You are on page 1of 3

Jus Navigandi

http://jus.com.br

Da impossibilidade de distino de causa para pleitear a suspenso do servio de telefonia celular (SMP)
http://jus.com.br/revista/texto/22609 Publicado em 09/2012 Ricardo Marques de Almeida O usurio adimplente de telefone celular tem direito de suspenso do servio, sem cobrana de faturas, de 30 a 120 dias. Resumo: Configura prtica abusiva das operadoras de telefonia celular a cobrana de assinatura durante o perodo de suspenso dos servios pedidos pelo consumidor, por motivo de perda ou roubo, pois a regulamentao setorial no faz qualquer distino entre a causa da suspenso, conferindo a todo usurio adimplente, independente da sua motivao, esse direito em cada perodo de 12 meses. O consumidor usurio de servios de telefonia celular (chamada pela Anatel de servio mvel pessoal SMP), desde que adimplente, tem direito suspenso, a cada 12 meses, dos seus servios, por um perodo mnimo de 30 e mximo de 120 dias, quando no podero ser cobrados quaisquer valores. Embora no seja uma prtica generalizada no mercado, algumas concessionrias tm feito distino entre o motivo da suspenso. Se por motivo particular, no h cobrana. Se por perda ou roubo, h. Mas essa postura, alm de criar regra que cerceia o direito do consumidor sem previso contratual, tambm no encontra amparo na regulamentao da atividade. Com efeito, a Resoluo n 477/2007 da ANATEL, que instituiu o Regulamento SMP, e o prprio contrato de adeso SMP, atribuem ao consumidor o direito de pedir a suspenso dos servios prestados pela operadora, por at 120 dias, quando no ser cobrada a assinatura, alongandose, por igual perodo, o prazo de permanncia, caso o cliente ainda esteja fidelizado operadora, sem qualquer distino da causa. Nesse sentido, vale transcrever o art. 6, VI c/c art. 34 da Resoluo n 477 de 7 de agosto de 2007 da ANATEL, que dispe o seguinte, in verbis: Art. 6 Respeitadas as disposies constantes deste Regulamento bem como as

disposies constantes do Termo de Autorizao, os Usurios do SMP tm direito a: () VI - obter mediante solicitao, a suspenso do servio prestado; () Art. 34. O Usurio adimplente pode requerer prestadora a suspenso, sem nus, da prestao do servio, uma nica vez, a cada perodo de 12 (doze) meses, pelo prazo mnimo de 30 (trinta) dias e o mximo de 120 (cento e vinte) dias, mantendo seu cdigo de acesso e a possibilidade de restabelecimento da prestao do servio na mesma Estao Mvel. 1 A solicitao de suspenso de forma diversa da prevista neste artigo pode ter carter oneroso. 2 vedada a cobrana de Assinatura ou qualquer outro valor referente prestao de servio, no caso da suspenso prevista neste artigo. 3 O Usurio tem direito de solicitar, a qualquer tempo, o restabelecimento do servio prestado, sendo vedada qualquer cobrana para o exerccio deste direito. 4 A prestadora tem o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para atender a solicitao de suspenso e de restabelecimento a que se refere este artigo. J a clusula n 4 do contrato de adeso/condies comerciais de concesso de benefcios para aquisio de aparelhos estabelece, previamente, que: 4. Se o assinante solicitar a suspenso dos servios do plano contratado, nos termos constantes do contrato SMP, o prazo de permanncia ficar suspenso e s voltar a ser contado quando o contrato SMP for reativado. Em matria de servios de telefonia, as resolues administrativas da ANATEL so fontes do direito. A propsito, reza o art. 7 do CDC: Art. 7 Os direitos previstos neste cdigo no excluem outros decorrentes de tratados ou convenes internacionais de que o Brasil seja signatrio, da legislao interna ordinria, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princpios gerais do direito, analogia, costumes e eqidade. Diante desse quadro normativo, ficaram evidentes duas coisas: 1) seja por motivo particular, seja por perda ou roubo, e independente do valor da conta, o consumidor adimplente tem o direito de pedir a suspenso dos servios; 2) o pedido de suspenso pode ocorrer durante o prazo de fidelizao/permanncia, que ser estendido para frente. Ao cobrar faturas dos usurios adimplentes que pedem a suspenso dos servios, as concessionrias que adotam essa prtica, criam regra que no foi prevista previamente em contrato ou nos regulamentos do setor. No se pode subentender regras que restringem os direitos do consumidor. Essa prtica, alm de abusiva, implica infrao contratual e viola a segurana que se espera das relaes jurdicas. Por no obedecer as prescries regulamentares, h um vcio de qualidade na prestao dos servios, nos termos do art. 20 2 do CDC, in verbis: Art. 20. O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes

da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: (...) 2 So imprprios os servios que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que no atendam as normas regulamentares de prestabilidade. Pontue-se ainda que o direito de suspenso, conforme caput do art. 34 da Resoluo, s assiste ao usurio adimplente. No foi mera opo do consumidor efetuar o pagamento das faturas, tampouco se pode alegar que o cliente furtado poderia voltar a usufruir os servios suspensos, bastando adquirir novo chip. Por isso, todos os pagamentos que vierem a ser feitos durante o perodo configuraram autntica cobrana indevida e deve ser repetida, em dobro, nos termos do art. 42, par. nico, do CDC, j que so vedadas as cobranas de assinatura ou qualquer outro valor. Nesse sentido: Art. 42. Na cobrana de dbitos, o consumidor inadimplente no ser exposto a ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa. Pargrafo nico. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito repetio do indbito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correo monetria e juros legais, salvo hiptese de engano justificvel. Se a operadora no est prestando o servio, no h causa jurdica para exigir o pagamento da franquia integral. Efetuar a cobrana, nessa hiptese, importa na violao do princpio que veda o enriquecimento sem causa. Portanto, se h cobrana de faturas, h concomitantemente violao do contrato de adeso SMP; prestao de um servio imprprio para o consumo porque no atende s prescries regulamentares de sua atividade; violao do princpio que veda o enriquecimento sem causa; violao da boa-f objetiva porque devem ser lidos os contratos de consumo, criando deveres anexos cooperao e lealdade; submisso do o consumidor a cobranas indevidas e a prticas abusivas que sequer encontram previso contratual e na regulamentao setorial.

Autor
Ricardo Marques de Almeida Procurador Federal no Estado do Rio de Janeiro. Representante Suplente da Carreira de Procurador Federal no Conselho Superior da AGU.

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): ALMEIDA, Ricardo Marques de. Da impossibilidade de distino de causa para pleitear a suspenso do servio de telefonia celular (SMP). Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3361, 13 set. 2012 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/22609>. Acesso em: 24 mar. 2013.

You might also like