You are on page 1of 25

CGE 2064

CURSOS TCNICOS

Processo Seletivo 1 semestre 2013

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 23. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2064

L N G U A

P O R T U G U E S A

1. Assinale a alternativa em que a concordncia nominal est correta. a. (...) Os pobre homem no tinha voz ativa dentro de casa (...).
Autor: lvares de Azevedo.

b. (...) Tinham as cara espantada, e pareciam perguntar se o matutino passeador endoudecera (...).
Autor: Raul Pompia.

c. (...) mas todas as quantias so grandes ou pequena, segundo as circunstncias (...).


Autor: Machado de Assis.

d. (...) exclamou entre lgrimas, com grande espanto das pessoa presentes (...).
Autor: Arthur Azevedo.

e. (...) O seu senso moral deprimido s compreendia a posse deste pelo contraste das agruras suportadas (...).
Autor: Euclides da Cunha.

O texto abaixo se refere questo 2.

Em Busca da Beleza
(...) O sono Oh, iluso! o sono? Quem Lograr esse vcuo ao qual aspira A alma que de aspirar em vo delira E j nem fora para querer tem? (...)
Fonte: PESSOA, F. Disponvel em: <www.revista.agulha.com.br>. Acesso em: 20/08/2011.

2. De acordo com as normas de regncia verbal, o verbo aspirar tem sentido de a. b. c. d. e. inspirar; transitivo direto, e no necessita de preposio. almejar, desejar; transitivo indireto e pede a preposio a. respirar; transitivo direto e indireto e necessita da preposio a. absorver, sorver; transitivo indireto, e no necessita de preposio. pretender, ambicionar; transitivo direto e necessita da preposio a.

3. Leia as frases. I. II. III. IV. As leis esto de acordo com a Constituio Brasileira. As crianas tm que dormir cedo todos os dias. O aluno novo era dotado de muita inteligncia. As linhas do quadrado so paralelas com as do retngulo.

Com relao regncia nominal, esto corretas apenas as alternativas a. b. c. d. e. II e IV. I e II. I e III. III e IV. I e IV.

CGE 2064

Os quadrinhos abaixo se referem questo 4.

4. Ao usar o termo cu, Chico Bento expressou a. b. c. d. e. o conflito existencial por que passava. o desespero pela possibilidade de morrer. a necessidade de confirmar sua existncia. o estado de plena felicidade em que estava. a dvida que tinha sobre o fato de estar vivo.

O poema abaixo se refere questo 5.

Poema Tirado de uma Notcia de Jornal


Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Fonte: BANDEIRA, M. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993.

5. O verso que no est de acordo com a norma-padro de regncia verbal a. b. c. d. e. ... e morreu afogado.. Bebeu / Cantou / Danou. ...e morava no morro da Babilnia. Joo Gostoso era carregador de feira livre. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro.

6. Assinale a alternativa em que todas as palavras esto acentuadas pela mesma regra. a. b. c. d. e. P, nimo, aps e cip. gil, m, frgil e Astrias. Eltron, melo, d e lpis. Txi, lbuns, rgo e trgua. Pnei, sindoque, angstia e amvel.

CGE 2064

O texto abaixo se refere questo 7.

Os Lusadas - Canto I
As armas e os bares assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados, Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; (...)
Fonte: Disponvel em: <www.oslusiadas.com>. Acesso em: 30/10/2011.

7. O fragmento acima pertence ao seguinte movimento literrio de Portugal: a. Classicismo, em que os poetas tentaram obedecer estritamente s regras definidas pelos poetas da Antiguidade, objetivando enaltecer as conquistas de novas terras. b. Trovadorismo, pois se trata de uma cantiga de amor em que a relao chamada vassalagem amorosa, reproduzindo as relaes dos vassalos com os seus senhores feudais. c. Humanismo, por voltar-se natureza em busca de uma vida simples, buclica, pastoril. d. Barroco, pois se fundamentou no conflito e na dualidade, apresentando desequilbrio, irregularidade e exagero. Assim, as figuras de linguagem adquirem importncia extraordinria. e. Romantismo, cuja principal produo literria foi a cantiga de amor, em que se expressa o amor corts e a coita amorosa reproduzindo, de certa forma, a rgida hierarquia social da poca. 8. Assinale a alternativa que apresenta erro de concordncia. a. b. c. d. e. O time perdeu bastantes oportunidades de gol. Envie a foto solicitada inclusa ficha de cadastro. Ficamos meio chateados com a derrota da seleo. Segue anexo os documentos solicitados para a contratao. A entrevista com os representantes ser ao meio-dia e meia.

O poema abaixo se refere questo 9.

Auto-Retrato Falado
Venho de um Cuiab de garimpos e de ruelas entortadas. Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci. Me criei no Pantanal de Corumb entre bichos do cho, Aves, pessoas humildes, rvores e rios. Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar entre pedras e lagartos. (...)
Fonte: BARROS, M. Disponvel em: <http://releituras.com/manoeldebarros_autoretrato.aps>. Acesso em: 30/10/2011.

9. Levando em conta as caractersticas do poema, conclui-se que um texto a. b. c. d. e. descritivo-narrativo, predominando o narrativo. narrativo-descritivo, predominando o descritivo. narrativo-descritivo, predominando o dissertativo. descritivo-dissertativo, predominando o narrativo. dissertativo-descritivo, predominando o dissertativo.

CGE 2064

O texto abaixo se refere questo 10.

Consoada
Quando a Indesejada das gentes chegar (No sei se dura ou carovel), Talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: Al, iniludvel! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com seus sortilgios.) Encontrar lavrado o campo, a casa limpa, A mesa posta, Com cada coisa em seu lugar.
Fonte: BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 5. ed., 2009.

10. Com a expresso Indesejada das gentes, o eu lrico refere-se a. b. c. d. e. noite. fome. morte. solido. molstia.

Os textos abaixo se referem questo 11. Texto I

Silncio espera do novo papa


Aps o histrico funeral de Joo Paulo II, os cardeais que escolhero seu sucessor firmam um pacto de silncio e decidiram no mais falar com a imprensa. Pouco depois das 10 horas de ontem (5 horas em Braslia), o Colgio de Cardeais iniciou a sexta reunio, agora para discutir os preparativos do conclave que, a partir do dia 18, escolher o novo papa. O porta-voz do Vaticano, Joaqun Naverro Valls, informou que a deciso teve unanimidade dos 130 presentes. Os cardeais, aps as exquias de Joo Paulo II, comearam um perodo mais intenso de silncio e preces, tendo em vista o conclave. Por unanimidade, decidiram evitar nestes dias entrevistas e encontros com os meios de comunicao, disse.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 abr. 2005.

Texto II

Cardeais fazem voto de silncio at eleio


Os cardeais que elegero o sucessor de Joo Paulo 2o decidiram, por unanimidade, decretar um total blecaute informativo at que escolham o novo papa: no concedero mais entrevistas. A informao foi dada pelo porta-voz do Vaticano, Joaqun Naverro-Valls, para quem no se trata de um blecaute nem de uma proibio de carter jurdico, e sim um convite aos jornalistas (para que no solicitem entrevistas).
Fonte: Folha de S.Paulo, 10 abr. 2005.

CGE 2064

11. Considere as seguintes informaes: O uso dos discursos, direto e indireto, utilizados pelos jornalistas do Estado de S. Paulo (texto I) e da Folha de S. Paulo (texto II) no permitem confirmar o carter objetivo ou subjetivo das duas reportagens. II. Na Folha de S. Paulo (texto II) percebe-se certa carga de subjetividade, procurando valorizar alguns aspectos da notcia. O jornalista optou pelo discurso indireto: a fala do porta voz interpretada pelo autor. III. No Estado de S. Paulo (texto I), a notcia teve um tratamento mais objetivo, parecendo ter havido a preocupao em dar credibilidade s informaes da notcia. Assim, optou-se pelo discurso direto. Traduzem o conceito principal dos textos em relao aos discursos utilizados a. b. c. d. e. I, II e III. I apenas. II apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I.

A cano abaixo se refere questo 12. Onde queres revlver, sou coqueiro E onde queres dinheiro, sou paixo Onde queres descanso, sou desejo E onde sou s desejo, queres no E onde no queres nada, nada falta E onde voas bem alta, eu sou o cho E onde pisas o cho, minha alma salta E ganha liberdade na amplido. (...)
Fonte: VELOSO, C. O quereres. Disponvel em: <http://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/o-quereres.html>. Acesso em: 12/09/2011.

12. Na cano, os pares revlver e coqueiro, dinheiro e paixo, descanso e desejo foram utilizados para a. b. c. d. e. demonstrar a relao conflituosa entre os amantes. satirizar a relao amorosa vivida pelo eu lrico. exagerar o sentimentalismo dos apaixonados. enfatizar a felicidade do casal apaixonado. atenuar o sofrimento amoroso do eu lrico.

Os textos abaixo se referem questo 13. Texto I (...) Beijou sua mulher como se fosse a ltima E cada filho seu como se fosse o nico E atravessou a rua com seu passo tmido Subiu a construo como se fosse mquina Ergueu no patamar quatro paredes slidas Tijolo por tijolo num desenho mgico
Fonte: BUARQUE, C. Construo. Construo. Philips, 1971.

Texto II (...) Por esse po pra comer, Por esse cho pra dormir A certido pra nascer E a concesso pra sorrir Por me deixar respirar, Por me deixar existir
Fonte: BUARQUE, C. Deus lhe pague. Construo. Philips, 1971.

CGE 2064

13. As palavras finais dos versos dos textos I e II classificam-se, respectivamente, em a. b. c. d. e. proparoxtonas e paroxtonas. paroxtonas e paroxtonas. proparoxtonas e oxtonas. oxtonas e paroxtonas. oxtonas e oxtonas.

O texto abaixo se refere questo 14.

Essas Meninas
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, s vezes com seus namorados. As alegres meninas que esto sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importncia. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manh estavam srias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importncia. Faltava uma delas. O jornal dera notcia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condies, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que no deixa mais rir. As alegres meninas, agora srias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.
Fonte: ANDRADE, C. D. Contos Plausveis. Rio de Janeiro: Record, 2006.

14. A alternativa que mais se aproxima do tema central do conto : a. b. c. d. e. o crime na rotina de meninas estudantes. o amadurecimento precoce das alegres meninas. o cotidiano das adolescentes e sua rotina escolar. a alegria estampada no rosto de meninas estudantes. a violncia urbana que afeta a escola de alegres meninas.

O poema abaixo se refere questo 15. No tenho paz nem posso fazer guerra: Temo e espero e do ardor ao gelo passo E vo para o cu e deso terra E nada aperto e todo o mundo abrao Priso que nem se fecha ou se descerra, Nem me retm nem solta o duro lao, Entre livre e submissa esta alma erra, Nem morto nem vivo o corpo lasso. Vejo sem olhos, grito sem ter voz; E sonho perecer e ajuda imploro; A mim odeio e a outrem amo aps. Sustento-me de dor e rindo choro; A morte como a vida enfim deploro E neste estado sou, Dama, por Vs.
Fonte: Trad. por: HADDAD, J. A. Poemas de amor de Petrarca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002, p. 65.

15. Nesse soneto do humanista Petrarca, o eu lrico a. b. c. d. e. v a morte como um alento para o vazio existencial que sente. exprime apego ptria ao exaltar as belezas naturais do pas. utiliza antteses para revelar seus sentimentos contraditrios. revela que a natureza o nico lugar em que encontra paz. apresenta a beleza da mulher amada de forma idealizada.
8

CGE 2064

O poema abaixo se refere questo 16.

Segue teu destino


Segue o teu destino, Rega as tuas plantas, Ama as tuas rosas. O resto a sombra De rvores alheias. A realidade Sempre mais ou menos Do que ns queremos. S ns somos sempre Iguais a ns-prprios. Suave viver s. Grande e nobre sempre Viver simplesmente. Deixa a dor nas aras Como ex-voto aos deuses. V de longe a vida. Nunca a interrogues. Ela nada pode Dizer-te. A resposta Est alm dos deuses. Mas serenamente Imita o Olimpo No teu corao. Os deuses so deuses Porque no se pensam.
Fonte: REIS, R. Disponvel em: <http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/rreis/340.php>. Acesso em: 22/08/2011.

16. Segundo o poema, o eu lrico a. b. c. d. e. aconselha o leitor a revoltar-se diante da vida. vive serenamente com os deuses da natureza. considera o Deus universal muito importante para ele. aconselha o leitor a ficar em baixo da sombra das rvores. acredita em uma atitude observadora diante da prpria vida.

17. Leias as frases abaixo. I. II. III. IV. proibido bebida alcolica na festa. Faa menas perguntas e arrume menos problemas. Ela pediu meia caneca de leite com caf ao garom. Achei bastantes confusas as orientaes para a tarefa.

A concordncia nominal est correta, apenas, nas frases a. b. c. d. e. I e III. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.

CGE 2064

O poema abaixo se refere questo 18.

Mar portugus
mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu.
Fonte: In: PESSOA, F. Obra potica. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965.

18. Sem perder o sentido do contexto, as palavras e expresses destacadas no poema podem ser substitudas, respectivamente, por: a. b. c. d. e. abarcarmos; debalde; a escrita; infinito; mostrou. atravessarmos; toa; o sacrifcio; precipcio; refletiu. acasalarmos; inutilmente; a caneta; trevas; reproduziu. cortarmos; com f; o holocausto; despenhadeiro; resplandeceu. atravancarmos; desnecessariamente; a aflio; poo; apareceu.

O poema abaixo se refere questo 19.

A rosa de Hiroshima
Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas oh no se esqueam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A antirrosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada.
Fonte: MORAES. V. Nova Antologia Potica. So Paulo: Cia. das Letras, 2003.

10

CGE 2064

19. A expresso rosas clidas, no poema, diz respeito a. b. c. d. e. ao poder de destruio da bomba atmica. s doenas causadas nas flores pela radioatividade. s feridas causadas pela bomba atmica nas pessoas. destruio dos campos de rosas pela bomba atmica. aos danos hereditrios transmitidos s crianas pela exposio de suas mes radioatividade.

O texto abaixo se refere questo 20.

A causa da chuva
No chovia h muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas no chegavam a uma concluso: Chove s quando a gua cai do telhado do meu galinheiro esclareceu a galinha. Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a gua da lagoa comea a borbulhar suas gotinhas. Como assim? disse a lebre. Est visto que s chove quando as folhas das rvores comeam a deixar cair as gotas dgua que tm dentro. Nesse momento comeou a chover. Viram? gritou a galinha. O telhado do meu galinheiro est pingando. Isso chuva! Ora, no v que a chuva a gua da lagoa borbulhando? disse o sapo. Mas, como assim? tornou a lebre. Parecem cegos! No veem que a gua cai das folhas das rvores? Moral: Todas as opinies esto erradas.
Fonte: FERNANDES, M. Novas fbulas fabulosas. Rio de Janeiro: Editora Desiderata, 2007.

20. Apesar da predominncia do discurso direto, encontra-se, no texto, a ocorrncia do discurso indireto em a. b. c. d. e. Isso chuva!. disse o sapo de dentro da lagoa.. No veem que a gua cai das folhas das rvores?. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar.. No chovia h muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos..

M A T E M T I C A

21. Uma casa noturna cobra couvert artstico fixo de R$ 10,00 e mais o valor fixo por suco, que varia de acordo com a quantidade consumida. A tabela a seguir mostra o gasto total (G) dos consumidores em funo dos sucos ingeridos. Quantidade consumida 5 10 15 20 A lei de formao dessa funo a. b. c. d. e. G = 22,5x + 4,5. G = 22,5 + 4,5x. G = 10x + 4,5. G = 10 + 5x. G = 10 + 4,5x. Gasto total (G) R$ 32,50 R$ 55,00 R$ 77,50 R$ 100,00

11

CGE 2064

22. Considere o tringulo retngulo ABC representado na figura fora de escala a seguir.

O valor de (sen + cos ) : a.

4+ 3 . 2 1+ 2 1+ 4 3 3
.

b.

c.

d.

2+ 3 . 4 2+ 3 . 2

e.

23. A sequncia (x, y, 9, z, 15) uma progresso aritmtica (PA), sendo que x, y e z formam uma progresso geomtrica (PG). A razo da PG a. - 2. 1 . b. 2 c. 2. d. 3. e. 4. 24. Uma pesquisa foi realizada para saber quais eram as preferncias de 200 jovens em relao ao lazer. Os resultados esto representados na tabela de frequncias a seguir. Lazer Esporte Msica Cinema Outros Frequncia Absoluta 85 y 30 z Frequncia Relativa x 0,225 0,15 w % 42,5 22,5 15 20,0

Os valores de z e w so, respectivamente, a. b. c. d. e. 45 45 45 40 40 e e e e e 0,200. 0,425. 0,625. 0,200. 0,275.

12

CGE 2064

25. Um feirante colocou em sua banca a seguinte frase: Leve uma dzia de laranjas por R$ 1,70 ou leve 14 laranjas por R$ 2,00. O cliente que levar 14 laranjas por R$ 2,00 a. no obter vantagem porque cada laranja custar, aproximadamente, R$ 0,001 mais cara. b. no obter vantagem porque cada laranja custar o mesmo valor que na opo pela dzia de laranjas. c. obter vantagem porque cada laranja custar, aproximadamente, R$ 0,15. d. obter vantagem porque o valor de cada laranja custar, aproximadamente, R$ 0,0011 a menos que o valor de cada na opo pela dzia. e. obter vantagem porque, alm de levar duas laranjas a mais, facilitar o troco para o feirante. 26. Dentre todas as crianas moradoras de um bairro, um certo nmero foi escolhido para responder a seguinte pergunta: Que tipo de programa de televiso voc mais gosta? As respostas foram representadas no grfico a seguir

A populao e a amostra da pesquisa so, respectivamente, a. b. c. d. e. as quinhentas crianas entrevistadas e todas as crianas do bairro. todas as crianas do bairro e cento e cinquenta crianas que gostam de desenhos. as quatrocentas crianas entrevistadas e todas as crianas do bairro. as cento e cinquenta crianas que gostam de desenhos e todas as crianas do bairro. todas as crianas do bairro e as quinhentas crianas entrevistadas.

27. Um palhao tem 3 calas bales, 2 camisas e 2 pares de sapatos, todos em cores distintas. Ele pretende se apresentar em pblico alternando as peas de modo que no repita nenhuma delas. Poder alternar o modo de vestir-se em a. b. c. d. e. 14 vezes. 12 vezes. 9 vezes. 7 vezes. 6 vezes.

13

CGE 2064

28. A partir do topo de um morro de 120 m de altura, deseja-se prender um cabo de ao de mnima extenso para a instalao de um telefrico. Esse cabo deve formar um ngulo de 60 com o solo, conforme a figura (fora de escala) a seguir. Dados: sen 60 = 0,8; cos 60 = 0,5; tg 60 = 1,7.

Para atender s condies, o comprimento do cabo, em metros, dever ser de a. b. c. d. e. 90. 100. 110. 150. 240.

29. A quantidade de nmeros de 3 algarismos que podemos formar com os algarismos 0, 1, 2, 3 e 4 so a. b. c. d. e. 125. 100. 60. 48. 20.

30. O grfico a seguir expressa a velocidade (v) de um mvel, em km/h, em funo do tempo (t), em horas.
Obs.: O grfico est fora de escala.

O valor de v(2), em km/h, a. b. c. d. e. 0,5. 1,0. 1,5. 2,0. 2,5.


14

CGE 2064

31. Desde 2008, a economia russa enfrenta grandes dificuldades com a crise econmica mundial. Sendo um dos grandes exportadores de carvo, petrleo e gs natural, devido as suas enormes reservas, o pas sentiu a queda de sua receita diretamente influenciada pela queda no consumo global de bens industrializados.

Com base nas informaes dos grficos, a. b. c. d. a renda per capita mais alta aconteceu em 1992. entre 1998 e 2008, o desemprego aumentou cerca de 50%. entre 1998 e 2008 houve uma reduo no ndice de desemprego superior a 50%. entre 1992 e 1998, a economia russa passava por um perodo de crescimento, conforme mostra a elevao do PIB entre esses anos. e. dentro do perodo verificado, o pior momento da economia russa foi em 1992, principalmente por conta do baixo ndice de pessoas empregadas.

32. Diversos bens que consumimos utilizam muita gua potvel para serem fabricados. Veja a seguir a quantidade de gua necessria para produzir diversos desses bens. Produto Consumo de gua (litros /grama) ARROZ MANTEIGA LEITE QUEIJO BATATA CARNE 2,500 18,000 0,7125 5,280 0,1235 17,100

Fonte: adaptado de: <http://planetasustentavel.abril.com.br/agua>. Acesso em: 01/09/2011.

Ao se produzir 1 kg de cada um desses bens, a quantidade de litros de gua que sero consumidos no total de a. b. c. d. e. 4.261 litros. 4.371 litros. 5.124 litros. 43.716 litros. 51.240 litros.

33. Numa brincadeira de criana, os olhos de um menino devem ficar vendados enquanto ele escolhe dois amigos, dentre seis, para participarem da prxima etapa da brincadeira. A quantidade de duplas diferentes de amigos que podero ser formadas nessa brincadeira igual a a. b. c. d. e. 3. 15. 18. 30. 36.

15

CGE 2064

34. A figura a seguir representa um tringulo retngulo cujo menor ngulo vale 30, dentro de outro tringulo retngulo cujo menor ngulo tambm vale 30. Dados: 1 sen 30 = ; 2 cos 30 =

3 . 2

Nessas condies, calcule a medida AB. a. 5. b. 10. c. 5 d.

3.

5 3 . 3
3.

e. 10

35. Uma pessoa possui uma dvida de R$ 320,00 em seu carto de crdito. A administradora do carto cobra uma taxa mensal de 12,00% de clientes inadimplentes. Admitindo que tal pessoa no faa pagamento algum administradora e tampouco faa novas compras, mantendo o valor da dvida original, ao iniciar o quarto ms, a dvida ter aumentado em torno de a. b. c. d. e. 36,00%. 40,49%. 48,72%. 53,15%. 57,54%.

36. A figura a seguir mostra dois cabos de ao totalmente esticados e perpendiculares entre si, com extremidades presas ao topo de um poste perpendicular ao solo.

A altura do poste, em metros, ser de a. b. c. d. e. 7,2. 8,6. 9,2. 9,4. 9,6.

16

CGE 2064

37. Para improvisar uma pequena passarela que passa sobre uma rea que sofreu os efeitos da eroso, um pequeno proprietrio utiliza seus conhecimentos de trigonometria e conta com o uso de um aplicativo para obter a vista area do local. A partir da, ele consegue traar um tringulo semelhante ao quadro real, conforme mostra o esboo.

Sabe-se que H e G so pontos de uma mesma margem do local e distam 48 m entre si e F um tronco que est rente a outra margem do terreno danificado. Como a passarela tem medida proporcional ao lado FG do tringulo que mede 6,5 cm, ele obteve um comprimento mnimo da passarela correspondente a a. b. c. d. e. 49,80 m. 55,48 m. 70,91 m. 73,48 m. 78,50 m.

38. Em condies ideais, uma clula da bactria Escherichia coli, presente no intestino humano, divide-se em duas clulas a cada vinte minutos, aproximadamente. Chamando de N a quantidade de bactrias e t o nmero de perodos de 20 minutos, o modelo matemtico que expressa essa situao N(t) = 2 . t N(t) = 20 . N(t) = t 2. N(t) = t 20. t 1 . e. N(t) = 2 39. Um carro modelo Corsa Max foi comprado novo por R$ 32.000,00. A cada ano sofre uma desvalorizao em mdia de 5% em funo do seu uso. Ao final do 5o ano de uso o valor aproximado do carro poder ser expresso por a. b. c. d. e. R$ 32.000,00 . (0,05)4. R$ 32.000,00 . (0,05)5. R$ 32.000,00 . (0,95)4. R$ 32.000,00 . (0,95)5. R$ 32.000,00 . (0,95)6. a. b. c. d.
t

17

CGE 2064

40. Um terreno tem formato triangular com lados AB = 6 m e BC = 8 m, formando um ngulo de 55 entre si, conforme a figura a seguir. Dados: sen 55 = 0,81; cos 55 = 0,57.

A medida do lado AC do terreno ser, aproximadamente, a. b. c. d. e. 4,71 m. 6,72 m. 7,98 m. 10,00 m. 13,33 m.

F S I C A

41. Um corpo em queda livre est sujeito ao da fora peso que o impulsiona verticalmente para baixo. Uma queda livre de 20 m de um corpo de massa 2 kg dura cerca de 2 segundos. Nesse intervalo de tempo, a fora peso forneceu ao corpo uma energia de a. b. c. d. e. 800 J. 400 J. 200 J. 40 J. 20 J.

42. Um bloco de massa igual a 5 kg est em repouso sobre uma superfcie plana e horizontal sem atrito. Em determinado instante, aplicada uma fora constante de 50 N horizontalmente, da direita para a esquerda. Determine, em unidades do SI, o mdulo da velocidade desse bloco aps 4 segundos de aplicao da fora. a. b. c. d. e. 60 m/s. 55 m/s. 50 m/s. 40 m/s. 35 m/s.

18

CGE 2064

43. No Brasil, atualmente, esto em operao as usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, com capacidade para gerar energia eltrica com potncias de, aproximadamente, 65 megawatts e 1.350 megawatts, respectivamente. Considerando que uma famlia utiliza em mdia 283 kWh por ms (30 dias), a energia fornecida pelas duas termonucleares, nesse mesmo perodo, suficiente para, aproximadamente, a. b. c. d. e. 36 mil famlias. 360 mil famlias. 3,6 milhes de famlias. 36 milhes de famlias. 360 milhes de famlias.

44. Uma caixa dgua de 50 cm de largura, 1 m de comprimento e 1 m de altura, cheia de gua e sem tampa, colocada a uma altura de 4m em relao ao solo. Uma torneira que est a uma altura de 1m do solo est fechada. Considerando a densidade da gua como sendo 103 kg/m3 e 1 atm = 1 x 105 N/m2, a presso hidrosttica sobre a torneira de, aproximadamente, a. b. c. d. e. 1,0 atm. 1,1 atm. 1,2 atm. 1,3 atm. 1,4 atm.

45. A figura a seguir representa uma hidroeltrica que faz uso de grande quantidade de gua para obteno de energia eltrica.

Fonte: Disponvel em: <http://geolatina.blogspot.com/2008_11_01_archive.html>. Acesso em: 21/07/2011.

No processo para obteno de energia eltrica em uma usina hidroeltrica, ocorrem transformaes de energia a. b. c. d. e. cintica em elica e essa em eltrica. trmica em hidrulica e essa em eltrica. potencial gravitacional em eltrica e essa em trmica. potencial qumica em hidrulica e essa em eltrica. potencial gravitacional em cintica e essa em eltrica.

19

CGE 2064

46. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta. a. A expanso do universo foi comprovada pelo Efeito Doppler, em que galxias se afastam com enormes velocidades e, por isso, o comprimento de onda da luz emitida por elas cada vez maior. b. Foi o belga Lemaitre que exps a Teoria do Big Bang, que explica que, a partir de uma exploso inicial a uma temperatura imensa, o universo comeou a expandir e esquentar, o que foi comprovado pela Lei de Hubble. c. Edwin Hubble descobriu que as nebulosas so galxias distantes e esto se aproximando cada vez mais da nossa galxia, a rion. d. Coprnico estava certo, pois no somos o centro do universo, mas a Lei de Hubble que justifica que h dilatao do Universo, em progresso geomtrica e ele calculou a fora de contrao e movimento dos astros. e. O Efeito Doppler explica a mudana de frequncia na luz emitida pelos corpos estelares que se aproximam entre si, sem variar a cor emitida por tais corpos. 47. Duas esferas movem-se em uma superfcie lisa e horizontal, sem atrito, em uma mesma direo, mas em sentidos opostos, como indicado na figura a seguir.

A esfera I, com 10 kg, move-se da esquerda para a direita com velocidade de 5 m/s, enquanto a esfera II, com 5 kg, move-se da direita para a esquerda com velocidade de 12 m/s. Aps colidirem, ambas continuam na mesma direo. Se a esfera I passou a ter velocidade de 4 m/s para a esquerda, ento a intensidade e o sentido da velocidade da esfera II aps a coliso ser de a. b. c. d. e. Nula. 3 m/s para a direita. 3 m/s para a esquerda. 6 m/s para a direita. 6 m/s para a esquerda.

Q U M I C A

48. Ao avaliar a condutividade eltrica de um lquido verificou-se que no conduzia corrente eltrica, a menos que fosse diludo em gua. Concluiu-se que se tratava de um cido e no de uma soluo salina, uma vez que cidos possuem a. b. c. d. e. ons, que se separam apenas quando colocados em gua. ligaes covalentes que dissociam seus ons na gua. ligaes covalentes polares que se ionizam em gua. ligaes inicas que formam retculos cristalinos. tomos metlicos na sua molcula.

49. Pode ser considerado um sistema trifsico a mistura de a. b. c. d. e. gua, leo e areia. gua, etanol e leo. vapor dgua, hidrognio e metano. nitrognio, oxignio e gs carbnico. soluo aquosa de cloreto de sdio e areia.

20

CGE 2064

50. Analise a tabela abaixo, sobre a densidade dos metais. METAL Alumnio Ferro Prata Chumbo Ouro Densidade 2,7 g/cm 7,9 g/cm 10,5 g/cm 11,3g/cm 19,3 g/cm

Indique a seguir, o metal que, em uma fundio, apresenta massa de 5.650 g ao encher completamente um molde de meio litro. a. b. c. d. e. Ouro. Prata. Ferro. Chumbo. Alumnio.

51. A lei de Dalton conhecida como lei das propores mltiplas e indica que, se massas fixas de um elemento reagem com massas diferentes de outro elemento, as massas deste guardam entre si relao de nmeros pequenos e inteiros. Os pares de reaes que representam essa lei ponderal : a. b. c. d. e. N2 + 2O2 2S + 3O2 N2 + 2O2 H2 + S P + H2 N2O4 2SO3 2NO2 H2S PH3 ; ; ; ; ; 2N2 + O2 2SO2 + O2 N2 + 3H2 2H2 + O2 2B + 3 H2 2N2O 2SO3 2NH3 2H2O 2BH3

52. A anlise qumica de 20 gramas de uma substncia com massa molecular de 174 u revelou a presena na sua composio de 8,28 gramas de carbono, 1,6 gramas de hidrognio, 6,44 gramas de nitrognio e 3,68 gramas de oxignio. Dados: Elemento Qumico H C N O As frmulas centesimal, mnima e molecular dessa substncia so, respectivamente: a. C42% H8,0% N32% O18%; C2H3N2O; C5H10N3O2. b. C42% H8,0% N32% O18%; C3H7N2O2; C6H14N4O2. c. C42% H8,0% N32% O18%; C4H8N2O2; C6H14N4O2. d. C41,4% H8,0% N32,2% O18,4%; C3H8N2O; C6H14N4O2. e. C41,4% H8,0% N32,2% O18,4%; C3H7N2O; C6H14N4O2. 53. O tipo de ligao nos compostos NaBr, SO2 e I2 , respectivamente, a. b. c. d. e. covalente apolar, inica e covalente polar. covalente polar, covalente apolar e inica. inica, covalente polar e covalente apolar. covalente polar, inica e covalente apolar. inica, covalente apolar e covalente polar.
21

Massa Atmica 1u 12 u 14 u 16 u

CGE 2064

54. Das alternativas abaixo, a nica que est de acordo com a teoria atmica de Dalton : a. b. c. d. e. os prtons situam-se no ncleo do tomo. os tomos de um determinado elemento so iguais entre si. os tomos so formados de prtons, nutrons e eltrons. o nmero de prtons e eltrons igual em um tomo. os eltrons giram em rbitas determinadas, com certa quantidade de energia.

B I O L O G I A

55. Analisando uma cadeia alimentar do Pantanal mato grossense, como a apresentada a seguir:

Vegetais aquticos

anta

ona pintada

Conclui-se que a consequncia imediata da supresso dos consumidores secundrios a. b. c. d. e. o desequilbrio de todo o ecossistema. o prejuzo na populao de plantas. o aumento da populao de antas. a reduo populacional de antas. o excesso de vegetais aquticos.

56. A energia disponvel de um nvel trfico para outro perdida sob a forma de calor ou atravs da respirao. Graas a esses fatos, todas as pirmides ecolgicas de energia possuem o vrtice voltado para cima. Sobre o fluxo de energia nos ecossistemas, conclui-se que a. b. c. d. e. as cadeias alimentares podem possuir nmero ilimitado de nveis trficos. os produtores constituem o nvel trfico com maior energia disponvel. os carnvoros constituem o nvel trfico com maior energia disponvel. multidirecional, podendo voltar para nveis trficos inferiores. proporcional quantidade de indivduos do nvel trfico.

57. Foram vendidos, no ms de agosto, 236,9 mil automveis no pas, 6,2% a mais do que o registrado em julho. Na comparao com o mesmo ms de 2010, houve uma queda de 0,4%. No acumulado de 2011, de janeiro a agosto, as vendas totalizaram 1,7 milho de unidades, 4,9% a mais que o alcanado no mesmo perodo do ano passado. Os dados foram divulgados hoje, na capital paulista, pela Federao Nacional da Distribuio de Veculos Automotores (Fenabrave).
Fonte: Disponvel em: <http://lidebrasil.com.br/site/index.php/2011/09/02/venda-de-veiculos-tem-aumento-de-62-emagosto/>. Acesso em: 07/09/2011.

Essa notcia mostra que a tendncia no Brasil (e no resto do mundo) segue em direo ao aumento da emisso de gs carbnico na atmosfera. Sabemos tambm que cerca de 30% desse gs absorvido pelos oceanos, o que poder gerar uma srie de graves consequncias a um tipo de ecossistema muito sensvel s mudanas, os recifes de corais. Dentre os problemas que podero ser causados aos recifes, podemos indicar a. o aumento exagerado dos recifes, devido ao excesso de alimento disponvel, em funo do aumento da taxa de fotossntese das algas associadas. b. aumento dos recifes, em funo da migrao dos peixes para reas descontaminadas. c. reduo dos recifes, devido ao aumento da populao de peixes em busca de alimento. d. perda de ons carbonato que formam seu esqueleto, devido reduo do pH da gua. e. intoxicao das algas que vivem associadas pelo excesso de gs carbnico.

22

CGE 2064

58. O aumento gradativo das populaes e comunidade de um ecossistema, iniciando-se pela comunidade pioneira e, geralmente, finalizando com a comunidade clmax, denominado a. b. c. d. e. evoluo. seleo natural. cadeia alimentar. desenvolvimento sustentvel. sucesso ecolgica.

59. O cerrado o segundo maior bioma brasileiro. composto por cerca de 10 mil espcies vegetais (como, por exemplo, o barbatimo, a gabiroba, o pequi, a catuaba e o buriti este em regies prximas s nascentes); 160 espcies de mamferos (tamandu bandeira, ona pintada, macaco aranha, entre outros); 830 espcies de aves (beija-flor, sabi, quero-quero etc.); 120 de rpteis, 150 de anfbios, alm de peixes e insetos variados. Analisando essa descrio do cerrado, encontram-se a. b. c. d. e. duas comunidades e sete populaes. uma comunidade e sete populaes. cinco comunidades e uma populao. uma comunidade e cinco populaes. sete comunidades e uma populao.

60. H muitos anos, os seres humanos vm despejando nos rios, mares e oceanos uma srie de compostos extremamente poluentes, tais como mercrio, detergentes e petrleo. Esses produtos, por no serem biodegradveis, no sofrem a degradao pelos decompositores ou demoram muito para passarem por tal processo, podendo afetar toda a cadeia alimentar. A respeito dessas substncias conclui-se que a. alguns detergentes, apesar de biodegradveis, causam problemas, como a espuma vista em algumas cidades, devido a sua alta concentrao na gua. b. os detergentes, cuja formulao pode conter fosfatos, so benficos ao meio ambiente, pois constituem fonte de minerais para as plantas aquticas. c. os metais pesados, como o mercrio, podem entrar na cadeia alimentar, mas no so bioacumulativos, portanto, no afetam os seres humanos. d. o petrleo causa problemas ambientais de menor impacto, por ser um produto orgnico, portanto, de fcil manejo e degradao. e. os efeitos malficos do chumbo no organismo so diversos, porm, esse metal facilmente eliminado do corpo humano.

23

You might also like