda o sinal para um chip ou rel contador, por exemplo, e ele faz a contagem baseado nos sinais da microchave.Se passarem 10 peas, 10 vezes a chave ser acionada e mandar 10 vezes o mesmo sinal para o contador (chip ou rel contador). As microchaves ou detetores de contato so sensores que detectam presena somente se houver contato fsico sobre eles. O sinal de sada da microchave eltrico e indica se ela foi ou no acionada. Este sinal pode servir de entrada, por exemplo, para o controlador do avano e recuo de um cilindro pneumtico. No aconselhvel usar sensor do tipo detetor por contato em aplicaes que exijam grande nmero de comutaes do sensor porque abrir e fechar a chave um grande nmero de vezes, 5 vezes por segundo por exemplo, provoca desgaste nos contatos eltricos do sensor.

A figura abaixo ilustra uma microchave industrial.

Fonte: Produtos Eletrnicos Metaltex Ltda., www.metaltex.com.br Alguns exemplos de detetores por contato so, por exemplo, Metaltex AZ7 e Omron D4CC.

Sensor de contato "reed" (reed-switch) O tipo de sensor de contato "reed" ou reed switch funciona de maneira semelhante ao sensor de detetor por contato ou microchave mecnica. A diferena que seu acionamento no por contato fsico, mas pela atuao de um campo magntico, como o de um im por exemplo.

Observe na figura acima que o contato reed composto de uma ampola de vidro que contm, no seu interior, duas lminas e um gs inerte. Quando o conjunto estiver sob um campo eletromagntico, as lminas se unem fechando o contato eltrico. O contato ir abrir quando o campo eletromagntico deixar de atuar. Este tipo de sensor pode ter, na posio de repouso, os contatos abertos ou fechados. Quando mantm os contatos abertos chamado de normalmente aberto (NA) e quando mantm os contatos fechados chamado de normalmente fechado (NF). O contato reed tem grande confiabilidade de operao e pode atingir uma freqncia de comutao (abrir/fechar) de at 500 Hz.

O sensor de contato reed-swicht muito aplicado na automao industrial para a deteco de posicionamento de cilindros com mbolos magnticos. No mercado tambm vamos encontrar o sensor magntico, no qual seu principal elemento o contato reed-swicht, acrescentados de encapsulamento e possivelmente componentes eletrnicos permitindo assim, sinalizao (normalmente LEDs). O smbolo do sensor de contato reed apresentado na figura abaixo.

Sensores Indutivos O sensor indutivo aplicado para detectar a presena ou o deslocamento de objetos metlicos. O seu funcionamento baseado, de acordo com sua caracterstica fsica, no princpio da variao da indutncia eletromagntica. O indutor um elemento eltrico representado por . Observe a figura abaixo e veja como a construo fsica de uma bobina enrolada sobre um ncleo de alta permeabilidade magntica. Ao energizar a bobina cria-se o campo eletromagntico.

A figura abaixo ilustra a construo de um sensor indutivo tpico encontrado no mercado.

A indutncia depende da funo da permeabilidade magntica do meio, do nmero de espiras e das caractersticas geomtricas da bobina. Observe na figura abaixo a configurao eletrnica dos fabricantes de um sensor indutivo:

O oscilador gera um campo eletromagntico de alta freqncia, que se projeta na superfcie externa frontal do sensor, formando uma regio chamada "regio ativa" onde o sensor detecta a presena ou deslocamento de objetos. Quando se introduz um objeto metlico na regio ativa do sensor h mudanas na amplitude do sinal do circuito oscilador que so percebidas pelo demodulador. As variaes percebidas pelo demodulador so transformadas em nvel de tenso e aplicadas no detetor de nvel da tenso. Na sada, o sinal que foi enviado amplificado e compatibilizado com os nveis de tenso especificados pelo fabricante. Para o clculo das distncias do acionamento do sensor usa-se como elemento de deteco padro o ao do tipo SAE-1020. Os outros tipos de metais a serem detectados produzem diferentes nveis do sinal de sada, conforme mostra a tabela de reduo.

Material Ao (SAE 1020) Cromo - Nquel Ao Inox Lato Alumnio Cobre

Fator de reduo "S" 1,00 x S 0,89 x S 0,70 x S 0,50 x S 0,40 x S 0,33 x S

H diversos modelos de sensores indutivos que variam, principalmente em relao distncia de acionamento. Os tipos mais comuns so de construo com corpo cilndrico plstico ou metlico. Observe, na figura a seguir, alguns dos modelos de sensores indutivos.

Fonte: Omron Eletrnica do Brasil, www.omron.com.br Um sensor indutivo muito utilizado para a medio de deslocamentos lineares o LVDT (sigla de Linear Variable Differential Transformer), apresentado na figura abaixo. Ele possui um ncleo magntico que se desloca dentro de um cilindro conforme a haste do LVDT empurrada para dentro ou para fora do corpo do sensor. No corpo do cilindro so montadas as espiras (enrolamentos primrio e secundrio). O deslocamento do ncleo entre as espiras provoca uma variao na tenso de sada e com isso tm-se uma indicao do deslocamento que se est medindo.

Fonte: Daytronic Corp, www.daytronic.com Os sensores indutivos tm as seguintes vantagens:


Alta durabilidade; Baixa manuteno; Boa imunidade s influncias do ambiente em que ele est instalado; Alta sensibilidade.

O smbolo de um sensor indutivo apresentado na figura abaixo.

Os cdigos de alguns sensores indutivos so, por exemplo, Coel M-12, Metaltex PRCM12-2D, Omron E2E 2 WIRE AC, Turck GT series e Daytronic DS1000A. Sensor Capacitivo O sensor capacitivo utilizado para detectar materiais metlicos e no metlicos como plsticos, vidros e lquidos. O princpio de funcionamento deste tipo de sensor est baseado na variao da capacitncia de um capacitor.

O capacitor um elemento eltrico formado por duas placas metlicas tendo um material dieltrico entre elas. A capacitncia varia por modificaes na geometria das placas (distncia entre as placas ou rea superposta entre elas) ou pela presena de materiais condutivos ou dieltricos. Da mesma forma que o sensor indutivo, os sensores capacitivos so encontrados em modelos de construo cilndrica com corpo plstico ou metlico. O diagrama de blocos do sensor capacitivo apresenta um funcionamento semelhante ao do diagrama do sensor indutivo. A diferena encontra-se no estgio oscilador. Quando um objeto colocado na regio ativa do sensor, ocorre uma mudana da freqncia de oscilao devido alterao do valor da capacitncia formada pela placa sensvel e a regio ativa.

Os sensores capacitivos so menos utilizados que os indutivos. Eles so aplicados na medio de pequenas presses diferenciais ou na medio do nvel de um lquido em um tanque. Observe a figura abaixo, que ilustra um sensor capacitivo de proximidade. O sensor detecta a proximidade ou no de um objeto atravs da variao da sua capacitncia. Fonte: Eletrnica do ww.omron.com.Br Omron Brasil,

A figura ilustra a simbologia de um sensor capacitivo. Cdigos de alguns sensores capacitivos so, por exemplo, Metaltex CR3015D, Omron E2K-C e Turck 40SR.

Sensores pticos Os sensores pticos utilizam o princpio da emisso de um feixe de luz infravermelha por um mdulo transmissor e a recepo deste mesmo feixe por um fototransstor de um mdulo receptor. Esta configurao pode aparecer montada em um nico corpo, denominado sistema foto sensor, ou em dois corpos distintos, denominado sistema por barreira. Observe as figuras abaixo:

Observe na figura inferior direita que no sistema fotosensor a deteco do objeto ocorre somente quando o objeto reflete a luz emitida em direo ao receptor. A deteco depende da distncia entre o sistema fotosensor e o objeto e, ainda, da sua reflexibilidade. No sistema por barreira, o sensor detecta o objeto quando o mesmo atravessa o feixe de luz entre o emissor e o receptor - ou seja, impedindo que o receptor receba o feixe de luz emitido. O sistema por barreira utilizado em portas de alguns elevadores, por exemplo, como dispositivo de segurana. feita uma "cortina de luz", com vrios feixes que emitem a luz em alturas diferentes. Este mesmo princpio utilizado na indstria para detectar a invaso de uma rea de risco prxima a uma mquina, por exemplo. Se algum coloca a mo em frente a uma prensa, por exemplo, o sistema de cortina de luz detecta a invaso e interrompe o funcionamento da mquina. Estes sensores somente indicam dois estados, presena ou no de um feixe de luz, e so portanto digitais.

Na figura abaixo mostrado o smbolo de um sensor ptico.

Uma especificao de um fotosensor , por exemplo, Omron E3ML. O princpio da transmisso e recepo de um feixe de luz pode ser utilizado para medio de deslocamentos lineares e angulares. Observe o disco de ranhuras na figura abaixo, ele tambm um sensor ptico. Este dispositivo tambm chamado de "encoder" ou codificador angular. Ele pode ser construdo na forma de disco, como na figura, ou na de uma rgua linear. Nas duas formas h partes vazadas ou transparentes,que permitem a passagem da luz, e escuras ou opacas (que no permitem a passagem de luz). As partes vazadas e as escuras so chamadas de ranhuras.

Com as "quebras" sucessivas do feixe de luz pelas partes vazadas e as opacas, produzido um tipo de sinal (trem de ondas) que corresponde aos deslocamentos. Cada pulso do "trem de ondas" do sensor indica uma rotao incremental. Quanto maior o nmero de ranhuras, melhor ser a resoluo do sensor e ele ser capaz de detectar deslocamentos cada vez menores. O sinal de sada do encoder eltrico.

Se soubermos o tempo entre um sinal de luz e outro (ou entre um pico e outro do trem de ondas) e a distncia entre as ranhuras, podemos calcular a velocidade linear ou angular do sistema. O encoder angular comumente usado para detectar posio e velocidade de motores eltricos. Os motores so aplicados no acionamento de braos de robs, mquinas de comando numrico, sistemas de manipulao e armazenamento e em diversas mquinas usadas na indstria de papel, plstico, vidro e, tambm, na Moveleira. O encoder linear bastante utilizado para aplicaes em cilindros pneumticos e hidrulicos de desligamentos lineares e em mquinas injetoras. Na figura abaixo podemos observar um encoder angular ptico com o mdulo de emisso da luz e processamento do sinal separado do disco de ranhuras.

O encoder angular apresentado chamado de "incremental" pois o sinal de sada produzido sucessivamente medida que o disco gira. Informa o quanto foi incrementado posio atual em relao posio de referncia. A posio de referncia (o "zero" do encoder) dada ao se acionar uma microchave, por exemplo. Este tipo de encoder no informa a posio angular (do eixo de um motor, por exemplo) mas sim o quanto se andou em relao a uma posio de referncia. Vamos imaginar que cada ranhura provoque um deslocamento incremental de 1,8. Se o encoder gerar 10 pulsos, o deslocamento foi de 18 em relao posio anterior. O sentido do deslocamento (horrio ou anti-horrio para angular e para frente ou para trs no linear) percebido por uma diferena na forma do trem de ondas. Para a leitura da posio absoluta, sem a necessidade da posio de referncia, deve-se empregar outro tipo de disco. chamado de "encoder absoluto" e mostrado na figura abaixo, na forma de um disco. Na direo radial do disco h uma srie de camadas de ranhuras, que ao serem lidas, geram um

cdigo. Para cada camada de ranhuras preciso ao menos um emissor/receptor de luz. A leitura de cada cdigo ao longo de uma direo radial indica uma posio. Com isso no necessrio ter posio de referncia, pois o encoder "sabe" se localizar.

Pode-se perceber que quanto mais ranhuras e camadas de ranhuras, mais posies absolutas podero ser lidas. A desvantagem do encoder absoluto que ele mais caro e mais complexo que o simples encoder angular. Alguns cdigos de codificadores angulares so, por exemplo, Tekel TK100, Omron E6B2 e Turck 5800.

Potencimetro de Resistncia Os potencimetros de resistncia so sensores que medem deslocamentos lineares ou angulares de acordo com a variao da resistncia eltrica de um resistor. Os potencimetros podem ser angulares ou lineares. A tenso eltrica de sada do potencimetro, VR na figura abaixo, dada em funo da posio de um terminal (um ponteiro) sobre a resistncia. Na figura do potencimetro angular, observe que o terminal est pegando grande parte da resistncia; quanto mais no "final" da resistncia, maior o deslocamento. O grfico indica a relao entre resistncia eltrica e deslocamento.

Conectando-se um potencimetro linear haste de um cilindro pneumtico pode-se medir sua posio e seu deslocamento pelo mesmo princpio. Veja que o grfico da direita mostra o deslocamento do cilindro pneumtico em funo da tenso eltrica de sada do potencimetro.

Sensor de Fora / Clula de Carga A resistncia eltrica de um fio condutor obtida, entre outras caractersticas, em funo do seu comprimento e da sua seo transversal ("bitola" do fio). Quando se aplica uma deformao sobre um fio condutor, modifica-se a sua caracterstica geomtrica. Por exemplo, a seco transversal (bitola) do fio provoca uma mudana na resistncia eltrica do condutor. Assim, pode-se estimar o valor da fora que est provocando a deformao. O mesmo princpio utilizado nas clulas de carga ou extensmetros de resistncia, em crescente aplicao na automao, fornecendo informaes sobre dilatao de materiais, fora, presso, entre outros. Em geral, as clulas de carga so construdas com um fio fino de um material chamado constantan, que depositado num suporte plstico ou lminas metlicas de semicondutores. Este conjunto montado sobre o elemento onde se quer medir a deformao fsica, chamado corpo de prova, como por exemplo uma chapa metlica. Neste caso, a variao da resistncia eltrica muito pequena, o sinal eltrico de sada do sensor (chamado tambm de extensmetro de resistncia) deve ser amplificado. Para se obter a amplificao usa-se um circuito eltrico chamado ponte de Weatstone. Quando se aplica, por exemplo, uma trao no extensmetro, o sinal equivalente detectado e amplificado pela ponte de Weatstone, cuja sada uma tenso eltrica. A figura abaixo ilustra algumas formas como a resistncia (fio de constantan) montada sobre um suporte, que ento aplicado no elemento a se medir a deformao.

Este princpio (da deformao fsica que gera uma alterao na resistncia eltrica) pode ser utilizado para medio de fora, torque, flexo, contrao e presso, por exemplo. A figura a seguir ilustra algumas montagens de sensores sobre corpos de prova.

Nas balanas eletrnicas o peso do produto medido atravs de extensmetros de resistncia montados sob o prato da balana. Estes elementos tambm so encontrados em elevadores para saber se h ou no sobrecarga de passageiros. Nos robs industriais a colocao de um sensor de fora na garra do manipulador permite controlar a fora da garra na manipulao da pea. As figuras anteriores ilustram os princpios de funcionamento e montagem dos extensmetros de resistncia. O mercado oferece solues prontas destes sensores. A figura, a seguir, ilustra algumas clulas de carga.

Fonte: Entran Devices Inc., www.entran.com

Um sensor de foras e torques de alta resoluo, embora seja muito mais caro que as clulas de carga, pode ser montado na garra de um rob como mostrado na figura abaixo.

Fonte: JR3 Inc., www.jr3.com A figura a seguir mostra um sensor para medio de carga por flexo da placa.

Fonte: Futek Advanced Sensor Tech., www.futek.com Pode-se medir a presso aplicada sobre os extensmetros. Os extensmetros so colados sobre membranas onde o fludo (ar ou leo) exercem a presso. Observe na figura um medidor de presso.

Fonte: Futek Advanced Sensor Tech., www.futek.com Cdigos de algumas clulas de carga so, por exemplo, Entran ELIM-D4ET e ELA-B2M, de sensor de foras e torques JR3 20E12A e de medidores de presso Futek P993, Entran EPN-B2 e Omron E8M.

Sensor de Temperatura Um sensor pode medir a temperatura atravs de duas lminas metlicas de metais diferentes (lmina bimetlica). Os metais das lminas submetidos a uma mesma temperatura devem sofrer diferentes dilataes. Como as lminas so unidas, o conjunto ir sofrer uma deformao pela temperatura para um lado ou para outro, o que suficiente para fechar um contato eltrico. Observe a figura, a seguir, que apresenta uma lmina bimetlica num termostato.

Termostato o sensor que mede a temperatura. O termostato permite determinar se uma temperatura foi ultrapassada ou no. Este tipo de sensor utilizado comumente em freezers e refrigeradores. Voc j deve ter observado que um refrigerador no funciona o tempo todo, ele liga e desliga conforme a temperatura aumenta ou diminui. Para uma medio contnua da temperatura, com o registro de vrios valores preciso utilizar elementos conectados a instrumentos eletrnicos. Os principais sensores deste tipo so o termopar e o termorresistor. O termopar, como o prprio nome sugere, composto de dois fios de metais diferentes unidos em uma das pontas. Quando a ponta dos fios unidos est sob uma temperatura diferente da outra extremidade do termopar h uma tenso eltrica (da ordem de mV) provocada pela diferena de temperatura. Neste caso, em geral, o sinal do termopar necessita ser amplificado por um circuito em ponte de Weatstone.

Fonte: Consistec Eng. & Consulting GmbH, www.consistec.com.br O termmetro de resistncia tem como princpio de funcionamento a variao da resistncia eltrica de um condutor em funo da temperatura. Para amplificar o sinal do resistor tambm utiliza um circuito do tipo ponte de Weatstone. O termmetro de resistncia construtivamente muito parecido com o termopar.

Fonte: Temperature Sensor Services Pte., www.tsspl.com

You might also like