You are on page 1of 2

Declarao da ECO-92 sobre Ambiente e Desenvolvimento A Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro de 3 a 14 de Junho

de 1992, Reafirmando a Declarao da Conferncia das Naes Unidas sobre o Ambiente Humano, adotada em Estocolmo a 16 de Junho de 1972(a) e procurando dar-lhe seguimento, Tendo como objetivo estabelecer uma nova e equitativa parceria mundial atravs da criao de novos nveis de cooperao entre os Estados, os sectores-chave das sociedades e os povos, Tendo em vista os acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de ambiente e desenvolvimento, Reconhecendo a natureza integral e interdependente da Terra, nossa casa, Proclama: Princpio 1 - Os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel Tm direito a uma vida saudvel e produtiva em harmonia com a natureza. Princpio 2 - Os Estados, de acordo com a Carta das Naes Unidas e com os princpios de direito internacional, tm o direito soberano de explorarem os seus prprios recursos de acordo com as suas polticas de ambiente e desenvolvimento prprias, e a responsabilidade de assegurar que as atividades exercidas dentro da sua jurisdio ou controlo no prejudiquem o ambiente de outros Estados ou de reas para alm dos limites da jurisdio nacional. Princpio 3 - O direito ao desenvolvimento dever ser exercido por forma a atender equitativamente s necessidades, em termos de desenvolvimento e de ambiente, das geraes atuais e futuras. Princpio4 Para se alcanar um desenvolvimento sustentvel, a proteo ambiental deve constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e no pode ser considerada separadamente. Princpio 5 - Todos os Estados e todos os povos cooperaro na tarefa fundamental de erradicar a pobreza como condio indispensvel ao desenvolvimento sustentvel, por forma a reduzir as disparidades nos nveis de vida e melhor satisfazer as necessidades da maioria dos povos do mundo. Princpio 6 - Deve ser dada prioridade situao e necessidades especiais dos pases em desenvolvimento, especialmente dos menos desenvolvidos e dos mais vulnerveis em termos de ambiente. As aes internacionais no domnio do ambiente e desenvolvimento devero tambm dar resposta aos interesses e necessidades de todos os pases.

Princpio 7 - Os Estados cooperaro esprito de parceria global para conservar, proteger e recuperar a sade e integridade do ecossistema da Terra. Tendo em conta os diferentes contribuies para a degradao ambiental global, os Estados tm responsabilidades comuns mas diferenciadas. Os pases desenvolvidos reconhecem a responsabilidade que lhes cabe na procura do desenvolvimento sustentvel a nvel internacional, considerando as presses exercidas pelas suas sociedades sobre o ambiente global e as tecnologias e os recursos financeiros de que dispem. Princpio 8Para se alcanar um desenvolvimento sustentvel e uma qualidade de vida mais elevada para todos os povos, os Estados devero reduzir e eliminar padres insustentveis de produo e de consumo e promover polticas demogrficas apropriadas. Princpio 9 - Os Estados devero cooperar para reforar as capacidades prprias endgenas necessrias a um desenvolvimento sustentvel, melhorando os conhecimentos cientficos atravs do intercmbio de informaes cientficas e tcnicas, e aumentando o desenvolvimento, a adaptao, a difuso e a transferncia de tecnologias incluindo tecnologias novas e inovadoras. Princpio 10 - A melhor forma de tratar as questes ambientais assegurar a participao de todos os cidados interessados ao nvel conveniente. Ao nvel nacional, cada pessoa ter acesso adequado s informaes relativas ao ambiente detidas pelas autoridades, incluindo informaes sobre produtos e atividades perigosas nas suas comunidades, e a oportunidade de participar em processos de tomada de deciso. Os Estados devero facilitar e incentivar a sensibilizao e participao do pblico, disponibilizando amplamente as informaes. O acesso efetivo aos processos judiciais e administrativos, incluindo os de recuperao e de reparao, deve ser garantido. Princpio 11 - Os Estados devero promulgar legislao ambiental eficaz. Os padres ecolgicos, os objetivos e as prioridades de gesto do ambiente devem refletir o contexto ambiental e de desenvolvimento a que se aplicam. Os padres aplicados por alguns Estados podem no ser convenientes e ter um custo econmico e social injustificado para outros pases, especialmente para os pases em desenvolvimento. Princpio 12 - Os Estados devero cooperar na promoo de um sistema econmico internacional aberto e apoiado que conduza ao crescimento econmico e ao desenvolvimento sustentvel em todos os pases de forma a melhor tratar os problemas de degradao ambiental. As medidas de poltica comercial motivadas por razes

ambientais no devem constituir um instrumento de discriminao arbitrria ou injustificada ou uma restrio disfarada ao comrcio internacional. As aes unilaterais para lidar com desafios ambientais fora da rea de jurisdio do pas importador devem ser evitadas. As medidas ambientais para lidar com problemas ambientais trans-fronteirios ou globais devem, tanto quanto possvel, ser baseados num consenso internacional. Princpio 13 - Os Estados devero elaborar legislao nacional relativa responsabilidade civil e compensao das vitimas da poluio e de outros prejuzos ambientais Os Estados devero tambm cooperar de um modo expedito e mais determinado na elaborao de legislao internacional adicional relativa responsabilidade civil e compensao por efeitos adversos causados por danos ambientais em reas fora da sua rea de jurisdio, e causados por atividades levadas a efeito dentro da rea da sua jurisdio de controlo. Princpio 14 - Os Estados devero cooperar de forma eficaz no sentido de desencorajar ou prevenir a deslocao ou transferncia para outros Estados de quaisquer atividades e substncias que causem uma degradao ambiental grave ou que sejam potencialmente nocivas sade humana. Princpio 15 - Para que o ambiente seja protegido, ser aplicada pelos Estados, de acordo com as suas capacidades, medidas preventivas. Onde existam ameaas de riscos srios ou irreversveis no ser utilizada a falta de certeza cientfica total como razo para o adiamento de medidas eficazes em termos de custo para evitar a degradao ambiental. Princpio 16 - As autoridades nacionais devero esforar-se por promover a internalizao dos custos ambientais e a utilizao de instrumentos econmicos, tendo em conta o princpio de que o poluidor dever, em princpio, suportar o custo da poluio, com o devido respeito pelo interesse pblico e sem distorcer o comrcio e investimento internacionais. Princpio 17 - Dever ser empreendida a avaliao do impacte ambiental, enquanto instrumento nacional, de certas atividades susceptveis de terem impacte significativo adverso no ambiente e que estejam sujeitas a uma deciso por parte de uma autoridade nacional competente. Princpio 18 - Os Estados devero notificar imediatamente os outros Estados de quaisquer desastres naturais ou outras emergncias que possam produzir efeitos sbitos nocivos no ambiente desses Estados. Devero ser envidados todos os esforos pela comunidade internacional para ajudar os Estados afetados por tais efeitos.

Princpio 19 - Os Estados devero notificar, prvia e tempestivamente, os Estados potencialmente afetados, e fornecer-lhes todas as informaes pertinentes sobre as atividades que possam ter um efeito trans-fronteirio adverso significativo sobre o ambiente, e devero estabelecer consultas desde os estgios iniciais e com boa f com esses Estados. Princpio 20 - As mulheres desempenham um papel vital na gesto e desenvolvimento do ambiente. A sua participao plena portanto essencial para alcanar um desenvolvimento sustentvel. Princpio 21 - A criatividade, os ideais e a coragem da juventude de todo o mundo devero ser mobilizados para criar uma parceria global com o fim de se alcanar um desenvolvimento sustentvel e assegurar um futuro melhor para todos. Princpio 22 - As populaes indgenas e suas comunidades e outras comunidades locais desempenham um papel vital na gesto e desenvolvimento do ambiente devido aos seus conhecimentos e prticas tradicionais. Os Estados devero reconhecer e apoiar devidamente a sua identidade, cultura e interesses e tornar possvel a sua participao efetiva na concretizao de um desenvolvimento sustentvel. Princpio 23 - O ambiente e os recursos naturais dos povos oprimidos, dominados e sujeitos a ocupao devero ser protegidos. Princpio 24 - A guerra intrinsecamente destruidora do desenvolvimento sustentvel. Os Estados devero portanto respeitar a legislao internacional que protege o ambiente em tempo de conflito armado, e cooperar no seu desenvolvimento, conforme for necessrio. Princpio 25 - A paz, o desenvolvimento e a proteo ambiental so independentes e inseparveis. Princpio 26 - Os Estados devero resolver todas as suas disputas ambientais pacificamente e atravs de meios ajustados de acordo com a Carta das Naes Unidas. Princpio 27 - Os Estados e os povos devero cooperar de boa f e com esprito de parceria no cumprimento dos princpios consagrados nesta Declarao e para o maior desenvolvimento do direito internacional no campo do desenvolvimento sustentvel.

You might also like