You are on page 1of 38

MSU - Manual da Superviso

Banco Central do Brasil 2013

MSU - Manual da Superviso


Cdigo 1.10 2.10.10 2.10.20 2.10.30 2.20.10 2.20.20 2.30.10 3.10.10 3.10.20 3.10.30 4.10.10 4.10.20 4.20 4.20.10 4.20.20 4.20.30 4.20.40 4.20.50 4.30.10 4.30.20 4.40 4.50.10 4.50.20 4.50.30 4.50.40 4.50.60 5.10 5.10.10 6.10 6.10.10 Nome Objetivos do Manual da Superviso Estrutura Instituies Supervisionadas Entidades Supervisoras Atribuies Legais e Regulamentares Contexto Internacional Estrutura da rea de Fiscalizao Modelos de Superviso Objetivos Princpios Elaborao do Plano de Ao da Superviso Acompanhamento e Controle do Plano de Ao da Superviso Monitoramento do Sistema Financeiro Situao Econmico-Financeira Limites Operacionais Riscos Mercados Monitoramento da Estabilidade Financeira Inspeo Acompanhamento Atendimento ao Pblico e Monitoramento do Atendimento Introduo Processo Administrativo Punitivo Medidas Cautelares Termo de Comparecimento Situao "Em Evidncia"

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35 Pgina 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

Atendimento aos Poderes Executivo, Legislativo, Judicirio, Ministrio Pblico e AGU Atendimento de Demandas Gerenciamento da Informao Gerenciamento da Captao e da Qualidade das Informaes Glossrio

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo 1. 2. 3. 4. 5. 6. 01 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Introduo Objetivos do Manual da Superviso

O processo de superviso busca assegurar a solidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o regular funcionamento das entidades supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Esse processo envolve atividades desempenhadas por diferentes reas do Bacen. No entanto, o Manual da Superviso (MSU) se restringe s atividades de competncia da rea de Fiscalizao (Difis). Para efeitos deste manual, as atividades de competncia da Difis passam a ser denominadas Superviso. Este manual tem por objetivo dar transparncia aos princpios, forma de atuao e s atividades da Superviso, tendo como base o ambiente regulamentar e a estrutura legal vigente. A fim de que os procedimentos de Superviso sejam executados de forma padronizada, o MSU ainda os formaliza, exclusivamente para o corpo funcional, na forma de um conjunto de roteiros, papis de trabalho e ferramentas de apoio. No obstante a permanente atualizao deste manual, nas referncias legislao, recomendamos que o usurio sempre verifique a efetiva vigncia e as eventuais alteraes havidas, podendo para tanto utilizar-se de link existente na prpria citao. No caso dos normativos editados pelo Banco Central do Brasil, o acesso conduzir ao documento completo, onde, por meio de boto denominado "Visualizar Histrico", localizado ao final do texto, poder ser consultado o "Histrico do Normativo". O manual, disponvel nas verses em portugus e em ingls, est estruturado em seis ttulos, que cuidam dos seguintes assuntos: a) Ttulo 1 - Introduo: objetivos e organizao deste manual; b) Ttulo 2 - Ambiente de Superviso: Sistema Financeiro Nacional (SFN), aspectos legais e prudenciais e Banco Central do Brasil (Bacen); c) Ttulo 3 - Viso Geral da Superviso: modelo, objetivos e princpios; d) Ttulo 4 - Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional: planejamento, atividades e instrumentos coercitivos; e) Ttulo 5 - Demandas Externas: atendimento a solicitaes de autoridades, denncias, reclamaes e pedidos de informaes; e f) Ttulo 6 - Processo de Gesto da Informao: captao, tratamento e disponibilizao de informaes.

7.

8.

Sugestes de melhorias do manual podem ser enviadas para o e-mail manualdasupervisao.difis@bcb.gov.br.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 3 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 02 10 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Ambiente de Superviso Sistema Financeiro Nacional Estrutura

A estrutura funcional do Sistema Financeiro Nacional (SFN) composta de dois subsistemas: a) o normativo, que congrega os rgos normativos e de superviso; e b) o operativo, constitudo por instituies financeiras, administradoras de consrcios, demais instituies autorizadas a funcionar ou operar pelo Banco Central do Brasil, entidades auxiliares e empresas regulamentadas e fiscalizadas por outras autoridades supervisoras. As instituies financeiras, que podem ser pblicas ou privadas, distinguem-se das demais por ter como atividade principal, ou acessria, a captao, a intermediao ou a aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, ou pela custdia de valor de propriedade de terceiro. Embora as administradoras de consrcios no sejam instituies financeiras, cabe ao Banco Central do Brasil, pela legislao em vigor, autorizar a administrao de grupos de consrcios e fiscalizar as operaes da espcie. J as entidades auxiliares propem-se a aproximar poupadores e investidores, facilitando os negcios entre eles, como o caso das bolsas de valores, ou a prestar ao mercado financeiro servios regulamentados, por exemplo a compensao de cheques. O subsistema normativo constitudo por: a) rgos normativos, responsveis pelo estabelecimento de polticas e normas aplicveis ao SFN; e b) entidades supervisoras, responsveis pela execuo das polticas e normas estabelecidas pelos rgos normativos, bem como pela fiscalizao das instituies participantes do SFN. Os rgos normativos do SFN so: a) Conselho Monetrio Nacional (CMN): responsvel pelo estabelecimento das diretrizes das polticas monetria, creditcia e cambial; b) Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP): responsvel por fixar as diretrizes e normas da poltica de seguros privados; e c) Conselho Nacional de Previdncia Complementar (CNPC): responsvel pela regulao do regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar (fundos de penso). A cada rgo normativo, esto vinculadas as seguintes entidades supervisoras: a) CMN: Banco Central do Brasil (Bacen) e Comisso de Valores Mobilirios (CVM); b) CNSP: Superintendncia de Seguros Privados (Susep); e c) CNPC: Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (Previc).

2. 3. 4. 5.

6.

7.

8.

O subsistema operativo abrange: a) instituies financeiras bancrias: bancos, Caixa Econmica Federal (CEF) e cooperativas de crdito; b) instituies financeiras no bancrias: agncias de fomento, associaes de poupana e emprstimo, companhias hipotecrias, e sociedades de crdito, financiamento e investimento, de crdito imobilirio, de crdito ao microempreendedor e de arrendamento mercantil; c) instituies que operam no mercado de capitais, incluindo-se as sociedades corretoras e as sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios, e bolsas de valores e de mercadorias e futuros; d) instituies que operam no mercado de cmbio, incluindo-se as corretoras de cmbio, agncias de turismo e meios de hospedagem autorizados e administradoras de cartes de crdito de validade internacional; e) sociedades seguradoras e de capitalizao e entidades de previdncia privada, ligadas aos Sistemas de Previdncia e Seguros; f) entidades administradoras de recursos de terceiros, como aquelas que gerenciam os fundos de investimento e as administradoras de consrcio; e g) entidades prestadoras de servios financeiros regulamentados, como os de compensao e de liquidao e custdia de ttulos, em apoio aos mercados financeiros. Esses tipos de instituies autorizadas a operar no SFN, bem como os respectivos rgos normativos e entidades supervisoras, esto detalhadas no stio eletrnico do Banco Central do Brasil, no quadro Composio.

9.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 4 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 02 10 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Ambiente de Superviso Sistema Financeiro Nacional Instituies Supervisionadas

Na forma da legislao, as instituies supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) so: a) bancos comerciais; b) bancos mltiplos; c) bancos de desenvolvimento; d) bancos de investimentos; e) Caixa Econmica Federal (CEF); f) sociedades de crdito, financiamento e investimento; g) sociedades de crdito imobilirio; h) sociedades corretoras de cmbio e de ttulos e valores mobilirios; i) sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios; j) associaes de poupana e emprstimos; k) cooperativas de crdito; l) sociedades de arrendamento mercantil; m) administradoras de consrcio; n) escritrios de representao de instituies financeiras sediadas no exterior (nos aspectos relacionados preveno da lavagem de dinheiro); o) sociedades de crdito ao microempreendedor; p) agncias de fomento; e q) companhias hipotecrias.

2.

Alm do contido no pargrafo anterior, o Bacen ainda supervisiona determinadas atividades por ele autorizadas. Tais atividades, na forma da legislao, so praticadas por: a) agncias de turismo e meios de hospedagem autorizados pelo Bacen a operar no mercado de cambio; b) empresas brasileiras que administram cartes de crdito de uso internacional; e c) Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT), nas transferncias internacionais de recursos vinculadas a vales postais internacionais.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 5 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 1.1. 02 10 30

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Ambiente de Superviso Sistema Financeiro Nacional Entidades Supervisoras

Banco Central do Brasil (Bacen) O Bacen uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, criada pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. Tem por misso assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional. Entre suas atribuies esto: emitir papel-moeda e moeda metlica; executar os servios do meio circulante; receber recolhimentos compulsrios e voluntrios das instituies financeiras; realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras; regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis; efetuar operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais; exercer o controle de crdito; exercer a fiscalizao das instituies financeiras; autorizar o funcionamento das instituies financeiras; estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras; vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas. Sua sede localiza-se em Braslia, com representaes nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paran, So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Cear e Par. Maiores informaes podem ser encontradas no endereo: www.bcb.gov.br. Comisso de Valores Mobilirios (CVM) A CVM. autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, responsvel por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do Pas. Maiores informaes podem ser encontradas no endereo: www.cvm.gov.br. Superintendncia de Seguros Privados (Susep) A Susep, autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguro, previdncia privada aberta e capitalizao. Maiores informaes podem ser encontradas no endereo: www.susep.gov.br . Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (Previc) A Previc uma autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social, criada para atuar como entidade de fiscalizao e de superviso das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar e de execuo das polticas para o regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar. Maiores informaes podem ser encontradas no endereo: www.previdencia.gov.br/previc.php

2. 2.1. 3. 3.1. 4. 4.1.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 6 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 02 20 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Ambiente de Superviso Aspectos Legais e Prudenciais Atribuies Legais e Regulamentares

A atuao do Banco Central do Brasil (BCB) nas instituies supervisionadas decorre do estrito cumprimento de leis que lhe atribuem tal competncia. A principal, de regncia do Sistema Financeiro Nacional (SFN), a Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, que criou o Conselho Monetrio Nacional (CMN) e o BCB, atribuindo a este ltimo competncia para fiscalizar: a) bancos comerciais; b) bancos mltiplos; c) bancos de desenvolvimento; d) bancos de investimentos; e) caixas econmicas; e f) sociedades de crdito, financiamento e investimento.

2. 3.

A Lei n 4.595, de 1964, tambm atribui ao BCB competncia para atuar no sentido do funcionamento regular do mercado cambial. Outras instituies ou operaes supervisionadas pelo BCB em decorrncia de atribuies legais so: a) sociedades de crdito imobilirio: Lei n 4.380, de 21 de agosto de 1964; b) corretoras e distribuidoras de ttulos e valores mobilirios: Lei n 4.728, de 14 de julho de 1965. O BCB fiscaliza as operaes com ttulos de renda fixa e a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), as transaes com ttulos e valores mobilirios; c) associaes de poupana e emprstimo: Decreto-Lei n 70, de 21 de dezembro de 1966; d) cooperativas de crdito: Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971, e Lei Complementar n 130, de 17 de abril de 2009; e) sociedades de arrendamento mercantil: Lei n 6.099, de 12 de dezembro de 1974; f) administradoras de consrcios: Lei n 11.795, de 8 de outubro de 2008; g) escritrios de representao de instituies financeiras sediadas no exterior: Lei n 9.613, de 3 de maro de 1998, que trata da preveno e combate lavagem de dinheiro; h) sociedades de crdito ao microempreendedor: Lei n 10.194, de 14 de fevereiro de 2001; i) agncias de fomento: Medida Provisria n 2.192-70, de 24 de agosto de 2001; j) empresas de auditoria contbil e auditores contbeis independentes: Lei n 6.385, de 7 de dezembro de 1976, artigo 26, pargrafo 3, com a redao dada pela Lei n 9.447, de 14 de maro de 1997, no desempenho das atividades de auditoria de instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo BCB. k) agncias de turismo e meios de hospedagem autorizados pelo BCB a operar no mercado de cmbio: Lei n 4.595, de 1964; l) empresas brasileiras que administram cartes de crdito de uso internacional: Lei n 4.595, de 1964; e m) Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT): Lei n 4.595, de 1964, nas transferncias internacionais de recursos vinculadas a vales postais internacionais. O BCB ainda verifica as seguintes operaes: a) Sistema Nacional de Crdito Rural (SNCR): Lei n 4.829, de 5 de novembro de 1965, e Decreto n 58.380, de 10 de maio de 1966; b) Sistema Financeiro da Habitao (SFH): Decreto-Lei n 2.291, de 21 de novembro de 1986, e Lei n 10.150, de 21 de dezembro de 2000; e c) aplicao dos recursos do Programa de Subsdio Habitao de Interesse Social (PSH): Decreto n 5.247, de 19 de outubro de 2004.

4.

5.

Embora a superviso dos fundos de investimentos, nos termos da Lei n 10.303, de 31 de outubro de 2001, seja exclusiva da CVM, cabe ao BCB verificar: a) mecanismos de gesto e controle dos riscos da administradora de recursos; e b) segregao entre administrao do fundo e gesto da instituio administradora. O BCB somente realiza sua superviso nas empresas e entidades identificadas em leis que expressamente lhe atribuem tal competncia, e, portanto, no dispe de poder para fiscalizar quaisquer outras sociedades, a exemplo das de fomento comercial (factoring) e das administradoras de carto de crdito de validade nacional, quando desenvolvem suas atividades regulares. No exerccio da sua competncia legal deferida pela Lei n 4.595, de 1964, artigo 44, pargrafo 8, poder o BCB exigir de quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas que atuem como instituio financeira, sem estar devidamente autorizadas, a exibio de documentos, papis e livros de escriturao. Esses trabalhos cingem-se a representaes fundamentadas, que contenham seguros elementos de convico e documentos comprobatrios de tais atividades. Operaes de administradoras de consrcios, sem prvia autorizao, e desde que tpicas do segmento, podero sujeitar-se fiscalizao do BCB, no uso da competncia legal deferida pela Lei n 11.795, de 2008, em seus arts. 5 e 7, inc. I, sendo tais trabalhos tambm restritos existncia prvia de representaes fundamentadas, que contenham seguros elementos de convico e documentos comprobatrios. Ainda de acordo com a Lei n 4.595, de 1964, compete ao BCB cumprir e fazer cumprir as determinaes emanadas do CMN, que o rgo deliberativo mximo do SFN. Os documentos normativos aprovados pelo CMN, denominados resolues, so tornados pblicos pelo BCB. O BCB, na implementao das resolues aprovadas pelo CMN, edita os seguintes documentos: a) Circular: ato normativo que tem por finalidade divulgar deliberao da Diretoria Colegiada do Banco Central; e b) Carta circular: ato normativo que tem a finalidade de divulgar instruo, procedimento ou esclarecimento a respeito de contedo de documento normativos. c) Comunicado: documento administrativo de mbito externo, que tem por finalidade divulgar deliberao ou informao relacionada rea de atuao do Banco Central do Brasil.

6.

7.

8.

9. 10. 11.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 7 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 1.1. 02 20 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Ambiente de Superviso Aspectos Legais e Prudenciais Contexto Internacional

O Acordo da Basilia Desde a sua criao em 1930, o Banco de Compensaes Internacionais (Bank for International Settlements BIS) atua como um agente de cooperao para os bancos centrais, fornecendo aporte financeiro emergencial em caso de crises que ameacem o sistema financeiro internacional como um todo. Em 1975, foi estabelecido o Comit de Superviso Bancria da Basilia, Basel Committee on Banking Supervision (BCBS), ligado ao BIS e formado pelos bancos centrais dos pases integrantes do Grupo dos Dez (G10). Hoje, composto por representantes das autoridades de superviso e dos bancos centrais da frica do Sul, Alemanha, Arbia Saudita, Argentina, Austrlia, Blgica, Brasil, Canad, China, Coria, Espanha, Estados Unidos, Frana, Holanda, Hong Kong, ndia, Indonsia, Itlia, Japo, Luxemburgo, Mxico, Reino Unido, Rssia, Singapura, Sucia e Sua e Turquia. Em 1988, o BCBS divulgou o primeiro Acordo de Capital de Basilia, oficialmente denominado International Convergence of Capital Measurement and Capital Standards, com o objetivo criar exigncias mnimas de capital para instituies financeiras, como forma de fazer face ao risco de crdito. No Brasil, o Acordo de 88 foi implementado por meio da Resoluo 2.099, de 17 de agosto de 1994. Ela introduziu no Pas exigncia de capital mnimo para as instituies financeiras que varia em funo do grau de risco de suas operaes ativas. Em 1996, o Comit publicou uma emenda ao Acordo de 88, incorporando ao capital exigido uma parcela para cobertura dos riscos de mercado (Emenda de 96). O Novo Acordo de Capital da Basilia Em 2004, o BCBS divulgou reviso do Acordo de Capital da Basilia, conhecida como Basilia II, com o objetivo de buscar uma medida mais acurada dos vrios riscos incorridos pelos bancos internacionalmente ativos. O novo acordo direcionado aos grandes bancos, internacionalmente ativos, tendo como base, alm dos Princpios Essenciais para uma Superviso Bancria Eficaz (Princpios de Basilia), trs pilares mutuamente complementares: a) Pilar 1: requerimentos de capital; b) Pilar 2: reviso pela superviso do processo de avaliao da adequao de capital dos bancos; e c) Pilar 3: disciplina de mercado.

1.2.

1.3.

1.4. 1.5. 2. 2.1. 2.2.

2.3.

3. 3.1.

A implementao do Novo Acordo de Capital da Basilia no Pas est sendo feita de forma gradual. A primeira manifestao formal do Banco Central do Brasil (Bacen) para sua adoo se deu por meio do Comunicado 12.746, de 9 de dezembro de 2004, por meio do qual foi estabelecido cronograma simplificado com as principais fases a serem seguidas para a adequada implementao da nova estrutura de capital. Convnios com organismos e instituies Para o aperfeioamento dos processos de superviso de instituies e conglomerados financeiros, cujos negcios englobam entidades coligadas em outros pases, so adotados diversos procedimentos, tais como: a) elaborao de convnios de superviso com autoridades estrangeiras; b) acompanhamento das atividades dos organismos internacionais em assuntos relacionados superviso; c) intercmbio de informaes com autoridades supervisoras estrangeiras; d) coordenao, suporte e acompanhamento das misses de supervisores estrangeiros no Pas; e e) divulgao da superviso brasileira em mbito internacional.

3.2.

Em consonncia com as recomendaes do Comit de Superviso da Basilia constantes do documento The Supervision of Cross-Border Banking, de outubro de 1996, o Banco Central do Brasil (Bacen) tem envidado esforos para a realizao de convnios de cooperao com rgos de superviso bancria de outros pases. O corpo desses documentos engloba, de modo geral, os seguintes pontos: a) intercmbio de informaes relacionadas superviso de organizaes bancrias autorizadas em um pas e que possuem estabelecimentos transfronteirios no outro pas; b) inspees diretas nas dependncias transfronteirias; c) confidencialidade da informao, ressaltando-se as restries existentes na legislao de cada pas e o uso das informaes compartilhadas com base no convnio unicamente para fins de superviso; e d) outros itens relacionados com contatos, reunies, prazo de vigncia, modificaes, etc.

3.3.

O Bacen mantm convnios com rgos de superviso bancria de diversos pases, tais como: Alemanha, Argentina, Bahamas, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Ilhas Cayman, Indonsia, Mxico, Panam, Portugal, Paraguai e Uruguai.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 8 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 02 30 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Ambiente de Superviso Banco Central do Brasil Estrutura da rea de Fiscalizao

A estrutura do Banco Central do Brasil constituda basicamente por uma Diretoria Colegiada, esta composta pelo Presidente mais sete Diretores, e por unidades (departamentos) ligadas a um desses membros da Diretoria Colegiada. A rea vinculada ao Diretor de Fiscalizao (Difis) composta pelas unidades indicadas a seguir: a) Departamento de Superviso de Bancos e Conglomerados Bancrios (Desup); b) Departamento de Superviso de Cooperativas e de Instituies no Bancrias (Desuc); c) Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig); d) Departamento de Preveno a Ilcitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informaes do Sistema Financeiro (Decic); e) Departamento de Controle de Gesto e Planejamento da Superviso (Decop).

2.

Essas unidades exercem as seguintes funes: a) Desup: I - realizar a superviso das instituies financeiras bancrias e respectivos conglomerados, excetuando-se os bancos cooperativos, as administradoras de consrcio vinculadas aos conglomerados bancrios e as atividades de superviso do Proagro e do crdito rural. b) Desuc: I - realizar a superviso de cooperativas de crdito, de instituies no-bancrias, de bancos cooperativos e de conglomerados financeiros que no possuam entre suas empresas bancos de qualquer espcie, excetuando-se as atividades de superviso do Proagro e do crdito rural. c) Desig: I - realizar o monitoramento da estabilidade do Sistema Financeiro; II - realizar a gesto das informaes oriundas do Sistema Financeiro Nacional e das administradoras de consrcio, utilizadas para os trabalhos da rea de Fiscalizao; III - produzir e divulgar informaes que auxiliem na compreenso da estabilidade financeira, da eficincia e da solvncia do Sistema Financeiro Nacional e de suas instituies; IV - administrar convnios de intercmbio de informaes com rgos e entidades no Pas relevantes para os trabalhos da rea de Fiscalizao; d) Decic: I - articular, com as unidades da Difis, as aes voltadas preveno a ilcitos financeiros, a includos a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo; II - executar rastreamento de recursos financeiros por determinao das autoridades competentes; III - gerir o processo de atendimento das demandas dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, bem como daquelas oriundas do Ministrio Pblico e da Advocacia-Geral da Unio, a ser prestado pelas instituies financeiras; IV - promover o atendimento das demandas rotineiras apresentadas ao Banco Central pelos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, bem como daquelas oriundas do Ministrio Pblico e da Advocacia-Geral da Unio, relativamente a assuntos da competncia das unidades da Difis; V - monitorar o atendimento pelas instituies financeiras das denncias e das reclamaes a elas apresentadas por seus clientes referentes ao descumprimento de normas da alada do Banco Central. e) Decop, relativamente Difis: I - coordenar os processos de planejamento, oramento, gesto e controle das aes; II - assessorar a rea de Fiscalizao com relao ao seu portflio de programas e projetos; III - gerir a utilizao de recursos de Tecnologia da Informao; IV - prover apoio logstico e informaes gerenciais; V - coordenar o processo de capacitao dos servidores; VI - coordenar o processo de comunicao na rea de fiscalizao.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 9 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 03 10 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Viso Geral da Superviso Conceitos da Superviso Modelos de Superviso

2.

3.

4. 5.

O sistema financeiro mundial vem se dinamizando cada vez mais, impulsionado por rpidas e constantes transformaes. A abertura concorrncia nos mercados financeiros, os avanos da tecnologia e das comunicaes, a demanda por mais e melhores servios financeiros e a concentrao no setor bancrio so alguns dos fatores que causam profundas mudanas no ambiente de negcios. Sensveis ao impacto dessas mudanas e a recomendaes do Comit da Basilia sobre Superviso Bancria e do Grupo de Ao Financeira (FATF/GAFI), os organismos de superviso da maioria das naes alteraram gradualmente suas polticas e procedimentos, de um modelo eminentemente prescritivo, que consistia basicamente na verificao dos itens das demonstraes contbeis e do atendimento s leis e regulamentao aplicveis, para se concentrarem na capacidade das instituies supervisionadas em administrar os riscos aos quais esto expostas e na adequao de seu capital para suport-los. No Brasil, a Superviso acompanha o ritmo da evoluo do mercado financeiro, adaptando seus objetivos, princpios e poltica, alinhando-se s melhores prticas recomendadas e adotadas internacionalmente. Migrou-se, ento, de uma tica prescritiva para outra de natureza prudencial, transitando de uma postura reativa para uma proativa. Assim, a nfase est na avaliao de riscos e controles, consubstanciando um processo integrado e contnuo, englobando atividades voltadas para o planejamento da Superviso e para a classificao, monitoramento e inspeo das instituies supervisionadas. Ressalte-se que, em consonncia com o princpio de superviso contnua, os objetivos tradicionais da Superviso a verificao dos itens das demonstraes contbeis e o atendimento s leis e regulamentao aplicveis continuam sendo observados.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 10 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 1.1. 03 10 20 Introduo

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Viso Geral da Superviso Conceitos da Superviso Objetivos

No exerccio da competncia legal do Banco Central do Brasil (Bacen), a Superviso tem por misso atuar com vistas a assegurar a solidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e o regular funcionamento das entidades supervisionadas. Para isso, tem por objetivos: a) avaliar as instituies supervisionadas, no tocante aos riscos assumidos e capacidade de gerenciamento dentro de limites regulamentares e prudenciais; b) verificar o cumprimento das normas especficas de sua competncia, para que as instituies supervisionadas atuem em conformidade s leis e regulamentao; c) fomentar a divulgao de informaes pelas instituies supervisionadas, com vistas s melhores prticas de governana corporativa nos aspectos de transparncia e eqidade no relacionamento com os participantes do mercado; d) prevenir a utilizao do sistema financeiro para o trnsito de recursos oriundos da prtica de ilcitos financeiros, da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo; e e) atender denncias, reclamaes e pedidos de informaes. A Superviso tambm verifica a atuao do Sistema Nacional de Crdito Rural (SNCR) e do Sistema Financeiro da Habitao (SFH) e a aplicao dos recursos do Programa de Subsdio Habitao de Interesse Social (PSH), conforme as legislaes especficas; acompanha o registro de capitais estrangeiros e as operaes de cmbio; e monitora o contingenciamento de crdito ao setor pblico. A seguir, apresentado o detalhamento de cada um dos objetivos. Avaliao das instituies supervisionadas O processo de superviso compreende a avaliao dos riscos assumidos pelas instituies, da condio financeira, dos processos de gesto de riscos e do grau de conformidade s leis e aos regulamentos aplicveis. So, tambm, avaliados aspectos individuais e do ambiente potencialmente sistmicos. Em sintonia com as melhores prticas internacionais, o acompanhamento dos riscos atividade fundamental nos processos de avaliao e de monitoramento, especialmente dos riscos de crdito, de liquidez, de mercado, operacional, legal, de reputao ou imagem e de estratgia. Embora a Superviso procure conhecer e avaliar os controles internos, a atuao das auditorias interna e externa, e a governana corporativa das instituies supervisionadas, a responsabilidade pela conduo dos negcios recai direta e exclusivamente em seus administradores. A legislao e a regulamentao expedida pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN) e pelo Bacen destacam a responsabilidade de a administrao das instituies supervisionadas implantar sistemas de controles internos e de gerenciamento de riscos voltados para as atividades por elas desenvolvidas, de modo a identificar e avaliar fatores de riscos internos e externos que possam afetar a instituio. Conformidade s leis e regulamentao A Superviso est estruturada para verificar o cumprimento de normas especficas de sua competncia. Divulgao de informaes A Superviso tem por objetivo fomentar a divulgao de informaes pelas instituies supervisionadas, com vistas s melhores prticas de governana corporativa, nos aspectos de transparncia e eqidade no relacionamento com os participantes do mercado. O processo de gesto da informao de interesse corporativo do Bacen compreende tambm a captao, o tratamento e a disponibilizao de informaes ao pblico em geral. Preveno de ilcitos financeiros, da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo A Superviso busca avaliar os controles internos das instituies supervisionadas voltados para a preveno de ilcitos financeiros, da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo, com o objetivo de verificar a adequao e a qualidade dos procedimentos implementados com vistas a coibir a utilizao do sistema financeiro para a prtica desses ilcitos, bem como de assegurar a observncia das leis e regulamentos pelas instituies na execuo de suas atividades. Atendimento a denncias, reclamaes e pedidos de informaes O processo de atendimento s demandas externas compreende a avaliao de denncias e reclamaes e o fornecimento de dados e informaes relacionados s atividades do Bacen.

1.2.

1.3. 2. 2.1.

2.2. 2.3. 2.4.

3. 3.1. 4. 4.1. 4.2. 5. 5.1.

6. 6.1.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 11 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 1.1. 03 10 30 Introduo As atividades da Superviso so baseadas nos seguintes princpios: a) superviso focada no risco; b) superviso contnua; e c) transparncia. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. Superviso focada no risco

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Viso Geral da Superviso Conceitos da Superviso Princpios

2.5. 3. 3.1.

A atuao da Superviso tem carter prudencial e focada na identificao dos riscos incorridos pelas instituies supervisionadas e na avaliao da capacidade de gerenciamento desses riscos. A ao da Superviso avalia a capacidade de identificao, entendimento e gerenciamento adequado, pelas instituies, dos riscos a que esto expostas, bem como de sua atuao preventiva, determinando a adoo de aes corretivas, quando necessrias. Tambm avalia as perspectivas das instituies diante do impacto de avanos tecnolgicos, de inovaes em produtos, de novas tcnicas e sistemas de gerenciamento de riscos, bem como de mudanas no seu perfil de operao ou nas condies de mercado. As estratgias de superviso, definidas em funo do porte, da capacidade patrimonial, da natureza das atividades e da qualidade de administrao das instituies, orientam a composio e o escopo das atividades. A programao de atividades pode ser revista periodicamente e modificada na medida do necessrio, incorporando os resultados de monitoramento e inspees recentes. Isso propicia uma alocao eficiente dos recursos, visto que as aes de superviso so direcionadas prioritariamente aos pontos que apresentam a maior probabilidade de gerar impacto na estabilidade e viabilidade da instituio. Superviso contnua A superviso contnua consiste no emprego conjunto de procedimentos de monitoramento e inspees, de forma coordenada, segundo programao estabelecida para cada instituio ou grupo de instituies. Tem carter prudencial e busca identificar a adequao da capacidade de gerenciamento de riscos, bem como a compatibilidade entre patrimnio e gerenciamento. Transparncia O princpio da transparncia demanda que a Superviso apresente seus objetivos, prticas e atividades s instituies supervisionadas, s autoridades constitudas e sociedade. Nesse sentido, este manual um importante instrumento de transparncia da Superviso.

4. 4.1.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 12 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 2. 3. 4. 04 10 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:35

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Planejamento e Gesto da Superviso Elaborao do Plano de Ao da Superviso

O Plano de Ao da Superviso (PAS) contempla o planejamento das aes atividades, projetos e iniciativas das unidades da rea de Fiscalizao, incluindo a programao financeira das aes que demandem recursos para passagens e dirias. As unidades, nas respectivas reas de atuao, participam conjuntamente, de forma coordenada e concatenada, da elaborao do planejamento. No decorrer da execuo das aes planejadas, a programao pode ser reformulada em razo de fatos novos ou mudanas relevantes de cenrios. O planejamento das aes tem como base diversas fontes, tais como: a) cenrio macroeconmico; b) prioridades e diretrizes elaboradas conjuntamente pelo diretor de Fiscalizao e chefes de unidade; c) resultados dos trabalhos anteriores nas instituies supervisionadas; d) Sistema de Avaliao de Riscos e de Controles - SRC; e) monitoramento; e f) informaes de outras reas do Banco Central do Brasil (Bacen), rgos de superviso internacionais, rgos governamentais, auditorias independentes e imprensa. Com as atividades priorizadas e equacionadas em razo dos recursos disponveis, conclui-se a elaborao do Plano de Ao da Superviso com a sua homologao pelo chefe de cada unidade e a sua comunicao Diretoria Colegiada do Bacen pelo diretor de Fiscalizao.

5.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 13 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 2. 3. 04 10 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Planejamento e Gesto da Superviso Acompanhamento e Controle do Plano de Ao da Superviso

4.

O acompanhamento e o controle da execuo do Plano de Ao da Superviso so realizados por meio de informaes disponibilizadas pelo Sistema Integrado de Gerenciamento da Ao de Superviso (Sigas). As informaes mostradas nos relatrios auxiliam o gestor no gerenciamento das aes sob sua responsabilidade, permitindo-lhe acompanh-las ou ajust-las em funo da necessidade de replanejamento. Ao trmino de cada exerccio, elaborada e publicada no Portal da Difis uma sntese da execuo do PAS, onde so encontradas informaes sobre universo fiscalizvel, quadro de pessoal, aes planejadas e realizadas, execuo de aes no planejadas e alocao de recursos humanos. A publicao do relatrio acima mencionado encerra o processo de acompanhamento e controle do PAS do exerccio anterior.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 14 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo 1. 04 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Monitoramento do Sistema Financeiro

2.

O Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) consiste, para fins de superviso das instituies financeiras e outras instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, no monitoramento da contabilidade e, dos riscos de mercado, liquidez, crdito, imagem das referidas instituies e, sobretudo, para estudos e monitoramento da estabilidade financeira e do risco sistmico. Nesse contexto, o referido monitoramento, em sentido amplo, envolve a execuo das seguintes atividades: a) Monitoramento - consiste em informar tempestivamente rea de superviso situaes ou eventos que fujam aos padres de comportamento esperado, em relao a questes regulamentares (limites operacionais, normas contbeis, etc.), ou avaliao de riscos (liquidez, mercado, crdito, situao econmico-financeiro, etc.), possibilitando a ao tempestiva dos departamentos responsveis; b) Anlise da estabilidade financeira consiste em manter a alta administrao informada sobre o comportamento a evoluo dos riscos sistmicos (crdito, liquidez, mercado, contgio, etc.) e sobre situaes, tendncias e alteraes no sistema ou subsistema que afetem a estabilidade financeira, eficincia ou a solvncia do SFN, incluindo aqui, entender como eventos externos podem afetar a estabilidade do SFN; e c) Divulgao de informaes de interesse da superviso - por meio da produo de informaes para o pblico interno e externo, com vistas a contribuir para a compreenso da estabilidade financeira, eficincia e solvncia do sistema financeiro nacional e de suas instituies. Em todas as atividades realizadas pelo monitoramento, h observncia relevncia do item objeto de anlise para a superviso. Para atribuir relevncia, o monitoramento utiliza a viso sistmica e realiza anlises intrnsecas e comparativas, no tempo e entre as instituies e mercados, levando em considerao o conjunto das informaes disponveis, que podem ser contbeis, econmicas, do Sistema de Informaes de Crdito (SCR), das centrais de custdia, etc. Da mesma forma, busca avaliar as tendncias e os o impacto resultante de determinadas variveis. O conceito de relevncia est associado aos possveis impactos sobre a solvncia da instituio. A atividade de monitoramento, em sentido estrito, consiste em: a) definir a metodologia de monitoramento e desenvolver as ferramentas e aplicativos necessrios; b) acompanhar cada instituio ou conglomerado, segundo sua importncia sistmica, para identificar as situaes-problema ou mudanas de perfil que sejam passveis de sinalizao; c) acompanhar o ambiente em que as instituies financeiras, conglomerados e outras entidades com caractersticas de intermedirios financeiros operam, os mercados organizados que tm conexo com o sistema financeiro, bem como os instrumentos utilizados pelos diversos agentes econmicos, a fim de identificar potenciais situaes que possam impactar o desempenho do universo regulado pelo Banco Central. d) avaliar a relevncia e potencial impacto da situao identificada, a fim de decidir quanto necessidade ou no de efetuar a sinalizao.

3. 4.

5.

6.

Nesse contexto, o processo de monitoramento pressupe o exame das entidades que compem o SFN, individualmente ou em conjunto, segundo uma perspectiva focada em riscos. Por esse motivo, esse processo envolve, no mnimo, a aplicao de procedimentos de monitoramento que permitam a emisso de opinio preliminar relativamente s seguintes reas de risco: a) risco de crdito; b) riscos de mercado; c) risco de liquidez; d) risco de solvncia; e) risco sistmico, inclusive do risco de contgio; f) cumprimento de limites operacionais; e g) verificao da ocorrncia de operaes atpicas cursadas nas centrais de liquidao e custdia.

7.

8.

9.

O monitoramento dos riscos acima mencionados pode resultar na elaborao de anlises individuais sobre entidades especficas. Essas anlises individuais incorporam no somente os resultados dos trabalhos de monitoramento, em sentido estrito, como tambm as situaes identificadas na anlise da estabilidade financeira e do risco sistmico, buscando, assim, sintetizar todas as informaes disponveis na rea de monitoramento em relao instituio examinada, seja no que concerne aos tipos de risco inerentes s atividades (crdito ou liquidez, por exemplo) ou situao econmico-financeira. Ressalta-se, no entanto, que no constitui atribuio da rea de monitoramento a emisso de concluses sobre a qualidade dos controles, da gesto, dos modelos de risco, da administrao, ou sobre as razes que levaram a instituio a adotar qualquer procedimento, ou ainda, qualquer outro tema de natureza semelhante, que deve ser objeto de anlise pela rea de superviso. As anlises de estabilidade financeira e do risco sistmico, por seu turno, consistem em acompanhar a evoluo dos agregados do sistema financeiro e dos seus agentes, principalmente as instituies, os mercados e os instrumentos tidos como sistemicamente relevantes, identificando situaes motivadoras de preocupao para a superviso ou que possam comprometer a estabilidade e a solvncia do SFN. So apresentadas por meio de relatrios que descrevem a situao e as tendncias do conjunto de instituies ou do tpico analisado, ressaltando os pontos que possam representar preocupao para a superviso e indicando, sempre que necessrio, as instituies relevantes, as destoantes do comportamento agregado sob exame, com a devida justificativa. Atualmente, as anlises da estabilidade financeira e do risco sistmico so divididas em quatro grandes rotinas de monitoramento: a) Acompanhamento do comportamento agregado ao longo do tempo - descreve-se a evoluo dos agregados do SFN ou de algum de seus aspectos especficos (carteiras, captaes, resultados, etc.); b) Aplicaes de testes de estresse - consistem na aplicao de choques padronizados nos balanos das instituies financeiras, estimando o impacto no sistema ou no agregado em questo, decorrente de situaes de crise caracterizadas por choques macroeconmicos excepcionais, porm plausveis; c) Avaliao do risco de contgio - busca identificar o impacto que a insolvncia de uma instituio individual, ou um conjunto delas, a partir de um cenrio de crise, causaria sobre as demais instituies do sistema ou de um subsistema especfico, por meio de canais de contgio, tais como: I - as interligaes formais existentes entre os bancos (sistema de pagamentos, mercado interbancrio, etc.); II - as reaes de mercado relacionadas com a assimetria de informaes (movimentos extemporneos de saques em contas de depsitos em outros bancos sadios, que sejam similares ao banco com problemas de insolvncia, em termos de porte, controle ou perfil de captaes, etc.); III - os impactos sistmicos que cada instituio poderia causar; d) Realizao de estudos especiais - realizados de forma pontual, visando esclarecer o comportamento de um conjunto de instituies frente a um tema ou evento especfico, e evidenciando as tendncias agregadas do sistema, ou sobre as caractersticas e usos de produtos e Texto vigente em: 13/03/2013
Pgina 15 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo 04 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Monitoramento do Sistema Financeiro

instrumentos financeiros. 10. Os principais assuntos deste Captulo esto divididos nas seguintes sees: a) Monitoramento da situao econmico-financeira; b) Monitoramento de limites operacionais; c) Monitoramento de riscos; d) Monitoramento de mercados;

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 16 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 04 20 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Monitoramento do Sistema Financeiro Situao Econmico-Financeira

2.

3.

O monitoramento da situao econmico-financeira tem por objetivo acompanhar sistematicamente as informaes disponveis, com o objetivo de detectar tempestivamente situaes ou eventos que alterem significativamente a estrutura patrimonial e financeira do sistema financeiro como um todo, de seus segmentos de atividade, de seus conglomerados e de suas instituies, mormente quando apresentarem desvios em relao aos padres de comportamento esperado, tanto em termos de regulao quanto de avaliao de riscos. Esse monitoramento envolve a aplicao de procedimentos de anlise que contemplam o exame das variaes significativas e relevantes detectadas nas posies contbeis e extra-contbeis mensais e trimestrais das instituies e conglomerados que integram os macrossegmentos bancrios e no-bancrios, sob o enfoque das seguintes dimenses fundamentais: a) temporal comportamento das variveis contbeis e extra-contbeis e das relaes fundamentais captadas por meio dos indicadores, examinadas ao longo do tempo; b) pariforme comportamento de um determinado segmento, instituio ou conglomerado, examinado em relao ao que apresentado pelos seus pares; e c) intrnseca comportamento de um determinado segmento, instituio ou conglomerado, avaliado com base em suas caractersticas inerentes, segundo parmetros objetivos. Como produtos resultantes dessa rotina de monitoramento so formuladas sinalizaes de variaes significativas e relevantes de grupos de rubricas (VSGs), de indicadores (VSI) e de escores (VSE), cuja finalidade : a) suprir a rea de fiscalizao com informaes que suportem a conduo dos processos relacionados com a estabilidade financeira; b) apoiar o processo de superviso contnua das instituies e conglomerados bancrios e no-bancrios, conduzido pela rea responsvel, com destaque para aquelas que requeiram ateno especial; As sinalizaes de que trata o item anterior devem ser encaminhadas aos seus respectivos destinatrios por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), no qual tambm deve ser arquivada a eventual resposta recebida, com vistas organizao dos documentos relacionados ao processo de monitoramento.

4.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 17 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 04 20 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Monitoramento do Sistema Financeiro Limites Operacionais

O monitoramento de limites operacionais tem a finalidade de acompanhar o cumprimento, por parte das instituies financeiras, das demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e das administradoras de consrcio, dos limites operacionais estabelecidos em documentos normativos, assegurando a higidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mediante: a) identificao de tendncias para o sistema e para as instituies individualmente; b) verificao da conformidade a requisitos prudenciais ou a limites de devedores individuais. As informaes utilizadas para a execuo do monitoramento so extradas dos demonstrativos contbeis enviados mensalmente pelas instituies financeiras, das informaes dirias sobre exigncia de capital para risco de mercado prestadas no Demonstrativo Dirio de Acompanhamento das Parcelas de Requerimento de Capital (DDR), das informaes mensais relativas a apurao do Patrimnio de Referncia, do limite de imobilizao e do limite de compatibilizao do PR com o PRE (limite de Basileia) prestadas no Demonstrativo de Limites Operacionais (DLO), das prestadas relativamente ao crdito ao setor pblico, no Sistema de Registro de Operaes de Crdito com o Setor Pblico (CADIP), das prestadas relativamente s operaes com caractersticas de crdito no Sistema de Informao de Crdito do Banco Central (SCR) e das prestadas pelas instituies financeiras no Sistema de Informaes sobre Entidades de Interesse do Banco Central (Unicad). Alm disso, so utilizados dados mensais sobre depsitos interfinanceiros e debntures, enviados pela Cmara de Custdia e Liquidao (Cetip) e informaes dirias sobre operaes compromissadas com ttulos pblicos federais, enviadas pelo Sistema Especial de Liquidao e Custdia (Selic). A anlise das informaes realizada mediante a definio de parmetros e a observao do enquadramento das instituies monitoradas nos limites estabelecidos nas normas para cada um dos indicadores a seguir listados: a) Limite de Imobilizao; b) Limite de Compatibilizao do PR com o PRE (Basileia); c) Limite de Patrimnio Lquido (PL) Mnimo; d) Limite de Capital Realizado Mnimo; e) Limite de Endividamento de Sociedade de Crdito ao Microempreendedor (SCM); f) Limite de Financiamento de Ttulos e Valores Mobilirios (TVM) Operaes; g) Limite de Financiamento de TVM Garantias; h) Limite de Fundo de Liquidez de Agncia de Fomento; i) Limite de Exposio Cambial; j) Limite de Operaes Compromissadas; k) Limite de Crdito ao Setor Pblico; l) Limite de Exposio ao Risco de Crdito; m) Limite de Patrimnio Lquido Ajustado (PLA) Mnimo para Administradoras de Consrcios; n) Limite de Alavancagem para Administradoras de Consrcios.

2.

3.

4.

Os principais produtos so: a) Sinalizaes sobre as instituies financeiras desenquadradas, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), sempre que o documento utilizado no monitoramento do limite entre na base de dados do Banco Central do Brasil; b) Limites dos Segmentos e dos 50 Maiores Bancos (mensal).

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 18 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 1.1. 04 20 30

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Monitoramento do Sistema Financeiro Riscos

Monitoramento de Riscos O monitoramento dos riscos inerentes s atividades das instituies financeiras ou do ambiente onde operam consiste no acompanhamento dos riscos incorridos pelas instituies, por seus segmentos e pelo sistema financeiro como um todo. Ele compreende o monitoramento dos riscos de crdito, liquidez, mercado e do risco sistmico. Risco de Crdito O monitoramento do risco de crdito tem por objetivo identificar e informar rea de superviso, de maneira tempestiva e prudencial, situaes de risco de crdito de uma entidade financeira ou de um segmento. As situaes de risco de crdito so aquelas que possam trazer conseqncias negativas em termos de continuidade para seus negcios ou, ainda, para o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Adicionalmente, o monitoramento permite identificar situaes de alterao relevante de perfil de atuao por parte das entidades financeiras. As principais informaes utilizadas para gerao dos produtos resultantes da atividade de monitoramento de risco de crdito so extradas do Sistema de Informaes de Crdito do Banco Central (SCR). Os processos de monitoramento de risco de crdito subdividem-se em trs tipos de tarefas: a) monitoramento automtico e gerao de sinalizaes sobre instituies financeiras e devedores do SFN; b) monitoramento analtico de instituies financeiras, conglomerados e seus agregados; c) monitoramento de devedores e seus agregados.

2. 2.1.

2.2.

3. 3.1.

Risco de Liquidez O monitoramento do risco de liquidez tem por objetivo identificar e informar rea de superviso, de maneira tempestiva e prudencial, situaes de risco de liquidez de uma entidade financeira ou de um segmento que possam trazer conseqncias negativas em termos de continuidade para seus negcios ou, ainda, para o SFN. Adicionalmente, o monitoramento permite identificar situaes de alterao relevante de perfil de atuao por parte das entidades financeiras. As principais informaes utilizadas para gerao dos produtos de monitoramento de risco de liquidez so as posies dirias das entidades financeiras em ativos e derivativos registrados nas centrais de liquidao e custdia, movimentao da conta Reservas Bancrias, informaes dirias de depsitos e balancetes mensais, cujo detalhamento pode ser observado a seguir: a) centrais de custdia: - Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (Selic); - Cmara de Custdia e Liquidao (Cetip); - Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F); - Cmara Brasileira de Liquidao e Custdia (CBLC); b) informaes das instituies financeiras: informaes contbeis, informaes cadastrais, informaes extracontbeis, dados dirios de operaes de cmbio, informaes de reservas bancrias. Risco de Mercado O monitoramento do risco de mercado tem por objetivo fornecer informaes sobre a exposio a risco de mercado das entidades financeiras individuais, dos segmentos ou do SFN, com o intuito de subsidiar o entendimento de seu funcionamento por parte da Superviso. Busca-se com isso contribuir, inclusive, para a identificao de situaes de risco que possam trazer conseqncias negativas em termos de continuidade para os negcios de forma individual ou para o SFN. Para gerar as informaes acima mencionadas so utilizadas duas fontes distintas: a) dados dirios e mensais de risco cambial (moedas estrangeiras e ouro) e de risco de taxa de juros prefixada (risco pr), encaminhados pelas entidades financeiras diretamente ao Banco Central do Brasil (Bacen), por fora normativa; b) dados dirios de posies das entidades financeiras em ativos e derivativos registrados nas centrais de liquidao e custdia.

3.2.

4. 4.1.

4.2.

4.3. 5. 5.1.

As principais informaes utilizadas para a anlise e gerao dos produtos do monitoramento do risco de mercado so: centrais de custdia (referidas acima), informaes das instituies financeiras e dados dirios de operaes de cmbio. Risco Sistmico O monitoramento do risco sistmico produz informaes sobre o grau de solidez do sistema e sua resistncia a possveis choques. O grau de solidez do sistema acompanhado verificando-se a evoluo dos agregados do sistema financeiro e dos seus agentes e por meio do clculo de indicadores. A resistncia a choques verificada por meio de teste de estresse e pelo monitoramento do risco de contgio, alm da anlise de indicadores de estabilidade financeira.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 19 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 1.1. 04 20 40

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Monitoramento do Sistema Financeiro Mercados

Monitoramento dos Mercados de Ttulos e do Mercado de Cmbio Mercado de Ttulos

1.1.1. O monitoramento dos estoques e das operaes cursadas em sistemas de registro e de liquidao financeira realizado por meio de metodologias prprias, definidas pelo Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gesto da Informao (Desig) do Banco Central do Brasil (Bacen). O monitoramento de estoques permite identificar inconsistncias entre as informaes prestadas pelas instituies financeiras por meio de seus balancetes e as informaes independentes obtidas nos sistemas de registro, atestando a qualidade dos dados recebidos. O monitoramento de operaes consiste na identificao de negcios realizados em padres diferentes daqueles observados no mercado. 1.1.2. A fonte de informao principal composta por dados das centrais de liquidao e de custdia, disponveis em periodicidade diria ou mensal, alm de informaes do mercado geridas e administradas pelo prprio Bacen, conforme descrito a seguir: a) centrais de custdia: Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (Selic) - estoque e movimentao de Ttulos Pblicos Federais (TPF) e cadastro de instituies financeiras que operam no Selic; Cmara de Custdia e Liquidao (Cetip) - informaes recebidas diariamente ou mensalmente; Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) - estoque de operaes recebido diariamente; Cmara Brasileira de Liquidao e Custdia (CBLC) - garantias em TPF prestadas por instituies financeiras para operaes na CBLC; b) informaes das instituies financeiras: informaes contbeis - balancetes mensais e informaes cadastrais; c) informaes do Sistema de Informaes do Banco Central (Sisbacen). 1.1.3. As informaes obtidas sofrem, diariamente, crtica automtica de recebimento e consistncia. Com base nas informaes de estoque e movimentao recebidas das centrais de custdia, so viabilizados o monitoramento indireto e o fornecimento de subsdios rea de superviso. Os principais produtos gerados so: a) Relatrio de Monitoramento de Operaes com Ttulos Pblicos Federais; b) Sinalizaes do Monitoramento de Estoques; c) Consistncia de Ativos, Passivos e Derivativos; d) Relatrio de Consistncia de Ttulos Pblicos Federais para o Conjunto Bsico de Informaes (CBI). 1.2. Mercado de Cmbio 1.2.1. O monitoramento do mercado de cmbio tem por objetivo fornecer informaes sobre as operaes realizadas em moeda estrangeira ou transferncias internacionais em reais pelas instituies com vistas a permitir o entendimento de seu funcionamento pela superviso e subsidiar estudos para a tomada de deciso. Alm disso, busca mitigar o risco de utilizao indevida do sistema financeiro. Na gerao das informaes requeridas ao cumprimento dos objetivos, o monitoramento indireto utiliza os dados das operaes de cmbio registrados pelos agentes autorizados no Sistema de Informaes do Banco Central (Sisbacen) ou enviados ao Banco Central do Brasil (Bacen) segundo condies estabelecidas pelo Regulamento do Mercado de Cmbio e Capitais Internacionais (RMCCI), conforme descrito a seguir: a) operaes cursadas no mercado primrio: I - operaes de cmbio registradas no Sisbacen, transaes PCAM, a ttulo de exportao, importao e transferncias financeiras do e para o exterior, com a utilizao de contratos tipo 01, 02, 03 e 04; II - operaes registradas no Sisbacen, transaes PMTF, a ttulo de transferncias financeiras do e para o exterior, com a utilizao de contratos tipo 03 e 04; III - operaes enviadas por meio de transao do Sisbacen, a ttulo de transferncias financeiras do e para o exterior, incluindo a movimentao de cartes de uso internacional; b) operaes cursadas no mercado secundrio: I - operaes registradas no Sisbacen, transaes PCAM, a ttulo de compras ou vendas no mercado interbancrio domstico, com a utilizao de contratos tipo 05 e 06; II - operaes registradas no Sisbacen, transaes PCAM, a ttulo de arbitragens de moedas estrangeiras no mercado interbancrio domstico ou externo, com a utilizao de contratos tipo 05 e 06; c) operaes cursadas no mercado tercirio: operaes registradas no Sisbacen, transaes PCAM, a ttulo de compras ou vendas entre instituies autorizadas e o Banco Central do Brasil (Bacen), com a utilizao de contratos tipo 05 e 06. 1.2.2. As informaes referentes s contrataes de cmbio sofrem crtica automtica diria de recebimento e consistncia. Aes so adotadas junto s instituies para preservar a qualidade e a tempestividade das informaes. Os principais produtos gerados so: a) Relatrios Acompanhamento Dirio do Mercado Primrio e Acompanhamento Dirio do Mercado Interbancrio Automtico; b) Relatrio Monitoramento de Operaes do Mercado Interbancrio; c) Relatrio Perfil do Mercado de Cmbio; d) Relatrio de Perfil da Instituio; e) Relatrio Natureza Fato e Tipo de Operao Subjacente; f) Relatrio Ranking do Mercado Primrio; g) Relatrio de Ranking do Mercado Interbancrio.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 20 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1 04 20 50

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Monitoramento do Sistema Financeiro Monitoramento da Estabilidade Financeira

4 5

A estabilidade financeira, por se tratar de um bem pblico, constitui tema complexo e multidisciplinar, razo pela qual sua manuteno requer anlises e estudos de diferentes reas e especialidades, com o objetivo de gerar reflexes e providncias que extrapolem a viso microeconmica das instituies financeiras e abarquem a totalidade do sistema financeiro. Com essa orientao, o monitoramento da evoluo da estabilidade financeira faz uso de abordagem macroprudencial, baseada em aspectos qualitativos e quantitativos, para caracterizao da dinmica do sistema financeiro. Com essa abordagem a superviso torna-se mais apta a realizar uma avaliao integrada do sistema financeiro, contemplando aspectos isolados e sistmicos, com vistas a evitar fatos indesejveis que possam fragilizar a estabilidade e, consequentemente, ocasionar crises financeiras e impactos negativos economia real. Entre as abordagens qualitativas destacam-se o dilogo com as demais reas e entidades supervisoras acerca de caractersticas de produtos e instituies financeiras, participao em grupos de trabalho nacionais e internacionais para estabelecimento e aprimoramento dos requisitos regulatrios e colaborao nos trabalhos desenvolvidos pelo Comit de Regulao e Fiscalizao dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdncia e Capitalizao (Coremec), entre outros. A abordagem quantitativa engloba o desenho de mtricas e indicadores de estabilidade financeira, bem como o desenvolvimento de simulaes e estudos de impacto relacionados a alteraes nos padres regulatrios e de funcionamento da indstria bancria. Indicadores de Estabilidade Financeira Por meio de informaes contbeis, dados macroeconmicos, acompanhamento das variaes de mercado e informaes recebidas pela superviso oriundas de bancos, cmaras de liquidao e compensao, bureaus privados e rgos pblicos so construdos indicadores para acompanhamento da estabilidade do sistema financeiro. a) rentabilidade do sistema; b) risco de crdito; c) risco de liquidez; d) risco de solvncia; e e) interdependncia entre instituies. Ademais, so calculados os principais indicadores de estabilidade financeira sugeridos pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI), Financial Soundness Indicators (FSI). O processo de Monitoramento da Estabilidade Financeira subsidia as reflexes apresentadas ao Comit de Estabilidade Financeira (Comef) e d origem publicao semestral do Relatrio de Estabilidade Financeira, compndio das anlises efetuadas sobre a conjuntura financeira internacional, a solidez do sistema bancrio nacional, a organizao do sistema financeiro e o funcionamento do sistema de pagamentos.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 21 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 04 30 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Superviso de Entidades Fiscalizveis Inspeo

2. 3. 4.

A inspeo consiste em elemento essencial do processo de superviso para a avaliao da situao econmico-financeira, da gesto, da observncia da legislao e da regulamentao aplicveis, e de assuntos ou de reas de relevncia da Entidade Supervisionada (ES). A inspeo tem como objetivo a identificao de riscos relevantes da ES e a avaliao dos respectivos controles, assim como a verificao da atuao da alta administrao na manuteno da solidez e do regular funcionamento da ES. As avaliaes podem ser realizadas tanto nas dependncias da ES como distncia, nos casos em que a presena fsica no se faa necessria. Na fase de elaborao do Plano de Ao da Superviso (PAS), conforme as necessidades identificadas em relao s ESs, so definidos os tipos de inspees a realizar, considerando o objeto de avaliao e o nvel de profundidade previsto para os exames. Na programao de uma inspeo, devem ser consideradas as caractersticas da ES, como tipo, porte, grau de complexidade, para o dimensionamento da equipe e da sua durao. Uma inspeo constituda por quatro fases principais: a) planejamento e preparao: compreende tarefas como definio do escopo da inspeo, designao da equipe, estabelecimento de prazos, , elaborao do Pt PROG, requisio de informaes e de documentos ES; b) execuo: pode ser realizada distncia e/ou nas dependncias da ES, por meio de reunies, visitas a setores, anlise de bases de dados, de documentos, de procedimentos e processos, e de sistemas e estruturas; requer a elaborao de papis de trabalho; c) elaborao de relatrio: nesta fase, so consolidados, finalizados e revisados todos os papis de trabalho; d) concluso da inspeo e comunicao do resultado ES: compreende a abertura do Relatrio de Superviso (registro formal do processo no Sistema de Informaes Documentais Sidoc/Sistema de Processamento Eletrnico de Documentos e-BC), a insero de comentrio a respeito dos resultados da inspeo, o registro no Sistema Memria da Fiscalizao (SMF), a expedio quando necessrio de Ofcio sobre o resultado da inspeo e/ou formalizao de Termo de Comparecimento ou de Ata de Reunio. Existem seis modalidades de inspeo: a) Aplicao do Sistema de Avaliao de Riscos e Controles (SRC): consiste em procedimento abrangente de avaliao a que so submetidas as instituies financeiras bancrias ou os respectivos conglomerados financeiros, excetuadas as administradoras de consrcio vinculadas a esses conglomerados e as cooperativas de crdito; b) Verificao Especial (VE) : tem por objetivo avaliar assuntos ou reas relevantes da ES. Os aspectos passveis de abordagem, exemplificados a seguir, variam conforme o foco da inspeo a ser realizada: I - grau de exposio a riscos e a capacidade da ES para administr-los adequadamente; II - gesto (estrutura operacional, planejamento, estratgias e polticas, entre outros tpicos) e controles internos existentes, incluindo a atuao da auditoria interna; III - qualidade e confiabilidade das informaes contbeis e financeiras prestadas ao Bacen e ao pblico em geral; IV - observncia legislao aplicvel e regulamentao do CMN e do Bacen. c) Inspeo Modular (IM): abrange os escopos das VEs relacionadas a uma mesma rea ou temas comuns; d) Inspeo Geral (IG): aborda reas relevantes de uma ES (inclusive conglomerado) de menor complexidade; e) Inspeo Global Consolidada (IGC): aborda as reas relevantes de uma ES de grande porte e complexa; f) Inspeo Geral Integrada (IGI): compreende IGs quando realizadas concomitantemente em diversas ESs de um mesmo segmento, ou, no caso de cooperativas de crdito, de um mesmo sistema cooperativo. A Superviso pode tambm programar inspees para exames de situaes especficas ou pontuais, em resposta a indicaes de possveis descumprimentos de leis ou regulamentos e de tendncias desfavorveis identificadas na atividade de monitoramento, ou ainda para acompanhamento da implementao de medidas saneadoras anteriormente determinadas. Essas inspees no possuem abrangncia e objetivos previamente definidos, variando em razo das necessidades da Superviso. O resultado da inspeo comunicado aos administradores da ES por Ofcio, por Reunio com lavratura de Ata, por Termo de Comparecimento, ou durante a reunio de encerramento dos trabalhos. Conforme a natureza ou gravidade das ocorrncias apuradas ser proposta a instaurao de Processo Administrativo (PA) punitivo. A Superviso, no exerccio de suas atribuies legais, quando verificar indcios da prtica de crime definido em lei como de ao pblica, efetuar comunicao ao Ministrio Pblico, em obedincia ao disposto na Lei Complementar n 105, de 10 de janeiro de 2001. Na constatao de indcios da ocorrncia dos crimes previstos na Lei n 9.613, de 3 de maro de 1998 que dispe sobre os crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores , efetuar comunicao ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). J quando verificar indcios de irregularidades ou de ilcitos cuja competncia legal para fiscalizar e aplicar eventuais sanes sejam de outros componentes da administrao pblica como o Ministrio Pblico Federal (MPF), a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), a Receita Federal do Brasil (RFB), o Tribunal de Contas da Unio (TCU) , efetuar comunicao autoridade competente.

5.

6.

7.

8.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 22 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 2. 04 30 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Superviso de Entidades Fiscalizveis Acompanhamento

3.

O acompanhamento das instituies constitui atividade integrante da superviso de entidades fiscalizveis, e o seu planejamento deve considerar as caractersticas das instituies como tipo, porte, perfil de risco e complexidade. O acompanhamento tem por objetivo verificar, complementarmente atividade de inspeo: a solidez; as alteraes na estrutura patrimonial e no perfil de riscos; a qualidade da gesto; o cumprimento de normas e limites regulamentares; e a confiabilidade das informaes contbeis e financeiras das entidades supervisionadas. A atividade de acompanhamento deve permitir ao supervisor atuar proativamente, propondo aes especficas de superviso e disponibilizando tempestivamente informaes aos nveis hierrquicos superiores.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 23 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo 1. 04 40

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Atendimento ao Pblico e Monitoramento do Atendimento

2. 3. 4. 5. 6.

O Banco Central do Brasil (Bacen) coloca disposio da sociedade servio de atendimento a denncias e a reclamaes e de prestao de informaes. Os registros podem ser efetuados presencialmente na sede e nas representaes regionais do Bacen ou por meio de telefone especfico, com ligao gratuita, correspondncia ou formulrio disponvel na pgina do Bacen na internet. As denncias caracterizam-se por indcios de descumprimento de dispositivo legal ou regulamentar cuja fiscalizao esteja afeta ao Bacen. Na ausncia desses indcios, ou se tratando de matria que no seja de competncia do Bacen, o assunto caracterizado como reclamao. As informaes prestadas referem-se a dados, inclusive cadastrais, e a temas relacionados s atividades do Bacen. As denncias e as reclamaes recebidas so repassadas s instituies supervisionadas para que sejam oferecidas resposta e soluo diretamente aos reclamantes, com cpia para o Bacen, incluindo anexos, esclarecimentos cabveis e relato das providncias adotadas. A Superviso tambm efetua a avaliao da procedncia das denncias encaminhadas para manifestao das entidades supervisionadas quanto ao descumprimento de normas do Bacen ou do Conselho Monetrio Nacional (CMN). As denncias e as reclamaes, pelo grau de relevncia ou contumcia, constituem-se em subsdios para programao de atividades de inspeo e para estudo ou aprimoramento de normas visando ao bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 24 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 04 50 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Instrumentos Disciplinares e Punitivos Introduo

O Banco Central do Brasil (Bacen) dispe de instrumentos disciplinares e punitivos para coibir prticas irregulares, implementar medidas de natureza educativa e enfrentar situaes que coloquem em risco a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN). So eles: a) processo administrativo punitivo; b) medidas cautelares; c) termo de comparecimento; d) classificao de instituies supervisionadas na situao "em evidncia".

2.

3.

4.

5.

O Bacen, enquanto entidade supervisora do SFN, no uso do seu poder discricionrio, deve avaliar qual a ao administrativa mais adequada aplicvel, observando, entre outros princpios, o da legalidade e da razoabilidade, que exige proporcionalidade entre os meios de que se utiliza a Superviso e os fins que ela tem de alcanar. A ao fiscalizadora do Bacen tem por objetivos principais a estabilidade e a solidez do SFN e o regular funcionamento das entidades por ele supervisionadas. Nesse sentido, a norma administrativa deve ser aplicada da forma que melhor garanta a realizao do fim pblico a que se dirige, em atendimento ao princpio da finalidade. O Bacen pode estabelecer medidas administrativas corretivas, restritivas e impeditivas que visem ao cumprimento das disposies legais ou regulamentares. A ao da Superviso tem carter preventivo e orientador, podendo alertar a instituio fiscalizada para a falta observada, assinalando-lhe, se for o caso, prazo razovel para san-la. Na escolha da ao administrativa adequada, a Superviso deve considerar a natureza, o alcance, a gravidade, a relevncia e a contumcia da falta verificada na instituio fiscalizada.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 25 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 04 50 20

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Instrumentos Disciplinares e Punitivos Processo Administrativo Punitivo

O Banco Central do Brasil (Bacen) dispe de poder legal para instaurar processo administrativo punitivo quando constatada infrao norma, legal ou regulamentar, por parte de : a) instituies supervisionadas; b) empresas de auditoria ou auditores independentes, no que se refere auditoria das instituies supervisionadas. Tambm cabe ao Bacen instaurar processo administrativo punitivo em desfavor de pessoas fsicas e jurdicas no financeiras, nos casos de: a) irregularidades cometidas na contratao de operaes de cmbio; b) exerccio de atividades privativas de instituio financeira ou de administradora de consrcio.

2.

3.

A infringncia norma legal ou regulamentar disciplinadora das atividades fiscalizadas pelo Bacen sujeita os infratores s penalidades de: a) advertncia; b) multa; c) suspenso do exerccio de cargos; d) inabilitao para o exerccio de cargos de direo na administrao ou na gerncia de instituies supervisionadas; e) cassao da autorizao de funcionamento e de administrao de grupos de consrcio; f) suspenso de realizar novas operaes, no caso de administradoras de consrcio, se configurados riscos ao pblico consumidor; g) regime especial de fiscalizao, no caso de administradoras de consrcio; h) proibio temporria de praticar atividade de auditoria em instituies supervisionadas.

4.

Os processos administrativos punitivos compreendem as seguintes fases: a) instaurao: a cincia da intimao ou do auto de infrao pelo acusado; b) defesa: apresentao da contestao pelo acusado, por escrito e instruda com os documentos em que se fundamenta; c) exame do processo: anlise dos autos da instaurao e da defesa; d) deciso de primeira instncia: deciso administrativa proferida pelo Bacen; e) recurso: apresentao de contestao da deciso de primeira instncia ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) ou, caso configure pena administrativa no mbito da Lei 9.613, de 3 de maro de 1998, ao Ministro de Estado da Fazenda; f) deciso de segunda instncia: deciso administrativa proferida pelo CRSFN ou pelo Ministro de Estado da Fazenda.

5.

As penas aplicadas somente so tornadas pblicas, mediante publicao no Dirio Oficial, aps o seu trnsito em julgado, isto : a) quando esgotado o prazo, no havendo interposio de recurso deciso condenatria do Bacen; ou b) aps o julgamento, pelo rgo de segundo grau, de deciso recorrida pelo administrado (recurso voluntrio) ou pelo Bacen (recurso de ofcio, quando tiver decidido pelo arquivamento). Os resultados dos julgamentos do CRSFN so publicados no Dirio Oficial da Unio e esto disponveis para consulta geral no site do Bacen na internet (www.bcb.gov.br/crsfn). Informaes estatsticas sobre decises e penalidades aplicadas pelo Bacen tambm podem ser acessadas em sua pgina na internet (www.bcb.gov.br/?PROCADM). Nos casos de imposio de multa, o no-recolhimento no prazo fixado implica a inscrio do dbito na Dvida Ativa e no Cadastro Informativo de crditos no quitados do setor Pblico Federal (Cadin). Os processos administrativos instaurados pelo Bacen obedecem o disposto na Lei 9.873, de 23 de novembro de 1999, que estabelece o prazo de prescrio para o exerccio da ao punitiva pela Administrao Pblica Federal. Os procedimentos e rotinas aplicveis aos processos administrativos instaurados pelo Bacen esto consolidados no Manual de Processo Administrativo MPAD.

6. 7. 8. 9. 10.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 26 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 2. 04 50 30

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Instrumentos Disciplinares e Punitivos Medidas Cautelares

As medidas cautelares constituem-se em limitaes atuao dos indiciados durante a apurao das responsabilidades. A Diretoria do Banco Central do Brasil (Bacen) pode, cautelarmente, considerando a gravidade da falta: a) determinar o afastamento dos indiciados da administrao dos negcios da instituio, enquanto perdurar a apurao de suas responsabilidades; b) impedir que os indiciados assumam quaisquer cargos de direo ou administrao de instituies supervisionadas ou atuem como mandatrios ou prepostos de diretores ou administradores; c) impor restries s atividades da instituio supervisionada; ou d) determinar instituio supervisionada a substituio da empresa de auditoria contbil ou do auditor contbil independente.

3.

A medida cautelar tem eficcia enquanto o processo administrativo do qual se originou estiver pendente de deciso definitiva, exceto: a) se provido o recurso medida cautelar, pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN); ou b) se o processo administrativo no for concludo, no mbito do Bacen, em 120 dias.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 27 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 04 50 40

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:36

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Instrumentos Disciplinares e Punitivos Termo de Comparecimento

O Termo de Comparecimento aplicado com a convocao dos representantes legais da instituio supervisionada e, caso entendido necessrio, dos seus controladores, para informarem acerca das medidas que adotaro com vistas regularizao das seguintes situaes: a) descumprimento dos padres mnimos de capital, bem como inobservncia de limites operacionais, conforme disposies regulamentares vigentes; b) crise de liquidez que, pela sua gravidade, possa colocar em risco a continuidade da instituio supervisionada; c) grave situao dos controles internos, que comprometa ou venha a comprometer as condies indispensveis para o funcionamento da instituio; d) graves deficincias ou procedimentos cuja continuidade comprometa ou venha a comprometer o regular funcionamento da instituio supervisionada, em face dos riscos legal, operacional, de reputao ou de imagem. e) graves deficincias no fornecimento de informaes indispensveis ao Banco Central do Brasil, que possam acarretar insuficincia de elementos para avaliao da situao econmico-financeira ou dos riscos incorridos pela instituio nos trabalhos de superviso ou de monitoramento.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 28 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 04 50 60

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Processo de Superviso do Sistema Financeiro Nacional Instrumentos Disciplinares e Punitivos Situao "Em Evidncia"

2.

Classificam-se como "em evidncia" as instituies supervisionadas que apresentam necessidade de acompanhamento especfico por parte da Superviso, decorrente de situaes que comprometem ou venham a comprometer as condies indispensveis para o funcionamento regulamentar, tais como descumprimento dos padres mnimos de capital, grave situao dos controles internos, crise de liquidez ou outras deficincias de natureza grave. Tal condio pode submeter as instituies a restries no mbito do Banco Central do Brasil (Bacen).

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 29 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo 1. 2. 05 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Demandas Externas Atendimento aos Poderes Executivo, Legislativo, Judicirio, Ministrio Pblico e AGU

3.

O Banco Central do Brasil (Bacen) demandado por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, nos mbitos federal, estadual e municipal, alm do Ministrio Pblico e da Advocacia Geral da Unio. A Superviso presta informaes, responde questionamentos, esclarece fatos e adota providncias, sempre observando as restries do sigilo das informaes estabelecidas na Lei Complementar 105, de 10 de janeiro de 2001, consultando, quando necessrio, a Procuradoria-Geral do Banco Central do Brasil. Ao Decic compete gerir o processo, alm de promover o atendimento das demandas rotineiras apresentadas ao Banco Central, relativamente a assuntos da competncia das unidades vinculadas Difis (art. 67, incisos X e XI do Regimento Interno).

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 30 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 1.1. 05 10 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Demandas Externas Atendimento aos Poderes Executivo, Legislativo, Judicirio, Ministrio Pblico e AGU Atendimento de Demandas

Demandas do Poder Judicirio As demandas provenientes do Poder Judicirio relativas a bloqueio de valor, desbloqueio e transferncia de valor bloqueado, bem como as requisies de informaes sobre a existncia de contas, aplicaes financeiras, endereos, saldos e movimentaes de clientes dos bancos comerciais, bancos mltiplos, bancos de investimento e caixas econmicas so atendidas, principalmente, pelo Bacenjud 2.0 - Sistema de Atendimento ao Poder Judicirio. O BacenJud um sistema informatizado, desenvolvido e disponibilizado pelo Bacen na rede internacional de computadores que permite ao prprio magistrado encaminhar sua determinao ou requisio de informao. Demandas do Poder Legislativo As requisies das Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs e CPMIs) federais encaminhadas ao Bacen so tratadas eletronicamente com as instituies financeiras, cabendo a essas fornecerem as informaes diretamente ao requisitante. Outras demandas so atendidas caso a caso, de acordo com o seu objeto.

2. 2.1. 3.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 31 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo 1. 2. 3. 06 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Processo de Gerenciamento da Informao Gerenciamento da Informao

O Banco Central do Brasil (BCB), para assegurar a estabilidade do sistema financeiro, necessita obter informaes tempestivas e com qualidade. O gerenciamento da informao na ea da Difis tem por objetivo subsidiar os processos finalsticos da superviso mediante o tratamento de informaes teis tomada de deciso. O gerenciamento da informao est dividido em trs subprocessos distintos: Captar e Armazenar Informaes; Analisar a Qualidade da Informao; e Gerenciar a Divulgao e o Sigilo da Informao.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 32 de 38

GMN - Sistema de Gerncia de Manuais MSU - Manual da Superviso


Ttulo Captulo Seo 1. 2. 06 10 10

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Processo de Gerenciamento da Informao Gerenciamento da Informao Gerenciamento da Captao e da Qualidade das Informaes

Cabe ao Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig) efetuar o gerenciamento das informaes por ele utilizadas. Considera-se informao: o dado, o documento, a declarao ou o registro de dado em sistema gerido pelo Desig ou em sistema de registro e de liquidao financeira autorizado pelo Banco Central do Brasil (BCB) ou pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM), na forma da legislao e da regulamentao em vigor. O processo de Gerenciamento da Captao e da Qualidade das Informaes dividido em duas atividades distintas: o monitoramento individualizado de informaes e o monitoramento agregado de informaes. O monitoramento individualizado de informaes consiste na verificao de irregularidades em cada informao obtida e na aplicao de aes corretivas. Esse controle efetuado pelos componentes responsveis pelo gerenciamento da informao vinculada a uma determinada rea de negcio do Desig. O monitoramento agregado de informaes consiste na verificao de irregularidades de forma consolidada por Entidade Supervisionada (ES) e na aplicao de aes coercitivas. Esse controle efetuado pelo componente responsvel pelo gerenciamento da informao, que se utiliza, tambm, das comunicaes relativas s irregularidades detectadas pelos componentes responsveis pelo monitoramento individual e pela superviso. So consideradas aes corretivas do monitoramento individualizado de informaes: a) comunicao de irregularidades aos indicados pelas ES para implementar as aes de ordem operacional determinadas pelo componente do Desig; b) convocao dos indicados pelas ES para tratar das aes de ordem operacional determinadas pelo componente do Desig.

3. 4.

5.

6.

7.

So consideradas aes coercitivas do monitoramento agregado de informaes: a) convocao dos diretores responsveis pela produo das informaes e do diretor responsvel pelo fornecimento de informaes para tratar de plano de regularizao; b) lavratura de Termo de Comparecimento (TC); c) instaurao de Processos Administrativos Punitivos em desfavor da ES e de seus administradores.

Texto vigente em: 13/03/2013


Pgina 33 de 38

MSU - Manual da Superviso Manual Completo


Glossrio Termo Ajustes Descrio

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Conceituam-se como ajustes quaisquer fatos, contbeis ou no, detectados pela Superviso, que acarretem alteraes nos valores das contas patrimoniais ou de resultado das instituies ou conglomerados. Objetivam propiciar informaes realistas sobre a situao contbil e econmicofinanceira da instituio/conglomerado sob anlise. Caracterizam-se como ajustes gerenciais aqueles eventos considerados apenas para fins de anlise especfica da Superviso, a partir de critrios conservadores. Esses ajustes decorrem de avaliao dos ativos, tais como ttulos de responsabilidade de instituies enquadradas na condio de "em evidncia", bens no de uso prprio e carteiras de emprstimos ao setor pblico, carteiras de crdito rural e de crdito imobilirio, no que se refere sua probabilidade de realizao. So tambm consideradas integralmente como ajustes gerenciais as despesas diferidas, excetuando aquelas j definidas como ajustes tcnicos, em razo da sua classificao no Permanente com base no amparo regulamentar. A anlise especfica referida tem por objetivo verificar se o patrimnio de referncia (PR) da supervisionada, aps os ajustes constatados (regulamentares, tcnicos e gerenciais), evidencia algum nvel de risco que possa indicar uma eventual descontinuidade operacional da instituio. Ver tambm: Ajustes, Ajustes Regulamentares e Ajustes Tcnicos. So considerados ajustes regulamentares os eventos que, alm de acarretar alteraes nos saldos das contas patrimoniais e de resultado, geram determinao para adoo de providncias regularizadoras imediatas por parte das instituies. Ex.: insuficincia de provises/depreciaes, contingncias conhecidas e no provisionadas, ttulos e valores mobilirios cujos respectivos PUs estejam acima do seu valor de mercado. Ver tambm: Ajustes, Ajustes Gerenciais e Ajustes Tcnicos. Definem-se como ajustes tcnicos os eventos que, embora no suscitem instar a instituio para reconhecer seus efeitos em registros contbeis, devem ser objeto de ajustes pela Superviso, em virtude da existncia de elementos de convico que assim os recomendem. Todavia, esses ajustes so considerados para fins de clculo da adequao do capital, sendo requerido aporte de recursos para preservao da sade econmicofinanceira, quando o patrimnio de referncia (PR) estiver desenquadrado aos limites regulamentares aps esses ajustes. Ex.: valores registrados no Ativo Diferido com amparo legal ou regulamentar, operaes de financiamentos rurais renegociadas, crditos tributrios decorrentes de prejuzos fiscais. Ver tambm: Ajustes, Ajustes Gerenciais e Ajustes Regulamentares. Informaes dirias de certificados de depsitos bancrios e recibos de depsitos bancrios, prefixados, com prazo entre 30 e 35 dias, inclusive, so captadas diariamente dos bancos mltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento e Caixa Econmica Federal, para uso exclusivo do Banco Central do Brasil. Semestralmente, so selecionados os trinta maiores conglomerados financeiros, em termos de captao de depsitos, para compor a base de dados que fornecer informaes para a apurao da Taxa Referencial (TR) e da Taxa Bsica Financeira (TBF). O BIS uma organizao internacional que fomenta a cooperao entre os bancos centrais e outras agncias, em busca da estabilidade monetria e financeira. (www.bis.org ) O Cadin uma relao que contm os nomes e o CPF ou CNPJ das pessoas fsicas e jurdicas responsveis por obrigaes pecunirias vencidas e no pagas a rgos e entidades da Administrao Pblica Federal, direta e indireta. Tem por objetivo relacionar os documentos/informaes que, por determinao regulamentar, devem ser elaborados e encaminhados ao Banco Central do Brasil (Bacen) pelas instituies e demais entidades sob sua superviso e, conforme o caso, por pessoas fsicas ou jurdicas. O sistema contm tambm os documentos que so normatizados pelo Bacen, de trnsito entre as instituies ou entre elas e seus clientes. O Cadoc contm as especificaes que devem ser observadas para o encaminhamento de cada uma dessas informaes, tais como: nome do documento/informao; modelo do documento e respectivas instrues de preenchimento; cdigo do documento no Cadoc; normativo que instituiu o documento/informao; unidade do Bacen responsvel pelo assunto de que trata o documento/informao; periodicidade de remessa; prazo limite para entrega; local de entrega; forma de entrega; e nmero de vias. Ato administrativo pelo qual se d cincia ao administrado da existncia de processo administrativo punitivo contra ele, para que apresente defesa contra a acusao das irregularidades a ele imputadas. A Comisso de Valores Mobilirios (CVM), criada pela Lei 6.385/76, uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda que tem por finalidade fiscalizar e regular o mercado de capitais. Atua junto s companhias abertas, ao sistema de distribuio e negociao de valores e aos auditores independentes. (www.cvm.gov.br ) Definido pela regulamentao como o conjunto de participaes societrias diretas ou indiretas, no Pas e no exterior, detidas pelas instituies que dependem de autorizao do Bacen para funcionar. Formado pelo conjunto de entidades financeiras vinculadas, direta ou indiretamente, por participao acionria ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administrao ou gerncia comum ou pela atuao no mercado sob a mesma marca ou nome comercial. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), criado pela Lei 9.613/98, tem por finalidade disciplinar, aplicar penas administrativas, receber e examinar e identificar as ocorrncias suspeitas de atividades ilcitas previstas na lei que o criou, sem prejuzo da competncia de outros rgos e entidades. (www.fazenda.gov.br/coaf )

Ajustes Gerenciais

Ajustes Regulamentares

Ajustes Tcnicos

Amostra da TR

Bank for International Settlements BIS

Cadastro Informativo de Crditos No Quitados com o Setor Pblico Federal (Cadin) Catlogo de Documentos (Cadoc)

Citao

Comisso de Valores Mobilirios (CVM)

Conglomerado econmicofinanceiro

Conglomerado financeiro

Conselho de Controle deAtividades Financeiras (Coaf)

Pgina

34

de

38

MSU - Manual da Superviso Manual Completo


Glossrio Termo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) Descrio

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Compete ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), criado pelo Decreto 91.152/85, julgar, em segunda e ltima instncia administrativa, os recursos interpostos s decises relativas aplicao das penalidades administrativas, assim como julgar os recursos interpostos contra as decises do Bacen e da CVM relativas aplicao de penalidades por infrao legislao cambial, de capitais estrangeiros, de crdito rural e agroindustrial. O Certificado de Recebveis Imobilirios CRI ttulo de crdito nominativo, de livre negociao, de emisso exclusiva das companhias securitizadoras, lastreado em crditos imobilirios e constitui promessa de pagamento em dinheiro (Art. 6 da Lei 9.514, de 20 de novembro de 1997). Termo na lngua inglesa que define a compra e venda definitiva de um determinado papel, ocorridas no mesmo dia, de forma que a instituio apure perda ou lucro, sem carregar nenhuma posio em carteira de um dia para o outro. Departamento do Bacen que tem por funo a proposio e elaborao de normas aplicveis ao Sistema Financeiro Nacional. A divulgao dos parmetros para apurao do Patrimnio Lquido Exigido (PLE) para cobertura do risco decorrente de operaes remuneradas a juros prefixados constitui-se em insumo para as instituies financeiras cumprirem as determinaes do Bacen. Esses parmetros calculados com base nas informaes de mercado de juros prefixados so a taxa CDI do dia, divulgada pela Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos (Cetip) e as taxas de swap de juros divulgadas pela BM&F para os vencimentos em 1, 2, 3, 6, 12, 24 e 36 meses. Com base nestas informaes, so calculados e divulgados diariamente: a volatilidade do mercado; o multiplicador hiperblico; o rho (correlao entre os vrtices) e o k (fator de decaimento da correlao). O processo de apurao sigiloso e as instituies s tm acesso ao resultado. Incluem dados das centrais de liquidao e de custdia, disponveis em periodicidade diria, alm de informaes do mercado geridas e administradas pelo prprio Bacen. Esses dados so utilizados principalmente na identificao de inconsistncias entre as informaes registradas pelas entidades financeiras nas centrais de liquidao e de custdia e os dados constantes dos balancetes encaminhados ao Bacen, com o objetivo de aferir a qualidade das informaes contbeis utilizadas no processo de Superviso, principalmente nas carteiras de ttulos pblicos federais, de depsitos a prazo, de depsitos interfinanceiros e de swaps. O resultado alcanado por meio da comparao entre os saldos contbeis e os volumes financeiros dos contratos registrados nas centrais de liquidao e de custdia. Informaes relativas ao valor em risco (VaR) e a exigncia de capital (EC) para cobertura do risco oriundo da exposio das operaes em taxas de juros prefixadas, constituem-se em importante base de dados para as atividades de superviso do Bacen. A base de dados composta pelas posies dirias em risco (Var) e pela exigncia de capital necessria cobertura desse risco. Mensalmente, so informados os fluxos referenciados em taxas prefixadas, por vrtices de prazos, apresentados nos ativos, nos passivos e nas demais posies ativas e passivas, para instituies financeiras e no-financeiras integrantes do conglomerado. Informaes relativas s posies financeiras e no financeiras referenciadas em ouro e em ativos e passivos com base na variao cambial, detidas pelas instituies financeiras, constituem-se em importante subsdio para as anlises e para as atividades da Superviso. A base de dados desenvolvida a partir das informaes dirias e mensais prestadas pelas instituies autorizadas a funcionar pelo Bacen, de maneira consolidada por conglomerado, quando for o caso, nos termos da legislao em vigor, e compem-se pelas posies de grupamentos do ativo, do passivo e das demais posies ativas e passivas possudas pelas instituies financeiras, discriminadas tanto para a parte financeira quanto para a parte no-financeira do conglomerado. Fundo criado atravs de norma do extinto Banco Nacional da Habitao (BNH) destinado cobertura de eventuais saldos devedores residuais existentes quando do trmino do contrato de financiamento habitacional. Indivduo submetido a inqurito policial ou administrativo, e que, com a posterior propositura, em juzo, da ao penal, passa a denominar-se ru. Dados gerenciais para se verificar algumas caractersticas das instituies financeiras. As informaes so prestadas mensalmente pelos bancos mltiplos, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento e caixas econmicas e captadas pelo Bacen nos termos da legislao em vigor. A base de dados composta pelo nmero de diretores em exerccio, de membros dos conselhos, de funcionrios, de agncias e sede, de contas de depsitos movimentadas e de contas de depsitos no movimentadas. Incluem a utilizao de um conjunto de indicadores relevantes que compem um sistema estruturado de sinalizaes de alerta tempestivo. Esses indicadores so contbeis que identificam a situao econmicofinanceira da instituio a partir do relacionamento de contas patrimoniais e de resultado e hibrdos que usam em sua construo valores extracontbeis obtidos das centrais de custdia, do Sistema de Informaes de Crdito do Banco Central (SCR) e das prprias instituies financeiras. Tm como objetivo identificar a ocorrncia de variaes significativas e relevantes nas posies contbeis mensais das instituies e conglomerados dos macrossegmentos bancrios.

CRI

Day-trade

Departamento de Normas do Sistema Financeiro (Denor) Divulgao de Parmetros

Estoques e operaes cursadas nas cmaras de compensao

Exposio a Taxas de Juros Pr-Fixadas

Exposio Cambial

Fundo de Compensao de Variaes Salariais (FCVS) Indiciado

Informaes Complementares de Balancete (ICB)

Informaes Contbeis e Indicadores

Informaes sobre Certificados de Depsitos Base de dados sobre certificados/recibos de depsitos bancrios (CDB/RDB), desenvolvida a partir das Bancrios (CDB)/ Recibos de Depsitos informaes dirias prestadas pelos bancos mltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos Bancrios (RDB) de desenvolvimento e Caixa Econmica Federal, ao Banco Central do Brasil
Pgina 35 de 38

MSU - Manual da Superviso Manual Completo


Glossrio Termo Descrio

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

Informaes sobre Certificados de Depsitos nos termos da legislao em vigor. Essa base de dados composta pelo valor total resgatado no dia, pelo Bancrios (CDB)/ Recibos de Depsitos valor total captado no dia, pelo saldo ao final do dia e pela taxa-dia mdia de emisso. Essas informaes, Bancrios (RDB) segregadas por clientela - instituies financeiras, investidores institucionais, outras pessoas jurdicas e pessoas fsicas - e tipo de remunerao - prefixado, psfixado com base na Taxa Referencial (TR), com base nos Certificados de Depsitos Interfinanceiros (CDI) e em outras taxas flutuantes utilizadas para a elaborao e o acompanhamento do spread bancrio. Informaes sobre Controle Monetrio Informaes utilizadas no controle monetrio, em anlises econmicas e em pesquisas empreendidas pelo Bacen. So prestadas diariamente a esta autarquia, nos termos da legislao em vigor, pelos bancos mltiplos, pelos bancos comerciais, pelos bancos de investimento, pelos bancos de desenvolvimento, pelas caixas econmicas, pelas sociedades de crdito, financiamento e investimento, pelas sociedades de crdito imobilirio e pelas associaes de poupana e emprstimo. A base de dados composta pelos saldos das rubricas contbeis de caixa, de ttulos federais livres, de ttulos estaduais e municipais, de ttulos vinculados ao Bacen, de CDB - carteira livre, de letras de cmbio - carteira livre, de letras imobilirias - carteira livre, de letras hipotecrias - carteira livre, de saldo de moeda escritural e de depsitos a prazo, deduzidas as despesas a apropriar, de recursos de aceites cambiais, de recursos de letras imobilirias, de recursos de letras hipotecrias, de depsitos judiciais com remunerao e de depsitos para investimento. Informaes relativas s operaes de crdito livre concedidas pelas instituies financeiras na modalidade cheque especial, que constituem importante banco de dados utilizado pelas reas econmica e de pesquisas do Bacen, e pela sociedade em geral. O banco de dados desenvolvido a partir das informaes dirias prestadas pelas instituies financeiras que oferecem esta modalidade de crdito. As informaes relativas a essa modalidade de operao so captadas pelo Bacen, nos termos da legislao em vigor. A base de dados composta pelas taxas mdias de juros, encargos fiscais e operacionais, segregadas por tipos de encargo e modalidade, pessoa fsica e jurdica. So parmetros estabelecidos normativamente s instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Bacen e administradoras de consrcio, com a finalidade de assegurar a higidez do sistema financeiro nacional. Consiste no acompanhamento sistemtico das informaes disponveis, para detectar tempestivamente situaes ou eventos que fujam aos padres de comportamento esperado, tanto em termos regulamentares quanto de avaliao de riscos. Operaes concedidas pelas instituies financeiras, constituem importante base de dados utilizados pela rea econmica e de pesquisas do Bacen. A base de dados composta pelos saldos das carteiras, saldos em atraso, taxas mnimas, mdias e mximas segregadas por modalidades e tipos de encargos. As modalidades so separadas entre aquelas destinadas s pessoas fsicas e s pessoas jurdicas. So modalidades de crdito destinadas s pessoas fsicas as operaes de cheque especial, de crdito pessoal, de financiamento imobilirio, de aquisio de bens veculos automotores, de aquisio de bens de outros bens, as oriundas de carto de crdito. So modalidades de crdito destinadas s pessoas jurdicas as operaes de hot money, desconto de duplicatas, e de notas promissrias, de capital de giro, de conta garantida, de financiamento imobilirio, de aquisio de bens, de vendor; de adiantamento de contratos de cmbio, de export notes, de repasses de emprstimos externos e de outras operaes de crdito. A segmentao por natureza de encargos financeiros ocorre entre operaes prefixadas, psfixadas, referenciadas em taxas flutuantes ou em ndices de preos. Informaes encaminhadas pelas instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Bacen relativas s participaes societrias, diretas e indiretas, em empresas financeiras ou no financeiras, detidas a partir de 3 de abril de 2000, segundo a regulamentao em vigor. O patrimnio de referncia (PR) definido pelo Bacen para fins de apurao dos limites operacionais, sendo composto pelo somatrio dos seguintes nveis: Nvel I representado pelo patrimnio lquido, acrescido do saldo das contas de resultado credoras, e deduzido do saldo das contas devedoras, excludas as reservas de reavaliao, as reservas para contingncias e as reservas especiais de lucros relativas a dividendos obrigatrios no distribudos e deduzidos os valores referentes a aes preferenciais cumulativas e a aes preferenciais resgatveis; Nvel II representado pelas reservas de reavaliao, reservas para contingncias, reservas especiais de lucros relativas a dividendos obrigatrios no distribudos, aes preferenciais cumulativas, aes preferenciais resgatveis, dvidas subordinadas e instrumentos hbridos de capital e dvida. Para um entendimento completo dos limites envolvidos nessa definio deve ser consultada a regulamentao pertinente. Patrimnio Lquido Exigido (PLE) o valor de patrimnio exigido das instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Bacen exceto as sociedades de crdito ao microempreendedor e as cooperativas de crdito compatvel com o grau de exposio aos riscos de crdito e de mercado (cambial e de taxa de juros prfixada). Editado pelo Departamento de Normas do Sistema Financeiro (Denor) do Bacen, o Plano Contbil um conjunto integrado de normas, procedimentos e critrios de escriturao contbil utilizados pelas instituies autorizadas a funcionar pelo Bacen.

Informaes sobre taxas e volumes de operaes com cheque especial

Limites Operacionais

Monitoramento

Operaes de Crdito Livre

Participaes Societrias

Patrimnio de Referncia (PR)

Plano Contbil das Instituies do Sistema Financeiro Nacional (Cosif)

Pgina

36

de

38

MSU - Manual da Superviso Manual Completo


Glossrio Termo Prejuzo Fiscal Descrio

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

o valor negativo encontrado na apurao do Imposto de Renda de Pessoa Jurdica (IRPJ), obtido a partir do lucro lquido do exerccio, ajustado pelas adies e excluses previstas na legislao fiscal pertinente. O prejuzo fiscal apurado em um perodo pode ser compensado com resultados positivos futuros, para efeito de pagamento do IRPJ. O prejuzo compensvel o apurado na demonstrao do lucro real e registrado no Lalur (art. 509 do RIR/99). A compensao do prejuzo fiscal est disciplinada pelo artigo 15 da Lei 9.065/95, estando limitada a 30% do lucro lquido ajustado. Atualmente, a legislao fiscal no determina prazo para a compensao de prejuzos fiscais. Departamento do Bacen que, alm de prestar assessoria e consultoria jurdica, representa esta autarquia em juzo. Programa elaborado anualmente pela Superviso, que arrola os trabalhos que devero ser efetuados no perodo.

Procuradoria Geral do Banco Central do Brasil (PGBCB) Programa Anual de Superviso (PAS)

Relao de Tcnicos e Empresas Impedidas O Cadastro de Envolvidos em Irregularidades no Crdito Rural (Relimp) armazena eletronicamente de Prestar Servios ao PROAGRO (Relimp) informaes sobre pessoas fsicas e jurdicas envolvidas em irregularidades na aplicao e conduo dos financiamentos rurais. Risco Cambial aquele representado pela influncia das flutuaes nas taxas de cmbio sobre o valor dos ativos e passivos. Risco de que a contraparte na transao no honre sua obrigao nos termos e condies do contrato. O risco de crdito est presente nas chamadas operaes de crdito, como emprstimos e financiamentos, e em qualquer outra modalidade representada por instrumentos financeiros que estejam no ativo da instituio, seja nas contas patrimoniais, seja nas de compensao. Risco de auferir perdas de receitas ou deteriorao do capital, decorrentes de decises empresariais adversas, implantao inadequada de decises ou falta de reao a mudanas no ambiente empresarial. Risco de a instituio tornar-se incapaz de honrar suas obrigaes ou de garantir condies para que sejam honradas. Pode ser separado em dois tipos: risco de liquidez de financiamento, que se refere capacidade de ajustar desequilbrios no fluxo de caixa por meio de novas captaes de recursos e risco de liquidez de mercado, que se refere capacidade de liquidao de posies abertas em tempo hbil, na quantidade suficiente e a preo justo. Risco de desvalorizao de instrumento financeiro ou de carteira de instrumentos financeiros, decorrente de variao nas taxas de juros, nas taxas de cmbio, nos preos de aes ou nos preos de mercadorias. O risco de mercado est presente nas operaes ativas e passivas. Tambm est ligado aos derivativos, uma vez que se trata de instrumentos financeiros de transferncia de risco e proteo contra a volatilidade do mercado. Risco de impacto negativo da opinio pblica sobre as operaes ou atividades da instituio. A percepo negativa de sua imagem por clientes, contrapartes, acionistas ou rgos reguladores pode implicar prejuzos aos negcios da instituio, como por exemplo: queda no valor da ao, perda do apoio da clientela e desaparecimento de oportunidades de negcios. Risco de a transao no se consumar devido a um impedimento legal. A no execuo de contratos pode decorrer de diversos fatores, tais como a falta de base legal, os problemas de interpretao contratual e a documentao inadequada ou insuficiente. A mudana na legislao tambm pode implicar risco legal. Risco de a instituio incorrer em perdas resultantes de falha, fraude, deficincia ou inadequao de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. O risco sistmico definido como o risco de interrupo para os servios financeiros causado por uma ineficcia total ou de parte do setor financeiro, tendo potencial de gerar consequncias negativas para a economia real. A Secretaria da Receita Federal (SRF) o rgo central de direo superior, subordinado ao Ministrio da Fazenda, responsvel pela administrao dos tributos internos e aduaneiros da Unio, com o propsito de promover o cumprimento voluntrio das obrigaes tributrias, arrecadar recursos para o Estado e desencadear aes de fiscalizao e combate sonegao, de forma a promover a justia fiscal. (www.receita.fazenda.gov.br ) O Sistema de Informaes do Banco Central (Sisbacen) um sistema informatizado de natureza corporativa, desenvolvido no mbito desta autarquia, com o objetivo de: a) prover o Banco Central do Brasil (Bacen) de instrumento auxiliar no cumprimento da sua misso institucional; b) facilitar a captao, o tratamento e a divulgao de informaes de interesse do Bacen, relativas s instituies objeto da sua ao controladora, normatizadora e/ou fiscalizadora; c) dotar os nveis estratgico, ttico e operacional do Bacen, por intermdio das suas unidades organizacionais, de instrumento gil, seguro e eficaz, para auxiliar nos processos de tomada de deciso; d) disponibilizar s instituies integrantes do Sistema Financeiro Nacional e demais instituies

Risco de Crdito

Risco de Estratgia

Risco de Liquidez

Risco de Mercado

Risco de Reputao ou Imagem

Risco Legal

Risco Operacional

Risco Sistmico

Secretaria da Receita Federal (SRF)

Sistema de Informaes do Banco Central (Sisbacen)

Pgina

37

de

38

MSU - Manual da Superviso Manual Completo


Glossrio Termo Sistema de Informaes do Banco Central (Sisbacen) Descrio

Data emisso: 13/03/2013 - 10:20:37

controladas, normatizadas e/ou fiscalizadas pelo Bacen, meio rpido e seguro para a remessa e troca de informaes com este rgo; e) disponibilizar para rgos e entidades integrantes do governo federal, assim como para outras esferas do poder pblico, informaes constantes das bases de dados do Bacen, observados os preceitos de sigilo que legalmente as envolvem; e f) permitir o acesso por parte do pblico, pessoas fsicas ou jurdicas, a informaes de carter geral mantidas nas bases de dados que o compe, bem como, quelas de natureza particular, aos seus respectivos interessados.

Spread

Diferena entre as taxas de captao (remunerao do dinheiro captado) e aplicao (custo do dinheiro aplicado). Diferena entre juros ativos e passivos. Representa o valor do deslocamento paralelo de uma curva de juros. Na ferramenta em questo, esse spread a diferena entre a curva de juros referencial, proveniente da BM&F, e a curva de juros que, usada para a marcao a mercado, resultaria no preo efetivamente negociado. A Susep o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, foi criada pelo DecretoLei 73/96, que tambm instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o IRB Brasil Resseguros S.A. IRB Brasil Re, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalizao, as entidades de previdncia privada aberta e os corretores habilitados. Com a edio da Medida Provisria 1.940-17/2000, o CNSP teve sua composio alterada.(www.susep.gov.br ) A Previc atuar como entidade de fiscalizao e de superviso das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar e de execuo das polticas para o regime de previdncia complementar operado pelas entidades fechadas de previdncia complementar (Lei 12.154/2009, art. 1). Operao por meio da qual as partes trocam o fluxo financeiro de operaes sem trocar o principal. Destina-se proteo contra o risco de variaes de taxas de juros, moedas, commodities, entre outros, relativamente a seus pagamentos e recebimentos, cuja efetivao esteja programada para ocorrer em momento futuro.

Spread esttico

Superintendncia de Seguros Privados (Susep)

Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (Previc)

Swap

Pgina

38

de

38

You might also like