You are on page 1of 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Civil
5 Srie Desenho Construo Civil
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Thiago Cugler Magueta


Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Engenharia Civil - 5 Srie - Desenho Construo Civil

Pg. 2 de 5

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e servios de engenharia. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas. Avaliar a viabilidade econmica de projetos de engenharia. Atuar em equipes multidisciplinares.

Produo Acadmica

Relatrios parciais ao final de cada etapa. Projeto final em computao grfica 3D Apresentao final em Power Point.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
O desafio consiste em desenvolver um projeto de uma empresa de propaganda e marketing, com todos os cmodos necessrios como: sala de reunio, sala de atendimento ao pblico, sala de projetos, etc. Esta atividade importante para que voc visualize algumas das etapas para a criao de um projeto, desde o seu pr-projeto at a elaborao do desenho da planta baixa e 3D.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Thiago Cugler Magueta

Engenharia Civil - 5 Srie - Desenho Construo Civil

Pg. 3 de 5

Cada etapa deste ATPS importante para fixar os conhecimentos obtidos em sala de aula, preparar esses conhecimentos para serem aplicados dentro do mercado de trabalho e fazer com que os estudantes consigam visualizar a importncia de sua responsabilidade nas atividades desenvolvidas.

Objetivo do desafio
Produzir um projeto completo em 2D e tambm um arquivo 3D utilizando os recursos de computao grfica.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Projeto; o meio e a edificao. Esta atividade importante para que voc aprenda que, para se fazer um bom projeto precisamos conhecer exatamente o que estamos projetando e o que o cliente deseja. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Fazer uma pesquisa de como funciona a empresa; do que ela precisa. Disponha do mximo de informaes para se iniciar o projeto. Passo 2 (Equipe) Procurar fazer um croqui do projeto, para se obter a primeira idia de como ficar o projeto. Passo 3 (Equipe) Definir o local onde ser construdo o edifcio. Fazer uma anlise de como o terreno, como esto os outros prdios em volta, caso existam, onde o sol nasce etc. Modificar o croqui, se necessrio. Detalhe o desenho o mximo possvel. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor da disciplina, em cada estipulada por ele, um relatrio intitulado Relatrio 1: O Projeto, contendo todas as informaes da empresa e o desenho em croqui do pr-projeto do edifcio.

Thiago Cugler Magueta

Engenharia Civil - 5 Srie - Desenho Construo Civil

Pg. 4 de 5

ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Normalizao. Esta atividade importante para que voc faa um projeto de acordo com a ABNT, para que qualquer pessoa possa entender o que o projetista desenhou. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Iniciar o desenho da planta baixa do seu edifcio, dentro das normas tcnicas atuais. Passo 2 (Equipe) Desenhar portas, janelas, equipamentos, etc. Passo 3 (Equipe) Detalhar o desenho com as dimenses, cotas e vistas auxiliares se necessrio. Passo 4 (Equipe) Entregar ao professor da disciplina, em cada estipulada por ele, um relatrio intitulado Relatrio 2: Planta Baixa, contendo a planta baixa do edifcio proposto.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Detalhamento. Esta atividade importante para que voc fixe todas as lies aprendidas sobre detalhamento do projeto, para finalizar o projeto com todos os detalhes necessrios. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Desenhar o detalhamento do seu projeto, cortes, fachada, cobertura, etc. Passo 2 (Equipe) Transferir os desenhos bsicos em 2D para um software de desenho em 3D, apenas conceituando o projeto final. Esse desenho ser detalhado na prxima etapa. Passo 3 (Equipe) Entregar ao professor da disciplina, em cada estipulada por ele, um relatrio intitulado Relatrio 3: Detalhamento, contendo todas as informaes pedidas nesta etapa.

Thiago Cugler Magueta

Engenharia Civil - 5 Srie - Desenho Construo Civil

Pg. 5 de 5

ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Aplicao de recursos de computao grfica ao projeto. Esta atividade importante para que voc se atualize, pois hoje o computador uma ferramenta muito til para o projetista. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Utilizar as ferramentas da computao grfica, detalhar o seu projeto 3D utilizando um computador. Desenhe os detalhes da construo a ser efetuada e as medidas relevantes. Passo 2 (Equipe) Utilizar todas as informaes colhidas nesse desafio e os desenhos construdos, montar uma apresentao em Power-point e apresentar para a sala o seu trabalho, imaginando que o professor o seu cliente. Passo 3 (Equipe) Entregar ao professor da disciplina, em cada estipulada por ele, um relatrio intitulado Relatrio 4: Recursos Grficos, contendo a apresentao em PowerPoint e os desenhos assistidos por computador utilizando a computao grfica.

Livro Texto da disciplina:


NEUFERT, Ernest. Arte de Projetar em Arquitetura. 17a ed. So Paulo: GG, 2004.

Thiago Cugler Magueta

You might also like