You are on page 1of 40

Captulo Dcimo Segundo O Poder do Pensamento para uma nova Civilizao

1. PENSAMENTOS PUROS - SEU IMPACTO NO MUNDO

Os psiclogos e ocultistas ocidentais do grande importncia e valor aos pensamentos puros. O cultivo do pensamento uma cincia exata. Deve-se cultivar a maneira certa de pensar e expulsar toda espcie de pensamentos vaidosos e sem valor. Quem alimenta pensamentos maus causa enorme prejuzo a si prprio e ao mundo em geral. Polui o mundo do pensamento [plano mental]. Seus maus pensamentos penetram nas mentes de pessoas distantes porque o pensamento se move com velocidade fulminante. Os maus pensamentos so a causa direta das mais variadas molstias. Todas as molstias tm sua origem num pensamento impuro. Quem cultiva pensamentos bons, sublimes e divinos faz a si mesmo e tambm ao mundo, enorme bem. Pode transmitir, aos amigos que vivem longe, alegria, esperana, conforto e paz.

2. O PODER DO PENSAMENTO E O BEM-ESTAR DO MUNDO

Carma a atuao e tambm a lei de causa e efeito. Todos os reinos abaixo do homem no possuem "mente". Portanto no podem gerar pensamentos.

Alm disso, no tm a mnima idia do bem e do mal, do que deve ou no deve ser feito e conseqentemente no podem criar Karmas. Os pensamentos so coisas mais slidas do que um pedao de acar-cande. Possuem imensa fora e poder. Use com cuidado a fora do pensamento. Pode lhe ser til de muitas maneiras. Mas no abuse ao acaso, desse poder. Se o fizer, sofrer queda rpida ou uma reao terrvel. Use esse poder para auxiliar outros.

3. O PODER DO PENSAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CORAGEM E DO AMOR

Destrua sem piedade os pensamentos de medo, de dio, egostas, sensuais e qualquer outro que seja mrbido ou negativo. Estes maus pensamentos produzem fraquezas, molstias, desarmonia, depresso e desespero. Cultive pensamentos positivos como os de misericrdia, de coragem, de amor e de pureza. E os pensamentos negativos morrero de inanio. Tente isso e sinta sua fora. Os pensamentos puros infundiro em voc uma nova e melhor vida. Pensamentos sublimes e divinos produzem uma tremenda influncia na mente, expulsam os maus pensamentos e mudam a substncia mental. A mente se transformar totalmente em luz pelo cultivo de pensamentos divinos.

4. O PODER DO PENSAMENTO PARA UMA VIDA IDEAL

Alimente os pensamentos mais elevados. Seu carter se enobrecer. Sua vida se tornar digna e ideal. Mas, cada pessoa tem um pano de fundo mental diferente. Os indivduos variam em sua capacidade mental e intelectual e na fora fsica e mental para realizar coisas. Portanto cada um precisa ter um ideal que se adapte ao seu prprio temperamento e capacidade e deve ir em busca dele com grande entusiasmo e atuao dinmica.

O ideal de uma pessoa no convir a outra. Se algum corre atrs de um ideal que no pode atingir, pois este est alm de seu alcance e capacidade, ficar decepcionado. Deixar de se esforar e tornar-se- Tamsico [qualidade de inrcia da matria]. Voc deve procurar o seu prprio ideal. Poder realiz-lo imediatamente ou depois de dez anos de passos vacilantes. No importa. Cada um ou uma deve tentar o mximo, dentro de suas limitaes, para atingir esse ideal. Precisa usar toda a sua energia, fora de nervos e de vontade para realizar esse ideal. Voc mesmo poder determinar um ideal que esteja de acordo com o seu nvel. Se no conseguir faz-lo pea a seu guia e esse escolher para voc o ideal mais conveniente sua capacidade e nvel. No se deve tratar com desprezo um homem cujo ideal pequeno. Ele pode ser uma alma infante que est comeando a engatinhar no caminho moral e espiritual. Seu dever de ajud-lo, de todas as maneiras possveis, na realizao desse ideal. Precisa sempre encoraj-lo nesse esforo sincero que est fazendo para atingir o que ele considera ser o mais alto ideal. deplorvel notar que a maioria das pessoas no possui ideal algum. At mesmo as pessoas cultas. Levam uma vida sem meta e por isso so atiradas de c para l como um pedao de palha. No progridem na vida. Situao esta que s podemos chamar de verdadeiramente lamentvel. [ muito difcil conseguir uma encarnao humana]. Entretanto as pessoas no compreendem a importncia de manter um ideal e de tentar atingi-lo. Os epicuristas, os glutes e os ricos tm por lema "Coma, beba e divirta-se". So incontveis os seguidores deste modo de pensar e diariamente seu nmero aumenta de forma assustadora. Este o ideal de Virochana. O ideal de Asuras [demnios] e de Rakshasas [demnios comedores de carne crua]. Ele levar o homem s regies sombrias da misria e do sofrimento.

[Abenoado seja aquele que eleva seus pensamentos, mantm um ideal e se esfora realmente por atingi-lo porque logo chegar conscincia de Deus.]

5. ENERGIA DO PENSAMENTO PARA SERVIR E PARA O PROCESSO ESPIRITUAL

Assim como a energia desperdiada em conversa fiada e mexericos, ela se perde no cultivo de pensamentos inteis. Voc, portanto, no deve desperdiar um nico pensamento e nem mesmo uma frao de energia com pensamentos inteis. Conserve toda a energia mental. Utilize-a para fins espirituais, na contemplao divina, Brama-Chintana [pensando, refletindo] e BramaVichara [auto-investigao]. Conserve toda a energia do pensamento para a meditao e para prestar servios humanidade. Afaste da mente todos os pensamentos desnecessrios, inteis e irritantes. Os pensamentos inteis impedem seu crescimento espiritual; pensamentos irritantes so obstculos no desenvolvimento espiritual. Voc se distancia de Deus quando alimenta pensamentos inteis. Substituaos por pensamentos de Deus. Tenha s pensamentos bons e teis. Pensamentos teis so os degraus no crescimento e progresso espirituais. No permita que a mente corra para os velhos sulcos e conserve seus velhos hbitos. Vigie-a cuidadosamente.

6. AJUDE O MUNDO COM BONS PENSAMENTOS

Os semelhantes atraem-se mutuamente. Se voc tiver um mau pensamento ele atrair todo tipo de maus pensamentos de outros. E voc os passar todos a mais outros. O pensamento se move. Ele uma fora dinmica viva. uma coisa. Se permitir que sua mente paire num pensamento sublime este atrair bons pensamentos de outros. Estes, voc passar a outras pessoas. Com maus pensamentos voc polui o mundo.

7. O PODER DO PENSAMENTO E AS CONDIES PARA UMA NOVA CIVILIZAO

O pensamento faz o homem; o homem, a civilizao. Existe uma poderosa fora de pensamento por trs de cada acontecimento na vida e na histria do mundo. Por trs de todas as descobertas e invenes, de todas as religies e filosofias, de todo projeto para salvar ou destruir vidas, est o pensamento. O pensamento expresso em palavras e executado em aes. A palavra a serva do pensamento e a ao o resultado final. Da o ditado "Voc se torna o que pensa". Como construir uma Nova Civilizao? Gerando uma nova fora de pensamento. Como construir uma civilizao que assegurar a paz para a humanidade, a prosperidade para a sociedade e a salvao para o indivduo? Procriando uma fora de pensamento que invariavelmente far o homem gozar de paz mental, que inculcar em seu corao as virtudes da compaixo, do servir a humanidade, do amor a Deus, e de um desejo intenso de chegar a Ele. Se apenas uma frao da riqueza e do tempo gasto em procuras inteis e atividades destrutivas fosse dedicada criao de um BOM PENSAMENTO, uma nova civilizao existiria de imediato. Bombas atmicas e de hidrognio, I.C.B.M. e outras muitas invenes esto, inevitavelmente, levando a humanidade destruio. Gastam sua riqueza; destroem seus vizinhos; poluem a atmosfera do mundo inteiro, criam, em seu corao, o medo, o dio, a desconfiana; a mente se desequilibra e o corpo fica sujeito a molstias. Vamos pr um trmino a este rumo. Promova a pesquisa da espiritualidade, da religio e de todas as coisas boas da vida. Apie os filsofos e os santos - os verdadeiros benfeitores da humanidade. Ajude-os no estudo da religio, nas pesquisas da antiga literatura espiritual e na transmisso de uma grande fora de pensamento

dirigido a Deus. Proba toda literatura que polui os pensamentos dos jovens. Irrigue as jovens mentes com pensamentos, idias e ideais saudveis. O homem que assassina, o que rouba sua carteira, o que o lesa, recebe a punio da lei. Mas estes crimes so insignificantes comparados ao que cometem os perniciosos intelectuais que instilam idias daninhas na mente da juventude. So eles os autores de muitos assassnios perpetrados pelo mundo afora, roubam sua maior riqueza, isto , a sabedoria; enganam-no oferecendo-lhe veneno sob o rtulo de doce elixir. As leis de uma nova civilizao sero muito severas com estes seres Asricos [demonacos]. A Nova Civilizao dar todo o apoio aos que quiserem estudar filosofia, religio e pensamento espiritual. Tornar compulsrio este estudo nas escolas e colgios. Dar prmios e ttulos aos que fizerem pesquisas em religio e filosofia. O anseio mais profundo do homem - o anseio espiritual ter todas as facilidades para atingir sua meta. Os frutos da Nova Civilizao merecem todos os esforos que cada um possa fazer para cri-la. Na Nova Civilizao o homem vai querer levar uma vida honesta, desejar servir seus semelhantes e dividir com eles o que possui; amar a todos, compreendendo que o seu prprio Eu reside em todos; dedicar-se- ao bem-estar de todos os seres. No seria esta uma sociedade ideal, na qual as pessoas dividem com outros tudo o que possuem e esto dispostas a servir todo o mundo? Numa sociedade em que cada um quisesse trabalhar por todos no haveria mais necessidade de impostos e tarifas! E nem mais necessidade de polcia e de exrcito quando todos se dedicam virtude! Este, pois, o ideal. Que cada um se esforce por gerar uma fora de Pensamento que nos leve a esta meta. Que Deus os abenoe

Captulo Dcimo Primeiro O Poder do Pensamento e a realizao em Deus

1. A VIDA - UMA ATUAO RECPROCA DE PENSAMENTOS

O pensamento que voc tem manifestar-se- na sua vida. Se for corajoso, alegre, compassivo, tolerante e bondoso essas qualidades ficaro evidentes em sua vida fsica. A nica impureza da mente o pensamento vil e o desejo. Tome conta de seus bons pensamentos como um vigia alerta guarda o Tesouro. Se no existir o pensamento do "eu", no existir outro pensamento. A vida uma atuao recproca de pensamentos. A dualidade cessa quando a mente pra de funcionar. O pensar est ligado ao fator tempo. necessrio parar de pensar. S ento atingir o infinito. Fique quieto. Deixe que todas as ondas de pensamento sumam. Nessa quietude, quando a mente se dissolve, brilha o Atma luminoso, a conscincia pura. Vigie a mente. Vigie os pensamentos. procure serenidade. Torne seu corao uma morada digna do Senhor.

2. RESULTADOS DO PENSAMENTO NA EXPERINCIA ESPIRITUAL

O ouro derretido despejado no molde de um cadinho tomar a forma desse cadinho. A mente tambm toma a forma do objeto que penetra. A mente adota a forma de qualquer objeto sobre o qual pense intensamente. Se pensar numa laranja ficar com a forma de uma laranja. Se pensar no Senhor Krishna tomar a forma do Senhor Krishna. Voc precisa treinar a mente de maneira apropriada e lhe dar, para que assimile, alimento Stvico certo. Tenha uma imagem mental ou pano de fundo do pensamento Stvico. Os mesmos pensamentos que o homem alimentou durante o dia estaro ocupando sua mente durante o sonho. Se tiver pureza e

concentrao poder fazer com que a mente adote o Bhava que quiser. Se pensar em misericrdia, todo o seu ser ficar saturado de misericrdia. Se pensar em paz, todo o ser ficar imerso em paz. a Bhava mental, ou atitude, que determina a natureza de um ato e produz seus frutos. Voc poder abraar sua me, ou sua irm ou sua mulher. O ato o mesmo mas o Bhava mental diferente. Vigie sempre seu Bhavana, idias e emoes. Seu Bhavana deve ser sempre Stvico. Dever cultivar Brama-Bhavana o tempo todo. Preste ateno no Bhavana durante a meditao. No precisar vigiar a respirao [um dos mtodos de meditao]. Os pensamentos que cria em sua mente e as imagens que forma em sua vida cotidiana o ajudaro a fazer de voc o que ou o que deseja ser. Se pensar constantemente no Senhor Krishna, tornar-se- idntico ao Senhor. Residir Nele para sempre.

3. PENSAMENTOS DE DEUS Sua mente precisa se limpar de todos os pensamentos mundanos. Tem que se encher de pensamentos de Deus e de nada mais. Mantenha a mente repleta de pensamentos bons, divinos, sublimes e assim no sobrar lugar para maus pensamentos. Nunca diga uma palavra desnecessria. Nunca permita que um pensamento vaidoso ou desnecessrio ocupe sua mente.

4. PENSAMENTOS DIVINOS PARA SE LIVRAR DAS MOLSTIAS

O melhor remdio ou panacia para todas as molstias o cultivo de pensamentos divinos. As ondas que se desprendem dos pensamentos divinos por Kirtan [cantar o nome do Senhor], Japa [repetio de Mantras] ou pela meditao diria eletrificaro, rejuvenescero,

vivificaro e daro energia s clulas, aos tecidos, aos nervos. Outro remdio barato e eficaz estar sempre contente e alegre. Estude diariamente, com ateno, um ou dois captulos do Gita. Ocupe-se o tempo todo e isto ser um meio de afastar pensamentos mundanos. Encha a mente de Sattva e goze de muita sade e paz. Procure a companhia de gente sbia, cultive a f, a serenidade, a franqueza, a coragem, a misericrdia, a devoo, o amor, a alegria, a confiana, pensamentos e virtudes divinas. Permita que a mente v na direo espiritual em sulcos divinos: ela ter paz e produzir vibraes harmoniosas. Voc gozar de sade mental e no sofrer de nenhum mal fsico.

5. O CULTIVO DO PENSAMENTO PELO CONHECIMENTO E PELA DEVOCO

Sente-se num lugar solitrio e observe cuidadosamente seus pensamentos. Permita que o macaquinho da mente salte e pule durante um certo tempo. Depois de um dado perodo ele descer. Ficar quieto. Seja um Sakshi [testemunha das modificaes da mente] ou observador do zoolgico de vrios pensamentos no eterno circo ou espetculo. Torne-se um espectador do filme mental bioscpico. No se identifique com os pensamentos. Assuma uma atitude de indiferena. Todos os pensamentos, um por um, morrero de inanio. Voc matar os pensamentos, um a um, assim como um soldado mata o inimigo no campo de batalha. Repita mentalmente "OM eu sou Sakshi . Quem sou eu? Sou o Atma sem pensamento. Nada tenho a ver com estas imagens mentais e pensamentos falsos. Que corram. No me dizem respeito". Todos os pensamentos perecero. A mente morrer como a lamparina sem leo. Fixe sua mente na imagem do Senhor Hari [epteto de Vishnu ou do

Senhor Shiva, ou do Senhor Krishna, ou de seu Guru, ou de qualquer santo como o Senhor Buda ou o Senhor Jesus]. Muitas e muitas vezes tente focalizar essa imagem mental. Todos os pensamentos morrero. Este outro mtodo o mtodo de Bhaktas [devotos].

6. OS PENSAMENTOS E A PRTICA DA IOGA DA QUIETUDE MENTAL

Sente-se calmamente. Realize uma discriminao. Desassocie-se dos pensamentos e da mente que o princpio pensante ou entidade. Identifique-se com o seu Eu interior e fique como testemunha silenciosa ou Sakshi. Gradualmente todos os pensamentos morrero. Voc estar em unio total dom o Eu supremo ou Parabrama. Continue a prtica da quietude mental. Aniquilar a mente, sem dvida requer um esforo direto. Primeiro precisa eliminar as Vasanas [tendncias que trazemos de outras vidas]. S ento ser capaz de realizar o Sadhana [prtica espiritual] de firme quietude mental. Sem produzir Vasana-Kashaya [desejos ocultos e inconscientes] a quietude mental ou aniquilao da mente no possvel.

7. COMO FAZER AMIGOS PELA PRTICA DA IOGA

"Como fazer amigos e influenciar as pessoas". Este princpio de Dale Carnegie no passa de uma folha do antigo livro hindu sobre cincia psdico-espiritual. Pratique a Ioga e o mundo todo vai ador-lo. Inconscientemente atrair para si todos os seres vivos; at os deuses ficaro a sua disposio. Far amigos mesmo entre as feras e os indivduos brutais. Sirva a todos; ame a todos. Desenvolva seus poderes interiores pela prtica da Raja Ioga [Ioga das oito etapas], pelo controle e domnio do poder do pensamento.

Pela prtica da Ioga voc pode fazer toda a humanidade e de todos os seres vivos membros de sua prpria famlia. Pela prtica da Ioga poder superar todas as dificuldade e eliminar todas as fraquezas. Pela prtica da Ioga a dor pode ser transformada em prazer, a morte em imortalidade, o sofrimento em alegria, o fracasso em sucesso e a doena em sade perfeita. Por isso aplique-se na prtica da Ioga.

8. O ESTADO IQUICO DE N0 - PENSAMENTO

Geralmente, nos estudantes, no existe verdadeiro despertar espiritual. Existe mera curiosidade para conseguir poderes psquicos ou iquicos. Enquanto alimentar algum desejo secreto por Siddhis [poderes] este estudante estar longe de Deus. Cumpra rigorosamente os regulamentos ticos. Primeiro modifique a natureza mundana, Se voc abandonar completamente os desejos, os pensamentos, os Vrittis [ondas de pensamentos], se estes forem destrudos in toto, Kundalini [a simblica serpente adormecida no Muladhara chakra] subir por si mesmo. sem esforo, levado pela fora da pureza. Remova o entulho da mente. Conseguir auxlio e respostas de dentro de voc mesmo.

9. O PODER DO IOGUE DE PENSAMENTO DESENVOLVIDO

O Iogue que desenvolveu seus poderes de pensamento possui uma personalidade magnfica e atraente. Os que entram em contato com ele so enormemente influenciados pela sua voz suave sua fala vigorosa, seus olhos luminosos, sua tez brilhante, seu corpo sadio e forte, seu comportamento, suas virtudes e Natureza Divina. Dele as pessoas recebem alegria, paz e fora. Ficam inspirados pelo que ele diz e sentem suas mentes se elevarem ao seu simples contato.

O pensamento se move. O pensamento uma fora enorme. Um Iogue ou sbio pode purificar o mundo todo com seus poderosos pensamentos ainda que no saia de sua gruta solitria no Himalaia. Para ajudar as pessoas no necessrio que ele aparea em pblico e faa conferncias e discursos. Sattva [equilbrio] atividade intensa. A roda que gira muito rapidamente parece estar parada. o que se d com Sattva e com o homem sttvico.

10. BARCOS - PENSAMENTO PARA IR FORA INFINITA

A vida uma viagem da impureza para a pureza, do dio para o amor csmico, da morte para a imortalidade, da imperfeio para a perfeio, da escravido para a liberdade, da diversificao para a unio, da dor para a beatitude eterna, da fraqueza para a fora infinita. Deixe que cada pensamento o aproxime mais do Senhor, que cada pensamento o ajude em sua evoluo

Captulo Dcimo A Metafsica do Poder do Pensamento

1. O PODER DO PENSAMENTO E O IDEALISMO PRTICO I

O homem vai de mal a pior na escala da vida. No pe sua fora total na ao certa; por isso, no obtm o belo resultado da sabedoria. Est atormentado pelas imperfeies. Ressentimentos fervilham em sua mente porque sua vida no flui com a energia certa. O amor do "eu" est sempre pronto para acusar a parte contrria. Os objetos do mundo visual so para ele momentos deliciosos. Ainda assim quer estabelecer-se numa base firme de sentimentos pessoais.

Assoberbado pelas paixes no capaz de estabelecer relaes certas e harmoniosas com os outros. Est sempre, e em todas as circunstncias, em busca de sua prpria felicidade. O altar da verdade exige as oferendas da rigidez mental, da dureza, da auto-afirmao, da excentricidade e do egosmo. Para essa verdade que desconhece a parcialidade, o sexo, o olhar cobioso, treine-se homem! Nas experincias humanas est a marca do erro. Por isso, sua vida fica disforme e desfigurada. Pelos seus pensamentos errados os homens se tornaram fel aos olhos uns dos outros. O gelo da m vontade esfria seus coraes. Os homens esto ligados uns aos outros por toda espcie de laos de sangue, de orgulho, de medo, de esperana, de lucros, de luxria, de dio, de admirao, e por todas as circunstncias, mas no pelo amor espiritual. Isto tudo resultado de pensamentos errados. O sbio constri uma ilha que nenhuma inundao submerge. O perfume das flores espalha-se na direo do vento, mas o odor do sbio viaja contra o vento; com seus pensamentos penetra todos os lugares. Parece uma montanha coberta de neve que pode ser vista ao longe. Homem! Se encher sua lamparina de gua no poder dispersar a escurido. Alimente com o leo dos pensamentos certos a sua lamparina. Deixe que as idias certas sejam a tocha que iluminar seu caminho. No procure satisfazer sua vaidade e seu amor prprio. O homem est morrendo miseravelmente beira da verdade. Todos os pensamentos maus esto marcados nas fisionomias ms. Mas no h motivo para desespero porque no existe escurido sem luz.

Sempre haver uma resposta sublime para cada necessidade humana. Tudo possvel para os que acreditam nessa possibilidade.

Homem! Levante seus olhos na direo certa e use as leis certas. Movimente os pensamentos positivos. Lembre-se de seu objetivo. fcil desviar-se por caminhos tangentes.

Um pensamento positivo uma voz. Fala quando a lngua est quieta. Luta e supera serenamente todos os obstculos e nenhum poder na terra poder suprimi-lo por muito tempo. Homem! No comercie com fantasias. No tente abraar a felicidade de mil e uma maneiras. Quanto mais a perseguir mais ela se afastar de voc. No se dilacere por causa de outros ou de voc prprio. Mude a direo de seus pensamentos. Analise-os. Quando a necessidade termina, comea a curiosidade. Assim que algo lhe dado voc senta-se e alimenta pensamentos de apetites artificiais. Por isso que sai dos limites da lei [espiritual]. Por seus prprios pensamentos voc constri ou destri seu mundo. Tal a lei inevitvel da reao. Homem! Aquilo que guardar no compartimento mais ntimo de seu corao se mostrar na sua vida exterior.

Parece que o acaso forma a superfcie da realidade; mas l no fundo, as foras do pensamento esto funcionando. Nada no universo e nos acontecimentos cotidianos meramente acidental. Portanto, melhore seus pensamentos.

A verdadeira ao est nos momentos de silncio.

Pensamentos purificados revivificam toda a maneira de viver; e uma voz diz calmamente "voc agiu assim, mas teria sido melhor se tivesse agido de forma diferente". Quando ocupado em seus afazeres dirios no permita que se tornem inaudveis os pensamentos que alimentou na hora da reflexo. Armese de pensamentos sublimes. No existe outro jeito de ir diretamente ao conhecimento da verdade seno atravs do nosso raciocnio e das nossas experincias. O pensamento divino reduz sculos no tempo e permanece presente para sempre. Alimente pensamentos divinos.

2. O PODER DO PENSAMENTO E O IDEALISMO PRTICO II

Limpe os pensamentos baixos com pensamentos elevados. Quando a limpeza estiver terminada no se agarre a nenhum deles.

As suas experincias atuais so o resultado de pensamentos, sentimentos e aes durante um nmero incalculvel de vidas passadas. No ser fcil modific-las sem um longo processo e prtica de pensar. O pensamento o pai da ao. Se quer melhorar suas aes purifique seus pensamentos. Torne-se um crente fervoroso da autoconfiana e do esforo prprio. Pode determinar seu destino pela fora dos pensamentos. Assim como as nuvens so a fonte principal das chuvas, assim tambm o controle dos prprios pensamentos a fonte de uma prosperidade duradoura. Voc o seu prprio amigo ou inimigo. Se no quiser se salvar alimentando bons pensamentos, no existe outro remdio. A mente o nico criador. Tudo criado pela mente. Ela est absolutamente livre para criar um mundo prprio. Quando nos referimos ao fato de que a mente a criadora dos objetos externos est implcito que essa a mente csmica e uma parte de Ishvara Srishti. [Ishvara o Deus Supremo quando manifestado; Srishti a criao ou manifestao do Deus Supremo]. Quando se fala na mente em relao a funes psicolgicas como o amor, o dio, etc., ela deve ser considerada como sendo a mente individual e parte de Jiva Srishti [Alma Criadora]. No se esquea que o verdadeiro Deus vive em seu corao [e que a nica maneira de adorar a verdadeira Divindade que reside no templo de seu corpo atravs de pensamentos sublimes]. Pare as funes psicolgicas de sua mente e veja valor unicamente nos pensamentos sublimes.

A natureza das coisas sua volta a que voc lhes confere. Sua vida o que voc dela faz com seus pensamentos. Os pensamentos so os tijolos com que constri sua personalidade. O pensamento determina o destino. O mundo ao seu redor um reflexo de seus pensamentos.

As suas experincias provm de sua maneira de pensar. Sua prpria imaginao causa em voc grande confuso. Se tmido, foi voc que se fez assim com pensamentos de medo. No solte as rdeas da imaginao. Voc s afetado pelas coisas de acordo com as idias que faz a respeito delas. A mente s v valor naquilo em que acredita intensamente. Ainda que todos vocs vejam o mesmo objeto, cada um atribui a ele um valor diferente. Voc pensa de acordo com suas propenses mentais. O pensamento um instrumento criativo e o homem se torna aquilo que pensa. O carter formado pelo pensamento. Voc nasceu com o que j havia pensado e seu carter atual um ndice de seus pensamentos anteriores. E est criando seu futuro pelos seus pensamentos de agora Se pensar nobremente, agir nobremente no futuro; se pensar de maneira vil nenhum ambiente o modificar. Portanto, pensamentos e aes so interdependentes. Seja vigilante e permita que s pensamentos bons penetrem em seu campo mental. Cada um tem uma concepo diferente de dever, valores, prazer e libertao que est sempre de acordo com suas prprias convices. Voc est em busca de seu prprio ideal. Funciona de acordo com a sua prpria crena e pensamentos antigos e intensificados. Cumpre e atinge a meta de seu prprio desejo. No deixe que sua mente se torne cada vez mais densa permitindo que ela seja atrada por formas grosseiras. Siga o processo abstrato de alimentar pensamentos virtuosos. Sua vida presente tem trs aspectos o fsico, o mental e o espiritual. Voc se acha tenazmente preso ao aspecto fsico. Mantenha-se acima das sensaes fsicas e de outros apetites, alimentando pensamentos

de que no apenas corpo, mas est residindo nesse templo corpreo por pouco tempo. Coloque-se acima das excitaes mentais. A ao subjetiva funciona no mundo do pensamento. Envie para tudo o que foi criado um fluxo permanente de bons pensamentos e de boa vontade. O motivo energtico por trs de cada pensamento deve ser o de servir e o de amizade.

Voc pode ser dotado de jeito para certas coisas, de esperteza e de capacidade de truques, mas existe uma lei inabalvel que refuta sus pensamentos de esperteza e seus talentos. Portanto no tente aparentar ser um sujeito semi-iluminado. Essa lei obriga todos a serem o que so na verdade. A voz dos pensamentos vem do carter e no da lngua. No queira apresentar uma personalidade artificial. Seja genuno e limpo em seus pensamentos.

O fluxo do pensamento corre em ambas as direes. Quando fluir para o bem levar libertao e ao conhecimento. Mas se sua direo for para o vrtice da existncia, descendo para o no discernimento, estar correndo ao encontro do mal. A faculdade de pensar atinge o mximo de luz quando age de acordo com regras ticas. Voc o centro de vontade, de pensamento e de sentimento individuais. O encantamento do tempo e do espao apresenta a seus olhos cenas belssimas que desaparecem como iluses ticas. Permitiu que ele o enganasse inmeras vezes. por isso que seu peito est entrecortado de suspiros e que sua capacidade de discernimento se secou no fogo do conhecimento. A meta espiritual est na sua frente. Depender de seus pensamentos o tempo que levar para chegar a ela. Realize uma unio com seus pensamentos elevados. Atingir a meta pagando o preo de muitos fracassos. Torne-se um indivduo que no procura satisfaes nem glria pessoal. A mente no se aproximar facilmente de si se no usar o colar de pensamentos viciados sobre seu peito. A felicidade que resulta do cultivo da mente sobrepuja at a prosperidade dos trs mundos [planos fsico, astral e mental], a posse

das mais lindas jias ou o galgar altos postos.

Sua mente onipotente. capaz de realizar tudo. Aquilo que voc imagina aparecer no futuro. Todos os pensamentos intensos da mente se materializam e se concretizam.

Seu pensamento possui poder criativo. De dentro dele so engendrados objetos. Ele o nico criador. Nada ser jamais criado ou recriado sem ser atravs da mente. O pensamento a matria da qual as coisas so feitas. Toda matria no passa de concretizao da conscincia.

Nenhum outro ser responsvel pelo que voc adquire, pois tudo conseqncia de seu pensamento. Tudo o que lhe acontece na vida est dentro de voc mesmo. Ningum mais pode lhe prestar favores a no ser que os merea. O que obtm de outros o resultado de seus prprios pensamentos e esforos. No h nada no mundo que voc no possa conseguir se seus pensamentos estiverem fluindo na direo certa. No se deve tornar um pessimista nem um misantropo. O poder criativo o privilgio de todas as mentes. Seus prprios esforos, guiados por suas aspiraes so a trama e a textura de seu destino. No deixe sua mente ficar ao lu alimentando pensamentos fracos. A mente superficial no consegue adquirir profundidade de percepo.

Controle a mente que vagueia cultivando uma s corrente de pensamentos. Tudo o que for pensado intensamente por voc lhe ser dado mais cedo ou mais tarde de acordo com o esforo que fez para adquiri-lo.

A extenso do espao assim como a durao do tempo esto relacionados com seus pensamentos e emoes. Voc sofre as experincias que se coadunam com sua maneira de pensar. Se

imaginar um momento como um longo perodo, voc o sentir assim e vice-versa. O mesmo perodo de tempo pode parecer longussimos se estiver em dificuldades e curtssimo se estiver feliz. O poder do pensamento tal que uma coisa amarga pode parecer doce e vice-versa, atravs de pensamento intenso. Voc pode transformar um veneno num nctar. Pense em Mira. Ela o conseguiu atravs de pensamentos intensos

Voc est cercado por foras antagnicas. Mas se no pensar com antagonismo poder facilmente transformar uma maldio numa bno. Controlar assim todas as foras antagnicas. Esforce-se de verdade e controle a corrida mental indesejvel.

O mundo sua volta apenas o que voc acredita que ele seja. Sua percepo est colorida pelos seus pensamentos. Sua mente percebe e continua a perceber as coisas na forma em que, com f integral, imagina que so. Abra uma brecha na armadura dos pensamentos preconceituosos e tente ver a divindade em cada objeto. unicamente pelo pensamento que voc se ilude, que passa pela experincia do nascimento e da morte, que fica preso ao mundo e se liberta dele. Todos os seus estados de desespero, no cu e na terra, so efeitos de seus pensamentos.

Mais cedo ou mais tarde, nesta ou em outra vida, todos os seus pensamentos se concretizaro. Portanto, use de grande discernimento.

Sua situao presente foi projetada pelos seus pensamentos. Pode mudar a situao presente pelos seus prprios pensamentos. Se acreditar que est separado do Absoluto, estar de fato separado. Se pensar que Brama, assim ser. Voc se limita com seus pensamentos.

Com cada pensamento divino a mente retira a casca do visvel e do finito e penetra na eternidade, mas voc to negligente em relao sua fbrica mental.

3. O PODER DO PENSAMENTO E O IDEALISMO PRTICO II

O seu destino arquitetado pelos seus pensamentos [voc possui tanto poder quanto imagina possuir]. O mundo sua volta o que voc quis que fosse. Voc est vivendo num oceano de poder e de alegria, mas retira dele apenas o que pensa, acredita e imagina. Devido a certas propenses, voc cultiva determinados pensamentos e permite que a mente os fomente. Mas, pelo discernimento, poder facilmente abandonar a fantasia da mente. O limite de seu pensamento ser o limite de suas possibilidades. Suas circunstncias e seus ambientes so a materializao de seus pensamentos. A experincia do mundo sobe ou desce de acordo com seus pensamentos. Qualquer que seja o pensamento que voc alimente no mundo ele, finalmente, se concretizar. No que quer que seja que uma mente pura acredite com firmeza, em breve isto se realizar. O poder de seus pensamentos est em proporo sua intensidade, profundidade e calor. E eles se tornam intensos e calorosos quando constantemente alimentados. Pensar, desejar ou imaginar com constncia a mesma idia contribui muito para a sua materializao. Desenvolver uma mente pura e qualquer objeto ou mundo que desejar obter, obter. verdade que cada pensamento produz um efeito correspondente no todo ou em parte da anatomia humana. O corpo fsico pode se tornar sutil atravs de meditao constante sobre essa idia. O corpo mental ou sutil pode se tornar fsico quando repetidamente assim imaginado. O segredo do sucesso esforo constante e repetido.

Desenvolva uma determinao forte. Este um fator importante para a materializao de seus pensamentos. Ningum capaz de resistir a uma mente cheia de determinao. Voc poder realizar qualquer coisa

Seu corpo seu pensamento materializado.

Quando seus pensamentos mudam, seu corpo tambm muda. A mente cria o corpo com o material dos prprios pensamentos. O pensamento uma fora que pode mudar, transformar ou, pelo menos, modificar quase tudo no sistema anatmico humano. A desordem e desarmonia no corpo fsico chamada de molstia fsica e o conflito na mente de molstia mental. Ambas tm suas razes na ignorncia e podem ser curadas unicamente pelo conhecimento da realidade. Quando voc se preocupa com o que lhe est acontecendo no mundo, surge na mente um distrbio de depresso mental. Por causa deste distrbio mental o funcionamento regular e bom dos fluidos vitais perturba-se. Quando os fluidos vitais no funcionam direito os Nadis [canais etreos por onde circula o Prana] se desorganizam. Uns recebem mais energia vital e outros menos. E assim todo o sistema fica desordenado. Neste caso, a desarmonia mental a causa de molstias fsicas que s podem ser curadas pela remoo dessa causa. Cada pensamento depressivo e perturbador que penetra em seu crebro, produz um efeito depressivo em todas as clulas de seu corpo e tende a provocar molstias. Todos os pensamentos negativos so os precursores da molstia e os mensageiros da morte. Se quiser viver muito e ter uma vida boa e saudvel, cultive bons pensamentos. As influncias dos pensamentos na estruturao e reestruturao de seu corpo so sutis e poderosas. Seja vigilante. Praticamente todas as molstias e suas dores e sofrimentos tm sua origem em estados e condies mentais e emocionais pervertidos. absolutamente indispensvel que voc restaure a harmonia mental. Purifique seus pensamentos realizando aes nobres e procurando a companhia de pessoas sbias. Quando os pensamentos se purificam os

fluidos vitais funcionam direito e limpam todo o sistema. Todo bom pensamento estimula o corao, melhora o sistema digestivo e auxilia o funcionamento normal de todas as glndulas. Outro nome para a harmonia da mente contentamento. Quando seus pensamentos no saltam de um objetivo para outro e voc se sente satisfeito, est num estado de alegria que raro. Se estiver feliz interiormente tudo lhe parecer bom e agradvel. Os pensamentos so a fonte principal da alegria. Purifique seus pensamentos: todos os problemas ficaro resolvidos. Se voc cultiva pensamentos pacficos ento o mundo todo parecer arejado, mas se os pensamentos negativos espalharem seu imprio o mundo parecer a voc uma fornalha. Nenhuma circunstncia o compele a alimentar maus pensamentos. No se destrua imaginando para si uma sina. Esta, na realidade, no existe. O pensamento capaz de revelar a realidade. Impulsionado por pensamentos certos, o sbio consegue sair das situaes mais perigosas. Toda a realidade est presente por toda parte em todo o seu potencial. Portanto, tudo o que fizer intensamente pensando em algum lugar, ali acontecer. Em essncia, a natureza de todos os objetos pensamento. A materialidade uma idia errada. Assim como a neve derrete com o calor, tambm a mente se torna sutil com a prtica de viso correta e de pensamentos positivos. A verdadeira ao s pensamento. realmente mental e no fsica. A ao fsica no passa de uma expresso externa da ao verdadeira que vibrao da vontade na mente. Suas atividades fsicas so apenas as vrias facetas de suas atividades mentais. Assim como a beleza de uma rvore aumenta enormemente na primavera, tambm a sua fora, sua inteligncia, seu brilho, aumentaro em proporo aos seus pensamentos positivos. Os pensamentos dos sbios so totalmente diferentes dos de pessoas comuns. Voc se libertar na proporo em que pensar com maior indiferena sobre o mundo. Quando pensamentos de pureza emanarem sua volta, a Lei Eterna

comear a apoi-lo. Voc s sabe aquilo por que passou e sentiu durante a vida. Em cada um surge uma experincia do mundo durante a vida. Em cada um surge uma experincia do mundo diferente e separada. Sua mente limitada e sujeita a vrios tipos de modos e de circunstncias

4. ALGUMAS SEMENTES DE PENSAMENTO

O verdadeiro conhecimento conscincia espiritual; a percepo da nossa verdadeira natureza. O conhecimento significa real discernimento e avaliao correta, sabedoria e perfeita compreenso de si prprio e dos outros. O pensamento certo traz a ao certa e a vida certa. A beleza essencialmente espiritual. A verdadeira beleza reside em nosso corao, no nosso carter. Ela est na pureza, brilha nas virtudes. O amor um sentido refinado, inato, de unio com toda a criao. O amor a negao do "eu", o oposto do egosmo. O amor a santidade do corao. O amor boa vontade, misericrdia, compaixo e tolerncia ilimitadas. O amor ausncia de sensualidade. O corpo no tudo. Existe algo de importncia vital que reside no corpo; o esprito do homem. Ainda que idntico ao Esprito csmico, est individualizado pelos Carmas de cada alma. O corpo acaba; o esprito vive. A individualidade do esprito existe enquanto o corpo perdura; depois deveria voltar e dissolver-se na sua fonte original, a no ser que seja puxado de volta pelos seus Carmas associados para um novo corpo para colher esses Carmas. Tudo passa. Quando o corpo perece, nada acompanhar o homem a no ser os seus Carmas. Portanto, enquanto viver, deve faz-lo amigavelmente, com amor e boa vontade para com todos, sem, de maneira alguma, ferir algum, sem cobiar riquezas, com muita bondade e caridade mental, com muito perdo e tolerncia, desligado de objetos mundanos e desassociado do ego, tentando no adquirir novos Carmas enquanto resolve os antigos.

Com um pouco de contentamento, discernimento, devoo a Deus e aceitao de Sua Vontade, com um pouco de desapego e no esperando nada de ningum, com uma atitude de devoo e de obedincia s ordens da conscincia, com f inabalvel nos princpios espirituais e num cdigo de conduta prpria e capacidade de avaliao, a vida se torna mais fcil, valiosa e feliz.

Se voc tem problemas, procure, em primeiro lugar, a causa. O problema real est na ignorncia da causa.

Se a causa for sanada as dificuldades diminuem ou sero apenas acidentais. O Mundo uma grande escola onde so dadas amplas oportunidades s pessoas para consertar seus erros e melhorarem como indivduos. Ningum nasce perfeito. Existem possibilidades para todos se aperfeioarem. Os problemas e as dificuldades deveriam nos tornar criaturas melhores e no criar complexos e restringir a mente e o corao. Refugie-se em pensamentos grandes e nobres e atinja a perfeio. A ddiva do Guru est sempre disposio do discpulo, sem reservas e incondicionalmente. Entretanto depende da autodisciplina, f e pureza do discpulo ser esta ddiva usada ou no. O Guru reside no corao do discpulo. Alguns tm conscincia disto, outros no. A presena viva do Guru no seu ntimo o maior trunfo que o discpulo possui

Captulo Nono Dos Pensamentos para a Transcendncia do Pensamento

1. PENSAMENTOS E VIDA

O homem pensa em objetos sensuais e se apega a eles. Acha que as frutas fazem muito bem para a sade. Esfora-se por adquiri-las. Depois, quando as possui, delicia-se com elas. Apega-se a elas. Ento cria o hbito de comer frutas e nos dias em que no consegue obtlas, sofre.

Do pensamento vem o apego, do apego nasce o desejo, do desejo surge a raiva. A raiva aparece quando o desejo frustrado por uma ou outra causa, da raiva vem o engano, do engano a falta de memria, da falta de memria a perda do intelecto. Com a perda do intelecto o homem est totalmente acabado. Se voc quizer atingir paz permanente, no pense em objetos e coisas, mas sempre e somente no Atma imortal e bem-aventurado.Os desejos em si so inofensivos. Mas so galvanizados pelo poder do pensamento e ento geram muita confuso. O homem pensa e devaneia a respeito de objetos dos sentidos. Imagina que obter deles grandes prazeres. A imaginao excita os desejos. Este poder da imaginao coopera com os desejos. A ento os desejos se fortalecem e crescem. Atacam violentamente o enganado Jiva [a alma individual].

2. PENSAMENTOS E CARTER

O homem no fruto das circunstncias. Seus pensamentos so o arquiteto de suas prprias circunstncias. Um indivduo de carter constri uma vida atravs das circunstncias. Esfora-se e persevera firmemente. No olha para trs. Marcha corajosamente para frente. No teme os obstculos. No se irrita nem se enerva. No se desencoraja nem se frustra. Possui grande vigor, energia, fora e vitalidade. Tem sempre nimo e entusiasmo.

Os pensamentos so os tijolos com os quais se constri o carter. O carter no inato. formado. necessrio haver determinao para a construo de um carter definido. Esta deve ser apoiada em esforo persistente. Construa seu carter; poder reformar sua vida. Carter poder; influncia; faz amigos. Atrai apoio e patronos. Cria amigos e fundos. Abre um caminho seguro e fcil para a riqueza, as honrarias, o sucesso e a felicidade. O carter o fator que determina a vitria ou a derrota, o sucesso ou o fracasso e isto em todos os problemas da vida. Uma pessoa de bom carter goza a vida presente e a futura. Pequenos gestos de bondade, pequenas cortesias, pequenas atenes, pequenas benevolncias praticadas corriqueiramente nos seus relacionamentos sociais, do, ao seu carter maior encanto do que grandes conferncias, discursos, peroraes, exibio de talentos, etc., diante de platias. O carter forte forma-se com pensamentos fortes e nobres. Um bom carter o produto do esforo pessoal. o resultado do que tentamos fazer. No a riqueza ou o poder nem o mero intelecto que governa o mundo. o carter moral associado grandeza moral que realmente reina sobre todo o universo. Sem carter, nada neste mundo - riqueza, nome, fama, vitria - vale uma palha ou um tosto. O carter precisa estar por trs e dar apoio a tudo. E o carter construdo por seus pensamentos.

3. PENSAMENTOS E PALAVRAS

Existe poder em cada palavra pronunciada. Nas palavras h duas espcies de Vrittis [ondas de pensamento] ou

pensamentos, isto , Shakti Vritti [energia das ondas de pensamento] e Lakshana Vritti [atuao das ondas de pensamento]. Nos Upanishads vamos encontrar o Lakshana Vritti. "Vedasvarupoham" no quer dizer "Encarnao de Vedas" [o que a traduo ao p da letra indicaria]. O Lakshama Vritti denota "Brama" que pode ser atingido pelo estudo dos Upanishads: unicamente por Sabda-Pramana [som sagrado; cognio precisa]. Note aqui o poder das palavras. Se algum chamar outro de "Sala" ou "Badmash" ou "idiota", este ltimo ficar imediatamente furioso. Haver briga. Mas se voc chamar algum de "Bhagavan" [literalmente: Senhor Abenoado] ou "Maharaj" [Grande Rei] ele se sentir imensamente feliz.

4. PENSAMENTOS E AES

Os pensamentos so as sementes latentes da ao. As verdadeiras aes so os atos da mente e no os do corpo. E so os atos da mente que na verdade so chamados de Carmas [literalmente karma significa ao]. O pensamento e a ao so interdependentes. No existe mente separada do pensamento. Os pensamentos constituem a mente.

As palavras nada mais so do que as expresses exteriorizadas dos pensamentos.

As aes so causadas por sentimentos de desejo e da averso (gostar ou desgostar). Estes sentimentos so causados pelo fato de voc atribuir qualidades agradveis ou desagradveis aos objetos. O pensamento finito. Se no adequado para exprimir os processos temporais quanto mais inadequado ser ento para exprimir o absoluto que inexprimvel. O corpo com seus rgos nada mais do

que a mente.

5. PENSAMENTOS, PAZ E FORA

Quanto menos desejos houver menos pensamentos haver. Acabe completamente com seus desejos. E a roda da mente estacionar.

Se reduzir suas necessidades, se tentar no ceder aos desejos, se se esforar por extirp-los, um por um, seus pensamentos diminuiro em freqncia e tamanho. O nmero de pensamentos por minuto tambm diminuir.

Quanto menos pensamentos houver, maior ser a paz. Lembre-se sempre disto. Um homem rico metido em especulaes numa grande metrpole e que se preocupa com muitas coisas possui uma mente inquieta, apesar de seu conforto, enquanto que um Sadhu que vive numa gruta no Himalaia, praticando o controle dos pensamentos, muito feliz no obstante sua pobreza. Quanto menos pensamentos tiver maior ser sua fora mental e sua concentrao. Suponhamos que na sua mente passem em mdia cem pensamentos por hora. Se, pela prtica da concentrao e da meditao conseguir reduzir esta mdia a noventa, ter ganho dez por cento em poder de concentrao da mente. Cada pensamento que diminudo acrescenta fora e paz mente. A diminuio de um nico pensamento dar paz e fora mental. Pode ser que a princpio no sinta isto, pois ainda no possui um intelecto sutil; mas existe em voc um termmetro espiritual para registrar a reduo mesmo de um nico pensamento. Se reduzir um pensamento, a fora mental que adquirir em conseqncia disto o ajudar a reduzir facilmente o segundo pensamento.

6. PENSAMENTO, ENERGIA E PENSAMENTOS SAGRADOS

O pensamento uma manifestao mais sutil do ser do que o ter ou a energia. Voc pensa porque comunga do pensamento universal [Mahat, a mente universal]. O pensamento tanto fora quanto movimento. O pensamento dinmico. O pensamento se move. O pensamento decide o futuro. Voc se torna o que pensa. O pensamento faz um santo ou um pecador. Ele pode moldar um homem. Pense que Brama e Brama se tornar. Pensamentos sagrados geram e sustentam outros do mesmo teor. Pensamentos de dio interferem na harmonia interna do corao [Todo pensamento intil um desperdcio de energia]. Pensamentos inteis so obstculos no crescimento espiritual. Cada pensamento deve ter um fito definido. Maus pensamentos negativos no conseguem afastar o medo. A pacincia sobrepuja a raiva e a irritao. O amor domina o dio, a pureza, a luxria, A mente no feita diariamente. A cada minuto ela muda de cor e de forma.

7. PENSAMENTOS QUE AMARRAM

Atravs de seu poder de diferenciao a mente gera o universo. A expanso da mente em direo a objetos sensuais significa servido. A eliminao de pensamentos constitui libertao. A princpio a mente cria um apego pelo corpo e pelos objetos dos sentidos e amarra o homem atravs desse apego. O apego causado pela fora de Rajas [qualidade ativa da matria]. Sattva [qualidade de equilbrio da matria] produz desapego e infunde

discernimentos e renncia na mente. A mente Rajsica que produz as idias de "eu" e de "meu" e de diferenas de corpo e casta, de credo, de cor, de nvel social, etc. Da semente das modificaes da mente ou expanso dos pensamentos que cai no solo dos mltiplos e nefastos prazeres do mundo cresce, cada vez mais a rvore venenosa da iluso Mayvica [derivado de Maya, iluso].

8. DOS PENSAMENTOS PUROS EXPERINCIA TRANSCENDENTAL

H dois tipos de pensamentos puros e impuros. Desejo de agir virtuosamente, Japa [repetio de Mantras], meditao, o estudo de livros sagrados, etc., tudo isso pensamento puro. Desejo de ir ao cinema, de prejudicar os outros e de procurar satisfaes sensuais pensamento impuro. Os pensamentos impuros devem ser destrudos pelo aumento de pensamentos puros, e estes tambm, no fim, devem ser abandonados. Os pensamentos se fortalecem pela repetio de prazeres sensuais. Estes deixam na mente impresses sutis. O verdadeiro Svarupa da mente somente Sattva. Rajas e Tamas unem-se, no meio, a Sattva por acaso. Podem ser removidos por Sadhana [prtica espiritual] ou exerccios purificadores como os Tapas, servios desinteressados, Dama, Sama [Shama, controle dos pensamentos], Japa, devoo, etc. Se voc desenvolver o Daivi Sampat ou qualidades divinas, os Rajas e Tamas [qualidades negativas da matria] perecero. A mente ento se tornar pura, sutil, firme e fixa. E da comungar com o Brama sutil, invisvel e homogneo (Akhandaikarasa Brahman). Ficar misturado com Brama como o leite se mistura com leite, a gua com gua e o leo com leo. O resultado ser Nirvikalpa Samadhi [o mais elevado estado de conscincia].

9. MTODO DA RAJA IOGA PARA TRANSCENDER OS PENSAMENTOS

Substitua os pensamentos impuros pelos puros. Este mtodo de substituio destruir todos os maus pensamentos. E muito fcil. um mtodo da Raja Ioga. O mtodo de afastar os pensamentos imediatamente pela fora de vontade ou usando a frmula "saia, mau pensamento" muito exaustivo. No serve para as pessoas comuns. Requer enorme fora espiritual e de vontade. Voc precisa elevar-se acima dos pensamentos puros e atingir o estado supremo de no-pensamento. S ento poder descansar no seu prprio Svarupa [forma essencial de Brahman]. S ento Brama se revelar como a fruta amalaka [groselha indiana] na mo.

10. TCNICA VEDNTICA PARA TRANSCENDER OS PENSAMENTOS

Quando pensamentos e emoes inteis o perturbam, fique indiferente (Udasina). Diga para si mesmo: "Quem sou eu?". Sinta: "No sou a mente. Sou Atma, o Esprito que penetra em tudo, Suddha Satcnidananda. Por que iro as emoes me afetar? Sou Nirlipta, no apegado; sou Sakshi, testemunha dessas emoes. Nada me pode perturbar". Se voc repetir essas sugestes de Vichara ou reflexo Vedntica, os pensamentos e as emoes morrero sozinhas. Este o mtodo Jnana [conhecimento] de afastar pensamentos e emoes e a luta com amente. Quando qualquer pensamento surgir na mente, pergunte: "Por que surgiu este Vritti (modificao)? A quem diz respeito? Quem sou eu?" Pouco a pouco todos os pensamentos morrero. Todas as atividades mentais cessaro. A mente se voltar para dentro. Descansar no Atma. Isto Sadhana Vedntica. Precisar ter persistncia constante

no Sadhana. Qualquer que seja o pensamento que surja, a pergunta "Quem sou eu?" destruir todos os pensamentos de natureza mundana. Ele morrer de inanio. O ego desaparecer. O equilbrio que fica Kevala Asti; Chinmatra; Kevala Suddha Chaitanya; Chidakasamatra que Nama-rupa-sahita (livre de todos os nomes e formas) Vyavaharahita, Malavasena-rahita, Nishkriya, Niravayava, que SantaSiva-Advaita do Upanishad Mandukya [conceitos filosficos e escrituras sagradas]. Isto Atma. Precisa ser conhecido.

Captulo Oitavo As formas de cultivo do Pensamento

1. DISCERNIMENTO E CULTIVO MENTAL INTERIOR

Quando surgem desejos em sua mente, tente no ceder a eles. Rejeite-os pelo discernimento, pela pesquisa correta e pela objetividade. Pela prtica constante vai adquirir tranqilidade e fora mental. A mente ser desbastada, ficar praticamente impedida de fazer divagaes. Sua tendncia de voltar-se para coisas externas ser restringida. Se os desejos forem eliminados, os pensamentos tambm morrero de inanio. Com a observao contnua dos defeitos dos inmeros objetos sensoriais a mente se distanciar deles e se fixar em Brama. Com a prtica de Sama [controle dos pensamentos], os cinco Jnana-Indriyas ou rgos de percepo, isto , o ouvido, a pele, os olhos, a lngua e o nariz, tambm sero controlados. Sama a serenidade da mente produzida pela eliminao constante dos Vasanas ou desejos.

2. PENSAMENTOS MALFICOS E VIGILNCIA SOBRE SI PRPRIO

Compreenda cabalmente as conseqncias graves e destruidoras de maus pensamentos. Isto o deixar alerta para quando aparecerem maus pensamentos. No momento em que surgirem, esforce-se e afaste a mente com pensamentos sobre coisas divinas, orao ou Japa. Um verdadeiro esforo para expulsar os maus pensamentos manter voc to alerta que, se eles aparecerem num sonho, imediatamente isto o acordar. Se o inimigo aparecer quando estiver acordado e se realmente estiver suficientemente alerta, no lhe ser difcil enfrent-lo. Voc precisa ser salvo da deformao e dos abortos da mente. Esta como uma criana traquinas. As energias clamorosas da mente precisam ser disciplinadas para se tornarem os canais passivos de transmisso da verdade. A mente deve ser preenchida com Sattva (pureza) [equilbrio]. Tem que ser

treinada para pensar constantemente na Verdade ou Deus.

Se desejar um progresso rpido no caminho espiritual, vigie cada pensamento.

Uma mente vazia est sempre perturbada. a fbrica do demnio. Seja cuidadoso. Resguarde sua mente. Esteja alerta diante de cada impulso ou pensamento. Procure sublimar ou espiritualizar seus instintos. O mau pensamento o ladro mais perigoso que existe. Mate esse ladro com a espada da sabedoria. Gere todos os dias em sua mente vibraes ou ondas de pensamento divinas. Torne a sua maneira de pensar pura, sublime e precisa. Obter enorme paz e fora espiritual. Cada pensamento deve ser construtivo e nobre. Os pensamentos so apenas refraes. Elimine-os todos. Penetre na Luz das luzes. Se quiser atingir a realizao do prprio Eu preciso parar a imaginao e a especulao. Purifique e controle as emoes. Sob a sua vida consciente existe uma vasta regio de vida subconsciente. Todos os hbitos tm sua origem no plano subconsciente. Sua vida subconsciente mais poderosa do que a vida comum da conscincia objetiva. Praticando Ioga poder modificar, controlar e influenciar as profundezas subconscientes. Reflita sobre o mau hbito. Todas as manhs medite sobre a virtude oposta. Pratique-a durante o dia. O defeito logo desaparecer. De manh medite sobre misericrdia e pratique-a durante o dia. Logo, logo ser dotado de misericrdia. Se maus pensamentos penetram em sua mente uma vez por ms, e no mais trs vezes por semana (lembre-se de que o mau pensamento a origem do adultrio), se voc se enraivece uma vez por ms e no mais trs vezes por semana, significa que est progredindo, e ser um sinal de que sua fora de vontade est aumentando, de fora espiritual em desenvolvimento. Alegre-se. Mantenha um dirio de progresso espiritual.

3. DESENVOLVIMENTO DO EU PELO CULTIVO DO PENSAMENTO IOGUE

Os fenmenos supranormais que ocorrem na prtica da Ioga e as experincias de planos mais sutis que os praticantes obtm, so encarados com suspeita e considerados mera mgica oriental. A Ioga no extravagante nem contm nada de anormal. Seu objetivo o desenvolvimento integral de todas faculdades do homem. a maneira racional e longamente experimentada para se atingir uma vida mais cheia e abenoada e que, naturalmente, ser seguida por todos num mundo futuro. Todos os mtodos de Ioga tm por base um treinamento tico e perfeio moral. A eliminao de vcios e o desenvolvimento de certas virtudes so os primeiros degraus na escada da Ioga.

4. O CULTIVO DO PENSAMENTO PELO MTODO DA SUBSTITUIO

O mtodo de substituio muito simples e eficaz na destruio de maus pensamentos. Cultive pensamentos positivos virtuosos de misericrdia, de amor, de pureza, de perdo, de integridade, de

generosidade e de humildade no jardim de sua mente. Os pensamentos viciados e negativos de dio, luxria, raiva, cobia, orgulho, morrero de inanio. difcil destruir os maus pensamentos atacando-os diretamente. Ter que sobrecarregar sua vontade e gastar sua energia.

5. MTODOS ESPIRITUAIS PARA O CULTIVO DO PENSAMENTO

Se um pensamento imposto se repetir muitas vezes em sua mente ele obter foras novas. Precisa afast-lo imediatamente. Se achar que difcil, alimente pensamentos opostos de Deus. Cultive pensamentos sublimes e inspiradores. Os maus pensamentos morrero sozinhos. Um pensamento nobre um antdoto poderoso para contrabalanar um pensamento. Isto mais fcil do que o mtodo anterior. Repetindo o nome de Deus, milhares de vezes por dia, os bons pensamentos sero fortalecidos. Repetindo "Aham Brahma" [Eu sou Brahma] milhares de vezes por dia a idia de que voc uma alma (Atma) tornase mais forte e a idia de que um corpo se enfraquece cada vez mais. Se maus pensamentos penetrarem em sua mente no use de fora de vontade para expuls-los. S perder energia, s sobrecarregar sua vontade. Ficar cansado. E quanto maiores forem os esforos que fizer tanto mais os maus pensamentos voltaro com vigor redobrado. E tambm voltaro mais depressa. Ficaro mais fortes. Seja indiferente. Fique quieto. E logo eles passaro. Ou substitua-os por bons pensamentos contrrios (mtodo Pratipaksha Bhavana). [Pratpaksha significa adversrio, inimigo; Bhavana significa residindo na mente]. Ou pense firme e repetidamente na imagem de Deus e no Mantra. Ou reze.

6. A IMPORTNCIA DO CULTIVO DOS PENSAMENTOS

O cultivo do pensamento matria de estudo vital. Pouca gente conhece esta arte ou cincia. Mesmo as pessoas chamadas de cultas desconhecem esta educao fundamental.

Todas so vtimas de pensamentos esparsos [popularmente chamados "pensamentos borboleta"]. Todas espcies de pensamentos soltos de vrios tipos vm e vo na fbrica mental. No existe nem ritmo nem raciocnio. No existe concordncia nem disciplina. Tudo se encontra num estado de total caos e confuso. No existe uma clarificao das idias. Voc no capaz de pensar, nem que seja por dois minutos, de maneira ordenada e sistemtica. No possui um entendimento das leis do pensamento e das leis do plano mental. L dentro encontra-se um verdadeiro zoolgico. Os mais variados tipos de pensamentos sensuais lutam entre si para penetrar a mente de um indivduo sensual e ser o mais forte. O Indriya dos olhos luta para impor seus prprios pensamentos. Quer obter uma viso exterior. O Indriya do ouvido quer que surjam pensamentos baixos, sensuais, de dio, de inveja e de medo. Muitos so incapazes de alimentar um nico pensamento divino e sublime mesmo durante um segundo. Suas mentes esto moldadas de tal forma que a energia mental escorre para os sulcos sensuais.

7. A BATALHA DOS PENSAMENTOS

No incio do cultivo dos pensamentos existe uma luta interna entre os pensamentos puros e os impuros. O pensamento impuro, persistentemente, tenta penetrar na fbrica mental. Ele afirma: "Ora, homenzinho, no comeo voc me acolheu. Recebeu-me com satisfao. Aceitou-me cordialmente. Tenho todos os direitos de permanecer nas partes baixas de sua mente, na sua mente instintiva e apaixonada. Por que ento mostrar-se agora to cruel comigo? Nada mais fiz do que lhe dar um empurrozinho, um pequeno estmulo para que fosse a restaurantes e hotis, cinemas e teatros, sales de baile e bares. Por meu intermdio voc gozou de uma srie de prazeres. Por que agora essa ingratido comigo? Vou resistir e voltar muitas e muitas vezes. Faa o que quiser. Os velhos hbitos o enfraqueceram. No ter foras para resistir". S com o tempo que os pensamentos puros podero vencer. Sattva [equilbrio] um poder mais forte do que Rajas [ao descontrolada] e Tamas [inrcia]. O positivo sobrepuja o negativo.

8. O BOM PENSAMENTO - A PRIMEIRA PERFEIO

O pensamento um bom servo. um instrumento. Voc precisar utiliz-lo com tato e de maneira apropriada. O primeiro requisito para a felicidade o controle sobre os pensamentos. Seu pensamento fica impresso no seu rosto [o pensamento a ponte que liga o humano ao Divino]. Seu corpo, seus negcios, seu lar - so apenas idias dentro de sua mente. O pensamento uma fora dinmica. O bom pensamento a primeira perfeio. O pensamento a verdadeira riqueza.

9. CULTIVE OS PENSAMENTOS E TORNE-SE UM BUDA [Iluminado]

Expulse de sua mente todos os pensamentos desnecessrios, inteis e irritantes. Os pensamentos inteis impedem seu crescimento espiritual; os irritantes so obstculos ao seu desenvolvimento espiritual. Voc est longe de Deus quando alimenta pensamentos inteis. Substitua-os por pensamentos de Deus. Cultive apenas pensamentos auxiliadores e teis. Os pensamentos teis so degraus no seu crescimento e progresso espiritual. No permita que a mente rode nos velhos sulcos e conserve seus modos e hbitos. Mantenha vigilncia cuidadosa. Pela introspeco precisa extrair todo tipo de pensamento mesquinho, de pensamentos inteis, de pensamentos impuros, desprezveis, sensuais, de pensamentos de inveja, dio e egosmo. Precisa aniquilar todos os pensamentos destrutivos de desarmonia e discrdia. Tem que desenvolver sempre pensamentos puros, bons, cheios de amor, sublimes e divinos. Cada pensamento deve ser de natureza construtiva. Deve ser forte, positivo e definido. A imagem mental precisa ser de um pensamento claro e bem definido, deve dar paz e conforto aos outros. No deve produzir a menor dor ou tristeza em algum. Voc ser ento, na terra, uma alma abenoada. Ser uma fora poderosa neste mundo. Poder auxiliar gente, curar milhares de pessoas, espiritualizar e elevar um grande nmero de criaturas como fizeram Jesus e Buda. Assim como cultiva num jardim jasmins, rosas, lrios e flores honolulu, deve tambm cultivar as flores de pensamentos pacficos de amor, misericrdia, bondade, pureza no grande jardim de Antahkarana [ponte ou arco-ris simblico que temos que construir entre nosso Eu superior e Atma]. Regar esse jardim

atravs da introspeco; com a meditao e pensamentos sublimes, extirpe as ervas daninhas de pensamentos vaidosos, inteis, desarmoniosos.

10. EVITE PENSAR NOS DEFEITOS DE OUTREM

A natureza da mente tal, que ela se transforma naquilo em que pensa intensamente. Assim, se pensar nos vcios e defeitos de outra pessoa, sua mente se encher desses vcios e defeitos, pelo menos por algum tempo. Aquele que conhece esta lei psicolgica, nunca censura os outros ou acusa algum de suas falhas, mas procura sempre ver o lado bom e elogias as pessoas. Esta prtica nos possibilita um aumento de concentrao, o desenvolvimento da Ioga e da espiritualidade.

11. O LTIMO PENSAMENTO DETERMINA A PRXIMA ENCARNAO

O ltimo pensamento de um homem governa o seu futuro destino. O Senhor Krishna diz no Bhagavad-Gita "Quem quer que, no fim, abandone o corpo pensando em qualquer ser por estar constantemente com o pensamento ligado a tal ser ir fatalmente para este mesmo ser, Kaunteva" [que estava recebendo os ensinamentos de Krishna]. (Captulo VIII; 6) Ajamila abandonou sua conduta piedosa e levou uma vida detestvel. Caiu nas profundezas de hbitos pecaminosos e tornou-se um ladro e assaltante. Ficou sendo o escravo de uma prostituta. Gerou dez filhos e o ltimo foi cognominado de Narayana. [uma Divindade. Literalmente significa: "Aquele que se move sobre as guas do espao"]. Quando estava prestes a morrer ficou absorto em pensamentos sobre o filho mais moo. Trs terrveis mensageiros da morte avanaram para Ajamila. Num desespero terrvel, Ajamila gritou o nome do filho caula "Narayana". Com a simples meno do nome de "Narayana" os assistentes do Senhor Hari [epteto de Vishnu] vieram rapidamente obstruir o avano dos mensageiros da morte. Levaram Ajamila para Vaikunda ou o mundo de Vishnu [o aspecto conservador do Deus Supremo]. A alma de Sisupala entrou no Senhor Supremo com uma fasca brilhante de grandeza e glria inefvel. Esse vil Sisupala passou a vida vilipendiando o Senhor Krishna e depois entrou no Senhor. O verme no muro, quando picado por uma vespa, transforma-se nesta ltima. Assim tambm o homem que focaliza seu dio no Senhor Krishna limpa-se dos pecados e atinge aquele Senhor pela devoo regular como os Gopis [pastores] por Kama (paixo), Kamsa pelo medo, Sisupala pelo dio e Narada [filho de Brahma], um dos sete Rishis [sbios], pelo amor. O Senhor Krishna diz no Gita "Para qualquer Iogue persistente que constantemente pense em Mim de forma intensa e com a mente concentrada, ser fcil atingir-Me [alcanar-Me]; e tendo assim chegado at Mim e se unido a Mim, ele no nascer de novo nesse mundo passageiro de dor e de misria. Arjuna! [o prncipe que recebeu ensinamentos de Krishna] Enquanto que todos os mundos criados por Brahma [o aspecto criador de Deus] so limitados pelo tempo e tero sua hora de dissoluo, atingindo-Me, no haver mais encarnaes, portanto o tempo todo medite sobre Mim, o Vasudeva [pai de Krishna] supremo com sua mente e intelecto fixos em Mim. E sua dvida a Mim chegar". (Captulo VIII, 14, 15, 16). Esta prtica constante de fixar a mente no Senhor, ainda que um homem esteja ocupado com seus

negcios, vai habilit-lo a intuitiva e automaticamente pensar no Senhor at na hora final. O Senhor diz: "Com a mente ocupada dessa forma na Ioga da prtica constante, e no desviada por qualquer outro obstculo, a pessoa atinge o Supremo Purusha [Esprito] de glria esplndida". O Senhor diz ainda: "Aquele que, na hora da morte, pensa em Meu verdadeiro Ser como o supremo Senhor Sri Krishna ou Narayana, deixa o corpo e, na verdade, atinge [alcana] Meu Ser. No duvide! Qualquer que seja a forma em que um homem pense em Mim na hora da morte, ele atingir essa forma, sendo essa forma o resultado de alimentar o pensamento num sulco determinado e pela constante meditao do mesmo". O Senhor diz ainda: "Aquele que, alm disso, fixa sua mente em Mim, mesmo na hora da partida e que se encontra no estado Divino de renncia a tudo e de manter-se num estado de Brama ou bramnico, libertase do engano". (B.G.II, 72). Quem tem o hbito arraigado de usar rap durante a vida, quando j inconsciente antes da morte, repete o gesto com os dedos, tal a fora que o hbito adquiriu sobre ele. O ltimo pensamento de um homem sensual ser para uma mulher. O ltimo de um bbado inveterado ser para o gole de bebida. O que um usurrio cheio de cobia ser sobre dinheiro. O de um soldado ser o de matar o inimigo. O de uma me profundamente apegada ao filho nico ser sobre esse filho. Raja Bharata cuidou, por bondade, de uma gazela e se apegou a ela. Seu ltimo pensamento foi sobre ela. Ento ele reencarnou numa gazela, mas conservou as recordaes de sua ltima encarnao, pois j era uma alma adiantada.

Este episdio lendrio contm simbolismos, pois uma alma jamais retorna a um ponto inferior ao j alcanado.

O ltimo pensamento de uma pessoa ser somente o de Deus se, durante a vida, disciplinou a mente e tentou fix-la no Senhor atravs de longa prtica. Essa prtica no pode ser de um dia ou dois, de uma semana ou um ms. um esforo e uma luta de toda uma vida. O ltimo pensamento determina a prxima encarnao. O ltimo pensamento importante da vida ocupar a mente na hora da morte. A idia predominante na hora da morte ser a que mais ocupou a ateno durante a vida normal. O ltimo pensamento determina a natureza do corpo que a pessoa ter da prxima vez.

Um homem se torna aquilo que pensa.

12. UM PANO DE FUNDO DO PENSAMENTO STVICO

A maioria das pessoas sempre quer ter algo de concreto a que se prender, algo em torno de que possa colocar suas idias e que s vezes se tornar o centro de todos as formas de pensamento em suas mentes. Para fix-la necessrio um pano de fundo de pensamento. Tenha um pano de fundo de pensamento stvico [equilibrado] de imagem mental. A mente toma a forma

de qualquer objeto sobre o qual pense intensamente. Se pensar numa laranja, tomar a forma de uma laranja. Se pensar no Senhor Krishna com harpa na mo, tomar a forma do Senhor Krishna. Voc precisa treinar corretamente sua mente e dar-lhe um bom alimento stvico para assimil-lo. Precisa de um bom pano de fundo de pensamento stvico para chegar meta (salvao). Se for um devoto do Senhor Krishna componha um bom pano de fundo com Sua imagem e a repetio do famoso Mantra "Om Namo Bhagavate Vasudevaya" e Suas qualidades (Forma-frmula-qualidades). Um Nirguna Upasaka (Vedanti) deveria ter um pano de fundo de pensamento de "OM" e de seu significado (Oceano Infinito de Luz, Satchitananda, Vyapaka, Paripurna Atma). Trabalhe no mundo e, do momento em que a mente esteja livre, comece a pensar num pano de fundo de pensamento - seja ele um pano de fundo Saguna [com qualidades materiais] ou Nirguna [sem qualidade, sem atributo] de acordo com seus gostos, temperamento e capacidade de Sadhana [aprendizado, prtica espiritual]. Pensando constantemente formar-se- um hbito na mente e, sem esforo, ela correr para esse pano de fundo. uma pena que a maioria das pessoas no possui um ideal, nem um programa de vida e nem um pano de fundo de pensamento stvico. Esto condenadas ao fracasso. O pano de fundo do pensamento de uma moa que acabou de casar geralmente sensual. O pano de fundo de pensamento de uma velha me o amor pelos filhos e netos. O pano de fundo de pensamento da maioria das pessoas de dio e de inveja. Mesmo as chamadas pessoas cultas com muitos diplomas universitrios e conhecimentos acadmicos que no passam de casca se comparados ao conhecimento espiritual, no possuem um ideal, um programa de vida e um pano de fundo de pensamento. Um fiscal de tributao, depois de conseguir a aposentadoria, casa-se pela terceira vez e continua como um Dewan do Estado. Uma pessoa de mente mundana presa de pensamentos sensuais e de pensamentos de dio, de raiva e de vingana. Na verdade, esses dois tipos de pensamentos tomam posse de sua mente. Torna-se escrava deles. No sabe como desviar a mente e fix-la sobre um pensamento nobre e bom. No conhece as leis do pensamento. A sua ignorncia sobre a natureza e o funcionamento da mente total. Sua situao extremamente deplorvel apenas de suas posses materiais e seu conhecimento livresco obtido em universidades. Viveka [discernimento] ainda no despertou nela. No possui Sraddha [f] nos santos, Sastras [Leis contidas nas escrituras] e Deus. incapaz de resistir a um mau desejo ou tentao por sua vontade ser fraca. O nico remdio eficaz e capaz de remover sua intoxicao e encantamento pelo mundo e suas iluses materiais uma constante Satsanga [reunio de discpulos para ouvir ensinamentos dos Mestres] ou associao com Sadhus [discpulos], Sannyasins [renunciados] e Mahatmas [grandes almas].

Depois da aposentadoria todo mundo deveria ter um pano de fundo de pensamento e deveria passar o tempo em estudos filosficos e contemplao divina. Velhos hbitos de pensamentos descontrolados deveriam ser substituidos por novos hbitos de bons pensamentos.

Aos poucos, comear uma tendncia de alimentar bons pensamentos. Depois, com uma prtica contnua, desenvolver-se- um hbito definido e positivo de pensamentos virtuosos e auxiliadores. Mas a luta no ser fcil. Os velhos hbitos tentaro voltar repetidas vezes. At que voc tenha estabelecido firmemente o hbito dos bons pensamentos, ter que encher a mente muitas e muitas vezes de pensamentos stvicos, pensamentos divinos, pensamentos sobre o Gita, o Senhor Krishna, o Senhor Rama, os Upanishads, etc. Novos sulcos e caminhos se formaro. Assim como a agulha da vitrola corta um sulco no disco, o pensamento stvico marcar novos sulcos saudveis na mente e no crebro. E novos Samsaras tomaro forma. Conseguir concentrar-se sem muito esforo. Aquele que conseguiu controlar a mente enxerga dentro do seu prprio Eu com o auxlio de um intelecto puro, o Brama Imortal e Eterno que o que h de mais sutil, que a prpria beatitude, paz e sabedoria. o contato do sentido com o objeto do sentido que provoca a percepo mental. Mas se os sentidos so postos de lado e a mente se aquieta chega-se a um ponto em que no existe contato com qualquer objeto de sentido.

Este o estado de bem-aventurana, de conscincia pura ou Nirvikalpa Samadhi [o estado de superconscincia mais elevado] que queima todos os Samsaras que provocam todos os nascimentos e mortes. Apego morte. Voc est apegado ao corpo, ao, mulher, aos filhos, s posses, casa, a lugares e objetos que lhe do prazer, Sempre que existe apego existe tambm raiva, medo e Vasanas. O apego leva escravido. Se quiser atingir uma compreenso de Deus, precisa se libertar de todos os tipos de apegos. O primeiro passo no distanciamento desapegar-se do corpo com o qual voc se identifica tanto.

A palavra em snscrito para o Eu Atma. Deriva da raiz "Ar" que quer dizer caminhar sempre. Portanto Atma significa o que est em permanente evoluo atravs de nome e formas do universo para poder compreender Sua natureza real e essencial que Existncia-Conscincia-Bem-aventurana Absoluta.

13. A CONSCINCIA PURA E A LIBERTAO DOS PENSAMENTOS

Com a prtica constante e intensa da Ioga e de Jnana Sadhana [aprendizado do conhecimento] voc pode se libertar das ondas [vritti] e dos pensamentos.

O Iogue liberto das ondas auxilia mais o mundo do que o pregados no palanque. As pessoas comuns no entendem isto direito. Livre de ondas, voc, na verdade, espalha-se e impregna cada tomo do universo, purifica e eleva o mundo todo.

Os nomes dos Jnanis [Iogues do conhecimento] sem ondas [de pensamentos] como Jada Bharata e Vamadeva so at hoje lembrados. Nunca publicaram livros. Nunca tiveram discpulos. Entretanto, que influncia tremenda produziram estes Jnanis sem ondas na mente do povo! Voc s poder atingir Jnana [conhecimento] quando estiver livre de desejos sensuais e de estados mentais imorais. Para chegar a Jnana preciso o distanciamento do corpo de objetos sensoriais e o distanciamento da mente de estados mentais imorais. S ento descer a Luz Divina. Assim como se limpa uma casa de todas as teias de aranha e um jardim de todas as ervas daninhas para receber o vicerei, o palcio mental precisa ser limpo de todos os vcios, desejos e estados mentais imorais para receber o Brama Sagrado, o Vice-Rei dos vice-reis. Quando um desejo surge na mente, uma pessoa mundana o aceita e tenta realiz-lo; mas uma aspirante imediatamente renuncia a ele atravs de Viveka [discernimento]. Os sbios consideram at o vislumbre de um desejo como um grande mal. Por isso nunca alimentam qualquer tipo de desejo. Eles se deliciam nica e continuamente no Atma. Pensar inicia o processo de criao. Pensar significa exteriorizar ou concretizar. Pensar quer dizer diferenciao, qualidade, multiplicidade. Pensar Samsara [a simblica roda das reencarnaes]. Pensar produz identificao com o corpo. Pensar provoca o "eu" e o "meu". Pensar cria o tempo, o espao, etc. Pare de pensar com Vairagya [desapego] e Abhyasa [prtica espiritual], e incorpore-se na Conscincia Pura. Quando no existe pensamento ou Sankalpa, vem a Absolvio ou Jivanmukti [liberao nesta vida presente]

You might also like