You are on page 1of 2

1

UNIVAG Oramento Pblico Prof. Ms. Mauricio Gomes dos Santos Discente:
Verdadeiro ou Falso 1. A Administrao Direta composta por um conjunto de unidades organizacionais que integram a estrutura administrativa de cada um dos Poderes da Unio, dos Estados e dos Municpios. ( ) Verdadeiro ( ) Falso 2. A administrao indireta composta por Fundaes, Autarquias, Empresas pblicas, Tribunal de Contas e pelas Sociedades de economia mista. ( ) Verdadeiro ( ) Falso 3. As fundaes englobam entes que objetivam, principalmente, a realizao de atividades no-lucrativas e que podem ser realizadas pelo setor pblico ou privado, mas de interesse coletivo, como, educao, cultura, pesquisa, desenvolvimento tecnolgico, entre outros. ( ) Verdadeiro ( ) Falso 4. A sociedade de economia mista um ente dotado de personalidade jurdica de direito pblico, criado por lei para o exerccio de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes, que permitem direito a voto, pertencem em sua maioria ao Estado. ( ) Verdadeiro ( ) Falso Mltipla Resposta 5. Marque a resposta correta de acordo com as assertivas abaixo, no que se refere s Autarquias. a) institudas por lei; b) dotadas de personalidade jurdica de direito pblico; c) patrimnio constitudo inicialmente transferido pelo Estado; d) os bens e as rendas so considerados patrimnio pblico; e)oramento obedece s regras da administrao direta; f) atos dos dirigentes equiparam-se aos atos administrativos;g) contrataes sujeitas licitao;h)pessoal sujeito ao regime jurdico nico; i)possuem imunidade de impostos sobre seu patrimnio, renda e servios;j) impenhorabilidade de bens e rendas. Esto corretas : ( ) A, B, C, E. ( ) B, D, H, I. ( ) B, D, H, J. ( ) A, C, G, H. ( ) Todas esto corretas. 6. Quando o Governo do Estado publica no dirio oficial a nomeao e exonerao de servidores, caracteriza observncia ao seguinte princpio da Administrao Pblica: legalidade a) impessoalidade b) moralidade c) publicidade d) eficincia e) nenhuma das alternativas 7. Com relao s autarquias, correto afirmar que: a) gozam de privilgios fiscais extensivos s empresas do setor privado, quando exploram atividades econmicas. b) so pessoas jurdicas de direito privado estruturadas, obrigatoriamente, sob a forma de sociedade annima c) so pessoas jurdicas de direito pblico, criadas por lei especfica para a prestao de determinado servio pblico descentralizado

d) possuem capacidade de auto-administrao e so constitudas mediante capital pblico e privado se sujeitam ao regime prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes cveis, comerciais, trabalhistas e tributrios Preencha a Lacuna 8. No Brasil, o controle externo , a cargo do Poder Legislativo, realizado com o auxlio do ______________________________ , na forma determinada pelo art.71 da Constituio Federal. Dissertativas 9. Em relao ao rgo que o realiza, quais so os dois tipos de controle da Administrao Pblica ?

10. A fiscalizao, a cargo do Poder Legislativo, somente se materializa com a perfeita sintonia entre os controles interno e externo, pois com a completa efetividade desses controles que a sociedade pode ter a garantia de que os princpios fundamentais da administrao pblica, previstos no artigo 37 da nossa Carta Constitucional esto sendo cumpridos. Quais so os cinco princpios fundamentais da Administrao Pblica? D um exemplo de cada um.

11. Em quantos nveis est dividida a administrao pblica? Quais so eles?

You might also like