You are on page 1of 14

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

A GRAVURA COMO RECURSO BRASILEIRA (1945/1957)*

VISUAL

NA

IMPRENSA

COMUNISTA

Juliana Dela Torres (Mestre em Histria Social pela UEL) judelatorres@hotmail.com 1. Introduo Desde a sua fundao em 1922, o Partido Comunista do Brasil (PCB) defendia a existncia de peridicos como forma de propaganda, de fazer chegar s massas as posies assumidas pelo partido. Fundamentada nas diretrizes leninistas, a imprensa comunista brasileira se voltou para trs pressupostos: educar as massas visando a elevar o nvel de conscincia poltica, organizar a classe operria ao redor do partido e propagar a linha ideolgica (MORAES, 1994, p. 63). Analisando a produo dessa imprensa, percebemos que tais diretrizes eram seguidas tanto no espao textual como tambm nos recursos imagticos. As fontes utilizadas para esta pesquisa so cinco jornais editados no Rio de Janeiro e uma revista editada em So Paulo, todos de circulao nacional e pertencentes imprensa comunista brasileira: jornal A Classe Operria, jornal Voz Operria, jornal Tribuna Popular, jornal Imprensa Popular, jornal Momento Feminino e revista Fundamentos. O recorte temporal deste trabalho abrange o momento de maior produo da imprensa do Partido Comunista do Brasil. Durante o perodo de legalidade do partido (1945/1947), sua imprensa contava com uma grande rede de jornais, revistas, romances, panfletos e outros materiais. Artistas preocupados em dar destaque a uma arte de carter crtico-social, realista ou ainda conforme a ideologia stalinista, conhecida como realismo socialista, contriburam com seus traos nos peridicos comunistas. Um nmero expressivo de militantes e simpatizantes deixaram de colaborar a partir de 1956/1957, ou seja, aps a divulgao do relatrio do dirigente do Partido Comunista da Unio Sovitica, Nikita Kruschev, denunciando a intolerncia da era Stalin. O PCB, como partido de massas, tinha por objetivo atingir o mximo da populao. Tendo em vista que a maioria dos jornais foi editada na cidade do Rio de Janeiro, muitas reportagens destacavam assuntos relacionados aos problemas encontrados pela populao carioca, mas sentidos tambm em outros Estados: a falta de gneros alimentcios de primeira necessidade, de moradias, de transporte e de educao, entre outros temas. Sendo publicaes produzidas na Capital Federal e devendo circular por todo o Brasil, apresentavam tambm as suas principais propostas e orientaes do movimento comunista de mbito internacional.

1624

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

Neste artigo, objetivamos apresentar uma anlise para o debate entre os artistas os quais enfatizaram a necessidade de uma arte realista e entenderam a gravura como um canal de comunicao e denncia. Como veremos, muitas dessas imagens foram utilizadas como ilustrao ou at mesmo para ocupar espao das pginas dos peridicos comunistas. Tambm destacaremos os trabalhos da artista alem Kthe Kollwitz e o trabalho da brasileira Renina Katz na imprensa comunista brasileira. Para melhor compreenso das imagens aqui trabalhadas, dividimos nossa abordagem em duas partes. Primeiramente, fazemos uma breve discusso sobre o debate terico entre artistas preocupados em fazer uma arte para o povo. Em seguida, apresentamos uma abordagem sobre a importncia atribuda pelo PCB gravura, e tambm analisamos brevemente de que modo foram usadas nos peridicos comunistas.

2. Um debate sobre a busca de uma arte para o povo A revista Fundamentos, editada em So Paulo e de circulao nacional na dcada de 1940 e 50, apresentava discusses sobre o meio artstico. Em suas pginas, direcionava os trabalhos que deveriam ser realizados no cinema, literatura, histrias em quadrinhos, pintura, gravuras, etc. Recebiam destaque os artigos sobre a necessidade de uma arte vinculada ao realismo, bem como matrias de tericos estrangeiros, principalmente da URSS, sobre a diretriz conhecida como realismo socialista, conforme estaremos explicitando melhor posteriormente. Na perspectiva de que a arte deveria estar ligada ao povo e classe trabalhadora, exigia-se o mais perfeito conhecimento da realidade por parte dos artistas. Fernando Pedreira salienta que a primeira tarefa do artista consistia precisamente em conduzir o espectador realidade, explic-la, revelar com maior nitidez possvel, o tpico, o essencial (PEDREIRA, 1953, p. 21). O abstracionismo e o subjetivismo foram extremamente combatidos, como o autor ressalta durante o artigo: o que norma em arte a representao da realidade: a figura humana, os objetos de uso, os animais e a natureza que o meio em que vive o homem. (PEDREIRA, 1953, p. 20). A revista Fundamentos tambm enfatizava a diretriz do realismo socialista. Esse termo foi utilizado para conceituar a arte revolucionria na Unio Sovitica, tendo como principal mentor Andrey Jdanov. Nessa esteira, os artistas apresentavam uma sociedade em

1625

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

construo, com operrios formidveis, o homem e a mulher feliz trabalhando no campo, ou seja, cenas que expressam otimismo, um povo que agia. No Brasil, os artistas tambm deveriam apresentar personagens positivos, na luta para a busca do projeto socialista. Partindo da tendncia realista, Ibiapaba Martins, em seu artigo na revista Fundamentos, fazia referncias ao livro de Laurent Casanova, O Partido Comunista, os Intelectuais e a Nao, destacando que o dever de todo artista em face do homem e da sociedade deveria estar pautado na honestidade na procura dos valores prprios do tempo e do pas, vontade de ajudar o povo a tomar conscincia dos problemas que exigem soluo e, finalmente, um esforo srio no sentido de ajud-lo a alcanar seus objetivos (MARTINS, 1951, p. 14). Como podemos perceber, a inteno era instigar, comunicar, conscientizar, levar o observador a interpretar a mensagem precisa para a tomada de ao. Lembramo-nos do artista brasileiro Carlos Scliar referindo-se arte do realismo socialista:
Ns defendamos muito essa posio do realismo socialista. Para ns ela significa uma arte que realmente mexia com a cabea das pessoas em funo de uma realidade social, que s a pessoa tendo conscincia podia modificar. Isso era uma coisa que a gente compreendia e colocava com bastante sectarismo em todos os meios, com o entusiasmo que ns tnhamos naquela poca (SCLIAR apud MORAES, 1994, p. 76).

Em uma fbula apresentada no jornal A Classe Operria, com legendas de Jorge Amado e ilustraes de Carlos Scliar podemos visualizar cenas expressivas que se voltam para os problemas do cotidiano da populao brasileira (A Classe Operria, 1946, p.3).

O desenho esquerda mostra uma criana estendida e a me ajoelhada, triste, olhando para a criana; a mensagem completada pela legenda: a fome e o desespero. A outra ilustrao apresenta o desenho de uma famlia, com uma expresso facial de tristeza. frente, o homem sentado mesa aparece com um prato vazio ao seu lado; ao fundo, uma criana e a me com seu filho no colo. A ideia se completa com o texto, o qual refora a

1626

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

representao da misria. A crtica demonstrada atravs das imagens pode ser a tentativa de conscientizao enfatizada na fala de Scliar, citada anteriormente, visando tomada de ao. Diante das matrias apresentadas na revista Fundamentos, percebemos a existncia de uma confuso entre os artistas sobre a arte do realismo socialista, visto que muitas de suas obras estariam afinadas com um realismo de contestao e de crtica, concretizado nas imagens na expresso de angstia e misria das figuras. Devido s contradies existentes, interessante observarmos algumas referncias sobre o realismo socialista em uma adaptao resumida de um artigo de Wlodziemierz Sokorski, no qual destacada a funo realista a ser obtida pela arte:
A arte uma manifestao peculiar do processo de observao da realidade. Dito em outras palavras, uma afirmao artstica da realidade objetiva que existe independentemente de ns, um reflexo criador dessa realidade em nossa mente, condicionado no s pelo simples fenmeno de observao, como pelo processo de seu conhecimento, processo esse definido pela concepo do mundo de uma classe social determinada (SOKORSKI, 1951, p.14).

No mesmo texto, o realismo socialista era enfatizado como o mais perfeito mtodo criador, que por seu turno um salto qualitativo frente em relao ao realismo crtico (SOKORSKI,1951, p.14). Podemos compreender que, apesar da nfase na realidade, havia uma crtica aos trabalhos com carter contestador, pois se partia da ideia de que os artistas, com seus traos expressivos de crtica, acabavam falseando a realidade ao apresentar o ser humano de forma grosseira, com deformaes: a referncia era s figuras cadavricas e s imagens de desnimo e tristeza as quais, para os defensores do realismo socialista, representavam o descrdito das pessoas. De acordo com a diretriz socialista, o trabalhador deveria ser desenhado em ao, na luta, com expresso otimista, confiante, conforme a imagem ao lado. Na figura, repetida diversas vezes no jornal A Classe Operria, podemos visualizar trabalhadores em ao (A Classe Operria, 1948, p.5). Trata-se da representao do homem e da mulher, transmitindo, felicidade, fora, segurana, ou seja, uma figura que se enquadra nos parmetros do realismo socialista. Diante do intenso debate artstico, verificamos a nfase para a necessidade de uma arte que houvesse a interao entre o artista e o povo. Dentro de uma linha de preocupao

1627

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

social, a arte deveria ser til coletividade. Desta forma, o interesse se volta para uma arte multiplicada: a gravura.

3. A gravura como comunicao A gravura serviu ao iderio comunista como um importante meio de comunicao, de combate aos problemas sociais e de contestao, ou seja, uma arte que procurava proximidade com o povo. No contexto histrico aqui apresentado, existiu um incentivo para a produo das imagens gravadas pelos chamados Clubes de Gravura, no ficando restrita sua produo somente a esses espaos. Como veremos adiante, esta arte foi mais um recurso visual usado nas pginas da imprensa comunista brasileira. importante mencionarmos que a revista Fundamentos constantemente ressaltava o trabalho da gravurista alem Kthe Kollwitz. Em artigo assinado por Paul Hogarth, destacavase que, entre 1895 e 1898, a artista realizou uma srie de gravuras denominada A revolta dos teceles, expressando o drama da vida da classe operria (HOGARTH, 1951, p.17). De acordo com o autor, a arte de Kollwitz aps a Primeira Guerra estava inspirada nas difceis condies sociais na Alemanha assolada pelo desemprego. Tendo isso em vista, os trabalhos da artista eram diretos, contribuindo para a imprensa e sindicatos, para a imprensa social democrtica e para a imprensa comunista (HOGARTH,1951, p.17). No contexto de ps-guerra, o artista sentia a necessidade de participar com sua produo por meio da representao da guerra, das revolues, das perseguies e das injustias sociais (AMARAL, 1987), caso de Kollwitz. Seus trabalhos, expostos no Brasil na dcada de 1930, mantinham essa temtica e exerceram grande influncia sobre os artistas brasileiros que se preocupavam em apresentar temas sociais. A arte de Kollwitz tornou-se fonte de inspirao para aqueles que se dedicavam gravura brasileira, entre os quais destacamos Lvio Abramo, Carlos Scliar e Renina Katz.

1628

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

Um dos desenhos mais conhecidos da artista alem, Guerra nunca mais, integra as pginas da revista Fundamentos (Fundamentos,1949, p.1). Trata-se de uma imagem expressiva que, conjugada frase, transmite a urgncia da paz e a averso aos conflitos. Isso coerente com o momento pelo qual o PCB passava, empenhando-se em um movimento de mbito nacional conhecido de Movimento da Paz. Diante da temtica da paz, a mulher tornou-se figura primordial nas imagens da imprensa comunista brasileira. Nos jornais da imprensa comunista brasileira, muitos dos traos expressivos de Kollwitz, enfatizados pela Revista Fundamentos, serviram de inspirao para os desenhos de artistas como Renina Katz, Scliar, Quirino Campofiorito, entre outros. Katz destacou a importncia da artista alem, dizendo que era uma gravadora fantstica na xilo, no metal e na litografia tambm. Essa escolha de tcnica tem muito a ver com isso, com o projeto artstico e claro com o esttico (KATZ apud ABRAMO, 2003, p.3). A xilogravura era um dos materiais escolhido pelos gravadores por ser um suporte onde o artista poderia expressar melhor os seus sentimentos diante do realismo. Alm do nome da artista Kthe Kollwitz sempre em destaque nas pginas da revista Fundamentos, tambm percebemos a nfase para matrias sobre a grande difuso da gravura realista na China e no Mxico. Nesses territrios, a gravura serviu como canal de informao, de comunicao visual. No Mxico, a imagem gravada ilustrava panfletos e materiais para mobilizar e informar trabalhadores rurais e urbanos da revoluo mexicana. Paul Hogarth ressaltava a organizao de uma oficina pelos gravadores mexicanos para fazer ilustraes para livros destinados a analfabetos, cartazes e livretos ilustrados, cartazes contra a guerra, uma srie interminvel de gravuras (HOGARTH,1951, p. 17). Os chineses, para se comunicarem com a massa trabalhadora, em sua maioria analfabeta, usaram a tcnica da arte da gravura em madeira, deixando suas mensagens polticas atravs de imagens. Em suas pginas, a revista destacava a importncia desses gravadores frente da propaganda na luta de seu povo:
[...] quando o povo chins comemora a vitria da sua grande revoluo agrria e anti-imperialista, torna-se necessrio destacar o papel que os artistas da gravura, na sua maioria annimos, desempenharam na grande luta[...].serviram com humildade e coragem o seu povo e puderam, dessa forma, se transformar em verdadeiros engenheiros de almas, em dignos e fieis interpretes das suas aspiraes mais sentidas (A arte como arma de combate, 1950, p. 19).

1629

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

A importncia da gravura como canal de informao, crtica, denncia e at mesmo registro foi pensada entre gravadores brasileiros. Lvio Abramo reconhecido como um artista que demonstra em suas criaes artsticas a preocupao com o social. Em suas obras, procurou trabalhar com cenas da vida do operariado paulistano nos anos 1930 e com fortes traos de protesto contra a Guerra Civil Espanhola. Para Renina Katz, as obras do artista so de importncia capital (KATZ apud ABRAMO, 2003). Carlos Scliar, outro importante gravador brasileiro, ao voltar da Segunda Guerra, fundou o Clube de Gravura em Bag, no Rio Grande do Sul. Devido ao seu contato com os mexicanos, apresentava uma ideia da gravura como divulgao e registro. Essa tendncia foi difundida pelo Brasil, em Santos, Recife, Rio de Janeiro e So Paulo, por exemplo. Ademais, gravadores como ele se reuniram em grupos, diante da necessidade de uma arte para o povo. Os Clubes de Gravura foram criados com incentivo do grupo de artistas comunistas (Carlos Scliar, Mario Gruber, Vasco Prado). O jornal comunista Voz Operria, em artigo intitulado A Gravura, arte para o povo, ressaltava o incentivo atribudo pelos artistas do povo a tal recurso (A gravura, arte para o povo, 1953, p. 3). O peridico ressaltava caractersticas importantes dessa forma de arte, destacando-a como meio eficaz de comunicao, mesmo porque poderia ser reproduzida em grande nmero e, assim, atingir eficazmente as massas. Afinal, o PCB estimulava as reprodues a baixo preo, com grandes nmeros de tiragens. Os Clubes de Gravura foram espaos nos quais os artistas discutiam pontos relacionados s artes e, nesse perodo, como j citamos, a preocupao com o social, relaes da arte e do povo eram temas destacados em suas conversas. Fernando Pedreira apresenta os comentrios dos artistas do grupo de gravuras de So Paulo sobre o dever de integrar-se sociedade e compreend-la amplamente, pois, para eles, fora disso camos no cerebralismo catico dos abstracionistas. O que norma em arte a representao da realidade: a figura humana, os objetos de uso, os animais e a natureza que o meio em que vive o homem (PEDREIRA, 1953, p. 20). A revista Fundamentos focalizava muito os trabalhos de Renina Katz, pertencente ao Clube de Gravuras de So Paulo. Em reportagem sobre suas obras ressaltavam o aspecto da vida e realidade que a artista colocava em seus desenhos. Destacavam ainda seu esforo no sentido de colocar a gravura no seu verdadeiro nvel, na altura de um grande veculo de

1630

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

comunicao entre o artista e o povo [...] (Vitoriosa exposio de Renina Katz em Moscou,1952, p. 20). Os jornais comunistas destinavam espaos para apresentar assuntos relacionados s artes plsticas. Entre vrios artistas, as obras da gravurista Renina Katz eram sempre citadas devido preocupao da artista em retratar aspectos relacionados populao, sendo o homem, a mulher e a criana que compem as cenas do cotidiano. As cenas relativas temtica da migrao ganharam espao considervel entre os trabalhos artsticos. A imagem reproduzida acima, de autoria de Katz, faz parte da srie Retirantes, em que a migrao realada pelas vestimentas dos miserveis migrantes, pela postura e olhares expressivos dessas pessoas (Imprensa Popular, 1955, p.4). Diante dos traos gravados de Renina Katz, devemos mencionar que as obras da artista passaram por anlises de artistas soviticos, os quais fizeram consideraes no sentido de ajud-la. No jornal Imprensa Popular, podemos observar contradies nas avaliaes feitas pelos artistas com relao s gravuras expostas na Casa Central dos Artistas, em Moscou (Artistas e crticos soviticos discutem as obras dos gravadores brasileiros, 1955, p. 4). A matria aponta que Katz foi elogiada pelo fato de realmente ter visto a cena reproduzida, no deixando dvidas; por outro lado, tambm recebe crticas de estar fazendo pouco como artista, como destaca a fala de um artista sovitico: Devia criar obras mais sintticas, nas quais fosse possvel compreender qual a meta a que aspiram as pessoas representadas pela pintora. Isto ns no vemos [...] De todo corao desejo pintora melhores xitos. Observamos a expectativa do artista sovitico de que Renina Katz reproduzisse, em seus trabalhos, um povo com um objetivo, uma meta, pessoas conscientes aspirando a uma sociedade socialista, caractersticas do realismo socialista. Em defesa s obras da artista, outros artistas salientam a incompreenso acerca da obra da pintora, da fora combativa das imagens: Ela mostrou com vigor e clera o sofrimento de seu povo. No isso por acaso um mrito da pintora? (Artistas e crticos soviticos discutem as obras dos gravadores brasileiros,1955, p.4). Verificamos, assim, que as crticas se dividem entre uma viso voltada para o realismo socialista e outra para o realismo crtico, de denncia, de contestao.

1631

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

No

jornal

Momento

Feminino,

podemos visualizar outra gravura de Renina Katz ilustrando uma reportagem sobre Tortura nos lares (Tortura nos lares, 1948, p. 6). Tema constante, imagens relacionadas carestia de gneros alimentcios repetidamente apresentavam a figura da mulher diante deste problema. Diante da imagem o receptor pode visualizar mulheres curvadas, desanimadas, expresso facial triste, reforando o momento da interpretao com a legenda o quadro do pauperismo brasileiro. Portanto, os traos fixam o quadro de pobreza e misria da famlia brasileira. Tambm o cenrio de favelas era comum nas imagens em que vemos figuras femininas. A gravura do artista Arydio, intitulada Favelados, foi usada para ilustrar uma reportagem no jornal Voz Operria sobre despejos (Pelo direito de possuir um lar! Os despejos policiais, 1955, p. 4). Na imagem usada para ilustrar um texto relacionado crise habitacional, chamando a ateno para os despejos, vemos uma cena comum de um homem e uma mulher na favela. O telhado com material desproporcional, assim como o restante dos casebres, demonstra o aproveitamento de telhas ou madeiras usadas. Nos barracos das favelas, eram utilizadas cobertura de telha ou zinco, e paredes de telas, de tbuas de caixotes, de folhas de zinco ou de lata, de palha. Nas construes, eram usados materiais encontrados nas ruas, restos de obras de construo civil, demolies, etc. (GAWRYSZEWSKI, 1996, p.213, 214). A gravura mostra ainda a existncia de energia eltrica; na frente, uma bacia, o que pode sugerir a falta de gua, outro problema to sentido no dia a dia das mulheres e que ganhou um nmero expressivo de ilustraes com tal tema. Uma das queixas dos favelados era sobre a luz eltrica, repassada por particulares, com baixa qualidade e altos preos. As favelas no contavam com a instalao de luz eltrica da companhia de energia Light and Power, pois estavam localizadas em morros e terrenos no urbanizados (GAWRYSZEWSKI, 1996).

1632

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

Abaixo da imagem, a escrita da legenda situa a obra: Favelados, gravura de Arydio do Clube de Gravura do Rio de Janeiro. Devemos lembrar a discusso realizada sobre estes espaos, que contavam com artistas os quais buscavam fazer, com seus trabalhos, uma arte para o povo ao representar cenas de seu cotidiano. uma imagem a qual no foi feita para ilustrar especificamente a notcia, mas, como ressaltado anteriormente, foi mais um recurso usado nas pginas da imprensa comunista brasileira por associar-se a uma arte realista, deixando evidncias de um determinado espao. O trabalho no campo foi outra temtica desenvolvida constantemente pelos gravuristas. A imagem da mulher camponesa tema da gravura ao lado, sem o acompanhamento de texto, aparece em uma pgina do jornal Imprensa Popular. A figura seguida pela legenda Camponesas (Imprensa Popular,1954, p.6). A autoria de Virgnia Artigas, e a obra foi retirada do lbum da artista para a II Conferncia Nacional dos Trabalhadores Agrcolas. Os rostos srios, de perfil, apresentam marcas de expresso das mulheres trabalhadoras do campo. A criana, figura marcante que acompanha a me nas tarefas dirias, aparece encostada mulher. Nas ilustraes da imprensa comunista brasileira, verificamos a constante presena da mulher com os filhos e o homem no trabalho do campo. A trabalhadora no espao da fbrica tambm foi constantemente representada na arte da gravura. A imagem esquerda apresentada no jornal Voz Operria, mostra uma mulher tecel trabalhando com uma expresso sria. A imagem est na coluna Voz dos leitores ilustrando uma notcia sobre o trabalho de operrias em uma indstria txtil na cidade de Campinas (Voz dos leitores, 1955, p.2). No texto, so destacados problemas como o salrio baixo das trabalhadoras, os descontos por defeitos no tecido, o excesso de trabalho e a perseguio em virtude de situaes de protesto. Portanto, a imagem serve para ilustrar a expresso de descontentamento daquela mulher, representando o sofrimento de um grande nmero de trabalhadoras com o mesmo problema.

1633

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

Na gravura direita, vemos um operrio e duas operrias no espao da indstria. Nessa imagem, as mulheres aparecem entre as mquinas com uma expresso facial de tristeza, desanimadas, cansadas ou pensativas. A imagem ilustra uma reportagem a respeito dos teceles da Paulista, em Pernambuco, uma das maiores concentraes operrias do pas, os quais lutavam por melhores condies de trabalho e pelo aumento de salrio (20 mil Txteis de Paulista em luta por aumento, 1955, p.10). Como podemos visualizar, no vemos a luta, somente o olhar para baixo dos trabalhadores, o que sugere descontentamento no espao do trabalho.

4. Consideraes finais Como forma de propaganda e orientao poltica nas dcadas de 1940 e 50, o PCB contava com as publicaes de sua imprensa. Durante a pesquisa nesses peridicos, verificamos que, em meio aos textos, tinham importncia diferentes recursos imagticos: ilustrao, gravura, charge, caricatura e histrias em quadrinhos. No momento ps-guerra, fazia parte das discusses entre os artistas a necessidade de uma arte engajada de carter crtico-social, realista, uma arte para o povo. Nesse sentido, e com a legalidade do PCB em 1945, muitos artistas que procuravam trabalhar com temticas voltadas para o social encontraram no iderio do partido o espao para desenvolver seus trabalhos. Partindo do princpio de que os problemas da arte e do artista no se separam do povo e da classe trabalhadora, tais artistas procuravam enfatizar a necessidade a uma tendncia realista que explicasse e revelasse com maior nitidez o essencial ao espectador.

1634

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

Dessa forma, foi possvel verificar, especialmente a partir da publicao da revista Fundamentos, a existncia de um debate sobre o realismo e seus elementos, como traos expressionistas, de contestao, de denncia, vinculados ao que chamaram de realismo crtico, e traos positivos, de ao, de seriedade, fora, felicidade, vinculados diretriz denominada realismo socialista. Na arte gravurista, os traos gravados pela artista alem Kthe Kollwitz so reverenciados pelas pginas de Fundamentos. A mesma revista sublinhava a importncia deste recurso a partir do exemplo mexicano e chins. No caso brasileiro, muitas foram confeccionadas nos Clubes de Gravuras e no feitas para os peridicos, mas, pelas temticas sociais apresentadas, foram usadas nas pginas dos jornais. Em meio aos artistas, o nome de Renina Katz ganhou expressivo destaque na arte da gravura. Foi possvel observar, ainda, que a gravura foi um recurso imagtico utilizado pela imprensa comunista brasileira. Vrias reprodues ocuparam as pginas dos peridicos objetivando ilustrar os artigos, embora tenhamos visto que, algumas vezes, as imagens no se conjugavam com o texto verbal. Tambm verificamos o seu uso apenas para ocupar espao nas pginas. Ademais, visualizamos a repetida presena das mulheres. A mulher real focalizada em imagens relacionadas ao tema da paz, de assuntos relacionados ao trabalho urbano e rural, de problemas como a carestia de gneros alimentcios, do cotidiano da favela, das cenas de migrantes, entre outros temas.
Como foi possvel constatar, so evidncias e representaes de um perodo

histrico e do imaginrio de um grupo social que envolveu militantes, simpatizantes e leitores. Alm dos homens, as mulheres tambm se fizeram presentes e foram constantemente representadas nas pginas da imprensa partidria.

5. Referncias ABRAMO, Radh. Renina Katz e sua arte. Estudos Avanados. So Paulo, v. 17, n. 49, set/dez. 2003. Disponvel em <www.scielo.br>. Acesso em: 03/03/2008. AMARAL, Aracy A. A arte para qu? (A preocupao social na arte brasileira, 1930/70). 2 ed. So Paulo: Nobel, 1987.

1635

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

A arte como arma de combate. Fundamentos. So Paulo, p. 19, 02/1950. Artistas e crticos soviticos discutem as obras dos gravadores brasileiros. Imprensa Popular. Rio de Janeiro, p.4, 30/04/1955. A gravura, arte para o povo. Voz Operria. Rio de Janeiro,10/10/1953, p. 3. GAWRYSZEWSKI, Alberto. A agonia de morar: urbanizao e habitao na cidade do Rio de Janeiro (DF) 1945/50. Tese (Doutorado), FFLCH/USP, So Paulo, 1996. HOGARTH, Paul. O artista e as lutas da classe operria. Fundamentos. So Paulo, p.17, 07/ 1951. MARTINS, Ibiapaba. Os artistas plsticos tm um dever a cumprir. Fundamentos. So Paulo, p.14, 01/1951. MORAES, Dnis de. O imaginrio vigiado (a imprensa comunista e o realismo Brasil 1947/1953). Rio de Janeiro: Jos Olmpio, 1994. PEDREIRA, Fernando. Artistas jovens e a arte jovem. Fundamentos. So Paulo, p.20, 1953. Pelo direito de possuir um lar! Contra os despejos policiais. Voz Operria. Rio de Janeiro, p.4,19/03/1955.
TORRES, Juliana Dela. A representao visual da mulher na imprensa comunista brasileira (1945/1957). Dissertao (Mestrado em Histria Social). Universidade Estadual de Londrina, 2009. SOKORSKI, Wlodziemierz. O Realismo Socialista. Fundamentos. So Paulo, p.14, 08/1951.

socialista no

Tortura nos lares. Momento Feminino. Rio de Janeiro, p.6, 30/10/1948. Vitoriosa exposio de Renina Katz em Moscou. Fundamentos. So Paulo, p. 20, 03/1952. Voz dos leitores. Voz Operria. Rio de Janeiro, p. 2, 05/11/ 1955. 20 mil Txteis de Paulista em luta por aumento. Voz Operria. Rio de Janeiro, p. 10, 10/12/1955.

5.1 Fontes Jornal A Classe Operria, 1946-1951 Jornal Imprensa Popular, 1947-1956 Jornal Momento Feminino, 1947-1956

1636

III Encontro Nacional de Estudos da Imagem 03 a 06 de maio de 2011 - Londrina - PR

Jornal Tribuna Popular, 1945-1947 Jornal Voz Operria, 1946-1957 Revista Fundamentos, 1948-1955

As ideias apresentadas neste artigo foram baseadas na Dissertao de Mestrado A representao visual da mulher na imprensa comunista brasileira (1945/57), sob orientao do professor Dr. Alberto Gawryszewski.

1637

You might also like