You are on page 1of 8

SIDA

Em que consiste? SIDA significa Sndrome de Imunodeficincia Adquirida, ou seja: um sndrome porque constitudo por um grupo de sinais e de sintomas; de imunodeficincia porque o que acontece que o sistema imunitrio fica cada vez mais deficiente, com menos capacidade de resposta ao longo da evoluo da doena; Adquirida porque no congnitas ( nascena), surge depois de uma infeo por um vrus, o vrus VIH. O Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH) um lentivrus da famlia dos retrovrus. constitudo por molculas de cido ribonucleico (RNA), com uma nica cadeia e possui envelope formado por protenas. Ao entrar no organismo humano e ao penetrar no sistema sanguneo, o VIH comea de imediato a reproduzir-se dentro dos linfcitos Th (help) (ou clulas CD4) acabando por mat-las. As clulas CD4 so, precisamente, os elementos do sistema imunolgico que do indicaes s restantes clulas para a necessidade de proteger o organismo contra agentes invasores. Sob a aco do vrus, a funo de defesa fica enfraquecida e deixa a pessoa infectada, ou seropositiva, mais vulnervel em relao actuao de bactrias e vrus, que provocam as chamadas doenas oportunistas. o caso de formas raras de pneumonia, toxoplasmoses, candidose, meningite criptoccica e cancros como o Sarcoma de Kaposi. Estas doenas so, normalmente, a causa de morte dos seropositivos, sendo bastante raras entre as pessoas que no sofrem de imunodeficincia. A infeco com o VIH caracteriza-se por quatro fases diferentes: 1. Perodo de infeco aguda (at quatro semanas aps o contgio). O seropositivo afetado por diversos sintomas pouco caractersticos, semelhantes aos de uma gripe. 2. Perodo que pode durar 10 a 15 anos, no qual, embora o vrus se continue a multiplicar, o seropositivo no apresenta quaisquer sintomas. Nesta fase, apesar de o vrus continuar a matar as clulas CD4, o organismo consegue repor quase a mesma quantidade de clulas que so destrudas diariamente. 3. A terceira fase da doena, em que o organismo j no consegue repor completamente a quantidade de clulas CD4 destrudas pelo vrus, caracteriza-se por uma imunodepresso moderada, com sintomas e sinais associados. Emagrecimento, suores nocturnos, diarreia prolongada e febre.

4. O seropositivo passa a ter SIDA, ocorre quando a contagem de clulas CD4 se torna muito baixa ou quando a pessoa afectada por outra doena indicadora de um estado de imunodeficincia grave.

Qual a sua causa (formas de transmisso)? Atravs de sangue, smen, fluidos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluidos pr-ejaculatrios dos seropositivos. O VIH no se transmite pelo ar nem penetra no organismo atravs da pele, precisando de uma ferida ou de um corte para penetrar no organismo; A forma mais perigosa de transmisso atravs de uma seringa com sangue contaminado, j que o vrus entra diretamente na corrente sangunea. A transmisso por via sexual nas relaes heterossexuais mais comum do homem para a mulher, do que o contrrio, porque o smen mais virulento do que os fluidos vaginais. O contgio pode ocorrer em todos os tipos de relao, seja vaginal, anal ou oral, j que as secrees vaginais ou esperma, mesmo que no entrem no organismo, podem facilmente contactar com pequenas feridas e cortes existentes na vagina, nus, pnis e boca. As relaes sexuais com mais riscos so as anais. De me para filho, o vrus pode ser transmitido durante a gravidez, o parto ou, ainda, atravs da amamentao. O VIH pode encontrar-se nas lgrimas, no suor e na saliva de uma pessoa infectada, contudo, a quantidade de vrus demasiado pequena para conseguir transmitir a infeco. Atualmente, a transmisso por transfuso de sangue ou de produtos derivados do sangue apresenta poucos riscos, uma vez que so feitos testes a todos os dadores. Sintomas Na 1 fase , algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de cabea, de estmago, nos msculos e nas articulaes, fadiga, dificuldades em engolir, gnglios linfticos inchados e um leve prurido. Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas. Os seropositivos vivem, depois da fase aguda, um perodo em que no apresentam sintomas, embora o vrus esteja a multiplicar-se no seu organismo o que pode prolongar-se por diversos anos. neste perodo que se encontram, actualmente, 70 a 80 por cento dos infectados em todo o mundo.

Na fase sintomtica da infeco (mas ainda sem critrios de SIDA), o doente comea a ter sintomas e sinais de doena, indicativos da existncia de uma depresso do sistema imunolgico. O doente pode referir cansao no habitual, perda de peso, suores nocturnos, falta de apetite, diarreia, queda de cabelo, pele seca e descamativa, entre outros sintomas.

Diagnstico O diagnstico faz-se a partir de anlises sanguneas para detetar a presena de anticorpos ao VIH. Estes anticorpos so detetados, normalmente, apenas trs a quatro semanas aps a fase aguda, no podendo haver uma certeza absoluta sobre os resultados nos primeiros trs meses aps o contgio. O perodo em que a pessoa est infetada, mas no lhe so detetados anticorpos, chamase perodo de janela. Aos seropositivos realizam-se tambm testes de carga vrica para avaliar o nvel de VIH no sangue. Uma pessoa saudvel tem entre 500 e 1 500 clulas CD4 por mililitro de sangue. A seropositividade transforma-se em SIDA quando as clulas CD4 baixam para menos de 200 por mililitro de sangue, ficando assim o organismo mais desprotegido e tornando-se um alvo fcil das chamadas doenas oportunistas. No caso dos recm-nascidos, filhos de me seropositiva, os testes aos anticorpos s tm completa validade ao fim de 18 meses, j que os anticorpos existentes no seu organismo podem ter sido herdados da me. Ao fim desse perodo, se a criana no apresentar anticorpos porque o VIH no se encontra presente e o beb torna-se seronegativo.

Tratamento Apesar de no existirem frmacos capazes de eliminar por completo o vrus do organismo, os medicamentos anti-retrovricos existentes conseguem baixar a quantidade do vrus para valores mnimos e preservar a funo imunolgica do organismo, retardando a evoluo da doena e proporcionando aos seropositivos uma maior esperana e melhor qualidade de vida. Existem trs tipos (classes) de medicamentos utilizados no tratamento da infeco com VIH, que actuam de formas diferentes e em diferentes fases do ciclo de reproduo do vrus. Os medicamentos so, geralmente, utilizados em conjunto para a obteno de resultados mais eficazes e prolongados, em esquemas teraputicos designados por Teraputica Anti-Retrovrica de Elevada Potncia. Desta forma, previne-se a ocorrncia de manifestaes oportunistas associadas ao VIH, melhorase a qualidade de vida e prolonga-se a vida do doente.

inibidores da transcriptase reversa impedem que o vrus consiga transformar o seu cdigo gentico de ARN em ADN, operao necessria para se multiplicar dentro das clulas.

inibidores da protease tm como funo bloquear um dos componentes do VIH, a protease, conseguindo, desta forma, que as novas cpias do vrus no infectem novas clulas.

Inibidores de fuso impedem que o vrus se funda com o linfcito T, essencial sua multiplicao.

Preveno Usar sempre preservativo nas relaes sexuais, no partilhar agulhas, seringas, material usado na preparao de drogas injectveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura). , tambm, preciso ter ateno utilizao de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com smen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vrus. Medidas de combate ao vrus VIH/Sida em Portugal - Transmisso me/filho: rastreio a todas as mulheres grvidas ou que pretendam engravidar - Contgio entre toxicodependentes: programa de Troca de Seringas nas farmcias. - Testes gratuitos: testes do VIH/Sida so disponibilizados de forma totalmente gratuita em hospitais e Centros de Sade. Como surgiu a SIDA? Ela surgiu a partir de um vrus chamado SIV, encontrado no sistema imunolgico dos chimpanzs e do macaco-verde africano. Apesar de no deixar esses animais doentes, o SIV um vrus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV, o vrus da aids. O SIV presente no macacoverde teria criado o HIV2, uma verso menos agressiva, que demora mais tempo para provocar a aids. J os chimpanzs deram origem ao HIV1, a forma mais mortal do vrus. " provvel que a transmisso para o ser humano, tanto do HIV1 como do HIV2, aconteceu em tribos da frica central que caavam ou domesticavam chimpanzs e macacos-verdes", diz o infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Beneficncia Portuguesa, em So Paulo. No h consenso sobre a data das primeiras transmisses. O mais provvel, porm, que tenham acontecido por volta de 1930.

Nas dcadas seguintes, a doena teria permanecido restrita a pequenos grupos e tribos da frica central, na regio ao sul do deserto do Saara. S em 1980 a SIDA reconhecida como doena. Surgem vrios relatos de sintomas em homossexuais nos Estados Unidos. O primeiro caso de SIDA conhecido foi no ano de 1980: Gaetan Dugas, um homossexual atendente de vo da companhia area Air Canada, a quem foi diagnosticada a doena. Dugas era um individuo notoriamente promscuo que pelo que dizem fazia sexo com 250 parceiros por ano em casas de banhos. Nesse ano, houve 41 casos de mortes nos Estados Unidos, confinadas populao homossexual, A doena era conhecida na altura por peste gay e toda a gente julgava que apenas e s os homossexuais contraiam aquilo que mais tarde acabaria por se tornar num flagelo da Humanidade a partir da 2 metade do sculo XX , com milhes de vtimas que aumentam no sculo XXI, cujas estatsticas englobam agora todas as classes de indivduos, com particular relevo nos toxicodependentes e heterrossexuais, seguindo-se os bi e homossexuais.

SIDA no mundo Estima-se que no final de 2005 cerca de 40.3 milhes de pessoas viviam com a infeo pelo VIH. Destes, 17.5 milhes so mulheres e 2.3 milhes so crianas com idade inferior a 15 anos. Cerca de 4.9 milhes adquiriram a infeco durante o ano de 2005, tendo morrido 3.1 milhes de pessoas devido a esta infeo durante o mesmo ano. Durante o ano de 2005 ocorreram cerca de 14 000 novas infeces por dia. Mais de 95% ocorreram em pases em desenvolvimento. O nmero de pessoas com infeco VIH tem vindo a aumentar ao longo dos anos em todo o Mundo. Nos anos de 2003 e 2004 assistiu-se a um aumento da incidncia da infeco mais acentuado na sia Oriental (aumento de cerca de 50%, atribudo largamente ao crescimento da epidemia na China) e na Europa de Leste e sia Central (aumento de 40%, para o qual contriburam maioritariamente o nmero de casos na Ucrnia e na Federao Russa). A nica regio do Mundo onde no se verificou aumento da prevalncia da infeco em 2005, comparativamente a 2003, as Carabas. A frica sub-Sahariana permanece a regio do Mundo mais atingida com 25.8 milhes de pessoas infectadas no final de 2005, cerca de mais um milho comparativamente a 2003. Na Europa Ocidental e Central e na Amrica do Norte a maioria das infeces VIH foram adquiridas por via homossexual ou pelo uso de drogas injectveis. No entanto, nos ltimos anos uma proporo cada vez maior das infeces adquirida atravs de contacto

heterossexual sem utilizao de preservativo. Nos 12 pases da Europa Ocidental com dados sobre infeces VIH diagnosticadas de novo, o diagnstico de infeces adquiridas por via heterossexual aumentou em 122% entre 1997 e 2002. Uma grande percentagem destes novos diagnsticos efectuada em pessoas oriundas de pases com grande incidncia da infeco, principalmente pases da frica sub-Sahariana. O diagnstico de novas infeces em homossexuais do sexo masculino aumentou em 22% na Europa Ocidental entre 2001 e 2002. SIDA em Portugal Em Portugal, o primeiro caso foi detectado em 1983, no Hospital Curry Cabral - num homem que j apresentava sintomas da ltima fase da infeco com VIH - e comprovado atravs de um exame realizado na Faculdade de Farmcia da Universidade de Lisboa. Estima-se que cerca de 42.000 pessoas esto infetadas em Portugal (cerca de 0,4% da populao Portuguesa). Em Portugal as taxas de novos diagnsticos de infeco VIH so as maiores da Europa. O nmero total de casos notificado at 31 de Dezembro de 2005 de 28 370 casos de infeco.

Destes:

46,1% em utilizadores de drogas por via endovenosa 36,3% transmisso heterossexual 11,7% transmisso homossexual masculina 5,9% restantes formas de transmisso

O total acumulado de casos de SIDA em Portugal at 31/12/05 era de 12 702. Desde 2000, tem-se verificado um aumento proporcional do nmero de casos de transmisso heterossexual e diminuio proporcional dos casos associados toxicodependncia. Desde 1999 observa-se que so notificados com maior frequncia casos de SIDA em grupos etrios superiores (acima de 45 anos). Os portadores assintomticos da infeco VIH em Portugal so predominantemente jovens com mais de 20 anos e indivduos at aos 39 anos, pertencendo 45,3% categoria de "toxicodependentes" e 39,3% categoria de "heterossexuais".

Discriminao Viver com uma doena sria, estigmatizada e potencialmente fatal pode ser extremamente estressante e difcil. Embora algum com VIH possa manter-se saudvel por muitos anos, existe

um medo enorme, e mal entendido por parte da sociedade ou at mesmo pelas pessoas que contraem o vrus. Essas pessoas com VIH - SIDA, podem se deparar com hostilidade ou rejeio mesmo daqueles mais prximos como amigos e famlia. Elas podem perder seus trabalhos, suas casas ou relaes importantes como resultado de atitude negativa com relao a esta doena. Por causa do estigma associado com a SIDA/AIDS, essas pessoas tm dificuldade em falar com outras pessoas sobre o diagnstico, especialmente com pessoas com quem possivelmente podem desenvolver algum tipo de relacionamento sexual ou afetivo, com medo de serem rejeitados. Expressar sua sexualidade quando voc sabe que pode passar uma infeco sria pode ser extremamente difcil. Muitas pessoas encontram apoio atravs de aconselhamento ou participando em grupos de apoio para pessoas com VIH/HIV - SIDA/AIDS. Confidencialidade extramamente importante e necessrio por parte das pessoas que oferecem servios e apoio s pessoas vivendo com ou afetadas pelo VIH/HIV - SIDA/AIDS. Problemas do quotidiano Atividade fsica: Os seropositivos devem continuar a trabalhar e a ter um papel participativo na sociedade, a menos que o seu estado de sade, a fadiga e outras perturbaes no o permitam. Existem, contudo, algumas ocupaes com as quais se deve ter mais cuidado, aumentando as precaues, na rea da sade e na assistncia social, devido ao risco de contactar com casos de tuberculose. Profisses como veterinria, trabalhos de campo, matadouro ou em loja de animais so mais suscetveis a infees.No h nada que impea um seropositivo de fazer exerccio, excepto se o cansao ou outros sintomas o impedirem. Gravidez: As mulheres seropositivas podem passar o vrus ao filho durante a gestao, no momento do parto e atravs do aleitamento, portanto, devem reflectir bem sobre essa possibilidade antes de engravidar. A mulher que descobre ser seropositiva j depois de estar grvida pode, como qualquer outra pessoa, iniciar o tratamento com medicamentos anti-retrovricos, para controlar a multiplicao do vrus e prevenir a transmisso da infeco ao filho. Se a me j estava a fazer tratamento antes de engravidar, dever continuar a faz-lo, seguindo as instrues do mdico. Alimentao: Os seropositivos devem ter bastante ateno ao seu regime alimentar, porque a perda de peso um dos sintomas da infeco, podendo os doentes, numa fase avanada da doena, emagrecer de forma excessiva. , tambm, necessrio ter uma boa alimentao para ajudar a manter em forma o sistema imunolgico, j que este est a ser afectado pelo vrus. Viagens: Tal como para as restantes pessoas, os seropositivos encontram maiores riscos para a sade em viagens a pases em desenvolvimento ou do terceiro mundo, onde muitas vezes existe o perigo de poder ingerir gua e alimentos contaminados. Vida sexual: Desde que se proteja e que tenha em ateno determinadas prticas sexuais, possvel manter um relacionamento sexual. Deve usar sempre preservativo em todos os tipos de relaes sexuais.

Conviver: O principal cuidado a ter no convvio com as outras pessoas o de mant-lo, evitando o isolamento. A partilha de artigos de uso comum e domstico, como roupas, loia ou talheres, no oferece qualquer problema, mas deve ter-se cuidado para no partilhar alguns objectos cortantes ou que possam ter estado em contacto com o sangue de uma pessoa infectada como lminas de barbear, escovas de dentes ou seringas.

You might also like