You are on page 1of 10

Teste Intermdio de Cincias Naturais Verso 2

Teste Intermdio

Cincias Naturais
Verso 2
Durao do Teste: 90 minutos | 30.03.2011 9. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de Janeiro

Na folha de respostas, indica de forma legvel a verso do teste. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla, de associao/correspondncia e de ordenao. Utiliza apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deves riscar de forma inequvoca aquilo que pretendes que no seja classificado. Escreve de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresenta apenas uma resposta. Se escreveres mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responderes aos itens de escolha mltipla, escreve, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. Para responderes aos itens de associao/correspondncia, escreve, na folha de respostas: o nmero do item;  a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responderes aos itens de ordenao, escreve, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 1/ 10

GRUPO I
As extines em massa reduziram drasticamente a biodiversidade em diferentes perodos da histria da Terra. O acontecimento mais catastrfico, desta natureza, de que temos conhecimento, ocorreu h cerca de 252 milhes de anos, quando cerca de 90% das espcies marinhas e cerca de 70% das espcies terrestres se extinguiram. As extines em massa podem ser o resultado de profundas alteraes ambientais causadas por vrios factores, como, por exemplo, interaces ao nvel das mudanas climticas, tectnica de placas, vulcanismo a nvel mundial, subida (transgresso) ou descida (regresso) do nvel do mar, alteraes nos ciclos biogeoqumicos e impactos de grandes asterides ou cometas. Na Figura 1, esto representadas a variao da biodiversidade de invertebrados marinhos, nos ltimos 600 milhes de anos da histria da Terra, com indicao dos cinco maiores eventos de extino em massa, bem como as variaes da temperatura mundial e do nvel do mar, para o mesmo perodo.

Baseado em www.yearofearth.org (consultado em Outubro de 2010)

Figura 1

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 2/ 10

Na resposta a cada um dos itens 1 e 2, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta, de acordo com os dados do grfico. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. A maior extino em massa de espcies de seres marinhos ocorreu no (A) incio do Silrico. (B) final do Prmico. (C) incio do Jurssico. (D) final do Devnico.

2. A extino em massa no Devnico ocorreu em regime (A) transgressivo e com temperatura mdia mundial inferior actual. (B) regressivo e com temperatura mdia mundial inferior actual. (C) regressivo e com temperatura mdia mundial superior actual. (D) transgressivo e com temperatura mdia mundial superior actual.

3. Identifica, de acordo com os dados fornecidos, o perodo da histria da Terra com menor biodiversidade.

4. Identifica, dos trs principais grupos de rochas, aquele em que mais provvel encontrar fsseis.

5. Faz corresponder cada um dos elementos relativos actividade vulcnica, expressos na coluna A, respectiva designao, que consta da coluna B. Escreve, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a) Abertura situada na parte superior do vulco. (b)  Conduta de ascenso de magma. (c)  Reservatrio onde se acumula magma no interior da Terra. (d)  Massa area densa de materiais slidos e gasosos. (e)  Acumulao de materiais em torno da conduta central.

(1) Cmara magmtica (2) Chamin (3) Cone (4) Cratera (5) Escoada lvica (6) Lapilli (7) Nuvem ardente (8) Piroclasto

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 3/ 10

GRUPO II
No incio do sculo XX, o lobo ibrico era ainda comum em todo o territrio nacional. Eric Flower, autor de um estudo sobre o lobo, refere que os nmeros relativos a avistamentos diminuram entre 1960 e 1969, agravando-se a partir das dcadas de 70 e 80. Com base nestes pressupostos, foi desenhado, por um grupo de alunos de uma escola portuguesa, um projecto de Educao Ambiental: o Projecto LOBO. O projecto incluiu duas linhas de investigao: a primeira teve como base a realizao de 40 inquritos populao adulta de cinco aldeias da serra da Aboboreira, com o objectivo de recolher informaes sobre a presena/distribuio do lobo na regio. Na Figura 2 esto representados o nmero de avistamentos e a dimenso do grupo de lobos avistados na serra da Aboboreira; a segunda teve como objectivos, determinar a distribuio e a densidade populacional do lobo na serra da Aboboreira e avaliar o regime de ocupao das reas vitais, com base na pesquisa e na quantificao de indcios de presena de lobo, como sejam dejectos, rastos e esgravatados, em percursos com um total de 27,1 km de extenso. Na Tabela 1, est registado o ndice quilomtrico de indcios de presena de lobo. As concluses do projecto apontam para o facto de a reduzida disponibilidade alimentar (tanto pela escassez de presas selvagens, como pela diminuio dos efectivos pecurios ao longo das ltimas dcadas), aliada crescente humanizao da paisagem, influenciar negativamente a populao de lobos.

Figura 2

TABELA 1
meses Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro 2002 n. total de indcios de presena de lobo/ms 14 11 9 6 6 2 3 0 1 2 1 3 ndice quilomtrico de indcios de presena de lobo (indcios/km) 0,52 0,41 0,33 0,22 0,22 0,07 0,11 0,04 0,07 0,04 0,11
Baseado em http://naturlink.sapo.pt (consultado em Outubro de 2010)

2003

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 4/ 10

1. Indica, de acordo com o estudo de Eric Flower, em que dcada se inicia a diminuio dos avistamentos de lobos.

Na resposta a cada um dos itens de 2 a 4, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 2. Na maioria dos avistamentos da dcada de 80, os grupos de lobos eram formados por (A) 5 adultos. (B) 4 adultos. (C) 3 adultos. (D) 2 adultos. 3. O conjunto de lobos da Aboboreira constitui uma (A) populao, cujos indcios de presena foram menores no ms de Junho. (B) comunidade, cujos indcios de presena foram menores no ms de Maio. (C) comunidade, cujos indcios de presena foram menores no ms de Junho. (D) populao, cujos indcios de presena foram menores no ms de Maio.

4. Os lobos so animais que se distribuem por quase todo o hemisfrio norte, contribuindo para a sua adaptao a baixas temperaturas (A) o elevado tamanho das suas extremidades. (B) a elevada densidade de plos. (C) a reduzida ingesto de gua. (D) o reduzido ndice de gordura corporal.

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 5/ 10

5. Faz corresponder cada um dos tipos de relao bitica, expressos na coluna A, respectiva designao, que consta da coluna B. Escreve, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a)  Relao entre seres vivos de duas espcies diferentes em que os de uma espcie, para se alimentarem, matam os da outra . (b)  Relao entre seres vivos de duas espcies diferentes em que os de uma espcie so beneficiados e os da outra so indiferentes. (c)  Relao entre seres vivos da mesma espcie em que ambos disputam os mesmos recursos. (d)  Relao entre seres vivos de duas espcies diferentes em que os de uma espcie vivem custa do seu hospedeiro. (e)  Relao entre seres vivos de duas espcies diferentes em que ambos so beneficiados.

(1) Canibalismo (2) Comensalismo (3) Competio interespecfica (4) Competio intra-especfica (5) Cooperao (6) Mutualismo (7) Parasitismo (8) Predao

6. Explica em que medida a proibio da caa das presas selvagens do lobo pode diminuir os conflitos entre esta espcie e os criadores de gado locais.

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 6/ 10

GRUPO III
A infertilidade a incapacidade de engravidar aps um ano de relaes sexuais regulares, sem utilizao de qualquer mtodo contraceptivo, ou a incapacidade de manter a gravidez at ao nascimento de uma criana com vida. As causas da infertilidade podem estar ligadas a problemas de natureza diversa, muitos dos quais relacionados com a alterao dos estilos de vida, como sejam o adiamento da idade de concepo, a existncia de mltiplos parceiros sexuais, com o consequente aumento das infeces sexualmente transmissveis, os hbitos sedentrios e o consumo excessivo de gorduras, de tabaco, de lcool ou de drogas. Os avanos cientficos tm ajudado muitos casais a ultrapassar situaes de infertilidade. Em 2010, o Prmio Nobel da Medicina foi atribudo ao Dr. Robert G. Edwards por ter desenvolvido, juntamente com Patrick Steptoe, a tcnica de fertilizao in vitro, permitindo a fecundao extracorporal das clulas sexuais femininas. A Figura 3 representa as vrias etapas deste processo, aps estimulao do desenvolvimento folicular e da ovulao. A tcnica esteve na origem do nascimento, em 1978, do primeiro beb-proveta, a britnica Louise Joy Brown. Desde ento, nasceram em todo o mundo mais de 4 milhes de pessoas graas a este processo.

Baseado em www.apfertilidade.org (consultado em Outubro de 2010)

Figura 3

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 3, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. A utilizao correcta de plula contraceptiva (A) pode impedir a gravidez, mas no impede as infeces sexualmente transmissveis. (B) pode impedir a gravidez e as infeces sexualmente transmissveis. (C) no impede a gravidez nem o desenvolvimento de cancro no tero. (D) no impede a gravidez, mas impede o desenvolvimento de cancro no tero.

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 7/ 10

2. Na tcnica de fertilizao in vitro, antes da transferncia de embries, administrada progesterona mulher, de modo a (A) inibir o desenvolvimento e o aumento de espessura da mucosa uterina. (B) inibir o desenvolvimento de caracteres sexuais femininos. (C) estimular o desenvolvimento e o aumento de espessura da mucosa uterina. (D) estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos.

3. Para que ocorra gravidez, recorrendo fertilizao in vitro, necessrio que aconteam, por esta ordem, (A) estimulao do desenvolvimento folicular recolha de ocitos fecundao nidao. (B) recolha de ocitos estimulao do desenvolvimento folicular fecundao nidao. (C) recolha de ocitos fecundao nidao estimulao do desenvolvimento folicular. (D) estimulao do desenvolvimento folicular recolha de ocitos nidao fecundao.

4. Faz corresponder cada um dos rgos do sistema reprodutor humano, expressos na coluna A, respectiva designao, que consta da coluna B. Escreve, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a)  rgo onde so armazenados os gmetas masculinos. (b)  rgo onde ocorre o desenvolvimento do feto. (c)  rgo onde fecundao. ocorre, naturalmente, a

(1) Epiddimo (2) Ovrio (3) Prstata (4) Testculo (5) Trompa de Falpio (6) Uretra (7) tero (8) Vagina

(d)  rgo de produo de gmetas femininos. (e) rgo de produo de gmetas masculinos.

5. Identifica a hormona sexual responsvel pela determinao das caractersticas sexuais secundrias masculinas.

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 8/ 10

Na resposta a cada um dos itens 6 e 7, selecciona a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 6. O enfarte do miocrdio pode resultar da obstruo das (A) veias que transportam o sangue para o crebro. (B) veias que transportam o sangue para o msculo cardaco. (C) artrias que transportam o sangue para o crebro. (D) artrias que transportam o sangue para o msculo cardaco.

7. Durante uma actividade fsica intensa, aumenta o nmero de sstoles, (A) diminui o volume de ar inspirado e aumenta o nmero de contraces do diafragma. (B) diminui o volume de ar inspirado e diminui o nmero de contraces do diafragma. (C) aumenta o volume de ar inspirado e aumenta o nmero de contraces do diafragma. (D) aumenta o volume de ar inspirado e diminui o nmero de contraces do diafragma.

8. Ordena as letras de A a E, de modo a reconstituir, parcialmente, o percurso do sangue no nosso organismo. Inicia a ordenao pela letra A. A. Ventrculo direito. B. Pulmes. C. Aurcula esquerda. D. Artrias pulmonares. E. Veias pulmonares.

9. A diminuio de estrognios contribui para um aumento do chamado mau colesterol. Na menopausa verifica-se a progressiva paragem do ciclo ovrico. Explica de que forma a menopausa contribui para o aumento do risco de ocorrncia de acidente vascular cerebral.

FIM

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 9/ 10

COTAES GRUPO I
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................ 4 pontos 4 pontos 5 pontos 5 pontos 6 pontos 24 pontos

GRUPO II
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................ 6. ............................................................................................................ 5 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 6 pontos 8 pontos 31 pontos

GRUPO III
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................ 6. ............................................................................................................ 7. ............................................................................................................ 8. ............................................................................................................ 9. ............................................................................................................ 4 pontos 4 pontos 4 pontos 6 pontos 5 pontos 4 pontos 4 pontos 6 pontos 8 pontos 45 pontos

TOTAL.......................................... 100 pontos

TI de Cincias Naturais Verso 2 Pgina 10/ 10

You might also like