You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA

FACULDADE DE CINCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE GRADUAO EM QUMICA Qumica Analtica Qualitativa - 2012/02

Docente: Profa. Dra. Regina Massako Takeuchi

Ctions do grupo II (Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+)

Alunos: Aline Stffani Silva Diele Aparecida Gouveia Arajo Sidney Jnior

Matrculas: 21111QMI201 21111QMI203 21211QMI023

Ituiutaba MG 14/02/2013

1 Anlise qualitativa por via seca: teste de chama Acendeu-se um bico de Bunsen e borrifou-se sobre a chama uma soluo contento o on Ca2+ e observou-se uma colorao vermelho tijolo. Em seguida, borrifou-se sobre a chama uma soluo contendo o on Sr2+ e foi observada colorao vermelho carmim. Posteriormente, borrifou-se sobre a chama uma soluo contendo Ba2+ e notou-se colorao verde amarelada. A colorao observada devido liberao de radiao de cada elemento em um comprimento de onda caracterstico, pois a quantidade de energia necessria para excitar um eltron nica para cada elemento. A radiao liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visvel. A cor observada resulta da transio eletrnica cujo comprimento de onda se encontra na regio do espectro eletromagntico visvel, que compreende a regio entre 400 e 700 nm. 2 Anlise qualitativa por via mida 2.1 Magnsio 2.1a Reao com bases Em um tubo de ensaio, adicionou-se 5 gotas de uma soluo 0,2 mol/L de MgCl2 e 3 gotas de uma soluo de NaOH 4 mol/L. Observou-se que a soluo de magnsio insolvel, formando um precipitado gelatinoso branco, conforme representado pela equao abaixo: Mg2+ (aq) + 2OH-(aq) Mg (OH) 2(s) A esse mesmo tubo de ensaio, adicionou-se, gota a gota, 7 gotas de uma soluo 4 mol/L de NH4Cl. Foi possvel verificar que slido formado, Mg (OH) 2 , solvel em meio amoniacal, pois a adio de sais de amnio resulta num aumento da concentrao de ons NH4+ que ocasiona um deslocamento do equilbrio da dissociao da amnia no sentido da formao de amnia no dissociada. Este deslocamento de equilbrio implica numa diminuio da concentrao de ons OH-. Quando a concentrao de ons OH- for reduzida a um valor total tal que o produto de solubilidade do Mg(OH)2 no for mais atingido deve haver dissoluo completa do precipitado, conforme a equao abaixo: NH3(aq) + H2O(aq) NH4+(aq) + OH-(aq)

Ituiutaba MG 14/02/2013

Em outro tubo de ensaio, adicionou-se 5 gotas de uma soluo 0,2 mol/L de MgCl2 e 3 gotas de NH4OH 6 mol/L, a presena dos sais de amnio desloca o equilbrio da reao, e ao adicionar NH4OH 6,0 mol L-1 , este produz uma precipitao parcial de Mg(OH)2 branco gelatinoso. Mg2+(aq) + 2NH4+(aq) + 2OH-(aq) Mg(OH)2(s) + 2NH4+(aq) Mg2+(aq) + 2OH-(aq) Mg(OH)2(s)

Em outro tubo de ensaio, adicionou-se 5 gotas de uma soluo 0,2 mol/L de MgCl2, 5 gotas de uma soluo 4 mol/L de NH4Cl e, por ltimo,acrescentou-se uma soluo NH4OH 6mol/L at o meio ficar alcalino. No foi observado precipitado, pois seria necessrio adicionar muita base forte, pois a reao apresenta pH alto. 2.1 b Reao com carbonato de amnio Adicionou-se, a um tubo de ensaio, 5 gotas de MgCl2 e 3 gotas de soluo de carbonato de amnio 1,5 mol/L, observando-se um precipitado branco gelatinoso. Aqueceu-se em banho termostatizado e fez-se a centrifugao do precipitado, desprezou-se o sobrenadante. 5Mg2+(aq) + 6CO32-(aq) + 7H2O(l) 4MgCO3Mg(OH)2.5H2O(aq) + 2HCO3-(aq)

Separou-se o precipitado em duas partes e uma delas foi tratado com cido actico 6,0 mol/L, observando-se a dissoluo do precipitado devido eliminao do on CO3-. CO32-(aq) + 2H+ CO2(g) + H2O(l)

A segunda parte do precipitado foi tratada com uma soluo de cloreto de amnio 4,0 mol/L notando-se a dissoluo do precipitado, devido diminuio da concentrao dos ons carbonato: CO32-(aq) + NH4+(aq) HCO3-(aq) + NH3(aq)

Ituiutaba MG 14/02/2013

2.1c Reao com monohidrogenofosfato de sdio Adicionou-se a um tubo de ensaio, 2 gotas de cloreto de magnsio 0,2 mol/L, 10 gotas de H2O, 2 gotas de cido clordrico 6,0 mol/L, 3 gotas de monohidrogenofosfato de sdio 0,2 mol/L e, algumas gotas de hidrxido de amnio 6,0 mol/L at o meio ficar alcalino. Foi observado precipitado floculento. Utilizou-se o hidrxido de amnio para alcalinizar a soluo para que a precipitao dos ons magnsio fosse completa. Por outro lado, foi necessria a adio de cloreto de amnio, pois a presena dos ons amnio, alm de ajudar a precipitao atravs do efeito do on comum, impede a formao de um precipitado branco, floculento, de fosfato cido de magnsio. A adio de cloreto de amnio impede a formao de hidrxido de magnsio. HPO42-(aq) + OH-(aq) H2O(l) + PO43-(aq) Mg2+(aq) + NH4+ (aq)+ PO43-(aq) + 6H2O(l) Mg (NH4) (PO4). 6H2O(s) 2.1d Reao com Magneson Adicionou-se a um tubo de ensaio, 3 gotas de MgCl2 0,2 mol/L, 2 gotas de Magneson (p-nitrolbnzenoazorresorcinol) e NaOH 4 mol/L at o meio ficar alcalino, observou-se formao da laca azul causada pela adsoro do reagente no hidrxido de magnsio precipitado. Centrifugou-se e guardou-se o precipitado. Adicionou-se algumas gotas de NH4Cl 4,0 mol/L, apresentando colorao laranja, posteriormente, adicionou-se algumas gotas de NaOH 4,0 mol/L, apresentando colorao azul. Essa mudana na colorao ocorre porque o magneson muda a colorao para laranja quando em meio cido e para azul, quando em meio bsico. Na reao do magnsio com magneson, os sais de amnio atuam como interferentes, reduzindo a sensibilidade do ensaio, impedindo a precipitao do Mg(OH)2. 3 Questes 3.1 Ao realizar a reao do magnsio com hidrogenofosfato de sdio, ao invs de observar a formao de um precipitado cristalino com a forma caracterstica de estrelas, um estudante observou a formao de um precipitado branco e floculento. Explique porque isso aconteceu. Descreva como evitar esse resultado. Justifique sua resposta por meio de equaes qumicas.

Ituiutaba MG 14/02/2013

Para observar a formao do precipitado cristalino em forma de estrelas, necessrio um microscpio (para ver as estrelas, pois so microscpicas) e os reagentes devem ser adicionados exatamente na sequencia do roteiro. Para evitar esse resultado, deve-se adicionar HCl para o precipitado no ser Mg(OH)2 nem MgHPO4, que apresentam precipitados floculentos. Na precipitao dos ons magnsio por esse mtodo (soluo de fosfato bsico de sdio a uma soluo contendo ons magnsio, tamponada com hidrxido de amnio-cloreto de amnio), a soluo deve ser alcalinizada com hidrxido de amnio para que a precipitao seja completa. Por outro lado, necessria a adio de cloreto de amnio, pois a presena dos ons amnio, alm de ajudar a precipitao atravs do efeito do on comum, impede a formao de um precipitado branco, floculento, de fosfato cido de magnsio (MgHPO4). A adio de cloreto de amnio impede a formao de hidrxido de magnsio (Mg(OH)2). Assim, dever haver a formao de um precipitado branco de MgNH4PO4.6H2O, que cristaliza sob a forma caracterstica de estrelas e que pode ser observado ao microscpio. HPO42- + OH- H2O + PO43Mg2+(aq) + NH4+ (aq)+ PO43-(aq) + 6H2O(l) Mg (NH4) (PO4). 6H2O(s) 4. Referncias bibliogrficas VAITSMAN, D. S. Ensaios qumicos qualitativos. Rio de Janeiro, Intercincia, 1995. p. 54 VOGEL, A. Qumica Analtica Qualitativa. 5a edio, So Paulo, Mestre Jou, 1981. p. 314317.

Ituiutaba MG 14/02/2013

You might also like