You are on page 1of 8

6

Testes de hipteses

s trabalhos cientficos so realizados com objetivos bem-estabelecidos, expressos por meio de afirmaes que os pesquisadores desejam verificar. Tais afirmaes provisrias so denominadas hipteses. Aps formul-Ias adequadamente, os investigadores realizam o levantamento dos dados e os analisam estatisticamente, buscando resultados que confirmem ou no essas hipteses. Como, na maioria das vezes, os dados provm de amostras, a deciso final a respeito de uma hiptese cientfica est associada a uma probablidade de erro. O erro de deciso no pode ser evitado, mas sua probabilidade pode ser controlada ou mensurada, obtendo-se assim uma medida de validade das concluses obtidas. A estatstica inferencial o ramo da estatstica que fornece mtodos para que o pesquisador possa tomar sua deciso a respeito de hipteses formuladas, informando tambm sobre o risco de erro que acompanha a deciso. tambm pelo uso de tcnicas da estatstica inferencial que so estimados parmetros populacionais atravs de intervalos de confiana, como ser visto no prximo captulo. Exemplo 1. Suponha que um pesquisador deseje verificar se o medicamento M, utilizado no tratamento de determinado sintoma, apresenta, como efeito colateral, uma alterao nos nveis da presso arterial sistlica (PAS). Como se trata de um medicamento de uso comum, o investigador no tem dificuldade em localizar pessoas que esto tomando a droga. Seleciona, ento, ao acaso, 60 indivduos adultos, certificando-se de que suas presses arteriais eram normais antes de serem medicados. O pesquisador mede a presso arterial nessas pessoas aps elas terem ingerido o medicamento durante igual perodo de tempo, e obtm a mdia de 135 mmHg. Um extenso estudo realizado em adultos do Rio Grande do Sul mostrou que a presso arterial sistlica tem, neste Estado, mdia igual a 128 mmHg, com desvio padro de 24 mmHg (Achutti e colaboradores, 1985).1 Com base nessas informaes, pode o pesquisador concluir que o medicamento M altera a presso arterial dos pacientes que o ingerem? A deciso de aceitar (ou no) que o medicamento altera os nveis de presso arterial passa pela realizao de um teste estatstico. Para realiz-Io, necessrio, inicialmente, transformar a hiptese cientfica em uma hiptese estatstica.

Devido ao grande nmero de individuos metros.

estudados,

esses valores podem ser usados como par-

ljipteses estatsticas so suposices feitas sobre o valor dos parmetros nas 00pulaes. Uma hiptese do tipo "o medicamento M altera a presso arterial" no uma hiptese estatstica, porque no menciona o valor do parmetro, que a mdia populacional para a presso arterial. Uma hiptese estatstica deve exolicitar e compar.e.r parmetros, como ser mostrado a seguir.

As hipteses estatsticas sempre comparam dois ou mais parmetros,; quer afirmando que so iguais quer que no o so. So de dois tipos:
fliptese nula ou de nulidade (HrJ: estabelece a ausncia de diferena entre os parmetros. sempre a primeira a ser formulada. No exemplo em discusso, a hiptese nula :

Ho: a mdia da populao amostrada, de indivduos tratados com o medicamento M (I1A)' ~ igual m~ da~lao tomada como referncia
(110)

Ou, abreVladamente,

o I1A

- 110

Se essa hiptese no for rejeitada, a concluso a de que o medicamento no altera a presso arterial sistlica. Hiptese alternativa (HA ou H1): a hiptese contrria hiptese nula. Geralmente, a que o pesquisador quer ver confirmada. A hiptese alternativa para o Exemplo 1 :
HA: a mdia da populao amostrada (I1A) difere da mdia da populao de'

rferncia

(110)'

ou, abreviadamente! ~

~ Verificao das hipteses

A verificao das hipteses estatsticas somente se dar com certeza se for estudada toda a populao de indivduos tratados com o medicamento, isto , se I1A for conhecida. Se o pesquisador tivesse a informao de que a presso mdia de todas as pessoas que ingerem o medicamento 132 mmHg, ele poderia afirmar com toda a certeza que o medicamento eleva em 4 mmHg os nveis de tenso arterial. Como o mais comum se desconhecer I1A ( exatamente por isso que o pesquisador est realizando o estudo), as decises vo ser tomadas com base nos dados obtidos em amostras e envolvero um risco mximo admitido para o erro de afirmar que existe uma diferena, quando ela efetivamente no existe (a). O pesquisador estabelece tal risco antes de realizar o teste de hipteses.

-;:> O teste de hipteses um procedimento estatstico pelo qual se rejeita ou no uma hiptese, associando concluso um risco mximo de erro.

56 Sidia M. Callegari-]acques

->

Devido maneira como os testes so elaborados, a hiptese testada sempre Ho' Se for rejeitada, a alternativa automaticamente aceita; se Ho no for rejeitada, HA automaticamente o .

o pesquisador que deseja estudar o efeito da droga M sobre a presso arterial deseja uma resposta seguinte pergunta: "Se Ho for verdadeira, isto , se a presso arterial dos indivduos tratados com M tambm 128 mmHg, razovel (em termos probabilsticos) obter-se uma mdia igual a 135 mmHg em uma amostra aleatria de 60 indivduos desta populao?" Para construir o teste de hipteses, parte-se da suposio inicial de que Ho verdadeira, porque, se assim for, I1A = 110 = 128. Ora, se uma populao tem mdia 128, as amostras aleatrias de 60 indivduos retiradas ao acaso dessa populao apresentaro mdias (x) que se distribuem segundo uma curva normal, com 11=110= 128 e O"(x) = 0"/)/1 = 24/..J60 = 3,l. Escolhido o nvel de significncia a, tem-se o nmero mximo de erros padro (za) que define se uma diferena entre e {IO ou no estatisticamente significativa. Procura-se saber, ento, a quantos erros padro corresponde o desvio entre x = 135 e 110 = 128. Se o desvio for no-significativo, conclui-se que a suposio inicial, de que I1A = 128, pode ser aceita. Mas se o desvio for significativamente grande, o mais provvel que {IA no seja 128 e, ento, Ho deve ser rejeitada. Tomando-se a = 0,05, Zo 05 = 1,96. Logo, um desvio de at 1,96 erros padro admitido como no-sig~ificativo, isto , casual. Par,,!os dados do Exemplo 1, verifica-se que

z c""

= x-

/-10

= 135-128 _ .2- = 2 26
3,1 3,["

er(x)

isto , o afastamento de x em relao 110 = 128 de 2,26 erros padro. O desvio, portanto, significativo, sendo dificilmente explicado pelo acaso. Se a populao tiver mdia 128, pouco provvel que se obtenha, ao acaso, uma mdia amostral igual a 135 com uma amostra de 60 indivduos. Seria mais fcil obter uma amostra com tal mdia se a mdia populacional fosse maior. Portanto, razovel rejeitar a hiptese (Ho) de que as duas populaAA tm mdia igual e supor que a mdia das pessoas que toma M maior do que(12~. A concluso, ento, que o medicamento M modifica os nveis de presso artelial sistlica, aumentando-os. Toda concluso sobre uma populao, feita com base em uma amostra, est sujeita a um erro com probabilidade a. Isso acontece porque existe a possibilidade, embora remota, de que x = 135 seja, na verdade, originria da populao onde 110 = 128. Como baixa a probabilidade de isto ocorrer, prefere-se afirmar que x = 135 provm de outra populao. No entanto, a possibilidade de x ser originria de um universo com 11 = 128, embora pouco provvel, existe. Da a possibilidade de errar ao afirmar que {IA *- {IO' No teste realizado, a probabilidade associada a esse erro de, no mximo, 0,05, pois esse foi o nvel de significncia (a) escolhido para o teste.

Ho: J-lA J-lo HA:~IA:f.J-lO

Estabelecimento das hipteses estatsticas: = ou Ho: J-lA - J-lo = O ou HA:J-lA-J-lO:f.O Escolha do nvel de significncia: a = 0,05 Determinao do valor crtico do teste: Z 005 = 1,96 De'terminao do valor calculado do teste:
z
,ale

= x - f.-l() = x - f.-l() =
cr(x)

135 - 128 _

2 = 2 26
3.1 "

..r;

cr

24

J60

Deciso: Se I Zcalc I < ZCf' no se rejeita Ho' Se I zca\c I 2 ZCf' rejeita-se Ho' Como Izcalc I = 2,26 > ZO.05 = 1,96, rejeita-se Ho' Concluso: A mdia amostral (135 mmHg) difere significativamente do parmetro de referncia (128 mmHg); portanto, as mdias das duas populaes no so iguais. A presso arterial sistlica da populao de indivduos tratados com o medicamento M mais elevada do que a PAS da populao de pessoas notratadas (a = 0,05).

f:. maioria

dos testes de hipteses enyolyendo mdias bilateral. istd , testa a hiptese nula de ausncia de diferena contra a alternativa de que existe uma diferena entre as mdias (Ho: ~IA = J-lo contra HA: ~IA:f. J-lo)' H casos, porm, em

-1,96 A) Teste bilateral

-1,64 B) Teste unilateral para (A) um teste bilateral e (B) um

FIGURA 6.1 Distribuio normal e regies de 0,05 de significncia teste unilateral onde HA: {IA < {lo'

58 Sidia M. Callegari-jacques
que somente haver interesse prtico se J..IA for menor (ou maior) do que J.1o' o caso, por exemplo, de testar uma dieta para diminuir o nvel de colesterol plasmtico. Se a dieta aumentar ou mantiver os nveis como esto, no tem utilidade prtica. O interesse, ento, o de que a diferena (J..IA - J.1o) seja negativa e, conseqentemente, Z tambm o seja. Quando se est interessado apenas na diferena negativa entre as mdias, a regio de significncia deve ser toda colocada na cauda esquerda da curva (Figura 6.1b). No caso, o teste dito unilateral e exige uma modificao no valor crtico de z. Se o nvel de significncia for 5%, o valor crtico passa de Z = 11,961 para Z = -1,64, j que este o valor de Z que deixa sua esquerda uma rea de 0,05 na curva normal. claro que, se o interesse for por uma diferena positiva, como, por exemplo, um treinador que deseja que o desempenho dos atletas melhore, a rea de significncia deve ficar direita da curva e, ento, Zo 05 = + 1,64. O prximo exemplo ilustra o emprego de um teste unilateral. ' Exemplo 2. Est sendo proposta uma dieta que visa a reduzir o nvel de colesterol sangneo. De uma populao em que o nvel mdio 262 mg/mL e o desvio padro, 70 mg/dL, selecionada uma amostra de 20 pessoas que se submetem a esta dieta. Ao final de certo tempo, o nvel de colesterol medido nessas pessoas e a mdia 233 mg/mL. Pode-se afirmar que a dieta produziu realmente uma reduo no colesterol sangneo (o: = 0,05) ou a diferena deve ser atribuda ao acaso? (1) Estabelecimento das hipteses estatsticas:
Ho: HA:
J1nova dieta;:::: J..IO J1nova dieta

<

J10

Escolha do nvel de significncia: a = 0,05 (unilateral e esquerda) (3) Detrminao do valor crtico do teste: Z 0,05 unilateral esquerda = -1,64 (4) Determinao do valor calculado do teste:
z
,.Ii,

(2)

:;; x - f.1 = 233 - 262 = - 29 = -I 8'i (J" 70 15,65 ' _.

j;;
(5)

12

(6)

Deciso: Como zcalc est na regio de significncia (ver Figura 6.1), ou, dizendo de outro modo, como /zcalcl = 1,85> Iz) = 1,64, rejeita-se Ho' Concluso: A mdia do colesterol nas pessoas submetidas nova dieta significativamente menor do que 262 mg/dL; portanto, essa dieta reduz os nveis de colesterol sangneo.

!:iote que, no teste unilateral, o valor crtico menor do que no bilateral Rara o mesmo 0:, sendo, portanto, mais fcil rejeitar-se HIl.:..,Pode ser tentador, ento, mudar um teste de bilateral para unilateral aps olhar a resultado encontrado. Tal procedimento, no entanto, incorreto. Para identificar qu~ tipo de teste deve ser ~ealizado em dados de um experimento. basta perguntar: "pe o desvio tivesse .ido eara o outro lado, eu desejaria fazer a afirmativa de que ele estatisticament.e

significativo embora contrrio ao ue eu es erava no incio doex erimento?" Se resposta for positiva, o teste deve ser bilateral. Suponha, por exemplo, que aps a dieta considerada, a mdia nas 20 pessoas tratadas seja 291 mg/dL. A diferena em relao a 233 + 29 e, ento, zcalc= + 1,85. Poder o pesquisador afirmar que, ao contrrio do que ele esperava, a dieta aumentou os nveis de colesterol? Se ele quer realizar inferncias relativas aos dois lados da curva de teste, ele deve efetuar um teste bilateral. Neste caso, uma diferena de 29 unidades seria no-significativa, pois Izcalc 1= 1,85 < Iza I = 1,96 e a concluso seria: no h evidncia de que a dieta tenha algum efeito sobre os nveis de colesterol sangneo. Sugere-se que o pesquisador decida se vai realizar um teste estatstico uni ou bilateral antes de olhar os resultados da pesquisa, preferentemente quando do planejamento do experimento, a fim de evitar dvidas ou incorrees no momento da realizao do teste.

Todo teste de hipteses tem sua concluso sujeita a erro. O erro de afirmar que existe uma diferensa quando ela efetivamente no existe (isto , rejeitar incorretamente a hiptese nula) chamado de erro do tipo I e tem uma probabilidade de ocorrer igual a a. No entanto, tambm possvel cometer-se o erro de aceitar Hg quando no se deveria, ou seja, afirmar uma igualdade quando o correto seria afirmar uma Qiferena. A este erro denomina-se erro do tipo II e muito difcil calcular sua t?robabilidade, pois, para tanto, seria necessrio conhecer o valor do parmetro (J.-lA) na populao amostrada (lembre-se de que exatamente por no conhecer J.-lA que os experimentos so realizados). A robabilidade de se cometer um erro do ti o II chamada de . Como a .robabilida e com ementar esse erro representa a proba ilidade de ifu1i1r corretamente que existe uma diferen a uan o ela realmente existe, diz-se gue (l-/3) o poder. o teste estatstico de detectar uma diferena real. O erro do tipo II um conceito utilizado quando se deseja calcular o tamanho amostral necessrio para se atingir determinado objetivo. Pode tambm ser usado para, aps a realizao da pesquis, determinar que poder tem a amostra estudada de detectar uma diferena estipulada pelo pesquisador. A Tabela 6.2 resume os tipos de erros e as respectivas probabilidades. O exemplo a seguir esclarece os conceitos e as probabilidades associados aos erros tipos I e lI.

TABELA 6.2 Tipos de erro associados probabilidades

realizao dos testes estatsticos e suas respectivas


Concluso do teste

No se rejeita Ho Deciso correta Probablidade: 1-0' Deciso errada: erro tipo 11 Probabilidade: f3 Deciso errada, erro tipo I Probabilidade: a Deciso correta Probabilidade: 1-f3 (poder do teste)

60

Sidia M. CaLLegari-Jacques

Exemplo 2. (Baseado em Hoel, 1963; p. 131). Suponha que os antroplogos de determinado pas costumam classificar os restos sseos humanos, encontrados em escavaes, em uma de duas culturas. A classificao feita com base nos utenslios, na cermica e no comprimento dos crnios descobertos. As medidas de comprimento do crnio obtidas at o presente, para ambos os grupos, mostraram uma distribuio aproximadamente normal. Para a populao com cultura tipo 1, a mdia IlPOPl = 190 mm e para a populao com a cultura. 2, IlPOP2 = 196 mm. O desvio padro o mesmo para as duas populaes: 8 mm. Em uma escavao realizada em um stio arqueolgico no-estudado at ento, foram encontrados 12 crnios, cujo comprimento mdio foi 194 mm. Deseja-se saber se a populao a que pertenciam os indivduos dessa mostra a 1 ou a 2. Transformando o problema em um teste estatstico, as hipteses seriam:
Ho: a mdia da populao a que pertencem os 12 crnios 190, ou
H]:
I1A

190; a mdia da populao a que pertencem os 12 crnios 196, ou f1poP2 = 196.


I1POPl

I1A =

Como a deciso tomada com base na mdia da amostra, necessrio conhecer a distribuio amostra I das mdias de cada populao. As duas so distribuies normais, centradas em 190 e 196, respectivamente, tendo ambas o mesmo erro padro, dado por
0(;;)

= 0/ j;; = 8/

m = 2.31.

H dois tipos de decises erradas que podem ser tomadas com base nos dados da amostra: se os crnios forem de indivduos da cultura 1 e a deciso for rejeitar H( estar sendo cometido um erro tipo I; se, ao contrrio, os indivduos pertencerem cultura 2 e se aceitar H( o erro ser do tipo 11. Qual a probabilidade de que cada um desses erros ocorra? A Figura 6.2 mostra as distribuies amostrais de mdias (OAM) retiradas de populaes de mdia 190 e de 196. Como tais dstribuies se sobrepem, dever ser estabelecido algum ponto de separao entre as populaes, o qual determinado tendo por base a probabilidade do erro tipo I, arbitrada pelos antroplogos para o teste. Os pesquisadores em geral desejam uma probabilidade pequena de rejeitar incorretamente Ho' Suponha que a escolha seja a=O,OS. A rea de rejeio de Ho, nessa situao de teste, unilateral e situase na cauda direita da curva, j que a hiptese alternativa considera somente uma mdia maior que 190. A mdia que limita a regio de significncia na OAM centrada em 11= 190 est a z erros padro acima de 190. Como o teste unilateral, Zo 05 unilateral = 1,64, ento ' l .'f Iimile = I poP1 + 1,64 (J Cf) Xlimile = 190 + (2,31x1,64) = 193,8 Em outras palavras, em amostras com n = 12, mdias maiores do que 193,8 indicam que os indivduos devem ser classificados como representantes da cultura 2, enquanto mdias menores que este valor classificam os crnios como pertencentes populao com a cultura 1.

A probabilidade (f3) de erro do tipo II a rea que fica esquerda de 193,8 na curva da DAMrelativa populao onde )1= 196. Para obter esta rea, procurase inicialmente o valor de z para x = 193,8. Ora, nesta curva z=
x)1/,o!"
(li

=---

x-I 96 2,31

isto , na populao 2, a mdia 193,8 est a 0,95 unidades de erro padro abaixo da mdia. esquerda desse valor de z, h uma rea igual a 0,1711, conforme se v na tabela de reas da curva normal (Tabela A.1). Essa rea indica a probabilidade de incorretamente classificar os indivduos na populao 1 quando deveriam ser classificados na 2, em outras palavras, a rea representa a probabilidade de erro lI, (3. A que cultura, ento, pertencem os crnios encontrados? Como a mdia amostral foi 194, a deciso a ser tomada a de que os 12 crnios so de membros da cultura 2, com probabilidades de erro a = 0,05 e (3 = 0,17. O poder do teste, no exemplo, 1 - 0,17 = 0,83, um poder considerado alto. importante notar que, quanto maior a, menor (3, de modo que uma alterao em uma dessas probabilidades atinge tambm a outra. Alm disso, afetado tambm o poder do teste. Por causa da relao entre as probabilidades a e (3, recomenda-se que os teste estatsticos que avaliam dados biolgicos sejam feitos com a = 0,05 ou a = 0,01. Note, finalmente, que foi possvel determinar (3 no exemplo porque a mdia da populao 2 conhecida, um exemplo didtico que se repete pouco na vida real. Como em geral no se sabe o valor de IlpoP2' a probabilidade de erro tipo II no pode ser estipulada no teste estatstico. No entanto, j que o erro de deixar de declarar uma diferena, se esta existe, tem maior probabilidade de ocorrer quando a amostra pequena, a soluo usar o maior tamanho amostral possvel. Aumentando-se n, o erro padro diminui. Com isso as DAMs ficam mais estreitas, e para um mesmo a, (3 diminui tambm. (Experimente testar esta afirmativa desenhando as DAMs correspondentes a amostras de 25 crnios ou use uma contraprova, com n = 4, que facilita o desenho das DAMs.)

FIGURA 6.2 Distribuies amostrais de X sob Ho e HA (ou H1), com a regio crtica escolhida. (Fonte Hoel, 1963; p.135.)

You might also like