You are on page 1of 4

Quem so os Iorubas? Existem diversas teorias sobre a origem do povo iorub.

Desde a sua lngua que no era escrita po um longo tempo, informaes sobre o grupo foi cuidadosamente transmitida atravs da tradio oral. O Iorubas dizem ter surgido de Lamurudu um dos reis de Meca (Atual Arbia Saudita). Lamurudu teve um filho, Oduduwa, que geralmente considerado como o ancestral dos iorubs. Durante o reinado de seu pai, Oduduwa era muito influente, que atraiu muitos seguidores. Oduduwa se envolveu com idolatria e tinha mesquitas locais convertidas em templos para adorao de dolos. Seu principal objetivo era fazer idolatria a religio do Estado, com a ajuda de um sacerdote-chefe, Asara. Asara teve um filho, Braima, que foi criado como um muulmano e que se ressentia da adorao forada aos dolos. Sob a influncia de Oduduwa todos os homens da cidade foram ordenados em uma expedio de trs dias de caa, em preparao para o festival realizado em honra de seus deuses. Briama aproveitou a oportunidade da ausncia dos homens para destruir a cidade. Ele destruiu todos os dolos na cidade com um machado, deixando o machado no pescoo do dolo maior. Quando as pessoas da cidade souberam do trabalho praticado por Briama, ele foi imediatamente condenado a ser queimado vivo. Neste momento comeou uma revolta que provocou uma guerra civil. Lamurudu foi morto e todos os seus filhos foram expulsos de Meca. Oduduwa foi para o leste e os outros dois foram para o oeste. Oduduwa e seus seguidores conseguiram escapar com dois dolos para Il If (ainda Il If na moderna Nigria). Muitos historiadores no acreditam que os Iorubas poderia ter vindo de Meca. A Meca dos iorubas parece no existir. Mas ento ele pode ser dado como certo que todas essas contas tm em si alguns fatos bsicos. Algumas pessoas dizem que os iorubs vieram do leste. Isto devido a seus hbitos e costumes. Para eles o Oriente Meca e Meca o Oriente. Tendo fortes afinidades com o Oriente, portanto natural que represente a si prprio como tendo saudado originalmente Meca. Oduduwa e seus filhos juraram vingar a morte dos muulmanos em seu pas nativo. Mas Oduduwa morreu em Il If sendo que antes ele era poderoso o suficiente para se revoltar contra os muulmanos de seu pas. Seu filho Okanbi mais velho, Idekoseroke comumente chamado, tambm morreu em Il If, deixando para trs sete prncipes e princesas. A partir dessas vrias tribos iorub veio existncia. A primeira era uma princesa que se casou com um sacerdote e se tornou a me de Olowu, antepassado do Owu. A segunda tambm uma princesa se tornou me de Alaketu, progenitor do povo Ketu. O terceiro se tornou o rei das pessoas Benin. Oranyan o quarto, se tornou o rei de Ila Ila em Orangun.
1

O quinto, Onisabe, tornou-se rei da Sabe (hoje Repblica Benin). O sexto era o rei de Popo. O stimo e ltimo nascido, Oranyan (Odede), foi o progenitor do povo ioruba o seu melhor distinto, o Oyos. Oranyan era o mais novo, mas tornou-se o mais rico. No caminho para Meca para vingar a morte de seu grande pai, ele parou e construiu uma cidade. Esta cidade foi chamado Oyo Ajaka. Esta foi a antiga cidade de Oyo. Oranyan permaneceu em Oyo, mas seus descendentes se propagao no leste, oeste e sudoeste. Mesmo aps a migrao ainda tinham livre comunicao com Il If.

Outra histria sobre a origem do ioruba um mito da criao tradicional. O mito descreve como Deus desceu por uma corrente formando uma cadeia em Il If pela qual Oduduwa o ancestral dos iorubs e certamente de todos os homens descendentes, carregando uma galinha, um pouco de terra e uma muda de palma. Ele jogou a terra nas guas, a galinha espalhou a terra, a palma cresceu com dezesseis ramos, representando o reino original. Assim, em vrias verses desses mitos se encontra temas da criao e da conquista. Mas cada cidade e cada linhagem e divindade tem seu mito de origem prpria. No entanto, em todos eles, Il If considerado como o centro do qual todos os iorubas dispersaram para suas moradas no presente. Il If parece ter se tornado um importante centro, com uma arte altamente desenvolvida em terracota e pedra. Mitos, ento, sugerem uma conquista posterior de If, possivelmente no sculo XIII por homens que estabeleceram dinastias em Oyo e no Benin. At o final dos 15 sculo o exrcito do Benin conquistou lugares to distantes quanto Idah na Ngeria e Ekiti. Os historiadores acreditam que possvel que as dinastias presente em Lagos, Ijebu e Ondo derivam da dinastia do Benin. No 17 sculo, o imprio de Oyo expandiu-se rapidamente quando seus governantes adquiriram o cavalo. Cresceu para controlar as principais rotas do comrcio de escravos da costa Nigria em Badagry e Whdah, era uma rota que evitava as densas florestas. Oyo e os outros reinos diminuram de tamanho no final do dos sculos 18 e 19, devido a disputas entre governantes menores iorub. Existe algum nvel de diversidade na organizao social e poltica entre os Iorubas, mas eles compartilham muitas caractersticas bsicas. Herana e sucesso so baseadas na descendncia patrilinear e os membros da patrilinhagem vivem sob a autoridade de um chefe. Os Iorubas so um povo profundamente enraizados em costumes e tradies. Para restringir o escopo deste artigo, dois dos seus costumes, o casamento e a religio sero discutidos. Dentro da cultura ioruba um homem no pode se casar com uma mulher de sua prpria linhagem, nem da linhagem de qualquer de seus bisavs.
2

No passado, ele no poderia se casar com algum de sua linhagem, tendo os mesmos tabus ou denominaes, por descendncia, tal atitude implicava em algo fora do comum, em caso de esquecimento ancestral. A maioria dos homens encontra suas suas mulheres a partir de sua prpria cidade ou de cidades vizinhas dentro de seu reino. Os pais so profundamente envolvidos no primeiro casamento de um homem. Pontos de vista dos pais sobre a adequao da garota escolhida, expressa em termos de carter moral, de sade e de sua famlia. Ainda tendem a compensar a seleo do jovem, talvez, na atrao fsica. O casamento ocorre geralmente quando a menina tem entre 16-18 anos de idade e o homem por volta de vinte anos. Neste ponto, o homem faz um pagamento, agora em dinheiro, para os pais da menina. No h nenhuma quantia fixa. Parte desse montante mantido pela me para comprar panelas e utenslios para a casa nova. O resto compartilhado entre os membros da linhagem da menina. Casamento d ao homem o direito a usufruir do trabalho domstico de sua esposa, o acesso exclusivo sexual com ela (marido pode pedir uma indenizao de uma adltera) e os direitos a todas as crianas nascidas com ela durante o casamento. A maioria dos homens iorub aspira ter vrias mulheres. Hoje, o divrcio freqente, embora o iorub diga que foi raro no passado (talvez porque era mais fcil do que agora para um polgamo poderoso e rico matar o sedutor de uma de suas esposas). Divrcio parece envolver jovens, sem filhos, talvez um corolrio (resultado de uma verdade) do estigma ligado a extrema aridez. Quando o divrcio iminente, a mulher secretamente se move casa de sua amante e imediatamente processa o marido com o divrcio. A mulher deve reembolsar a totalidade ou parte do pagamento feito antes do casamento, dependendo da durao do casamento. Uma mulher est autorizada a manter suas crianas pequenas com ela depois de seu divrcio, mas depois que eles fazem sete anos de idade o pai pode reclam-los. Tradicionalmente se o marido morre, a mulher pode ser dada a um irmo jnior ou um filho, que no seja dela prpria e que possa manter ela e seus filhos. Se ela no gosta do herdeiro ou o irmo, ela deve pedir o divrcio. Aps sua morte, os filhos de uma mulher podem ser seus herdeiros, ou se ela no tem filhos, os parentes mais prximos em sua prpria linhagem seros seus herdeiros. Marido e mulher nunca podem herdar um do outro. Muitos escritores observaram que o pagamento do casamento africano cria um estado de escravido da esposa e o iorub alfabetizado por vezes, adotam o a mesma atitude. No entanto, a submisso da mulher iorub a seu marido , talvez, o corolrio de sua grande independncia econmica e sua liberdade para garantir o divrcio (Lloyd 566). A religio iorub tradicional envolve adorao e respeito por ldumar, o Criador; do rs, das divindades e dos antepassados. O objetivo da religio iorub alcanar a "conscincia divina".

O Ioruba acredita em ter uma conscincia terrena e uma conscincia celestial. Para eles, a busca consciente da vida correta pode levar a um bom terreno e ao alinhamento com o celestial. Iorubas no adoram antepassados, mas os respeitam muito. Ancestrais que viveram uma boa vida se acreditam serem capazes de ajudar seus descendentes vivos tambm vivem uma boa vida e os ajudam com seus problemas. O Ioruba diz ter 400 + 1 divindades. A maioria das divindades so antropomrficas, mas freqentemente essas figuras mticas tambm so associadas com os recursos naturais, especialmente as guas. H centenas de rs maiores e menores. As pessoas rezam para eles e sacrifcam para eles de acordo com suas necessidades e situao. H divindades para os caadores, mulheres grvidas, para a casa, para a agricultura e etc... Cada um tem suas prprias regras, ritos e sacrifcios. Alguns acredita-se serem facilmente irritados e assim as pessoas procuram apazigu-los, outros so vistos como benevolentes

You might also like